APÊNDICE: Sensores e Componentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APÊNDICE: Sensores e Componentes"

Transcrição

1 APÊNDICE: Sensores e Componentes LED's (vermelho, verde, amarelo) LED é um diodo emissor de luz que, quando alimentado corretamente, permite o fluxo de energia apenas em um sentido. É um componente polarizado (com polo positivo e negativo) e deve ser corretamente conectado para funcionar. Note que o polo positivo possui uma perna maior (terminal maior) que a outra (veja a figura abaixo). Já o polo negativo possui a menor perna (terminal menor). Obs.: alguns LED's apresentam o polo negativo chanfrado (plano) no seu exterior. Há vários tipos de LED's, que variam tanto em cor quanto em tamanho. As cores tratadas a seguir são: vermelho, verde e amarelo. A partir do uso de LED's, podem ser montados, por exemplo, sistemas de iluminação e sinalização. LED (original em Pinagem: Antes de ilustrar a conexão do LED na protoboard, é interessante reforçar que nela há duas fileiras horizontais (veja a imagem abaixo), uma na parte superior e outra na inferior. Os furos das fileiras superiores estão interligados entre si (o mesmo vale para os furos das fileiras inferiores). Por isso, geralmente, tais fileiras são usadas para ligar a alimentação.

2 Protoboard (destacadas em vermelho, as fileiras horizontais). Veja agora, nas imagens a seguir, uma forma de conectar os fios para ligar o LED à protoboard. Usando um jumper (de cor vermelha), conectamos o pin 12 (poderia ser qualquer outro pino digital) a um furo da mesma fileira vertical onde está conectado o maior terminal do LED. Na segunda imagem, este terminal está representado pelo terminal com uma pequena dobra. Na fileira onde está o terminal negativo, conectamos um dos terminais do resistor. O outro terminal, deste mesmo resistor, está conectado em uma fileira horizontal. Por fim, há um outro jumper (de cor preta) conectado ao pin GND do Arduino. Uma forma de conectar o LED à protoboard.

3 Outra representação da mesma forma de conectar o LED à protoboard. Resistência: Primeiramente, é preciso deixar claro que, para cada cor de LED, há uma voltagem própria para que o mesmo funcione (acenda). Na maioria dos casos, LED's vermelhos, verdes e amarelos precisam de voltagem entre 2,2V e 2,4V. Quanto ao fluxo de corrente necessária, muitos dos LED's necessitam somente de 20mAh. Também é importante destacar que, para cada cor e tamanho de LED, existe um valor de queda de tensão, que é quase constante decorrente do fato de o LED ser um diodo. Tendo esses valores em mãos, é possível determinar o melhor valor de resistor para cada cor de LED. Para isso, usa-se a equação R = (Vf - Vl) / Il, onde R é a resistência do resistor (em ohms), Vf é a tensão da fonte (em volts), Vl é a queda de tensão para o LED em questão (em volts) e Il ( i e L ) é a corrente suportada com segurança pelo LED. Como não há um resistor para cada valor de resistência calculável, é preciso, ao escolher qual resistor utilizar, considerar tal queda de tensão, evitando futuros problemas. Potenciômetro 10 kohms Um potenciômetro é um botão giratório, cuja função é variar a resistência. O valor gerado pelo mesmo é lido pelo Arduino como um valor analógico. Uma aplicação bastante simples desse componente é fazer com que uma lâmpada LED pisque, por meio da alternância da resistência ao girar o botão do potenciômetro.

4 Modelo de potenciômetro ligado ao Arduino. Pinagem: É preciso conectar três fios ao arduino: o primeiro vai do terra a partir do terminal esquerdo do potenciômetro (este tem, na maioria das vezes, três terminais). Já o segundo fio vai dos 5 volts ao terminal direito do componente. Por fim, o terceiro fio vai da entrada analógica 2 ao terminal central do potenciômetro. Resistência: A resistência entre os dois terminais extremos do potenciômetro é fixa, no valor de 10 kohms. Push-button Dois pushbuttons de 4 pernas O pushbutton é um componente que conecta dois pontos no circuito quando você o pressiona (como ligar um led ao pressioná-lo). Pinagem:

5 Pinagem Conecta-se três fios à placa arduino. O primeiro liga uma perna do botão através de um resistor pull-up à uma fonte de 5v. O segundo irá na perna correspondente ao terra, no terra do arduino, e o terceiro irá na entrada digital, que irá ler o estado atual do botão. Quando o botão está aberto (não pressionado), não há conexão entre as duas pernas do pushbutton, então o pino estará conectado à 5v e será lido ALTO, quando o botão é fechado (pressionado), há conexão da perna de 5v com o terra o que fara com que seja lido BAIXO.(O Pino continua conectado à 5v, porém o resistor estará transmitindo para o terra). Buzzer 5v Buzzer de 5V Buzzer é um campainha que reproduz sons de acordo com as variações de tensões em seus terminais.

6 Pinagem: Pinagem Ela possui duas pernas. A perna negativa é ligada no terra da placa arduino e a parte positiva é ligado na entrada / saida digital por meio de um resistor de 100r, em uma fonte 5V. Rele 5v Um rele 5v O relé é utilizado para controlar dispositivos de corrente alternada (como ventiladores, lâmpadas, etc.) à placa arduino. Pinagem: A Perna você deve ir à fonte de corrente alternada, a de 5v deve ir na entrada 5v da entrada do arduino e a entrada/saida deve ser conectada através de um resistor e de uma resistência 1k ao pino 7 do arduino, conforme imagem abaixo(nesta imagem é utilizado um modelo de ligação com sensores e uma lâmpada):

7 Pinagem Sensor de Luminosidade LDR 5mm Um sensor de luminosidade é basicamente um sensor que permite detectar a luz ambiente e variar seu valor de resistência (em ohms Ω), dependendo da intensidade de luz em sua superfície, eles são baratos, fáceis de adquirir em vários tamanhos e especificações, mas também são muito imprecisos, cada sensor agirá de forma diferente um do outro, mesmo que sejam de um mesmo lote. Por este motivo não se pode confiar neles para se determinar níveis precisos de luz em lux ou millicandela, mas apenas para se determinar variações básicas de luz. Basicamente um sensor de luminosidade deve detectar o nível de luz ambiente e captar variações básicas na intensidade da mesma. No escuro sua resistência pode alcançar 10MΩ e diminui conforme o nível de luz aumenta, ou seja, sua resistência diminui proporcionalmente ao nível de luz ambiente detectada.

8 Sensor de Luminosidade LDR 5mm Pinagem: Como sensores de luminosidade são basicamente resistores, você pode conectar eles na protoboard "de qualquer lado". Para fazer uso de um sensor de luminosidade com o Arduíno, você precisará de: 1x Arduíno 1x Sensor de luminosidade 1x Resistor de 100kΩ 1x Protoboard 3x Fios jumper Procedimento: 1. Conecte a saída de 5V do Arduíno a uma das pernas do sensor de luminosidade. 2. Conecte o pino análogo de entrada 0 do Arduíno a outra perna do sensor de luminosidade. 3. Conecte a junção entre o pino análogo de entrada 0 e o sensor de luminosidade a uma perna do resistor de 100kΩ. 4. Conecte a outra perna do resistor de 100kΩ ao GND (ground) do Arduíno. A figura abaixo ilustra como devem ficar as ligações ao final.

9 Sensor de luminosidade conectado ao Arduíno E a figura abaixo mostra um simples exemplo de uso de um resistor de luminosidade. Sensor de luminosidade em uso Resistência: A resistência de um sensor de luminosidade varia de acordo com a marca e modelo, não existindo um valor padrão.

10 Como exemplo, podemos usar os valores do sensor de luminosidade PDV-P8001 da Advanced Photonix, INC. Que possuí um range de resistência entre 200K Ω (no escuro) e 10K Ω (com um brilho de 10 lux). Sensor de temperatura e umidade DHT11 Um sensor de temperatura e umidade faz exatamente o que o nome sugere, lê a temperatura do ar e a sua umidade. É um sensor básico e geralmente lerdo, mas é ótimo para se fazer algumas coletas básicas de dados. Um sensor DHT é composto de duas partes, um sensor capacitivo de umidade e um termistor. Também há um chip bastante básico dentro dele que faz algumas conversões de analógico para digital e manda um sinal digital com a temperatura e umidade, este sinal digital é bastante fácil de ler usando qualquer microcontrolador. Sensor de temperatura de umidade DHT11 Pinagem: Apenas três dos quatro pinos de um sensor DHT11 são usados, os dois primeiros e o quarto pino. Sendo o primeiro pino ligado na saída de 5V do Arduíno, o segundo pino para saída de dados e o quarto pino para ligação no GND (ground) do Arduíno. A figura abaixo demonstra como fazer a ligação com o Arduíno, é usado também um resistor de 10K neste exemplo.

11 Sensor de temperatura e umidade DHT11 ligado a um Arduíno Sensor Infravermelho - Sharp GP2Y0A21YK0F (10-80cm) Detectores de infravermelho são pequenos microchips com uma pequena fotocélula que são ligados para "lerem" luz infravermelha. No caso do sensor infravermelho - Sharp GP2Y0A21YK0F, o sensor faz uso das leituras em infravermelho para detectar a distância do sensor até objetos, isto é, através da leitura em infravermelho é possível fazer a detecção de objetos que estejam a frente do sensor, muito útil caso se construa um robô que necessite desviar de obstáculos por exemplo.

12 Sensor Infravermelho - Sharp GP2Y0A21YK0F (10-80cm) Pinagem: Um sensor infravermelho - Sharp GP2Y0A21YK0F (10-80cm), possui três pinos, sendo o primeiro para saída de dados, o segundo sendo o GND (ground) e o terceiro o pino de 5V, a figura abaixo mostra a ligação com uma placa Arduíno. Sensor Infravermelho - Sharp GP2Y0A21YK0F (10-80cm) ligado a um Arduíno

13 Servo motor Servo motor é uma maquina que recebe um sinal de controle, verifica a posição que está e então se move para a posição desejada para. Eles possuem a amplitude de angulação inferior aos demais motores, porém são muito mais preciso quando a posição final desejada. Servo Motor Pinagem: Pino 1. Entrada PWM que serve para a entrada de sinal de controle da posição do servo motor. Pino 2. Destinado a voltagem que vai para o motor que varia entre 4,8 e 6 volts. Pino 3. Terra. Obs pinagem 1. Se move conforme o pulso mandado para o motor... se quiser que complemente mais eu posso mandar mais bem explicado. Resistência: O servomotor tem alimentação trifásica (fornecida pelo servoconversor) e pelo princípio de funcionamento de motores trifásicos (quaisquer) há a necessidade de um balanceamento entre fases. Este balanceamento faz com que o valor de resistência entre as bobinas do servomotor possua valores de resistência bem próximos entre si. Mede-se sempre entre duas fases. Display de 7 segmentos Display simples usado normalmente para informação numérica e pode-se controlar o acendimento dos leds através do arduino.

14 Exemplo de display de 7 segmentos Pino Segmento 3 A 4 B 5 C 6 D 7 E 8 F 9 G Tabela Pino-segmento Este é o tipo de conexão que deve ser feito do display com o arduino através de uma protoboard. Cada segmento é equivalente ao pino, se ele é zero está apagado se é 1 é aceso. Resistência: Para cada segmento do display deve-se colocar um resistor entre 220 e 550 ohms para preservar a vida útil do segmento e também não queimá-lo de imediato.

15 Conexão com a protoboard LCD 16x2 5v arduino. Utilizado para mostrar informações em texto dependendo do estado programado no LCD 16x2 5v

16 Exemplo de conexão direta com o arduino: Conexão direta com o arduino

17 Pinagem do LCD: Pino Função Descrição 1 Alimentação Terra (GND) 2 Alimentação VCC ou +5V 3 V0 Tensão para ajuste de contraste 4 RS Seleção: 1 Dado. 0 Instrução. 5 R/W Seleção: 1 Leitura. 0 Escrita. 6 E Chip select 1 ou (1 0) - Habilita, 0 Desabilitado 7 B0 LSB 8 B1 9 B2 10 B3 Barramento 11 B4 De Dados 12 B5 13 B6 14 B7 MSB 15 A (quando existir) Anodo p/ LED backlight 16 K (quando existir) Catodo p/ LED backlight Resistência: Também necessário adicionar uma resistência de 200ohms no pino 15 para preservar a vida útil do LCD com altas temperaturas.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RESPONSÁVEIS: Eduardo Moreira Fernandes, Hudson da Conceição Miranda, Roice Martins de Melo e Whesley de Andrade Yanaga.

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX 1) CONCEITO DE PROTOBOARD Fonte: Fritzing http://fritzing.org/home/ adaptado por Fátima Rosas. Protoboard ou matriz de contato é uma placa com diversos furos

Leia mais

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS OBJETIVO Compreender a Lei de Ohms Compreender funcionamento dos atuadores e sensores Compreender o circuito que utiliza o arduíno. Compreender o código FAZER O LED INTERNO

Leia mais

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics.

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics. Projeto No. 3 LDR O objetivo deste projeto é controlar o estado de um LED (aceso ou apagado) através da verificação de luminosidade do ambiente utilizando um sensor de luminosidade LDR. O LDR (Light Dependent

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 1 1. Objetivos Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 2. Conceito 2.1 Matriz de contatos Uma grande parte dos circuitos eletrônicos, especialmente os digitais, quando

Leia mais

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Neste projeto vamos utilizar um Sensor Óptico Reflexivo TCRT5000 para implementar um interruptor de proximidade. Desta forma, não será necessário que a pessoa toque

Leia mais

#1 A matriz de contatos ou protoboard.

#1 A matriz de contatos ou protoboard. #1 A matriz de contatos ou protoboard. Para que circuitos com CIs (circuitos integrados) possam ser montados e utilizados para comprovação dos conceitos teóricos e verificação da solução de um determinado

Leia mais

Manual de Montagem Protuino FTDi

Manual de Montagem Protuino FTDi Manual de Montagem Protuino FTDi Componentes do Kit Protuino FTDi 1x FTDi Basic 1x ATMega328p com Bootloader do Arduino UNO 1x Protoboard de 170 furos 5x Jumpers de 10cm macho/macho 4x Jumpers de 5cm macho/macho

Leia mais

Pequenos Projetos com Arduino

Pequenos Projetos com Arduino Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Pequenos Projetos com Arduino Jener Toscano

Leia mais

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Rafael Pezzi Centro de Tecnolocia Acadêmica Instituto de Física - UFRGS Novembro de 2018 Roteiro O que é o Arduino? Especificações

Leia mais

Notas de Aula. Laboratório de Sistemas Digitais

Notas de Aula. Laboratório de Sistemas Digitais Notas de Aula Laboratório de Sistemas Digitais Sumário 1.Introdução...1 2.Tensão, Corrente, Resistência e LEDs...1 3.Protoboards...4 1 1. Introdução Esta apostila possui o conteúdo relacionado aos conceitos

Leia mais

Minicurso de Arduino

Minicurso de Arduino Minicurso de Arduino Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes January 31, 2013 Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes Minicurso de Arduino January 31, 2013 1 / 14 Na aula passada... Portas PWM Exemplos e exercicios

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

Projeto No. 2 Potenciômetro

Projeto No. 2 Potenciômetro Projeto No. 2 Potenciômetro O objetivo deste projeto é controlar a frequência de acender e apagar (frequência de pisca-pisca) e a intensidade da luminosidade de um LED. Nesse workshop teremos dois experimentos

Leia mais

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA Conhecendo o ARDUINO 03 04 06 10 09 07 08 05 01 02 LEGENDA 01 - Portas digitais 2 à 13 02 - Portas analógicas A0 à A5 03 - Plug USB para conexão 04 - Plug de alimentação externa 05 - Microcontrolador ATmega

Leia mais

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Este tutorial consiste mostrar detalhes de hardware da placa de desenvolvimento PD Mega16 N1, necessário para iniciar a programação e testes. Boa aprendizagem...

Leia mais

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery OBJETIVOS: - Identificar as principais características de equipamentos de comando de uma

Leia mais

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota:

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: SENAI Arcos CFP Eliezer Vitorino Costa Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Turma: TET04T-3 Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: Instrutor: Raphael Roberto Ribeiro Silva 08/03/2017 Valor: 2,5

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Entre para o fascinante mundo do Arduino, são mais de 80 videoaulas e mais de 8 gigabyte em arquivos. Veja abaixo o cronograma e imagens desse curso de, você irá aprender muito:

Leia mais

Identificação do Valor Nominal do Resistor

Identificação do Valor Nominal do Resistor Conteúdo complementar 1: Identificação do Valor Nominal do Resistor Os resistores são identificados por um código de cores ou por um carimbo de identificação impresso no seu corpo. O código de cores consiste

Leia mais

2. Conecte seu Arduino ao computador. 3. Abra as ferramentas da IDE e selecione a porta e a placa que você está utilizando.

2. Conecte seu Arduino ao computador. 3. Abra as ferramentas da IDE e selecione a porta e a placa que você está utilizando. 1 PISCAR PISCAR Neste projeto trabalharemos o mais simples dos projetos de robótica: piscar um LED (Diodo Emissor de Luz). Essa prática, ainda que trivial, é de suma importância para o processo de aprendizagem,

Leia mais

1. Primeiros Passos no software Modelix

1. Primeiros Passos no software Modelix 1. Primeiros Passos no software Modelix Com o software Modelix já instalado, é possível acessa-lo pelo ícone de atalho ou pela barra de pesquisa do menu Iniciar, buscando pelo programa Modelix System.

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v1.0 Copyright VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v1.0  Copyright VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v1.0 tem como objetivo aumentar as I/O do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até 8

Leia mais

HD 788TR1 - HD 786TR1 HD 988TR1 - HD 988TR2

HD 788TR1 - HD 786TR1 HD 988TR1 - HD 988TR2 HD 788TR1 - HD 786TR1 HD 988TR1 - HD 988TR2 2 TRANSMISSORES DE TEMPERATURA CONFIGURÁVEL DE 4 20 ma PARA SENSORES Pt100 Descrição Os instrumentos HD 788TR1, HD 786TR1, HD 988TR1 e HD 988TR2, são transmissores

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Manual Técnico Protuino FTDi

Manual Técnico Protuino FTDi Manual Técnico Protuino FTDi Introdução Protuino é uma palavra derivada de Protoboard e Arduino, ou seja, um Arduino montado em uma Protoboard. É uma plataforma educacional que visa ensinar os fundamentos

Leia mais

Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1

Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1 Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1 Camila Ascendina Nunes Kamei (can@cin.ufpe.br) Lucas Felix Lima Barbosa (lflb@cin.ufpe.br)

Leia mais

Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino. Mini Projetos

Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino. Mini Projetos Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino Mini

Leia mais

Autorização Eletrônica PESQUISA DE PREÇOS. Endereço : SIA TRECHO 02,0 LOTES SIA. Vailson Alexandre da Silva COPEC/DIAF

Autorização Eletrônica PESQUISA DE PREÇOS. Endereço : SIA TRECHO 02,0 LOTES SIA. Vailson Alexandre da Silva COPEC/DIAF 1 1 18/00296 SISTEMA LEGO ROBÓTICA MINDSTORMS EV3 EDUCATION - CONJUNTO PRINCIPAL - 45544 Três servomotores interativos; Sensores de rotação e de ultrassom; Sensor de cor e de luz, sensor giroscópio e dois

Leia mais

EEL7011 Eletricidade Básica Aula 11. Introdução teórica Aula 11: Fotossensor

EEL7011 Eletricidade Básica Aula 11. Introdução teórica Aula 11: Fotossensor Introdução teórica Aula 11: Fotossensor Um sensor fotoelétrico ou fotocélula é um dispositivo electrônico que responde à alteração da intensidade da luz. Eles são projetados especialmente para a detecção,

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL. Parte 10 LEDs, Displays, Decodificadores e Codificadores. Professor Dr. Michael Klug. 1 Prof. Michael

ELETRÔNICA DIGITAL. Parte 10 LEDs, Displays, Decodificadores e Codificadores. Professor Dr. Michael Klug. 1 Prof. Michael ELETRÔNICA DIGITAL Parte 1 LEDs, Displays, Decodificadores e Codificadores Professor Dr. Michael Klug 1 LED (Light EmittingDiode) Diodo emissor de luz (LED) Junção P-N que quando energizada emite luz visível

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v2.0 Copyright 2011 VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v2.0  Copyright 2011 VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v2.0 tem como objetivo aumentar as I/Os do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até

Leia mais

Minicurso de Arduino

Minicurso de Arduino Minicurso de Arduino Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes January 29, 2013 Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes Minicurso de Arduino January 29, 2013 1 / 17 Na aula passada... Introdução O que é Arduino

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica

Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica Introdução A operação e utilização corretas de equipamentos elétricos e dispositivos eletrônicos em um circuito dependem do conhecimento

Leia mais

DR-ISOL4XM3-CS. CNC Control Board Manual

DR-ISOL4XM3-CS. CNC Control Board Manual DR-ISOL4XM3-CS CNC Control Board Manual Por favor, leia com atenção este manual antes de usar utilizar o produto. Por favor, mantenha este manual para futuras referências. Notas de segurança: A placa de

Leia mais

Kit Expansão PE v2.0 Manual do usuário. Manual do usuário - Kit Expansão PE v2.0. Copyright VW Soluções

Kit Expansão PE v2.0 Manual do usuário. Manual do usuário - Kit Expansão PE v2.0.  Copyright VW Soluções Manual do usuário - Kit Expansão PE v2.0 Kit Expansão PE v2.0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit Expansão PE v2.0 foi desenvolvido pela VW Soluções com objetivo de aumentar as I/Os do CLP PIC40 ou

Leia mais

Acendendo o Led com Arduino.

Acendendo o Led com Arduino. Acendendo o Led com Arduino. Nesse tutorial aprenderemos a ligar e desligar um Led com o Arduino. Para isso utilizaremos os seguintes componentes e ferramentas: Arduino Figura 1 Arduino UNO. Placa de prototipação

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

1º ENCONTRO. Eletricidade Básica

1º ENCONTRO. Eletricidade Básica 1º ENCONTRO Eletricidade Básica 2 Tensão Tensão elétrica é o trabalho que a força elétrica realiza sobre as cargas elétricas fazendo-as se movimentar pelo condutor (fio). A tensão é medida pela diferença

Leia mais

Circuitos eléctricos

Circuitos eléctricos Circuitos eléctricos O que é? n Designa-se de circuito eléctrico o caminho por onde a corrente eléctrica passa. n A corrente eléctrica é um movimento orientado de cargas, que se estabelece num circuito

Leia mais

Autorização Eletrônica PESQUISA DE PREÇOS. Endereço : SIA TRECHO 02,0 LOTES SIA. Rosália Viviane Almeida de COPEC/DIAF

Autorização Eletrônica PESQUISA DE PREÇOS. Endereço : SIA TRECHO 02,0 LOTES SIA. Rosália Viviane Almeida de COPEC/DIAF 1 1 18/01858 SERVO TOWERPRO SG5010 DIMENSõES: 40 X 20 X 38 MM PESO: 47 G VELOCIDADE DE OPERAçãO: 0,19 SEG/60 GRAUS (4,8 V SEM CARGA) VELOCIDADE DE OPERAçãO: 0,15 SEG/60 GRAUS (6,0 V SEM CARGA) TORQUE (STALL):

Leia mais

Guia de Instalação. SA33 Dispositivo de Controle de Acesso. Versão 1.0

Guia de Instalação. SA33 Dispositivo de Controle de Acesso. Versão 1.0 Guia de Instalação SA33 Dispositivo de Controle de Acesso Versão 1.0 1 Sumário 1 Apresentação do Produto... 3 1.1 Descrição... 3 1.2 Itens que acompanha o produto... 3 2 Especificações... 4 2.1 Especificações

Leia mais

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário. Copyright VW Soluções

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário.   Copyright VW Soluções Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit 4EA2SA v2.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o circuito integrado MCP3424 da Microchip, que possui 4 (quatro) entradas analógicas

Leia mais

ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES

ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES QUEM SOMOS? Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade Matias: CONHECENDO OS PROFESSORES Integrante no PET-CoCE desde maio;

Leia mais

CP-200 I - DESCRIÇÃO GERAL

CP-200 I - DESCRIÇÃO GERAL I - DESCRIÇÃO GERAL O é um Transdutor capaz de medir a concentração de licores e massas cozidas principalmente em tachos de cozimento de açúcar. Possui duas saídas analógicas, uma resistiva, outra capacitiva,

Leia mais

Manual Placa DMX 36 pixels RGB

Manual Placa DMX 36 pixels RGB Manual Placa DMX 36 pixels RGB 2012 Lumikit Sistemas para Iluminação rev.0 26/12/2011 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONEXÕES DA PLACA... 4 3. DIMENSÕES

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light Kit de desenvolvimento ACEPIC Light O Kit de desenvolvimento ACEPIC Light foi desenvolvido tendo em vista a utilização de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de proat-boards e facilitando

Leia mais

Programação em Linguagem C

Programação em Linguagem C Programação em Linguagem C UNIDADE 1 Unidade I Nesta unidade aprenderemos: escrever o código no computador e transferir para o Arduino. ligar e desligar um pino; utilizar o delay (tempo); ler um pino para

Leia mais

Arduino. Prof. Maurício Dias

Arduino. Prof. Maurício Dias Arduino Prof. Maurício Dias Percepção e Ação Sistemas embarcados Atuação: Sensores: percebem o que acontece com o mundo externo Atuadores: atuam no mundo externo Arduino Hardware livre Software livre Diferentes

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 05 2. Reconhecendo a Placa de Aquisição de Dados 06 3. Entradas Digitais 07 4. Saídas Digitais 5. Conector

Leia mais

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software.

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Serial Microcontrolador Alimentação Programando o Arduino Características do

Leia mais

Página 1

Página 1 1. A função da eletrônica de potência é controlar o fluxo de potência, processando a energia das fontes de alimentação disponíveis (rede elétrica, geradores ou baterias) através de dispositivos semicondutores

Leia mais

RELÉ DE IMPULSO (COM FEED BACK DO STATUS) E ARDUINO NO ACIONAMENTO DE CARGAS ELÉTRICAS

RELÉ DE IMPULSO (COM FEED BACK DO STATUS) E ARDUINO NO ACIONAMENTO DE CARGAS ELÉTRICAS RELÉ DE IMPULSO (COM FEED BACK DO STATUS) E ARDUINO NO ACIONAMENTO DE CARGAS ELÉTRICAS A abordagem que será exposta neste pequeno informativo visa oferecer alguns subsídios às pessoas que se interessam

Leia mais

Manual do Usuário. PRD0041 Teclado RFID Inox Stand Alone. Por favor leia as instruções deste manual antes de instalar o produto.

Manual do Usuário. PRD0041 Teclado RFID Inox Stand Alone. Por favor leia as instruções deste manual antes de instalar o produto. Manual do Usuário PRD0041 Teclado RFID Inox Stand Alone Por favor leia as instruções deste manual antes de instalar o produto. 1. Descrição O PRD0041 Teclado RFID Inox Stand Alone é um controlador de acessos

Leia mais

MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2

MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2 ZILOCCHI ELETRÔNICA MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2 MANUAL DE OPERAÇÃO ZILOCCHI ELETRÔNICA Rua Francisco Pedro Pimenta - N 24 CEP: 37.505-102 Bairro: Boa Vista Itajubá MG TEL/FAX: (35) 3623-4828 HomePage:

Leia mais

Intel Galileo: Acesso ao GPIO General Purpose Input/Output

Intel Galileo: Acesso ao GPIO General Purpose Input/Output Objetivo Escrever e ler nos pinos de entrada e saída digital e analógica Material necessário Intel Galileo Placa de prototipagem rápida (protoboard) Resistor de 2,2Kohms Potênciômetro com valor acima de

Leia mais

Manual Placa DMX 16 pixels RGB

Manual Placa DMX 16 pixels RGB Manual Placa DMX 16 pixels RGB 2014 Lumikit Sistemas para Iluminação rev 3-06/07/2018 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Conexões da placa 3 3. Dimensões da

Leia mais

MONTAGEM DE CIRCUITOS

MONTAGEM DE CIRCUITOS EXPERIÊNCIA MONTAGEM DE CIRCUITOS OBJETIVOS: - Conhecer as definições de circuito elétrico; - Manusear os componentes fisicamente; - Aprender os processos de montagem de circuitos; - Aprender montar circuitos

Leia mais

TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X

TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X Por: José Carlos Santa Cruz Engenheiro de Computação - dezembro de 2016 cientistaespacial@gmail.com A fim de evitar o consumo excessivo de

Leia mais

ROLETA DIGITAL. CI 4017 Contador de década, da família CMOS, que possui 10 saídas nas quais são ligados os leds.

ROLETA DIGITAL. CI 4017 Contador de década, da família CMOS, que possui 10 saídas nas quais são ligados os leds. ROLETA DIGITAL Trata-se de um kit didático para estudo da eletrônica digital e analógica, além de ter também como objetivo, testar as habilidades manuais do aluno. COMPOSIÇÃO DO KIT: CI 4017 Contador de

Leia mais

Manual do Leitor ATG25L-CTX

Manual do Leitor ATG25L-CTX Manual do Leitor ATG25L-CTX O leitor ATG25L-CTX foi desenvolvido para ser usado nas seguintes aplicações especiais: 1) MODO BAIAS PARALELAS: Para esse modo de operação o ATG25C-CTX necessita estar ligado

Leia mais

VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915

VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915 VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915 O circuito integrado comercial LM3915 detecta níveis de tensão analógicos e aciona 10 saídas. Normalmente nessas saídas são conectados LEDs (de qualquer cor), podendo

Leia mais

ROTEIRO OFICIAL 07 TJB

ROTEIRO OFICIAL 07 TJB - UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrotécnica DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 07 TJB

Leia mais

Instruções de Operação. OJH Sensor de reflexão-difusa com supressão de fundo

Instruções de Operação. OJH Sensor de reflexão-difusa com supressão de fundo Instruções de Operação OJH Sensor de reflexão-difusa com supressão de fundo Função e características O sensor de reflexão difusa detecta objetos e materiais sem contato e indica sua presença por um sinal

Leia mais

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Observe Pense Solucione CS-Ethernet Conversor Serial Ethernet RS232/RS485 Manual de Utilização Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Rev. JUN/18 Sumário Descrição do produto 2 Localização

Leia mais

Usando 123D: Led e Protoboard

Usando 123D: Led e Protoboard Prática Arduino Roteiro de Aula Prática Nome: Matric.: Usando 123D: Led e Protoboard O que é? E o por quê de usá-lo? 123D é uma página online que permite você simular placas e circuitos de maneira fácil,

Leia mais

Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz

Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz IC555 O IC555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O CI foi projetado

Leia mais

Manual do Leitor ATG25L-CT

Manual do Leitor ATG25L-CT Manual do Leitor ATG25L-CT Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack, RS232 ou RS485. Ao colocar-se o tag ativo dentro do seu limite de leitura,

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

Oficina de Introdução ao Arduino

Oficina de Introdução ao Arduino Oficina de Introdução ao Arduino Conteúdo da oficina Estrutura de uma placa Arduino Conceitos de sinais elétricos Componentes eletrônicos básicos LED, resistor, protoboard Ambiente de desenvolvimento Sinal

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

HEXKIT PROTOLAB 1 Manual do usuário Versão 1.0

HEXKIT PROTOLAB 1 Manual do usuário Versão 1.0 KITS DE APLICAÇÃO E APRENDIZADO AVANÇADO HEXKIT PROTOLAB 1 Manual do usuário Versão 1.0 Os HEXKITS são soluções para desenvolvimento, aprendizado e prototipação rápida de projetos/produtos. O HEXKIT PROTOLAB

Leia mais

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa O objetivo deste projeto é utilizar três LEDs para mostrar os números entre 0 e 7 no sistema de numeração binário, ou seja 0 (Desligado - LOW) ou 1 (Ligado

Leia mais

Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board

Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board Centro Universitário de Vila Velha PROF. RUDSON RIBEIRO ALVES TABELA DE CONTEÚDOS 1. Multímetro Minipa ET 1001...3 1.1. TERMINAIS

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Introdução ao Arduino Cassio Trindade Batista Iago Souza de Sousa Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações III Semana Acadêmica da Faculdade

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28 Suporta os microcontroladores: PIC16F870, PIC16F872, PIC16F873A, PIC16F876A, PIC16F886, PIC18F2420, PIC18F2520, PIC18F2525, PIC18F2620, PIC18F2455, PIC 18F2550 e outros com 28 pinos O Kit de desenvolvimento

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 03 2. Reconhecendo a placa soft starter 04 3. Alimentação 05 4. LCD 5. Conector de Alimentação 6. Controle

Leia mais

Dispositivo anti-curtos passo a passo

Dispositivo anti-curtos passo a passo Dispositivo anti-curtos passo a passo Lista de componentes necessários: Caixa para a montagem Pulsador normalmente fechado Relé 12 V CC Ponte retificadora 1,5 A Condensador eletrolítico 4,7µF/35v 6 leds

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS 1.1 OBJETIVOS Familiarização com instrumentos de medidas e circuitos elétricos. Utilização do voltímetro, amperímetro e do multímetro na função ohmímetro. Avaliação dos

Leia mais

Trabalhando com LEDs. Professor Pedro

Trabalhando com LEDs. Professor Pedro Trabalhando com LEDs Professor Pedro O que é um LED? LED (Light Emitting Diode) traduzindo fica diodo emissor de LUZ, existe vários tipos, cores e formatos, como pode ser visto a baixo: O que é um LED?

Leia mais

SA-32 Manual de Referência e Instalação

SA-32 Manual de Referência e Instalação 1. SA-32 Manual de Referência e Instalação Apresentação do Produto Campainha 2. Parâmetros Técnicos Nº Item Valor 1 Tensão de Operação 12 Vcc ±10% 2 Corrente de Operação < 100 ma 3 Potência Elétrica 1,2

Leia mais

APÊNDICE A. MANUAL DE OPERAÇÕES DO SET d

APÊNDICE A. MANUAL DE OPERAÇÕES DO SET d a) CONFIGURAÇÕES INICIAIS APÊNDICE A MANUAL DE OPERAÇÕES DO SET d iniciais como segue: Antes dos testes utilizando-se o SET são necessárias algumas configurações a.1) Faixa de trabalho de V D A faixa de

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Unidade Remota CANopen RUW-03 Guia de Instalação, Configuração e Operação Documento: 10003207637 / 00 Índice ÍNDICE 1 INSTRUÇÕES DE

Leia mais

EL08D - MICROCONTROLADORES

EL08D - MICROCONTROLADORES Teclado Matricial Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) 1º Sem 2016 Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal:

Leia mais

SMC-B-STD GUIA DE UTILIZAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1

SMC-B-STD GUIA DE UTILIZAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1 GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1 DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD DESCRIÇÃO A interface SMC-B-STD é um driver micropasso para motores de

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-05. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00

Unidade Remota CANopen RUW-05. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Unidade Remota CANopen RUW-05 Guia de Instalação, Configuração e Operação Documento: 10003801877 / 00 Sumário Sumário 1 INSTRUÇÕES DE

Leia mais

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução Robô segue luz Vanderlei Alves S. da Silva Introdução O mundo da robótica é algo realmente fascinante e podemos encontrar uma série de robôs capazes de fazer coisas incríveis. Alguns bem complexos de serem

Leia mais

INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES

INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES Mod.: IF3FCC60010A Corrente: 20A O equipamento INVERT da TRACEL é um inversor eletrônico de energia que converte tensões de corrente contínua em corrente alternada

Leia mais

LCD DIGITAL de 3,5" com ajuste de Cor, Contraste, Brilho e Nitidez

LCD DIGITAL de 3,5 com ajuste de Cor, Contraste, Brilho e Nitidez LCD DIGITAL de," com ajuste de Cor, Contraste, Brilho e Nitidez Obs: Para evitar qualquer dano ao equipamento leia atentamente este manual. MONITOR PAINEL EXTERNO VOLTAGEM Bivolt automático Vdc pelo monitor

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica Nome: Jeeves Lopes dos Santos Orientador: Cairo Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe Wiltgen Barbosa Relatório de atividades de estágio em docência 2009.1 A atividade

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais