Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JEFERSONBS@GMAIL.COM"

Transcrição

1 COMPARAÇÃO ENTRE AS VERSÕES DO WINDOWS 7 Starter ¹ Home Basic ² Home Premium Professional Ultimate RECURSOS Starter Home Basic Home Professional Ultimate Premium As tarefas diárias são mais fáceis, com um melhor navegar na área de trabalho. Aplicativos de lançamento e encontrar os documentos que você usa freqüentemente é mais fácil e rápido. Mais rápido e fácil e tornar mais segura a sua experiência na rede com o Internet Explorer 8. Mais informações sobre o Internet Explorer 8 Procura, pausar e gravar TV ao vivo gratuitamente. Ver muitos de seus favoritos livres de TV quando e onde você deseja com a TV de Internet. Desfrute de entretenimento online. Criar uma rede doméstica e conectar seu computador a uma impressora com o grupo de origem. Muitos dos programas Windows XP podem executar sem problemas no modo Windows XP. Conecte a redes corporativas facilmente e com segurança através da junção de domínio. Recupera dados facilmente com sua rede restauração automática e backup casa e trabalho. Ajuda a proteger seu computador e os dispositivos de armazenamento removíveis contra perda ou roubo por meio de dados BitLocker. Funciona no idioma que lhe interessa: você pode escolher entre 35 idiomas é tão fácil como log off e fazer o registro. ¹ Windows 7 Starter Edition é pré-instalado em computadores, especialmente para os netbooks. ² Windows 7 Home Basic está disponível nos mercados emergentes, tais como Argentina, Bolivia, Brasil, entre outros. (Fonte: )

2 WINDOWS 7 Professor Jeferson Bogo - Informática 1) Ícones: São a representação gráfica (Imagens) de arquivos, diretórios e/ou programas ou ainda de um atalho para um destes; 2) Área de Trabalho ou Desktop: É gerenciado pelo Windows como uma pasta, com um diferencial que ela está sempre aberta; 3) Botão Iniciar: Ao ser clicado exibe o menu iniciar; 4) Janela em Execução: A janela não está ativa no momento, está apenas em execução; 5) Barra de Tarefas; 6) Área de Notificação: Apresenta os programas que estão rodando em segundo plano; 7) Mostrar Área de Trabalho: Ao ser clicado minimiza todas as janelas e exibe a área de trabalho. MENU INICIAR 1) Usuário Ativo: Apresenta o usuário que está ativo no momento, ao clicar no nome do mesmo será aberto o seu diretório pessoal; 2) Programas Fixos no Menu Iniciar: O usuário pode fixar ou desafixar programas de sua escolha no menu iniciar; 3) Lista dos Programas Executados Recentemente; 4) Acesso aos Programas instalados pelo usuário e também recursos do Windows;

3 5) Pasta padrão do Sistema; 6) Exibe os jogos do Windows e também os jogos instalados pelo usuário; 7) Exibe a janela Meu computador; 8) Exibe o Painel de Controle; 9) Permite adicionar, remover e/ou configurar impressoras e/ou outros dispositivos; 10) Permite definir programas padrão de acordo com a sua função, para isso é necessário que haja mais de um programa destinado a mesma função. Ex.: Navegadores, gerenciadores de etc; 11) Exibe a janela de ajuda e suporte do Windows; 12) Campo de pesquisa dinâmica; 13 1) Desliga o Windows; 2) Permite alterar entre as contas de usuário mantendo todas as tarefas em execução do usuário atual; 3) Permite alterar entre as contas de usuário, porém encerra todas as tarefas em execução do usuário atual; 4) Apresenta a tela de login do Windows, mantendo todas as tarefas em execução do usuário atual. Caso o usuário possua senha será necessário digitá-la; 5) Reinicia totalmente o Windows e a máquina; 6) Salva todas as tarefas em execução na memória e reduz ao máximo o consumo de energia; 7) ) Salva todas as tarefas em execução no disco rígido e desliga o computador. PRINCIPAIS NOVIDADES DO WINDOWS 7 Sem dúvida alguma, uma das principais mudanças do Windows 7 está nos recursos visuais. Entre eles podemos destacar: (1)Windows Aero: (acrônimo de Authentic, Energetic, Reflective, and Open - Autentico, Energético, Refletivo e Aberto) consiste em um conjunto de novos recursos gráficos utilizados no Windows, entre eles: a) Efeitos de vidro: As bordas das janelas possuem um visual transparente.

4 b) Windows Flip (ALT+TAB): Recurso conhecido, nas versões anteriores do Windows, apenas como Alt+Tab, apresenta agora miniaturas das janelas abertas e também a área de trabalho é exibida como uma opção entre as janelas abertas. c)windows Flip 3D: Esse recurso é uma melhoria do Windows Flip, exibindo as janelas dinamicamente em 3D. É possível usar o botão giratório do mouse para percorrer as janelas abertas ou ainda mantendo a tecla Windows pressionada usar a tecla Tab.

5 d)miniaturas da barra de tarefas: No Windows Aero, ao posicionar o mouse sobre o ícone de um aplicativo aberto é exibido uma miniatura da janela em execução e ao posicionar o mouse sobre a miniatura a janela é exibida em tela cheia, caso a miniatura seja clicada a respectiva janela passa a ficar ativa vindo para primeiro plano. (2) Aero Shake: Com várias janelas em execução, caso você deseje ficar com apenas uma maximizada basta clicar na barra de títulos, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, e literalmente sacudir a janela (agitar para esquerda e direita) e as outras janelas serão todas maximizadas, exceto a que foi sacudida. (3) Aero Peek: Para visualizar a área de trabalho, caso existam outras janelas maximizadas basta posicionar o mouse sobre a borda direita da barra de tarefas e todas as janelas ficam transparentes, para exibir a área de trabalho, minimizando todas as outras janelas, basta clicar no mesmo botão. (4) Aero Snap: Ao arrastar uma janela para a parte superior, a janela é maximizada; nos cantos direito ou esquerdo, a janela é redimensionada na parte correspondente, ocupando 50% da área da tela.

6 (5) Gadgets (em inglês: geringonça, dispositivo) como o próprio nome já diz é um acessório (útil ou não) que você pode adicionar a sua área de trabalho, eles ficam soltos e podem ser colocados em qualquer posição. (6) BitLocker: disponível na edição Ultimate, o BitLocker protege tudo, de documentos a senhas, criptografando toda a unidade na qual o Windows e seus dados estão. Quando o BitLocker é ativado, qualquer arquivo salvo na unidade é criptografado automaticamente.

7 (7) Pesquisa Dinâmica: Disponível em praticamente todas as janelas do sistema torna possível pesquisar dinamicamente (quando você começa a digitar o Windows já vai mostrando possíveis resultados) arquivos, pastas e/ou programas em todo o computador (1), ou apenas na pasta em que você está(2) no menu iniciar separa os resultados por categorias. (8) Notas Autoadesivas: Esse recurso permite que você cole pequenas notas na área de trabalho. (9) Ferramenta de Captura: Permite que sejam capturadas imagens parciais da tela como a figura anterior (notas autoadesivas).

8 (10) Jump Lists: A antiga opção de Documentos Recentes foi aposentada e no seu lugar a Microsoft colocou as Jump List que são apresentadas na lista dos programas executados recentemente no Menu Iniciar (1) ou até mesmo na Barra de Tarefas (2). (1) (2)

9 (11) UAC (User Account Control, Controle de Conta de Usuário): Por padrão o UAC roda todos os programas com privilégios limitados, sem permissão de escrita nas pastas globais do sistema e em chaves globais do registro. Se o usuário baixar e executar um keylogger ou malware qualquer, por exemplo, ele não será instalado no sistema de forma a afetar arquivos do Windows ou outras contas de usuários, apenas aquela local. Quando um programa precisa de permissão (por exemplo, um instalador) ele deve ser executado com direitos administrativos, aí vem a confirmação num ambiente isolado, fora do desktop "comum". Se "aparecer" na tela um aviso do UAC sem que o usuário tenha feito nada, é algum programa tentando acesso, basta negar e procurar uma forma de eliminá-lo. E claro, se a pessoa vir o aviso e ainda assim autorizar a instalação de algo desconhecido, tudo pode acontecer. O recurso possui os seguintes níveis de segurança: Nunca ser notificado (desativado) Notificar apenas quando programas tentarem realizar mudanças no sistema (exceto na área de trabalho, pasta de documentos e outros locais onde mudanças são comuns), Notificar apenas quando programas tentarem realizar mudanças em qualquer parte do sistema, Sempre notificar (quando programas ou o usuário tentar alterar o sistema).

10 (12) Fixar Programas: A antiga Barra de Inicialização Rápida do Windows XP foi substituída pelo recurso de Fixar o programa na Barra de Tarefas (1), logo após o ícone permanece na Barra de Tarefas (2) sendo iniciado com apenas um clique. (1) (2) (13) Backup e Restauração: Permite que você crie cópias de segurança dos seus arquivos pessoais mais importantes, para que você sempre esteja preparado para o pior. Deixe o Windows escolher o que acrescentar ao backup ou escolha você mesmo pastas, bibliotecas e unidades. Uma novidade na ferramenta de Backup do Windows 7 é a possibilidade de se criar uma imagem do sistema. Uma imagem do sistema é uma cópia exata de uma unidade. Por padrão, uma imagem do sistema inclui as unidades necessárias à execução do Windows. Isso também inclui o Windows e as configurações do sistema, os programas e os arquivos. Você poderá usar uma imagem do sistema para restaurar o conteúdo do computador, se o disco rígido ou o computador parar de funcionar. Quando você restaura o computador a partir de uma imagem do sistema, trata-se de uma restauração completa não é possível escolher itens individuais para a restauração, e todos os atuais programas, configurações do sistema e arquivos serão substituídos pelo conteúdo da imagem do sistema. (14) Central de Ações: Substitui a central de segurança do Windows XP. Verifica vários itens relacionados à segurança e à manutenção do computador que ajudam a indicar o desempenho geral do computador. Quando o status de um item monitorado é alterado (por exemplo, o software antivírus fica desatualizado), a Central de Ações o notifica com uma mensagem na área de notificação da barra de tarefas, o status do item na Central de Ações muda de cor para refletir a severidade da mensagem e uma ação é recomendada (Ex.: figura abaixo com firewall desativado).

11 Opções de Segurança da Central de Ações. Professor Jeferson Bogo - Informática

12 Opções de Manutenção da Central de Ações. Professor Jeferson Bogo - Informática

13 (15) Windows Explorer No Windows Explorer temos algumas mudanças, entre as quais podemos destacar: (1) Novo Modo de exibição: Agora as mudanças acontecem dinamicamente, ou seja, enquanto a barra é movida para cima ou para baixo a alteração pode ser vista em tempo real nos ícones. (2) Painel de Visualização: Ativando-o é possível ver o conteúdo do arquivo apenas com um clique sobre o mesmo, sem precisar abri-lo.

14 (3) Barra de Endereços: Professor Jeferson Bogo - Informática

15 Principais teclas de Atalho do Windows 7 com WinKey + Seta para cima Maximiza janela + Seta para baixo Restaura janela (se maximizada) / minimiza janela + Seta para esquerda Fixa janela à esquerda + Seta para direita Fixa janela à direita + Shift + Seta para esquerda Move janela para monitor da esquerda (se houver mais de um) + Shift + Seta para direita Move janela para monitor da direita (se houver mais de um) + Home Minimiza / restaura todas as janelas, exceto a que estiver em destaque + T Exibe miniaturas das janelas em execução. Pressionando novamente, alterna entre elas (as miniaturas). + Barra de espaço Mostra, temporariamente, o desktop (Aero Peek). + G Traz os gadgets à frente (primeiro plano). + P Mostra opções de monitores/projetores externos + X Central de mobilidade + # (# = número, de 1 a 5) + + (sinal de mais) / + - (sinal de menos) Abre uma nova instância do programa correspondente ao número fixado na Superbar. Por exemplo: WinKey + 1 abre o primeiro programa; WinKey + 4, abre o quarto programa Zoom + Tab Aero Flip (alterna entre os programas abertos) Explorer (Meu computador) Alt + P Mostra/oculta painel de pré-visualização Modificadores da Superbar (Barra de tarefas) Shift + clique Botão do meio do mouse Ctrl + Shift + clique Shift + clique (botão direito) Shift + clique (botão direito) em grupo de janelas Control + clique em grupo de janelas Abre nova instância Abre nova instância Abre nova instância com privilégios administrativos Abre menu da janela (maximizar, minimizar, mover, etc.) Abre menu de janela referente a todas as janelas do grupo Circula através das janelas (ou abas) do grupo

16 CTRL+C CTRL+X CTRL+V CTRL+Z DELETE SHIFT+DELETE CTRL ao arrastar um item SHIFT ao arrastar um item CTRL+SHIFT ao arrastar um item F2 CTRL+A F3 ALT+ENTER ALT+F4 ALT+Enter ALT+TAB ALT+ESC F4 SHIFT+F10 Atalhos de teclado gerais Copia o item selecionado. Recortar o item selecionado. Colar o item copiado OU recortado. Desfazer a última ação, quando possível. Professor Jeferson Bogo - Informática Move o item selecionado para lixeira, após confirmação. Excluir um item permanentemente sem colocá-lo na Lixeira. Copiar um item selecionado para o local de destino. Move um item selecionado para o local de destino. Criar um atalho para um item selecionado no local de destino. Renomear um item selecionado. Selecionar tudo. Procurar um arquivo ou uma pasta. Exibir as propriedades do item selecionado. Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. Exibir as propriedades do objeto selecionado. Alternar entre itens abertos. Alternar entre as janelas em execução exibindo-as (apenas as que estão maximizadas são exibidas). Exibir a lista da barra de endereços. Ex. Windows Explorer Exibir o menu de atalho para o item selecionado.(= clique botão direito do mouse) ALT+BARRA DE ESPAÇOS Exibir o menu Sistema para a janela ativa. CTRL+ESC ALT+Letra sublinhada de um menu F5 BACKSPACE ESC Exibir o menu Iniciar. Exibir o menu correspondente da Letra sublinhada em um menu Atualizar a janela ativa. Um nível acima em Meu computador (Windows Explorer) Cancelar a tarefa atual.

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais:

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais: Curso Conexão Disciplina: Noções de Informática Material III: Lista de s do Windows (XP, Vista e 7) Professor: Leonardo P. Mezzomo Email: leomezzomo@hotmail.com Site: leomezzomo.xpg.com.br Tucuruí Pará

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 PRONATEC Tarefa Busca e Armazenamento Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 Professor Rogério Martins Soares Windows + D Mostra a Área de trabalho ou restaura todas as janelas. Windows + M - Minimiza

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para mercados emergentes, dispõe de pouquíssimos recursos;

Leia mais

Windows Vista Atalhos de Teclado:

Windows Vista Atalhos de Teclado: Atalhos para acessibilidade: Windows Vista Atalhos de Teclado: SHIFT da direita por 8 segundos - liga e desliga teclas de filtragem ALT esquerdo + SHIFT esquerdo + PRINT SCREEN (ou PrtScrn) - ativa e desativa

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Atenção MUITA ATENÇÃO!!! Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Software Básico Características Hardware Software Multiusuário Multitarefa Multisessão Características P&P(Plug and Play) PnP Código

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

WWW.CESARFELIPE.COM.BR

WWW.CESARFELIPE.COM.BR Segue abaixo a listagem oficial de teclas de atalho para windows XP. Tais combinações são úteis para quem deseja melhorar o rendimento no trabalho e para aqueles que estão se preparando para concursos

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

Daniel Gondim. Informática

Daniel Gondim. Informática Daniel Gondim Informática Microsoft Windows Sistema Operacional criado pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Sistema Operacional Programa ou um conjunto de programas cuja função

Leia mais

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows Baseado no material de André Wüst Zibetti Objetivos Obter noções básicas sobre o funcionamento

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA MICROSOFT Interface gráfica WIMP GUI Windows, Icons, Menus, Pointer, Graphical User

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS)

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) É formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

20/09/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Área de Trabalho. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática

20/09/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Área de Trabalho. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática Curso Conexão Noções de Informática Aula 3 Sistemas Operacionais (Windows XP, Vista e 7) Email: leomezzomo@hotmail.com Site: leomezzomo.xpg.com.br Agenda Introdução; Área de Trabalho; Botão e o Menu Iniciar;

Leia mais

User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0

User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0 User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0 User Manual Manual do Usuário I EasyLock Manual do Usuário Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação... 3 3.1. Configurar

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Área de Trabalho (Desktop) Janela Gadgets Lixeira Lixeira Atalho Atalhos e ícones DELETE Botão direito do mouse na área de trabalho Menu Iniciar Programas

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1 INFORMÁTICA Questões - Windows FUNDATEC Parte 1 DETRAN 2009 - FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), do Windows XP. A Figura 1(a) mostra a janela principal do Windows Explorer. A Figura

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA 2.1 Desfragmentador de Disco (DFRG.MSC): Examina unidades de disco para efetuar a desfragmentação. Quando uma unidade está fragmentada, arquivos grandes

Leia mais

Windows Seven. Sistema Operacional. Prof. Wagner Bugs

Windows Seven. Sistema Operacional. Prof. Wagner Bugs Windows Seven Sistema Operacional Prof. Wagner Bugs 7 Conteúdo da apostila O que é o Windows 7?... 1 Sistema Operacional Gráfico:... 1 Multitarefa... 1 Multiusuário... 1 Plug And Play (PnP)... 2 Centro

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

www.mousecomcursos.com.br 1 conteúdos, que se iniciava, mas não tinha uma projeção final. usuário. Todo conteúdo tem um inicio, meio e fim.

www.mousecomcursos.com.br 1 conteúdos, que se iniciava, mas não tinha uma projeção final. usuário. Todo conteúdo tem um inicio, meio e fim. www.mousecomcursos.com.br 1 A marca Mouse Com, foi idealizada e fundada em agosto de 2000. O seu principal objetivo é oferecer Capacitação Profissional de qualidade, utilizando conteúdos referentes, a

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos.:Logon - registro do usuário no sistema. O contrário de Logon é Logoff (refere-se à saída do usuário). Logon do Windows XP utilizando a tela de..: Área de Trabalho ou Desktop

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium

Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium Apresentação do Windows 7 O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo. Com

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Aplica/remove sublinhado.

Aplica/remove sublinhado. Nova pasta CTRL+O Cria nova pasta. Nova planilha ALT+SHIFT+F1 Insere uma nova planilha. Abrir planilha CTRL+A Abrir Planilha Salvar CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato

Leia mais

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO WINDOWS OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA TECLA ALT NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DO SEU TECLADO. ( ) Alt + Enter Alt + Esc Alt + F4 Alt + Tab

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Olá Aluno Os objetivos específicos desta lição são: - reconhecer o Ubuntu como mais uma alternativa de sistema operacional; - conhecer os elementos da área

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Use esta lista de verificação para ter certeza de que você está aproveitando todas as formas oferecidas pelo Windows para ajudar a manter o seu

Leia mais

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca NAPNE RENAPI LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca Por Celio Marcol Dal Pizzol e Josiane Pagani Agosto de 2009 Sumário LEITORES DE TELA - ORIENTAÇÕES BÁSICAS... 3 Orientações

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional Windows XP O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software.

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

INSS+MPU. Informática Apostila Windows 7. Prof. Rafael Araújo

INSS+MPU. Informática Apostila Windows 7. Prof. Rafael Araújo WINDOWS 7 Uma das primeiras coisas que o aluno poderá notar no Windows 7 é a aparência elegante da interface do usuário. Para quem já estiver acostumado a trabalhar com o Windows Vista, encontrará uma

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Access

Teclas de Atalho - Microsoft Access Abrir bancos de dados Imprimir e salvar Atalho Função CTRL+O Para abrir um novo banco de dados CTRL+A Para abrir um banco de dados existente ALT+F4 Para sair do Microsoft Access CTRL+P Para imprimir o

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais