Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima. Genes e Câncer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima. Genes e Câncer"

Transcrição

1 Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Genes e Câncer

2 O que é câncer? Diferente de doenças cromossômicas, monogênicas e multifatoriais. Presente em todas as células do organismo inclusive gametas. Doenças genéticas de células somáticas originam-se apenas em células específicas Mutação em genes que controlam a multiplicação celular. Todo câncer resulta de mutações no DNA, tornando essa a doença genética mais comum.

3 O que é câncer? Células normais apresentam uma regulação muito precisa. Alguns órgãos crescem até seu tamanho adequado e param de crescer. Outros tecidos mantêm em um equilíbrio dinâmico.

4 O que é câncer? Ás vezes algumas células escapam desse processo regulatório e passam a crescer e a se dividir descontroladamente. Neoplasia. Tumor. Auto limitantes Benignos. Não se disseminam entre os tecidos adjacentes.

5 O que é câncer? Crescimento ilimitado Malignos. Podem se disseminar para tecidos vizinhos. Podem sofrer metástase. Corrente sanguínea ou linfática. Principais tipos: Carcinomas = tecido epitelial. Sarcomas = tecido conjuntivo. Glioma = células gliais. Leucemias = órgãos hematopoiéticos.

6 Características das células cancerosas Crescimento e multiplicação descontrolados. Alterações morfológicas. Mais arredondadas. Menos adesivas. Membrana celular mais fluida. Perda de inibição por contato. Perda de afinidade celular específica. Propriedades imunológicas diferentes. Desdiferenciação.

7 Características das células cancerosas Invasividade. Maior e mais rápida captação de glicose. Utilização de metabolismo anaeróbico. Secreção de ácido lático. Citoplasma contendo organelas mal desenvolvidas e inclusões citoplasmáticas.

8 Características das células cancerosas Evidências de que o tumor normalmente origina-se a partir de uma única célula. Origem monoclonal. Existem tumores de origem policlonal. Carcinoma de mama. Neurofibromatose.

9 Aspectos Genéticos Embora raros, alguns tipo de câncer podem ter herança mendeliana. Existem casos de pré-disposição familiar ao câncer, sem indicação de transmissão monogênica. Associação com anomalias cromossômicas. Reparo de DNA defeituoso. Fatores ambientais prédisponentes.

10 Como se desenvolve o câncer? Ciclo celular. Multiplicação. Crescimento. Diferenciação. Morte. Controle genético e sistema de sinais bioquímicos. Controle genético exercido por duas classes de genes específicos. Proto-oncogenes. Genes de supressão tumoral.

11 Como se desenvolve o câncer? Sinais bioquímicos. Fatores de crescimento. Plaquetário. Epidérmico. Hormônios esteróides. Uma célula qualquer por começar a se multiplicar descontroladamente. Décadas antes do tumor ser palpável. Transformação maligna se dá em uma série progressiva de eventos.

12 Como se desenvolve o câncer?

13 Como se desenvolve o câncer? Surgimento de um tumor maligno no tecido epitelial. Célula geneticamente alterada. Hiperplasia. Displasia. Câncer in situ. Câncer invasivo.

14 Como se desenvolve o câncer?

15 Proto-oncogenes e oncogenes São genes celulares NORMAIS que controlam o crescimento celular e diferenciação (proto-oncogenes). Em certas circunstâncias podem tornar-se oncogênes. Codificam proteínas que estimulam o crescimento celular. Descobertos a partir de estudos por hibridização in situ.

16 Proto-oncogenes e oncogenes Mais de 100 oncogenes conhecidos. São representados por abreviaturas compostas por três letras. SRC = Sarcoma de Rous. MYC = Mielocitomatose de ave.

17 Proto-oncogenes e oncogenes Mecanismos de ativação dos proto-oncogenes. Por mutação pontual: Transformação de um proto-oncogene em um oncogene pela troca de uma única base. Exemplo: ras = CGC GTC (Glicina Valina). 30% das neoplasias humanas % tumores de pulmão 50% tumores de cólon. 90% tumores de pâncreas. 0% tumores de mama. Estágios iniciais.

18 Proto-oncogenes e oncogenes Mecanismos de ativação dos protooncogenes. Amplificação gênica. Aumento no número de cópias de um proto-oncogene vezes = super expressão dos seus produtos. Visível em cariotipagem de células tumorais. Regiões coradas homogeneamente (RCH) ou HSR (homogeneou staining regions). 10% dos tumores, nos estágios tardios.

19 Proto-oncogenes e oncogenes

20 Proto-oncogenes e oncogenes Mecanismos de ativação dos proto-oncogenes. Por translocação cromossômica. Leva a superexpressão de um proto-oncogene. O proto-oncogene acaba sendo inserido próximo de um gene que é muito expresso. Exemplos: MYC (8q24) translocado para próximo do gene da cadeia pesada (H) da imunoglobulina (14q32). Cromossômo filadélfia (Ph 1 ), fusão dos genes abl (protooncogene), 9q34, com o gene bcr, 22q11. Formação do gene BCR- ABL. Leucemia mielóide crônica.

21 Proto-oncogenes e oncogenes

22 Proto-oncogenes e oncogenes

23 Proto-oncogenes e oncogenes Mecanismos de ativação dos protooncogenes. Por ativação retroviral. Retro-vírus. Inserem o gene no DNA de uma célula hospedeira. Transferem oncogenes de uma célula para outra. Vírus do Sarcoma de Rous (galinhas)

24 Proto-oncogenes e oncogenes

25 Genes de supressão tumoral Genes NORMAIS que reprimem o crescimento celular. Mutações podem fazer com o os mesmos percam sua função. Exemplos. P53. P21.

26 Sistemas de defesa do organismo Apoptose, morte celular programada ou suicídio celular. A falha em componentes celulares essenciais. Falha em sítios de controle. Ruim para a célula, mas bom para o organismo. Falha em P53. Falha em Bcl-2. Problemas para a químio e radio-terapia.

27 Sistemas de defesa do organismo Ausência de telomerase e encurtamento dos telômeros na divisão celular. Células tornam-se senescentes. Células tumorais tem o gene da telomerase reativado células imortais.

28 Sistemas de defesa do organismo Sistema imunológico. Células auxiliares (TCD4). Células T citotóxicas (TCD8). Sistema de reparo do DNA.

29 Neoplasias de herança monogênica Herança autossômica recessiva. Xeroderma pigmentoso (XP). Síndrome de Bloom (BLM). Ataxia-telangectasia (ATM). Herança autossômica dominante. Neurofibrimatose 1 e 2 (NF1 e NF2). Retinoblastoma Farmiliar (RB1). Câncer de mama familiar 1 e 2 (BRCA1 e BRCA2). Neoplasia endócrina múltipla (RET).

30 Sindrome de Bloom

31 Retinoblastoma

32 Xeroderma Pigmentoso

33 Neurofibromatose

34 Neoplasias de herança multifatorial Cânceres associados a influência ambiental. Presença de uma predisposição genética. Recorrência entre irmãos. Gêmeos idênticos 1:5. Não gêmeos 1:720. Populacional 1:3000. Câncer de pulmão (carcinoma broncogênico). Aril-hidrocarbol-hidroxilase policíclicos (forma epóxido) = metabolismo de hidrocarbonetos Polimorfismo genético.

35 Exercícios Que aspectos genéticos sobre o câncer podem ser generalizados? Como se desenvolve o câncer? O que são proto-oncogenes e como podem ser ativados, transformando-se em oncogenes? Exemplifique. O que são genes de supressão tumoral? Comente os sistemas de defesa do organismo humando para previnir a divisão celular descontrolada.

A Genética do Câncer

A Genética do Câncer A Genética do Câncer 2 Câncer O câncer é considerado uma doença genética por ser desencadeado por uma série de alterações no DNA da célula Esporádico - alterações de origem somática resultantes da interação

Leia mais

Carcinogêse e Neoplasia. Profº Ary da Silveira Mendes Jr.

Carcinogêse e Neoplasia. Profº Ary da Silveira Mendes Jr. Carcinogêse e Neoplasia Profº Ary da Silveira Mendes Jr. Epidemiologia Principal causa de morte entre 45-60 anos Incidência no Brasil em 2003 (INCA) 126.290 mortes 402.190 casos novos DOENÇA GENÉTICA Padrão

Leia mais

Obs. fase crônica (FC), fase acelerada (FA) e crise blástica (CB)

Obs. fase crônica (FC), fase acelerada (FA) e crise blástica (CB) P2 2018.1 Genética Médica Prof Isabela Arruda Gabarito: 1. A, 2A, 3.A, 4B, 5 D, 6.E, 7. C, 8A, 9A, 10 C 1. A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma doença caracterizada pela perda progressiva da diferenciação

Leia mais

Câncer. Tópicos Especiais em Genética IV. Daniel Guariz Pinheiro

Câncer. Tópicos Especiais em Genética IV. Daniel Guariz Pinheiro Câncer Tópicos Especiais em Genética IV Daniel Guariz Pinheiro Células Proliferativas e a Tumorigênese Para que mutações oncogênicas induzam o câncer, elas devem ocorrer em células que estão em processo

Leia mais

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário.

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. 1 - Um homem de 50 anos com queixas de fadiga muito acentuada fez um exame médico completo que incluiu RX do tórax. Identificaram-se lesões

Leia mais

Mecanismos Genéticos e Epigenéticos do Câncer

Mecanismos Genéticos e Epigenéticos do Câncer Mecanismos Genéticos e Epigenéticos do Câncer IBM1027 Genética Molecular Wilson Araújo Silva Jr O câncer é uma doença genética? Hereditário Esporádico Eventos genéticos! genômicos Eventos epigenético!

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA Curso de Atualização em Endocrinologia 2017 Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ DNA Sequência de Nucleotídeos RNA Sequência de

Leia mais

05/01/2016. Letícia Coutinho Lopes 1. Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese

05/01/2016. Letícia Coutinho Lopes 1. Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese Neoplasias Tópicos da Aula A. Neoplasia B. Carcinogênese C. Tipos de Neoplasia D. Características das Neoplasias E. Invasão e Metástase 2 Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese A. Neoplasia

Leia mais

O Cancro - Aspectos gerais O termo Cancro é aplicado e utilizado genericamente para identificar um vasto conjunto de doenças que são os tumores malign

O Cancro - Aspectos gerais O termo Cancro é aplicado e utilizado genericamente para identificar um vasto conjunto de doenças que são os tumores malign presentes na Leucemia Daniela Bessa O Cancro - Aspectos gerais O termo Cancro é aplicado e utilizado genericamente para identificar um vasto conjunto de doenças que são os tumores malignos, também designamos

Leia mais

NEOPLASIAS OPLASIAS II Onco Onc gê g nese Departamen Depart amen o t de de Micr obiologia Micr obiologia e e Para Pa s ra it i o t l o o l g o ia

NEOPLASIAS OPLASIAS II Onco Onc gê g nese Departamen Depart amen o t de de Micr obiologia Micr obiologia e e Para Pa s ra it i o t l o o l g o ia HPV NEOPLASIAS II Oncogênese Departamento de Microbiologia e Parasitologia Disciplina de Patologia Geral Profª Drª Ana Lucia Rodrigues NEOPLASIA Fatores ambientais (químicos, físicos, biológicos) Fatores

Leia mais

Principais genes que participam da formação de tumores

Principais genes que participam da formação de tumores REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA ISSN 1519-5228 Volume 2 - Número 2-2º Semestre 2002 Principais genes que participam da formação de tumores Aline A. Lopes, Andreza M.Oliveira ; Camila B. C.Prado

Leia mais

INSTABILIDADE DO GENOMA HUMANO INSTABILIDADE CROMOSSÔMICA

INSTABILIDADE DO GENOMA HUMANO INSTABILIDADE CROMOSSÔMICA INSTABILIDADE DO GENOMA HUMANO INSTABILIDADE CROMOSSÔMICA Genética Molecular - IBM1027 Profa. Dra. Vanessa Silveira 1. Definição Fenótipo celular onde vários processos responsáveis pela manutenção e replicação

Leia mais

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma .Carcinogênese: Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma neoplasia. O processo pelo qual se desenvolvem as neoplasias

Leia mais

Cronograma Extensivo

Cronograma Extensivo 1 Cronograma Extensivo 1-2018 Anatomia Histologia Embriologia Genética Citologia Bioquimica 1º final de semana (03 e 04 de Março) (7:30 às 12:00) Orientações iniciais Introdução à Bioquímica Água e interações

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Cronograma Extensivo ONLINE

Cronograma Extensivo ONLINE 1 Cronograma Extensivo 1-2018 ONLINE Anatomia Histologia Embriologia Genética Citologia Bioquimica Disponibilizadas em 10/03/2018 Orientações iniciais Introdução à Bioquímica Água e interações moleculares

Leia mais

CÂNCER. Prof. Ernani Castilho

CÂNCER. Prof. Ernani Castilho CÂNCER Prof. Ernani Castilho ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ÁTOMOS (Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio) MOLÉCULAS (água, oxigênio, carbono, açúcares, lipídeos, proteínas, ácidos nucleicos, nucleotídeos,

Leia mais

MicroRNAs: nova classe de reguladores gênicos envolvidos na função endócrina e câncer

MicroRNAs: nova classe de reguladores gênicos envolvidos na função endócrina e câncer FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Novas tecnologias de biologia molecular no câncer MicroRNAs: nova classe de reguladores gênicos envolvidos na função endócrina e câncer Filho J.C.M Ricarte,

Leia mais

Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES)

Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES) Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 1 PROGRAMAS PARA A 2 ª SÉRIE DO CURSO DE MEDICINA PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES) I Anatomia

Leia mais

CICLO CELULAR Eduardo Montagner Dias

CICLO CELULAR Eduardo Montagner Dias CICLO CELULAR Eduardo Montagner Dias O ciclo celular é um processo através do qual uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente às suas células-filhas. É didaticamente dividido

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA Curso de Atualização em Endocrinologia 2013 Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ DNA Sequência de Nucleotídeos RNA Sequência de

Leia mais

ONCOLOGIA. Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

ONCOLOGIA. Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) ONCOLOGIA Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS Lábeis Estáveis Perenes CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS Células lábeis: São aquelas em constante renovação

Leia mais

Iniciação e progressão neoplásica

Iniciação e progressão neoplásica Biopatologia Iniciação e progressão neoplásica Diana Santos Ana Isabel Teixeira Doenças degenerativas -Nos indivíduos novos - a etiologia é hereditária: são sobretudo doenças catabólicas que ocorrem em

Leia mais

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: Nesse processo de divisão ocorre:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Moisés Araújo

ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Moisés Araújo ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR O QUE É ESPECIALIZAÇÃO CELULAR? CONJUNTO DAS MODIFICAÇÕES QUIMICAS, FÍSICAS OU ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DAS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS, INICIALMENTE SIMPLES E INDIFERENCIADAS,

Leia mais

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann Noções de Oncologia EO Karin Bienemann O Câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

GENÉTICA DO CÂNCER. Atinge 30% população em geral Causa 20% das mortes Custa 10% da assistência médica

GENÉTICA DO CÂNCER. Atinge 30% população em geral Causa 20% das mortes Custa 10% da assistência médica GENÉTICA DO CÂNCER Atinge 30% população em geral Causa 20% das mortes Custa 10% da assistência médica 1-Defina: (a) neoplasia; (b) neoplasia benigna: (c) neoplasia maligna. Neoplasia: nova formação, tumor:

Leia mais

Bases Genéticas do Câncer

Bases Genéticas do Câncer Bases Genéticas do Câncer Não é uma doença atual Tu em Múmias egípcias 1890 Von Hansemann anormalidades nucleares em células cancerígenas 1914 Boveri Aberrações cromossômicas eram a Profa. Dra. Milena

Leia mais

Apoptose. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( )

Apoptose. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( ) Apoptose Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (e-mail ) $99.50 $82.74 $31.86 Necessidades de Morte Celular em Organismos Multicelulares - Característica latente;

Leia mais

Alunos: Arthur Silva Lucas Tavares Renan Piraine Rodrigo Schuch. Pelotas, 22 de junho de 2011.

Alunos: Arthur Silva Lucas Tavares Renan Piraine Rodrigo Schuch. Pelotas, 22 de junho de 2011. Interpretando a Base Genética do Câncer Universidade Federal de Pelotas Curso: Graduação em Biotecnologia Disciplina: Genômica II Professora: Dra. Fabiana Seixas Alunos: Arthur Silva Lucas Tavares Renan

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer Prof. Daniele Duó A palavra câncer é um termo amplo que abrange mais de 200 doenças que possuem duas características em comum: - Um crescimento celular

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA ÍNDICE Introdução Evolução: mutação e recombinação do DNA Erros de Recombinação: Câncer? Engenharia Genética e Transgênicos Recombinação homóloga - Modelo Holliday

Leia mais

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica FARMACOLOGIA DOS QUIMIOTERÁPICOS AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica Profª. MsC Daniele Cavalheiro Oliveira Zampar Farmacêutica Especialista em Oncologia - Sobrafo Campo Grande, 29/09/2012

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

Neoplasias. Benignas. Neoplasias. Malignas. Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação.

Neoplasias. Benignas. Neoplasias. Malignas. Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação. - Neoplasias- Neoplasias Benignas Neoplasias Malignas Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação. Neoplasias Neoplasias Benignas PONTO DE VISTA CLÍNICO, EVOLUTIVO E DE COMPORTAMENTO

Leia mais

Unidade 5 Cresc. e renovação celular VIII CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO DE TECIDOS

Unidade 5 Cresc. e renovação celular VIII CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO DE TECIDOS 1 Unidade 5 Cresc. e renovação celular VIII CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO DE TECIDOS A mitose garante que 2 a partir de uma única célula, se formem duas células geneticamente idênticas todos os fenómenos de:

Leia mais

CICLO CELULAR E REGULAÇÃO

CICLO CELULAR E REGULAÇÃO Lista de exercícios CICLO CELULAR E REGULAÇÃO 1) Atualmente, os biólogos estão apenas começando a entender os mecanismos que controlam o ciclo celular, em que a célula passa por vários estágios definidos.

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA. Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA. Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ DNA Sequência de Nucleotídeos RNA Sequência de Nucleotídeos PROTEÍNA Sequência de Aminoácidos

Leia mais

Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Citogenética Clínica Estudo do cromossomo aplicado à prática da genética médica. 40 anos atrás Distúrbios cromossômicos

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

NEOPLASIA. Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC

NEOPLASIA. Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC NEOPLASIA Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC Princípios básicos Neoplasia = crescimento novo Desregulação Irreversibilidade Monoclonalidade: Ex: G6PD, receptor de androgênio, cadeia

Leia mais

PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA

PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA Estudo de características genéticas humanas Obstáculos: Não são possíveis reproduções controladas Tempo longo de geração Tamanho pequeno das irmandades Heredogramas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: PATOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME (T - P) PTG1015 PATOLOGIA GERAL MÉDICA (3-4) OBJETIVOS - ao término da disciplina

Leia mais

TERAPIAS MOLECULARES CONTRA O CÂNCER

TERAPIAS MOLECULARES CONTRA O CÂNCER TERAPIAS MOLECULARES CONTRA O CÂNCER Paulo Cesar Naoum Pós-Doutorado pela Cambridge University, Inglaterra, e Professor Titular pela Unesp. Diretor da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio

Leia mais

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista Carcinogênese Introdução a Oncologia Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista O que é o Câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento

Leia mais

ONCOGENÉTICA Testes oncogenéticos e cobertura pelo rol de procedimentos ANS. O melhor entendimento das alterações genéticas que ocorrem no câncer e os

ONCOGENÉTICA Testes oncogenéticos e cobertura pelo rol de procedimentos ANS. O melhor entendimento das alterações genéticas que ocorrem no câncer e os ONCOGENÉTICA Testes oncogenéticos e cobertura pelo rol de procedimentos ANS Cobertura e codificação O melhor entendimento das alterações genéticas que ocorrem no câncer e os avanços nas pesquisas possibilitaram

Leia mais

ENEM PROVA AZUL RESUMO

ENEM PROVA AZUL RESUMO ENEM 2009 - PROVA AZUL RESUMO 2009 (19 questões) 1 Ecologia - Desequilíbrio Ambiental Bioquímica 1 2 Fisiologia Humana - Interpretação gráfica Biotecnologia 1 3 Doenças virais e Bioquímica - Soro x Vacina

Leia mais

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular FISH Hibridização in situ por Fluorescência Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br FISH O que é? É a técnica de citogenética molecular Utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detectar anomalias

Leia mais

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta.

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. 01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. a) A, B, D e F são diploides. b) B, C, D e E são formados na telófase I.

Leia mais

Câncer e Sistema Imune

Câncer e Sistema Imune Câncer e Sistema Imune Causas de morte no ocidente Doenças cardiovasculares Câncer Tumores (neoplasias) Tumores benignos: incapazes de crescer indefinidamente, não invadem tecidos vizinhos saudáveis Tumores

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV NEOPLASIAS Definições O neoplasma é uma massa anormal de tecido, cujo crescimento é excessivo e não coordenado

Leia mais

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos Genética e Saúde - Genética na Escola Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos de Mendel, a genética alcança sua fase molecular com toda força, tornando um desafio para os professores

Leia mais

Genética & Câncer. Prof. Edenir Inêz Palmero, PhD.

Genética & Câncer. Prof. Edenir Inêz Palmero, PhD. Genética & Câncer Prof. Edenir Inêz Palmero, PhD edenirip@yahoo.com.br O que é Cancer? O que é o câncer? Proliferação descontrolada das células Doença genética Acúmulo de mutações em genes envolvidos nos

Leia mais

7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6

7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6 Nome Seção 7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6 Pergunta 1 A família de vírus Orthomyxoviridae inclui os vírus influenza A, B e C. Esses vírus possuem um genoma (-)ssrna envolto por um capsídeo composto

Leia mais

Aspectos gerais da estrutura celular

Aspectos gerais da estrutura celular Ciclo celular Aspectos gerais da estrutura celular A célula é a unidade básica da vida Altamente organizada, dividida em compartimentos As células surgem de outras células préexistentes As células são

Leia mais

ALTERAÇÕES MOLECULARES COMO CAUSA DE DOENÇAS GENÉTICAS. Profa. Dra. Vanessa Silveira

ALTERAÇÕES MOLECULARES COMO CAUSA DE DOENÇAS GENÉTICAS. Profa. Dra. Vanessa Silveira ALTERAÇÕES MOLECULARES COMO CAUSA DE DOENÇAS GENÉTICAS Profa. Dra. Vanessa Silveira Genoma Humano - DNA Variações genéticas Alterações Erros de replicação do DNA Erros durante a divisão celular Agentes

Leia mais

PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO. A prevenção está nas suas mãos

PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO. A prevenção está nas suas mãos PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO A prevenção está nas suas mãos O QUE É O CANCRO E QUAIS AS SUAS CAUSAS O cancro é uma doença genética causada por certas mutações, que ocorrem no ADN das células,

Leia mais

O SISTEMA IMUNE E CANCER DE PROSTATA E CANCER DE MAMA

O SISTEMA IMUNE E CANCER DE PROSTATA E CANCER DE MAMA Marinete Luiza Oro O SISTEMA IMUNE E CANCER DE PROSTATA E CANCER DE MAMA Quando o organismo humano é invadido por algum corpo estranho, seja ele vírus, bactéria ou um espinho de rosa, prontamente células

Leia mais

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Universidade Federal do Rio Grande do Sul Laboratório de Sinalização e Plasticidade Celular COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Msc. Eduardo Cremonese Filippi Chiela

Leia mais

Adaptações Celulares. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Enf./2 o sem

Adaptações Celulares. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Enf./2 o sem Adaptações Celulares Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Enf./2 o sem Estímulo Lesivo Célula Normal Estresse Fisiológico/ Patógeno Lesão Celular Incapacidade

Leia mais

Genética Humana C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5

Genética Humana C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5 Genética Humana C CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL BIO01683

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA Produção de mutantes resistentes à rifampicina Sobrevivência PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA PPG GenBio Programa de Pós P s Graduação

Leia mais

NEOPLASIAS. Alunos 4º semestre. Prof. Jane Maria Ulbrich. Prof. Adjunta do Departamento de Patologia Famed/Ufrgs

NEOPLASIAS. Alunos 4º semestre. Prof. Jane Maria Ulbrich. Prof. Adjunta do Departamento de Patologia Famed/Ufrgs NEOPLASIAS Alunos 4º semestre Prof. Jane Maria Ulbrich Prof. Adjunta do Departamento de Patologia Famed/Ufrgs Material utilizado em sala de aula com alunos Câncer é o resultado de mudanças genéticas adquiridas

Leia mais

Noções de Imunogenética. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

Noções de Imunogenética. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Noções de Imunogenética Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Imunogenética Trata dos aspectos genéticos dos antígenos, anticorpos e suas interações. Quatro áreas importantes. Os grupos sanguíneos. Os transplantes.

Leia mais

Diagnóstico Molecular em

Diagnóstico Molecular em Diagnóstico Molecular em Oncologia Laboratório de Anatomia Patológica Painel Genômico Amplo e Alvo Perfil genômico para tumores hematológicos/sarcomas, por NGS - FoundationOne Heme Perfil genômico para

Leia mais

COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC. Profa Valeska Portela Lima

COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC. Profa Valeska Portela Lima COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC Profa Valeska Portela Lima Introdução Todas as espécies possuem um conjunto de genes denominado MHC, cujos produtos são de importância para o reconhecimento

Leia mais

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara.

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. 1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. I Dê as razões para que essa doença tenha ou não tenha herança: a ligada ao X dominante. Não é esse o padrão de herança,

Leia mais

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo ( Ciclo e divisão celular Prof. Fláudio Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (estimadas em

Leia mais

CICLO CELULAR E REGULAÇÃO

CICLO CELULAR E REGULAÇÃO CICLO CELULAR E REGULAÇÃO 1) Descoberta de gene pode levar à pílula masculina Cientistas descobriram que um gene (Fkbp6) é crucial para a fertilidade masculina. A descoberta foi feita por acaso, quando

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Fisiopatologia do Processo Maligno As células são conhecidas desde o século XVII, quando foram observadas com microscópios muito simples. A reunião de observações em plantas e

Leia mais

Terapia Gênica. Transferência de material genético para prevenir ou curar uma enfermidade. Isolamento e clonagem do gene alvo;

Terapia Gênica. Transferência de material genético para prevenir ou curar uma enfermidade. Isolamento e clonagem do gene alvo; Terapia Gênica Problemática Apenas algumas das mais de 6000 doenças humanas hereditárias são tratáveis Em muitas doenças não possível administrar o produto ausente ou anômalo Muitas enzimas são instáveis

Leia mais

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula O que são? Tipos? Estrutura? São unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos Há muitos tipos diferentes de células, que variam enormemente em

Leia mais

Doutoranda Marina Curado Valsechi Profa. Dra. Ana Elizabete Silva Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular Departamento de Biologia IBILCE

Doutoranda Marina Curado Valsechi Profa. Dra. Ana Elizabete Silva Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular Departamento de Biologia IBILCE Doutoranda Marina Curado Valsechi Profa. Dra. Ana Elizabete Silva Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular Departamento de Biologia IBILCE UNESP, São José do Rio Preto Câncer : Doença Genética?

Leia mais

Superlista núcleo 1.

Superlista núcleo 1. Superlista núcleo 1. (Unicamp) Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que a) seu código genético é composto por 24 moléculas de DNA de

Leia mais

GENÉTICA E CÂNCER. Para que a carcinogênese ocorra são necessárias algumas condições, entre elas:

GENÉTICA E CÂNCER. Para que a carcinogênese ocorra são necessárias algumas condições, entre elas: GENÉTICA E CÂNCER O câncer é uma doença genética, independentemente de ocorrer de forma esporádica ou hereditária, pois a carcinogênese sempre inicia com danos no DNA. Geralmente, esses danos são potencializados

Leia mais

APOPTOSE, OU MORTE CELULAR PROGRAMADA

APOPTOSE, OU MORTE CELULAR PROGRAMADA APOPTOSE, OU MORTE CELULAR PROGRAMADA é um processo essencial para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, sendo importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. As células têm um conjunto

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no

MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no interior de células vivas (parasitas intracelulares

Leia mais

PATOLOGIA DO SISTEMA HEMATOPOIÉTICO

PATOLOGIA DO SISTEMA HEMATOPOIÉTICO PATOLOGIA DO SISTEMA HEMATOPOIÉTICO Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria INTRODUÇÃO AOS TUMORES HEMATOPOIÉTICOS Rafael

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

PARTE 1 A cultura celular como ferramenta científica

PARTE 1 A cultura celular como ferramenta científica PARTE 1 A cultura celular como ferramenta científica O que é uma cultura celular? Manutenção de células eucariotas ou procariotas em condições controladas (temperatura, umidade e gás carbônico). Para tal

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas Ementa e Programa das disciplinas Iniciação à Pesquisa Fundamentos teóricos da produção do conhecimento científico como instrumento para a análise e desenvolvimento de estudos na área de biotecnologia.

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Ciclo celular. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Ciclo celular. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Conceitos fundamentais II Estágios do ciclo celular III Visão geral da regulação do ciclo celular IV Importância do ciclo

Leia mais

Diagnóstico Molecular em

Diagnóstico Molecular em Diagnóstico Molecular em Oncologia Laboratório de Anatomia Patológica Painel Genômico Amplo e Alvo Perfil genômico para tumores hematológicos/sarcomas, por NGS - FoundationOne Heme Perfil genômico para

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA

BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA BIOLOGIA MOLECULAR EM ENDOCRINOLOGIA Curso de Atualização em Endocrinologia 2016 Denise Pires de Carvalho Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ DNA Sequência de Nucleotídeos RNA Sequência de

Leia mais

Células-tronco, diferenciação e o câncer

Células-tronco, diferenciação e o câncer FMRP - USP Biologia do Câncer RCB: 0306 Células-tronco, diferenciação e o câncer Prof a : LETICIA FRÖHLICH ARCHANGELO Ribeirão Preto TOTIPOTÊNCIA DIFERENCIAÇÃO TIPOS CELULARES ESPECIALIZADOS Células-tronco

Leia mais

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Como surge o câncer? Citoplasma Núcleo Membrana celular Agente cancerígeno

Leia mais

Incidência de doenças genéticas

Incidência de doenças genéticas Incidência de doenças genéticas Tipo 1.000 nascimentos Monogênicas 4,5 14,0 Cromossômicas 4,0 6,8 Multifatoriais 26,0 32,0 Total 34,5 52,8 Padrões de Herança Mendeliana Padrões de Herança Mendeliana A

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA Prof. James NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA 1. INTRODUÇÃO Este capítulo foi escrito para deixar o aluno com a cabeça organizada e com o raciocínio correto para ter sucesso na resolução das questões de genética.

Leia mais

ONCOGÊNESE. SÁBADO 14/03/ :00 h CARCINOGÊNESE

ONCOGÊNESE. SÁBADO 14/03/ :00 h CARCINOGÊNESE ONCOGÊNESE SÁBADO 14/03/2015 08:00 h CARCINOGÊNESE A oncogênese ou carcinogênese é um fenômeno complexo, multifásico e dependente de fenômenos genético e epigenéticos que levam ao surgimento de células

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas

Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Noções básicas da Mitose e Meiose Ciclo Celular Noções básicas da Mitose e Meiose Ciclo Celular Fase S e

Leia mais

Estrutura típica de um vírus?

Estrutura típica de um vírus? Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. For a da célula são denominados de VÍRION. São parasitas intracelulares obrigatórios;. Não

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA Herança monogênica Determinada por um gene apenas; Segregação Familiar; Genótipo: constituição individual para um determinado locus. Fenótipo: é o conjunto das características

Leia mais

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + Ambiente O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos

Leia mais

Bioensaios celulares: Princípios e Aplicações

Bioensaios celulares: Princípios e Aplicações Bioensaios celulares: Princípios e Aplicações Letícia Veras Costa Lotufo Laboratório de Oncologia Experimental Departamento de Fisiologia e Farmacologia, UFC lvcosta@secrel.com.br PROGRAMA: 11/02 aula

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

Profa. MSc. Monyke Lucena

Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Núcleo Interfásico - Intérfase 1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas

Leia mais