COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 1 CALENDÁRIO E CONTEÚDO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Caro aluno, srs. Pais e Mães: Segundo Jorge Larrossa, Quando fazemos coisas com as palavras, do que se trata é de como damos sentido ao que somos e ao que nos acontece, de como correlacionamos as palavras e as coisas, de como nomeamos o que vemos ou o que sentimos e de como vemos ou sentimos o que nomeamos. E, esse foi um ano intenso de PALAVRAS! Mas, não só PALAVRAS como ações. Fizemos dela, prática. Entregamo-nos sem reservas, talvez ao que de mais precioso tenhamos: o direito de usá-las como desejarmos. E assim fizemos. Inventamos, reinventamos, mas dizemos e estamos chegando ao final de Vivenciamos todos os projetos, os conteúdos destinados a cada série estão sendo concluídos, portanto é de grande importância atentarmos para esse documento, a fim de nos organizarmos melhor para a etapa final desse processo. Nessa comunicação vocês encontrarão todas as informações referentes a avaliações finais da unidade III e também das provas finais, previamente divulgadas nos calendários publicados e entregues aos estudantes. O tempo é de organização, cuidado e concentração. Para os que não precisarão de prova final, muitos afetos e até o próximo ano. Para os que precisarão ficar mais um tempo na retomada de conteúdos é fundamental disciplina e organização para conclusão dessa etapa. Contem conosco sempre. Um abraço afetuoso, Coordenação Pedagógica (Têca e Cláudia) Orientação Pedagógica (Márcia, Cristiane e Camila) AVALIAÇÃO FINAL RESULTADO III UNIDADE: 25/11 (6ª feira) 10h. PROVA FINAL RESULTADO: 05/12 (2ª feira) 11h.

2 2 CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA COORDENAÇÃO Figura e linguagem: Assíndeto, polissíndeto, onomatopeia, elipse, eufemismo, gradação, metonímia, catacrese, metáfora, comparação, personificação, hipérbole, pleonasmo, hipérbato, anáfora, paralelismo, antítese e ironia. Estudo Morfossintático: seleção e combinação de palavras. Frase, oração e período. Tipos de sujeito. Modificadores do substantivo: os adjuntos adnominais e as orações adjetivas. Oração sem sujeito: Verbos impessoais. Verbo significativo e verbo de ligação. Modificadores do verbo, adjetivo e advérbio: os adjuntos adverbiais e as orações adverbiais. Predicação verbal: Transitividade verbal; Complementos verbais: objeto direto, objeto indireto e agente da passiva. Vozes do verbo. Aposto. Vocativo. Relação de coordenação entre termos e orações. O valor semântico das conjunções coordenativas. Relação de subordinação entre termos e orações. Função da linguagem Teoria da comunicação; Relação entre função e teoria da comunicação. Elementos da comunicação. Funções da linguagem. Figuras de linguagem: Assíndeto, polissíndeto, onomatopeia, elipse, eufemismo, gradação, metonímia, catacrese, metáfora, comparação, personificação, hipérbole, pleonasmo, hipérbato, anáfora, paralelismo, antítese e ironia. Estudo Morfossintático: seleção e combinação de palavras. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Classes que podem assumir papel de núcleo do sujeito. Tipos de sujeito. Modificadores do substantivo: os adjuntos adnominais e as orações adjetivas. Oração sem sujeito: Verbos impessoais. Classes que podem assumir o papel de núcleo do predicado. Verbo significativo e verbo de ligação. Tipos de predicado. Predicativo do sujeito. Modificadores do verbo, adjetivo e advérbio: os adjuntos adverbiais e as orações adverbiais. Predicação verbal: Transitividade verbal; Complementos verbais: objeto direto, objeto indireto e agente da passiva. Predicativo do objeto. Vozes do verbo. Complemento nominal. Aposto. Vocativo. Relação de coordenação entre termos e orações. O valor semântico das conjunções coordenativas. Relação de subordinação entre termos e orações.

3 3 PRODUÇÃO TEXTUAL Resenha crítica Resenha crítica MATEMÁTICA EQUAÇÕES, SISTEMAS DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES. Equações do 1º grau com duas incógnitas: Como determinar soluções de equações do 1º grau com duas incógnitas; Gráfico das soluções de uma equação do 1º grau com duas incógnitas. Sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS. Expressões algébricas. Situações representadas por expressões algébricas. Restrições para o denominador de uma expressão algébrica. Valor numérico de uma expressão algébrica. Expressões algébricas e equações. Fórmulas e generalizações. Monômios. Soluções de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas; Métodos de resolução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas; Classificação de sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas, quanto ao número de soluções; Resolução de problemas que envolvem sistemas de equações. Revendo as inequações e sistemas de inequações do 1º grau: Sistemas de inequações. CÁLCULO ALGÉBRICO Monômios: Grau de um monômio; Monômios ou termos semelhantes; Operações com monômios. Polinômios: Redução de termos semelhantes; Grau de um polinômio; Oposto de um polinômio; Adição e subtração de polinômios; Multiplicação de monômio por polinômio; Multiplicação de polinômio por polinômio; Divisão de polinômio por polinômio. Produtos notáveis: Quadrado da soma de dois termos; Quadrado da diferença de dois termos; Produto da soma pela diferença de dois termos. Fatoração: Colocação de um fator comum em evidência; Agrupamento; Diferença de dois quadrados; Trinômio quadrado perfeito; Trinômio do 2º grau da forma x 2 + Sx + P.

4 4 Aplicação da fatoração: Simplificação de frações algébricas; Cálculo do MMC e do MDC. COORDENAÇÃO FRAÇÕES ALGÉBRICAS: Adição e subtração; Multiplicação e divisão; Potenciação. EQUAÇÕES, SISTEMAS DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES. Equações do 1º grau com uma incógnita: Equações literais do 1º grau com incógnita x; Equações fracionárias. Equações do 1º grau com duas incógnitas: Como determinar soluções de equações do 1º grau com duas incógnitas; Gráfico das soluções de uma equação do 1º grau com duas incógnitas; Sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas: Soluções de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas; Métodos de resolução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas; Classificação de sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas, quanto ao número de soluções; Resolução de problemas que envolvem sistemas de equações; Sistemas com equações fracionárias. Revendo as inequações e sistemas de inequações do 1º grau: Sistemas de inequações.

5 5 GEOMETRIA ÂNGULOS, TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS. Ângulos opostos pelo vértice: Ângulos formados por duas retas concorrentes. Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo: Relação que envolve as medidas dos ângulos internos e externos de um triângulo. Ampliando o estudo dos triângulos: Características de um triângulo; Elementos de um triângulo; Condição de existência de um triângulo; Relação entre lados e ângulos de um triângulo; Figuras congruentes e congruência de triângulos; Mediana, bissetriz e altura de um triângulo; Mediatriz de um segmento de reta e circuncentro de um triângulo. Ampliando o estudo dos quadriláteros: Características de um quadrilátero convexo; Paralelogramos; Trapézios. ÂNGULOS, TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS. Ângulos opostos pelo vértice: Ângulos formados por duas retas concorrentes. Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo: Relação que envolve as medidas dos ângulos internos e externos de um triângulo. Ampliando o estudo dos triângulos: Características de um triângulo; Elementos de um triângulo; Condição de existência de um triângulo; Relação entre lados e ângulos de um triângulo; Figuras congruentes e congruência de triângulos; Mediana, bissetriz e altura de um triângulo. Ampliando o estudo dos quadriláteros: Características de um quadrilátero convexo; Paralelogramos; Trapézios. HISTÓRIA 1. A expansão marítima europeia. 2. Conquista da América e a Montagem do Sistema Colonial (Texto complementar). 1. Formação dos Estados Nacionais: O que é um Estado Nacional; O que é uma monarquia absolutista; A construção do Estado absolutista; Os interesses da burguesia; Estado absolutista = Estado feudal; Pensadores do absolutismo: Bodin, Hobbes, Bossuet, Maquiavel, Morus.

6 6 1.2 Mercantilismo: Origem e significado; Controle do Estado na economia; Princípios: metalismo, balança comercial; favorável, protecionismo alfandegário; Práticas: Manufaturas, monopólio, colônias, corsários. COORDENAÇÃO 2. A expansão marítima e comercial europeia: Situação europeia nos séculos XIV e XV; As grandes navegações: pioneirismo, interesses e sucessos portugueses; A Espanha, Colombo e a América; Tratado de Tordesilhas; Cabral e o Brasil. 3. A conquista da América: (Texto Complementar A montagem do Sistema Colonial): Conquista, exploração, dominação; Difusão e desdobramentos; Encontros e desencontros de culturas; A montagem do sistema colonial: Diferenças de colonização: Exploração e povoamento. GEOGRAFIA Esquemas de aula + resumos dos alunos. Atividades impressas 01 e 02. Continente Americano (Unidade 2 / Capítulo 2) p. 42 a 51; 54 a 61. Slides: Continente Americano. INGLÊS 1. Continente Americano (aspectos gerais, divisão regional, povos pré-colombianos, colonização europeia, aspectos físicos) p. 42 a 51; 54 a América Anglo-Saxônica (Canadá e EUA). 3. África (aspectos gerais, divisão regional, aspectos físicos, povoamento, colonização europeia, descolonização) p. 126 a 134; 136 a 138; 142 a África (população, etnias, condições de vida, conflitos e refugiados) p. 154 a 160; 162 a 167; 168 A 175). 1. Futuro Simples. 2. Futuro Going to. 3. Frist conditional. 4. A lot of / a few / a little. 5. How much / How many. 1. Simple past. 2. Past continuous. 3. Reflexive pronouns. 4. Graus dos adjetivos: Comp. de igualdade; Comp. de superioridade; Superlativo. 5. Simple Future. 6. Future Going to.

7 7 ESPANHOL 1. Gêneros cinematográficos 2. Condicional simples 3. Los aparatos y accesorios 4. El acento diacrítico 1. Interpretación de texto. 2. Conjunciones Y, E/O, U. 3. Acentuación. 4. Los Numerales. 5. Futuro y condicional. 6. Condicional Simples. CIÊNCIAS 1. Sistema digestório e saúde (cap. 5). 2. Sistema respiratório (cap. 6). 3. Sistema circulatório e imunológico (cap. 7). 4. Sistema excretor (cap. 8). Visão geral do corpo humano e das células. Reprodução humana. Sistema digestório, circulatório e respiratório.

8 8 COORDENAÇÃO OBSERVAÇÕES: 1. Será beneficiado com critério de aproximação para 21 pontos o aluno com valores relacionados com a aprendizagem que totalizem 20,5 pontos (vinte inteiros e cinco décimos) ficando liberado da prova final. Caso o aluno precise fazer a prova final, o cálculo do valor necessário será feito seguindo a seguinte fórmula: P.F= 50 (M.C. x 7,0) = PONTOS NECESSÁRIOS. 3 P.F = PROVA FINAL M.C = MÉDIA DE CURSO (média aritmética das três unidades). 2. Sobre o Conselho de Classe: A função do Conselho de Classe é referendar o resultado obtido pelo aluno, em cada disciplina, e avaliar o seu desempenho. Todos os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente pelo Conselho de Classe. Ao propor alguma aproximação, o Conselho de Classe avalia, principalmente, se o aluno adquiriu prérequisitos necessários naquela disciplina, além de considerar o empenho, interesse, participação e frequência do aluno, demonstrados durante o curso. Encerrado o Conselho de Classe o resultado apenas pelo Serviço de Orientação torna-se oficial. 3. Resultados: 25/11/16 (6ª feira) 10 horas III UNIDADE. 05/12/16 (2ª feira) 11 horas Resultado das Provas Finais, requerimento de revisão de provas. 05 e 06/12/16 (2ª e 3ª feira) Revisão de prova e inscrição para recuperação. 4. Sobre a Revisão das Provas Finais: Os professores só poderão atender os casos de revisão de provas no dia e horário determinados. As provas poderão ser revisadas por qualquer professor do respectivo Departamento. A revisão é apenas da Prova Final, exclui testes e provas de outras unidades, inclusive testes e provas da 3ª unidade. A revisão de provas só poderá ser feita entre ALUNO e PROFESSOR. 5. Data da matrícula para os alunos aprovados: 12/12/2016 (2ª feira) 6. Início da recuperação 07/12/16 (4ª feira)

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Carla Vasconcellos Produção de Leitura. Seleção de ideias

Leia mais

RECUPERAÇÃO FINAL 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

RECUPERAÇÃO FINAL 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO RECUPERAÇÃO FINAL 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR LITERATURA Interpretação de texto. GRAMÁTICA LIVRO: GRAMÁTICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Seção:

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa Professora:

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Caro aluno, srs. Pais e Mães: CALENDÁRIO E CONTEÚDO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Segundo Jorge Larrossa, Quando fazemos coisas com as palavras, do que se trata é de como damos sentido ao que somos e

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO FINAL

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO FINAL ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2018 8º ano DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO Interpretação de texto (tipologia narrativa) vol 2, páginas 12 a 69 Interpretação de charges, cartuns e textos publicitários

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO OFICINA CALENDÁRIO E CONTEÚDO. Caro aluno, srs. Pais e Mães: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 CALENDÁRIO E CONTEÚDO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Caro aluno, srs. Pais e Mães: Segundo Jorge Larrossa, Quando fazemos coisas com as palavras, do que se trata é de como damos sentido ao que somos e

Leia mais

Gênero carta aberta: - organização do texto escrito; - organização de ideias; - leitura e interpretação dos textos e da proposta de produção;

Gênero carta aberta: - organização do texto escrito; - organização de ideias; - leitura e interpretação dos textos e da proposta de produção; LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de gêneros textuais diversos. Gramática: Análise sintática do período simples: - Sujeito e predicado. - Transitividade. - Complementos verbais. - Adjuntos adverbiais.

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Ciências Plantão. 7h10 às 8h40. Rafael 12/12 Português Plantão. 8h40 às 10h10

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Ciências Plantão. 7h10 às 8h40. Rafael 12/12 Português Plantão. 8h40 às 10h10 São Paulo, de dezembro de 2018. Avaliação Final - 7º. ano - Manhã e Tarde - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Após o fechamento das médias trimestrais, identificaremos quais alunos deverão realizar

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO 1 CALENDÁRIO E CONTEÚDO 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Prezadas Famílias, Segundo Jorge Larrossa, Quando fazemos coisas com as palavras, do que se trata é de como damos sentido ao que somos e ao que nos acontece,

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA 2017 O processo seletivo do Colégio Vital Brazil tem por objetivo conhecer a atuação do aluno no processo

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 6º ANO - 28/ 11/ 2014 - Propriedades do ar; - Ar e os seres vivos; - Poluição do ar; - Ar e a saúde humana. 6º ANO B - 28/ 11/ 2014 - Capítulos

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras.

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras. Conteúdos da Recuperação Final 6º s Anos Inglês: Livro, páginas: 16 a 20, 21 a 26, 28 a 40, 42 e 43. I 44 a 53, 56 a 59, 62 a 68, 70 e 71. II 72 a 82, 84 a 95, 98 e 99. Arte Pesquisa sobre Cildo Meireles

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2019

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2019 1 LIVRO DE CONTEÚDO 6º ANO - 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2019 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Direção Pedagógica: Jacqueline Santana Pinto Coordenadora Pedagógica: Aline Dias Fraternidade:

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2016

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2016 PORTUGUÊS Professora Márcia Vieira Compreensão e interpretação de textos. (Novo Acordo Ortográfico) Acentuação gráfica Processamento silábico/número e tonicidade-substantivos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

Universo Da Matemática Mundo do Marcão Fase 1

Universo Da Matemática Mundo do Marcão Fase 1 Universo Da Matemática Mundo do Marcão Fase 1 Missão 1 Monômios: Definição Definição De Monômio Partes De Um Monômio Missão 2 Monômios: Classificação Grau De Um Monômio Grau De Um Monômio Em Relação A

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano 6º Ano Cap. 05 pg. 28 31 Substantivo e verbo. Cap. 08 pg. 47 50 Artigo e substantivo. Cap. 10 pg. 60 Foco Narrativo.

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial Substantivo (identificação, flexão e classificação); 6ºA Artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva (identificação e classificação); Divisão silábica e ortografia; Acentuação gráfica; Português

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 8º ano

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 8º ano ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 8º ano Matemática Professor Bruno Baraldo Álgebra e aplicações na Geometria Plana Resolução de equações do primeiro grau; Resolução de sistemas de duas equações e duas incógnitas;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA 2018 O processo seletivo do Colégio Vital Brazil tem por objetivo conhecer a atuação do aluno no processo

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1 CALENDÁRIO E CONTEÚDO 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Prezadas Famílias, Segundo Jorge Larrossa, Quando fazemos coisas com as palavras, do que se trata é de como damos sentido ao que somos e ao que nos acontece,

Leia mais

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%)

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%) 6º s Anos O tempo meteorológico e o clima da terra. O relevo e o solo da terra. Advérbio. Modos verbais Operação com números naturais. Múltiplos e divisores. Verbos regulares en presente. There to be (there

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7.

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões da prova quanto aos seguintes temas: NÚMEROS 1. Decomposição de um número natural em diferentes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Força Máxima para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B 1º SEMESTRE

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B 1º SEMESTRE S DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Semestral, encaminhamos o calendário de conteúdos das

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014 6º ANO - 05/ 12/ 2014 - Pinturas; - Técnicas de pinturas; - Aquarela; - Tempera; - Óleo; - Afresco; - Pintura na pré - historia; - Pintura no renascimento; *

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015

RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015 02 C A M RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015 Capítulo 3: O território brasileiro e suas regiões Capítulo 5: A distribuição da população brasileira Capítulo 6: O espaço rural brasileiro

Leia mais

Ano: 8º Turma: 801/802/803

Ano: 8º Turma: 801/802/803 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2010 Disciplina: Matemática Educador : Paulo Roberto Ano: 8º Turma: 801/802/803 Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Arte Aula. Ateliê 25/11 Geografia Aula. 14h40 às 16h ª feira Espanhol Aula.

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Arte Aula. Ateliê 25/11 Geografia Aula. 14h40 às 16h ª feira Espanhol Aula. Recuperação Paralela - º. Trimestre - 7º. ano - E. Fundamental II - Tarde Prezados Pais e Alunos, São Paulo, 2 de novembro de 2016. Chegamos ao final do terceiro trimestre letivo de 2016. Após o fechamento

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala História Aula /12 Geometria Aula. 01 2ª feira Produção de texto Aula 10h30 às 12h

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala História Aula /12 Geometria Aula. 01 2ª feira Produção de texto Aula 10h30 às 12h Recuperação Paralela - 3º. Trimestre - 7º. ano - E. Fundamental II - Manhã Prezados Pais e Alunos, São Paulo, 26 de novembro de 28. Chegamos ao final do terceiro trimestre letivo de 28. Após o fechamento

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Português Ao final do 6 ano: Leitura, interpretação e compreensão dos diversos textos que circulam na sociedade: - inferir

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 2ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 2ª Parcial Substantivo, artigo, numeral, pronome, adjetivo, locução adjetiva e verbo (identificação, flexão); Determinante do substantivo; Frase (identificação e classificação); Português 26/09 Divisão silábica e

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA- 7 ANO. PROFESSORA- LÍCIA DIAS / Bianca Ribeiro

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA- 7 ANO. PROFESSORA- LÍCIA DIAS / Bianca Ribeiro ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA- 7 ANO PROFESSORA- LÍCIA DIAS / Bianca Ribeiro TEMA DA Iª UNIDADE: Direitos humanos e Relações humanas TIPOLOGIA: Narrativa Cap. 1 Leitura:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

COLÉGIO MARIA IMACULADA CNPJ: / SHIS QI 05 Chácara 72 Lago Sul Tel.: (61) Fax: (61) Brasília DF

COLÉGIO MARIA IMACULADA CNPJ: / SHIS QI 05 Chácara 72 Lago Sul Tel.: (61) Fax: (61) Brasília DF CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (1º e 2º Períodos / 2013) 27/06 a 05/07 ARTES 6º Ano Módulo 02 - Arte para embelezar Módulo 04 Arte e espiritualidade 7º Ano Módulo 02 A forma Módulo 04 A cor 8º Ano Módulo

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO DATA 03/12 (sábado) 05/12 (2 a feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira) 10/12 (sábado) Componente Curricular

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 4ª Etapa / 1ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 4ª Etapa / 1ª Parcial Matemática 1º/11 Geografia Ciências 09/11 05/11 Redação 31/10 6ºA 30/10 6ºA Classes gramaticais (todas estudadas); Acentuação gráfica; Determinante do substantivo; Verbo (identificação e flexão); Interpretação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 Caros Responsáveis e Alunos, Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa 8º Ano Recuperação Final. Roteiro de Estudo Revisão / Recuperação

Disciplina: Língua Portuguesa 8º Ano Recuperação Final. Roteiro de Estudo Revisão / Recuperação Disciplina: Língua Portuguesa 8º Ano Recuperação Final Professor(a): Anatula da Silva Axiotelis Denotação vs. conotação. Figuras de linguagem: metáfora, comparação, personificação, hipérbole, antítese,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2018

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2018 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2018 Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Responsáveis e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas

Leia mais

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017 6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS

Leia mais

Números reais (Unidade 1). Números reais (Unidade 1).

Números reais (Unidade 1). Números reais (Unidade 1). MATEMÁTICA Números reais (Unidade 1). Raiz quadrada (extração de raiz quadrada aproximada) reais (Unidade 2). Raiz quadrada (extração de raiz quadrada por decomposição em fatores primos) (Unidade 2). Cálculo

Leia mais

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II A prova de Língua Portuguesa para todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio conterá questões relativas a Interpretação

Leia mais

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. SELEÇÃO 2018-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - ano 2018 Período: 28 de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO FINAL ENSINO FUNTAMENTAL II º ANO

ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO FINAL ENSINO FUNTAMENTAL II º ANO ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO FINAL ENSINO FUNTAMENTAL II - 2017 6º ANO Prezado Responsável, Segue abaixo as datas e horários da recuperação final: DATAS E HORÁRIO DAS PROVAS 09/01/18 GEOGRAFIA E INGLÊS

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE Datas das Trimestrais. Língua Portuguesa 14/08/2018 15/08/2018 16/08/2018 17/08/2018 20/08/2018 21/08/2018 22/08/2018 11/08/2018 Data

Leia mais

Palavra da Direção. Datas finais para 2013

Palavra da Direção. Datas finais para 2013 Palavra da Direção Caros estudantes rosarienses! Na proposta de educação do Colégio Marista Rosário há o cuidado com você. Com esse intuito apresentamos um calendário para o final de ano escolar 2013.

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Alunos novatos: Período de inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 O Colégio Madre Teresa está disponibilizando os conteúdos que serão avaliados no Concurso de Bolsa de 2019. Abaixo, você encontrará tudo que precisa estudar

Leia mais

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre.

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. COLÉGIO NOVO ATENEU 19/10/2012 Srs. Pais ou Responsáveis Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1. Atividades diferenciadas 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS - RECUPERAÇÃO SEMESTRAL- 1º A 05 DE JULHO DE 2019

CALENDÁRIO DE PROVAS - RECUPERAÇÃO SEMESTRAL- 1º A 05 DE JULHO DE 2019 CALENDÁRIO DE PROVAS - RECUPERAÇÃO SEMESTRAL- 1º A 05 DE JULHO DE 2019 Prezados pais e/ou responsáveis e alunos do 6º ano, Com o objetivo de recuperar as notas abaixo da média, encaminhamos as datas e

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais.

Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais. ROTEIRO RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE 6º ANO Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais. -Angulo; -Porcentagem; -Problemas envolvendo porcentagem;

Leia mais

Brasília-DF, dezembro de 2012.

Brasília-DF, dezembro de 2012. COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 3248 4768 SITE: www.cmidf.com.br Brasília-DF, dezembro de 2012. ARTE Os exemplos de vida falam com mais clareza

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 8º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE ESPANHOL RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS. 8 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA ESPANHOL DATA: 06/12/2016

RECUPERAÇÃO DE ESPANHOL RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS. 8 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA ESPANHOL DATA: 06/12/2016 C A M 03 04 C A M RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS RECUPERAÇÃO DE ESPANHOL 1 a PROVA CIÊNCIAS DATA: 09/12/2016 Sistema Respiratório Sistema Circulatório Sistema Nervoso Órgãos dos Sentidos (livro, matéria do caderno

Leia mais

Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: 1ª ETAPA/2016 Caro(a) estudante, Você está recebendo o roteiro de estudos para as Avaliações da 1ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 3º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 8º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo. mencionados.

ENSINO FUNDAMENTAL II 3º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 8º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo. mencionados. ENSINO FUNDAMENTAL II 3º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 8º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo 1. Interpretação e análise de texto. 1. Caderno (registros de sala 2. Gênero crônica:

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. EDITAL 001/2019 SELEÇÃO 2019-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - Ano 2019

Leia mais

Verbo: elementos formadores do verbo: radical, vogal temática, desinência Modo indicativo.

Verbo: elementos formadores do verbo: radical, vogal temática, desinência Modo indicativo. LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO A E B (PROFESSORA ANA MARIA) Língua e linguagem tipos de linguagem: verbal e não verbal. Denotação e Conotação. Gênero textual: fábula características. Norma culta e coloquial.

Leia mais