Aula Prática no 8. Tema: Ortoscopia III: Observação dos Minerais a Nicóis Cruzados: Birrefringência, Sinal de Elongação e Espessura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Prática no 8. Tema: Ortoscopia III: Observação dos Minerais a Nicóis Cruzados: Birrefringência, Sinal de Elongação e Espessura."

Transcrição

1 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.1 Aula Prática no 8 Tema: Ortoscopia III: Observação dos Minerais a Nicóis Cruzados: Birrefringência, Sinal de Elongação e Espessura. Birrefringência Um raio de luz polarizado ao atravessar um mineral anisotrópico, orientado adequadamente, sofre o fenômeno da dupla refração, com o aparecimento de dois raios refratados, um rápido (r) e outro lento (l), cujas velocidades são inversamente proporcionais aos índices de refração associados àquela seção do mineral. A diferença numérica entre os valores destes dois índices de refração, recebe o nome de Birrefringência. A cor de interferência apresentada por um certo mineral anisotrópico, que corresponde a diferença de percurso ou atraso (Δ) entre os raios rápido e lento que deixam o mineral, é função de sua espessura (e) e da diferença entre os índices de refração associados a seção considerada, ou birrefringência (N-n): Δ=. e ( N - n ) 1 Assim fica evidente que para uma mesma espécie mineral, com espessura constante, a birrefringência por ele apresentada dependerá unicamente, de sua orientação óptica. A birrefringência de um mineral (N-n) pode variar de zero até um valor máximo. Ao valor máximo da diferença de percurso ou atraso, Δ, corresponderá a maior diferença entre os índices de refração (N-n), que é chamada de birrefringência máxima (δ), que é aquela listada nos livros texto, designada apenas por birrefringência, ou δ. Observe que: Nos minerais uniaxiais, a birrefringência, δ será a diferença entre nε e nω, de tal forma que o resultado seja sempre um número positivo. Assim, minerais uniaxiais com sinais ópticos: positivos, onde nε > nω, δ= nε - nω: negativos, onde nω > nε, δ= nω - nε Nos minerais biaxiais, onde nγ > nβ > nα, a birrefringência δ será sempre: nγ - nα. Determinação da birrefringência A Lâmina é uma seção delgada de uma rocha denominada jacupiranguito (o mesmo que piroxenito: augita e magnetita), de espessura constante e igual a 0,03 mm. Observe que os diferentes cristais de augita, apresentam cores de interferência diferentes. Identifique o cristal que apresenta o máximo atraso Δ, ou seja escolha o cristal que apresenta a maior cor de interferência comparada a dos demais cristais também de augita.

2 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.2 Baseado em suas observações, preencha o quadro abaixo: Cor de Interferência Máxima Ordem Atraso Δ, em mμ Utilizando-se novamente da carta de cores e lembrando que a espessura da seção em análise é uniforme e igual a 0,03 mm, determine a birrefringência do mineral, conforme mostra o exemplo abaixo. Exemplo: Supondo que Δ= 540 mμ e a espessura (e) de 0,03 mm: Utilizando da carta de cores: na ordenada, trace uma linha horizontal em 0,03 mm. No das abcissas, uma linha vertical a partir de 540 mμ. Onde estas duas linhas se cruzarem, trace uma linha que sai da origem passando por este ponto até atingir o eixo da birrefringência, onde se lê o valor 0,018, conforme mostra a figura abaixo: ou então utilizando-se da expressão : Δ = e( N n) Δ = ( N n) e 540x10 ( N n) = 0,03 6 = 0,018 Voltando ao exemplo da lâmina : A birrefringência (N-n) do mineral augita, presente na seção delgada de espessura aproximada de 0,03 mm é igual a: Observe a tabela abaixo que mostra a convenção dos valores de birrefringência mais comumente usada: Nomenclatura Intervalo numérico da birrefringência (N-n) Cor de interferência observada para espessura de 0,03 mm Exemplos Fraca 0 0,010 cinza claro, branco, amarelo 1 a ordem quartzo (0,009) apatita (0,003) Moderada 0,010 0,025 vermelho 1 a ordem até verde de 2 a ordem augita (0,025) cianita (0,016) Forte 0,025 0,100 da segunda ordem superior até cores de 5 a ordem zircão (0,062) talco (0,040) Muito Forte 0,100 0,200 acima da 5 a ordem calcita (0,172) Extrema > 0,200 Ordens superiores rutilo (0,2885)

3 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.3 Determinação da espessura de um cristal Quando se conhece a birrefringência de um certo mineral, pode-se determinar sua espessura, através da carta de cores ou da expressão. As seções delgadas de rochas possuem uma espessura constante para todos os minerais que a constituem. Quando se quer avaliar se uma lâmina de fato está com sua espessura correta, ou seja 0,03 mm, um mineral com birrefringência conhecida é escolhido 1. Como a cor de interferência de um mineral é função de sua espessura (e), para se determinar a espessura, escolhe-se um cristal do mineral conhecido que apresente cor de interferência máxima, pois este também terá birrefringência máxima. Escolhido o cristal e determinada a sua cor de interferência, localiza-se a sua birrefringência na parte superior da carta de cores, ou seja, tem-se determinada uma linha vertical (Δ) e outra diagonal (N-n). Na intersecção destas duas linhas, transportada horizontalmente para o eixo das ordenadas (ou espessuras), lê-se a espessura do cristal, conforme mostra a figura abaixo. Ex. Mineral Quartzo, cor de interferência máxima cinza de 1 a ordem, = 225 mμ e (N-n)= 0,009: Através da expressão Δ e = ( N n) e = 225x10 0,009 6 então e= 0,025 mm Verifique a espessura da lâmina , arenito silicificado, utilizando-se do quartzo que tem birrefringência igual a 0, Normalmente este mineral é o quartzo devido a sua abundância nos diferentes tipos de rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares) e da constância de sua composição química (SiO2). Como conseqüência sua birrefringência é praticamente constante e igual a 0,009.

4 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.4 Para isso determine um cristal que possua cor de interferência máxima, Δ que é: ou mμ (cor de interferência observada no microscópio) (valor numérico desta cor) Represente agora estes dados na carta de cores abaixo: E então, a espessura do cristal de quartzo e, por conseguinte, da lâmina é de mm Determinação das direções de vibração dos raios lento e rápido dos minerais com o uso dos compensadores Como discutido anteriormente, um raio de luz ao atravessar um mineral divide-se em dois, denominados de raios lento e rápido, cujas velocidades são inversamente proporcionais aos índices de refração destas direções. Quando o mineral é levado à posição de extinção, as direções de vibração dos raios lento e rápido (ou simplesmente as direções privilegiadas do mineral), coincidirão com aquelas do polarizador e analisador. Girando-se 45 o a partir da posição de extinção, o mineral está na posição de máxima luminosidade (ou iluminação) e suas direções privilegiadas estarão paralelas ou subparalelas àquelas do compensador. Com a introdução do compensador, estando o mineral na posição de máxima luminosidade, dois fenômenos podem ocorrer:

5 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.5 1- Adição das Cores de Interferência: ou seja, há um aumento na diferença de caminhamento, Δ, promovida pelo mineral e consequentemente, será observada uma cor de interferência de ordem superior a aquela verificada antes da introdução do compensador. Nesta situação, os raios lento e rápido do mineral coincidem, respectivamente com os raios lento e rápido do compensador. 2- Subtração das cores de Interferência: ou seja, há uma diminuição, ou compensação, da diferença de caminhamento Δ, promovida pelo mineral e consequentemente, será observada uma cor de interferência de ordem inferior a aquela verificada antes da introdução do compensador. Nesta situação, os raios lento e rápido do mineral coincidem, respectivamente com os raios rápido e lento do compensador. Faça esquemas mostrando as direções dos raios lento e rápido de um mineral (admita extinção reta) e do compensador (Δ= 1λ) nas seguintes situações 1- Posição de Extinção 2- Posição de Máxima Iluminação 3- Posição Máxima Iluminação 4 - Posição Máxima Iluminação (Adição cores de Interferência) (Subtração cores de Interferência)

6 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.6 Para o mineral augita presente na seção delgada (espessura constante) de uma rocha denominada aegirina sienito Lâminas da série , determine as direções de vibração dos raios lento e rápido em relação à direção de maior alongamento do mineral, bem como os ângulos ( ) formadas entre estas direções. Represente no esquema abaixo as relações observadas tipo de extinção: alongamento raio lento: alongamento raio rápido: O sinal de elongação O sinal de elongação é definido exclusivamente para minerais que apresentam hábito alongado (como prismático, acicular, tabular, etc). Basicamente, consiste em identificar qual raio, lento ou rápido, é paralelo (ou subparalelo) à direção de maior alongamento do mineral: Elongação Positiva Minerais onde a direção de vibração do raio Lento (ou direção com maior índice de refração) é paralela ou subparalela a direção de maior alongamento do mineral (em inglês: lenght slow ) Elongação Negativa: Minerais onde a direção de vibração do raio Rápido (ou direção com menor índice de refração) é paralela ou subparalela a direção de maior alongamento do mineral (em inglês: lenght fast )

7 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.7 O sinal de elongação é uma propriedade óptica relevante na identificação de um mineral. Porém armadilhas cristalográficas podem surgir fazendo com que a elongação dependa da face cristalina e da direção de corte do mineral. Veja, por exemplo, o que pode acontecer com um mineral que apresente hábito prismático: Observe também que toda vez que Y for paralelo à direção de maior alongamento do mineral, seu sinal de elongação poderá ser positivo ou negativo. Assim, procure sempre determinar o sinal de elongação de um mineral, nas seções que apresentarem a maior cor de interferência possível (com isto teremos maiores possibilidades de encontrarmos X e Z contidos na seção). Determine o sinal de elongação do mineral silimanita, presente nas seções delgadas da rocha silimanita-granada gnaisse da série Consulte os modelos ópticocristalográficos da silimanita para auxiliar a determinação e entender melhor o significado da elongação. Use o diagrama ao lado para esquematizar suas observações ao microscópio.

8 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.8 A silimanita que é um mineral anisotrópico de sinal óptico (uni ou biaxial) (+ ou -) apresenta sinal de elongação pois o raio é paralelo (+ ou -) (lento ou rápido) ou subparalelo à direção de maior alongamento do mineral. O tipo de extinção observada para a silimanita foi, com ângulo de extinção igual a graus. (reta, oblíqua, simétrica) Faça o mesmo para o mineral turmalina, das seções delgadas de turmalina quartzito das lâminas da série eo A turmalina que é um mineral anisotrópico com índices de refração (uni ou biaxial) nε= 1,610 e nω= 1,631 e portanto de sinal óptico, apresenta sinal de (+ ou -) Elongação pois o raio é paralelo à direção de maior alongamento (+ ou -) (lento ou rápido) do mineral. O tipo de extinção observada para a turmalina foi, com ângulo de (reta, oblíqua, simétrica) extinção igual a graus. Observe que todos os minerais uniaxiais mostrarão, sempre, extinção reta e sinal de elongação igual ao seu sinal óptico! Sinal de elongação indefinido O sinal de elongação resume-se a determinar se o raio lento ou o rápido é paralelo ou subparalelo ao maior alongamento do mineral. Embora estejamos considerando apenas minerais com hábito alongado, há a possibilidade de indefinição do sinal de elongação, quando os raios rápido e lento de um mineral estiverem dispostos a 45 o da direção de seu maior alongamento. Mesmo quando a posição destes raios não é exatamente 45 o, mas se aproxima deste ângulo, qualquer inclinação um pouco maior da seção de corte em relação a uma face longitudinal de um mineral, pode levar a obtenção de sinais de elongação ora positivos ora negativos.

9 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVIII, pag.9 A augita é um bom exemplo para isto. Observe que na seção longitudinal 010, o ângulo entre o maior alongamento do mineral (//c) varia de 35 a 48 º com o raio lento (Z). Observe agora o mineral augita, em uma seção delgada da série (diabásio: olivina, augita, plagioclásio e magnetita) e perceba a dificuldade em se obter o sinal de elongação deste mineral. Represente a forma externa do cristal e as direções dos raios rápido e lento do mineral. Determine pelo menos para dois cristais, os sinais de elongação obtidos Cristal 1 Cristal 2 Nardy, 2007

Aula Prática no 7. Isotropia e anisotropia

Aula Prática no 7. Isotropia e anisotropia Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PVII, pag.1 Aula Prática no 7 Tema: Ortoscopia II: Observação dos Minerais a Nicóis Cruzados: Isotropia / Anisotropia, Posição de Máxima Iluminação, Compensadores,

Leia mais

superfície, traços de clivagem, etc). Depende da diferença entre os índices de refração do

superfície, traços de clivagem, etc). Depende da diferença entre os índices de refração do Recordando: 3º Exercício de Mineralogia Óptica - 2018-1- Propriedades dos Minerais à luz natural polarizada a- Hábito: é a forma que o mineral costuma ocorrer. Ex. prismático b- Relevo: é o contraste que

Leia mais

Mineralogia Óptica. T-5 Observação dos Minerais em Nicóis Cruzados

Mineralogia Óptica. T-5 Observação dos Minerais em Nicóis Cruzados Mineralogia Óptica T-5 Observação dos Minerais em Nicóis Cruzados -2010- Prof. Antonio José Ranalli Nardy Departamento de Petrologia e Metalogenia IGCE-Unesp Principal Efeito= Cores de Interferência 1

Leia mais

Tema: Observação dos Minerais Através de Luz Polarizada Natural - Cor e Pleocroísmo. Cor

Tema: Observação dos Minerais Através de Luz Polarizada Natural - Cor e Pleocroísmo. Cor Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PIV, pag.1 Aula Prática n o 4 Tema: Observação dos Minerais Através de Luz Polarizada Natural - Cor e Pleocroísmo. Cor A cor de um certo mineral transparente

Leia mais

Exercícios Propostos de Mineralogia óptica

Exercícios Propostos de Mineralogia óptica Exercícios Propostos de Mineralogia óptica - 2013 1- É dado abaixo, os esquemas das seções (a) basal e (b) longitudinal seção (010) de um mineral que tem índices de refração iguais a 1,614; 1,630 e 1,633.

Leia mais

V -OBSERVAÇÃO DOS MINERAIS À NICÓIS CRUZADOS ORTOSCOPIA

V -OBSERVAÇÃO DOS MINERAIS À NICÓIS CRUZADOS ORTOSCOPIA Mineralogia Óptica, Nardy,.J.R; Machado, F.B, cap.v, pag.60 V -OBSERVÇÃO DOS MINERIS À NICÓIS CRUZDOS ORTOSCOI No sistema ortoscópico, ou seja, estando o analisador inserido no sistema óptico, as ondas

Leia mais

Aula Prática no 9. Tema: O Sistema Conoscópico e a Conoscopia de Minerais Uniaxiais

Aula Prática no 9. Tema: O Sistema Conoscópico e a Conoscopia de Minerais Uniaxiais Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, P IX, pag.1 Aula Prática no 9 Tema: O Sistema Conoscópico e a Conoscopia de Minerais Uniaxiais 1- O Sistema Conoscópico O sistema conoscópico é constituído

Leia mais

III- AS INDICATRIZES DOS MINERAIS

III- AS INDICATRIZES DOS MINERAIS Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.iii, pag.21 III- AS INDICATRIZES DOS MINERAIS Minerais isotrópicos e anisotrópicos uniaxiais Definição: Indicatriz é uma figura geométrica tridimensional

Leia mais

Aula Prática n o 2. Tema: O Microscópio Petrográfico: Operações Preliminares. Ajustes preliminares do microscópio

Aula Prática n o 2. Tema: O Microscópio Petrográfico: Operações Preliminares. Ajustes preliminares do microscópio Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PII, pag.1 Aula Prática n o 2 Tema: O Microscópio Petrográfico: Operações Preliminares Ajustes preliminares do microscópio Perpendicularismo entre os polarizadores

Leia mais

VI.- OBSERVAÇÃO CONOSCÓPICA DOS MINERAIS

VI.- OBSERVAÇÃO CONOSCÓPICA DOS MINERAIS Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.vi, pag.84 VI.- BSRVAÇÃ CNSCÓPICA DS MINRAIS Minerais uniaxiais sistema conoscópico, no microscópico petrográfico, é composto pelo analisador, condensador

Leia mais

Seção Principal (ZX) Plano Óptico. Seção Circular. Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.iii, pag.31

Seção Principal (ZX) Plano Óptico. Seção Circular. Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.iii, pag.31 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.iii, pag.31 Minerais anisotrópicos biaxiais Quando iniciamos o estudo sobre as indicatrizes dos minerais, abordamos inicialmente aquelas isotrópicas

Leia mais

Mineralogia Óptica. T4- Propriedades à Luz Natural

Mineralogia Óptica. T4- Propriedades à Luz Natural Mineralogia Óptica T4- Propriedades à Luz Natural -2010- Cor Nicóis descruzados Maioria dos minerais transparentes ao microscópio petrográfico é incolor. Apenas minerais fortemente coloridos em amostras

Leia mais

Objetiva. Amici-Bertrand Analisador. Compensador. Objetiva. Mineral Platina. Condensador Móvel. Condensador Fixo. Polarizador.

Objetiva. Amici-Bertrand Analisador. Compensador. Objetiva. Mineral Platina. Condensador Móvel. Condensador Fixo. Polarizador. Conoscopia Mineralogia Óptica -2009- Objetivo Obtenção de figuras de interferência Permite avaliar simultaneamente um conjunto de propriedades ópticas: caráter uniaxial ou biaxial, sinal óptico dos minerais

Leia mais

Mineralogia Óptica. T2- O Microscópio Petrográfico PEM-6020

Mineralogia Óptica. T2- O Microscópio Petrográfico PEM-6020 Mineralogia Óptica T2- O Microscópio Petrográfico PEM-6020-2010- Tipos de Preparados para Análise Luz Transmitida Luz Transmitida para a ocular Luz Refletida para a ocular Luz do polarizador prisma Objetiva

Leia mais

Mineralogia Óptica. T3- As Indicatrizes dos Minerais PEM-6020

Mineralogia Óptica. T3- As Indicatrizes dos Minerais PEM-6020 Mineralogia Óptica T3- As dos Minerais PEM-6020-2010- Definições Indicatriz: é uma figura geométrica tridimensional que mostra os valores dos índices de refração nas diferentes direções do interior de

Leia mais

Mineralogia Óptica. Óptica Cristalina

Mineralogia Óptica. Óptica Cristalina Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PI, pag.1 Mineralogia Óptica Óptica Cristalina Parte Prática versão 3b.1 Prof. Antonio José Ranalli Nardy Designer MSc Fábio Braz Machado Departamento de Petrologia

Leia mais

IV- Observação dos Minerais à Luz Natural Polarizada

IV- Observação dos Minerais à Luz Natural Polarizada Mineralogia Óptica, Nardy,.J.R; Machado, F.B, cap.iv, pag.44 IV- bservação dos Minerais à Luz Natural olarizada Neste item serão estudadas as propriedades dos minerais observadas ao microscópio petrográfico,

Leia mais

CF082 - Óptica Moderna. Polarização

CF082 - Óptica Moderna. Polarização CF082 - Óptica Moderna Polarização 1 Plano de polarização Polarização Linear E x z, t = ie 0x cos(kz ωt) E y z, t = je 0y cos(kz ωt + φ) 3 Polarização Circular Polarização Elíptica De um ponto de vista

Leia mais

Física Experimental IV FAP214

Física Experimental IV FAP214 Prof. Henrique Barbosa hbarbosa@if.usp.br Ramal: 6647 Ed. Basílio Jafet, sala 100 Física Experimental IV FAP14 www.dfn.if.usp.br/curso/labflex www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Aula, Experiência 3 Placas de

Leia mais

POLARIZAÇÃO-2 CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO. Revisão: Polarização. Prof. André L. C. Conceição DAFIS. Polarização

POLARIZAÇÃO-2 CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO. Revisão: Polarização. Prof. André L. C. Conceição DAFIS. Polarização POLARIZAÇÃO- Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO Polarização Revisão: Polarização Polarização: convencionalmente refere-se à direção do campo elétrico y B E z Plano de

Leia mais

II- O Microscópio Petrográfico e Tipos de Preparado para Análises

II- O Microscópio Petrográfico e Tipos de Preparado para Análises Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.ii, pag.11 II- O Microscópio Petrográfico e Tipos de Preparado para Análises A primeira descrição microscópica de uma rocha foi efetuada por um inglês

Leia mais

U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS

U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS Metamorfismo 2 Durante o processo de metamorfismo ocorrem processos de recristalização

Leia mais

Física Experimental IV FAP214

Física Experimental IV FAP214 Prof. Henrique Barbosa hbarbosa@if.usp.br Ramal: 6647 Ed. Basílio Jafet, sala 100 Física Experimental IV FAP214 www.dfn.if.usp.br/curso/labflex www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Aula 2, Experiência 3 Placas

Leia mais

Lentes de Bordos Finos

Lentes de Bordos Finos Lentes de Bordos Finos Geralmente convergentes, ou seja, convergentes quando n lente >n meio. -O meio que envolve a lente geralmente é o ar, menos refrigente que o vidro. Lentes de Bordos Grossos Geralmente

Leia mais

REFRAÇÃO DA LUZ. Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas.

REFRAÇÃO DA LUZ. Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas. REFRAÇÃO DA LUZ AULA 18 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas. 2- A REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz ao passar

Leia mais

Física. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) 27 e Refração da Luz

Física. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) 27 e Refração da Luz Refração da Luz Refração da Luz 1. Um raio de luz monocromática passa do meio 1 para o meio 2 e deste para o meio 3. Sua velocidade de propagação relativa aos meios citados é v 1, v 2 e v 3, respectivamente.

Leia mais

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte: c_minerals) Carvão (fonte:

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte:   c_minerals) Carvão (fonte: Mineral É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. (Leinz & Amaral, 1978).

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos 1 Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Óptica Técnica Aula 3 Refração da Luz O que é Refração? 2 É o fenômeno da passagem da luz de um meio a outro. Com exceção da incidência normal, a

Leia mais

1 Conceitos iniciais. 2 Índice de refração absoluto. 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração. 5 1ª lei da refração. 6 2ª lei da refração

1 Conceitos iniciais. 2 Índice de refração absoluto. 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração. 5 1ª lei da refração. 6 2ª lei da refração 1 Conceitos iniciais 2 Índice de refração absoluto 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração 5 1ª lei da refração 6 2ª lei da refração 7 Simulador 8 Análise do desvio do raio incidente (n 2 >

Leia mais

Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho

Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios Prof. Gustavo Baldi de Carvalho Mineral Minério Jazida Mina Rocha 1. Minério é um mineral cuja prospecção e exploração industrial (mineração) é economicamente

Leia mais

Atividades Para fixar a formação de imagens nas lentes convergentes e divergentes, clique no link abaixo e movimente o objeto que está posicionado dainte da lente. Observe o que acontece com a imagem à

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Ziraldo Data: 18/08/2018 Nota: Professor(a): Miguel Moreira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

onda de luz a b c d e f g h i fonte de luz raio de luz 08/04/ :57:41 3

onda de luz a b c d e f g h i fonte de luz raio de luz 08/04/ :57:41 3 INTRODUÇÃO Mário Luiz Prof. Dr. Em Ciência Cartográficas ESPECIALIDADE: FOTOGRAMETRIA E COMPUTAÇÃO DE IMAGENS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências Óptica Física onda de luz

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 19/08/2017 Nota: Professor(a): Miguel Moreira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Os peixes da família

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares   Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E-mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Minerais e Rochas 1. Minerais e Rochas - conceito - propriedades dos minerais - tipos de rochas - ciclo das

Leia mais

REFRAÇÃO DA LUZ PROFESSOR RODRIGO PENNA PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

REFRAÇÃO DA LUZ PROFESSOR RODRIGO PENNA PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO REFRAÇÃO DA LUZ PROFESSOR RODRIGO PENNA PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO RODRIGO RODRIGO PENNA: PENNA: o quadradinho quadradinho branco branco é um um ângulo ângulo reto. reto. Mostrar Mostrar os os ângulos

Leia mais

Interferência e Experiência de Young

Interferência e Experiência de Young Nome: nº 2 Professor Caio Interferência e Experiência de Young 1. (UECE 2007) Através de franjas de interferência, é possível determinar características da radiação luminosa, como, por exemplo, o comprimento

Leia mais

Propriedades magnéticas de minerais e rochas

Propriedades magnéticas de minerais e rochas Propriedades magnéticas de minerais e rochas Magnetismo de rochas Associação do movimento do eletron ao redor do núcleo atômico com o movimento dos planetas ao redor do Sol. - carga orbitando forma uma

Leia mais

Referência: E. Hecht, óptica, Fundação Calouste Gulbekian, segunda edição portuguesa (2002); Óptica moderna Fundamentos e Aplicações S. C.

Referência: E. Hecht, óptica, Fundação Calouste Gulbekian, segunda edição portuguesa (2002); Óptica moderna Fundamentos e Aplicações S. C. Aula 6 Ótica geométrica (complementos) Referência: E. Hecht, óptica, Fundação Calouste Gulbekian, segunda edição portuguesa (00); Óptica moderna Fundamentos e Aplicações S. C. Zílio (e-book) -Desenho e

Leia mais

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água.

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. REFRAÇÃO- LEI DE SNELL DESCARTES -A figura a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. Os índices de refração são,00 para o ar,,50 para vidro e,33 para

Leia mais

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x.

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x. POLARIZAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e no espaço, perpendicularmente um ao outro, como representado na Fig. 1. A direção

Leia mais

EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A - Código 708 / ª Fase EXERCÍCIO 1

EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A - Código 708 / ª Fase EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 1 Determine as projecções do ponto I, resultante da intersecção da recta r com o plano r. - a recta r contém o ponto T, do eixo x, com zero de abcissa; - a projecção horizontal da recta r define

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Rochas Magmáticas 1 Rochas É um agregado natural de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico, ou ainda matéria orgânica, e que faz parte importante da crosta sólida da Terra 2 1 Classificação das rochas

Leia mais

TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS

TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS TÉCNICAS DE MICROSCOPIA por Prof. Dr. Henrique Kahn! Microscopia óptica "Estereomicroscopia "Microscopia de luz transmitida "Microscopia de luz refletida! Microscopia

Leia mais

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP Tipos de Rochas MINERAIS E ROCHAS Mineral: elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos, de composição química

Leia mais

Tema: Conoscopia de Minerais Biaxiais

Tema: Conoscopia de Minerais Biaxiais Mineralgia Óptica, Nardy, A.J.R ; práticas, PX, pag.1 Aula Prática n 10 Tema: Cnscpia de Minerais Biaxiais Os minerais biaxiais sã aqueles que se cristalizam ns sistemas mnclínic, triclínic e rtrrômbic,

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 708/Época Especial Critérios de Classificação 9

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 708/6 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 1.ª FASE PROVA PRÁTICA DE

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS Oliveira, Francisco Sérgio Silva de. O48p Propriedades físicas dos minerais / Francisco Sérgio Silva de Oliveira. Varginha, 2015. 13 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat

Leia mais

Óptica Geométrica. Construções geométricas em lentes delgadas"

Óptica Geométrica. Construções geométricas em lentes delgadas Óptica Geométrica Construções geométricas em lentes delgadas" Gonçalo Figueira goncalo.figueira@tecnico.ulisboa.pt Complexo Interdisciplinar, ext. 3375 Tel. 218 419 375 1.º semestre 2015/16" https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/lfeb2517/2015-2016/1-semestre"

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. G1 FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC. G1 FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 FÍSICA MODERNA 03-10-2012 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar

Leia mais

1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS

1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS 1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Fundamentos da GD - Prof. Luciano PLANOS E VERDADEIRAS GRANDEZAS O principal objetivo da visualização dos planos auxiliares é determinar as verdadeiras grandezas das

Leia mais

Identificação macroscópica de Rochas Metamórficas

Identificação macroscópica de Rochas Metamórficas Identificação macroscópica de Rochas Metamórficas O que é o metamorfismo? Metamorfismo Meta = mudança Morfos = forma (língua grega) O metamorfismo corresponde à transformação de uma rocha pré-existente

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Refração da Luz. Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Refração da Luz. Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto ISTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊCIA E TECOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel Refração da Luz Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá:

Leia mais

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - Tecnologia em Óptica e Optometria Óptica Oftálmica aula 3

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - Tecnologia em Óptica e Optometria Óptica Oftálmica aula 3 Observação: O presente texto é destinado a profissionais que necessitam somente das informações básicas relativas a alguns conceitos da óptica física que se aplicam à área de óptica oftálmica, por isso

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º ou 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 708/6 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Leia mais

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Ondas em meios sólidos elásticos Uma onda é uma perturbação da matéria que se propaga em uma direção, ou seja, as partículas em um determinado ponto de um meio

Leia mais

Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.i, pag.1

Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.i, pag.1 Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.i, pag.1 I- Introdução Conceitos Básicos Luz: É a parte visível do espectro eletromagnético, que compreende desde os raios γ até as ondas longas de rádio,

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

Basic Optical Stress Measurement in Glass. Tradução: Mauro Akerman

Basic Optical Stress Measurement in Glass. Tradução: Mauro Akerman Basic Optical Stress Measurement in Glass Tradução: Mauro Akerman Introdução Durante a manufatura de qualquer produto de vidro há o desenvolvimento de tensões, tanto temporárias como permanentes. Estas

Leia mais

Determine o ponto de intersecção I da recta vertical v com o plano de rampa ró.

Determine o ponto de intersecção I da recta vertical v com o plano de rampa ró. 1. Exame de 1998-1ª Fase, 2ª Chamada Determine o ponto de intersecção I da recta horizontal n com o plano oblíquo alfa. - a recta n contém o ponto P (5; 5; 3) e faz um ângulo de 45º, de abertura para a

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 708/2.ª Fase 3 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC. G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS1061 - FÍSICA MODERNA 19-04-2013 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS Não

Leia mais

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Tal como vimos no estudos das retas, um plano pode ocupar várias posições em relação aos planos de projeção,

Leia mais

Violeta. 1µ= 1x10-3 mm; 1mµ= 1x10-6 mm, 1Å= 1x10-7 mm

Violeta. 1µ= 1x10-3 mm; 1mµ= 1x10-6 mm, 1Å= 1x10-7 mm Mineralogia Óptica Conceitos Fundamentais Luz e Fenômenos Associados -2010- LUZ Forma de energia que podemos enxergar. Energia- perturbação do meio físico Luz campo eletromagnético Espectro Eletromagnético

Leia mais

Metamorfismo I. Do grego meta - mudança e morfos -forma

Metamorfismo I. Do grego meta - mudança e morfos -forma Metamorfismo I Do grego meta - mudança e morfos -forma É um processo de transformação da composição mineral e/ou da sua textura da rocha com a simultânea manutenção da composição química original do protólito.

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 708/2.ª Fase 4 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA. FÍSICA IV Óptica e Física Moderna. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA. FÍSICA IV Óptica e Física Moderna. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA FÍSICA IV Óptica e Física Moderna Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O plano de ensino Bibliografia: Geração de ondas eletromagnéticas Propriedades das ondas eletromagnéticas

Leia mais

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2 ROCHAS ÍGNEAS Aula de hoje: Conceito, gênese, ocorrências, propriedades macroscópicas e identificação das Rochas Ígneas de interesse no estudo de solos MAGMA material em estado de fusão, viscoso, pastoso,

Leia mais

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos Nome: RA: NOTA: Engenharia Professor Dr. Alysson Cristiano Beneti FAESO Ourinhos - SP º Semestre / 20 Data: / /20 Disciplina: Física Teórica Experimental II Avaliação: Relatório Aula 13 Atividade Experimental

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios ROCHAS 1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios Mineral essencial: sempre aparecem na rocha Minerais acessórios: aparecem ou não na rocha 2 CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Física Experimental IV Polarização - Lei de Malus. Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks

Física Experimental IV Polarização - Lei de Malus. Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks Física Experimental IV - 2008 Polarização - Lei de Malus Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks Polarização da luz Objetivos Estudar o fenômeno de polarização da luz Aula 1 Métodos de polarização

Leia mais

Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade

Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova 708 1.ª Fase Ensino Secundário 2018 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

MINERAIS Conceitos, importância, origem e sistemas cristalinos -Aulas 7 e 8-

MINERAIS Conceitos, importância, origem e sistemas cristalinos -Aulas 7 e 8- MINERAIS Conceitos, importância, origem e sistemas cristalinos -Aulas 7 e 8- Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UAATA/UFCG Fonte: Adaptado a partir de Machado (2008) INTRODUÇÃO TERRA CROSTA ROCHA MINERAL

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB. O fenômeno responsável por dar sentido à piada é a refração da luz, pois para um peixe, nas condições citadas acima, a água irá funcionar como uma lente de

Leia mais

Eixos Cristalográficos e Sistemas Cristalinos

Eixos Cristalográficos e Sistemas Cristalinos Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Química e Física Molecular Eixos Cristalográficos e Sistemas Cristalinos SQM 409 - Cristalografia Prof. Dr. Maria Teresa do

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

O olho humano. No fundo do olho temos a projeção de uma imagem real e invertida

O olho humano. No fundo do olho temos a projeção de uma imagem real e invertida Câmara escura O olho humano No fundo do olho temos a projeção de uma imagem real e invertida O olho humano Sombra e Penumbra Fonte Extensa Sombra e Penumbra Eclipse Solar Sombra e Penumbra Eclipse Lunar

Leia mais

Revisões análise de cartas geológicas

Revisões análise de cartas geológicas Revisões análise de cartas geológicas As cartas geológicas são, regra geral, desenhadas sobre uma base topográfica que fornece alguma informação sobre o relevo da região, a rede hidrográfica, as povoações,

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

Métodos ópticos para analise de gemas

Métodos ópticos para analise de gemas Métodos ópticos para analise de gemas REFLEXÃO E REFRAÇÃO REFLEXÃO I R i r ar (-d) N cristal (+d) i = ângulo de incidência r = ângulo de reflexão i = r, I, R e N - são coplanares r = 90 o reflexão total

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS1061 - FÍSICA MODERNA 20-09-2013 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS Não

Leia mais

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS Nome: nº turma INTRODUÇÃO Um escoamento em canal aberto é caracterizado pela existência de uma superfície livre. Esta superfície é na realidade uma interface entre dois

Leia mais

Estatística. Correlação e Regressão

Estatística. Correlação e Regressão Estatística Correlação e Regressão Noções sobre correlação Existem relações entre variáveis. Responder às questões: Existe relação entre as variáveis X e Y? Que tipo de relação existe entre elas? Qual

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Refração, dioptro plano, lâminas de faces paralelas e prismas. 1. (Unicamp) Uma lente de Fresnel

Leia mais

3 Boletim Técnico Página 1 de 9

3 Boletim Técnico Página 1 de 9 3 Boletim Técnico Página 1 de 9 EXEMPLO PRÁTICO DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE VIDA ÚTIL DE CARTUCHOS 3M O cálculo da estimativa de tempo de vida útil de cartuchos 3M pode ser realizado através do software

Leia mais

Lista de Problemas rad.)

Lista de Problemas rad.) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Difração Lista de Problemas Problemas extraídos de HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 53 Experimento 2: Óptica Geométrica em meios homogêneos e isotrópicos 2.2.1 Objetivos Conceituar raios de luz; Verificar os princípios da óptica geométrica para meios homogêneos e isotrópicos; Verificar

Leia mais

Física IV Ondas Eletromagnéticas parte 2

Física IV Ondas Eletromagnéticas parte 2 Física IV Ondas Eletromagnéticas parte 2 Sandro Fonseca de Souza Marcia Begalli IF-UERJ A lei da refração Definição índice de refração: Nosso caso: ou Lei de Snell 2 g A lei da refração 1

Leia mais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Na Física tratamos de dois tipos principais de grandezas: as grandezas escalares e grandezas vetoriais. Grandezas Escalares A grandeza escalar é aquela

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE. ALUNO(a): Nº

COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE. ALUNO(a): Nº COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE ALUNO(a): Nº SÉRIE: 2 0 TURMAS: C-D-H-I TURNO: [M] [T] Prof.(s): Diva. 1- A luz amarela se propaga em um determinado vidro com

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Vetores Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Exame 26/06/ :30h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Exame 26/06/ :30h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mecânica e Ondas 1º Ano -º Semestre º Exame 6/06/013 11:30h Duração do Exame: :30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique

Leia mais

ESTUDO DA LUZ POLARIZADA

ESTUDO DA LUZ POLARIZADA ESTUDO DA LUZ POLARIZADA 1. Objectivo Estudar eperimentalmente luz monocromática colimada e polarizada linearmente, em particular a dependência da potência transmitida através de um analisador de polarização

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 708/1.ª Fase 4 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características Luiz Paulo Eng. Agrônomo Argilo-minerais O Quando se fala em minerais, normalmente vemnos à mente a imagem de substâncias sólidas, duras,

Leia mais