Fisioterapia no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fisioterapia no Brasil"

Transcrição

1 Profa. Camila de Oliveira Carvalho Fisioterapeuta

2 A criação de uma nova profissão se dá por meio da necessidade de uma resposta social em relação a uma nova demanda, em que as profissões existentes não dão conta de absorvê-las em seus campos de conhecimento. A evolução histórica da Fisioterapia permeia o campo de atuação da Medicina, uma vez que ela ocupa posição central nas discussões sobre os estudos relacionados à saúde.

3 HISTÓRICO Apesar de alguns relatos de que recursos físicos têm sido utilizados desde a Antigüidade com o objetivo de promover relaxamento ou estimulação, para prevenir deformidades ou remediá-las, o marco inicial da profissão é no contexto europeu, mais precisamente a Inglaterra do século XIX.

4 HISTÓRICO Revolução industrial Desenvolvimento das bases racionais, metodológicas e mecânicas de terapias aplicadas Nova formação profissional que dará, posteriormente, origem a Fisioterapia.

5 HISTÓRICO Nesse contexto, os primeiros relatos de práticas profissionais semelhantes ao que hoje conhecemos como Fisioterapia, surgiram vinculados às entidades representativas dos profissionais ingleses, que até então, estava relacionado a uma classe de massagistas que utilizavam da técnica com fins terapêuticos.

6 HISTÓRICO Quanto à formação profissional, inicialmente concentrava-se em Londres, e era oferecida por médicos e massagistas (mulheres) mais velhas, em hospitais, escolas ou em residências. Surgiram, então, escolas de treinamento para ensinar cientificamente a massagem e a eletricidade, com cursos que duravam de 4 a 6 meses e incluíam aulas de anatomia e trabalho em hospitais (MURPHY, 1995).

7 HISTÓRICO Segundo Murphy (1995), após uma década, os conhecimentos a respeito das técnicas foram ampliadas, ganhando força e respeito como uma nova profissão. Concumitantemente, nos Estados Unidos, foi criada a primeira instituição americana a oferecer cursos nessa área, a Sargent School, fundada em Boston, em 1881, pelo médico Dudley Allen Sargent.

8 No Brasil, é importante destacar a iniciativa de alguns profissionais médicos na elaboração e direcionamento dos primeiros cursos de Fisioterapia: 1879 a surgiram os primeiros serviços de hidroterapia e de eletricidade médica, atualmente eletroterapia, sendo um dos responsáveis o médico Artur Silva o médico Artur Silva participou da criação do Serviço de Fisioterapia no Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro o médico Waldo Rolim de Morais instalou o Serviço de Fisioterapia do Instituto do Radium Arnaldo Vieira de Carvalho para dar assistência aos pacientes do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo a 1956 o primeiro curso para a formação de técnicos em Fisioterapia para formar profissionais que atuassem em reabilitação.

9 HISTÓRICO BRASILEIRO O ano de 1930 foi considerado um marco na industrialização brasileira Novos processos/modos de trabalho - acidentes de trabalho A perda temporária ou definitiva das funções laborativas das pessoas inseridas no trabalho, seja por acidentes ou doenças ocupacionais, ameaçavam o modo de produção. Nesse sentido, expressiva faixa populacional precisava ser reabilitada para reintegrar-se ao sistema produtivo (FREITAS, 2006, p. 31; REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p. 50).

10 HISTÓRICO BRASILEIRO Epidemia de poliomielite na década de 50. A necessidade de estudos mais aprofundados que permitissem de forma satisfatória a cura, a reabilitação e/ou a adaptação dos movimentos físicofuncionais fez com que na década de 60 fosse iniciada a formação acadêmica do fisioterapeuta no Brasil.

11 REGULAMENTACAO DA FISIOTERAPIA NO BRASIL Com o surgimento dos cursos superiores de Fisioterapia, inicialmente por meio da Associação Beneficente de Reabilitação, fundada em 1954 e inaugurada em 1957, e da Universidade de São Paulo, a formação superior em Fisioterapia começou a se estender por todo o país. Parecer nº 388/63 do Conselho Federal de Educação (BRASIL, 1963)

12 CAMPOS DE ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA Criação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em É competência do fisioterapeuta, elaborar o diagnóstico fisioterapêutico compreendido como avaliação físico-funcional, sendo esta um processo pelo qual, através de metodologias e técnicas fisioterapêuticas, são analisados e estudados os desvios físico-funcionais intercorrentes, na sua estrutura e no seu funcionamento, com a finalidade de detectar e parametrar as alterações apresentadas, considerando os desvios dos graus de normalidade para os de anormalidade; prescrever, baseado no constatado na avaliação físico-funcional, as técnicas próprias da Fisioterapia [ ].

13 CAMPOS DE ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA Para que a Fisioterapia não vire sinônimo de reabilitação e para que possa preservar a imagem do profissional, despersonalizando a figura do fisioterapeuta apenas como reabilitador, a Resolução COFFITO 80 afirma: "Considerando que a reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional, e sim uma proposta de atuação multiprofissional voltada para a recuperação e o bem estar biopsicossocial do indivíduo [ ].

14 CAMPOS DE ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA Dessa forma, a Fisioterapia ganha espaço no cenário da saúde, evoluindo de profissão responsável pela reabilitação do indivíduo para uma profissão mais abrangente, capaz de cuidar ou assistir o indivíduo como um todo, sem a obrigatoriedade da existência da doença.

15 A ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA A reforma sanitarista no Brasil é marcada pela mobilização social em torno da reestruturação do setor saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde promoveu profundo debate sobre as políticas de saúde com a participação dos órgãos oficiais, dos prestadores de serviços, dos usuários e dos profissionais de saúde.

16 A ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA O compromisso do Estado com o setor saúde para a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira foi viabilizado pela promulgação da Constituição Federal do Brasil, de 1988 (CF/88). O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado em 1990 como estratégia descentralizada para a atenção e o cuidado em saúde, integrado à seguridade social.

17 A ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA A concepção de saúde, antes tida como mera ausência de doença, passou a incorporar a perspectiva de qualidade de vida. Esse conceito ampliado de saúde incorporou novas dimensões, visto que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes os meios físico e o socioeconômico, os fatores biológicos e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 2004).

18 A ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA O SUS tem como perspectiva a superação dos limites do modelo médicoassistencial privatista; E propõe a formulação e implantação de estratégias que viabilizem um sistema de saúde que tenha como princípios a universalidade, a equidade, a integralidade e a participação da sociedade (REZENDE, 2007).

19 A ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA Para cumprir o princípio da integralidade proposto pelo SUS foram criados níveis de atenção à saúde diferenciados: atenção básica, secundária e terciária, a fim de garantir que todo indivíduo ou população tenha acesso integral aos serviços de saúde, independentemente do nível de complexidade ou acometimento da doença.

20 REFERENCIAS Rebelatto, JR. Botomé, SP.. Editora Manole, 2 edição. São Paulo, 1999.

Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História

Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História Disciplina: Introdução à Fisioterapia - MFT 376 Profa. Amélia Pasqual Marques Colaboradoras: Cinthia Santos Miotto de Amorim Ingred Merllin Batista de Souza

Leia mais

A FISIOTERAPIA NO BRASIL FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA

A FISIOTERAPIA NO BRASIL FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA A FISIOTERAPIA NO BRASIL FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA Profª Ms Simone Cury Andery Pinto 1 FISIOTERAPIA - DEFINIÇÃO É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos

Leia mais

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL Prof.ª Dr.ª Rosana Carneiro Tavares I. Histórico do sistema de saúde brasileiro: Linha do tempo Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista

Leia mais

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal História natural da doença Fase Inicial (ou de suscetibilidade) nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica Pré-clínica

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS (2011) 1

CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS (2011) 1 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS (2011) 1 FILIPPIN, Nadiesca Taisa 2 ; WEIS, Luciana Cezimbra 2 ; PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto 2; Moro, Mariane Noal 3 ;

Leia mais

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde Fst. Ms. Priscylla Knopp Mestre em Psicologia/ Psicologia social e da saúde UFJF/PPG-Psi Pesquisadora do Grupo de estudo e práticas sociais em Saúde Coletiva UFJF 30 out Fisioterapia na Atenção Primária

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO Curso: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO Profª Maria das Mercês Oliveira Dia/Hora Quinta 15:00/18:00 Disciplina: História

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador TERAPIA OCUPACIONAL em saúde do trabalhador 3 EXPEDIENTE Dr. Silano Souto Mendes Barros Presidente do CREFITO-1 Dra. Leiliane Helena Gomes Vice-presidente do CREFITO-1 Dra. Rosilda Almeida Argolo Diretora-secretária

Leia mais

Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS

Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS Saúde pública Consiste na aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes

Leia mais

REFORMULAÇÃO DAS DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES

REFORMULAÇÃO DAS DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES ABENFISIO Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia II ENCONTRO DE COORDENADORES E DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Leia mais

DESPACHO CFM nº 428/2011

DESPACHO CFM nº 428/2011 Ref. expediente nº 7223/2011 DESPACHO CFM nº 428/2011 Aprovado em Reunião de Diretoria em 10/11/2011. O caso diz respeito ao ofício nº 3196/2011-CREMEC/SEC, do CRM-CE, no qual o Sr. Secretário Geral encaminha

Leia mais

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE 1 CONCEITO

Leia mais

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização.

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização. UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS (UCP): DIREITO A CONTINUIDADE DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR Gleice Kelli Santana de Andrade¹ Ane Milena Macêdo de Castro¹ Edivania Anacleto Pinheiro² RESUMO O direito

Leia mais

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer O que é integralidade? s.f. 1 qualidade do que é integral, 1.1 reunião

Leia mais

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL Prof.ª Rosana Carneiro Tavares I. Histórico do sistema de saúde brasileiro: Linha do tempo Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista 1923

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO À SAÚDE NO BRASIL Brasil colônia 1500 a 1889 Ausência total de saneamento básico (esgoto) Poucos médicos (Europa) Saúde: curandeiros / índios

Leia mais

2 1. (Pref. Morrinhos-CE/PRÓ-MUNICÍPIO/2016) A Política Nacional de Humanização (PNH) foi concebida para toda a rede SUS, visando, sobretudo, a qualidade do atendimento. São aspectos relevantes da humanização,

Leia mais

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS MEDICINA PREVENTIVA SUS HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA República Velha - 1889 a 1930 Bacteriologia Medicina

Leia mais

SOBRAL - CEARÁ AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL DO SUS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL CE

SOBRAL - CEARÁ AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL DO SUS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL CE FRANCY WEBSTER DE ANDRADE PEREIRA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL DO SUS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL CE SOBRAL - CEARÁ Região Centro Norte População 163.835 habitantes

Leia mais

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 CURSO : Fisioterapia DEPARTAMENTO: Fisioterapia DISCIPLINA: História e Fundamentos da Fisioterapia SÉRIE 1º Semestre PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

2) O SUS foi desenvolvido em razão do artigo 198 da Constituição Federal, com base nos seguintes princípios, exceto:

2) O SUS foi desenvolvido em razão do artigo 198 da Constituição Federal, com base nos seguintes princípios, exceto: QUESTÕES DO SUS ) São objetivos do SUS: a) identificação de fatores que condicionem à saúde; b) política financeira de incentivo à saúde; c) ação de ordem social que vise arrecadação de recursos; d) identificação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02 SAÚDE PÚBLICA AULA 02 A saúde ganhou importante espaço na Constituição Federal de 1988 (CF/88), fazendo parte da seguridade social juntamente com a assistência e previdência social de forma integrada.

Leia mais

PARECER Nº 2537/ CRM-PR ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES

PARECER Nº 2537/ CRM-PR ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES PARECER Nº 2537/2016 - ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES EMENTA: Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde de 2016 da ANS - Consulta de

Leia mais

FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR

FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR SANTOS ¹, Aleida Raquel Correia RIBEIRO², Kátia Suely Queiroz Silva SANTOS 3, Marcilane da Silva BRITO 4, Patrícia Meireles ALEXANDRIA 5,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA DIREITO À SAÚDE NO BRASIL Brasil colônia 1500 a 1889 Ausência total de saneamento básico (esgoto) Poucos médicos (Europa) Saúde: curandeiros / índios / africanos Pouquíssimos hospitais BRASIL

Leia mais

DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA

DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA FACULDADE DE MEDICINA DA UFRGS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA Prof. João Werner Falk Ex-Chefe do DMS / FAMED / UFRGS

Leia mais

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar II SIMPÓSIO DO DIA DO FISIOTERAPEUTA FACFISIO/ UFJF Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar Dr. Luciano A. Filgueiras Outubro, 2017 INTRODUÇÃO Resolução N 474, de 20 de dezembro de 2016 Normatiza

Leia mais

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula Legislação do SUS LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8.080/90 Prof.ª Andrea Paula Art. 1º Esta lei, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados ou, em caráter ou, por pessoas naturais ou

Leia mais

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Janise Braga Barros

Leia mais

Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinéticofuncionais

Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinéticofuncionais 1 FISIOTERAPIA A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções

Leia mais

Epidemiologia, História Natural. Profª Ms. Raquel M. R. Duarte

Epidemiologia, História Natural. Profª Ms. Raquel M. R. Duarte Epidemiologia, História Natural e Prevenção de Doenças Profª Ms. Raquel M. R. Duarte Para que a saúde da população seja convenientemente analisada são necessários conhecimentos básicos sobre o conceito

Leia mais

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Sugestões: Documentário Políticas de Saúde no Brasil: Um século de luta pelo

Leia mais

SIMULADO Lei 8142/90

SIMULADO Lei 8142/90 Mentoria de Legislação do SUS Turma de Mentoria: 3 Meses RESOLUÇÃO SIMULADO Lei 8142/90 1 1. Sobre a lei 8142/90, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 1ª. A representação dos usuários

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 402/2011 RESOLUÇÃO Nº 402 DE 03 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia

Leia mais

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA CARTA DE ARARAQUARA Os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, reunidos em Araraquara, no X Congresso e XXI Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, posicionam-se

Leia mais

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013)

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos

Leia mais

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar Agência Nacional de Saúde Suplementar Regulação do Setor de Saúde Suplementar Lei 9656 de 03/06/1998 - Dispõe sobre a regulamentação dos planos

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

Objeto de Aprendizagem. Bases Legais do SUS: Leis Orgânicas da Saúde

Objeto de Aprendizagem. Bases Legais do SUS: Leis Orgânicas da Saúde Objeto de Aprendizagem Bases Legais do SUS: Leis Orgânicas da Saúde Bases Legais do SUS: Leis Orgânicas da Saúde Objetivo: Apresentar sucintamente a Lei Orgânica de Saúde nº 8080 de 19 de setembro de 1990,

Leia mais

Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou ps/ /?

Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou ps/ /? Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA Todas as quintas DICAS DE RESIDÊNCIAS; RESOLUÇÃO DE QUESTÕES; CUPONS DE DESCONTOS E MUITO MAIS. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua A LEI ORGÂNICA DA SAÚDE (LEI 8080/1990) o SUS é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Medicina Campus: João Uchoa Missão O Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá visa formar profissionais de alto nível técnico e com sólida base humanista, compromissados

Leia mais

ANVISA. EXERCÍCIOS - CESPE Lei 8.080/90. Profa. Andréa Paula

ANVISA. EXERCÍCIOS - CESPE Lei 8.080/90. Profa. Andréa Paula ANVISA EXERCÍCIOS - CESPE Lei 8.080/90 Profa. Andréa Paula Banca: CESPE - Órgão: SESA- ES Ano: 2013 Cargos: Todos os cargos Lei n.º 8.080/1990, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde, foi criada para regular,

Leia mais

(SIMNPAS = INAMPS + INPS + IAPAS)

(SIMNPAS = INAMPS + INPS + IAPAS) LINHA DO TEMPO Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista 1904 Revolta da Vacina Oswaldo Cruz 1917 - Reforma do porto de Santos 1923 - Lei Eloy Chaves: criação das CAPs 1933 - Criação

Leia mais

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. Objetivos desta aula. Ao final desta aula você deverá: Identificar a Medicina de Família e Comunidade como uma especialidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA SUS LEI N /90 AULA 03

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA SUS LEI N /90 AULA 03 SAÚDE PÚBLICA SUS LEI N. 8.080/90 AULA 03 LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8.080/90 8.142/90 Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO SUS E TRABALHO EM EQUIPE: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

A CONSTRUÇÃO DO SUS E TRABALHO EM EQUIPE: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ERM 310 GAB ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM A CONSTRUÇÃO DO SUS E TRABALHO EM EQUIPE: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Marcos Augusto

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

Relatório NAU Novembro de 2006.

Relatório NAU Novembro de 2006. UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA Relatório NAU Novembro de 2006. Coordenação: Sonia Slavutzky Bolsistas: Luiz Abel Junior e Sara Correa Plano de Desenvolvimento A FOUFRGS

Leia mais

FISIOTERAPIA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. Introdução. Definição. O Surgimento da Fisioterapia como Ciência. Comunicações GT 10 Educação, Memória e Sociedade

FISIOTERAPIA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. Introdução. Definição. O Surgimento da Fisioterapia como Ciência. Comunicações GT 10 Educação, Memória e Sociedade 1674 1675 FISIOTERAPIA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO Cristine Brandenburg Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC. Especializando em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA GABINETE DO VEREADOR GARDEL ROLIM. *-J \S Jj f EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA:

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA GABINETE DO VEREADOR GARDEL ROLIM. *-J \S Jj f EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA: CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA INDICAÇÃO N 0556 /2fi i 7 *-J \S Jj f DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA PARA COMPOR OS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA III I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA III I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA III I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Fisioterapia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL Marcos Souza Freitas Doutor em Saúde Coletiva Professor Adjunto da UFJF mar.fre@terra.com.br Com o surgimento da Fisioterapia,

Leia mais

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades):

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades): ESTUDOS REGIONAIS 1 INTRODUÇÃO A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". O

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO CARIRI PB GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO CARIRI PB GABINETE DO PREFEITO Projeto de Lei Número /2019 Cria o Cargo de Fisioterapeuta na estrutura dos funcionários efetivos do Município de São Domingos do Cariri - PB e dá outras providências. A Prefeita do Município de São Domingos

Leia mais

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Rede e Linha de Cuidado FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE (LEI 8.080/90) Moradia Educação Alimentação

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Ao final do regime militar, a política de saúde no Brasil tinha como características: a) um duplo comando, fragmentado entre o Ministério da

Leia mais

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Trabalho ATIVIDADE INTENCIONAL DO HOMEM PARA MODIFICAR A NATUREZA

Leia mais

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018. Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018. Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018 Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS Código Procedimento Valor 50000000 PROCEDIMENTOS CLÍNICOS AMBULATORIAIS 50000000

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS Taize Hollas Rubia Maldaner Fiorini Ana Paula Risson Resumo INTRODUÇÃO: Este resumo foi elaborado a partir de uma entrevista realizada no dia 11

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

QUESTÕES DE RESIDÊNCIAS USP e UFPR 2018

QUESTÕES DE RESIDÊNCIAS USP e UFPR 2018 QUESTÕES DE RESIDÊNCIAS USP e UFPR 2018 1. (RESIDÊNCIA/USP/2018) De acordo com a Política de Humanização, a Clínica Ampliada constitui uma diretriz para o trabalho em equipe no contexto do Sistema Único

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos 4) SUS: 4.1- Níveis

Leia mais

HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL. Espaço Saúde

HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL. Espaço Saúde QUEM USA? HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL Espaço Saúde PERÍODOS Descobrimento ao Império (1500-1889) República Velha (1889 1930) Era Vargas (1930 1964) Autoritarismo (1964 1984) Nova República (1985 1988)

Leia mais

Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010

Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010 Visão atual das Consultorias sobre gerenciamento das doenças / medicina preventiva na saúde suplementar Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010 Situação Atual Alto custo da assistência médica para

Leia mais

Saúde Pública. Saúde Coletiva e Ambiental. Aula 1 Apresentação da disciplina. Prof. Ricardo Mattos 02/09/2009 UNIG,

Saúde Pública. Saúde Coletiva e Ambiental. Aula 1 Apresentação da disciplina. Prof. Ricardo Mattos 02/09/2009 UNIG, Saúde Coletiva e Ambiental Aula 1 Apresentação da disciplina Prof. Ricardo Mattos Mestrando em Saúde da Família Aluno especial Doutorado EEAN/UFRJ UNIG, 2009.1 Saúde Pública "A arte e a ciência de prevenir

Leia mais

Revisão - SUS SES-PE

Revisão - SUS SES-PE Revisão - SUS SES-PE Banca AOCP garantido mediante políticas sociais e econômicas; Saúde DIREITO de todos e dever do Estado (CF/88, art.196) visa à redução do risco de doença e de outros agravos; objetiva

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Concepção, legislação estruturante, diretrizes, princípios e Organização

Leia mais

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe e Gerencial do SUS A Reforma Sanitária define o papel do Estado na gestão como produtor de serviço complementar aos municípios, indutor de políticas e coordenador de sistema assentado sobre os princípios

Leia mais

SUS Prof. Andreia Paula

SUS Prof. Andreia Paula SUS Prof. Andreia Paula Ano: 2015 Órgão: DEPEN Prova: Técnico de Enfermagem Julgue o item subsecutivo, referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades prestadoras de serviços têm autonomia e exclusividade

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no Decreto Lei 938, de 13 de outubro de 1969; CONSIDERANDO os termos da Resolução COFFITO n. 80, de 09 de maio de 1987;

CONSIDERANDO o disposto no Decreto Lei 938, de 13 de outubro de 1969; CONSIDERANDO os termos da Resolução COFFITO n. 80, de 09 de maio de 1987; RESOLUÇÃO Nº 399, 03 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia em Quiropraxia e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ Estado do Paraná

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ Estado do Paraná EDITAL Nº 026/2016 R E T I F I C A Ç Ã O Nº 02 E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 005/2016 ANEXO I O Prefeito do Município de Ibiporã, no uso de suas atribuições legais, mediante as condições

Leia mais

LEI 8.080/90 CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS: ANALIS- TA E TÉCNICO

LEI 8.080/90 CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS: ANALIS- TA E TÉCNICO Lei Orgânica da Saúde Andréa Paula LEI 8.080/90 CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS: ANALIS- TA E TÉCNICO 01. O Brasil institucionalizou o direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros com a promulgação

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 403/2011 RESOLUÇÃO Nº 403 DE 18 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia

Leia mais

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X Aprova a Política Municipal de Assistência Farmacêutica O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, Considerando a Lei 5.991, de 17 de dezembro

Leia mais

Normatiza a Intervenção Terapêutica Ocupacional Domiciliar/Home Care e dá outras providências.

Normatiza a Intervenção Terapêutica Ocupacional Domiciliar/Home Care e dá outras providências. RESOLUÇÃO COFFITO Nº 475, de 20/12/2016 Normatiza a Intervenção Terapêutica Ocupacional Domiciliar/Home Care e dá outras providências. O Plenário do CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em

Leia mais

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL Gabriela B. G. Mosegui Adaptado de Jailson L. de Sousa INTRODUÇÃO Crise do sistema de saúde presente no nosso

Leia mais

DICAS ESSENCIAIS PARA CANDIDATOS E QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE.

DICAS ESSENCIAIS PARA CANDIDATOS E QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 4 DICAS ESSENCIAIS www.multiresidencia.com.br PARA CANDIDATOS E QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE Dica 1 Ao escolher a vaga de Residência Multiprofissional em Saúde

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Fisioterapia Campus: Nova Iguaçu Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionado na sociedade como agente

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: FISIOTERAPIA Campus: JOÃO UCHÔA Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionados na sociedade como agentes

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa n. 428, de 2 março de 2013. Dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PARECER N. 0121\2019

PARECER N. 0121\2019 PARECER N. 0121\2019 Cuiabá, 15 de maio de 2019. DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO, RESPOSTA AO PEDIDO DESTE CRP DE PONTUAÇÕES SOBRE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA EMPRESA CUIABANA DE SAÚDE PÚBLICA

Leia mais

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Organizações de Saúde São Unidades de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

07/03/2014 FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA. ETIMOLOGIA (origem da palavra) PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA

07/03/2014 FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA. ETIMOLOGIA (origem da palavra) PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA ETIMOLOGIA (origem da palavra) PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA PHYSYO: Agentes naturais THERAPY: Cuidado/tratamento/terapia FISIOTERAPIA - DEFINIÇÕES: Dicionário L. Portuguesa:

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL 1. HISTÓRICO 1920: Criação da Lei Eloy Chaves primeiro modelo de previdência social, as Caixas de Aposentadoria

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

REALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA-BRASIL FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA-BRASIL FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA-BRASIL FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Werther Brunow de Carvalho werther.brunow@hc.fm.usp.br Em 2017, o Programa de Pós Graduação

Leia mais

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Conselho Nacional de Saúde Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Ana Cristhina de Oliveira Brasil

Leia mais

Regulamentação Educacional e Profissional dos Trabalhadores Técnicos em Saúde

Regulamentação Educacional e Profissional dos Trabalhadores Técnicos em Saúde Regulamentação Educacional e Profissional dos Trabalhadores Técnicos em Saúde Júlio César França Lima Seminário Qualificação EPSJV/Fiocruz, maio, 2013 Do Brasil colonial à Primeira República Séc. XVI Séc.

Leia mais