TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2 Tendências em Sistemas de Computadores 2 Todos os computadores são sistemas de entrada, processamento, saída, armazenamento e componentes de controle. A tecnologia está se desenvolvendo num ritmo rápido e novas formas de dispositivos de entrada, saída, processamento e armazenamento continuam a chegar ao mercado. Existem várias categorias principais de sistemas de computadores com uma diversidade de características e capacidades. Consequentemente, os sistemas de computadores são normalmente classificados como: Mainframes Computadores de médio porte Microcomputadores

3 Tendências em Sistemas de Computadores 3 Hardware: Consiste na tecnologia para o processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Esse componente inclui grandes mainframes, servidores, computadores de médio porte, computadores pessoais e laptops, assistentes digitais pessoais (PDAs) de mão e dispositivos móveis que dão acesso a dados corporativos e à Internet. Inclui, também, equipamentos para reunir e registrar dados, meios físicos para armazenar os dados e dispositivos para saída da informação processada.

4 Tendências em Sistemas de Computadores 4 Software: Esse componente abrange softwares de sistema e softwares aplicativos. Softwares de sistema administram os recursos e as atividades do computador, ou seja, são programas que gerenciam e apoiam um computador e suas atividades de processamento de informações. Softwares aplicativos aplicam o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário final, como o processamento de um pedido ou a geração de listas de mala direta.

5 5 Tendências em Sistemas de Computadores

6 CURIOSIDADES 6

7 Curiosidades: ENIAC O ENIAC (sigla em inglês que significa Computador Eletrônico de Integração Numérica ), criado por J. Maulchy & J. Eckert, foi o mais bem sucedido dos computadores a primeiro entrar em operação. Algumas curiosidades sobre o ENIAC: - Custou aproximadamente 5 milhões de dólares e possuía válvulas; - Pesava 33 toneladas e ocupava uma área de 212m²; - Os problemas eram passados para o computador através de pequenas placas furadas; - Tinha a capacidade de processamento de uma calculadora de bolso moderna.

8 1964: SYSTEM/360 Com a utilização de transístores no lugar das válvulas, foi possível diminuir o tamanho dos computadores e aumentar sua confiabilidade, tornando-os acessíveis a um maior número de pessoas. Um dos maiores sucessos de venda da história da tecnologia, o System/360 foi o primeiro computador de uso comercial do mundo. Pesando apenas 400 quilos, sua configuração original vinha com 7 megas de memória física e 128 kb de memória RAM.

9 1971: INTEL 4004 O Intel 4004, o primeiro microprocessador do mundo, foi inicialmente criado para operar uma calculadora da empresa japonesa Busicom. Contudo, os dirigentes da Intel perceberam que aquele microprocessador poderia realizar muito mais funções, e empregaram uma evolução do 4004 para o desenvolvimento do primeiro computador pessoal, o ALTAIR O chip 4004 e o computador ALTAIR, com processador Intel 8080, 40 vezes mais rápido que o ENIAC.

10 1977: O Apple II A recém-criada Apple Computers lança, em 1977, o primeiro computador doméstico de sucesso: o Apple II, sucessor do menos afortunado Apple I. Parecendo mais um eletrodoméstico que um computador, o Apple II deu inicio a revolução dos computadores domésticos e consquistou um significativo número de usuários, dando origem outras linhas de PCs que se seguiriam. Com um processador MOS de baixo custo, desenvolvido pelo mesmo time que criara processadores para a Motorola, o Apple II conseguiu ser mais rápido e mais baratos que seus concorrentes na época.

11 1978: Os X86 Também desenvolvido pela pioneira Intel, a evolução do 8080, o Intel 8086, deu origem a uma das mais populares linhas de computadores domésticos, os X86, empregados nos primeiros PCs IBM. Foram os chips da linha X86 que popularizaram os computadores domésticos como o IBM PC - XT. O IBM XT, um dos primeiros computadores com suporte a interface gráfica.

12 1991: O POWER PC Fruto de uma aliança entre Apple, IBM e Motorola, o chip PowerPC foi lançado como uma evolução dos processadores X86. Seu desempenho superior, contudo, não foi suficiente para parar o crescimento de seu maior concorrente no mercado. A arquitetura de processamento do PowerPC era utilizada como padrão pela Apple até o G5, mas a empresa descontinuou o uso em favor dos processadores Core Duo da Intel. Desde o princípio de 2006, todos os computadores Apple já vêm com este processador de fábrica.

13 : PENTIUM O 586, renomeado de Intel Pentium, foi o primeiro computador com suporte multimídia integral. Associado a sistemas operacionais como o Windows 95, era capaz de reproduzir músicas e exibir vídeos. Com o surgimento da Internet como a conhecemos hoje, em 1991, o Pentium tornou-se o principal motor de acesso ao conhecimento e entretenimento da década. Foi com a chegada do Pentium que os computadores tornaram-se itens comuns nas casas de todo o mundo. Estima-se que mais de 150 milhões de computadores em todo o mundo utilizaram processadores Pentium.

14 2007: O DUAL-CORE Tendo atingido o limite físico da capacidade de processamento, os fabricantes de microprocessadores passaram a investir em uma nova tecnologia bi-nuclear, que utiliza 2 processadores ao invés de um. Desenvolvido também pela Intel, o Intel Core 2 Duo consome menos energia e é atualmente o mais avançado processador existente no mercado. O Core 2 Duo chega a ser 50% mais rápido que os computadores de núcleo simples, e é certamente o mais veloz e mais moderno processador do mercado.

15 O FUTURO O futuro dos computadores ainda não é certo. Alguns acreditam que os processadores quânticos tomarão o lugar dos atuais no futuro; outros, em processadores biológicos que processariam dados como uma máquina viva. Além disso, outras tecnologias como vidro inteligente, e-paper e o advento da nanotecnologia provavelmente revolucionarão novamente nossa interação com os computadores. Exemplos de E-paper, vidro inteligente e interface touchscreen 3D.

16 16 Componentes do Sistema de Computador

17 PERIFÉRICOS DE COMPUTADOR TECNOLOGIAS DE ENTRADA, SAÍDA E ARMAZENAMENTO 17

18 TENDÊNCIA DA TECNOLOGIA DE ENTRADA 18 Nos últimos anos, as tecnologias de entrada têm fornecido uma interface mais natural com o usuário. Os dispositivos de entrada de um sistema de computação incluem:

19 TENDÊNCIA DA TECNOLOGIA DE ENTRADA 19 Entrada: 1. Teclados 2. Telas Sensíveis ao Toque 3. Canetas 4. Mouses Eletrônicos 5. Escâneres Óticos 6. Entrada de Voz Eles convertem dados em forma eletrônica que é legível por máquinas para entrada direta, ou por meio de conexões de telecomunicações, em um sistema de computador.

20 TENDÊNCIA DA TECNOLOGIA DE ENTRADA 20 Os exemplos de dispositivos indicadores incluem: Mouse - Um dispositivo utilizado para mover o cursor na tela, bem como para emitir comandos e selecionar ícones e menus. Trackball - Um dispositivo utilizado para mover o cursor na tela. Pino de Indicação - Um pequeno dispositivo semelhante a um botão, às vezes parecido com a ponta de borracha de um lápis. O cursor se movimenta na direção da pressão que você imprimir ao pino

21 Tecnologias e Tendências em Saída de Dados 21

22 Tecnologias e Tendências em Saída de Dados 22 Recebemos informações dos computadores em uma multiplicidade de formas. Os monitores de vídeo e os documentos impressos foram e ainda são as formas mais comuns de saída dos sistemas de computadores

23 Tecnologias e Tendências em Saída de Dados 23 Saída em Vídeo Os monitores de vídeo são o tipo mais comum de saída de dados do computador. A maioria dos computadores de mesa tem saídas que se baseiam em monitores de vídeo que utilizam uma tecnologia de tubo de raios catódicos (CRT) ou monitores de cristal líquido (LCDs)

24 Tecnologias e Tendências em Saída de Dados 24 Saída Impressa Depois dos monitores de vídeo, a saída impressa é a forma mais comum de saída. A maioria dos sistemas de PCs recorre a uma impressora a jato de tinta ou a laser para produzir saída permanente (impressos) em forma impressa de alta qualidade. A saída impressa ainda é uma forma comum de comunicação nas empresas e é freqüentemente exigida para documentação legal.

25 Tecnologias e Tendências em Saída de Dados 25 Saída Impressa Impressoras a Jato de Tinta - borrifam tinta sobre uma linha de página a cada vez. Produzem várias páginas por minuto e podem imprimir gráficos tanto em preto e branco como em cores de alta qualidade. Impressoras a Laser - utilizam um processo eletrostático similar ao de uma máquina xerox para produzir muitas páginas por minuto em preto e branco de alta qualidade. Impressoras a laser coloridas, mais caras, e modelos multifuncionais a jato de tinta e laser que imprimem, enviam fax, escaneiam e copiam são outras opções populares para escritórios

26 RESUMO 26

27 RESUMO 27

28 RESUMO 28

29 29 Tendências no Armazenamento Dados e informações precisam ser armazenados depois da entrada, durante o processamento e antes da saída. Os sistemas de informação computadorizados recorrem principalmente aos circuitos de memória e dispositivos de armazenamento secundário dos sistemas de computador para realizarem a função de armazenamento.

30 Tendências no Armazenamento 30

31 31 Tendências no Armazenamento A maioria dos circuitos de armazenamento primário utilizam chips RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório), que perdem seu conteúdo quando há interrupção da energia elétrica. Os dispositivos de armazenamento secundário fornecem um tipo mais permanente de armazenamento de dados e programas.

32 32 Tendências no Armazenamento Elementos do armazenamento em computação: Bit é o menor elemento dos dados (dígito binário) que pode ter valor zero ou um. A capacidade dos chips de memória é normalmente expressa em termos de bits. Byte é o grupamento básico de bits que o computador opera como uma unidade singular. Via de regra, ele consiste em oito bits e é utilizado para representar um caracter de dados na maioria dos esquemas de codificação em computador (por exemplo, 8 bits = 1 byte). A capacidade da memória e dos dispositivos de armazenamento secundário de um computador é normalmente expressa em termos de bytes.

33 33 Tendências no Armazenamento As capacidades de armazenamento são freqüentemente medidas em: Kilobytes é uma medida de capacidade de armazenamento. Abreviação: KB ou K = mil bytes (1.024 ou 2 10 ). Por exemplo, 640K é equivalente a 640 x 1024 que é igual a NÃO Megabytes é uma medida de capacidade de armazenamento. Abreviação: MB ou M = um milhão de bytes (2 20 ) Gigabytes é uma medida de capacidade de armazenamento. Abreviação: GB ou G = um bilhão de bytes (2 30 ) Terabytes é uma medida de capacidade de armazenamento. Abreviação: TB ou T = um trilhão de bytes (2 40 )

34 34 Tendências no Armazenamento Memória O armazenamento primário (memória principal) na maioria dos computadores modernos consiste em circuitos microeletrônicos de memória. Existem dois tipos básicos de memória : Memória de Acesso Aleatório (RAM) - esses chips de memória são o meio de armazenamento primário mais amplamente utilizado. Cada posição de memória tanto pode ser lida como gravada, de sorte que ela também é conhecida como memória de leitura/gravação. Ela é uma memória volátil. Memória de Leitura (ROM) - chips de memória nãovolátil de acesso aleatório são utilizados para o armazenamento permanente. A ROM pode ser lida mas não apagada ou regravada.

35 35 Tendências no Armazenamento Armazenamento em Discos Magnéticos Estes são a forma mais comum de armazenamento secundário para os sistemas de computadores modernos. Isto porque fornecem acesso rápido e altas capacidades de armazenamento a um custo razoável. Características dos discos magnéticos: As unidades de disco contém discos metálicos revestidos de ambos os lados com material de gravação de óxido de ferro. Diversos discos são montados juntos em um eixo vertical, que normalmente gira os discos em altas. Os cabeçotes eletromagnéticos de leitura /gravação são posicionados por braços de acesso entre os discos ligeiramente separados para ler e gravar dados em trilhas circulares e concêntricas. Os dados são gravados em trilhas na forma de minúsculos pontos magnetizados para compor os dígitos binários dos códigos usuais do computador.

36 Tendências no Armazenamento 36

37 37 Tendências no Armazenamento Armazenamento em Disco Ótico O armazenamento em disco ótico envolve uma tecnologia baseada na utilização de um laser para ler minúsculos pontos em um disco plástico. Atualmente, os discos são capazes de armazenar biliões de caracteres de informação. CD-ROM Um tipo comum de disco ótico utilizado em microcomputadores. São utilizados para o armazenamento de leitura. O armazenamento ultrapassa 600 megabytes por disco. Isto é o equivalente a mais de 400 disquetes de 1,44 megabytes ou mais de páginas de texto em espaço duplo.

38 38 Tendências no Armazenamento Armazenamento em Disco Ótico DVD (Digital Video Disk, Disco de Vídeo Digital ou Digital Versatile Disk, Disco Versátil Digital) pode conter de 3,0 a 8,5 gigabytes de dados de multimídia de cada lado de um disco. Blu-ray - é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes.

39 39 Tendências no Armazenamento Memória flash É uma memória de computador com circuitos semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Porém ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), MP3 Players, dispositivos como os ipods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares. Memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip.

40 PLATAFORMA DIGITAL MÓVEL EMERGENTE 40

41 41 Plataforma digital móvel emergente Novas plataformas computacionais digitais móveis surgiram como alternativa aos PCs e grandes computadores. Dispositivos de comunicação, como celulares e smartphones, a exemplo do iphone e do BlackBerry, assumiram muitas funções, incluindo transmissão de dados, utilização da internet, transmissão de s e mensagens instantâneas, exibição de conteúdo digital e troca de dados com sistemas corporativos internos.

42 42 Plataforma digital móvel emergente A plataforma móvel também inclui notebooks pequenos, leves e de baixo custo chamados netbooks, otimizados para a comunicação sem fio e acesso à internet, com funções computacionais importantes como processamento de texto, além de novos leitores digitais com alguns recursos de acesso a Web, como os tablets, por exemplo o ipad.

43 COMPUTAÇÃO EM NUVEM 43

44 44 Computação em nuvem O termo refere-se a um modelo de computação no qual empresas e indivíduos obtêm recursos computacionais e aplicações de software pela internet (também conhecida como nuvem). Milhares, ou mesmo centenas de milhares, de computadores estão localizados em centros de dados na nuvem, onde podem ser acessados por computadores desktop, notebooks, netbooks, centros de entretenimento, dispositivos móveis e outras máquinas clientes conectadas a internet

45 Computação em nuvem 45

46 Computação em nuvem 46

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Introdução à computação

Introdução à computação Aula 01 Introdução à computação Vamos iniciar nossos estudos tendo uma introdução à computação. Durante esta apostila, iremos aprender mais sobre a parte física do computador, ou seja, sobre hardware da

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos Fundamentos e Suporte de Computadores Prof. Ana Paula Domingos 2 Contato Prof. Ana Paula Domingos profanapaulad@gmail.com E-mail @apdnet Twitter profanapaulad.wordpress.com Blog Ana Paula Domingos - Linkedin

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 3

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 3 Tradicionalmente, os sistemas de computadores são classificados como microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Entretanto, essas distinções não são tão precisas como há alguns anos.

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Airton Ribeiro

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Airton Ribeiro Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Airton Ribeiro Disco Magnético Ótico Memórias Periféricos (Entrada e Saída) Conceito Geral A estrutura de um computador é composta por partes físicas, lógicas

Leia mais

Hardware. Objetivos do Capítulo

Hardware. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as principais tecnologias e usos de periféricos de

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 B / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital.

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. Introdução à Informática Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. A máquina por dentro e por fora O Computador Funcionamento Básico Componentes Externos Componentes Internos

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Fundamentos e Suporte

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ MEMÓRIA SECUNDÁRIA MEMÓRIA PRINCIPAL Uma das principais características definidas no projeto de

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA PROF.: EDSON WANDERLEY E-MAIL: EDSON@EDSONWANDERLEY.COM.BR SITE: WWW.EDSONWANDERLEY.COM.BR WHATSAPP: (81) 9 9743-3576 MINHA FORMAÇÃO Bacharel em Ciência da Computação Técnico

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

Fundamentos de Computação

Fundamentos de Computação Campus: Jequié Fundamentos de Computação Professor: Dr. Robson Cipriano 1 Hardware para Microcomputadores 1 O Computador... funciona executando o programa ou a sequência de operações que está armazenada

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br INFORMÁTICA BÁSICA Informática Básica Prof. Alex Santos C a m p u s Pa u d o s Fe r r o s D i s c i p l i n a d e I n f o rm á t i c a B á s i c a alex.santos@ifrn.edu.br INTRODUÇÃO A informática nos dias

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

Givanaldo Rocha

Givanaldo Rocha Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Introdução O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Estamos vivendo a era da Informática e, há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição,

Leia mais

Informática Educativa 2012

Informática Educativa 2012 Informática Educativa 2012 CAP. I pp. 15 à 21 Prof. Gemilson George Periféricos Definição: Dispositivos de entrada e/ou saída de dados em um computador. Tipos de Periféricos Periféricos de Entrada - São

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores (equipamentos de interconexão, classificação

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... Entretenimento

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos Informática Básica Formado em Ciências da Computação UVA Especialização em Engenharia de Software INTA Experiência com docência 7 anos Experiências na área de computação 7 anos 2 Objetivos de hoje: Componentes

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira Introdução e Windows : Antonio Fernando de Oliveira antonio@nce.ufrj.br Informação e Tratamento Uma informação pode ser: Notícia Conhecimento Comunicação Esclarecimento Tratamentos da informação:: Receber

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto http://www.decom.ufop.br/puca puca@iceb.ufop.br Aula 2

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 5. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 5. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Memórias Parte 2 Aula 5 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Memórias Secundárias Hierarquia de Memórias

Leia mais

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Por quê conhecer a estrutura de um computador? É necessário que o profissional possua noções claras das técnicas de processamento de dados para poder estabelecer um bom

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR Arquitetura de Computadores Aula 02 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR 11/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Definições Básicas Hardware: Qualquer equipamento eletrônico,

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 11 de março de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/24 Classi cação/uso de Computadores

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1)

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Benefícios 2. Componentes 3. Redes 4. Classificação

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas Classi cação/uso de Computadores Digitais Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 26 de abril de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação

Leia mais

Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Prof. Vágner - Disciplina de ADE (1ºSemestre de 2008) Referência - AULA 04 1

Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Prof. Vágner - Disciplina de ADE (1ºSemestre de 2008) Referência - AULA 04 1 Periférico de entrada mais comum Permite entrada de textos TECLADO Tipos: Interação,Padrão, Multimídia Conexões com Fio: Din, PS2 (Mini Din) e USB; Conexões sem Fio: Bluetooth e Infravermelho. 1 2 TECLADO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação DO QUE É COMPOSTO UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Memórias Parte 2 Aula 4 Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Memórias Secundárias Hierarquia de Memórias

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware Prof. Renato Pimentel 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos / Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos / Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais. Principal

Leia mais