AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE LEITURA DA PROVA BRASIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE LEITURA DA PROVA BRASIL."

Transcrição

1 AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE LEITURA DA PROVA BRASIL. ROSILENE DA SILVA DE MORAES CAVALCANTI (UEM). Resumo Por reconhecer a importância da leitura, o Ministério da Educação implantou a Prova Brasil, que é um instrumento utilizado para avaliar a situação de ensino e aprendizagem de leitura nas séries finais de ciclos das escolas públicas. Dessa forma, esta pesquisa investiga quais as perspectivas conceituais teóricas que subsidiam a Prova Brasil, aplicada à 4ª série do ensino fundamental, objetivando contribuir para os estudos sobre a formação do leitor na escola. A pesquisa, subsidiada pelas teorias sobre leitura desenvolvidas pela Linguística Aplicada, investigou os conceitos de leitura que estão presentes na Prova Brasil e quais aspectos conceituais básicos sobre leitura são utilizados na elaboração e composição das atividades. Para identificar esses aspectos, utilizou se como corpus de investigação a Prova Brasil e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa que serve de base para a elaboração da avaliação. Com o levantamento desses aspectos teóricos, identificaram se os seguintes quesitos: a) recorrência de informações implícitas; b) inferências; c) pista textual; d) relação textual entre muitos outros conceitos teóricos, que se mostram necessários ao trabalho com os alunos, no ensino de leitura, para a formação e o desenvolvimento de um leitor competente dentro dos parâmetros pretendidos pelo sistema escolar brasileiro. Assim, nesta comunicação, são apresentados os aspectos conceituais básicos de leitura, que subsidiam a Prova Brasil, que têm por finalidade a formação e o desenvolvimento do aluno leitor competente. Palavras chave: leitura, avaliação, formação do leitor, Prova Brasil. Palavras-chave: leitura, formação do leitor, Prova Brasil. Considerações iniciais A leitura tem papel fundamental no desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem e, embora muitas vezes seja deixada em segundo plano, nenhuma outra atividade poderá ser desenvolvida sem tê-la como base. Reconhecendo a importância da leitura, o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Pesquisas (Inep), criou a Prova Brasil, que é o instrumento avaliativo utilizado para medir a situação do ensino de leitura, nas séries finais de ciclo das escolas públicas, estaduais e municipais urbanas. Ela foi desenvolvida com a finalidade de diagnosticar as deficiências presentes no ensino público urbano e avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, respaldando as alterações possíveis.

2 Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar esse instrumento de avaliação, buscando identificar as perspectivas teóricas de leitura que o subsidiam e os aspectos conceituais utilizados na sua constituição. Espera-se que os resultados apresentados sirvam de auxílio para o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem de leitura na sala de aula. Concepções de leitura A leitura, além de ser uma forma de lazer, é uma das atividades básicas no processo de escolarização, sendo, por isso, de fundamental importância conhecer processos adequados para que se alcançar os objetivos propostos no ensino aprendizagem de língua materna. Como prática de ensino, a leitura apresenta resultados diferenciados de acordo com a concepção adotada pelo docente em suas práticas de sala de aula. Por isso, é necessário fazer uma escolha adequada da concepção de leitura para que alcance os objetivos propostos. Cada forma de conceber a leitura tem um enfoque diferenciado, que vai desde a simples decodificação à interação do leitor com o texto. A Lingüística Estruturalista concebe a leitura como decodificação, ou seja, a competência de passar do código escrito para o código oral. Esse tipo de leitura é considerado por Kleiman (1993) como uma prática empobrecedora que em nada modifica a visão de mundo do aluno. Já a Linguística Aplicada desenvolve outros estudos em que a leitura pode ser concebida como uma relação texto/leitor e, dentro dessa concepção, pode apresentar-se de três formas: a) dando ênfase ao texto; b) dando ênfase ao leitor; e c) dando ênfase ao processo de interação entre o leitor e o texto. Leffa (1996), ao abordar sobre as duas primeiras possibilidades, as apresenta como restritas e antagônicas, uma vez que a primeira concebe a leitura como extração de significados do texto, ou seja, o enfoque maior está no texto e a segunda concebe a leitura como atribuição de significado ao texto, dando maior enfoque ao leitor. Ao dar ênfase ao texto, a concepção de leitura não está preocupada em ter um leitor ativo, capaz de buscar no texto informações ou dialogar com ele. A grande desvantagem dessa perspectiva é que o texto passa a ser um simples recurso para estudos gramaticais.

3 A partir do momento em que a concepção de leitura passa a ter seu enfoque voltado para o leitor, ela defende a construção de sentido de modo descendente, ou seja, vai do leitor ao texto. A compreensão do leitor depende do seu conhecimento prévio (GOODMAN, 1987, apud MENEGASSI & ANGELO, 2005) e esse conhecimento que vai inferir no texto é diferente de leitor para leitor, por isso a construção de sentido é diversificada, mesmo tendo como base um único texto. O texto passa a refletir os segmentos da realidade, entremeados de lacunas que o leitor vai preenchendo com seu conhecimento de mundo (LEFFA, 1996). Com o objetivo de conciliar o leitor e o texto, sem dar maior importância a um deles, mas levando-os a interagir entre si para construir novos sentidos, surge a perspectiva de leitura interacionista. Nela, ocorre a inter-relação entre processamentos ascendentes e descendentes na busca da construção de significados e produção de sentidos. Quando o enfoque é interacionista, a construção de sentidos não depende simplesmente do conhecimento prévio do leitor ou das informações contidas no texto. Os sentidos são construídos através das informações implícitas e explícitas fornecidas pelo texto. O leitor interacionista não se limita a querer entender o que o texto diz, mas, porque o autor diz o que diz, e como leitor, quais as estratégias que utiliza para construir sentido nessa situação socialmente definida. O processo de leitura, segundo Cabral (1986 apud MENEGASSI, 1995), possui quatro etapas: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Cada etapa deve ser tratada com a mesma importância, pois, uma etapa é a base para a consecutiva. A decodificação consiste no reconhecimento dos símbolos escritos e de sua ligação com os respectivos significados e pode desenvolver-se em dois níveis: primário e secundário. Entretanto, a compreensão só ocorrerá no nível secundário em que o leitor irá apreender o significado das palavras e expressões até o momento desconhecidas a partir do contexto em que estão inseridas (MENEGASSI, 1995). A compreensão pode ocorrer em três diferentes níveis: literal, inferencial e interpretativo (MENEGASSI, 1995). No primeiro, o leitor faz uma leitura superficial sem inferir sobre o texto para, no segundo, desenvolver uma leitura mais aprofundada, retirando as informações implícitas e explícitas no texto. Entretanto, é no nível interpretativo de compreensão que o conhecimento prévio une-se ao apresentado no

4 texto, ampliando seus conhecimentos, reformulando seus conceitos e ampliando seus esquemas sobre a temática do texto. Para que o processo de leitura possa ser concluído de maneira satisfatória, além de compreender e interpretar o texto, é necessário que o leitor consiga reter o novo conhecimento, que resultará num novo texto. Prova Brasil A Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino, oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos e avalia alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da rede pública e urbana. É uma avaliação que procura avaliar a competência leitora dos alunos, buscando identificar quais habilidades já conquistaram, quais estão desenvolvendo e as que ainda precisam alcançar para tornarem-se leitores competentes (DELMANTO et al. 2007). Entretanto, o seu foco de avaliação não é o aluno, mas a escola, funcionando como avaliação censitária que oferece os resultados de cada escola participante da rede municipal e estadual. A elaboração da avaliação é feita a partir de Matrizes de Referência, que reúne o conteúdo a ser avaliado em cada série, descrevendo as habilidades a serem avaliadas e as orientações para a elaboração das questões. Essas matrizes têm como base os Parâmetros Curriculares Nacionais e as propostas curriculares dos estados brasileiros e de alguns municípios. As matrizes não englobam todo o currículo escolar e estão subdivididas em tópicos ou temas e estes em descritores, em que cada descritor associa conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos para traduzirem certas competências e habilidades.

5 Tópico I - Procedimentos de Leitura - Avalia a capacidade de atribuir sentido aos textos, ao verificar se o aluno desenvolve uma leitura mais aprofundada ou superficial. Descritores 4ª/5º EF Localizar informações explícitas em um texto. D1 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D3 Inferir uma informação implícita em um texto. D4 Identificar o tema de um texto. D6 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Tópico II - Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto - Tem sua atenção voltada para as implicações do suporte, do gênero ou do enunciador na compreensão do texto. Requer dos alunos a interpretação de textos que conjugam duas linguagens a verbal e a não-verbal e o reconhecimento da finalidade do texto por meio da identificação dos diferentes gêneros textuais. Descritores 4ª/5º EF Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, D5 quadrinhos, foto etc.). Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. D9 Tópico III - Relação entre Textos - Especifica a relação entre textos e requer uma atitude crítica e reflexiva às diferentes ideias relativas ao mesmo tema, encontradas em um mesmo ou em diferentes textos, pelo aluno. Descritores 4ª/5º EF Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de D15 textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D11 Tópico IV - Coerência e Coesão no Processamento do Texto - Preocupa-se com a textualidade e está voltado para os elementos que colaboram na construção da sequência lógica entre as ideias e o estabelecimento de relações entre as partes de um texto: coesão e coerência. Descritores 4ª/5º EF Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou D2 substituições que contribuem para a continuidade de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a D7 narrativa. Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D8 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por D12 conjunções, advérbios etc. Tópico V - Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido - Apresenta

6 exercícios no qual o aluno deve identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados e os efeitos de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Descritores 4ª/5º EF Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D13 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras D14 notações. Tópico VI - Variação linguística - Avalia as variações linguísticas, procurando verificar se o aluno percebe as razões dos diferentes usos e se tem noção do valor social que a eles é atribuído. Descritores 4ª/5º EF Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o D10 interlocutor de um texto. Como se pode observar, a matriz de referência que norteia as provas de Língua Portuguesa está estruturada sobre o foco da leitura que requer a competência de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Os descritores não seguem uma ordem crescente por estarem agrupados pelas habilidades que avaliam Na perspectiva de assumir o texto como objeto de estudo, os descritores têm como referência algumas das competências discursivas dos sujeitos, tidas como essenciais na situação de leitura. Aspectos conceituais de leitura presentes na Prova Brasil O primeiro levantamento realizado foi para identificar os aspectos conceituais necessários para a realização dos exercícios propostos em cada tópico. No quadro a seguir, os descritores estão reorganizados em ordem crescente, diferentemente da forma apresentada na Prova Brasil, sendo possível identificar os aspectos conceituais de leitura exigidos em cada descritor. Descritores Aspectos Conceituais Descritores Aspectos Conceituais

7 D1 Informação explícitaliteral Paráfrase D9 Reconhecimento do gênero Objetivo/finalidade do texto Pista Textual Diversificação de gêneros D2 Coesão textual D10 Locutor / interlocutor Articulação e progressão textual Linguagem formal/informal Relação textual Variedades linguísticas Compreensão D3 Inferências Sentido conotativo e denotativo D11 Fato narrado/fato discutido/comentado Fato/opinião Informações implícitas Opinião no texto/ opinião textual Integração/articulação textual Autor/narrador/personagem D4 Informações pressupostas D12 Inferências Relações de coerência (lógico-discursivas) Identificação de gênero textual Identificar a idéia estabelecida no texto D5 Diferenciar o real do imaginário Linguagem verbal e não-verbal Interpretação Composição gráfica D13 Marcadores lógicodiscursivos Ironia e humor Pontuação Notação Texto verbal e não-verbal D6 Assunto e tema Sentido global e restrito D14 Efeitos de sentido Efeitos decorrentes do uso da pontuação Identificar assuntos iguais

8 do texto tratados de forma diferente Figuras de linguagem Ironia e humor Organização argumentativa D7 Texto narrativo D15 Intenção comunicativa Enredo, conflito e ação dos personagens Personagens e narrador Ideologia presente no texto Temática em gêneros diferentes D8 Causa e consequência Problema e solução Relação textual Com base nos levantamentos teóricos e nas análises apresentadas, fica evidente que, para realizar a Prova Brasil, espera-se um leitor competente. As características básicas desse leitor são: ser ativo, ser capaz de fazer inferências no texto, de ler entre as linhas e reconhecer as informações explícitas e implícitas presentes no texto, entre muitas outras. Ao realizar o levantamento dos aspectos conceituais presentes na Prova Brasil, foi possível perceber que os mais recorrentes são: a. as inferências de informações presentes nos descritores D3, D4 e D11; b. pista textual nos descritores D1 e D4; c. informações implícitas- descritores D3 e D4 ; d. ironia e humor descritores D13 e D14; e. reconhecimento do gênero textual descritores D4 e D9.

9 É possível observar que os aspectos conceituais mais decorrentes estão no Tópico I que avalia os procedimentos de leitura, evidenciando, dessa forma, a leitura como item de maior importância nesse instrumento de avaliação. O Descritor 4, que tem como finalidade avaliar a habilidade de inferência do leitor, e o Descritor 11, que avalia a capacidade de distinguir um fato da opinião relativa a esse fato, são os descritores que exigem um maior conhecimento de aspectos conceituais relacionados a leitura. A partir dos dados teóricos e das análises apresentadas, é possível ter uma visão do conhecimento que os alunos que participarão desta avaliação precisam ter desenvolvido. Observando o quadro sinótico anexo, que apresenta os conceitos delineados na Prova Brasil, pode-se perceber que o Tópico 1 é o mais saliente na avaliação e busca avaliar os procedimentos de leitura. Assim, após a análise desse instrumento de avaliação, que tem como finalidade produzir informações sobre o ensino oferecido nas escolas públicas urbanas e ajudar no estabelecimento de novas metas, é possível afirmar que o ensino de leitura precisa ser valorizado e aprimorado desde a educação básica. Formar bons leitores vai muito além de ensinar a escrever o próprio nome, decodificar signos ou ser considerado alfabetizado. É necessário que o aluno aprenda, ainda na sala de aula, os aspectos conceituais básicos que o capacitarão para a leitura. Considerando que todas as demais disciplinas que formam a grade curricular dependem da leitura para serem desenvolvidas, ao formar leitores competentes o sistema de educação público como um todo será beneficiado. Considerações Finais A presente pesquisa teve como objetivo averiguar quais as perspectivas teóricas sobre leitura utilizadas na Prova Brasil de forma a contribuir para os estudos sobre a formação do leitor na escola. O levantamento teórico sobre concepções de leitura foi fundamentado em teorias desenvolvidas por Linguistas que tem realizado estudos nessa área, como: Leffa (1996); Colomer & Camps (2002); Solé Galart (2001); Marcuschi (2008); Kleiman (1993) e Menegassi(1995,2005). Esse levantamento auxiliou na identificação da

10 concepção de leitura que subsidia a Prova Brasil, facilitando, então, a definição do método de avaliação mais adequado para se alcançar os resultados propostos. Para a avaliação de leitura, nem sempre é fácil definir um método único, pois o que se pode observar é que a ideia de avaliação está em constante mudança com o objetivo de adequar-se às necessidades do momento. Com base na análise da Prova Brasil, ficou evidenciado que a proposta que mais se adapta é a avaliação dialógica, que tem, como objetivo, não uma classificação, mas uma reflexão problematizadora coletiva com a finalidade de rever e adequar o processo de aprendizagem. Esse objetivo está relacionado aos objetivos propostos pela Prova Brasil, que visa avaliar a situação do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro de forma a produzir informações que auxiliem os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos, visando à melhoria da qualidade do ensino. Ao analisar a Prova Brasil, foi possível perceber que o leitor que irá realizá-la não pode apenas decodificar códigos. É necessária uma maior competência de leitura que o permita ler, compreender e interpretar o que é apresentado no texto, independente de ser um texto verbal ou não-verbal. Essa característica de leitor pode ser identificada por meio do estudo das matrizes de referências, utilizadas na constituição da Prova Brasil, bem como por meio da análise dos exercícios propostos aos avaliados. Com o levantamento dos aspectos conceituais que sustentam a prova, identificaram-se os seguintes quesitos: a) recorrência de informações implícitas; b) inferências; c) pista textual; d) relação textual entre muitos outros conceitos teóricos, que muitas vezes não são desenvolvidos de maneira eficiente na Educação Básica, a quem a Prova Brasil é destinada. Para que o aluno da 4ª série esteja apto a realizar essa avaliação o trabalho com leitura realizado nas escolas precisa ser ressignificado passando a trabalhar com os alunos os aspectos conceituais identificados durante a análise da Prova Brasil, como: informações implícitas e explícitas; pista textual; paráfrase; coesão e coerência textual; articulação e progressão textual; inferências; compreensão e interpretação; informações pressupostas e subentendidas; leitura verbal e não-verbal entre outros apresentados anteriormente neste trabalho.

11 É possível afirmar que a realização da pesquisa alcançou os objetivos a que se propôs ao identificar as perspectivas teóricas sobre leitura presentes na Prova Brasil de forma a contribuir com a formação de leitores competentes. Os dados aqui apresentados, por si só, não trarão nenhuma mudança, mas, se bem utilizados, certamente produzirão mudanças qualitativas no ensino escolar. Referências BRASIL. Prova Brasil. In: Acesso em: 01de junho de COLOMER, T; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, DELMANTO, D et al. Prova Brasil na escola. Material para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de Ensino Fundamental. São Paulo: CENPEC E TIDE SETUBAL, KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Ed. Unicamp, LEFFA, V. J. Aspectos da Leitura. Uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, MARCUSCHI, L.A. Produção textual análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, MENEGASSI, R. J; ANGELO, C.M.P. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.) Leitura e ensino. Maringá: EDUEM, 2005, p MENEGASSI, R. J. Compreensão e Interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista UNIMAR 17(1): 85-94, MENEGASSI, R. J. Avaliação de Leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org.) Leitura e ensino. Maringá: Uem, 2005 SOLÉ GALLART. I. Evaluar lectura y escritura; algunas características de lás practicas de evaluación innovadoras. Lectura y Vida. Ano 22, 4, dicienber, 2001

12 QUADRO SINÓTICO ASPECTOS CONCEITUAIS D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 D10 D11 D12 D13 D14 D15 *Total Informação explícita literal 1 1 Paráfrase 1 1 Pista Textual Inferências de Informações Sentido conotativo e denotativo 1 1 Informações implícitas Informações pressupostas 1 1 Identificação de gênero textual 1 1 Diferenciar o real do imaginário 1 1 Assunto /tema 1 1 Sentido global e restrito do texto 1 1 Figuras de linguagem 1 1 Organização argumentativa 1 1 Fato narrado/fato discutido/comentado 1 1 Fato/opinião 1 1 Opinião no texto/ opinião textual 1 1 Integração/articulação textual 1 1 Autor/narrador/personagem 1 1 Linguagem verbal/não-verbal 2 1 Interpretação 2 1 Composição gráfica 2 1 Reconhecimento do gênero 2 1 Objetivo/finalidade do texto 2 1 Diversificação de gêneros 2 1 Identificar assuntos iguais tratados de forma diferente 3 1 Intenção comunicativa 3 1 Ideologia presente no texto 3 1 Temática em gêneros diferentes 3 1 Coesão textual 4 1 Articulação/progressão textual 4 1 Relação textual Compreensão 4 1

13 Texto narrativo 4 1 Enredo, conflito e ação dos personagens 4 1 Personagens e Narrador 4 1 Causa e conseqüência 4 1 Problema e solução 4 1 Relações de coerência (lógico-discursivas) 4 1 Identificar a idéia estabelecida no texto 4 1 Marcadores lógico-discursivos 4 1 Ironia e humor Pontuação 5 1 Notação 5 1 Texto verbal e não-verbal 5 1 Efeitos de sentido 5 1 Efeitos decorrentes do uso da pontuação 5 1 Locutor / interlocutor 6 1 Linguagem formal/informal 6 1 Variedades lingüísticas 6 1 TOTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC Matriz de Referência Língua Portuguesa 9 ano Ensino Fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEPI 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEPI 5º ano do Ensino Fundamental LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA 5º ano do Ensino Fundamental 1 D9 5 D7 D8 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa/consequência

Leia mais

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 2º ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa Quadro Correção da Avaliação Diagnóstica Escola: Município: Professor(a): Coornador(a): 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO ES BIM3/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO - LEITURA Inferir uma informação implícita em um Localizar informações explícitas em um 5.º ANO - LEITURA Estabelecer relações entre partes de um

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica 1990 1ª aplicação Alunos de 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries de uma amostra de escolas públicas da rede urbana do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa,

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO? Falar de qualidade da educação é falar de IDEB ...o que

Leia mais

Encontro de educadores

Encontro de educadores Encontro de educadores Matrizes de Referência de Língua P ortuguesa do / - 9º Ano e a interface com o CBC de Língua Inglesa Matriz de Referência I - PROCEDIMENTOS DE LEITURA CBC Língua Inglesa HABILIDADE

Leia mais

PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 11 e 12 de Maio 2011 APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Roberta Fulco Calzavara Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Leia mais

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados

Oficina de Apropriação de Resultados SAEPE 2018 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa Avaliação ORIENTAÇÕES CURRICULARES MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE PLANOS DE CURSO/AULAS ITENS TESTES DE DESEMPENHO

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO 4º ANO id1 id2 id3 id4 id5 id6 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso: propagandas, quadrinhos, fotos etc. id8 id9 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos

Leia mais

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEP: 31.6-0 Venda Nova, Belo Horizonte/MG RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO 3º CICLO 0 LÍNGUA PORTUGUESA 1 ETAPA 3 CICLO D05 D06 D07 D09 D D11 D12 D16 D24 D28 DESCRITORES AVALIADOS: D05 Interpretar

Leia mais

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF 1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF até 125 pontos As habilidades presentes neste Padrão de Desempenho são muito elementares e relacionam-se, essencialmente, à apropriação

Leia mais

Claudia Moura da Rocha (UERJ)

Claudia Moura da Rocha (UERJ) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E LÍNGUA PORTUGUESA Claudia Moura da Rocha (UERJ) claudiamoura30@oi.com.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS Nos últimos anos, em decorrência do insucesso educacional

Leia mais

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 1. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 1. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 1 Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora 1ª Edição ACerta Brasil

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2017 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1.

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2017 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. VOCABULÁRIO: CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais ordinais e cardinais

Leia mais

01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18.

01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-9-05/2012 01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18.

Leia mais

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Oficina Divulgação de Resultados Língua Portuguesa Professor Luís Cláudio R. Carvalho Objetivos da oficina Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

ENEM: NÍVEIS DE LEITURA CONTEMPLADOS NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ENEM: NÍVEIS DE LEITURA CONTEMPLADOS NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENEM: NÍVEIS DE LEITURA CONTEMPLADOS NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Claudinei Caon 1 Denise Moreira Gasparotto 2 1. INTRODUÇÃO O Exame Nacional do Ensino Médio tem sido constantemente analisado, devido

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro I-Procedimentos de leitura de Geografia D1 Identificar um tema ou o sentido global de um 3.3 I - Geografias do 1 - de 3- e direitos sociais 3.2-Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos

Leia mais

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 Ailton Resende de Paula Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 pesquisa@cesumar.br INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Mônica Garcia Barros 1 ; Juliano Tamanini

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ (

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ ( cc Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ CAED- (e-mail: ailtonresende@caed.ufjf.br) Analisar e interpretar os resultados do Avaliando IDEPB para (re)planejamento das ações

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2016

PLANEJAMENTO ANUAL 2016 PLANEJAMENTO ANUAL 2016 Professor Joabe Bernardo dos Santos Língua Portuguesa 9º ano Colégio Nossa Senhora da Piedade Referências: -SAE, 9º ano: Língua Portuguesa. Livro do professor: livro 1 / IESDE BRASIL

Leia mais

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2 Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora 1ª Edição Acerta Brasil

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ)

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5.1. Os PCNs para o Ensino Médio Referência básica para a elaboração das Matrizes

Leia mais

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis Proficiência em Leitura de Língua Portuguesa de Alunos de 8ª série/9º Ano do Ensino Fundamental: Algumas Considerações sobre os Resultados da Prova Brasil Letícia Corrêa Bitencourt Bianchi Acadêmica do

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS

ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS Maria Eliane Gomes Morais (PPGFP-UEPB) lia_morais.jta@hotmail.com Linduarte Pereira Rodrigues (DLA/PPGFP-UEPB) linduarte.rodrigues@bol.com.br

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS SECRETÁRIO ADJUNTO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ANTÔNIO CARLOS RAMOS PEREIRA CHEFE DE GABINETE

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Objetivos Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicadas no estado do Espírito Santo, na etapa de

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

G A B A R I T O 01. B 05. B 09. B 13. A 02. A 06. C 10. D 14. B 03. D 07. D 11. C 15. B 04. B 08. C 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-01

G A B A R I T O 01. B 05. B 09. B 13. A 02. A 06. C 10. D 14. B 03. D 07. D 11. C 15. B 04. B 08. C 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-01 SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-01 G A B A R I T O Tipo D3-05/2016 01. B 05. B 09. B 13. A 02. A 06. C 10. D 14. B 03. D 07. D 11. C 15. B 04. B 08. C 12. D Resoluções Prova Anglo Língua Portuguesa

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas.

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS 6º ANO 1º BIMESTRE Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ORAL E ESCRITA) PORTUGUÊS Abril de 2016 Prova 61 2016 2º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco Leila Martins Roberta Fulco Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEMS para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas envolvidas

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITORES: HABILIDADES DE LEITURA NO SAEB X HABILIDADES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO * Cláudia Mara de SOUZA (UFMG) **

FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITORES: HABILIDADES DE LEITURA NO SAEB X HABILIDADES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO * Cláudia Mara de SOUZA (UFMG) ** FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITORES: HABILIDADES DE LEITURA NO SAEB X HABILIDADES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO * Cláudia Mara de SOUZA (UFMG) ** RESUMO: Tem este artigo o objetivo de apresentar uma análise

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF Objetivo Analisar e int erpret ar os result ados do SAEPI para que haj a o (re)planej amento das ações pedagógicas implementadas em sala

Leia mais

Unidade 1 O que é o Celpe-Bras?

Unidade 1 O que é o Celpe-Bras? Unidade 1 O que é o Celpe-Bras? UNIDADE 1 1. O que é o Celpe-Bras? O Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO SAETHE Matriz de Referência SAEB Matriz Curricular Municipal Questionários Matriz de Referência Itens Testes Fatores contextuais Padrões de Desempenho

Leia mais

a) O Plano de Atendimento Educacional Especializado é o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas no turno contrário ao da

a) O Plano de Atendimento Educacional Especializado é o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas no turno contrário ao da a) O Plano de Atendimento Educacional Especializado é o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas no turno contrário ao da escolarização do aluno. A elaboração deste plano deve envolver

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 ROSANA MARTINELLI, PREFEITA MUNICIPAL DE SINOP, ESTADO DO MATO GROSSO, EM EXERCÍCIO, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO

A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO Girlene da Silva Rezende 1 Leiliane Soares Vieira Realizamos o projeto de letramento

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais