Crimes contra a dignidade sexual Lei /2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Crimes contra a dignidade sexual Lei /2009"

Transcrição

1 Crimes contra a dignidade sexual Lei /2009 Francisco Monteiro Rocha Jr.* Alteração do título VI do Código Penal A Lei , de 2009, trouxe substanciais alterações nos crimes contra a liberdade sexual, como se verifica desde a alteração da própria nomenclatura do título VI do Código Penal que anteriormente se denominava dos crimes contra o costume e agora passa a se chamar dos crimes contra a dignidade sexual. Dessa forma, o objetivo dessa aula é abordar os tipos penais contemplados por esse diploma legal e seus respectivos desdobramentos na prática forense, que incluem, é de se destacar, efeitos concretos inclusive em casos com sentenças condenatórias que já transitaram em julgado. Estupro A nova redação do delito de estupro previsto no artigo 213 do Código Penal (CP) ficou positivada da seguinte forma: Art Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. Agente ativo De pronto visualizamos a possibilidade de o agente passivo ser tanto o homem quanto a mulher, a partir dos 14 anos de idade. Da mesma forma, o autor do referido delito pode ser também homem ou mulher, acabando com a restrição que existia na Doutorando em Direito Penal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito Penal pela UFPR. Professor das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil). Advogado.

2 DIREITO PENAL redação anterior, em que, excetuando-se a possibilidade de a mulher ser partícipe, só o homem poderia ser agente ativo e só a mulher agente passivo do crime de estupro. Isso altera a classificação do crime de estupro de crime próprio, em que o agente ativo somente poderia ser pessoa do sexo masculino, para o crime impróprio, cujo agente ativo pode ser qualquer pessoa. Fusão dos tipos penais do estupro e atentado violento ao pudor na nova lei Verifica-se também dessa nova redação que o delito de estupro passou a contemplar no mesmo tipo penal a conduta que era tipificada pelo crime de atentado violento ao pudor, o qual restou revogado com a Lei /2009. Conforme se vê do atual texto dado ao crime de estupro, este se realiza não só com a conjunção carnal, entendida como a penetração parcial ou total do pênis na cópula vagínica, mas também na prática de qualquer ato libidinoso, compreendido como qualquer ato que objetiva o prazer sexual, diverso da conjunção carnal (sexo oral, sexo anal, carícias no órgão genital da vítima etc.) Fusão do estupro e atentado violento ao pudor e proporcionalidade Em razão disso, é necessário ter em mente que a configuração do delito de estupro consistente na prática de qualquer ato libidinoso dependerá, à luz do princípio da proporcionalidade, da gravidade da conduta do agente. Sim, pois não sendo efetivamente grave a conduta praticada pelo agente (por exemplo, o beijo roubado em público, carícias por cima da roupa etc) ter-se-á crime de ato obsceno (CP, art. 233) ou contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor (beijo roubado em público, por exemplo) prevista no artigo 61 da Lei de Contravenções Penais. É de se sustentar tal posição por conta da própria reprimenda de 6 a 10 anos de reclusão prevista para essa espécie de crime que deve ser direcionada às condutas mais graves. Aliás, segundo Bitencourt (2008, p. 9-10), esse entendimento já foi empregado em algumas decisões no TJSP (RT 730;225), no TJSC (RT 725;577) e no TJRS (Apelação Criminal , Rel. Aramis Nassif, j. em 22/03/2000).

3 3 Fusão do estupro e atentado violento ao pudor e concurso de crimes Essa junção do antigo crime de atentado violento ao pudor no mesmo tipo penal do estupro, acabou por excluir a possibilidade de concurso material entre tais delitos, que tinha como consequência a soma das penas desses crimes. Dessa forma, se o indivíduo em um mesmo momento pratica, mediante violência ou grave ameaça, ato libidinoso qualquer e conjunção carnal, será ele responsabilizado penalmente pelo crime de estupro (CP, art. 213). Daqui, podem surgir duas indagações: haveria crime continuado entre a conjunção carnal e o ato libidinoso dela diverso? A resposta oferecida por Guilherme de Souza Nucci (2009, p. 19) é no sentido de que somente se cuidará de crime continuado se o agente cometer, novamente, em outro cenário, ainda que contra a mesma vítima, outro estupro. Ressalta ainda o autor que referentemente aos diferentes atos praticados no mesmo momento poderá o juiz os sopesar para a fixação da pena, nos termos do artigo 59 do CP. há efeitos para os agentes que já foram condenados pela prática dos dois crimes (CP, art. 213 e 214) em concurso material? Entendemos que se deve aplicar a retroatividade da lei penal mais benéfica, passando ele a responder pela prática tão somente do delito de estupro, nos termos do artigo 5.º, XL, da Constituição Federal (CF). Contudo, na esteira do que ensina Luiz Flávio Gomes (2009, p. 3) não houve aqui o fenômeno da abolitio criminis, pois o tipo penal do atentado violento ao pudor foi incorporado ao crime de estupro, havendo assim a continuidade normativa-típica, ou seja, não se suprimiu a norma proibitiva da conduta de atentado violento ao pudor, apenas unificou-a com a norma proibitiva do estupro. De todo modo, e mesmo considerando a opinião de Luiz Flávio Gomes (2009, p. 4), haverá retroatividade benéfica, pois o aumento da pena em virtude do concurso material, na sistemática antiga, deverá ser alterado para aumento da pena em virtude de continuidade delitiva. Tipo subjetivo do crime de estupro O tipo subjetivo do crime permanece inalterável, consistente no dolo, constituído pela vontade consciente de constranger pessoa, contra a sua vontade, à prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso.

4 DIREITO PENAL Guilherme de Souza Nucci (2009, p. 16), sustenta que há o elemento subjetivo específico consistente na conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso para a satisfação da lascívia, do desejo sexual. Qualificadoras do crime de estupro Por fim, as qualificadoras do crime de estupro passam a ter a seguinte redação: Art. 213 [...] 1.º Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos: Pena - reclusão, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2.º Se da conduta resulta morte: Pena - reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. Assim, a nova redação acabou com a dúvida referente à aplicação ou não da qualificadora em casos de grave ameaça, pois a redação anterior, quando dispunha que se da violência resulta lesão corporal, estabelecia hipótese restrita ao caso de violência. A partir de agora, pouco importa se foi mediante violência ou grave ameaça para a aplicação da qualificadora. Violência sexual mediante fraude artigo 215 Assim dispõe a nova redação do artigo 215 do CP: Art Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. A novidade nesse tipo penal consiste na junção dos delitos de posse sexual mediante fraude (CP, art. 215) e atentado violento ao pudor mediante fraude (art. 216), dos quais, preservou-se a pena máxima. Da mesma forma que o delito de estupro, os sujeitos ativo e passivo podem ser qualquer pessoa. Vantagem econômica e multa Há que se destacar que quando o crime for cometido com finalidade econômica, nos termos do parágrafo único do artigo em comento, há ainda a aplicação de multa:

5 5 Art. 215 [...] Parágrafo único. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa. Elemento normativo para a realização do crime Conforme se observa do tipo penal, exige-se para a configuração da violência sexual mediante fraude o ardil, o engodo, o artifício que leva a vítima tanto o homem quanto a mulher ao engano. Observa-se assim que a fraude deve constituir meio idôneo para enganar a vítima. A expressão outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação da vítima deve ser entendida como outro meio semelhante e subsidiário à fraude. Elemento subjetivo O tipo subjetivo é o mesmo que o do estupro, não se punindo a forma culposa. Assédio Sexual artigo 216-A O crime de assédio sexual, que se constitui no ato de constranger alguém para obter favor sexual, prevalecendo-se de condição hierárquica, recebeu alteração legislativa unicamente no que diz respeito ao aumento de pena em até um terço se o crime for cometido contra menor de 18 anos e maior de 14. Ou seja, o crime de assédio sexual permanece tipificando a conduta de constranger alguém, com o fim específico de obter concessões sexuais, abusando de sua condição de superioridade ou ascendência decorrentes de emprego, cargo ou função. Estupro de vulnerável artigo 217-A A tutela penal neste campo da liberdade sexual se dá com maior proteção em relação às pessoas incapazes de externar seu consentimento racional de forma plena. Antes da Lei /2009 se tutelava a liberdade sexual das pessoas consideradas como incapazes de externar o consentimento através do artigo 224 do CP, o qual positivava a presunção da violência, que ocorria quando a vítima fosse a) menor de 14 anos de idade, b) alienada ou débil mental e o agente conhecesse tal circunstância, e, c) ou quando a vítima não pudesse, por qualquer outra causa, oferecer resistência.

6 DIREITO PENAL A Lei /2009 substituiu a presunção de violência pela vulnerabilidade, nos termos do artigo 217-A do CP, que assim dispõe: Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1.º Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. Presunção de violência e erro de tipo Anteriormente à Lei /2009 discutia-se na doutrina e jurisprudência se a presunção de violência era absoluta ou relativa o que acarretava na possibilidade ou não de se fazer prova em contrário. Os mais recentes julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmavam que a presunção de violência era absoluta, motivo pelo qual não cabia a discussão sobre o consentimento ou não da vítima (STJ - AgRg no Ag /MG) (STJ - ERESP / SC) (STJ -HC 86808/DF) Por outro lado, há precedentes do próprio STJ que entendem ser possível a incidência do erro de tipo referente à idade da vítima, o que possibilitava a prova em contrário. O Ministro Felix Ficher sustentava que cabia o erro de tipo (CP, art. 20, caput) na hipótese de o agente acreditar, em razão do porte físico da vítima, que esta contava com mais de 14 anos, o que afetava a consciência, elemento constitutivo do dolo e resultava na atipicidade da conduta do agente. Para o Ministro, a presunção absoluta acabaria por resultar, nesses casos, em responsabilidade penal objetiva do acusado, o que é repudiado pelo ordenamento jurídico pátrio. Acreditamos que a substituição do elemento de presunção de violência para vítima vulnerável não afastou a possibilidade de o agente agir em erro de tipo nos casos em que a vítima é menor de 14 anos, mas aparenta ser maior e o agente desconhece a sua idade. Especificamente porque o erro de tipo previsto no caput do artigo 20 do CP é aquele erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal, ou seja, falsa representação da realidade, que não pode ser afastada através de lei, mas sim, apurada através dos fatos concretos.

7 7 Estupro de vulnerável, fusão com atentado violento ao pudor, sujeitos e pena Uniu-se neste artigo 217-A o contexto dos atos sexuais, abrangendo tanto a conjunção carnal quanto outros atos libidinosos, na mesma forma em que ocorreu com o estupro (CP, art. 213) O agente ativo é qualquer pessoa maior de 18 anos, e o agente passivo deve ser pessoa vulnerável, ao contrário do que ocorria na legislação revogada. Há ainda que se destacar que a pena foi elevada para reclusão de 8 a 15 anos. Revogação do artigo 9.º da Lei de Crimes Hediondos O STJ, em julgamento do antigo crime de estupro presumido agora estupro contra vulnerável firmou o entendimento de que a Lei /2009 revogou o artigo 9.º da Lei 8.072/90 na parte que tange aos crimes contra a dignidade sexual. (Recurso Especial /SC Relator Ministro Félix Ficher), que estabelecia o aumento de metade da pena, no caso de presunção de violência nos termos do artigo 224 do CP. Revogação do artigo 223 do CP A lei também revogou o artigo 223 do CP que previa a qualificadora pelo resultado, mas inseriu artigo em comento, as causas de aumento dos parágrafos 3.º e 4.º, estabelecendo penas mais severas. Se houver lesão corporal grave, reclusão de 10 (dez) a (20) vinte anos. Se houver morte da vítima, reclusão de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. Da mediação de vulnerável a servir a lascívia de outrem artigo 218 e da satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente artigo 218-A O antigo crime de corrupção de menores foi desdobrado na nova legislação em dois tipos penais. Analisemo-los separadamente. Da mediação de vulnerável a servir a lascívia de outrem artigo 218 Assim estabelece o artigo 218 do CP: Art Induzir alguém menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascívia de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

8 DIREITO PENAL O sujeito ativo é qualquer pessoa, ao passo que o sujeito passivo é o menor de 14 anos. A conduta descrita nesse tipo penal é induzir que significa persuadir, convencer alguém menor de 14 anos a satisfazer a lascívia (desejo sexual) de outrem. Se a vítima for maior de 14 anos o agente indutor deverá responder pelo crime previsto no artigo 227, parágrafo 1.º do Código (mediação para servir a lascívia de outrem). Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente artigo 218-A Assim dispõe o artigo 218-A: Art. 218-A. Praticar, na presença de alguém menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. O agente ativo é qualquer pessoa e o agente passivo é o menor de 14 anos. Não se exige que o agente ativo tenha contato físico com o menor de 14 anos ou obrigue este a se despir ou adotar qualquer conduta atrativa, pois tal conduta enseja a incidência do crime de estupro de vulnerável. A conduta típica consiste na prática de ato sexual na presença do menor. Ainda que existam posições como a de Nucci (2009, p. 50), para quem, a simples indução (dar ideia) ao menor a presenciar ato libidinoso já configuraria o crime, a leitura do tipo penal em comento não permite tal tipo de ilação. O tipo subjetivo é o dolo e há o elemento subjetivo diverso do dolo consistente em satisfazer a lascívia própria ou de outrem. Favorecimento de prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável artigo 218-B Eis a formulação do artigo 218-B do CP: Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.

9 9 Trata-se de figura típica na qual o legislador tratou como vulnerável o menor de 18 anos e o enfermo mental, criminalizando qualquer ato tendente a o encaminhar ou a não o retirar da prostituição ou outra forma de exploração sexual. O agente ativo é qualquer pessoa. O sujeito passivo entretanto é o menor de 18 anos e maior de 14 ou a pessoa enferma ou deficiente mental. O tipo subjetivo é o dolo não se punindo a forma culposa e não há elemento subjetivo diverso do dolo. O crime é punido com a cumulação da pena de multa, quando cometido com o fim econômico. Criou-se a figura típica apropriada para punir a pessoa que tiver relação sexual com menor de 18 anos e maior de 14, no cenário da prostituição (CP, art. 218-B, 2.º, I), e também, para o proprietário, gerente ou responsável pelo lugar onde se verifique a prostituição juvenil ( 2.º, II). No último caso, criou-se outro efeito obrigatório da condenação que é a cassação da licença de localização e funcionamento do estabelecimento. Favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual artigo 228 O artigo 228 sofreu poucas alterações, tendo sido acrescentado somente que o induzimento ou a atração de alguém a prostituição, abarcará doravante também qualquer forma de exploração sexual. Os sujeitos ativos e passivos podem ser qualquer pessoa. A adequação típica é facilitar, induzir ou atrair alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual, ou impedir o abandono do comércio da atividade sexual (prostituição). O elemento normativo do tipo consistente na exploração sexual depende da prova de fraude ou outro meio enganoso. Segundo Nucci (2009, p. 76), em razão disso, torna-se rara a possibilidade de induzir ou atrair alguém a ser sexualmente explorada sem se tornar partícipe do crime apropriado, envolvendo a exploração sexual, como, por exemplo, o artigo 215. É de se reparar que é indiferente tratar-se de vítima já inserida na prostituição para que se caracterize o crime, pois a lei tanto pune o induzimento ou aliciamento como a facilitação.

10 DIREITO PENAL Exige-se o dolo, não se admitindo a forma culposa. Há elemento subjetivo consistente em envolver a vítima no comércio profissional da atividade sexual. O parágrafo 1.º do artigo 228 qualifica a infração penal, com pena de reclusão de 3 (três) a 8 (oito) anos se o agente é ascendente, padrasto, madrasta, irmão, enteado, cônjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vítima, ou por quem assumiu, por lei ou outra forma, obrigação de cuidado, proteção ou vigilância. Casa de prostituição artigo 229 A partir da Lei /2009, além da prostituição, o estabelecimento não pode permitir a habitualidade (contida no verbo manter) de outras formas de exploração sexual, como os relacionamentos sexuais obtidos mediante fraude. Trata-se de crime comum, em que o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. O grande problema, como afirma Nucci (2009, p. 80), é que a prostituição por si não é crime e nem toda a forma de exploração sexual é delito, motivo pelo qual tal artigo apresenta problema relativo à ofensividade. A punição só é possível se o lugar for exclusivamente destinado à exploração sexual, conforme entendimento do STJ no recurso especial /DF. Ou seja, se o estabelecimento for destinado a outras atividades comerciais como bar, hotel, boate, danceteria etc., não se caracterizará o crime de casa de prostituição. O crime previsto nesse artigo pode ser condicionado à prova do delito precedente, casos em que somente haverá a condenação do dono do estabelecimento se houver prova do crime sexual, configurando a exploração sexual. Rufianismo artigo 230 Manteve-se o caput do anterior tipo penal, consistente em punir o rufião, ou seja, aquele que vive a custa da prostituição alheia. Contudo, houve alteração da figura qualificada do parágrafo 1.º, incorporando descrição mais abrangente. Agora, qualifica-se o crime, com pena de reclusão de 3 (três) a 6 (seis) anos, se o agente é ascendente, padrasto, madrasta, irmão, enteado, cônjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vítima, ou por quem assumiu, por lei ou outra forma, obrigação de cuidado, proteção ou vigilância. Modificou-se também o parágrafo 2.º para acrescentar, além do emprego de violência ou grave ameaça, a fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação da vontade da vítima. Retirou-se a multa e manteve-se a pena de reclusão de 2 (dois) a 8 (oito) anos, sem prejuízo da pena correspondente à violência.

11 11 Tráfico Internacional de pessoa para fim de exploração sexual artigo 231 Alterou-se o elemento objetivo do crime, inserindo a finalidade do tráfico de pessoa para o fim de exploração sexual, mantendo-se o termo prostituição. O sujeito ativo é qualquer pessoa. O sujeito passivo pode ser qualquer pessoa, desde que efetivamente se prostitua ou sofra qualquer delito sexual. Criou-se o parágrafo 1.º formulando tipo específico para punir qualquer pessoa que fizer parte no tráfico de pessoa para prostituição ou exploração sexual, assim pode ser punido quem agenciar, aliciar, comprar a pessoa traficada, transportar, transferir ou alojar tal pessoa. Alterou-se o critério da qualificadora com aumento da metade da pena se a vítima é menor de 18 anos (CP, art. 231, 2.º, I), ou se possuir enfermidade ou deficiência mental ( 2.º, II). Se o agente é ascendente, padrasto, madrasta, irmão, enteado, cônjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vítima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigação de cuidado, proteção ou vigilância ( 2.º, III); se há emprego de violência, grave ameaça ou fraude ( 2.º, IV), nesta hipótese retirou-se o sistema cumulativo referente à pena decorrente da violência. Aplica-se a pena de multa se for vislumbrado o fim de obter vantagem econômica (CP, art. 231, 3.º). Tráfico interno de pessoa para fim de exploração sexual artigo 231-A Com a redação dada pela Lei /2009 o núcleo do tipo passa a ser promover (ser a causa geradora de algo) e facilitar o deslocamento (tornar fácil o deslocamento de um lugar ao outro) dentro do território nacional. O elemento subjetivo é o dolo, não se punindo a forma culposa. Há o elemento subjetivo diverso do dolo consistente em para o exercício da prostituição ou outra forma de exploração sexual. A Lei criou o parágrafo 1.º, formulando o tipo específico para a intermediação do tráfico de pessoa para exploração sexual. Assim, qualquer pessoa que tomar parte no tráfico de pessoa para prostituição sexual pode ser punida. As qualificadoras permaneceram inalteradas.

12 DIREITO PENAL A ação penal artigo 225 Nos crimes contra a dignidade sexual definidos nos capítulos I (crimes contra a liberdade sexual) e II (crimes sexuais contra vulneráveis) a ação penal que era de iniciativa privada, passou a ser, em regra, pública condicionada à representação. A regra, portanto, a partir da nova lei é a representação do ofendido para dar início à ação penal. No entanto, procede-se mediante ação penal pública incondicionada se a vítima é menor de 18 anos ou pessoa vulnerável. A ação também será pública incondicionada quando ocorrer o resultado morte ou lesão grave ou gravíssima, por força da súmula 608 do STF. Isto porque em se tratando de crime complexo, em que se tutela mais de um bem jurídico, aplica-se a regra do artigo 101 do CP que determina que a ação penal será pública quando a lei considerar como elementar ou circunstância do tipo legal, fatos que constituam crimes de ação penal pública (como o resultado morte ou lesão grave ou gravíssima). Aury Lopes Junior (2009, p. 4) e Guilherme de Souza Nucci (2009, p. 70) sustentam que por ser alteração processual de índole material, a Lei /2009, que é mais benigna ao réu, deverá retroagir, salvo se já houver o trânsito em julgado, devendo o juiz ou tribunal suspender os casos em que se iniciaram mediante ação penal pública, mas que agora são condicionados à representação, para que a vítima ofereça a representação, sob pena de extinção do processo e da punibilidade pela decadência. As ações referentes aos crimes previstos nos demais capítulos são de iniciativa pública incondicionada. Disposições gerais artigos 234-A e 234-B A Lei trouxe consigo a previsão do aumento da pena: Na metade, se do crime resultar gravidez; De um sexto até a metade, se o agente transmite à vítima doença sexualmente transmissível de que sabe ou deveria saber ser portador. O artigo 234-B disciplina que os processos em que se apuram os crimes definidos neste título (crimes contra a dignidade sexual) correrão em segredo de justiça. Este dispositivo se harmoniza com o artigo 201, parágrafo 6.º, do Código de Processo Penal (CPP), com redação dada pela Lei /2008, o qual estabelece que:

13 13 Art [...] 6.º O juiz tomará as providencias necessárias à preservação da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, podendo, inclusive, determinar o segredo de justiça em relação aos dados, depoimentos ou outras informações constantes dos autos a seu respeito para evitar sua exposição aos meios de comunicação. Tratado de Direito Penal: parte especial 2, dos crimes contra a pessoa, de Cezar Roberto Bitencourt, editora Saraiva. Crimes contra a Dignidade Sexual e outras Reformas Penais, de Luiz Flávio Gomes, disponível em < Ação Penal nos Crimes contra a Dignidade Sexual, de Aury Lopes Junior, disponível em: < Crimes contra a Dignidade Sexual: comentários à Lei de 7 de agosto de 2009, de Guilherme de Souza Nucci, editora Revista dos Tribunais.

14

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, para indicar hipóteses de ação penal pública incondicionada à representação. O CONGRESSO

Leia mais

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOAS (Derrogado pelo Art. 3º da Lei n. 11.106/05) LENOCÍNIO PRINCIPAL Mediação para servir a lascívia de

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 Sumário INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 1.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES... 25 1.2. A DIGNIDADE SEXUAL COMO BEM JURÍDICO PENALMENTE TUTELADO...

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. 15 1. Nova denominação do Título VI.... 15 2. Os capítulos do Título VI.. 21 3. Ação penal. 22 3.1 A Súmula 60S do STF.. 23 3.2 Direito intertemporal.. 25 4. Segredo de Justiça.. 27

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI /09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO

COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI /09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI 12.015/09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO C O M E N T Á R I O S S O B R E O C R I M E D E E S T U P R O A P Ó S O A D V E N T O DA L E I 1

Leia mais

REFORMA NO CÓDIGO PENAL

REFORMA NO CÓDIGO PENAL REFORMA NO CÓDIGO PENAL Guilherme Frederico Lima Nomura * RESUMO: Por meio deste, deseja mostrar alguns aspectos sobre a nova lei que reformou o código penal no aspecto sobre os crimes sexuais, alguns

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Ação penal Parte 2 Prof. Thiago Almeida . Cenário atual (Lei 12.015/09): - Ação penal de iniciativa privada: não subsiste (salvo a subsidiária da pública) - Ação pública condicionada:

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI 13.718 DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco Importunação Sexual Caso de ejaculação em ônibus não configura estupro,

Leia mais

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael ECA Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente

Leia mais

Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos. Pena

Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos. Pena Estupro (CP, art. 213) Caput Redação anterior Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça. Reclusão de (04) quatro a (10) dez anos. Redação atual Constranger alguém, mediante

Leia mais

Quadro Comparativo. CÓDIGO PENAL alterado pela Lei nº /2009

Quadro Comparativo. CÓDIGO PENAL alterado pela Lei nº /2009 Quadro Comparativo CÓDIGO PENAL alterado pela Lei nº 12.015/2009 NOVA REDAÇÃO TÍTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Art. 213. Constranger alguém,

Leia mais

É qualquer pessoa. - homem ou mulher. Antes era um crime próprio, somente cometido pelos homens. Hoje, entretanto, é um crime comum.

É qualquer pessoa. - homem ou mulher. Antes era um crime próprio, somente cometido pelos homens. Hoje, entretanto, é um crime comum. DIREITO PENAL IV Prof. Marcos Marcílio DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL ESTUPRO ART. 213, CP Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou praticar ou permitir que

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 2.1 A dignidade da pessoa humana como princípio regente 2.2 Princípio da livre formação da personalidade 2.2.1 Personalidade 2.2.2 O

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: SCD 2/2018 00002 Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 5.452-B de 2016 do Senado Federal (PLS Nº 618/2015 na Casa de origem), que acrescenta os arts. 218-C e 225-A ao Decreto-Lei nº

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Receptação

Crimes contra o Patrimônio Receptação LEGALE RECEPTAÇÃO Crimes contra o Patrimônio Receptação Receptação Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para

Leia mais

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva. AULA 5 A 8 Parte 2 DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL 1

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva. AULA 5 A 8 Parte 2 DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL 1 Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 5 A 8 Parte 2 DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL 1 Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou

Leia mais

Crimes Sexuais. Reflexões sobre a Nova Lei nº /2005. Editora JH MIZUNO (81)(094) S586c

Crimes Sexuais. Reflexões sobre a Nova Lei nº /2005. Editora JH MIZUNO (81)(094) S586c TADEU ANTÔNIO DIX SILVA Professor de Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Mestre em Direito Penal pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutorando em História

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina CF. Art. 5º. (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE OS CRIMES SEXUAIS E AS ALTERAÇÕES REALIZADAS PELA LEI Nº 12015/2009 Por: Cristina Silva de Souza e Mello Orientador Prof.

Leia mais

Autor: Hamilton Borges da Silva Junior

Autor: Hamilton Borges da Silva Junior Artigos Jurídicos Autor: Hamilton Borges da Silva Junior ESTUPRO: LEI 12015/2009 ALTEROU O ARTIGO 213 DO CODIGO PENAL QUE TRATA SOBRE O ESTUPRO, ANÁLISE DE COMO FICOU E QUAIS AS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990)

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990) LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990) Art. 5º XLIII CF - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas

Leia mais

Direito Penal. Da Ação Processual Penal

Direito Penal. Da Ação Processual Penal Direito Penal Da Ação Processual Penal Ação Processual Penal Conceito: - Poder ou direito de apresentar em juízo uma pretensão acusatória. Fundamento: - Princípio da inafastabilidade do poder jurisdicional

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI N , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI N , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Revista Jurídica CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI N. 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 CRIMES AGAINST SEXUAL DIGNITY: CHANGES GENERATED BY LAW N. 12015 OF 7 AUGUST 2009 1 Resumo:

Leia mais

Legislação atual nos crimes sexuais. Hugo Ricardo Valim de Castro Ginecologista e Obstetra Perito Médico-Legista

Legislação atual nos crimes sexuais. Hugo Ricardo Valim de Castro Ginecologista e Obstetra Perito Médico-Legista Legislação atual nos crimes sexuais Hugo Ricardo Valim de Castro Ginecologista e Obstetra Perito Médico-Legista Função da perícia médico-legal Atestar a materialidade: Identificar a presença (ou ausência)

Leia mais

PARECER Nº, DE CCJ

PARECER Nº, DE CCJ PARECER Nº, DE 2009 - CCJ RELATOR: Senador DEMÓSTENES TORRES Da COMISSÃO DE ONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Substitutivoda Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado nº 253, de 2004, que

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 10 A 14

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 10 A 14 Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 10 A 14 DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL 1 Mediação

Leia mais

Pena reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redação dada pela Lei nº , de 7 de agosto de 2009).

Pena reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redação dada pela Lei nº , de 7 de agosto de 2009). Estupro Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena reclusão, de 6 (seis) a 10

Leia mais

Disciplina: Direito Penal Especial Professor: Cristiano Aula 03

Disciplina: Direito Penal Especial Professor: Cristiano Aula 03 Disciplina: Direito Penal Especial Professor: Cristiano Aula 03 Receptação artigo 180, CP Crime contra o patrimônio Tem-se receptação no caput coisa que sabe ser produto de crime. Sabe denota a existência

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Proteção Penal ao Indivíduo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Crimes contra a pessoa. Homicídio.

Leia mais

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente O combate a exploração sexual contra criança e adolescente

Leia mais

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI Nº 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA DO STJ

JURISPRUDÊNCIA DO STJ JURISPRUDÊNCIA DO STJ REsp 751782 / RS ; RECURSO ESPECIAL 2005/0082927-4 Ministra LAURITA VAZ (1120) 06/09/2005 DJ 03.10.2005 p. 328 RECURSO ESPECIAL. PENAL. ESTUPRO. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. CONCURSO

Leia mais

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Conceituação do Laboratório da Criança LACRI - USP - Física; - Psicológica; - Negligência;

Leia mais

Combate a Violência Sexual de Criança e Adolescente

Combate a Violência Sexual de Criança e Adolescente 1 Combate a Violência Sexual de Criança e Adolescente 2 APRESENTAÇÃO A Eletrobras Distribuição Amazonas, como empresa cidadã, assumiu o compromisso corporativo no enfrentamento da violência sexual contra

Leia mais

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA 1 Art. 129 da Constituição da República: São funções institucionais do Ministério Público: I promover, privativamente, a ação penal pública,

Leia mais

O novo estatuto legal dos crimes sexuais: do estupro do homem ao fim das virgens...

O novo estatuto legal dos crimes sexuais: do estupro do homem ao fim das virgens... O novo estatuto legal dos crimes sexuais: do estupro do homem ao fim das virgens... Autores: Plínio Antônio Britto Gentil Procurador de Justiça em SP. Professor universitário. Doutor em Direito Processual

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

STJ Guilherme de Souza Nucci. s.a edição. revista, atualizada e ampliada ** EL FORENSE ~ RIO DE JANEIRO

STJ Guilherme de Souza Nucci. s.a edição. revista, atualizada e ampliada ** EL FORENSE ~ RIO DE JANEIRO Guilherme de Souza Nucci s.a edição revista, atualizada e ampliada ** EL FORENSE ~ RIO DE JANEIRO A EDITORA FORENSE se responsabiliza pelos vicios do produto no que concerne à sua edição (impressão e apresentação

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. de natureza grave

Leia mais

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL A Lei nº 12.015/2009, que entrou em vigor no dia 10/08/2009, reestruturou

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL MORAL PÚBLICA SEXUAL DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

As reformas do Código Penal introduzidas pela Lei Nº , de 28 de março de 2005

As reformas do Código Penal introduzidas pela Lei Nº , de 28 de março de 2005 BuscaLegis.ccj.ufsc.br As reformas do Código Penal introduzidas pela Lei Nº 11.106, de 28 de março de 2005 Clovis Alberto Volpe Filho Advogado, Mestre em Direito Público pela Unifran e professor da pós-graduação

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

Direito Penal. Estelionato e Receptação

Direito Penal. Estelionato e Receptação Direito Penal Estelionato e Receptação Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Leia mais

Direito DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES PARA CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: EVOLUÇÃO OU RETROCESSO? (LEI N.º DE 07 DE AGOSTO DE 2009)

Direito DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES PARA CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: EVOLUÇÃO OU RETROCESSO? (LEI N.º DE 07 DE AGOSTO DE 2009) 1 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Direito DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES PARA CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: EVOLUÇÃO OU RETROCESSO? (LEI N.º 12.015 DE 07 DE AGOSTO DE 2009) Autor:

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM. A Ação Penal no crime de estupro Uma questão controvertida

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM. A Ação Penal no crime de estupro Uma questão controvertida UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM A Ação Penal no crime de estupro Uma questão controvertida Por: Melissa de Oliveira Pinto Orientador Prof. Francis Rajzman Rio

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES INTRODUÇÃO

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES INTRODUÇÃO CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FÁBIO ROQUE SBARDELLOTTO * INTRODUÇÃO Encontramo-nos, novamente, diante de reforma pontual em parte do Código Penal. Desta feita, o legislador,

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina Onde encontrar a informação quanto à necessidade de representação? Na própria lei na qual o crime está descrito.

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: DIREITO PENAL 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO 1.1 PRINCÍPIO DA

Leia mais

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Geral. Volume I. Atualização. Arts. 1 o a 120 do CP

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Geral. Volume I. Atualização. Arts. 1 o a 120 do CP Rogério Greco Curso de Direito Penal Parte Geral Volume I Arts. 1 o a 120 do CP Atualização OBS: As páginas citadas são referentes à 14 a edição. A t u a l i z a ç ã o Página 187 Nota de rodapé n o 13

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - O procedimento comum ordinário será aplicado para a apuração de crimes cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro)

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

Breves Apontamentos sobre a Reforma dos Crimes contra a Dignidade Sexual da Pessoa Humana*

Breves Apontamentos sobre a Reforma dos Crimes contra a Dignidade Sexual da Pessoa Humana* Breves Apontamentos sobre a Reforma dos Crimes contra a Dignidade Sexual da Pessoa Humana* Álvaro Mayrink da Costa Desembargador (aposentado) do TJ/RJ. Professor da Escola da Magistratura e Presidente

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL (continuação)

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL (continuação) A Lei 12.015/09 também criou os crimes sexuais contra o vulnerável. Crimes Sexuais contra o Vulnerável Vulnerável é: Crimes Sexuais contra o Vulnerável

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO CRIME DE ESTUPRO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO CRIME DE ESTUPRO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO CRIME DE ESTUPRO Magali Forato BRANQUINHO1 Marcus Vinicius Feltrim AQUOTTI2 RESUMO: Este texto tem como objetivo fazer uma análise das inovações que a Lei nº 12.015/2009

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Pamela Lucia de Moraes A. VILELA 1 Sandro Marcos GODOY 2 RESUMO: A Lei nº 12.015, de 07 de agosto de 2009 estabeleceu uma nova redação para o Título VI do Código Penal

Leia mais

Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual: as Principais Mudanças Advindas com a Lei /2009

Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual: as Principais Mudanças Advindas com a Lei /2009 OGAMA, W.O.; DINIZ NETO, E. Artigo Original / Original Article Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual: as Principais Mudanças Advindas com a Lei 12.015/2009 About Crime against Sexual Dignity: the Main Changes

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) Acrescenta Art. 235-A e altera os Arts. 236, 237,

Leia mais

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14 SUMÁRIO FURTO (ART. 155 DO CP) Introdução...2 Classificação doutrinária...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Sujeitos...3 Consumação e tentativa...3 Elemento subjetivo...5 Modalidades

Leia mais

estupro e estupro de vulnerável

estupro e estupro de vulnerável UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Três Rios Curso de Direito Monografia Orientador (a): Carla Appollinario de Castro Discente: Ana Clara Andrade Ribeiro Matrícula: 200966003-8 Modificações

Leia mais

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58 PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL Professor: Felipe Leal QUESTÃO 58 COMENTÁRIOS: Houve coação moral irresistível (vis compulsiva), a excluir a culpa, em função

Leia mais

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 8.072/90 - Crimes Hediondos - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 1 CRIMES HEDIONDOS - DEFINIÇÃO O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE ASPECTOS RELEVANTES DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Por: Karla Druck Axelrod Orientador Profº: Francis Rajzman. Rio de

Leia mais

Direito Penal. Lesão Corporal

Direito Penal. Lesão Corporal Direito Penal Lesão Corporal Lesão Corporal Art. 129 do CP Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. Lesão Corporal Noção Geral: todo e qualquer dano

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL LEGALE CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Liberdade Individual liberdade pessoal Constrangimento ilegal Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer

Leia mais

PARECER Nº 6200 EGRÉGIA CÂMARA

PARECER Nº 6200 EGRÉGIA CÂMARA PROCESSO Nº 0018270-65.2010.8.05.0080 CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA SUSCITANTE: JUIZ DE DIREITO DE FEIRA DE SANTANA - 1ª VARA CRIMINAL SUSCITADO: JUIZ DE DIREITO DE FEIRA DE SANTANA VARA DE VIOLÊNCIA

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

Saraiva, 2002, p. 561.

Saraiva, 2002, p. 561. Yvana Savedra de Andrade Barreiros Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (PUCPR); Especialista em Língua Portuguesa (PUCPR); Graduada em Direito (UP) Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA)

Leia mais

CRIMES HEDIONDOS. Prof. Gladson Miranda. Facebook: GladsonMiranda

CRIMES HEDIONDOS. Prof. Gladson Miranda.   Facebook: GladsonMiranda CRIMES HEDIONDOS Prof. Gladson Miranda www.mentoryconcursos.com.br Facebook: GladsonMiranda LEGENDA DOS EMOTIONS Caiu em prova até 5 vezes Caiu em prova mais de 5 vezes Caiu na prova do concurso Base normativa

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal Iv 2 1 E DA EXTORSÃO Art. 157 Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000699565 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0008772-23.2006.8.26.0072, da Comarca de Bebedouro, em que é apelante/apelado PAULO HENRIQUE FRANÇA DE BRITO,

Leia mais

7/4/2014. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. + Sumário. Multa Qualificada. Responsabilidade dos Sócios

7/4/2014. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. + Sumário. Multa Qualificada. Responsabilidade dos Sócios + Multa Qualificada Paulo Caliendo Multa Qualificada Paulo Caliendo + Sumário Multa Qualificada Responsabilidade dos Sócios 1 + Importância da Definição: mudança de contexto Modelo Anterior Sentido Arrecadatório

Leia mais