Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14º REGIÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14º REGIÃO"

Transcrição

1 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14º REGIÃO CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO / JUDICIÁRIA QUESTÃO NÚMERO: 01 ( X ) DEFERIDO ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) INDEFERIDO Assiste razão aos recorrentes. Em virtude de um erro material, quando da digitação, inexiste alternativa correta para a questão. Em face do exposto, há que ser anulada a questão.

2 QUESTÃO NÚMERO: 02 A partir de 1998, foi instituída no Brasil a possibilidade de celebração de contrato de trabalho a tempo parcial, cuja duração não exceda 25 horas semanais. Por óbvio, o período de férias dos empregados submetidos ao regime de tempo parcial é distinto daqueles empregados com jornada de 44 horas semanais. Vale registrar que o trabalho a tempo parcial atualmente está disciplinado na MP 2164/2001. Quanto ao item II, cumpre registrar que a CLT dispõe que os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras (art. 59, 4º). Essa vedação, porém, há que ser estendida como limitativa realização das denominadas horas extras ajustadas, resultantes da manifestação da vontade do empregador e empregado, previstas no art. 59 da CLT (horas extras resultantes de acordo de prorrogação de horas e de acordo de compensação). Não só alcançadas pela vedação às horas extras decorrentes de necessidade imperiosa, disciplinadas no art. 61 da CLT (por motivo de força maior, para conclusão de serviços inadiáveis e para reposição de paralisações). Em face das razões expendidas, improcedem os apelos. Mantém-se o gabarito.

3 QUESTÃO NÚMERO: 10 Nos termos da legislação pátria o responsável solidário, para ser executado, deve ser parte no processo desde a fase de conhecimento. Não é possível executar uma das empresas do grupo econômico que não foi parte na fase processual de cognição, incluindo-o no pólo passivo da ação apenas a partir da fase de execução, quando já há coisa julgada. Assim para que o empregado possa cobrar a dívida trabalhista de outras empresas do grupo, terá que incluí-las no pólo passivo do processo desde o início do litígio. Tal entendimento persiste mesmo após o cancelamento do E.205/TST (Vide Nota 16, pg 36, comentários à CLT, Sérgio Pinto Martins, 8º Edição, Editora Atlas S/A 2004, dentre outras.). Indefiro Mantenho o gabarito.

4 QUESTÃO NÚMERO: 13 O conteúdo liquidação de sentença, a toda evidência, encontra-se inserto no programa. Ora, impossível estudar mandado, penhora, embargos à execução e sua impugnação sem o pré-requisito da liquidação. O artigo 879 da CLT inclui expressamente a liquidação por artigos. Utilizase da liquidação por artigos quando há necessidade de prova de fatos novos para a fixação do quantum debeatur (art. 608 do CPC). Presupõe-se, porém, já provada a obrigação, mas não ainda sua extensão, vale dizer, os elementos não estão integralmente nos autos, sendo que alguns estão fora dos autos, mas podem ser obtidos. Exemplos: uma sentença fixa o pagamento de horas extras, sem especificar seu número. Do exposto julgo improcedentes os apelos.

5 QUESTÃO NÚMERO: 14 Preceitua o art. 852 E da CLT: Aberta a sessão, o juiz esclarecerá as partes presentes sobre as vantagens da conciliação e usará os meios adequados de persuasão para a solução conciliatória do litígio, em qualquer fase da audiência. No procedimento comum, a tentativa de conciliação é feita antes da apresentação da contestação (art. 846 da CLT) e após as razões finais (art. 850 da CLT). Já no procedimento sumaríssimo em qualquer fase. Portanto, in casu, os juízes sempre empregarão os seus bons ofícios para a persuasão, no sentido de uma solução conciliatória dos conflitos. Nada a deferir. Mantém-se o gabarito.

6 QUESTÃO NÚMERO: 18 Civil. Não merece prosperar o recurso. O item I está incorreto, pois contraria o artigo 211 do Código Civil. O item II está correto, pois em harmonia com o artigo 209 do Código Civil. O item III está incorreto, pois contraria os artigos 193 e 207 do Código Civil. O item IV está correto, pois em conformidade com o artigo 194 do Código O item V está incorreto, pois afronta o artigo 192 do Código Civil. Portanto, certo o gabarito que aponta a alternativa E como a única correta.

7 QUESTÃO NÚMERO: 25 Não merece prosperar o recurso. A alternativa A está incorreta, pois em confronto com o artigo 301 e 269, IV do CPC. A alegação de prescrição e decadência se insere no mérito, constituindo prejudicial de mérito, e não questão preliminar ao mérito. A alternativa B está correta, pois em harmonia com o artigo 286, inciso II do CPC. A alternativa C está incorreta, pois em confronto com o artigo 290 do CPC. A alternativa D está incorreta, pois afronta o artigo 296 do CPC. A alternativa E está incorreta, pois contraria o artigo 292 do CPC. Portanto, certo o gabarito que aponta a alternativa B como a única correta.

8 QUESTÃO NÚMERO: 37 Gabarito oficial correto: letra B (prova B). A questão focaliza um dado de linguagem bíblica imitada pelo autor no estilo adotado no texto, portanto um fato que está no texto e não fora dele. Assim, como fatos de linguagem característicos de um estilo, repetição de conjunção e ordem de colocação de palavras seriam as alternativas possíveis. O fato mais representativo, porque de maior ocorrência no texto, é a repetição da conjunção, caracterizando o polissíndeto.

9 QUESTÃO NÚMERO: 38 ( x ) INDEFERIDO Gabarito oficial correto: letra E (prova B). Nas alterações feitas na redação do trecho extraído do texto, uma oração de sentido concessivo, ora trabalhou-se com o verbo na mesma regência, ora com mudança de regência. Na opção de resposta, há erro de concordância, pois o verbo tem emprego intransitivo e sujeito singular a causa maior das favelas, o que obriga o verbo a ser expresso no singular, e não no plural.

10 QUESTÃO NÚMERO: 39 ( x ) INDEFERIDO Gabarito oficial correto: letra C (prova B). O aposto, de nome exemplar, aplicado ao nome catacumba, bem como o próprio significado desta palavra, sepultura, lugar subterrâneo onde se deposita um corpo para enterrá-lo, galerias subterrâneas nas cidades antigas onde eram depositados os corpos de executados e onde os cristãos costumavam reunir-se, permite relacionar ao local de perseguição dos cristãos, entendimento que fica implícito no texto e decorre do conhecimento geral e de vocabulário que o autor espera que o leitor tenha. Não existem palavras de sonoridade soturna, aterradora, como argumentam os candidatos. O efeito que um significante pode provocar na mente de um falante é um dado meramente pessoal, subjetivo, sem qualquer relação com o significado da palavra.

11 QUESTÃO NÚMERO: 42 ( x ) INDEFERIDO Gabarito oficial correto: letra B (prova B). O enunciado da questão faz referência ao forte tom de ironia do texto. Ora, como texto irônico, em todas as opções há tom de ironia. O enunciado, entretanto, remete à expressão que encerra mais intensa base irônica, e, neste caso, a resposta só pode ser os sábios da cidade, para que se configure a crítica social. Sábios da cidade são as autoridades, os responsáveis pelas políticas públicas, os quais tentam resolver os problemas atacando os efeitos, destruindo as favelas, e não eliminando as causas, a injustiça social. Portanto nada têm de sábios.

12 QUESTÃO NÚMERO: 43 ( x ) INDEFERIDO Gabarito oficial correto: letra D (prova B). Segundo os dicionários da língua portuguesa exegese significa interpretação, e não diagnóstico.

13 QUESTÃO NÚMERO: 45 ( x ) INDEFERIDO De acordo com o edital, o programa menciona noções de hardware e software e nas sugestões bibliográficas foi sugerido o livro Introdução à Organização de Computadores, do Mário A. Monteiro, que na página 30 diz que a dos dispositivos oferecidos como resposta, o registrador é o que possui menor duração de armazenamento. Quanto a memória cachê ela é mais rápida que a Memória Principal e Memória Secundária, porém perdendo para os registradores. Portanto a resposta correta seria Registradores, prova B letra B.

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Conjunção... 47 Emprego de tempos e modos verbais... 36 Vozes do verbo... 40

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Direito Processual do Trabalho Código da Disciplina: JUR239 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 9º Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação...

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos, modos e aspectos verbais...

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 14.18 do Edital de Abertura nº

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Conjunção... 47 Emprego de tempos e modos verbais... 36 Vozes do verbo... 40

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal 4 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação Emprego de tempos, modos e aspectos verbais 5 6 Vozes do

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 5/2014-EBSERH/HC-UFMG PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 5/2014-EBSERH/HC-UFMG PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura n 4/2014 da EBSERH/HC-UFMG, interpostos contra

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21 STJ00043434 SUMÁRIo Nota do coordenador, 15 1 FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS, 17 1.1 AutDdefesa, 17 1.2 Autocomposição, 17 1.3 Heterocomposição, 17 1.3.1 Mediação, 18 1.3.1.1 Comissões de

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Processual do Trabalho Código: DIR43 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br

Leia mais

Categorias econômicas e profissionais Cipa e ss. Citação Citação (para pagamento) Citação (por edital)...

Categorias econômicas e profissionais Cipa e ss. Citação Citação (para pagamento) Citação (por edital)... ÍNDICE SISTEMÁTICO Tema Artigo(s) Abono... 457 2 o Ação de cumprimento... 872 único Acidente do trabalho... 30 e 643 2 o Adicional noturno... 73 Adoção... 392-a Agravo de instrumento... 897, b Agravo de

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS MANIFESTAÇÃO DO INSS - PRECLUSÃO

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS MANIFESTAÇÃO DO INSS - PRECLUSÃO Acórdão - 7a Turma CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS MANIFESTAÇÃO DO INSS - PRECLUSÃO O termo de conciliação, no item III (v. fls. 120) atribuiu natureza indenizatória ao aviso-prévio e nestes termos foi homologado

Leia mais

I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito Processual do Trabalho, enfocando a formação humanística com o

I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito Processual do Trabalho, enfocando a formação humanística com o Plano de Ensino Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código: Série: 4ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 34 CH Prática: 34 CH Total:68 I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito

Leia mais

2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS. Processo:

2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS. Processo: 2ª VARA DO TRABALHO DE SANTOS Processo:0000527-17.2014.5.02.0442 Autor: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM GERAL E DOS ARRUMADORES DE SANTOS, SÃO VICENTE, GUARUJÁ, CUBATÃO E

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO TJAA 1 Da Justiça do Trabalho: organização e competência. 2 Das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho: jurisdição e competência. CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Formas de Execução Prof ª. Eliane Conde Em função da legislação vigente a execução trabalhista encontra-se disciplinada por quatro normas legais a serem

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia Demais benefícios ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO O Adicional de Qualificação AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma: I -

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista Processo nº 0000506-63.2013.5.15.0038 RTOrd C O N C L U S Ã O Nesta data, faço conclusos os presentes

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO 1.Direito do trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções. Fundamentos e formação histórica do direito do trabalho. Tendências atuais do direito do trabalho.

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONCURSO DO TRT 4a REGIÃO - RIO GRANDE DO SUL EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONHECIMENTOS BÁSICOS PORTUGUÊS Ortografia Oficial Acentuação Gráfica Flexão nominal e verbal

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

PLANO DE CURSO : DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldado PM Classe C da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS I. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade da Justiça... 19 1.1.1. Beneficiários da gratuidade da justiça... 19 1.1.2. Abrangência do benefício da gratuidade da

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Cursos Jurídicos. Prática Trabalhista Prof. Carlos Gonçalves da Cruz

Cursos Jurídicos. Prática Trabalhista Prof. Carlos Gonçalves da Cruz Do Fluxograma dos Recursos Sentença Há omissão, obscuridade ou contradição? Embargos de declaração Prazo: 5 dias Sentença dos ED Recurso Ordinário 1 Recurso Ordinário 2? de Instrumento Prazo ultâneo Contra-razões

Leia mais

SUMÁRIO A área da consultoria geral...47

SUMÁRIO A área da consultoria geral...47 SUMÁRIO... 17 1. Introdução e breve reconstrução histórica das Procuradorias Estaduais no Brasil...17 2. Fundamento constitucional da carreira...22 3. Leis de regência da carreira...27 3.1. Direitos e

Leia mais

Módulo Direito e Processo do Trabalho

Módulo Direito e Processo do Trabalho Material Teórico Carreiras Militares Módulo Direito e Processo do Trabalho Aula 5 Parte II A execução e a finalização do Processo do Trabalho Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod DPTrabCDSG1108_MilitarPII_a05

Leia mais

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do Sumário Manual de Prática Trabalhista Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 19 Cabimento... 19 Espécies de ritos do processo do trabalho... 19 Rito sumário...

Leia mais

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal...

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal... Português Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Homônimos e parônimos... 93 Flexão nominal e verbal...28/30/42 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...33 Advérbios... 40 Conjunções

Leia mais

SISTEMA UNIMED: VISÃO DO MERCADO E DO JUDICIÁRIO

SISTEMA UNIMED: VISÃO DO MERCADO E DO JUDICIÁRIO SISTEMA UNIMED: VISÃO DO MERCADO E DO JUDICIÁRIO EMENTA - REsp nº 1.627.881 - TO DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. LEGITIMIDADE PASSIVA. SISTEMA UNIMED. BOA-FÉ

Leia mais

FMB CONTEUDO PROGRAMATICO

FMB CONTEUDO PROGRAMATICO ANALISTA TRT PARTE I Disco 01- REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PORTUGUÊS Tipologia Textual O Texto Dissertativo Coerência e Coesão Disco 02- REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PORTUGUÊS Planejamento da

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade da Justiça... 19 1.1.1. Beneficiários da Gratuidade da Justiça... 19 1.1.2. Abrangência do Benefício da Gratuidade da

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem...

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem... Língua Portuguesa Interpretação de texto... 3 Argumentação... 6 Pressupostos e subentendidos... 6 Níveis de linguagem... 7 Articulação do texto: coesão e coerência... 11/100 Termos da oração... 57 Processos

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

MPU 2018 ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO. CONHECIMENTOS BÁSICOS (50 Questões)

MPU 2018 ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO. CONHECIMENTOS BÁSICOS (50 Questões) 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos

Leia mais

Sumário. 2 Conceito e princípios, Conceito, Princípios, 3

Sumário. 2 Conceito e princípios, Conceito, Princípios, 3 Sumário Nota do coordenador, xiii 1 Evolução histórica do processo do trabalho, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Brasil, 1 2 Conceito e princípios, 3 2.1 Conceito, 3 2.2 Princípios, 3 3 Formas de solução dos conflitos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região Vara do Trabalho de Ponta Porã-MS Proc. nº

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região Vara do Trabalho de Ponta Porã-MS Proc. nº Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região Vara do Trabalho de Ponta Porã-MS Proc. nº 00324-2006-066-24-00-2 SENTENÇA I - RELATÓRIO Sindicato dos empregados no Comércio

Leia mais

Cronograma de aulas de acordo com o Curso Preparatório para o Concurso Tribunal de Justiça de MG (TJMG) Oficial de Apoio Judiciário - 1ª Instância,

Cronograma de aulas de acordo com o Curso Preparatório para o Concurso Tribunal de Justiça de MG (TJMG) Oficial de Apoio Judiciário - 1ª Instância, P r o f e s s o r a F l á v i a R i ta. C u r s o F l á v i a R i ta Cronograma de aulas de acordo com o Curso Preparatório para o Concurso Tribunal de Justiça de MG (TJMG) Oficial de Apoio Judiciário

Leia mais

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO OBJETIVOS: O curso de Pós-graduação

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa EDITAL VERTICALIZADO TRT 1º - TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA - 2018 CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa 1 Significação de palavras e expressões 2 Relações de sinonímia e de antonímia 3

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º 02 Semanal Semestral LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º 02 Semanal Semestral LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D 57 10º 02 Semanal Semestral 02 30 Curso Nome da Disciplina / Curso DIREITO LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III D 50 LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA II Trabalhos

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Fase de constitucionalização Fase de incorporação Fase atual reforma trabalhista Autotutela Autocomposição - Heterocomposição

Leia mais

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/ Sumário 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC....2 3 1 Capítulo 2 NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/2015....2 7 2.1. Neoconstitucionalismo... 27 2.2. Sistema multiportas... 28 2.3. Modelo cooperativo...

Leia mais

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Direito Processual do Trabalho Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Os embargos são obstáculos que o devedor procura antepor à execução proposta pelo credor. Art. 884: Garantida a execução ou penhorados

Leia mais

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público Ministério Público da União - MPU Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de texto... 3 Tipologia e gêneros textuais... 6 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA Manual de Prática Civil - 10ª Edição Jaqueline Mielke Silva Juliano Colombo 10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA 3 SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 23 2. Finalidade... 23 3. Petição

Leia mais

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 16.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos e

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa 1 Interpretação de texto. 2 Argumentação. 3 Pressupostos e subentendidos. 4 Níveis de linguagem. 5 Articulação do texto: coesão e coerência. 6 Termos da oração. 7 Processos de coordenação e subordinação.

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

1 Elaborado em: 06/04/2016

1 Elaborado em: 06/04/2016 SIMPLIFICANDO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1º Resumo Elaborado por Beatriz Galindo Conteúdo: explicações informais e descontraídas sobre o CPC/15, extraídas da página: www.facebook.com/beatrizgalindocpc

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Concurso anterior)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Concurso anterior) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Concurso anterior) Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições Analista Judiciário - Área Administrativa Analista

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal...

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... Português Intelecção de texto... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Flexão nominal e verbal... 33/38 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...48 Emprego de tempos e modos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PROCESSO Nº 0000901-18.2015.5.02.0080-4 a TURMA RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA RECORRIDOS:

Leia mais

PRÉ-EDITAL Analista e Técnico Judiciário TRT/RJ

PRÉ-EDITAL Analista e Técnico Judiciário TRT/RJ PRÉ-EDITAL Analista e Técnico Judiciário TRT/RJ - 2017 www.romulopassos.com.br 1 Como passar no Concurso do Tribunal Regional do Trabalho/RJ 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Tribunal Regional Federal da 3ª Região Tribunal Regional Federal da 3ª Região O Tribunal Regional Federal da 3ª Região é o órgão de 2º grau da Justiça Federal que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A sede do Tribunal está

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE OFI- CIAL JUDICIÁRIO/ ESPECIALIDADE OFICIAL JUDICIÁRIO (NÍVEL MÉDIO):

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE OFI- CIAL JUDICIÁRIO/ ESPECIALIDADE OFICIAL JUDICIÁRIO (NÍVEL MÉDIO): O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE OFI- CIAL JUDICIÁRIO/ ESPECIALIDADE OFICIAL JUDICIÁRIO (NÍVEL MÉDIO): Foi homologado o pregão eletrônico que define o Instituto Brasileiro

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!!

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! PETIÇÃO INICIAL ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! ENDEREÇAMENTO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE... art. 651 do CPC QUALIFICAÇÃO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de contestação ou defesa, que deve trazer em seu bojo tópico próprio relativamente à prescrição quinquenal de que trata o art. 7.º, XXIX, da Constituição Federal, por meio do

Leia mais

PRÉ-EDITAL. Analista e Técnico Judiciário do TRT/RJ

PRÉ-EDITAL. Analista e Técnico Judiciário do TRT/RJ PRÉ-EDITAL Analista e Técnico Judiciário do TRT/RJ - 2017 www.romulopassos.com.br 1 Como passar no Concurso Analista Judiciário (Enfermeiro) e Técnico Judiciário (Técnico de Enfermagem) do Tribunal Regional

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 0001877 77.2014.5.10.0002 RECLAMANTE: Elizeu Josué de Paula RECLAMADA: Contax Mobitel S/A Aos vinte

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em janeiro de 2007, a Fazenda Nacional lavrou auto de infração em face da pessoa jurídica ABC, visando à cobrança de contribuições previdenciárias dos anos de 2005

Leia mais

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação Aspectos legais da conciliação Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação 1. Aspectos legais da conciliação Autotula: resolução dos conflitos com utilização de força. Autocomposição:

Leia mais