TecnoMETAL. A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TecnoMETAL. A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço."

Transcrição

1 TecnoMETAL A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço. B&P Soluções em Tecnologia e Informação Ltda. Rua Perpétua Teles 11 Petrópolis Porto Alegre RS Brasil CEP Fone: Distribuidora Brasileira do BricsCAD

2 TecnoMETAL é um software CAD (utiliza a base gráfica de AutoCAD ou BricsCAD) para o projeto completo de estruturas de aço. Ele é o software utilizado pela maioria dos profissionais brasileiros e por quase todos os fabricantes de estruturas de aço que utilizam máquinas CNC. O TecnoMETAL implementa alguns procedimentos específicos para solucionar problemas na realização de desenhos construtivos de estruturas de aço, como galpões, edifícios multiandares, pipe-racks, pontes, torres, escadas, etc. Com ele é possível elaborar listas de materiais, quantitativos, croquis de fabricação, arquivos CAM para máquinas CNC e vários outros relatórios para o gerenciamento da fabricação. O software está disponível em 4 módulos: TecnoMETAL 2D: desenho bidimensional com recursos paramétricos, marcação, tabelas, listas e croquis de fabricação. TecnoMETAL 4D: desenho tridimensional gerando automaticamente detalhamentos, marcações e croquis de fabricação. TecnoMETAL Structural Analysis (SA): verificação e cálculo das estruturas. TecnoMETAL Connections: verificação e cálculo das ligações. Principais benefícios do TecnoMETAL Automatiza praticamente todas as tarefas, situações e casos comuns no detalhamento e fabricação de estruturas metálicas. Aumenta a produtividade e economiza tempo na elaboração do projeto. Elabora automaticamente diversos tipos de listas com quantitativo de materiais, parafusos, códigos de peças e tratamentos. Gera arquivos no formato CAM para maquinas CNC. Salva os desenhos em formato DWG podendo ser abertos com o AutoCAD.

3 TecnoMETAL BIM 2D TecnoMETAL BIM 2D é a modulação desenvolvida para o desenho técnico bidimensional de estruturas metálicas. Possui um ambiente integrado para a administração completa do projeto, arquivando e organizando os desenhos, gerando listas e tabelas de materiais e criando croquis para fabricação. Bancos de Dados O TecnoMETAL BIM 2D administra bancos de dados dos elementos construtivos: perfis, ligações, terças, parafusos, materiais, tratamentos, etc. Os bancos de dados são fornecidos com vários cadastros e o usuário tem liberdade completa para adicionar novos elementos. Perfis, Nervuras e Furações TecnoMETAL BIM 2D permite a elaboração de desenhos de perfis laminados, soldados e dobrados em mais de 50 vistas. Todas as informações são carregadas do banco de dados podendo ser inseridas furações, nervuras e recortes que serão automaticamente interpretadas para os arquivos de fabricação. Ligações Paramétricas Com o TecnoMETAL BIM 2D se pode detalhar de modo paramétrico todas as ligações contidas no banco de dados, como: Flanges, Talas de emenda, Chumbadores, Presilhas, Painéis, etc. Todas as ligações têm opção de desenhos de vistas, cortes e inserção de cotas.

4 TecnoMETAL BIM 2D Detalhamento O TecnoMETAL BIM 2D dispõe de diversas ferramentas para auxiliar no detalhamento. O usuário pode inserir cotas automáticas, criar detalhes ampliados, inserir diversos tipos de símbolos ou customizar seus próprios símbolos. Marcação e Listas de Materiais (BOM) A marcação permite identificar peças e parafusos dando a eles um código de identificação. Após a marcação é possível gerar tabelas das peças do desenho, com indicação dos perfis, pesos, superfícies de pintura e quantidade de parafusos. As listas do TecnoMETAL podem ser exportadas para o Microsoft Excel. Croquis para Fabricação TecnoPLOT é um software para visualização dos croquis de fabricação, gerados em formato CAM (controle numérico) a partir de peças produzidas com o TecnoMETAL BIM. Os croquis possuem cotas geradas automaticamente, informação das furações, posicionamento de chanfros e marcação da peça. O usuário pode exportar o croqui em formato DXF para visualização apenas com o AutoCAD.

5 TecnoMETAL BIM 4D TecnoMETAL BIM 4D é a modulação para projetos 3D de estrutura metálica gerando automaticamente desenhos 2D de detalhamento, listas de materiais e croquis de fabricação (arquivos CAM). O modelo tridimensional gerado carrega todas as informações sobre os elementos. Lançamento da Estrutura (em 3D) A estrutura pode ser lançada a partir de um esquema unifilar ou inserindo os perfis e chapas livremente no espaço tridimensional. O usuário dispõe de diversas formas de inserção, incluindo a possibilidade de lançar perfis calandrados. Ligações No TecnoMETAL BIM 4D, ao inserir as ligações, as interferências, furos, soldas, recortes são automaticamente desenvolvidos. Possui uma ampla biblioteca com tipologias de ligações onde objetos como parafusos, porcas e arruelas são automaticamente inseridos, sendo quantificados em listas e tabelas de materiais. Estruturas com Geração Paramétrica TecnoMETAL possui macros que agilizam a criação de diversos tipos de estruturas especiais, como torres, mezaninos, terças, treliças, escadas, contraventos, guarda corpos, e galpões em 3D. Essas estruturas podem ser facilmente editadas e novos padrões (modelo-exemplar) podem ser salvos nos bancos de dados para futuras obras. Marcação Automática e Inteligente No TecnoMETAL BIM 4D a marcação das peças é automática. O software reconhece os conjuntos idênticos e atribui a eles a mesma codificação. Os códigos de marcação podem ser personalizados e facilmente renomeados de acordo com o padrão desejado pelo usuário.

6 TecnoMETAL BIM 4D Detalhamento de Soldas Possui diversos tipos de tratamento para soldas em perfis e chapas além de diversas representações de simbologias permitindo a criação de um banco de dados de soldas, gerando quantitativos e os representando nos desenhos de detalhamento. Extração dos desenhos 2D Com o TecnoMETAL BIM 4D, os desenhos 2D, que incluem detalhamento de conjuntos, detalhamento peça a peça e diagramas de montagem, são elaborados instantaneamente e podem ser configurados para ser extraídos em pranchas personalizadas pelo usuário. Interface com o Autodesk Revit A estrutura previamente lançada no Revit pode ser importada para o TecnoMETAL BIM 4D através de um banco de dados compatível. É possível inserir ligações, criar recortes, furos e parafusos pelo TecnoMETAL BIM e exportar a estrutura 3D atualizada de volta para o Revit. Modelo no Revit Modelo no TecnoMETAL

7 TecnoMETAL STRUCTURAL ANALYSIS Tanto o TecnoMETAL BIM 4D como o TecnoMETAL BIM SA - Structural Analysis, podem ser integrados com o software SAP2000 para realizar a análise estrutural da edificação. Esse processo agiliza a modelagem de modo versátil e interativo facilitando o carregamento, a definição de perfis e materiais, etc. TecnoMETAL BIM CONNECTIONS TecnoMETAL BIM CONNECTIONS é uma aplicação independente de CAD, para o cálculo rápido e imediato de ligações isoladas. Permite ao usuário calcular e verificar os vários elementos de estruturas com referência às normas EC3, AISC-ASD, AISC-LRFD, ABNT NBR. O módulo de verificação TecnoMETAL BIM CONNECTIONS permite efetuar um planejamento interativo versátil das ligações em aço presente no banco de dados do TecnoMETAL BIM, e também criar novas no mesmo banco de dados. A interface de inserção de dados é comum aos outros módulos e permite inserir de forma detalhada as características de geometria e materiais. Para facilitar o desenho da ligação, este módulo está interligado ao banco de dados de perfis, de ligações e dos materiais (aços, soldas e parafusos). É possível administrar as ações solicitantes dentro da mesma interface de criação da ligação, e pode ser inserido manualmente ou em modo automático por importação, arquivos de texto CSV que contenham as combinações de carga, organizadas numa tabela. Para toda alteração da ligação o desenho é atualizado junto com a verificação. O desenho também consiste em vistas 2D contendo informações de geometria, de parafusos e solda. Todas as visualizações gráficas são exportáveis no formado vetorial como DWG ou DXF e raster como BMP, GIF, PNG. Os resultados são imediatamente visualizados na tela contendo o cálculo/verificação e impressos em relatório com cálculo. No caso de ligações parafusadas e soldada o desenho de detalhamento executivo é também apresentado no relatório. O relatório de cálculo é gerado em formato HTML, uma base flexível e facilmente personalizável.

8 TecnoMETAL BIM SUITE TecnoMETAL está disponível em quatro suítes, cada uma dedicada às necessidades específicas dos profissionais. TecnoMETAL BIM SUITE STANDARD para profissionais que necessitam de uma ferramenta para criar detalhes de fábrica, e desenhos mecânicos 2D. Serve a projetistas técnicos e usuários de Tekla Structures. Inclui módulos 2D e Connections. TecnoMETAL BIM SUITE PREMIUM DESIGN para profissionais que precisam desenvolver projetos em 3D de estruturas metálicas. Serve para engenheiros, projetistas, técnicos, e usuários de Revit. Inclui módulos 2D, Connections e 4D. TecnoMETAL BIM SUITE PREMIUM ANALISYS para profissionais que precisam fazer análise estrutural e inserir os projetos de estrutura metálicas e de interface com o software de desenho. Apropriado para engenheiros estruturais, projetistas, e usuários de SAP2000. Inclui módulos 2D, Connections e Analysis. TecnoMETAL BIM SUITE ULTIMATE para profissionais que precisam de uma ferramenta para inserir facilmente projetos de estrutura metálicas e de interface com outros softwares de desenhos (como NavisWork, SmartPlan, Aveva etc.); usuários de BIM s que precisam inserir os detalhes das estruturas metálicas (escadas, ligações, contraventos etc.) e realizar a verificação da estrutura; usuários de outros softwares 3D que desejam ter em um único ambiente desde a concepção até a verificação da estrutura sem ter que importar/exportar arquivos. Apropriado para engenheiros estruturais, projetistas, usuários SAP2000 e usuários do Revit. Inclui os 4 módulos: 2D, Connections, 4D e Analysis.

9 TecnoMETAL B&P Soluções em Tecnologia e Informação Ltda. Rua Perpétua Teles 11 Petrópolis Porto Alegre RS Brasil CEP Fone: Distribuidora Brasileira do BricsCAD (*) Redigido com a colaboração da Porthal Escola de Educação Profissional.

STEEL&GRAPHICS. Steel & Graphics desde 1986 oferece soluções em softwares para projeto e gerenciamento de produção de estruturas metálicas.

STEEL&GRAPHICS. Steel & Graphics desde 1986 oferece soluções em softwares para projeto e gerenciamento de produção de estruturas metálicas. A solução ideal para o projetista, ferramenta fundamental para desenhar e calcular estruturas metálicas, em 2D e 3D Software aplicativo de AutoCAD ou BricsCAD. Steel&Graphics srl Via Ca Nova Zampieri,

Leia mais

TecnoMETAL BIM MULTIPLUS. Soluções em Estruturas Metálicas. www.multiplus.com

TecnoMETAL BIM MULTIPLUS. Soluções em Estruturas Metálicas. www.multiplus.com TecnoMETAL BIM Softwares para Detalhamento, Cálculo e Fabricação de Estruturas Metálicas Soluções em Estruturas Metálicas TecnoMETAL BIM é um software para Detalhamento de Estruturas Metálicas e é modulado

Leia mais

TecnoMETAL MULTIPLUS. www.multiplus.com. Softwares para Detalhamento de Estruturas Metálicas

TecnoMETAL MULTIPLUS. www.multiplus.com. Softwares para Detalhamento de Estruturas Metálicas TecnoMETAL Softwares para Detalhamento de Estruturas Metálicas TecnoMETAL 4D PRO TecnoMETAL 4D PRO é um software para detalhamento de Estruturas Metálicas em 3D. A partir do modelo tridimensional da estrutura

Leia mais

FURNITURE Solution _ SILVER

FURNITURE Solution _ SILVER Graças ao configurador gráfico 3D, a solução GIOTTO MobilCAD Furniture Solution SILVER permite projetar de maneira paramétrica qualquer tipo de móvel e de elemento de decoração, em complemento aos componentes

Leia mais

AutoCAD Plant 3D 2016

AutoCAD Plant 3D 2016 AutoCAD Plant 3D 2016 Automatize o processo de roteamento de tubulações e documentação técnica para seus projetos de plantas industriais: AutoCAD Plant 3D. Projete, modele e documente plantas de processos

Leia mais

Elementos Externos 3D

Elementos Externos 3D Elementos Externos 3D Prezados colegas, A partir da versão V18 do TQS, da mesma forma que podemos fazer a exportação de modelo do TQS para o SketchUp e o Revit podemos fazer a importação de modelos tridimensionais

Leia mais

A solução ideal para o projetista, ferramenta fundamental para desenhar e calcular estruturas metálicas, em 2D e 3D. Steel&Graphics srl Via Ca Nova Zampieri, 4/E 37057 San Giovanni Lupatoto Verona Tel.

Leia mais

Metodologias de detalhamento de estruturas metálicas

Metodologias de detalhamento de estruturas metálicas ArtigoTécnico Christiane Roberta Fernandes Guarnier Arquiteta e Urbanista, mestre em Construção Metálica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora

Leia mais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE para Projeto de Plantas Industriais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE para Projeto de Plantas Industriais SOLUÇÕES DE SOFTWARE para Projeto de Plantas Industriais Suite PROCESS DESIGN para Projeto de Processo Suite PLANT DESIGN para Projeto da Planta Industrial Suite ELECTRICAL DESIGN para Projeto Elétrico

Leia mais

A Solução Completa para Projetos em Geral, BIM e Mecânica

A Solução Completa para Projetos em Geral, BIM e Mecânica A Solução Completa para Projetos em Geral, BIM e Mecânica A Bricsys representa o futuro do formato *.dwg, com fluxos de trabalho abrangentes para projetos em geral, mecânica e BIM. Aqui está a melhor parte

Leia mais

A Mais Completa Linha de Software para

A Mais Completa Linha de Software para A Mais Completa Linha de Software para RapidHVAC Cálculo de Carga Térmica RapidDUCT - Projeto de Rede de Dutos RapidPipe - Projeto de Split e Água Gelada RapidHVAC - Calculo de Carga Térmica Software para

Leia mais

Plano de Formação. Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h)

Plano de Formação. Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h) Plano de Formação Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h) Identificação do Curso: Tema: Curso Tekla Structures Módulo de Iniciação de Estruturas Metálicas

Leia mais

IDEA StatiCa Calculate yesterday s estimates

IDEA StatiCa Calculate yesterday s estimates IDEA StatiCa Calculate yesterday s estimates QUEM SOMOS Somos uma empresa dedicada á analise de elementos estruturais e detalhamento. Engenheiros usam os programas da IDEA StatiCa para projetar Estruturas

Leia mais

Elementos não-estruturais importados do IFC ou Revit podem ter muita utilidade ao Engenheiro de Estruturas.

Elementos não-estruturais importados do IFC ou Revit podem ter muita utilidade ao Engenheiro de Estruturas. Importação de Dados Em todas as últimas versões do TQS, desde a V14, sempre foram lançadas novidades em relação ao BIM. Grande parte dessas, porém, consistiam em avanços na exportação de dados da estrutura

Leia mais

Novidad TecnoMETAL 2016 Service pack 2

Novidad TecnoMETAL 2016 Service pack 2 Novidad TecnoMETAL 2016 Service pack 2 A versão 2016+SP2 è compativel tambem com BricsCAD 15.3 não só para o bidimensional, mas para todas as funções 3d e verificação de TecnoMETAL Adicionada a posibilidade

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM MÓDULO 0 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 1.1. NORMAS...3 2. PLANO DE EXECUÇÃO BIM...3 3. PROJETO...4 3.1. MODELAGEM...5 4. COMPATIBILIZAÇÃO...6

Leia mais

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO)

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Chapas Metálicas (12) Lição 1 Método de flange de chapa metálica O que são peças de chapa metálicas? Métodos de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA mcalc 2008 Geração, análise e dimensionamento de estruturas metálicas Apresentamos a versão 2008 do ST_mCalc Esse programa representa tudo o que os profissionais que trabalham com estruturas metálicas

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec1 Apresentação

Autodesk Inventor 9 DocTec1 Apresentação TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

projetos com elementos pré-fabricados

projetos com elementos pré-fabricados 3º Encontro Produção Projeto Pesquisa CPM Análise do potencial da utilização de aplicativos BIM para projetos Ma.LUCIANA DE CRESCE EL DEBS Prof.. Dr. SÉRGIO LEAL FERREIRA 08 de Julho de 2013 1 Pré-fabricação:

Leia mais

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA O Template MCMV O Template MCMV Minha Casa Minha Vida tem como objetivo fornecer um arquivo BIM (Building Information Modeling) com Famílias e Famílias de Sistemas adaptados

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

BricsCAD. Um fluxo de trabalho para projetar o amanhã.

BricsCAD. Um fluxo de trabalho para projetar o amanhã. BricsCAD. Um fluxo de trabalho para projetar o amanhã. BricsCAD é a plataforma familiar de projeto para todas as suas necessidades: Desenho 2D, Modelagem 3D, Projeto de Mecânica, BIM. Kit de Ferramentas

Leia mais

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus:

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus: "Qualquer modificação no modelo em projeto passa a ser refletida automaticamente em toda a documentação 2D (plantas baixas, cortes, vistas, elevações e fachadas), aumentando consideravelmente a produtividade

Leia mais

Avaliação da metodologia BIM através de um estudo de caso

Avaliação da metodologia BIM através de um estudo de caso Avaliação da metodologia BIM através de um estudo de caso Nicolas Alexandros Papadopoulos Departamento de Engenharia Civil PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225 Prédio Cardeal Leme - 3º andar Gávea Rio

Leia mais

O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010.

O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010. Catálogo de Novidades Versão 2010 1 NOVO METAL 3D A versão 2010 incorpora um novo módulo e inúmeras novidades e melhorias. O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual

Leia mais

CURSOS DE ESTRUTURAS METÁLICAS

CURSOS DE ESTRUTURAS METÁLICAS CURSOS DE ESTRUTURAS METÁLICAS by Olídio Volpato Este curso, ONLINE ao vivo, é destinado aos engenheiros civis ou mecânicos e/ou acadêmicos destas engenharias em fase de conclusão de cursos (SOMENTE),

Leia mais

Plugin TQS-Revit 2014

Plugin TQS-Revit 2014 Plugin TQS-Revit 2014 Este tópico ilustra a transferência de dados entre os Sistemas TQS e Autodesk Revit 2014. Para possibilitar esta comunicação, deve-se realizar o download do Plugin para Revit 2014

Leia mais

Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática

Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática Abram Belk TQS Informática Ltda abram@tqs.com.br Década de 1980 - Escritórios

Leia mais

QUAL PRODUTO VECTORWORKS É O CORRETO PARA MIM?

QUAL PRODUTO VECTORWORKS É O CORRETO PARA MIM? QUAL PRODUTO VECTORWORKS É O CORRETO PARA MIM? Para o profissional da área de arquitetura, engenharia e construção (AEC), o Vectorworks Architect fornece uma grande quantidade de funcionalidades específicas

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CÓDIGO VERSÃO DATA DA APROVAÇÃO USO EXCLUSIVO DA GPES PÁG. DE NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 CARGAS E ESTRUTURAS

CÓDIGO VERSÃO DATA DA APROVAÇÃO USO EXCLUSIVO DA GPES PÁG. DE NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 CARGAS E ESTRUTURAS NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 1. OBJETIVO Esta nota técnica tem o objetivo de apresentar as exigências técnicas referentes aos estudos, aos projetos e às especificações de equipamentos de cargas

Leia mais

BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS BIM. Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS. Abram Belk -

BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS BIM. Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS. Abram Belk - BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural Abram Belk - abram@tqs.com.br TQS BIM O BIM do ponto de vista do projeto estrutural O BIM do ponto de vista de um fornecedor de software de projeto

Leia mais

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE SUMÁRIO OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 DEFINIÇÕES... 2 RESPONSABILIDADES... 3 Elaboração e Alteração... 3 Revisão e Aprovação... 3 Distribuição... 4 Acesso... 4 Uso... 4 Armazenamento e Disponibilização...

Leia mais

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório:

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório: AutoCAIXA Software para projeto de reservatórios em concreto armado Tipo de reservatório: O primeiro passo para a elaboração do projeto de um reservatório no AutoCAIXA é a definição se este será Elevado

Leia mais

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Palestra: As mudanças no processo de projeto de sistemas prediais proporcionadas pelo BIM. Humberto Farina Engenheiro Civil,

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática

Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática Desafios do Projeto Estrutural no Ambiente BIM: Teoria e Prática Abram Belk TQS Informática Ltda www.tqs.com.br abram@tqs.com.br Década de 1980 Escritórios de projeto estrutural - Os microcomputadores

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 1

ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 1 PUC Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 1 Professor: Juliano Geraldo Ribeiro Neto, MSc. Goiânia, junho de 2016. 9.1 INTRODUÇÃO

Leia mais

VERSÃO13.0. Maio.2009 PI. Vanessa Vianna

VERSÃO13.0. Maio.2009 PI. Vanessa Vianna TEKLA STRUCTURES VERSÃO13.0 Maio.2009 PI Vanessa Vianna PESQUISAR Arquivo NOVO 03 GRID 04 Vistas da GRID 05 Propriedades das VISTAS 07, 08 e 09 CONFIGURANDO Formatos de LEGENDA e LISTAS 27, 28, 29 e 30

Leia mais

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia.

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia. VideoCAD - Software para Projeto de sistemas de CFTV Categoria : CFTV Publicado por Eng Marcelo Peres em 05-Aug-2009 01:30 Um projeto bem elaborado garantirá que as próximas etapas sejam feitas com uma

Leia mais

índice zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbazyxwvutsrqponmlkjihgfedcba

índice zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbazyxwvutsrqponmlkjihgfedcba índice zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbazyxwvutsrqponmlkjihgfedcba Capítulo 1 - Introdução 17 1.1 - Histórico 18 1.1.1 - Precursores da construção em aço 18 1.1.2 - O aço e a arquitetura dos séculos XIX e XX

Leia mais

Santa Clara Empreendimentos

Santa Clara Empreendimentos Santa Clara Empreendimentos Uma empresa com processo de projeto BIM Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mldmnkbhg1e Um empresa nova, com processos novos. A empreendimentos Santa Clara é um

Leia mais

Despacho Nº 2-RP/2018

Despacho Nº 2-RP/2018 Smartdocs Nº 6378 /2018 Despacho Nº 2-RP/2018 Considerando que: A Autarquia tem vindo a reforçar de forma expressiva as áreas técnicas de intervenção municipal, traduzindo-se num aumento de efetivos qualificados

Leia mais

1. Ligações em estruturas de aço

1. Ligações em estruturas de aço 1. Ligações em estruturas de aço Bibliografia: ABNT NBR 8800:2008 Projeto de estruturas de aço e de estrutura mista de aço e concreto de edifícios QUEIROZ, G.; VILELA, P. M. L. Ligações, regiões nodais

Leia mais

O processamento da forma de concreto gera desenhos de projeto e de verificação ( além dos dados necessários ao TQS-Madeira):

O processamento da forma de concreto gera desenhos de projeto e de verificação ( além dos dados necessários ao TQS-Madeira): Edição Gráfica Para melhor organização do sistema, foram desenvolvidos 3 editores gráficos, para entrada e/ou alterações gráficas de dados que são interpretados pelos programas de extração e processamentos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO AULA 01 INTRODUÇÃO À UNIDADE CURRICULAR

DESENHO TÉCNICO AULA 01 INTRODUÇÃO À UNIDADE CURRICULAR DESENHO TÉCNICO AULA 01 INTRODUÇÃO À UNIDADE CURRICULAR Desenho Técnico (módulo 2) Competência: Produzir desenho técnico mecânico com auxilio de CAD Habilidades: Produzir desenho técnico mecânico com auxilio

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO E COLABORAÇÃO DE PROJETOS BIM. Rodolfo Feitosa / Especialista Técnico

COMPATIBILIZAÇÃO E COLABORAÇÃO DE PROJETOS BIM. Rodolfo Feitosa / Especialista Técnico COMPATIBILIZAÇÃO E COLABORAÇÃO DE PROJETOS BIM Rodolfo Feitosa / Especialista Técnico rodolfo.feitosa@frazillioferroni.com.br AGENDA Institucional Frazillio Ferroni Introdução ao BIM Colaboração e Compatibilização

Leia mais

Como Cadastrar Estacas Intermediárias no SANCAD

Como Cadastrar Estacas Intermediárias no SANCAD Como Cadastrar Estacas Intermediárias no SANCAD Apesar de o SANCAD ter sido originalmente criado para elaboração apenas de Projeto Básico de redes de esgotos, com o tempo e com sua evolução, o software

Leia mais

Edilson Gomes de Lima Engenheiro mecânico / mecatrônico Engenheiro de processos Projetista e Design industrial

Edilson Gomes de Lima Engenheiro mecânico / mecatrônico Engenheiro de processos Projetista e Design industrial Portfólio Digital - Edilson Gomes de Lima Projetos mecânicos / mecatrônicos Engenharia preventiva Projeto de estruturas metálicas e FEA Fluxogramas e diagramas Interpretação de normas Detalhamento 2D Modelamento

Leia mais

ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas

ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas João Victor Abas Matos 1 André Sarkis Muller 1, Victor Henrique Bezerra de Lemos 2 1 Instituro Federal do Maranhão

Leia mais

Arquiteturas e desenhos finais

Arquiteturas e desenhos finais Arquiteturas e desenhos finais Ao contrário das versões anteriores do Eberick, em que os comandos para importação e exportação de arquivos DWG/DXF eram acessados no menu Ferramentas, a partir do Eberick

Leia mais

Software de Desenho 3D

Software de Desenho 3D Software de Desenho 3D para Fabricantes de Mobiliário (standard e por medida) - Cozinhas, Roupeiros, Salas de Banho, Quartos, Salas, Expositores, Escritórios,... Revendedores de Mobiliário Decoradores

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ANÁLISE ESTRUTURAL E DIMENSIONAMENTO DOS PERFIS COM DETALHAMENTO

Leia mais

O número um para a gestão da produção de estruturas metálicas

O número um para a gestão da produção de estruturas metálicas O número um para a gestão da produção de estruturas metálicas Steel&Graphics srl Via Ca Nova Zampieri, 4/E 37057 San Giovanni Lupatoto Verona Tel. + 39 045 8778577 Fax +39 045 8778576 Email: info@steel-graphics.com

Leia mais

6. Equivalência de elementos estruturais

6. Equivalência de elementos estruturais Palavras-chave: V18, BIM, GerPrE, regras para exportação 6. Equivalência de elementos estruturais A equivalência de elementos estruturais, nos sistemas CAD/TQS, deve ser realizada através de operações

Leia mais

Após o processamento, é possível acessar o resultado do processamento de pré-dimensionadas através do

Após o processamento, é possível acessar o resultado do processamento de pré-dimensionadas através do Armaduras Lajes Pré-dimensionamento de um pavimento Logo após o processamento de um dos pavimentos do edifício é possível acessar o pré-dimensionamento dos painéis de lajes existentes. O pré-dimensionamento

Leia mais

Conceituação de Projeto

Conceituação de Projeto Noção Gerais sobre Projeto de Estruturas Metálicas Etapas e documentos de projetos Diretrizes normativas e Desenhos de projeto Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Conceituação de Projeto Pré-projeto ou

Leia mais

RSTAB AGORA COM A NBR8800. Analise Estrutural... Programa de estruturas espaciais para Engenharia Civil...

RSTAB AGORA COM A NBR8800. Analise Estrutural... Programa de estruturas espaciais para Engenharia Civil... AGORA COM A NBR8800 Elementos em 3D Aço RSTAB Programa de estruturas espaciais para Engenharia Civil... Analise Estrutural... RSTAB - Flexibilidade, controle intuitivo e de alto Estabilidade e Dinamica

Leia mais

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 113 ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRA AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE

Leia mais

DESMET 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos de Estruturas Metálicas Industriais

DESMET 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos de Estruturas Metálicas Industriais O é um trabalho especial de implementação de uma poderosa biblioteca 3D programada e parametrizada com as ferramentas avançadas de desenvolvimento 3D do software Autodesk Inventor 3D, com a utilização

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Parafusos e barras redondas rosqueadas

Parafusos e barras redondas rosqueadas Parafusos e barras redondas rosqueadas Introdução Agora que você já estudou os critérios básicos determinados pela norma brasileira sobre ligações e também os procedimentos utilizados para ligações soldadas,

Leia mais

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos CADs elétricos - CADelet, idea, Eplus CADelet é compatível com AutoCAD 2019 Os programas da linha CADelet são compatíveis com o produto AutoCAD da versão

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) DE PROJETOS (60 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM.

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Sistemas de integração de projetos: como o BIM podem auxiliar a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade do setor CONSTRUMETAL Apres.: Sergio

Leia mais

Soldas. Introdução. Generalidades FIQUE ATENTO

Soldas. Introdução. Generalidades FIQUE ATENTO Soldas Introdução Agora que você já estudou os critérios básicos determinados pela norma brasileira sobre ligações, é hora de estudar os sistemas construtivos de ligações em si. Este tema será focado nas

Leia mais

MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS. Diego Guimarães Luciano Melchiors Martin

MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS. Diego Guimarães Luciano Melchiors Martin Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Disciplina de Análise de Alvenaria Estrutural MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS Diego Guimarães

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LEONARDO DA ROCHA MORAIS ANÁLISE ESTRUTURAL DE PASSARELA DE PEDRESTE

Leia mais

Ambiental /

Ambiental / Desenvolvimento de software para dimensionamento e detalhamento de blocos de concreto simples José de Moura 1, Filipe Marinho 2 1 Universidade Federal do Piauí / Departamento de Estruturas / jmoourarn@gmail.com

Leia mais

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL Tutorial TecnoMETAL Lição 1 Modelo 3D com TecnoMETAL Steel&Graphics Brasil Rua Irineu Ferlin 926. Centro. Marau-RS Tel. 55 (54) 3342-4850 Email: brasil@steelgraphics.com.br Primeiro passo para criar um

Leia mais

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás Detalhes da Disciplina Código ENG1640 Nome da Disciplina ESTRUTURAS METÁLICAS Carga Horária

Leia mais

Memorial descritivo A parte de descrição do edifício existente dentro do memorial possui basicamente os dados existentes no

Memorial descritivo A parte de descrição do edifício existente dentro do memorial possui basicamente os dados existentes no Memorial Descritivo Como um dos novos recursos da versão V17 foi criado o Memorial Descritivo do edifício. Este memorial que além de descritivo também possui partes do cálculo dos elementos estruturais

Leia mais

Uso do BIM nos projetos de instalações elétricas. Sergio Koiti Kasazima

Uso do BIM nos projetos de instalações elétricas. Sergio Koiti Kasazima Uso do BIM nos projetos de instalações elétricas Sergio Koiti Kasazima Uma luz no fim do túnel! UFA!!! Hoje é possível a modelagem! A qualidade dos modelos, objetos e documentações, evoluíram muito nestes

Leia mais

MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL

MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL Martinatti, Yago Wilton Pacheco Fontes Filho, José Carlos de Carvalho

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE UNIÕES UTILIZANDO CONECTORES METÁLICOS PARAFUSOS

DIMENSIONAMENTO DE UNIÕES UTILIZANDO CONECTORES METÁLICOS PARAFUSOS 03/12/2015 14:18:18 1 Manaus, 2015 MINICURSO Eng. Civil A SEREM ABORDADOS NESTE MINICURSO: - Contextualização; - Características dos Conectores Metálicos - Parafusos; - Normas; - Princípios básicos da

Leia mais

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Diferenças entre as versões 13.1 e 13.2. Índice CAPÍTULO 1... 5 O MENU IFC... 5 Classes de elementos...

Leia mais

Sondagens e associação de camada. Sondagens

Sondagens e associação de camada. Sondagens Sondagens e associação de camada Os perfis de sondagem que são considerados no cálculo e dimensionamento dos elementos de fundação deverão ser definidos através de um editor gráfico específico no SISEs/TQS.

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Modelador Estrutural. Como funciona

Modelador Estrutural. Como funciona Modelador Estrutural O modelo de uma estrutura é composto por diversos tipos de informação. Alguns tipos podem ser fornecidos através do preenchimento de formulários e tabelas, tais como os materiais utilizados,

Leia mais

BIM - Fator de sucesso do Projeto

BIM - Fator de sucesso do Projeto BIM - Fator de sucesso do Projeto Palestra no AU Brasil 2011 Experiência do uso do Revit em estruturas Palestra no AU Brasil 2012 - BIM Aplicação em projetos e gerenciamento de obras industriais Palestra

Leia mais

INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL

INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL 1 BIM Estrutural Workflow de Arquitectura Revit Archicad Sistemas de Grids de arquitectura, pisos,etc Modelo Estrutural com integração de arquitectura, engenharia e projecto de especialidades

Leia mais

UM SISTEMA CAD/CAE NO PROJETO DE ESTRUTURAS METÁLICAS PLANAS, FORMADAS POR PERFIS TUBULARES.

UM SISTEMA CAD/CAE NO PROJETO DE ESTRUTURAS METÁLICAS PLANAS, FORMADAS POR PERFIS TUBULARES. Proceedings of the XXVI Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering CILAMCE 2005 Brazilian Assoc. for Comp. Mechanics & Latin American Assoc. of Comp. Methods in Engineering

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas.

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas. Operação Geral O projeto de lajes com telas soldadas através do TQS-AGC passará pelas seguintes atividades: Edição de uma ou mais plantas de telas soldadas sobre o desenho de formas, para armadura positiva

Leia mais

1. Adaptabilidade às Necessidades dos Clientes

1. Adaptabilidade às Necessidades dos Clientes O RFEM é um programa 3D de elementos finitos (elementos de barra, área, sólidos e de contacto) para análise linear, não-linear, dinâmica, estabilidade e dimensionamento estrutural, desenvolvido pela Dlubal

Leia mais

Software de Desenho 3D

Software de Desenho 3D Software de Desenho 3D para Fabricantes de Mobiliário (standard e por medida) - Cozinhas, Roupeiros, Salas de Banho, Quartos, Salas, Expositores, Escritórios,... Revendedores de Mobiliário Decoradores

Leia mais

Recomenda-se, fortemente, que os resultados obtidos pelo processamento sejam sempre analisados no visualizador de pórtico espacial.

Recomenda-se, fortemente, que os resultados obtidos pelo processamento sejam sempre analisados no visualizador de pórtico espacial. Visualizador O visualizador de pórtico espacial é uma poderosa ferramenta que permite analisar graficamente todos os resultados obtidos em um processamento de pórtico de maneira eficiente, detalhada e

Leia mais

O Plugin TQS-Revit 2014 pode ser baixado gratuitamente na TQS Store e é compatível com o AutoDesk Revit 2014.

O Plugin TQS-Revit 2014 pode ser baixado gratuitamente na TQS Store e é compatível com o AutoDesk Revit 2014. Plugin TQS-Revit O Plugin TQS-Revit Para aqueles que desconhecem o Plugin TQS-Revit, sua primeira versão foi lançada em 2008, numa parceria entre a Autodesk e a TQS. Graças à ele, é possível transferir

Leia mais

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES)

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) 1. Introdução 1.1 Propósito Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema SAPES - Sistema de Apoio

Leia mais

PROCEDIMENTO DE ADEQUAÇÃO DO PROJETO PARA FABRICAÇÃO

PROCEDIMENTO DE ADEQUAÇÃO DO PROJETO PARA FABRICAÇÃO Página 1 de 35 Revisão Data Descrição das alterações Elaborador Aprovador 0 07/04/08 Emitido A.J.R F.F 1 14/04/08 Geral A.J.R F.F 2 06/05/08 Geral A.J.R F.F 3 16/06/08 Revisão no item 3.5 A.J.R F.F 4 26/05/12

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Aços estruturais e materiais de ligação

Aços estruturais e materiais de ligação Aços estruturais e materiais de ligação Introdução O aço é um material de construção utilizado em diversas estruturas fixas, como as edificações, e em estruturas móveis, como máquinas e equipamentos. Para

Leia mais

NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!!

NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!! NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!! a Já em sua 11 versão, com 27 anos de experiência, o Atmos Plus é o melhor software a nível mundial para

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer

Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer Bem-vindo ao Guia do OpenRoads Designer Este e-book apresenta como o OpenRoads Designer atende aos requisitos necessários para a evolução do BIM

Leia mais

PORTFÓLIO E APRESENTAÇÃO 2015

PORTFÓLIO E APRESENTAÇÃO 2015 PORTFÓLIO E APRESENTAÇÃO 2015 A EMPRESA RILHOS VS é uma empresa brasileira, estabelecida em TSão Paulo/SP e Curitiba/PR, e atuante em outros países do Mercosul, com mais de 10 anos de experiência na fabricação

Leia mais