AS MAIS FREQUENTES NÃO CONFORMIDADES DETECTADAS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS INSPETORES DE SOLDAGEM ETM-CORP/ST/SEQUI-ETCM/CEND

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS MAIS FREQUENTES NÃO CONFORMIDADES DETECTADAS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS INSPETORES DE SOLDAGEM ETM-CORP/ST/SEQUI-ETCM/CEND"

Transcrição

1 AS MAIS FREQUENTES NÃO CONFORMIDADES DETECTADAS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS INSPETORES DE SOLDAGEM ETM-CORP/ST/SEQUI-ETCM/CEND

2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE IS O QUE É: A Avaliação de Desempenho consiste em verificar se o profissional certificado pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem - SNQC-IS, está exercendo corretamente as atividades estabelecidas na Norma NBR Critérios para Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem. BENEFÍCIOS: Para as Empresas/PETROBRAS: buscar um padrão elevado e uniforme do desempenho dos inspetores nas obras, bem como promover uma maior conscientização no mercado da necessidade de se realizar um trabalho responsável e com qualidade. Para o Inspetor: oferecer a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando aprimoramento profissional.

3 NCs INSPETORES DE SOLDAGEM NÍVEL 1 Distribuição das não-conformidades detectadas por processo: 1.Durante a soldagem 2.Inspeção após a soldagem 3.Inspeção antes da soldagem 4.Verificação dos consumíveis 5.Inspeção dos equipamentos/instrumentos de soldagem 6.Verificação dos soldadores 7.Reparo de solda 8.Verificação de material de base + frequente - frequente

4 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 1. Durante a soldagem Não localiza corretamente o valor ou faixa dos parâmetros de controle, pois não localiza a IEIS que está sendo utilizada na soldagem da junta; Não realiza a medição da vazão de gás no bocal, o que contribui para a introdução de defeitos seja devido a proteção deficiente (baixa vazão) ou a intensa turbulência no fluxo de gás (elevada vazão); Não verifica a corrente ou tensão utilizada na soldagem com instrumento adequado (exemplo de instrumento: alicate-amperímetro); Contamina o metal de solda (exemplo:lápis térmico, grafite); Não controla o aporte térmico; Não mede a velocidade de soldagem; Permite que a junta seja soldada fora dos parâmetros de soldagem mesmo após constatar que os parâmetros não atendem a IEIS ou procedimentos; Permite que soldador realize a soldagem na progressão de soldagem para a qual não está qualificado; Não providenciar a proteção da junta contra vento e intempéries.

5 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 2. Inspeção após a soldagem Executa ensaio de dureza fora da ZTA, em desacordo com o procedimento, o que torna inválida a medição de dureza realizada; Não utiliza de modo correto o(s) procedimento(s) / documento(s) que dão suporte à inspeção da junta: - Seleção incorreta de critério de aceitação; - Aplicação incorreta de critério de aceitação - Não realiza o nível de inspeção mínimo requerido.

6 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 3. Inspeção da antes da soldagem Não verificar o tipo, classificação AWS ou marca comercial do consumível de soldagem antes de iniciar a soldagem; Não providenciar a proteção da junta contra vento e intempéries. Permite que a soldagem seja realizada numa condição inadequada de uso dos dispositivos auxiliares de montagem; Utiliza de modo inadequado os instrumentos de medição; Não utiliza de modo correto o(s) procedimento(s) / documento(s) que dão suporte a soldagem da junta: - Seleção incorreta de critério de aceitação; - Aplicação incorreta de critério de aceitação; - Não realiza o nível de inspeção mínimo requerido.

7 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 4. Verificação dos consumíveis Omissão na inspeção de recebimento de consumível de soldagem; Não utiliza de modo correto o procedimento de inspeção de recebimento dos consumíveis; Não utiliza de modo correto o procedimento manuseio, secagem e armazenamento dos consumíveis.

8 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 5. Inspeção dos equipamentos/instrumentos de soldagem Utiliza instrumento não calibrado; Utiliza máquina de soldagem não aferida.

9 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 6. Verificação dos soldadores Permitir que soldador considerado inativo (habilidade duvidosa) solde a junta; Falha na seleção do soldador, permitindo que soldador não qualificado para a condição exigida realize a soldagem da junta;

10 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 7. Reparo de solda Não utiliza de modo adequado dos procedimentos que dão suporte ao reparo da junta.

11 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN1 8. Verificação de material de base Não identifica corretamente o número da junta; Não correlaciona corretamente a junta especificada na documentação com a junta localizada em campo.

12 NCs INSPETORES DE SOLDAGEM NÍVEL 2 Distribuição das não-conformidades detectadas por processo: 1.Procedimento de Soldagem 2.Qualificação de procedimentos e de soldadores 3.Verificação de material de base 4.Verificação de soldadores 5.IEIS 6.Verificação dos consumíveis + frequente - frequente

13 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 1. Procedimento de Soldagem Elaboração de documentação técnica divergindo do estabelecido pela norma ou especificação técnica; Soldar juntas sem tratamento térmico, utilizando EPS qualificada para uso em junta que requer tratamento térmico, contrariando a norma que especifica o tratamento térmico como sendo variável essencial; Não utiliza a edição das normas contratualmente aplicáveis; Elaboração de documentos/procedimentos de soldagem que não instruem claramente o inspetor de soldagem nível 1, favorecendo a ocorrência de desvios nas atividades de campo.

14 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 2. Qualificação de procedimentos e de soldadores Elaboração de documentação técnica divergindo do estabelecido pela norma ou especificação técnica; Não identifica na RQPS (Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem) as normas de qualificação aplicáveis ou normas de projeto, fabricação ou montagem do equipamento ou não identifica a revisão; Documentação de soldagem incompleta; Especificação incorreta da faixa qualificada, tanto para soldadores quanto para procedimento; Elaboração da Relação de Soldadores e Operadores de Soldagem Qualificados informando de modo incorreto no documento a faixa qualificada, o que induz o inspetor de soldagem nível 1 a cometer erros no campo. Não evidencia que a RQPS, elaborada em edição anterior, atende a norma na edição contratualmente aplicável.

15 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 3. Verificação de material de base Não utiliza a edição contratualmente aplicável da norma para avaliar os certificados dos materiais de base. Não avalia/evidencia se o metal de base atende aos requisitos contratuais.

16 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 4. Verificação de soldadores Inadequada aplicação do Controle de Desempenho dos Soldadores, permitindo que soldadores de habilidade duvidosa estejam presentes na Relação de Soldadores e Operadores de Soldagem Qualificados.

17 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 5. IEIS (Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem) Elaboração de documentação técnica divergindo do requisitado pela(s) norma(s) ou especificação técnica; Elaboração de documento permitindo soldar fora da faixa de corrente qualificada.

18 NÃO-CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ISN2 6. Verificação dos consumíveis Não utilização da edição contratualmente aplicável da norma para avaliar os certificados dos consumíveis de soldagem. Não avalia/evidencia se os consumíveis atendem aos requisitos contratuais.

19 CONCLUSÃO PORQUE É NECESSÁRIA A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE INSPETORES NAS OBRAS DA PETROBRAS? Porque o exercício incorreto das atividades dos Inspetores de Soldagem, tem impacto direto: Na Qualidade do Produto entregue a Petrobras (Ex: Diminuição dos limites de operação); Na Produtividade (Aumento de Reparos, Requalificação de Procedimentos, Corte Integral da Junta). A queda da produtividade devido aos problemas de soldagem impacta o CUSTO e o PRAZO do empreendimento; Na Segurança Operacional pois aumenta o risco de falha catastrófica quando da Pré-Operação, Partida e Operação das Unidades. Implica em risco grave de dano às pessoas, às instalações e à imagem da Petrobras e das Contratadas.

INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO AT

INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO AT DATA DA REALIZAÇÃO DA VD: / / Profissional Avaliado: N O SEQUI: Modalidade Nível: Data da certificação: Empregador: Supervisor Responsável: Empreendimento/Obra: Fabricante / Fornecedor: Empresa de Inspeção:

Leia mais

INSPEÇÃO DE SOLDAGEM. Qualificação de Procedimentos de Soldagem e de Soldadores

INSPEÇÃO DE SOLDAGEM. Qualificação de Procedimentos de Soldagem e de Soldadores INSPEÇÃO DE SOLDAGEM Qualificação de Procedimentos de Soldagem e de Soldadores e Soldadores Definições Peça de Teste Chapa ou tubo de teste Chapa ou Tubo de Teste Peça soldada para a qualificação de procedimento

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 20/06/2014 Emissão inicial Danilo Narciso Junior Sumário 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 1. REFERÊNCIA NORMATIVA... 2 1.1. Documentos

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (EPS) - 34

ESPECIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (EPS) - 34 FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS PÓS-GRADUAÇÃO INSPEÇÃO E AUTOMAÇÃO EM SOLDAGEM Eng. Oreste Guerra Neto ESPECIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (EPS) - 34 Osasco SP 2012 RESUMO

Leia mais

Qualificação e Certificação de Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente

Qualificação e Certificação de Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de 2018 Qualificação e Certificação de Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente Ednilton Alves Pereira M.Sc. Engenharia Metalúrgica

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SP ESCOLA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO. Curso de Inspeção e Automação em Soldagem AUGUSTO JOSÉ DA SILVA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SP ESCOLA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO. Curso de Inspeção e Automação em Soldagem AUGUSTO JOSÉ DA SILVA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SP ESCOLA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO Curso de Inspeção e Automação em Soldagem AUGUSTO JOSÉ DA SILVA Disciplina: Metalurgia da Soldagem Professor: LUIZ GIMENES JR. EPS

Leia mais

Avaliação das principais descontinuidades encontradas nas juntas soldadas, causas e possíveis soluções

Avaliação das principais descontinuidades encontradas nas juntas soldadas, causas e possíveis soluções Contribuição técnica nº 9 Avaliação das principais descontinuidades encontradas nas juntas soldadas, causas e possíveis soluções Autor: Paulo Rogerio Santos de Novais novais.welding@gmail.com Resumo: Os

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM NORMAS E QUALIFICAÇÃO EM SOLDAGEM

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM NORMAS E QUALIFICAÇÃO EM SOLDAGEM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM NORMAS E QUALIFICAÇÃO EM SOLDAGEM Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 INTRODUÇÃO Códigos, leis, normas são regras de controle de atividades humanas A Revolução

Leia mais

L / / A CEP

L / / A CEP SOLUÇÕES INDUSTRIAIS Com mais de 10 anos de experiência em soluções industriais e inspeções de qualidade a GMAC oferece atendimento objetivo e focado nos resultados desejados. A confiabilidade e segurança

Leia mais

Título: Exames de Conhecimentos Práticos - Instruções aos Candidatos

Título: Exames de Conhecimentos Práticos - Instruções aos Candidatos INSTRUÇÃO DE INTERFACE DO BUREAU DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO IIB - 004 Revisão: 8 Aprovação: Título: Exames de Conhecimentos Práticos - Instruções aos Candidatos Revisão Alteração nos Itens, Páginas

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO 2016 Página: 1 de 7

PROVA DE SELEÇÃO 2016 Página: 1 de 7 Página: 1 de 7 1) Considerando as responsabilidades do Inspetor de Soldagem Nível 1, em relação à qualificação e certificação dos procedimentos de soldagem e às normas técnicas, identifique a única opção

Leia mais

Sorocaba - São Paulo m 2

Sorocaba - São Paulo m 2 Sorocaba - São Paulo 10.800m 2 PRODUTOS E SERVIÇOS A CARMAR SOLUTIONS participa em +32 anos no desenvolvimento industrial do Brasil, oferecendo soluções integradas para os principais segmentos de mercado:

Leia mais

Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem

Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem Autores: MSc. Marcus Vinicius Cruz Sampaio¹, MSc. Paulo Faria¹

Leia mais

CREDUTO II SEMINARIO DE SOLDAGEM RIO DE JANEIRO, Siniti Nagamine Gerente CREDUTO Sidney Barbalho da Silva Braga Técnico CREDUTO

CREDUTO II SEMINARIO DE SOLDAGEM RIO DE JANEIRO, Siniti Nagamine Gerente CREDUTO Sidney Barbalho da Silva Braga Técnico CREDUTO II SEMINARIO DE SOLDAGEM RIO DE JANEIRO, 29.08.2012 Siniti Nagamine Gerente Sidney Barbalho da Silva Braga Técnico Visão geral da Transpetro Gestão de Reparo Emergencial em Dutos Importância da soldagem

Leia mais

3.2. PETROBRAS N-2033 Inspeção de Fabricação Qualificação de Pessoal.

3.2. PETROBRAS N-2033 Inspeção de Fabricação Qualificação de Pessoal. 1. OBJETIVO 1.1. Este procedimento tem por objetivo orientar os candidatos, a Inspetor de Fabricação, na modalidade Caldeiraria e Tubulação, na realização dos exames de qualificação no SEQUI. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Estudo de caso. Ao final de cada estudo de caso você encontrará a análise do estudo >>>

Estudo de caso. Ao final de cada estudo de caso você encontrará a análise do estudo >>> ESTUDOS DE CASO 1 Estudos de caso Para a realização de uma auditoria é necessário que o auditor tenha conhecimentos teóricos e práticos e para que você obtivesse este conhecimento elaboramos 4 estudos

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE DUTOS FLEXÍVEIS SUBMARINOS E ACESSÓRIOS ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE DUTOS FLEXÍVEIS SUBMARINOS E ACESSÓRIOS ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ET-3.-1-972-1AL-5 SBS CLIENTE: PROGRAMA: ÁREA: E&P Página 1 de 15 TODOS - GERAL - DPU ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS A Emissão Original Alteração dos itens 8.2.1 g); 9.2.1 d) f); Seção

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES SBS/PROJINV/ CLIENTE: TODOS Página 1 de 8 PROGRAM A: TODOS - ÁREA: GERAL - ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Emissão Original A B C D E F G H DATA 28/3/219 PROJETO EXECUÇÃO VERIFICAÇÃO

Leia mais

Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento.

Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento. 1 Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento. Nome: Alex Sandro Fausto dos Santos E-mail: alex.fausto@ig.com.br 24/05/2014 - Guarulhos 1-Introdução

Leia mais

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Nome: Leonardo Zuqui Coelho E-mail:leonardozuqui@live.com Data: 24/05/2014 Local: Cotia-SP Introdução Este trabalho tem

Leia mais

Normas e Qualificação em Soldagem

Normas e Qualificação em Soldagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Soldagem I Normas e Qualificação em Soldagem (Adaptado e atualizado de texto escrito pelo prof. Michael D. Hayes)

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA 1 Objetivo Este procedimento estabelece métodos para controle e calibração de equipamentos de inspeção, medição e ensaios. 2 Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro

Leia mais

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Abraçadeiras de Nylon

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Abraçadeiras de Nylon CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

ANEXO 07 RELAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO CONCORRÊNCIA DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO

ANEXO 07 RELAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO CONCORRÊNCIA DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO Página 1 de 7 DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO Pela presente declaramos ter a disponibilidade do pessoal técnico abaixo relacionado, com o compromisso de utilizá-lo na execução do Contrato

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor 1. GENERALIDADES De acordo com o item 7.4 da norma NBR ISO 9001, a organização deve assegurar que as compras que afetam a qualidade do produto estão conforme requisitos especificados de aquisição selecionando

Leia mais

ANEXO 07 RELAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO CERÂMICA ELIZABETH DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO

ANEXO 07 RELAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO CERÂMICA ELIZABETH DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO Página 1 de 8 DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO Pela presente declaramos ter a disponibilidade do pessoal técnico abaixo relacionado, com o compromisso de utilizá-lo na execução do Contrato

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

Processo d e soldagem

Processo d e soldagem Processo de soldagem Conteúdo Descrição do processo Equipamento e consumíveis Técnica de soldagem Principais defeitos e descontinuidades Aplicações Processo MMA ou SMAW Definição: soldagem a arco elétrico

Leia mais

Regulamentos, Normas Técnicas e Certificações Aplicáveis

Regulamentos, Normas Técnicas e Certificações Aplicáveis Regulamentos, Normas Técnicas e Certificações Aplicáveis Roberto Odilon Horta Gerente de Certificação IBP 14.09.2017 A formação de Inspetores de Equipamentos, no Brasil, não têm sido objeto de ações sistemáticas

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER?

CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER? CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DAS PORTARIAS INMETRO SOBRE O ASSUNTO. ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA VERSÃO Nº ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-30/07/2012 30/07/2012 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES...

Leia mais

Implantação de controle de qualidade de soldas em trilho por centelhamento. Thiago Gomes Viana 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Implantação de controle de qualidade de soldas em trilho por centelhamento. Thiago Gomes Viana 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Implantação de controle de qualidade de soldas em trilho por centelhamento Thiago Gomes Viana 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP 2 Sobre o autor Thiago Gomes Viana Engenheiro Metalurgista

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Hidrômetros de diâmetro nominal 15 a 40 mm V2.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Hidrômetros de diâmetro nominal 15 a 40 mm V2.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO Hidrômetros de diâmetro nominal 15 a 40 mm V2.0 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO O medidor deve ser instalado em local facilmente acessível, para permitir operações como leitura, manutenção,

Leia mais

Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS INSPEÇÃO POR RFET EM CALDEIRAS E TROCADORES DE CALOR 01 A inspeção em feixes de trocadores e banco de tubos de caldeiras são difíceis pois: Arranjo

Leia mais

Título: Critérios para reconhecimento de Instituições de Treinamento Inspetor de Soldagem

Título: Critérios para reconhecimento de Instituições de Treinamento Inspetor de Soldagem Revisão Alteração nos Itens, Páginas e Anexos Nº Data 3 10/01/2019 REVISÃO GERAL Este documento é confidencial, com controle de cópias, sendo proibida sua reprodução sem autorização escrita do Gerente

Leia mais

NF 15 - IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE

NF 15 - IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE 02 1/5 NF 15 - IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE Elaborado por Verificado por Aprovado por 02 2/5 1.0 - OBJETIVO Definir critérios para a identificação do produto, em todas as fases do processo produtivo

Leia mais

ALEX SANDRO DOS SANTOS COSTA

ALEX SANDRO DOS SANTOS COSTA ALEX SANDRO DOS SANTOS COSTA ENDEREÇO: CAPITÃO UMBERTO ALDROVANDI-809. BAIRRO: JARDIM MONUMENTO CIDADE: PIRACICABA SP CEP: 13405-191 ESTADO CIVIL: CASADO 01 FILHO. IDADE: 41 ANOS. FONE: Cel: 16-99233-4543

Leia mais

PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO DE DATA BOOK E AS-BUILT

PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO DE DATA BOOK E AS-BUILT FOLHA DE CAPA TÍTULO PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO DE DATA BOOK E AS-BUILT NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA PR-59-911-CPG-001 1/15 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM QUE REVISÃO

Leia mais

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens:

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens: Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR- 5410 e atendem aos seguintes itens: a) Item 5.1.2.4.3 Fonte de separação 5.1.2.4.3.1 A fonte do circuito separado, consoante o estabelecido em 5.1.2.4.2,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-761/2006 R-01 ABRAÇADEIRAS DE NYLON

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-761/2006 R-01 ABRAÇADEIRAS DE NYLON ET-76/2006 R-0 DOCUMENTO NORMATIVO ET-76 I Í N D I C E OBJETIVO... 2 NORMAS COMPLEMENTARES... 3 CONDIÇÕES GERAIS... 3. IDENTIFICAÇÃO... 3.2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 4 CARATERÍSTICAS DO MATERIAL EMPREGADO...

Leia mais

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP Chave Seccionadora de Faca Unipolar 630A 2

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP Chave Seccionadora de Faca Unipolar 630A 2 PROJ. PAEA CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICO DES. VERIF. REF. CONEM DISTRIBUIÇÃO ND 2.6 SUMÁRIO Pág. 1.Objetivo 1 2.Condições Gerais 1 3.Informação dos Materiais 2 Quadro 1 - RTHP Chave Seccionadora

Leia mais

Trabalho de Metalurgia: Vasos de pressão para frenagem a ar e sistemas auxiliares para veículos a motor e seus reboques, Norma EN

Trabalho de Metalurgia: Vasos de pressão para frenagem a ar e sistemas auxiliares para veículos a motor e seus reboques, Norma EN 1 Trabalho de Metalurgia: Vasos de pressão para frenagem a ar e sistemas auxiliares para veículos a motor e seus reboques, Norma EN 286-2. Nome do Aluno: Sebastião Rosa sebaros@yahoo.com.br 13/05/2014,

Leia mais

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Carina Branta Lopes Rios Engenheira de Alimentos 10 de outubro de 2016 História Desenvolvido pela Pillsburry Company em resposta as solicitações da NASA;

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13

PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13 PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13 O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE POÇOS ÍNDICE DE REVISÕES

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE POÇOS ÍNDICE DE REVISÕES SS CLIENTE: PROGRAMA: ÁREA: E&P 1 de 18 TODOS - GERAL - ÍNDICE DE REVISÕES 0 A C DESCRIÇÃO E/OU S ATINGIDAS Emissão Original Revisados os itens 1, item 2 e item 6 Itens 6.12.1, 10.3.1, 10.4.1, 13.1 e 14.4.

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SOLDAS EM TUBOS E ACESSÓRIOS EM POLIETILENO PE 80 / PE 100 NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-005 ET-65-940-CPG-005 1 / 5 CONTROLE DE

Leia mais

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR JULHO / 2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1- DESCRIÇÃO...3 2- CÓDIGO COPEL DO MATERIAL...3 3- REQUISITOS GERAIS...3

Leia mais

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP Chave Fusível Isolador Porcelada 2

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP Chave Fusível Isolador Porcelada 2 PROJ. PAEA CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICO DES. VERIF. REF. CONEM DISTRIBUIÇÃO ND 2.6 SUMÁRIO Pág. 1.Objetivo 1 2.Condições Gerais 1 3.Informação dos Materiais 2 Quadro 1 - RTHP Chave Fusível Isolador

Leia mais

SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO DA FBTS APLICADOS NO SETOR PETRÓLEO

SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO DA FBTS APLICADOS NO SETOR PETRÓLEO SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO DA FBTS APLICADOS NO SETOR PETRÓLEO SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO FBTS ORGANISMO ACREDITADO PARA CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS FBTS (1992) INSPETORES DE SOLDAGEM N1 E N2 ORGANISMO ACREDITADO

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

Faculdade SENAI De Tecnologia Em Processos Metalúrgicos. Pós-graduação Inspeção e automação em soldagem. Metalurgia da soldagem

Faculdade SENAI De Tecnologia Em Processos Metalúrgicos. Pós-graduação Inspeção e automação em soldagem. Metalurgia da soldagem Faculdade SENAI De Tecnologia Em Processos Metalúrgicos Pós-graduação Inspeção e automação em soldagem Metalurgia da soldagem Elaboração da EPS n 14 Renaldo Augusto Correia Osasco SP 2012 Faculdade SENAI

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 : A 13º norma regulamentadora, estabelece todos os requisitos

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 035

Norma Técnica Interna SABESP NTS 035 Norma Técnica Interna SABESP NTS 035 Consumíveis de Soldagem Especificação São Paulo Dezembro - 1999 NTS 035 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 QUALIFICAÇÃO DE CONSUMÍVEIS DE SOLDAGEM...1

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA

REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA 1 OBJETIVO Estabelecer os requisitos técnicos que devem ser atendidos pelas Caldeiras e Vasos de Pressão de Produção

Leia mais

Procedimentos de Aprovação & Recepção

Procedimentos de Aprovação & Recepção Page no. 1 of 5 1 Norma de referência A norma de referência é o Regulamento de Estruturas de Aço para Edifícios. 2 Procedimento aprovação 2.1 Geral Em geral, o procedimento de aprovação inclui a submissão

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0071 FUSÍVEIS TIPO NH DE BAIXA TENSÃO

Leia mais

1. OBJETIVOS AMBITO CONCEITOS NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS...

1. OBJETIVOS AMBITO CONCEITOS NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS... SUMÁRIO 1. OBJETIVOS... 2 2. AMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 2 5. INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS... 2 6. ALTERAÇÕES... 5 7. REGISTROS NÃO SISTÊMICOS

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES HYPER COOLER 5 E 10 LITROS.

MANUAL DE INSTRUÇÕES HYPER COOLER 5 E 10 LITROS. MANUAL DE INSTRUÇÕES HYPER COOLER 5 E 10 LITROS CERTIFICADO DE GARANTIA MODELO: MÁQUINA HYPERCOOLER 5 LITROS E 10 LITROS NÚMERO DE SÉRIE: INFORMAÇÕES DO CLIENTE EMPRESA: TELEFONE: ( ) FAX: ( ) E-MAIL:

Leia mais

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO 1 DE SOROCABA ETP 014 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO N.º 14 ETP 014 - Medidor de vazão eletromagnético para uso em água alimentado por bateria 1. OBJETIVO A presente

Leia mais

REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA

REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO DE PRODUÇÃO SERIADA 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Caldeiras e Vasos de

Leia mais

Procedimento. Qualificação de Empresa Instaladora - ABPE P011 JANEIRO 2016 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS

Procedimento. Qualificação de Empresa Instaladora - ABPE P011 JANEIRO 2016 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS JANEIRO 2016 Qualificação de Empresa Instaladora - Procedimento Origem abpe - Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas CN - Comissão de Normalização Polyethylene (PE) Pipes And Fittings

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO

CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO Prezado Fornecedor, A Interválvulas vem buscando constantemente fornecedores (PARCEIROS) que possam estar sempre atendendo aos prazos de entrega e qualidade em seus produtos.

Leia mais

IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA INERCIAL MONTAGEM QUALIFICADA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS PARA APLICAÇÃO ESPACIAL

IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA INERCIAL MONTAGEM QUALIFICADA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS PARA APLICAÇÃO ESPACIAL IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA INERCIAL, 9'6$%(, 1 PALESTRA MONTAGEM QUALIFICADA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS PARA APLICAÇÃO ESPACIAL Alirio Cavalcanti de Brito 17 de novembro de 2004 MONTAGEM COM QUALIFICAÇÃO

Leia mais

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE CAMINHÃO DE SOLDA ELÉTRICA. Paulo Lobato. 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE CAMINHÃO DE SOLDA ELÉTRICA. Paulo Lobato. 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE CAMINHÃO DE SOLDA ELÉTRICA Paulo Lobato 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Introdução Juntas de trilho Um mal necessário Introdução Estudo de caso 60 50 72,80% 67,36% 40

Leia mais

Especificação Técnica de Materiais no.94. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Fusíveis Com Contatos Tipo Faca

Especificação Técnica de Materiais no.94. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Fusíveis Com Contatos Tipo Faca CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 4.1 REFERENCIAS NORMATIVAS... 2 5. SIGLAS E

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LOCAL: Eletrodata Engenharia PROCESSO: Obra Reforma do pavimento térreo do bloco C2 do Hospital Universitário da Universidade Federal do

Leia mais

Documento No. R 0823 Revisão 0

Documento No. R 0823 Revisão 0 MAKAI Engenharia & Serviços Ltda. fone /fax: +55 11 4032-6001 / 8759 Website: www.makai.com.br Documento No. R 0823 Revisão 0 15 setembro 2008 ESPECIFICAÇÃO COMPLEMENTAR DE FORNECIMENTO MESA DE REAÇÃO

Leia mais

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO IBELQ Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação POP 008 - PROCEDIMENTO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº PROV SP CENPES FOLHA: 01/09 TÍTULO: CONECTORES ESPECIAIS PARA EMENDAS EM CABOS ELETRICOS.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº PROV SP CENPES FOLHA: 01/09 TÍTULO: CONECTORES ESPECIAIS PARA EMENDAS EM CABOS ELETRICOS. CENPES FOLHA: 01/09 CONECTORES ESPECIAIS PARA EMENDAS EM CABOS 1 INTRODUÇÃO 1.1 OBJETIVO O presente documento tem o objetivo de estabelecer requisitos técnicos para conectores que substituam as emendas

Leia mais

GLAUNACH. Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros GLAUNACH GMBH Edição Página 1 de 8

GLAUNACH. Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros GLAUNACH GMBH Edição Página 1 de 8 GLAUNACH Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros Página 1 de 8 ÍNDICE Página 1. GERAL....... 3 1.1 Introdução...... 3 1.2 Área de aplicação........ 3 2. REGULAMENTOS FUNDAMENTAIS DE SEGURANÇA......

Leia mais

E&P Página 1 de 15 TODOS - GERAL - REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE DUTOS FLEXÍVEIS SUBMARINOS E ACESSÓRIOS ÍNDICE DE REVISÕES

E&P Página 1 de 15 TODOS - GERAL - REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE DUTOS FLEXÍVEIS SUBMARINOS E ACESSÓRIOS ÍNDICE DE REVISÕES ESPECIFICÇÃO ET-3000.00-1000-972-1L-005 SBS CLIENTE: PROGRM: ÁRE: E&P Página 1 de 15 TODOS - GERL - DPU ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHS TINGIDS 0 Emissão Original lteração dos itens 8.2.1 g); 9.2.1

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: APRESENTAÇÃO: A MECATRON STI, fundada em 29 de Janeiro de 2013, com sede na Rua Tucumã n 403, Bairro Bethânia, Ipatinga MG, está preparada para atender as exigências do mercado de Óleo & Gás, Mineração,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Objetivo Condições Gerais Informação dos Materiais Quadro 1 - RTHP Esfera de instalação padrão Distribuidora...

SUMÁRIO. 1. Objetivo Condições Gerais Informação dos Materiais Quadro 1 - RTHP Esfera de instalação padrão Distribuidora... SUMÁRIO Pág. 1. Objetivo... 1 2. Condições Gerais... 1 3. Informação dos Materiais... 1 Quadro 1 - RTHP Esfera de instalação padrão Distribuidora... 1 Quadro 2 - RTHP Esfera de instalação padrão Transmissora...

Leia mais

Capítulo IV FRATURA FRÁGIL

Capítulo IV FRATURA FRÁGIL pg.1 Capítulo IV FRATURA FRÁGIL 1 INTRODUÇÃO O objetivo deste critério de avaliação é evitar uma fratura frágil catastrófica consistente com a filosofia do código ASME. A intenção é prevenir a iniciação

Leia mais

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG PROCESSO DE SOLDAGEM TIG ÍNDICE - Definição do processo - Características - Equipamentos - Fontes - Tocha de soldagem - Eletrodo de tungstênio - Afiação eletrodo - Dispositivo para abertura do arco - Cabos

Leia mais

Documentos Técnicos Duração: 60 minutos. 1ª Parte - Análise da Qualificação de Soldadores

Documentos Técnicos Duração: 60 minutos. 1ª Parte - Análise da Qualificação de Soldadores Documentos Técnicos Duração: 60 minutos Introdução Na prova prática de documentos técnicos, o aluno deve verificar se a qualificação dos soldadores, designados a soldar uma determinada junta, atende às

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

MAKE IT Qualificação de Técnico Europeu de Soldadura (Português)

MAKE IT Qualificação de Técnico Europeu de Soldadura (Português) Obrigado por participar no nosso questionário. A sua opinião é muito importante! Este questionário foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu Erasmus + Make it que reúne parceiros de Portugal, Espanha,

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SOLDAS EM TUBOS E ACESSÓRIOS DE AÇO NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-004 ET-65-940-CPG-004 1 / 6 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA

Leia mais

INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS

INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS 1.25 CNEN NE setembro/1996 INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS 2 Inspeção em Serviço em Usinas Nucleoelétricas Resolução CNEN 13/96 Publicação D.O.U. em 27/09/96 3 SUMÁRIO CNEN NE 1.25 INSPEÇÃO

Leia mais

Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS

Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS MISSÃO Atuar institucionalmente para o desenvolvimento do mercado de Sistemas Poliolefínicos, buscando efetivar o conceito da Garantia da Qualidade

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM

CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM O Curso Técnico de Nível Médio em Soldagem, Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais são organizados em 3 módulos de 400 horas. Ao final do curso, 400 horas de estágio

Leia mais

ASME IX EDIÇÃO 2013 Resumo das mudanças mais importante do Código ASME Seção IX de qualificação de Soldagem, Brasagem e Fusão da Edição de 2013.

ASME IX EDIÇÃO 2013 Resumo das mudanças mais importante do Código ASME Seção IX de qualificação de Soldagem, Brasagem e Fusão da Edição de 2013. ASME IX EDIÇÃO 2013 Resumo das mudanças mais importante do Código ASME Seção IX de qualificação de Soldagem, Brasagem e Fusão da Edição de 2013. LEADRO FERREIRA LUIZ GIMENES E-mail: inspetor@infosolda.com.br

Leia mais

PROCEDIMENTO QUALIFICAÇÃO DE INSPETOR DE FABRICAÇÃO MODALIDADE - MECÂNICA - MC - NÍVEL 1- INSTRUÇÕES AO CANDIDATO -- GERAL.

PROCEDIMENTO QUALIFICAÇÃO DE INSPETOR DE FABRICAÇÃO MODALIDADE - MECÂNICA - MC - NÍVEL 1- INSTRUÇÕES AO CANDIDATO -- GERAL. 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo orientar os candidatos a Inspetor de Fabricação, na modalidade Mecânica (IF- MC), Nível 1, na realização dos exames de qualificação no Sequi-ETCM. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Controle de Qualidade e Análise de Falhas de Soldas de Estruturas Metálicas na Indústria Offshore

Controle de Qualidade e Análise de Falhas de Soldas de Estruturas Metálicas na Indústria Offshore ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 21) Año 2017. Pág. 37 Controle de Qualidade e Análise de Falhas de Soldas de Estruturas Metálicas na Indústria Offshore Quality

Leia mais

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha Profº Drº Carlos Roberto Regattieri carlos.regattieri@fatectq.edu.br 1 MFMEA MACHINE FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS MF.M.E.A.

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17

CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17 CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17 INTRODUÇÃO: O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para fornecimento e instalação de reservatório de agua potável e incêndio, para a Escola

Leia mais

ABCEM Estruturas Metálicas

ABCEM Estruturas Metálicas Selo de Excelência - avaliação criada pela ABCEM ABNT Único OC a realizar essa certificação Gestão empresarial de execução de estruturas metálicas. Objetivo: Promoção e o desenvolvimento do mercado da

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 001/2017 (LEI /16 CONSTRUÇÃO & MONTAGEM) TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO DE SERVIÇO(S)

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 001/2017 (LEI /16 CONSTRUÇÃO & MONTAGEM) TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO DE SERVIÇO(S) MINUTA DE TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO DE SERVIÇO(S) - TRPS ANEO Q15.1 TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO DE SERVIÇO(S) Tendo sido concluído(s) no dia.../.../... o(s) serviço(s) iniciado(s) no dia.../.../...

Leia mais

PP-5EN ULTRASSOM - TOFD INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL - Rev.0 Anexo A

PP-5EN ULTRASSOM - TOFD INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL - Rev.0 Anexo A 1. OBJETIVO PP-5EN-00014 Este documento tem por objetivo, fornecer ao candidato as instruções necessárias para o exame teórico específico e prático no ensaio não destrutivo por ultrassom computadorizado

Leia mais

UL do Brasil Certificações

UL do Brasil Certificações UL do Brasil Certificações UL and the UL logo are trademarks of UL LLC 2015 Quem somos? 2 Quem somos? 22,000,000,000 marcas UL em produtos 570,088 inspeções de follow up 84,994 avaliações de produtos 66,149

Leia mais

Características. Fundamentos. Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR

Características. Fundamentos. Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR FLUX CORED ARC WELDING (FCAW) Década de 20: Surgimento dos Processos de Soldagem com Proteção Gasosa. Década de 40: Surgimento da Soldagem GTAW Década de 50: Surgimento

Leia mais