PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre 1. INTRODUÇÃO AO AFTER EFFECTS 2. TUTORIAL DE ANIMAÇÃO BÁSICA EM AFTER EFFECTS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre 1. INTRODUÇÃO AO AFTER EFFECTS 2. TUTORIAL DE ANIMAÇÃO BÁSICA EM AFTER EFFECTS"

Transcrição

1 Professor Pedro M. Teixeira PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre Aula INTRODUÇÃO AO AFTER EFFECTS 2. TUTORIAL DE ANIMAÇÃO BÁSICA EM AFTER EFFECTS

2 Ano letivo Professor 01 Intro ao AE - Noções básicas de operacionalidade

3 Ano letivo Professor Interface e principais painéis 1. Barra de Ferramentas 2. Painel de manipulação de efeitos 7. Browser de Efeitos 3. Painel do Projecto 4. Viewport/janela de vídeo 5. Painel das Layers 6. Timeline 2. É neste painel, que depois de aplicados os efeitos a uma layer, manipulamos as suas variáveis; 3. É neste painel que estão os materiais que importamos (vídeo, imagens, sons, etc) e comps. 4. Esta janela é o palco onde animamos e compomos o nosso filme ou sequência. 5. Este painel é onde ordenamos as layers de materiais que estamos a usar num filme ou sequência. 6. É onde criamos as Keyframes de animação de cada Layer. 7. O browser de efeitos e presets é onde procuramos efeitos e presets que queremos aplicar às nossas Layers.

4 Ligar e desligar Safe zones No After Effects basta clicar neste ícone para as Safe Zones serem exibidas no ecrã...

5 Ano letivo Professor Projecto e composições Quando abrimos o AE ele abre, por defeito, um Novo Projecto (File>New>NewProject). No entanto para se animar algo no AE, por muito simples que seja, temos de começar por criar uma composição. Uma Composição é uma unidade de Tempo e Espaço, composta por uma ou mais layers e, dentro da qual, às mesmas layers, podem-se aplicar animações e efeitos. Projectos simples podem ser compostos de uma composição apenas. Mas projectos mais complexos podem ser compostos de diversas composições. Como criar uma composição? Método 1 Método 2 Método 1. Abrir o Painel superior Composition e escolher New Composition. Método 2. No fundo do Painel do Projecto (do lado esquer do do interface) clicar no ícone de composição marcado na figura em cima.

6 Ano letivo Professor Projecto e composições Abre uma janela com as settings da composição que estamos a criar. Nessa janela damos: Nome da comp. = Nome que queremos dar. Tamanho/formato de janela = Usar o Pal D1/DV Pixel Aspect ratio = 1.09 Frame rate = Velocidade de leitura de frames. Usamos 25 fps. Duração = A duração que queremos que a comp. tenha. Depois de criada a comp. se quisermos mudar as suas settings fazemos o seguinte: >> Ir ao Menu Composition >> Escolher Composition Settings E modifcar os parâmetros ou settings da composição.

7 Ano letivo Professor Importar materiais e footage Depois de criada uma composição é preciso importar materiais para dentro do painel de projecto para serem utilizados e animados na nossa composição como layers. Como importar footage? (Sons, vídeos, imagens, vectores, sequências de imagens) Duplo clique Lista de ficheiros importados para dentro do AE e do Painel de Projecto. Mas Estes ficheiros ainda não são layers! >> Duplo clique sobre a zona central do Painel do Projecto. Abre o browser de ficheiros. >> Dentro do Browser de ficheiros escolher o ficheiro que se quer. >> Carregar em Ok. E o ficheiro surge dentro do painel do Projecto. Agora, para podermos manipular e animar os materiais importados temos de os transformar em layers. Vamos a isso!

8 Layers Dentro do AE há duas formas de gerar layers: Arrastar 1. Ou utilizando materiais importados Arrastar materiais importados para dentro do Painel do Projecto para a Timeline ou para o Painel das Layers: Layer de som importado Layer de imagem importada Layer de vídeo importado Layer de sequência de imagens importadas Layer de composição gerada no AE etc Ou gerando layers internas No menú superior Layer selecionamos New e depois escolhemos o tipo de layer que queremos: Texto - Para escrever texto Solid - Para criar layer forma de cor plana Light - Para criar uma Luz Camera - Para criar uma camera Null Object - Para criar um Objecto Nulo Shape Layer - Para criar formas variadas Adjust. layer - Para aplicar efeitos sobre todas as layers que estão debaixo dela.

9 Animação ou keyframing Como animar layers e seus parâmetros? Depois de termos layers criadas no painel das layers, se as queremos animar nos seus parâmetros (posição, opacidade, tamanho, etc) temos de colapsar cada uma das layers para termos acesso a esses mesmos parâmetros ou propriedades. Como é que isso se faz? Quando criamos layers no painel das layers elas são apresentadas fechadas, como se vê na figura 1. Do lado esquerdo do nome de cada layer existe um triangulo (*). Para termos acesso aos parâmetros das layers temos de clicar nesse triângulo que abre os restantes parâmetros, como se pode ver na figura 2. Figura 1 * Figura 2

10 Animação ou keyframing Como animar layers e seus parâmetros? Agora para se animar cada um destes parâmetros temos de activar o Keyframing mode de cada layer. Como é que se faz isso? Do lado esquerdo de cada parâmetro existe um pequeno ícone que representa um cronómetro. Esse ícone é que permite a activação do Keyframing, ou seja, da criação de Keyframes que permitem a animação dos diferentes parâmetros de uma layer. Para se animar um parâmetro temos de activar esse cronómetro (1) que muda, a partir daí, de aparência e gera automaticamente na timeline um Keyframe (2). Depois é só mover o cursor ou agulha de leitura da timeline para outro ponto no tempo e manipular valores desse parâmetro (3). A partir daí modificamos os valores desse parâmetro e é gerado na timeline outro Keyframe (4) No caso desta figura animamos o parâmetro de posição desta layer. Mas o processo é sempre igual para a animação de qualquer outro parâmetro.

11 Transformar uma layer bidimensional numa layer tridimensional No After Effects podemos, também, manipular tridimensionalmente as nossas layers. Como é que se faz isso? Primeiro temos de passar a layer do modo bidimensional para o modo tridimensional. Para tal, no painél das layers, do lado direito de cada layer há uma checkbox com um cubinho por cima. Se activarmos essa checkbox, tal como apontado na seguinte figura, a layer passa a ter eixos de rotação tridimensional. Se por acaso, no vosso painel das layers, não aparecer este ícone é porque está escondido. Para o revelar têm de carregar no botão em baixo, no painel das layers onde diz Toogle Switches, como indicado na figura.

12 02 Tutorial de animação básica em After Effects Depois deste tutorial deverás ser capaz de: >> Criar uma composição e definir os seus settings; >> Importar materiais externos ao AE; >> Criar e gerar layers interna e externamente; Criar layers a partir de ficheiros externos Criar layers internamente - Ex: Solid layer. >> Manipular e animar layers nos seus diversos parâmetros; Transformar layers bidimensionais em layers 3D Criar Keyframes Manipular e animar os parâm. de posição Manipular e animar a opacidade Manipular e animar os parâm. de rotação

13 Vamos criar uma situação Vamos colocar um avião a cruzar um céu animado com núvens, e a cair até sair de plano. 1. Criar uma nova composição: Nome: Composição secundária Tamanho/formato de janela: Pal D1/DV Pixel Aspect ratio = 1.09 Frame rate = 25 fps. Duração = 15 segundos 2. Importar materiais externos: avião.png nuvens1.png nuvens2.png base ceu.tif avião2.mp3 logosas.png Arrastar 3. Arrastar todos os ficheiros do painel do Projecto para o Painel das layers do lado esquerdo da timeline. São geradas as layers que são, por defeito, bidimensionais. Vamos precisar de tornar algumas delas em Layers Tridmensionais.

14 Vamos criar o céu animado Vamos transformar as layers nuvens1.png, nuvens2. png, avião.png e base ceu.tif em layers tridimensionais. Clicar na checkbox do cubinho de cada uma das referidas layers conforme a figura assinalada. Isto transforma as layers manipuláveis em 3D. A layer base ceu.tif vai ser a base do nosso céu e vai estar afastada em profundidade do observador. Portanto abrimos a layer no seu triangulo e no parâmetro de position da mesma vamos inserir o seguinte valor no terceiro valor que é o valor no eixo de Z, ou seja, profundidade: A layer nuvens1.png vai ser animada nos 15 segs. da composição. Mas vamos também posicioná-la em profundidade para termos um efeito de profundidade. No parâmetro de position da Layer nuvens 1 accionar o cronómetro do lado esq. para podermos criar keyframes que geram animação; Na primeira frame da comp., nos valores de position inserir os seguintes valores: 912 (x- mov. horizontal): 288 (y- mov. vertical): 2432 (z - mov. em profundidade); Na última frame da comp., nos mesmos parâmetros, inserir os seguintes valores: 510 : 288 : 2432 (repare-se que só estamos a movimentar a layer na horizontal) A layer está agora animada na horizontal.

15 Vamos criar o céu animado A layer nuvens2.png vai ser também animada nos 15 segs. da composição. Mas vamos também posicioná-la em profundidade para termos um efeito de profundidade, tal como fizemos na outra layer das nuvens. Accionar o cronómetro da position da layer; Na primeira frame da comp., nos valores de position inserir os seguintes valores: 660 : 288 : 1216; Na última frame da comp., nos mesmos parâmetros, inserir os seguintes valores: 33 : 288 : 1216 (repare-se que só estamos a movimentar a layer na horizontal) Sem accionar o cronómetro da Scale desta layer vamos colocá-la a 64%. Não vamos animar o tamanho da layer; A layer está agora animada na horizontal e a uma profundidade diferente das outras.

16 Vamos criar o céu animado Depois de posicionarmos as layers vamos tentar perceber o que estamos a fazer. Nós animamos as layers na horizontal e colocámo-las em valores de profundidade diferentes. Se olharmos para a imagem, em baixo, da vista de cima as nossas layers estão em posições relativas em Z diferentes. E isso cria um efeito de tridimensionalidade. Layer base ceu.tif Layer nuvens1.png Layer nuvens2.png Vista de camera Vista de cima Vamos agora animar o avião!

17 Vamos animar o Avião A layer avião.png vai ser animada descrevendo um movimento descendente da direita para a esquerda.e vai ter uma ligeira rotação, aliada à deslocação, para parecer que o nariz do avião, à medida que desce, está a pousar. Comecemos! Na scale colocar o avião a 30%. >> Alterar a posição da Anchor point (eixo de rotação da layer): 1181 : 391 : 0; >> No segundo 03 accionar o cronómetro dos parâmetros position e Z Rotation : Na posição: 1656 : -368 : 1921 Na rotação em Z acionar o stopwatch: e inserir +31% >> No segundo 12, nos mesmos parâmetros inserir os seguintes valores: Na posição: -981 : 892 : 1921 Na rotação em Z: +0% Por último temos de manipular o percurso feito pelo avião. Basta ir à janela do vídeo (viewport) e manipular directamente o path, nas suas handles, para descrever o percurso que queremos como se vê na figura. (na timeline selecionar o keyframe da posição inicial e final do avião para aceder às Handles)

18 Vamos criar e animar a opacidade de um sólido Agora vamos criar um efeito de fade de um ecrã escuro para a animação do nosso avião a cruzar o nosso céu animado. Vamos para isso utilizar uma layer gerada dentro do After Effects. Vamos criar uma layer solid que depois vamos animar na sua opacidade. Comecemos! >> Menu Layer >> New >> Solid Abre uma janela de settings dessa layer solid. Colocamos as seguintes settings: >> Nome: Fade >> Clicar em Make comp. size >> Escolher a cor >> Ok Esta layer sólida vai-se manter bidimensional e estará acima das outras layers todas, com excepção da layer logosas.png. Agora vamos animar a opacidade dessa layer. >> Abrir a layer do sólido; >> Activar o cronómetro do parâmetro Opacity ; >> Criar keyframes neste parâmetro com os seguintes valores: seg % seg % seg. 14-0% seg % seg % ; E agora já temos um fade inicial e um fade final! Só nos falta animar o aparecimento do logótipo da empresa.

19 Vamos inserir o logo e o som O nosso logo vai surgir nos últimos segundos do nosso filme. Apenas estará animado na sua opacidade. Por defeito quando arrastamos um ficheiro do painel do projecto para o painel das layers ele apresenta-nos esse elemento centrado no vídeo. Vamos deixar ficar assim. De seguida: >> Abrir a layer logosas.png >> Na scale (tecla s), sem acionar o stopwatch, inserir o tamanho 25% >> Abrir a opacidade da layer (tecla t) e no segundo 12 accionar o cronómetro do parâm. Opacity >> Criar keyframes e inserir os seguinte valores: seg. 12-0% seg % Quanto ao som apenas temos de arrastar o ficheiro do Painel de projecto para o Painel das layers para criar a respectiva layer do som. Coisas importantes sobre o som 1. Se queremos ouvir o som na timeline enquanto corremos a agulha de leitura temos de clicar, ao mesmo tempo, ou na tecla control (PC) ou na tecla comando (Mac). 2. Devemos importar o som já com a extensão e duração final pretendida. O After Effects não nos dá grandes possibilidades de manipulação do som. Apenas podemos manipular o volume do mesmo e a sua localização no tempo, dentro da timeline. Basta para isso abrir a layer do som onde temos os seus parâmetros manipuláveis como em qualquer outra layer. E agora é só exportar!

20 Exportar ou fazer render do nosso vídeo Para fazer o render do nosso vídeo temos de fazer o seguinte: 1. Seleccionar no painel de projecto a composição que queremos exportar ou render (1) Neste caso é a comp. secundária. 2. Ir ao menu composition (2) e seleccionar add to render queue (3)

21 Exportar ou fazer render do nosso vídeo E no painel das layers abre-se a seguinte janela (do Add to render Queue). 1 Vamos fazer o seguinte: 1. Clicar onde diz Best Settings (1). Abre-se a seguinte janela onde se define a qualidade e resolução do nosso vídeo: 2 3 (2). Em quality escolher Best (3). Em Resolution escolher Full (4). Clicar em OK 4

22 Exportar ou fazer render do nosso vídeo Mantêmo-nos na janela do add to render queue. 1 Vamos fazer o seguinte: 1. Clicar onde diz Lossless (1). Abre-se a seguinte janela onde se define o formato do vídeo e se sai ou não audio com o nosso vídeo: 2 (2). Em format escolher Quick time (3). Em audio output acionar o parâmetro. Senão o audio não sai com o vídeo apesar de lá estar. (4). Clicar em OK 3 4

23 Exportar ou fazer render do nosso vídeo Mantêmo-nos na janela do add to render queue. 1 5 Vamos fazer o seguinte: 1. Clicar onde diz composição secundária.mov (1). Abre-se a seguinte janela onde se define o nome do nosso vídeo e a localização no disco para onde este será renderizado: 2 (2). Dar o nome Filme avião final (3). Escolher a localização Desktop. (4). Clicar em Save 3 Mas atenção. Ele ainda não começa a fazer o render. Para o render arrancar temos de clicar no bot. render situado do lado direito da janela do Add to Render Queue (5). 4 Et voilá... É só esperar o render acabar e ir ao Desktop ver o nosso filme final.

CTIONSCRIPT. Painel Action

CTIONSCRIPT. Painel Action A CTIONSCRIPT ActionScript é uma linguagem de programação utilizado pelo Flash que permite criar interactividade. Se não utilizarmos actionscript o filme corre de forma linear, do 1º ao último frame. No

Leia mais

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame 5 CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES Neste capítulo iremos aprender os diferentes tipos de animações que podemos criar no Flash; para facilitar a sua aprendizagem serão acompanhados de exercícios. 5.1 Tipos de animação

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20 Atividade 20 1. Abra a base de dados Atividade 19 e guarda-a como Atividade 20. 2. Organize o painel dos objetos (à esquerda) por: Tabelas e vistas relacionadas, para que todos os objetos permaneçam junto

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

ANEL ROTATIVO. Introdução

ANEL ROTATIVO. Introdução ANEL ROTATIVO Introdução Vamos com este tutorial criar em Flash um anel rotativo. Se pensarmos num anel como um cilindro, depressa chegamos á conclusão que os seus topos são iguais. Isto quer dizer que

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre 1. TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ANIMAÇÃO 2. CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE VÍDEO

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre 1. TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ANIMAÇÃO 2. CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE VÍDEO Professor Pedro M. Teixeira Ano Curricular - 2012 2013 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Curso de Design Gráfico - 3º Ano 2º Semestre Aula 03 1. TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ANIMAÇÃO 2. CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE VÍDEO

Leia mais

Background em Movimento

Background em Movimento Background em Movimento Introdução Este é um dos efeitos que melhor fica numa página ou mesmo num banner publicitário. Vamos então aprender a animar o fundo das vossas criações. Neste exemplo vamos animar

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a blender M a n

Leia mais

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio Como criar um recurso com o Software ActivInspire Studio Depois de abrir o Software ActivInspire deve criar uma nova página, ficheiro Novo e de seguida escolher o formato desejado. Nota: De forma a este

Leia mais

Olá... Eu sou a Sementinha, vem. Isabel Monteiro da Silva

Olá... Eu sou a Sementinha, vem. Isabel Monteiro da Silva Olá... Eu sou a Sementinha, vem aprender comigo!... Isabel Monteiro da Silva Inserir e Formatar Imagens O WordArt dá-nos possibilidade de sermos criativos com os efeitos de texto. Com o WordArt, podemos

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Produção Audiovisual Professor Leonardo Pereira Programa

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Produção Audiovisual Professor Leonardo Pereira Programa 01 Programa Programa A Unidade Curricular Produção Audiovisual concentrar-se-à na abordagem aos elementos e linguagem básicos da concepção e produção de grafismo animado para o mundo audiovisual nos seus

Leia mais

Importando e editando vídeos

Importando e editando vídeos O Adobe Premiere é um dos mais aclamados editores de vídeos da atualidade, sendo utilizado por muitos profissionais da área. Neste tutorial você vai conhecer as funções básicas do Adobe Premiere CS3 e

Leia mais

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses:

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint 2.1 Como executar o PowerPoint Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: 1. Usar um atalho existente no ambiente de trabalho. Caso não exista, pode executar

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Spore

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D Introdução Com este tutorial vamos criar um objecto 3D animado a partir do Swift 3D e acrescentar-lhe um rasto no Flash 5. Para simular a animação de um

Leia mais

The Helium Frog Animator Manual e Guia de exploração do The Helium Frog Animator para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnoló gica

The Helium Frog Animator Manual e Guia de exploração do The Helium Frog Animator para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnoló gica Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica The Helium Frog Animator Manual e Guia de exploração do The Helium Frog Animator para utilização

Leia mais

1 - DESENHAR O SEU ESPAÇO

1 - DESENHAR O SEU ESPAÇO 1 - DESENHAR O SEU ESPAÇO Quando se entra no programa Recer3D ( Versão Profissional e Versão Recer), o fundo de base é: Para se desenhar a planta, existem 3 formas: Projectos Modelos ( Projectos standard

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia para criação, edição e exportação de mídias digitais

BAND PAULISTA. Guia para criação, edição e exportação de mídias digitais Sumário 1. Introdução... 2 2. Criar o projeto... 2 2.1. Criar uma nova sequência... 3 3. Editar mídia digital... 6 3.1. Estruturar a mídia na timeline... 6 3.2. Direcionar os canais de áudio... 6 4. Procedimento

Leia mais

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Supõe que um carro viaja de Lisboa ao Porto (~300 km) a uma velocidade constante de 90 km/h. Neste caso a distância

Leia mais

Copiar e colar movimentos

Copiar e colar movimentos Copiar e colar movimentos Crie um ficheiro novo Desenhe uma bola e transforme-a num símbolo gráfico Adicione um keyframe no quadro 60, altere o tamanho e posição da bola, aplique um efeito de cor Aplique

Leia mais

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Date : 10 de Dezembro de 2008 Como eu tinha mencionado, estes tutoriais de Photoshop servem também para criar uma interacção entre todos os intervenientes do nosso

Leia mais

Criação de estilos CSS

Criação de estilos CSS Em primeiro lugar vamos inserir um parágrafo Marco Soares 1 Criação de estilos CSS Para começar, crie um site novo e uma página inicial para testes chamada index.html Vamos começar por criar alguns estilos

Leia mais

Tutorial Banner. Conforme vamos trabalhando convém irmos guardando o nosso trabalho no separador Ficheiro/Guardar.

Tutorial Banner. Conforme vamos trabalhando convém irmos guardando o nosso trabalho no separador Ficheiro/Guardar. Nesta atividade vamos criar um banner. O banner é uma faixa que pode conter slogans, publicidade ou apenas imagens. É muito usado na internet para atrair os utilizadores a entrarem e visitarem os sites.

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligares o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Esta área de trabalho

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

File: Este menu permite começar novas tabelas de verdade, abrir ficheiros com tabelas, gravar tabelas e imprimir tabelas.

File: Este menu permite começar novas tabelas de verdade, abrir ficheiros com tabelas, gravar tabelas e imprimir tabelas. Boole é um programa que acompanha o livro Language, Proof and Logic 1 (LPL) e que possibilita a construção de tabelas de verdade de modo muito simples. Estas notas, baseadas no respectivo manual de instruções

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Importar e Exportar Dados

Importar e Exportar Dados Importar e Exportar Dados Administração de Base de Dados OBJECTIVOS: Definir comandos e formatos Definir restrições (constraints) DEFINIÇÃO DO ESQUEMA DA BASE DE DADOS O esquema da BD e composto pelas

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Agora vamos decidir para cada layer loops de diferentes maneiras. A seguir exemplo:

Agora vamos decidir para cada layer loops de diferentes maneiras. A seguir exemplo: LOOP DE BATIDAS Introdução Frequentemente vemos sites feitos em flash com o som de um único loop de 2 segundos. isto põe qualquer um nervoso. Todos sabemos que é um mal necessário para evitar longos períodos

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AjaxAnimator

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período SUMÁRIO Sistema Operativo: definição e tipos. Elementos básicos

Leia mais

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros)

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros) Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligar o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Explorador do Windows

Leia mais

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5.

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5. O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criar, editar e exibir apresentações gráficas dinâmicas, cujo objetivo pode ser apresentar uma ideia, informar sobre um determinado tema, apoiar a apresentação

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

Adobe After Effects. para iniciantes ADRIANO DOROW

Adobe After Effects. para iniciantes ADRIANO DOROW Adobe After Effects para iniciantes ADRIANO DOROW Sumário ADOBE AFTER EFFECTS PARA INICIANTES - 2 - INTRODUÇÃO...3 CONHECENDO O EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO...4 INTEGRAÇÃO ADOBE AFTER EFFECTS E ILLUSTRATOR...5

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Escola Superior de Gestão de Santarém

Escola Superior de Gestão de Santarém Escola Superior de Gestão de Santarém Design e Edição Multimédia Docente: Dr. Jorge Maria Relatório do Trabalho de Photoshop Ano Lectivo 2008/2009 1º Ano Ivo Gaspar Vieira n.º 080127020 Alcino Elói Reis

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Toonloop M a

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad

Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad Imprimir em 3D obriga a saber modelar em 3D para criar objectos. Mas há uma técnica simples, que nos permite criar modelos 3D a partir de desenhos. Neste

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. SAM Animation. Paulo Fernandes

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. SAM Animation. Paulo Fernandes Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica SAM Animation Manual e Guia de exploração do SAM Animation para utilização em contexto de Educação

Leia mais

INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House

INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House PARTE II: Câmaras. Animações. INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House 16 11 2015 CÂMARAS O comando camera permite definir e gravar perspetivas específicas referentes a um determinado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO. Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO. Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos Criar um novo utilizador Configurar o utilizador: Clicar em procurar para alterar a imagem do Utilizador.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Gráfica_Digital LUMION_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de DIG de 2015-2

Leia mais

Ferramentas do Flash CS3

Ferramentas do Flash CS3 Ferramentas do Flash CS3 Podemos dividir a Tools Bar nas seguintes secções: ferramentas, visionamento, cores e opções. Para mostrar ou ocultar a barra de ferramentas usamos o atalho: cmd+ F2. Ferramentas

Leia mais

O Manual do KDE Screen Ruler. Lauri Watts Tradução: José Pires

O Manual do KDE Screen Ruler. Lauri Watts Tradução: José Pires Lauri Watts Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Referência do Menu 6 3 Créditos e Licença 9 Resumo O KDE Screen Ruler pode ser usado para medir os objectos no ecrã. Capítulo 1 Introdução O

Leia mais

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho Vamos agora criar vários documentos no ambiente de trabalho Clicamos com o botão direito do rato no ambiente de

Leia mais

Importação de dados de geometria a partir de um ficheiro DXF

Importação de dados de geometria a partir de um ficheiro DXF Manual de engenharia No. 30 Atualização: 04/2019 Importação de dados de geometria a partir de um ficheiro DXF Programa: GEO5 FEM Arquivo GEO5: Demo_manual_30.gmk Ficheiros DXF: - model201.dxf ficheiro

Leia mais

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário A nova ferramenta de animação de imagens do INPE/CPTEC/DSA é acessível por qualquer

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de Parágrafo

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de Parágrafo ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Formatação de Parágrafo ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Inserir texto aleatório Para fazermos algumas experiências, vamos inserir algum texto aleatório Neste caso, 4 parágrafos

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD É um programa que permite o uso sincronizado de dispositivos móveis na sala de aula, combinando apresentações,

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2.

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2. Neste tutorial iremos aprender a criar um modelo 3D recorrendo ao Doga L3. O modelo criado será o de uma aeronave, mas os princípios e fluxos de trabalho podem ser adaptados à criação de qualquer modelo.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Freamunde (Código ) Praceta da Escola Secundária, FREAMUNDE TUTORIAL KAHOOT!

Agrupamento de Escolas de Freamunde (Código ) Praceta da Escola Secundária, FREAMUNDE TUTORIAL KAHOOT! TUTORIAL KAHOOT! O QUE É O KAHOOT! O Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem online que se baseia num sistema de perguntas e respostas em sala de aula. Este sistema está disponível online de modo gratuito

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um podcast com o literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a Ferramenta de edição e gravação digital

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Janela Principal. No Logic Pro, chamamos esta janela de Main Window, ou Janela Principal.

Janela Principal. No Logic Pro, chamamos esta janela de Main Window, ou Janela Principal. Janela Principal Olá! Neste vídeo, vamos conhecer as janelas e recursos principais do Logic. E, ao longo das aulas, vamos aprender como usá-las, tudo bem? Então, vamos ver os tópicos desta Aula: 1. Main

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário Avaliações de final de período 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário 1. Avaliação com a utilização de propostas 1.1. Fazer propostas Área Docente> Avaliações > Propostas Ao fazer esta sequência

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO NOWO TV

GUIA DE UTILIZAÇÃO NOWO TV GUIA DE UTILIZAÇÃO NOWO TV MENU NA NOWO TV O MENU DO DIA É FACILIDADE Muito simples, intuitivo e único no mercado. Permite aos Clientes aceder rapidamente aos seus conteúdos favoritos. COMANDO TÃO NATURAL

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

Flash 8. M14 Trabalhar com Sons

Flash 8. M14 Trabalhar com Sons Flash 8 M14 Trabalhar com Sons Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Tipos de Sons no Flash Existem dois tipos de sons no Flash: os sons de eventos; Os sons de eventos

Leia mais

Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes

Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes Introdução: A interface do programa foi desenvolvida para ser a mais simples possível, seguinte uma sequência de passos que são sempre necessários

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o

Leia mais

Introdução. Ou acedemos diretamente ao link do Pixlr Editor:

Introdução. Ou acedemos diretamente ao link do Pixlr Editor: O manual do Pixlr que acompanha as atividades, foi concebido para a apresentação de uma forma simples, das suas funcionalidades, tais como: a manipulação, o tratamento e restauro de imagens ou a aplicação

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Aconselhamos a desenvolver primeiro o tutorial sobre composição digital.

Aconselhamos a desenvolver primeiro o tutorial sobre composição digital. Profundidade de Campo em 3ds max Filipe Costa Luz Setembro 2006 Parte II Aconselhamos a desenvolver primeiro o tutorial sobre composição digital. Esta continuação do tutorial, pretende mostrar outros processos

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Animação com o Director Marcelo Prioste

Animação com o Director Marcelo Prioste Animação com o Director Marcelo Prioste Como relatado na aula anterior, há várias formas de trabalhar com animação no Director. A que foi pedida na atividade da aula anterior é a mais usual, e também uma

Leia mais

Conteúdo da embalagem

Conteúdo da embalagem Conteúdo da embalagem 1. Unidade principal da Câmara Web da Prestigio 2. CD utilitário 3. Guia rápido 4. Cartão de garantia Introdução 1. Ligue o computador ou portátil. 2. Insira o conector USB em qualquer

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PAPER FOLDING 3D Manual e Guia de exploração do Paper Folding 3D para utilização em contexto

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Técnicas de documentação gráfica em Arqueologia Ano lectivo de 2009/2010 Docente: Catarina Viegas (Professora Auxiliar) 1. Tintagem de

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. Também

Leia mais

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca!

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Para isso, agora, com a janela do editor de partículas aberta (acompanhe

Leia mais

CONSTRUDATA. Sumário

CONSTRUDATA. Sumário Sumário Acessando a pesquisa avançada:...2 Utilizando os filtros:...4 Níveis de dado:...5 Série:...8 Localidade:...11 Pesquisa por Tema:...12 Acessando a Pesquisa por Tema:...12 Buscando os resultados:...16

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Picture2Life

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Primeira Etapa: Procurar imagens e ficheiros áudio.

Primeira Etapa: Procurar imagens e ficheiros áudio. Primeira Etapa: Procurar imagens e ficheiros áudio. Neste tutorial vou explicar como proceder para criar um novo tipo de cartões. A ideia é desenhar um cartão para aprendizagem de vocabulário. A frente

Leia mais

Interpolação no flash Nuno Machado

Interpolação no flash Nuno Machado Revista de Ciência Elementar Volume 2 Número 2 Interpolação no flash Nuno Machado É relativamente simples produzir a alteração gradual das propriedades de um objeto no flash. Propriedades como posição,

Leia mais