CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA"

Transcrição

1 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA

2 MULTIMÉDIA

3 MULTIMÉDIA Conceito - Utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem. - Cruzamento de cinco indústrias: 1) Computação 2) Telecomunicações 3) Edição 4) Electrónica áudio e vídeo de consumo 5) Televisão/Cinema/Difusão

4 MULTIMÉDIA

5 MULTIMÉDIA

6 Está9cos Estes são cons9tuídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, como textos e gráficos. Dinâmicos Estes também designados por temporais ou con5nuos, referem se aos 9pos de informação mul9média cuja apresentação exige uma reprodução con5nua à medida que o tempo passa (áudio, vídeo, animação).

7 ESTÁTICOS Os tipos de média estáticos são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, e apenas variam da sua dimensão espacial. Exemplos: Os parágrafos, os modelos e os conjuntos de pixéis são estruturas de representação de, respec9vamente, texto, gráficos vectoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial.

8 ESTÁTICOS TEXTO O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador, pois é uma das formas principais da comunicação assíncrona. Exemplos: Livros, revistas, jornais, mensagens por SMS ou correio electrónico.

9 ESTÁTICOS TEXTO A apresentação do texto pode ter três formas possíveis: 1 - Texto não-formatado (plain text) é apenas o conjuntos de caracteres (character ser). 2 - Texto formatado (rich text) a aparência do texto é mais rica, e existem vastas fontes e dimensões para os caracteres. 3 - Hipertexto Este formato de representação permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto

10 IMAGENS As imagens e gráficos podem subdividir-se em dois tipos: Imagens Bitmap Imagens Vectoriais São imagens mais simples do que os modelos gráficos, pois ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis porque do modo como se representam (matrizes de pixéis) não contém informação estrutural. As imagens são cons=tuídos por linhas e curvas definidas matema=camente, assim pode se manipular com facilidade as formas ou objectos desenhados sem perda de informação.

11 DINÂMICOS Os tipos de média dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, como o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico Exemplos: Os vídeos e áudio podem ser lidos a par9r do princípio ou meio do ficheiro, podem ser colocados em standby. O u9lizador pode optar por visionar um conteúdo antes de outros, acelerar ou reduzir o tempo de leitura.

12 DINÂMICOS AUDIO Áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. Formato analógico corresponde ao áudio gravado em suportes (cassetes, discos de vinil) e sinal analógico (electromagnético). Formato digital corresponde ao áudio captado ou convertido (digitalizado) para linguagem binária. Corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.

13 DINÂMICOS VÍDEO Vídeo corresponde ao movimento sequêncial de um conjunto de imagens, conhecidas por frames ou fotogramas. O número de imagens apresentadas por segundo designa-se por frame rate. Formato analógico corresponde ao video gravado em suportes (cassetes) e sinal analógico (electromagnético). Formato digital corresponde ao vídeo captado ou convertido (digitalizado) para linguagem binária. Corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.

14 DINÂMICOS ANIMAÇÃO Animação corresponde ao movimento sequêncial de um conjunto de imagens ou gráficos, no formato digital, que sofrem alterações ao longo do tempo. Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador através de software específico. 3D StudioMax Cinema 4D Macromedia Flash

15 ORIGEM DOS MEDIA CAPTURADOS: A partir do exterior para o interior do computador. SINTETIZADOS: Produzidos no interior do computador MODOS DE DIVULGAÇÃO DOS MEDIA ONLINE: Disponibildiade imediata através de uma rede informática local ou de um conjunto de redes tal como a WWW. OFFLINE: Disponibilidade através de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital, como CDs e DVDs.

16 LINEARIDADE E NÃO LINEARIDADE Linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de acções pré-programadas. Por outro lado a nãolinearidade é a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção. Exemplos: Linearidade: Um espectador que assiste a um programa de tv, apenas pode alterar o volume, o contraste, cor, etc.. Não Linearidade: O u9lizador de um CD ao seleccionar as informações que pretende consultar de acordo com os seus objec9vos está a interagir com o desenrolar da acção.

17 TIPOS DE PRODUTOS MULTIMÉDIA BASEADOS EM PÁGINAS: Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial (semelhante à utilização nos media tracional como revistas, livros e jornais). BASEADOS NO TEMPO: Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação. Também há uma preocupação organizacional assente no espaço e na interacção com os outros media.

18 REPRESENTAÇÃO ANALÓGICA No processo de gravação analógico, em fita magnética, uma corrente eléctrica magnetiza uma fita de um determinado metal (ferro nas k7's Tipo I ou crómio nas k7's Tipo II) e um íman detecta as bandas magnéticas para sua reprodução. No caso das ondas sonoras estas são vibrações mecânicas com uma frequência variável. Frequência é o n.º de compressões num certo período de tempo. Quando esse período de tempo é 1 segundo a frequência mede-se em hertz (Hz).

19 REPRESENTAÇÃO ANALÓGICA Um sinal analógico pode ser representado num gráfico bidimensional onde o eixo horizontal representa a passagem do tempo e o vertical a variação de pressão. Este género de gráfico pode fornecer várias informações sobre o som ou sobre a imagem.

20 REPRESENTAÇÃO DIGITAL Os sinais digitais que circulam nos circuitos electrónicos de um computador são constituidos apenas por dois níveis de tensão eléctrica. Ao nível mais baixo é associado o valor lógico zero (0) e ao nível mais alto o valor lógico de um (1). Baseado no sistema de numeração binária, isto é, que utiliza apenas dois dígitos (0 e 1) é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. Nestes circuitos, o bit é a unidade mínima de informação de um sinal, podendo assumir o valor de 0 ou 1. A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de AMOSTRAGEM QUANTIZAÇÃO CODIFICAÇÃO

21 REPRESENTAÇÃO DIGITAL SINAIS O sinal analógico propaga-se de modo contínuo no tempo e no espaço. Para que seja representado no meio digital, o seu comportamento analógico (contínuo) tem que ser convertido numa série de valores discretos (descontínuos). Esses valores são números (dígitos) que representam amostras (samples em inglês) instantâneas. Isso é realizado por meio de um conversor analógico/digital (CAD). Se quisermos ouvir novamente o som ou ver a imagem, torna-se necessário que os sinais digitais representados por números binários sejam reconvertidos em sinais analógicos por meio de um conversor digital/analógico (CDA).

22 REPRESENTAÇÃO DIGITAL AMOSTRAGEM A conversão do sinal analógico para o digital é realizada por uma sequência de amostras da variação de voltagem do sinal original. Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico. Cada amostra é arredondada para o número mais próximo da escala usada e depois convertida em um número digital binário (formado por "uns" e "zeros") para ser armazenado.

23 REPRESENTAÇÃO DIGITAL QUANTIZAÇÃO Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é preciso quan=zar ou quan=ficar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito electrónico que efectua esta conversão designa se por conversor analógicodigital. Quan=zar um sinal significa atribuir lhe um determinado valor numa gama de níveis. Assim, por exemplo, um sinal com uma amplitude de 8,3 V poderia ser quan=zado para um valor inteiro acima ou abaixo dele. Devido a este arredondamento, origina se um erro de quan=zação resultante da diferença de amplitude entre o sinal quan=zado e o sinal real. CODIFICAÇÃO Os valores das amplitudes, depois de quan=zados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1. O quadro 1 apresenta os valores da quan=zação e da codificação do sinal analógico e o sinal digital ob=do do exemplo simples representado nas figuras 1, 2 e 3. Neste caso, para a codificação dos valores quan=zados foram u=lizados apenas quatro bits.

24 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA HARDWARE DISPOSITIVOS DE ENTRADA: Permitem uma comunicação no sen=do do u=lizador para o computador. DISPOSITIVOS DE SAÍDA: Permitem uma comunicação no sen=do do computador para o u=lizador.

25 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA HARDWARE DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA: Permitem uma comunicação em ambos os sen=dos do computador para o u=lizador e vice versa. DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO: Permitem guardar dados de uma forma permanente ou semi permanente. Podem ser magné=cos (Discos Rígidos, Bandas Magné=cas), semicondutores (cartões de memória, pen drives) ou óp=cos (laser CDs, DVDs).

26 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - CDs Formato / Descrição CD R Surgiram em 1990, procurando solucionar a necessidade de os u=lizadores gravarem os seus próprios CD. Permitem gravar dados apenas uma vez. Estes CD têm uma capacidade de gravação de 650 MB ou700 MB. CD RW Surgiram em 1995, permi=ndo a gravação e a regravação dos dados. Estes CD têm uma capacidade de gravação de 650 MB ou 700 MB. Mini CD A designação dos Mini CD é devida à dimensão do seu diâmetro de 8 cm, ao contrário dos CD, cujo diâmetro é de 12 em. Estes discos têm uma capacidade de gravação de 180 MB e com formatos R ou RW.

27 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - CDs

28 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - CDs CD Digital Áudio: O formato CD Digital Audio (CD DA) surgiu em 1982 e foi o primeiro formato de CD indicado para a gravação de áudio com muita qualidade. Este, quando surgiu, revolucionou a forma de gravação que, até à época, era realizada no formato analógico em discos de vinil e fitas magné=cas. Os sinais analógicos, ao serem gravados nestes CD, eram conver=dos em sinais digitais. Para a divulgação deste formato de CD contribuíram, na época, de forma determinante, as seguintes caracterís=cas: qualidade superior do áudio digital gravado, tamanho dos discos de 12 cm de diâmetro e capacidade para 74 minutos de música. CD Text: O formato CD Text é u=lizado para armazenar nos CD texto e áudio. Este texto pode consis=r em informação relacionada com os jtulos e os intérpretes das músicas. Actualmente, a maior parte das unidades de leitura CD DA, existentes no mercado, não suportam o formato CD Text. Estas unidades podem reproduzi los como se fossem CD de áudio, ignorando o texto. Para que isto não aconteça, é necessário u=lizar uma unidade de leitura CD DA modificada. Enhanceded Music CD: O formato Enhanced Music CD permite criar um CD com áudio e dados segundo uma nova concepção. Neste formato as pistas de áudio vão ser gravadas no início do CD e as pistas de dados no fim. Super Audio CD: O formato Super Audio CD (SACD) resultou de mais uma parceria entre a Sony e a Philips. Este formato reúne boas caracterís=cas de um padrão de som digital, porque aperfeiçoa a frequência de amostragem e o nível de quan=zação do sinal, melhorando a gravação e a reprodução dos sinais digitais. Para além da qualidade sonora, também a quan=dade de informação aumentou em relação aos outros CD.

29 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - CDs CD ROM XA: O formato CD ROM XA (Campact Disc Read Only Memary Extended Architecture) é uma melhoria introduzida pela Sony, Philips e Microsom em 1988, permi=ndo a intercalação (interleaving) de dados de áudio, texto e imagem num disco óp=co mul=média. Os leitores do formato CD ROM XA podem ser u=lizados como periféricos do computador. Photo CD: O formato Photo CD cons=tui a base para a criação de um suporte alterna=vo às fotografias e aos slides convencionais, tornando possível o seu armazenamento no formato digital em discos CD R. Os CD s, neste formato, podem ser lidos em unidades de leitura Photo CD e visualizados na televisão ou em unidades de leitura CD ROM, CD ROM XA e visualizados no monitor do computador. Video CD: O formato Video CD (VCD) foi criado em 1993 pela Philips e JVC, de forma a permi=r armazenar filmes que pudessem posteriormente ser reproduzidos em computador. Este formato de CD é na realidade do =po CD ROM XA e pode comportar 74 minutos de áudio e de vídeo digitais, u=lizando a compressão MPEG 1. Super Video CD: O formato Super Video CD (SVCD) foi concebido para ser o sucessor tecnológico do formato Vídeo CD, no entanto, ao nível técnico está mais próximo do DVD do que do CD. Os CD s gravados no formato Super Vídeo CD contêm sequências de vídeo MPEG 2 e, u=lizando a qualidade mais elevada, podem conter cerca de 35 minutos de filme num disco padrão com 74 minutos de capacidade e armazenamento. CD Mul9ssessão: O formato CD Mul=ssessão tornou possível superar os inconvenientes do formato Disc At Once u=lizado inicialmente pelos CD R. Nestes, os dados eram gravados de uma só vez e numa única pista. Para concluir a gravação, o CD era fechado e não se podia acrescentar ou alterar dados ao seu conteúdo. Com o formato CD Mul=ssessão, os CD passaram a poder ser gravados em várias sessões e em momentos definidos pelos u=lizadores, até o disco ficar preenchido.

30 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - DVDs

31 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO - DVDs Formato / Descrição DVD R, +R: Permitem a gravação de dados apenas uma vez. Estes DVD podem ter as capacidades de 4.7 GB (SingleLayer) e 8,5 GB (Double Layer) no caso dos Singlesided e as capacidades de 9,4 GB (Single Layer) e 17 GB (Double Layer) no caso dos Dual sided. DVD RW, +RW: Permitem a gravação e regravação de dados e podem ser u=lizados para fazer cópias de segurança dos dados sem computadores pessoais. Estes DVD podem ter as capacidades de 4.7 GB (Single Layer) e 8,5 GB (DoubleLayer) no caso dos Single sided e as capacidades de 9,4 GB (Single Layer) e 17 GB (Double Layer) no caso dos Dual sided. DVD RAM: Permitem a gravação e regravação de dados de forma semelhante aos DVD RW, mas mais rapidamente do que estes. Estes DVD têm o disco protegido por uma estrutura de plás=co semelhante às u=lizadas nas disquetes. Os primeiros discos DVD RAM têm capacidades de 2,6 GB (Single sided) ou 5,2 GB(Double sided) Os discos DVD RAM, versão 2, têm capacidades de 4.7 GB (Single sided) ou 9,4 GB (Double sided). MINI DVD: A designação dos Mini DVD é devida à dimensão do seu diâmetro de 8 cm, ao contrário dos DVD, cujo diâmetro é de 12 cm Existem em dois formatos principais, Single Layer Single Sidee Dual Layer Single Side, com capacidades, respec=vamente, de aproximadamente 40 minutos de filme (11,46 GB) e de aproximadamente 75 minutos de filme (2,66 GB) O tamanho destes DVD tornou os mais adequados para determinados fins, como, por exemplo, no envio por correio de material mul=média relacionado com apresentações e vídeos tem aproximadamente o dobro da capacidade de um CD ROM, sendo, porém, mais leve.

32 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO ÓPTICO CDs e DVDs Estes formatos dos CD e dos DVD são descritos em documentos denominados livros e cons=tuem normas internacionais.

33 RECURSOS NECESSÁRIOS À CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA SOFTWARE DE CAPTURA E EDIÇÃO FUNÇÕES BÁSICAS ÁUDIO E VÍDEO

34 TEORIA DA INTERACTIVIDADE Prof Carlos Gomes ESSS MULTIMÉDIA TRABALHO 3 Trabalho de pesquisa de uma das seguintes temá9cas no âmbito do estudo dos Conceitos Básicos de Mul=média. Recolha sumária das principais caracterís=cas dos mesmos, com iden=ficação de todas as fontes bibliográficas consultadas, bem como de todos os elementos mul9média u=lizados. Entrega e apresentação dos conceitos teóricos, em ficheiro.ppt à turma, com duração compreendida entre minutos. Fevereiro Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sab. Dom C EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SUPORTES ÓPTICOS (CD e DVD; AUTORES, FORMATOS E FUNÇÕES) PRODUTOS MULTIMÉDIA: ESTUDO DE CASOS (Baseados no Espaço e Tempo; Online e Offline; Construção dos Mul=média) AVALIAÇÃO (70%) Profundidade da pesquisa efectuada; Capacidade de síntese e escolha; Originalidade na comunicação mul=média; AVALIAÇÃO (30%) Apresentação oral; A=tude crí=ca; Relevância do estudo e interesse suscitado pelo trabalho;

35 hup:// («The Central City») hup:// («Transfer») hup:// («Silent Cell Network») hup://copenhagen subs=tute.homepage.dk/ («Copenhagen Subs=tute») hup:// ir/play_h.html («Balle{kka Interne{kka: I llegallikka Robo{kka») hup:// («We Finns don t use Chains») hup:// man.info/gotofrisco~/net/pgouv.htm («Between Poets») hup:// («NikeGround»)

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2013/2014 AIB_U3A 1 Introdução ao multimédia digital Multimédia Etimologicamente, a palavra multimédia é composta por duas partes Media é o plural da

Leia mais

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA Objectivos 1 2 Objectivos Caracterizar os diferentes tipos de media existentes Definir o conceito de multimédia Diferenciar o conceito de multimédia Diferenciar

Leia mais

5. Tipos de produtos multimédia Baseados em páginas

5. Tipos de produtos multimédia Baseados em páginas 5. Tipos de produtos multimédia 5.1. Baseados em páginas 1 2 Baseados em páginas Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial

Leia mais

F Os tipos de média estáticos agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação.

F Os tipos de média estáticos agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Escola Secundária de Ribeira Grande plicações Informáticas º Período Ficha diag. 0 009 / 00 Curso Tecnológico de Informática Nome: Nº: Turma:.º G Cotação Classificação: Docente: 4 5 6 7 8 9 0 4 Total,4,5

Leia mais

Hardware. Dispositivos de armazenamento

Hardware. Dispositivos de armazenamento 1 Dispositivos de armazenamento Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semipermanente Estes dispositivos, de acordo com a tecnologia utilizada na leitura e escrita

Leia mais

UFCD:150. Setup de Gravação Digital

UFCD:150. Setup de Gravação Digital UFCD:150 Setup de Gravação Digital Trabalho de : Joaquim Vieira Formador: Paulo Cardoso Gravação Digital é o processo de conversão ou armazenamento de uma informação ou sinal analógico, numa sequência

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL Oficina de Multimédia B 2015-2016 Noção de Média Noção de Multimédia Noção de Multimédia Digital Tipos de produtos Multimédia O que significa MÉDIA? um meio - media - é o recurso técnico ou físico de conversão

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa Ano: 12º Turma: A e C Objetivos Conteúdos Estratégias/Actividades

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 1º PERÍODO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Aplicações Informáticas B 12º ano Ano Letivo de 2017/2018 Manual adotado: Porto Editora Aplicações Informáticas

Leia mais

Definição de Mídia. Em inglês: media Plural da palavra medium em Latim. Significa meio, centro Meio de distribuir e representar a informação

Definição de Mídia. Em inglês: media Plural da palavra medium em Latim. Significa meio, centro Meio de distribuir e representar a informação Definição de Mídia Em inglês: media Plural da palavra medium em Latim Significa meio, centro Meio de distribuir e representar a informação Tipos de Mídia Mídia de Percepção Como os humanos percebem a informação

Leia mais

API Aplicações Informáticas 12º ANO

API Aplicações Informáticas 12º ANO Planificação Anual 2017/2018 Ensino Secundário Curso Ciências e Tecnologias API Aplicações Informáticas 12º ANO 1 Unidade 1: Introdução à Programação Data Início/Final: 13 set 2017 a 15 dez 2017 52 aulas

Leia mais

API-B Aplicações Informáticas-B 12º ANO

API-B Aplicações Informáticas-B 12º ANO 401470 Escola Secundária Planificação Anual 2018/2019 Ensino Secundário Curso Ciências e Tecnologias API-B Aplicações Informáticas-B 12º ANO 1 Unidade 1: Introdução à Programação/ Unidade 2: Conceitos

Leia mais

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE 1 DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO Os dispositivos de armazenamento têm a capacidade de gravar informação e/ou dados para uso posterior. A gravação dessa informação pode ser feita a partir

Leia mais

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro Sistemas Multimédia Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia 2º Teste 2006/06/07 14:00h Duração: 2h00m GRUPO I (9 valores) 1. [3,5] Caracterize e compare os gráficos vectoriais com as imagens bitmap

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ MEMÓRIA SECUNDÁRIA MEMÓRIA PRINCIPAL Uma das principais características definidas no projeto de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1.º Período DISCIPLINA: Aplicações Informáticas B ANO: 12º CURSO: Ciências e Tecnologias/Socioeconómicas/Línguas e Humanidades Total de aulas Previstas: 36 Mês Setembro a Dezembro Unidades Temáticas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Aplicações Informáticas B 12º ano Ano Letivo de 2015/2016 Manual adotado: Porto Editora Aplicações Informáticas B

Leia mais

Uma introdução ao multimédia conceitos básicos

Uma introdução ao multimédia conceitos básicos Uma introdução ao multimédia conceitos básicos Março de 2004 - Versão 1.0 - direitos de autor estas transparências estão baseados no livro: Ribeiro, Nuno M., "Multimédia e Tecnologias Interactivas: Princípios,

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte I)

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso: Sistemas de Informação Multimídia Conceitos Básicos (Parte I) Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Tópicos Breve Histórico Tipos de Mídia Representação da

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Programação e Algoritmos I 1 o semestre

Programação e Algoritmos I 1 o semestre Programação e Algoritmos I 1 o semestre ISCTEM Março 2015 Docente: eng a Tatiana Kovalenko Assistente: eng o Darmite Meggi Aula Teórica 1 Tema 1. Introdução aos Computadores Conceitos básicos Informação

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo de Manuel da Fonseca

Escola Secundária com 3º Ciclo de Manuel da Fonseca Escola Secundária com 3º Ciclo de Manuel da Fonseca Exame a Nível de Escola Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de Outubro Prova Escrita Aplicações Informáticas B 11º Ano Curso Científico-Humanistícos

Leia mais

Tecnologias de Computadores. Pedro Pinheiro nº Alexandre Pontes nº Wilson Roque nº 27636

Tecnologias de Computadores. Pedro Pinheiro nº Alexandre Pontes nº Wilson Roque nº 27636 Tecnologias de Computadores Pedro Pinheiro nº 27019 Alexandre Pontes nº 27340 Wilson Roque nº 27636 Unidades ou drives de discos ópticos são dispositivos que lêem e, em alguns casos, também escrevem informação

Leia mais

Ano letivo 2016/2017. Planificação Anual. Disciplina: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B - Ano: 12º

Ano letivo 2016/2017. Planificação Anual. Disciplina: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B - Ano: 12º DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Ano letivo 2016/2017 Planificação Anual Disciplina: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B -

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 21110 SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 2009 Teste Formativo GRELHA DE RESPOSTAS Questões Alternativas A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 Leia atentamente as questões

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018 Período Domínios Conteúdos Objetivos/ Descritores 1º Período Programação Programação Conceitos fundamentais Reconhecer as limitações

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Objectivos n Conhecer os conceitos básicos relacionados com as TIC; n Caracterizar

Leia mais

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados.

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: 016/017 TURMAS: 7ºano Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. 1. Estabelece a correspondência

Leia mais

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-12/11/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina Programa de Aplicações Informáticas B / 12 º Ano Página 1 de 6 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina Introdução à Programação Introdução à Programação - Reconhecer as limitações

Leia mais

Analógico vs Digital

Analógico vs Digital Arquitectura de Computadores I Engenharia Informática (11537) Tecnologias e Sistemas de Informação (6616) Analógico vs Digital Nuno Pombo / Miguel Neto Arquitectura Computadores I 2014/2015 1 Os circuitos

Leia mais

Prova Escrita de Aplicações Informáticas B

Prova Escrita de Aplicações Informáticas B EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Aplicações Informáticas B 12.º Ano de Escolaridade Prova 703/2.ª Fase 11 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

Prova Escrita de Aplicações Informáticas B

Prova Escrita de Aplicações Informáticas B EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Aplicações Informáticas B 12.º Ano de Escolaridade Prova 703/2.ª Fase 11 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Capítulo 7 Multimídia

Capítulo 7 Multimídia Capítulo 7 Multimídia 7.1 Introdução à multimídia 7.2 Arquivos multimídia 7.3 Compressão de vídeo 7.4 Escalonamento de processos multimídia 7.5 Paradigmas de sistemas de arquivos multimídia 7.6 Alocação

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

O bater de mãos resultante numa onda sonora que rapidamente se desvanece, tal como se pode ver na figura.

O bater de mãos resultante numa onda sonora que rapidamente se desvanece, tal como se pode ver na figura. O que é o Som? Os sons resultam de alterações na pressão de ar, provocados pelas vibrações, e respectiva propagação. Caso não existisse atmosfera, não seríamos capazes de ouvir som, tal como acontece no

Leia mais

18/08/2015. Capítulo 1: Armazenamento de dados. Bits e padrões de Bit. Capítulo 1: Armazenamento de Dados

18/08/2015. Capítulo 1: Armazenamento de dados. Bits e padrões de Bit. Capítulo 1: Armazenamento de Dados Capítulo 1: Armazenamento de Dados Ciência da Computação: Uma visão abrangente 11ª edição Autor J. Glenn Brookshear Editora Bookman Copyright 2012 Pearson Education, Inc. Capítulo 1: Armazenamento de dados

Leia mais

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital Redes Multimídia 2016.2 Formatos de Áudio e Vídeo Digital Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software Utilização do Sistema Multimédia 5.2. Software Gravar som analógico para digital: Obter um conjunto de amostras de sinal analógico por segundo. Quanto maior é o nº de amostras/seg. maior é a fidelidade

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Representação da Informação José Gustavo de Souza Paiva Introdução Representação é feita na forma digital Por que? Sistemas Computacionais só manipulam dados digitais Dados digitais são mais fáceis de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES CURSO Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES CURSO Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES CURSO Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias DISCIPLINA: Aplicações Informáticas B Turma: 12ºA;12ºB;12ºC ANO 2010 /2011 COMPETÊNCIAS

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Universidade de Aveiro 1 Sumário Noção de filtro Conversão A/D Amostragem

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B 2006/2007 Grupo II 1. Defina o conceito de multimédia. 2. No quadro1, estabeleça a ligação entre os tipos de media e a sua classificação,

Leia mais

Nota: Unidades a lecionar:

Nota: Unidades a lecionar: Nota: A reforma do ensino secundário estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de Julho, adotou medidas que aumentaram a autonomia das escolas na gestão dos currículos. Esta autonomia da escola foi

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA TELEMÉDIA 2006/2007 Sumário O que é o multimédia Contextualização Tipos de informação multimédia Definição Tecnologias Multimédia Modelo de referência para as tecnologias

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA Sumário INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA TELEMÉDIA 2006/2007 O que é o multimédia Contextualização Tipos de informação multimédia Definição Tecnologias Multimédia Modelo de referência para as tecnologias

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DIGITAL

REPRESENTAÇÃO DIGITAL REPRESENTAÇÃO DIGITAL TELEMÉDIA 2006/2007 Sumário Representação Digital da Informação Sinais analógicos e sinais digitais Processo de digitalização Vantagens e desvantagens da digitalização Interactividade

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DIGITAL

REPRESENTAÇÃO DIGITAL Sumário REPRESENTAÇÃO DIGITAL TELEMÉDIA 2006/2007 Representação Digital da Informação Sinais analógicos e sinais digitais Processo de digitalização Vantagens e desvantagens da digitalização Apresentações

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Fita Magnética. Fita Magnética. Disco Magnético. Disco Óptico

Fita Magnética. Fita Magnética. Disco Magnético. Disco Óptico Relacionar os benefícios do armazenamento secundário. Identificar e descrever as mídias de armazenamento que estão disponíveis para computadores pessoais. Estabelecer a diferença entre os principais tipos

Leia mais

Informação-Prova de Aplicações Informáticas B Prova º Ano de Escolaridade

Informação-Prova de Aplicações Informáticas B Prova º Ano de Escolaridade ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO Informação-Prova de Aplicações Informáticas B Prova 303 2014 12º Ano de Escolaridade 1. Objeto de avaliação Temas/Conteúdos INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Introdução Linguagens

Leia mais

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A. UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.: 122928 Campo Grande, 27 de Maio de 2010 01. DEFINA SINAIS ANALOGICOS

Leia mais

Circuitos Digitais I. Notas de Aula

Circuitos Digitais I. Notas de Aula Introdução Introdução 2 Introdução Circuitos Digitais I Notas de Aula Introdução Circuitos/sistemas em geral: têm o objetivo de PROCESSAR alguma INFORMAÇÃO para depois executar uma ação ou tomar uma decisão.

Leia mais

Processamento Digital de Sinais:

Processamento Digital de Sinais: Processamento Digital de Sinais: Conceitos e Aplicações Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo IC-DSC-UFCG 1 Por que estudar PDS? 2 PDS Conceitos Básicos Sinais Padrões de variações que representam uma

Leia mais

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória.

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Aula 02 Principais componentes de hardware de um computador Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Hierarquia Memória Memória RAM Do inglês Random Access Memory (Memória de acesso aleatório

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

OFICINA DE MULTIMÉDIA B

OFICINA DE MULTIMÉDIA B OFICINA DE MULTIMÉDIA B Ficheiros de imagem Índice Manipulação - procedimentos 3 Captura 4 Visualização 5 Processamento 6 Armazenamento/compressão 7 Arquivos de imagem 9 Profundidade de bit e de cor 11

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de es Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente alternada para a corrente contínua para alimentar

Leia mais

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som Page 1 of 5 Parte 1: Conceitos básicos sobre o som por Miguel Ratton A contínua evolução dos sistemas de sonorização vem permitindo produzir cada vez melhor todos os níveis sonoros. Com a ampliação da

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

Modems Baud rate e Bit rate

Modems Baud rate e Bit rate Na aula passada......conceituação básica de fibras ópticas SSC-0144 Redes de Alto Desempenho 2010 Vantagens & desvantagens tipos atenuação medidas de desempenho usos de fibras processo de fusão Provinha

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Miguel Tavares Coimbra

SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Miguel Tavares Coimbra SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica Miguel Tavares Coimbra Para quê processar sinais? Processamento de Dados Dados Factos Mensuráveis Ausência de significado Processamento Informação Dados

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento.

Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento. Memórias Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento. O computador, além da memória principal, necessita

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Hélder Filipe Pinto de Oliveira

SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Hélder Filipe Pinto de Oliveira SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo Sinal e Imagem Médica Sinal Digital Processamento de Sinal Processamento de Imagem Sinal e Imagem na Medicina

Leia mais

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação Engenharia Civil Representação da Informação Introdução à Computação Sumário Retomada... Representação de informação Bit, byte Conversão numérica Exercício Referência link na página 2.2.1 O bit, o byte,

Leia mais

31/10/2014. Prof. Fabiano Taguchi. (66) ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas

31/10/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  (66) ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas 1 SINAL? - Variação de grandeza física - Pode ser manipulado, gravado

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Memórias Parte 2 Aula 4 Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Memórias Secundárias Hierarquia de Memórias

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03 Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber O QUE É BIT E BYTE? Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0,

Leia mais

DSP (Conversão AD/ DA) Processo de conversão AD. Processo de conversão AD. Current A/D technology (cont.) Currente tecnologia A/D

DSP (Conversão AD/ DA) Processo de conversão AD. Processo de conversão AD. Current A/D technology (cont.) Currente tecnologia A/D DSP (Conversão AD/ DA) Conversão Analógico-> Digital Aula 3 Por Manoel Eusebio de Lima Centro de Informática - UFPE Processo de conversão AD Processo de conversão AD Amostragem do sinal de entrada (limitado

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

PLANIFICAÇÃO LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO LONGO PRAZO PLANIFICAÇÃO LONGO PRAZO INFORMÁTICA ANO LETIVO 01/017 Curso Vocacional do 3º Ciclo.º ANO Módulos Horas Letivos 5 Período Semanas Data 5 - Processador de texto 30 0 1.º 7 Setembro/Outubro - Apresentações

Leia mais