Restaurar um computador Acer para o seu estado de fábrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Restaurar um computador Acer para o seu estado de fábrica"

Transcrição

1 Restaurar um computador Acer para o seu estado de fábrica Agosto 2015 O Acer erecovery Management propõe um método rápido, fiável e seguro de restauração do PC com a configuração padrão de fábrica e com um sistema de imagem personalizado a partir de uma imagem armazenada em uma partição oculta do disco rígido, em uma partição secundária ou em discos óticos. O Acer erecovery Management também propõe um utilitário simples que salva as configurações do sistema, a aplicações e os dados no disco rígido ou em discos óticos. 1. Executar o Acer erecovery Management 2. Copiar a imagem das configurações padrão de fábrica 3. Criar Backups do Sistema 1. Criar um backup completo 2. Criar um backup incremental 3. Excluír um ponto do Backup 4. Utilizar a função Burn Disk 1. Gravar um disco de backup com a configuração padrão de origem 2. Gravar um disco de backup com as configurações do usuário 3. Copiar as configurações do sistema no disco 4. Gravar un disco backup de softwares 5. Restaurar o sistema 1. Restaurar o sistema com as configurações padrão de fábrica 2. Restaurar o sistema a partir do backup do usuário 3. Recuperar o sistema a partir do CD/DVD 4. Reinstalar aplicativos/drivers 5. Outras maneiras de restaurar o sistema

2 6. Sem CD de restauração/erecovery/senha/teclas ALT + F10 ou F10 7. Reinstalar o Windows em um disco em branco Executar o Acer erecovery Management Clique em Start (Iniciar) > All Programs (Todos os Programas) e em Acer Empowering Technology e Acer erecovery Management: Clique no ícône Acer erecovery Management na barra de ferramentas da Empowering Technology exibida na área de trabalho: A página inicial do Acer erecovery Management aparece:

3 Observação: Durante a inicialização, o Acer erecovery Management pedirá para você criar uma senha para os seus arquivos de backup. Siga as instruções da tela, para continuar. Copiar a imagem das configurações padrão de fábrica Na inicialização, o utilitário propõe copiar a imagem das configurações padrão de fábrica salva em uma partição oculta do disco rígido, em um disco ótico:

4 Insira o disco ótico no leitor e clique no botão OK para começar a gravação. Esta função será desativada quando a imagem das configurações padrão de fábrica for copiada ou quando você clicar na opção Não me lembrar mais. Criar Backups do Sistema Você pode criar uma imagem completa de backup da configuração do sistema atual, incluíndo aplicações, drivers e dados. Crie um backup completo antes de instalar um novo hardware ou aplicativos de softwares para proteger os seus dados e o seu sistema. Observação: Criar un backup completo apaga o arquivo de backup gravado anteriormente no disco rígido. Por padrão, o utilitário grava a imagem de backup na segunda partição do disco rígido. Se não houver espaço suficiente, a opção é desativada e aparece uma mensagem de alerta. Salvar a imagem no disco rígido possibilita uma restauração simples do sistema, sem precisar de discos óticos. Criar um backup completo Clique no botão Backup (Salvar) na parte inferior do painel e em Create (Criar):

5 Selecione Full backup (o Backup completo é demorado) e clique em Next (Avançar): Digite uma descrição da imagem de backup e clique em Next (Avançar):

6 Quando for solicitado, feche todas as aplicações, clique em Yes (Sim) e em Next (Avançar): O processo do backup vai começar:

7 Quando o backup acabar, ou falhar, uma mensagem aparecerá: Criar um backup incremental Em vez de fazer um backup completo, você pode criar uma imagem de backup incremental da configuração do sistema para economizar espaço. Recomendamos que faça backups incrementais regularmente, para proteger o seu sistema e os seus dados, principalmente antes de instalar um novo componente de hardware ou um software. Você pode criar vários pontos de backup incremental, um sobre o outro. Clique no botão Backup (Salvar) na parte inferior do painel e depois, clique em Create (Criar):

8 Selecione Incremental Backup (o backup incremental é rápido) e clique em Next (Avançar): Siga as etapas 3 e 4 da seção anterior:

9 Excluír um ponto do Backup É possível excluír uma imagem de backup, criada anteriormente, para liberar um pouco de espaço no disco rígido. Uma mensagem de confirmação aparecerá quando você selecionar esta opção. Clique em Sim para excluír a imagem do backup. Copiar a função Gravar Disco em discos possibilita a cópia das imagens de configurações padrão de fábrica, das imagens de backup, do backup da configuração do sistema e das aplicações para CD/DVD. Utilizar a função Burn Disk Clique no botão Burn Disk (Gravar Disco) e selecione uma opção no painel Burn Disk. Veja a descrição das opções acima:

10 Gravar um disco de backup com a configuração padrão de origem O utilitário cria um disco de backup contendo as configurações padrão de fábrica. Selecione esta opção caso você tenha desativado a cópia da imagem das configurações padrão de fábrica na inicialização do Acer erecovery Management. Gravar um disco de backup com as configurações do usuário O utilitário copia a imagem de backup do usuário no disco ótico. Você pode restaurar o sistema até o ponto que quiser, usando este disco. Copiar as configurações do sistema no disco O utilitário copia as configurações do sistema atual no disco ótico. Esta opção cria um ponto de backup temporário com as configurações atuais do sistema, sem substituir o backup total anterior. Gravar un disco backup de softwares O utilitário salva todas os aplicativos e os drivers no disco ótico. Restaurar o sistema Como o nome diz, esta função restaura as configurações do sistema através das imagens das configurações padrão de fábrica, das imagens de backup, dos backups das configurações do sistema e das aplicações atuais copiadas nos CDs/DVDs. Clique em Restaurar e selecione uma opção na janela Restaurar. Veja a descrição das opções acima:

11 Restaurar o sistema com as configurações padrão de fábrica Escolha esta opção para restaurar o computador para o seu estado original. Todos os programas instalados anteriormente, e os dados gravados, desaparecerão. Quando esta opção for escolhida, o computador se reinicializará e restaurará o sistema, a partir da imagem, na partição oculta do disco. Restaurar o sistema a partir do backup do usuário Possibilita a restauração do sistema utilizando a imagem de backup mais recente. Ao escolher esta opção, as informações da imagem de backup aparecerão na parte inferior da opção. Recuperar o sistema a partir do CD/DVD Esta opção possibilita a restauração do sistema através da utilização da imagem de backup no disco ótico. Ao escolher esta opção, o computador se reinicializará a partir do disco ótico. O utilitário pedirá para inserir o disco de backup, se ele já não estiver no leitor. Reinstalar aplicativos/drivers Esta função possibilita a reinstalação de um aplicativo ou driver de um dispositivo danificado. O Acer erecovery Management extrai os dados da partição do disco rígido oculto. Este processo pode durar alguns minutos, e pode desativar o teclado e o mouse para não desestabilizar o sistema.

12 Outras maneiras de restaurar o sistema Se o sistema não se inicializar, você poderá restaurá-lo a partir do ambiente WinPE. O sistema se inicializará a partir da partição oculta do disco rígido. Para começar a restauração, pressione, simultaneamente, as teclas Alt + F10 (PC escritório) ou F10 (laptop) no arranque do computador e quando o logotipo ACER aparecer. Isto fará o sistema se reinicializar a partir da partição oculta do disco rígido e você poderá acessar a página inicial. A restauração será realizada na partição C:. A partição D: (ACERDATA) não será formatada, logo, os seus documentos não serão excluídos. Mas, de qualquer maneira, salve os seus documentos mais importantes para evitar surpresas! Observação: Normalmente, você terá que digitar a sua senha antes da reinicialização do sistema. Caso você erre a sua senha três vezes, o computador reinicializará no sistema operacional. Você deverá digitar a sua senha para ter acesso à página principal da partição oculta. A página principal da partição propõe três opções para restaurtar o sistema: Restaurar o sistema conforme as configurações padrão de fábrica: Selecione esta opção e digite a senha. O utilitário vai restaurar o sistema a partir da imagem das configurações padrão de fábrica na partição oculta do disco rígido. Quando solicitado, confirme a restauração do sistema. Uma mensagem te alertará sobre a possibilidade de perda de todos os dados do disco. Então, o utilitário restaurará o sistema original. Restaurar o sistema a partir do backup do usuário: Selecione esta opção e digite a senha. O utilitário vai restaurar o sistema a partir da imagem do usuário na partição do segundo disco rígido. Quando solicitado, confirme a restauração do sistema. Uma mensagem te alertará sobre a possibilidade de perda de todos os dados da partição principal. Então, o utilitário restaurará o sistema de acordo com o último backup do usuário. Restaurar o sistema a partir do CD/DVD: Ao selecionar esta opção, insira o primeiro disco de backup no leitor ótico. Confirme a restauração do sistema, quando for solicitado. Uma mensagem te alertará sobre a possibilidade de perda de todos os dados da partição principal. Então, o utilitário restaurará o sistema a partir da imagem de backup do CD/DVD. Insira os outros discos quando solicitado. Observação: Se você estiver restaurando o sistema de acordo com as configurações padrão de fábrica, salve tudo nos CDs/DVDs, o Acer erecovery Management pedirá para que você insira o disco 2 para reinicializar. Sem CD de restauração/erecovery/senha/teclas ALT + F10 ou F10 Recuperação de dados na partição oculta PQSERVICE para a senha: Instalar o software R-Drive Image para criar uma imagem desta partição (este arquivo terá a extensão.arc). Ainda com a ajuda deste software, crie un disk logic virtual para ver os arquivos. No seu computador, vá no disco virtual que acabou de ser criado e encontre o arquivo aimdrs.dat. Abra-o com o bloco de notas e recupere a senha. Reativar a função ALT + F10: Ainda no disco virtual criado, procure os seguintes arquivos: mbrwrwin.exe e rtmbr.bin/. Copie os dois arquivos na unidade C:\. No prompt de comando do MS-DOS (accessório do Windows), no C:\, digite o seguinte comando: mbrwrwin install rtmbr.bin. A função foi reativada. Execução da restauração: Na inicialização do computador, ir em Set-up para verificar se a função D2D se encontra realmente em ENABLED (normalmente é um ajuste padrão). Depois da verificação e da reinicialização do computador, assim que o logotipo da ACER aprecer, pressione, simultaneamente, as teclas ALT + F10 para executar o utilitário de restauração. Quando a senha for solicitada, digite a mesma encontrada no arquivo aimdrs.dat. ATENÇÃO: como o teclado é do tipo QWERTY, cuidado quando digitar a sua senha pois alguns caracteres são invertidos. Normalmente, a partir daí, tudo funcionará e a restauração acontecerá, sem problemas. NOTA: Se o sistema operacional não funcionar, esta operação poderá ser feita a partir de um outro computador, conectando o disco rígido em escravo ou em USB. Reinstalar o Windows em um disco em branco É possível instalar o sistema operacional em um novo disco rígido. No entanto, é preciso baixar e gravar

13 um utilitário gratuito fornecido pelo fabricante para preparar o disco em branco, antes de uma reinstalação com CD/DVD de Restauração. Observação: se o seu teclado for do tipo QWERTY, digite stqrtf:c,d para obter startf.cmd e confirme com a tecla Enter. Este documento, intitulado «Restaurar um computador Acer para o seu estado de fábrica»a partir de CCM (br.ccm.net) está disponibilizado sob a licença Creative Commons. Você pode copiar, modificar cópias desta página, nas condições estipuladas pela licença, como esta nota aparece claramente.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

SupportAssist OS Recovery da Dell Guia do usuário

SupportAssist OS Recovery da Dell Guia do usuário SupportAssist OS Recovery da Dell Guia do usuário Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor o seu produto. CUIDADO: Um AVISO indica possíveis

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

O Acer erecovery Management

O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management constitui uma forma rápida, fiável e segura de restaurar o seu computador para as predefinições de fábrica ou para a configuração do sistema definida

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S.

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Procedimento Interno COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Santana Sumário 1. Objetivo... 3 2. Abrangência.... 3 3. Procedimento.... 3

Leia mais

Lab - Instalação Avançada do Windows XP

Lab - Instalação Avançada do Windows XP IT Essentials 5.0 5.2.2. - Instalação Avançada do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar um sistema operacional Windows XP usando um arquivo de

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez. MAXIFY ib4010 Mac OS

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez. MAXIFY ib4010 Mac OS Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Mac OS 1 Preparando para Conectar na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional à rede, verifique se a configuração

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

COMO INSTALAR UMA UNIDADE DE ESTADO SÓLIDO M.2 NVMe PCIe CRUCIAL NO SEU COMPUTADOR

COMO INSTALAR UMA UNIDADE DE ESTADO SÓLIDO M.2 NVMe PCIe CRUCIAL NO SEU COMPUTADOR COMO INSTALAR UMA UNIDADE DE ESTADO SÓLIDO M.2 NVMe PCIe CRUCIAL NO SEU COMPUTADOR A instalação da unidade de estado sólido Crucial é fácil e deixa seu computador muito mais rápido! PARTE 1: PREPARO 1.

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110 Mac OS 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110 SO Mac Preparando para Conectar a Impressora na Rede 3 Requisitos

Leia mais

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION:

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION: 1 O procedimento abaixo descrito instala o SAJ WEBCONNECTION, e pode ser utilizado por todos os funcionários do TJSP (Oficiais de Justiça, Escreventes, Diretores, Juízes). ADVERTÊNCIAS PRÉ INSTALAÇÃO!!!

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando o cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110

Leia mais

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Versão lançada em 2002 Teve grande sucesso mundial Caracterizada por um menu iniciar colorido com o nome iniciar 2 Lançado em 2007 Não teve muito sucesso, por deixar o

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE Requisistos do Sistema Windows XP / Windows Vista / Windows 7 / Windows 8 / Windows 10 Porta USB (1.1 / 2.0) 30MB de espaço disponível no disco rígido Instalação

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX WORKCENTRE 5645

Seu manual do usuário XEROX WORKCENTRE 5645 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX WORKCENTRE 5645. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Display GS2 1800 Display GS2 2100 Display GS2 2600 Display GS3 2630 Atualizado em julho de 2017 Página 1 Estas instruções

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign - AC Notarial v2.0 Página 1 Sumário Gerenciador Criptográfico SafeSign...3 Instalando o Gerenciador SafeSign a partir do CD-ROM de Drivers

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções.

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções. BackUp O que você mais prefere, seu hardware ou seu software? Essa pergunta é muito relativa, por exemplo, um arquivo pode valer muito mais do que o melhor computador existente, ou os conteúdos podem ser

Leia mais

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan]

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] Página 1 de 25 [Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] 1. Backup de restauração do Software Magellan. Apresentamos abaixo os passos para realizar o procedimento de backup das pastas

Leia mais

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Ghost. configurado ao restaurar essa imagem de disco, além m de de suas informações.

Ghost. configurado ao restaurar essa imagem de disco, além m de de suas informações. Ghost O ghost é um software utilizado para gerar imagens de sistema para futuras reinstalações ou instalações em série, s de forma que, da maneira que fora feita a instalação do sistema, com programas,

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando um cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Lab - Criar uma Partição no Windows XP

Lab - Criar uma Partição no Windows XP 5.0 5.2.4.5 Lab - Criar uma Partição no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar uma partição, em um disco, formatada em FAT32. Você irá converter a

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 4 5 Tela de seleção por

Leia mais

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud Índice Analítico Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud... 2 Ativar o produto... 2 Fazer o download e a instalação do produto... 2 Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud...

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Avançar>> Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA PRO-100 Sistema operacional Mac e Windows 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA PRO-100 Sistema operacional

Leia mais

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópias de segurança Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópia completa do curso Uma cópia completa do curso em que você é tutor é um arquivo em formato zip (compactado) contendo todas

Leia mais

Multimídia. Número de peça:

Multimídia. Número de peça: Multimídia Número de peça: 419465-201 Janeiro de 2007 Este guia explica como usar os recursos de hardware e software multimídia do computador. Os recursos multimídia variam de acordo com o modelo e o software

Leia mais

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT 1. Procedimentos para acesso à rede usando o CAT Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/? idp=2415 e certifique que o instalador que lhe é apresentado corresponde ao sistema

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Manual de instruções. Requisito de sistema:

Manual de instruções. Requisito de sistema: Manual de instruções Requisito de sistema: Windows XP / Windows Vista / Windows 7 / Windows 8 (OS) 1 Porta USB (1.1 / 2.0) livre 30 MB disponíveis em disco Instalação: Primeiramente, conecte o mouse na

Leia mais

Lab - Criando uma Partição no Windows 7

Lab - Criando uma Partição no Windows 7 5.0 5.2.4.3Lab - Criando uma Partição no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar uma partição, em um disco, formatada em FAT32. Você vai converter a

Leia mais

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador Identificando Adaptador Buddy Lite Conector Buddy Lite. Possui um plug USB à esquerda e dois Plugs PS2 à direita, no verde pluga-se o mouse e no roxo o teclado. Identificando placa de vídeo Placa de vídeo

Leia mais

Xerox ColorQube 9301 / 9302 / 9303 Painel de controle

Xerox ColorQube 9301 / 9302 / 9303 Painel de controle Xerox ColorQube 90 / 90 / 90 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.?

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede Conteúdo Prefácio... 3 Nome e endereço do fabricante... 3 1 Aspectos legais... 4 1.1 Limitações de Responsabilidade... 4 1.2 Direitos Autorais / Regulamento... 4 2 Instalação Local... 5 2.1 Requisitos

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Utilitário de configuração Guia do Usuário

Utilitário de configuração Guia do Usuário Utilitário de configuração Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas

Leia mais

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE Nº Grupo: 019/2011 22 Data: Referência: 01/11/2011 Aplicável a: Todos as séries de motores CUMMINS BRASIL LTDA BOLETIM DE SERVIÇOS / PEÇAS Endereçado a: Distribuidores e Filiais X OEM s Cliente/Usuário

Leia mais

Painel de controle. Impressora multifuncional colorida Xerox AltaLink C8030/C8035/C8045/C8055/C8070

Painel de controle. Impressora multifuncional colorida Xerox AltaLink C8030/C8035/C8045/C8055/C8070 Painel de controle Os aplicativos disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre os aplicativos e recursos, consulte o Guia do Usuário. 5 9 8 7 6 0 5 6 7 8 9

Leia mais

IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE

IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE Os recursos apresentados neste tutorial permitem que o professor realize a importação de atividades e recursos de qualquer outro curso/disciplina, evitando que o professor reconfigure

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Sistema CobCAIXA Manual de Instalação

Sistema CobCAIXA Manual de Instalação COBRANÇA ELETRÔNICA Sistema CobCAIXA Manual de Instalação NOVEMBRO/2007 IMPORTANTE: Antes de iniciar o processo de instalação do sistema tenha certeza que o usuário utilizado para o processo de instalação

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação do SysMarket você deverá configurar o Backup do SysMarket para que você tenha sempre uma cópia

Leia mais

Configuração do Guarda. Detalhes iniciais de instalação e introdução do funcionamento do software.

Configuração do Guarda. Detalhes iniciais de instalação e introdução do funcionamento do software. MANUAL DO USUÁRIO (SOFTWARE) Guia de Instalação do software: INSTALAÇÃO DO SOFTWARE INíCIO Antes de instalar o software leia com atenção: Faça uma lista com os nomes dos locais onde as buttons serão fixadas,

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

Guia de atualização de DVR

Guia de atualização de DVR MHDX 1100 Passo a passo para atualização na interface local A atualização de firmware do DVR pode ser feita através da interface local, via pen drive ou internet, ou através da interface web, via arquivos

Leia mais

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N 1- CONFIGURAÇÕES INICIAIS Antes de iniciar o procedimento para atualização, verifique/configure os seguintes itens no computador a ser utilizado: 1) Se o cabo de rede está conectado ao computador e à porta

Leia mais

Guia do Google Cloud Print

Guia do Google Cloud Print Guia do Google Cloud Print Informações sobre o Google Cloud Print Imprimir usando o Google Cloud Print Apêndice Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade...

Leia mais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais Capitulo 7 Sistemas Operacionais Sistemas operacionais são aqueles aos quais interagem o usuário com o computador. O sistema operacional é quem comanda o hardware do PC. Existem inúmeras versões de sistemas

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador.

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador. Iniciar aqui Copyright 2015 HP Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial do grupo de empresas da Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Características da VideoCAM Eye

Características da VideoCAM Eye Características da VideoCAM Eye Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Indicador de LED 3 Lente 4 Base giratória Instalação da VideoCAM Eye 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Eye

Leia mais

Instruções de instalação do Servidor ProcessLogix R320.0

Instruções de instalação do Servidor ProcessLogix R320.0 Instruções de instalação Instruções de instalação do Servidor ProcessLogix R320.0 Antes de iniciar Esta publicação irá conduzi-lo através dos processos restantes necessários à inicialização de um Servidor

Leia mais