Título II DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título II DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS"

Transcrição

1 Título II DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Os artigos 5º ao 17 elencam uma série de direitos e garantias, reunidas em cinco grupos básicos: A) INDIVIDUAIS; B) COLETIVOS; C) SOCIAIS; D) DE NACIONALIDADE; E) POLÍTICOS.

2 PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em assembléia nacional constituinte para instituir um estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. NÃO É DOTADO DE FORÇA NORMATIVA É UM MERO TEXTO DE INTRODUÇÃO A CFRB/88

3 001. A Constituição da República Federativa do Brasil é aborta por um Preâmbulo, no caso: a)um resumo da Constituição; b)uma sinopse do texto constitucional; c)uma declaração solene, contendo o objetivo, as características e a promulgação do texto constitucional; d) O capítulo final da Constituição;

4 002. O preâmbulo da Constituição de 1988 NÃO menciona explicitamente a seguinte expressão: a) os direitos sociais. b)os direitos individuais c) o pacto federativo. d) o desenvolvimento. e) o pluralismo político.

5 Art. 1º DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS A República Federativa do Brasil, formada pela UNIÃO INDISSOLÚVEL 1) dos Estados 2) e Municípios 3) e do Distrito Federal constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como FUNDAMENTOS 1) SOberania 2) CIdadania 3) DIgnidade da pessoa humana 4) VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa SOCIDIVAPLU 5) PLUralismo político Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de 1) representantes eleitos ou 2) diretamente nos termos desta Constituição

6 FORMA DE GOVERNO (República ou Monarquia) FORMA DE ESTADO (Unitário ou Federação) SISTEMA DE GOVERNO (Presidencialismo ou Parlamentarismo)

7 001. O Brasil é uma república, a indicar o governo como: a) Sistema; b) Forma; c) Regime; d) Paradigma.

8 002. A CF88 inicia estabelecendo que se trata da "Constituição da República Federativa do Brasil". Assim fazendo, enuncia, respectivamente, a) A forma de governo e o sistema de governo; b) O sistema de governo e a forma de Estado; c) A forma de Estado e a forma de governo; d) A forma de governo e a forma de Estado.

9 003. A República Federativa do Brasil,formada...,constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a) pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do DF; b) pela união indissolúvel dos Estados, Municípios, DF e Territórios; c) pela União indissolúvel dos Estados, Municípios, DF e Territórios; d) pela União indissolúvel dos Estados, Municípios, DF.

10 004. "A República Federativa do Brasil, formada pela...indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em... (...)". a) união estado de Direito; b) união Estado Democrático de Direito; c) União Estado Democrático de Direito; d) União Estado de Direito.

11 005. São objetivos fundamentais da República, além do pluralismo político, construir uma sociedade livre, justa e solidária e erradicar a pobreza. Certo Errado

12 006. A República Federativa do Brasil é classificada como Estado democrático de direito. Certo Errado

13 007.A CFRB/88 estabelece alguns princípios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos órgãos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econômica do país, inclusive em relação ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da: a) soberania. b) República. c) Federação. d) livre iniciativa. e) supremacia do interesse público.

14 008. NÃO constitui princípio fundamental do Brasil: a) a soberania. b) a cidadania. c) a vedação ao asilo político. d) a dignidade da pessoa humana. e) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

15 009. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e do DF, constitui-se em Estado Democrático de Direito. Os fundamentos dela NÃO incluem: a) a soberania. b) a defesa da paz. c) a dignidade da pessoa humana. d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) o pluralismo político.

16 010. A República Federativa do Brasil, constituída pela união indissolúvel dos Estados- Membros, DF e Municípios, constitui-se em Estado Democrático e de Direito e tem como fundamento: a) A independência nacional, a soberania, a sociedade livre, a dignidade da pessoa humana e a liberdade individual. b) A soberania nacional, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político. c) A cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e econômicos da livre iniciativa, o pluralismo político. d) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, a livre concorrência, o pluralismo político e a defesa da paz. e) A cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores econômicos e sociais do trabalho, da livre iniciativa, da livre concorrência, o pluralismo político

17 Art. 2º DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS INDEPENDENTES 1) o Legislativo São Poderes da União, e entre si 2) o Executivo HARMÔNICOS 3) o Judiciário SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS CHECKS AND BALENCE

18 001. O artigo 2º, da CF, ao enunciar que "são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário", consagra o princípio: a) da federação. b) da soberania dos poderes. c) do pluralismo político. d) da separação dos poderes. e) da igualdade dos poderes.

19 002. O modelo brasileiro de divisão de poderes não prevê o sistema de freios e contrapesos. Certo Errado

20 003. A atividade fiscalizatória é função típica e constitucional do Poder Legislativo. Certo Errado

21 004. São poderes da União, independentes entre si: a) O Legislativo e o Executivo; b) O legislativo e o Judiciário; c) O Executivo e o Judiciário; d) Nenhuma das alternativas.

22 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CON GARRA ERRA POUCO Art. 3º 1) Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, Idade e quaisquer outras formas de discriminação Constituem OBJETIVOS FUNDAMENTAIS da República Federativa do Brasil: 2) GARantir o desenvolvimento nacional 3) Reduzir as desigualdades sociais e regionais 1) livre 4) CONstruir uma sociedade 2) justa 3) e solidária 5) ERRAdicar a pobreza e a marginalização

23 001. São objetivos fundamentais da República, além do pluralismo político, construir uma sociedade livre, justa e solidária e erradicar a pobreza. Certo Errado

24 002. Segundo a Constituição, a República deverá atuar no sentido de promover o bem de todos, sem preconceito de qualquer espécie, principalmente de raça, sexo, cor e idade. Certo Errado

25 003. Entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, constantes da CF/88, não se inclui: a) promover o bem de todos. b) erradicar a marginalização. c) reduzir as desigualdades sociais. d) priorizar o desenvolvimento das regiões rurais. e) construir uma sociedade livre, justa e solidária.

26 004. Não se constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a) construir uma sociedade livre, justa e solidária. b) garantir o desenvolvimento nacional. c) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) garantir a independência nacional. e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

27 005. Considere as seguintes afirmações sobre os princípios fundamentais da Constituição da República: I. A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e DF. II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituição. III. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre outros, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional. Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas. e) I e II, apenas.

28 006. Reduzir as desigualdades regionais é fundamento da República. Certo Errado

29 007.Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a) Construir uma sociedade livre, garantir o desenvolvimento nacional e reduzir as desigualdades sociais; b) O pluralismo político, preservar os valores sociais do trabalho e livre iniciativa e solução pacífica dos conflitos; c) A igualdade entre os Estados, garantir o desenvolvimento nacional e erradicar a pobreza; d) Promover o bem de todos, sem qualquer discriminação, repudiar o terrorismo e o racismo e preservar a independência nacional.

30 008. Constituem objetivos fundamentais do Estado brasileiro, EXCETO: a) Garantir o desenvolvimento nacional. b) Promover o bem de todos. c) Desenvolver os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Construir uma sociedade livre, justa e solidária. e) Redução das desigualdades sociais e regionais.

31 009. As opções desta questão contêm fundamentos e objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, nos termos da CF/88. Assinale a opção que contempla apenas fundamentos. a)liberdade, justiça, pluralismo político. b)cidadania, justiça, dignidade da pessoa humana. c)soberania, solidariedade, valor social do trabalho. d)cidadania, soberania, valor social da livre iniciativa. e)garantia do desenvolvimento nacional, solidariedade, dignidade da pessoa humana.

32 (m) 010.Em matéria de Princípios Constitucionais Fundamentais considere: I. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. II. O Brasil rege-se nas relações internacionais, dentre outros, pelos princípios da intervenção e negativa de asilo político. III. O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. IV. Constitui, dentre outros, objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais. É correto APENAS o que consta em: a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II e IV.

33 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes PRINCÍPIOS: 1) Autodeterminação dos povos 2) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade 3) Prevalência dos direitos humanos 4) Repúdio ao terrorismo e ao racismo 5) Independência nacional 6) Não-intervenção 7) Solução pacífica dos conflitos 8) Defesa da paz 9) Concessão de asilo político 10) Igualdade entre os Estados A República Federativa do Brasil buscará a integração 1. Econômica 2. Política 3. Social 4. e Cultural dos povos da América Latina Visando à formação de uma comunidade latinoamericana de nações

34 REVISANDO OS PRINCIPAIS TÓPICOS ARTIGO 1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º FUNDAMENTOS (SOCIDIVAPLU) São regras basilares que vão reger a atuação estatal no Brasil INDEPENDENTES E HARMONICOS O sistema de freios e contrapesos (CHEKS AND BALANCES), pode ser definido como a imposição de limites entre os poderes para que um não ultrapasse de forma arbitrária a esfera do outro. CON GARRA ERRA POUCO São as finalidades que o Estado estabelece para atingir a consecução do bem-estar social. Associar com programas de governo, tipo o FOME ZERO

35 QUADRO Direito Constitucional DE PRINCÍPIOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ARTIGO 4º SOBERANIA (I, III, IV, V) Independência Nacional Autodeterminação dos povos Não-intervenção Igualdade entre os Estados PAZ VI, VII Defesa da Paz Solução pacífica dos conflitos DIREITOS HUMANOS II, VIII, IX, X Prevalência dos direitos humanos Repúdio ao terrorismo e ao racismo Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade Concessão de asilo políticos

36 QUADRO Direito Constitucional DE PRINCÍPIOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GERAÇÕES OU DIMENSÕES 1ª GERAÇÃO 2ª GERAÇÃO 3ª GERAÇÃO DIREITOS INDIVIDUAIS E POLÍTICOS DIREITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS DIREITO À PAZ, AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, À COMUNICAÇÃO LIBERTÉ EGALITÉ FRATERNITÉ Direitos individuais são direitos da pessoa humana em relação ao Estado. Esses direitos são caracterizados por uma obrigação de não-fazer (prestação negativa) por parte do Estado. São os direitos civis e políticos, compreendidos nas liberdades clássicas Exigem uma PRESTAÇÃO do Estado em relação ao INDIVÍDUO. DIREITOS NEGATIVOS DIREITOS POSITIVOS SOLIDARIEDADE

37 001. A República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais rege-se pelo seguinte princípio: a) Pluralismo político. b) Cidadania. c) Não intervenção. d) Construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

38 002. NÃO constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, previsto na CF: a) concessão de asilo político. b) independência nacional. c) repúdio ao terrorismo e ao racismo. d) autodeterminação dos povos. e) busca de integração econômica.

39 003. Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da: a) dependência nacional e do pluralismo político. b) intervenção e da cidadania. c) autodeterminação dos povos. d) solução bélica dos conflitos e da soberania. e) vedação de asilo político.

40 004. Dentre as proposições abaixo, é INCORRETO afirmar que a República Federativa do Brasil, nas suas relações internacionais, rege-se pelo princípio da: a) independência nacional. b) vedação ao asilo político. c) não intervenção. d) prevalência dos direitos humanos. e) autodeterminação dos povos.

41 (2T) 005.Entre os princípios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a concessão de asilo político. Além disso, a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. Certo Errado

42 006.Dentre os princípios pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais encontram-se a: a) intervenção armada desde que avalisada pela ONU e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. b) autodeterminação dos povos e o desenvolvimento nacional. c) proteção das minorias culturais e o repúdio ao terrorismo e ao racismo. d) independência nacional e a vedação à concessão de asilo político. e) prevalência dos direitos humanos e a igualdade entre Estados.

43 007.Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se por diversos princípios, tais como: a) o desenvolvimento nacional e os valores sociais da livre iniciativa. b) a soberania e a cidadania. c) o pluralismo político e a igualdade entre os Estados. d) o repúdio ao terrorismo e a erradicação da pobreza. e) a prevalência dos direitos humanos e a defesa da paz.

44 008.Constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais a concessão de asilo político, vedada a extradição. Certo Errado

45 009.Assinale a opção em que NÃO consta princípio que, segundo a Constituição, rege o Brasil nas suas relações internacionais. a) Independência nacional. b) Defesa da paz. c) Concessão de asilo político. d) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. e) Prevalência dos interesses econômicos nacionais.

46 010.Segundo a CF, a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica: a) E também política, social cultural dos povos da América Latina, visando a formação de uma comunidade latino-americana de nações; b) Porém não a integração política dos povos da América do Sul; c) De todos os povos dos Continentes, visando à formação de uma comunidade internacional mais justa e solidária; d) Com os povos da Europa, de modo a integrar o Mercado Comum Europeu.

47 GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Gerais, realizam-se por meio de princípios e PRINCÍPIOSpreceitos constitucionais 1) da isonomia (caput, I) 2) juiz natural XXXVII 3) inafastabilidade jurisdicional ou acesso à justiça(xxxv) 4) contraditório e ampla defesa (LV) 5) da obtenção da prova ilícita (LVI) 6) da publicidade dos atos processuais (LX e 93, IX) 7) da motivação das decisões judiciais (93, X) 8) da razoabilidade (proporcionalidade ou proibição de excesso) Específicas, instrumentalizam os direito

48 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º IGUALDADE FORMAL 1) todos são iguais perante a lei 2) sem distinção de qualquer natureza 3) garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país A INVIOLABILIDADE DO DIREITO 1) à vida 2) à liberdade 3) à igualdade 4) à segurança 5) e à propriedade Pessoas 1) físicas 2) e jurídicas IGUALDADE 1) formal 2) e material A cfrb/88 adota a igualdade material e formal

49 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º I nos termos desta Constituição homens e mulheres são iguais em 1) direitos 2) e obrigações

50 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS II ninguém será obrigado a 1) fazer 2) ou deixar de fazer alguma coisa senão EM VIRTUDE DE LEI 1) a tortura III ninguém será submetido 2) nem a tratamento desumano 3) ou degradante IV é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato V é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano 1) material 2) moral 3) ou à imagem

51 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS VI é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado 1) o livre exercício dos cultos religiosos 2) e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias VII é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades 1) civis 2) e militares de internação coletiva 1) crença religiosa 1) as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta VIII ninguém será privado de direitos por motivo de 2) ou de convicção filosófica 3) ou política E 2) recusar-se a cumprir PRESTAÇÃO ALTERNATIVA, fixada em lei

52 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS 1) intelectual IX é livre a expressão da atividade 2) artística 3) científica independentemente de 1) censura 2) ou licença 4) e de comunicação X são invioláveis 1) intimidade 2) a vida privada 3) a honra 4) e a imagem das pessoas assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação

53 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XI a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar, 1) consentimento do morador 2) flagrante delito 3) desastre 4) para prestar socorro 5) ou, durante o dia por determinação judicial XII é inviolável 1) o sigilo da correspondência 2) e das comunicações telegráficas 3) de dados 4) e das comunicações telefônicas, neste caso por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de 1) investigação criminal 2) ou instrução processual penal

54 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XIII é livre o exercício de qualquer 1) trabalho 2) ofício 3) ou profissão atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer XIV é assegurado a todos 1) o acesso à informação 2) e resguardado o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional XV é livre a locomoção no território nacional EM TEMPO DE PAZ podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens

55 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XVI todos podem reunir-se pacificamente 1) sem armas 2) em locais aberto ao público 3) independentemente de autorização 4) desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local 5) em locais aberto ao público sendo exigido apenas PRÉVIO AVISO à autoridade competente XVII é plena a liberdade de associação para fins lícitos VEDADA a de caráter paramilitar

56 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XVIII a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas INDEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO sendo VEDADA a interferência estatal em seu funcionamento XIX as associações só poderão ser 1) compulsoriamente dissolvidas 2) ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial por decisão judicial exige-se trânsito em julgado XX ninguém poderá ser compelido 1) a associar-se 2) ou a permanecer associado XXI as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados 1) judicial 2) ou extrajudicialmente

57 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXII é garantido o direito de propriedade XXIII - a propriedade atenderá a sua FUNÇÃO SOCIAL XXIV a lei estabelecerá o procedimeto para desapropriação 1) por necessidade 2) utilidade pública 3) ou por interesse social mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição XXV no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior se houver danos

58 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXVI a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento XXVII aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar

59 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXVIII são assegurados, nos termos da lei a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas XXIX a lei assegurará aos autores de inventos industriais 1) privilégio temporário para sua utilização 2) bem como proteção 3) tendo em vista 1) às criações industriais 2) à propriedade das marcas 3) aos nomes de empresas 4) e a outros signos distintivos 1) o interesse social 2) e o desenvolvimento tecnológico 3) e econômico do País

60 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXX é garantido o direito de herança XXXI a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício 1) do cônjuge 2) ou dos filhos brasileiros sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus XXXII o Estado promoverá na forma da lei a defesa do consumidor XXXIII todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse 1) Particular 2) Coletivo 3) ou geral que serão prestadas no prazo da lei, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE RESSALVADAS aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado

61 EXERCÍCIOS DOC.AV0060 A.5

62 001. Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF é taxativa. Certo Errado

63 002. A imparcialidade do Poder Judiciário e a segurança do povo contra o arbítrio estatal são garantidas pelo princípio do juiz natural, que é assegurado a todo e qualquer indivíduo, brasileiro e estrangeiro, abrangendo, inclusive, pessoas jurídicas. Certo Errado

64 003. As liberdades individuais garantidas na Constituição Federal de 1988 não possuem caráter absoluto. Certo Errado

65 004. Caso um tratado internacional sobre direitos humanos que estabeleça um direito fundamental seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, ele equivalerá a uma emenda constitucional. Certo Errado

66 005. Ninguém poderá ser privado do exercício de um direito por invocar crença religiosa ou convicção filosófica ou política para eximir-se de obrigação legal a todos imposta. Certo Errado

67 006. Uma pessoa jurídica pode pleitear na justiça indenização por danos materiais e morais no caso de violação à sua honra objetiva, representada por sua reputação e boa fama perante a sociedade. Certo Errado

68 007. Os direitos e garantias fundamentais não se aplicam às relações privadas, mas apenas às relações entre os brasileiros ou os estrangeiros residentes no país e o próprio Estado. Certo Errado

69 008. Entre as possibilidades de violação de domicílio, incluise a realizada em horário noturno e autorizada por ordem judicial. Certo Errado

70 009. A Constituição Federal (CF) garante a todos o direito de reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou prévio aviso à autoridade competente. Certo Errado

71 010. Entre os direitos fundamentais previstos expressamente na CF está o direito à duração razoável dos processos, tanto no âmbito judicial quanto no administrativo. Certo Errado

72 011. Para ter acesso às informações, Maria poderá valer-se do mandado de injunção. Essa ação constitucional destinase a assegurar o acesso a informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. Certo Errado

73 012. Certa vez, em discurso no Parlamento britânico, Lord Chatan afirmou: O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa. Sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o rei da Inglaterra não pode nela entrar. Essa assertiva desnuda o direito fundamental da inviolabilidade de domicílio que, no Brasil, somente admite exceção permitindo que se adentre na casa do indivíduo, sem seu consentimento no caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro, ou, ainda, por determinação judicial durante o dia, e, à noite, na hipótese de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro. Certo Errado

74 013. A competência do júri é para julgamento dos crimes contra a vida, sejam eles dolosos ou culposos. Certo Errado

75 014. Para que uma associação seja compulsoriamente dissolvida, é necessário que haja o trânsito em julgado de decisão judicial nesse sentido. Certo Errado

76 015. Uma associação já constituída somente poderá ser compulsoriamente dissolvida mediante decisão judicial transitada em julgado, na hipótese de ter finalidade ilícita. Certo Errado

77 016. Se um indivíduo, depois de assaltar um estabelecimento comercial, for perseguido por policiais militares e, na tentativa de fuga, entrar em casa de família para se esconder, os policiais estão autorizados a entrar na residência e efetuar a prisão, independentemente do consentimento dos moradores. Certo Errado

78 017. A imparcialidade do Poder Judiciário e a segurança do povo contra o arbítrio estatal são garantidas pelo princípio do juiz natural, que é assegurado a todo e qualquer indivíduo, brasileiro e estrangeiro, abrangendo, inclusive, pessoas jurídicas. Certo Errado

79 018. Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF é taxativa. Certo Errado

80 019. A Constituição Federal de 1988 confere à liberdade de locomoção caráter absoluto, que não comporta restrição de qualquer natureza. Certo Errado

81 020. A propriedade poderá ser desapropriada por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mas sempre mediante justa e prévia indenização em dinheiro. Certo Errado

82 021. São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo os partidos políticos com representação no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associações e as organizações sindicais em funcionamento há pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos. Certo Errado

83 022. É constitucionalmente vedado o ingresso no domicílio das pessoas sem o consentimento do morador, exceto para cumprir ordem judicial, durante o dia; ou, a qualquer hora, para prestar socorro, ou em caso de flagrante delito ou desastre. Certo Errado

84 023. Independentemente de aviso prévio ou autorização do poder público, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. Certo Errado

85 024. Associação com seis meses de constituição pode impetrar mandado de segurança coletivo. Certo Errado

86 025. Se um indivíduo, ao se desentender com sua mulher, desferir contra ela inúmeros golpes, agredindo-a fisicamente, causando lesões graves, as autoridades policiais, considerando tratar-se de flagrante delito, poderão penetrar na casa desse indivíduo, ainda que à noite e sem determinação judicial, e prendê-lo. Certo Errado

87 026. Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização e publicação, mas não o de reprodução, não podendo a transmissão desse direito aos herdeiros ser limitada por lei. Certo Errado

88 027. No constitucionalismo, a existência de discriminações positivas iguala materialmente os desiguais. Certo Errado

89 028. Os direitos e garantias fundamentais encontram-se destacados exclusivamente no art. 5.o do texto constitucional. Certo Errado

90 029. O direito à vida é protegido de forma absoluta pela CF, razão pela qual em nenhuma hipótese é admitida a pena de morte no país. Certo Errado

91 030. A indenização, no processo de desapropriação, deve ser sempre prévia, justa e em dinheiro. Certo Errado

92 031. A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio permanente para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse econômico envolvido, em face de uma economia de mercado adotada pela República Federativa do Brasil. Certo Errado

93 032. Qualquer partido político pode impetrar mandado de segurança coletivo para proteção de direito líquido e certo. Certo Errado

94 033. O habeas data é o instrumento adequado para afastar ilegalidade de privação do direito de liberdade. Certo Errado

95 034. Para propositura de ação popular, o autor deve demonstrar a plenitude do exercício de seus direitos políticos. Certo Errado

96 035. É proibida a instituição de pena de morte no Brasil por força de mandamento constitucional. Certo Errado

97 036. Otto, cidadão alemão casado com uma brasileira com quem tinha filhos brasileiros, faleceu em um acidente de carro. Nessa situação, de acordo com a CF, a sucessão dos bens de Otto situados no Brasil será obrigatoriamente regulada pela lei brasileira. Certo Errado

98 037. Pode-se citar como exemplo de direito fundamental que apenas se exerce coletivamente: a) a liberdade de profissão. b) o direito de propriedade. c) a liberdade de crença. d) a liberdade de expressão do pensamento. e) a liberdade de reunião.

99 038. Humberto escutou o som de gritos e viu, pela janela, seu vizinho agredindo violentamente a companheira. Revoltado, derrubou a porta da residência a pontapés com o objetivo de conter o agressor. Nessa situação, apesar de seu bom intento, Humberto não poderia ter agido dessa maneira por ser a casa asilo inviolável do indivíduo e, portanto, fazer-se necessário o consentimento do morador para nela ingressar. Certo Errado

100 039. No Brasil, o terrorismo e o racismo são imprescritíveis, inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia. Certo Errado

101 040. A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. Certo Errado

102 041.Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Assinale a opção que indica com exatidão a objeção que legitimamente pode ser oposta ao Estado para eximir-se de obrigação legal a todos imposta. a) Escusa de obrigação legal. b) Escusa de direitos. c) Escusa de consciência. d) Escusa de prestação alternativa. e) Escusa de liberdade.

103 042. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade ou do Estado. Certo Errado

104 043. A criação de associação independe de autorização, sendo permitida a interferência estatal em seu funcionamento. Certo Errado

105 044. Sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, caberá mandado de segurança. Certo Errado

106 045. Considerando a hipótese de que um cidadão esteja internado em entidade civil de internação coletiva e professe como religião o candomblé, nessa hipótese, sendo o Estado brasileiro laico, não será a União obrigada a assegurar a esse interno as condições para que ele tenha assistência religiosa. Certo Errado

107 046. As pessoas jurídicas também são beneficiárias dos direitos e das garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatíveis com a sua natureza. Certo Errado

108 047. O preso tem direito à identificação dos responsáveis pelo seu interrogatório policial. Certo Errado

109 048. O Estado brasileiro autoriza a extradição de brasileiros natos envolvidos na prática de crime de tráfico de drogas. Certo Errado

110 (2T) 049. É essencial para verificação da legitimação que o autor de ação popular demonstre a condição de cidadão brasileiro no exercício dos direitos políticos. Certo Errado

111 050. Conforme expressa disposição constitucional, o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e drogas afins é considerado crime inafiançável e imprescritível. Certo Errado

112 051. Desde que atendidos os demais requisitos legais, Antônio poderá ser extraditado, pois o crime comum que ele praticou ocorreu antes da sua naturalização. Certo Errado

113 052. O instrumento processual adequado para cassar ato de autoridade que venha a violar direito líquido e certo da pessoa do impetrante é o mandado de segurança ou a ação popular. Certo Errado

114 053. Fernanda poderá ingressar com a ação popular mesmo não possuindo ainda 18 anos de idade. Certo Errado

115 054. São imprescritíveis, conforme a Constituição brasileira em vigor, os crimes hediondos, de racismo, de tortura, de tráfico ilícito de drogas. Certo Errado

116 055. Os direitos e as garantias fundamentais não podem ser reconhecidos e aplicados aos estrangeiros em trânsito pelo território nacional. Certo Errado

117 056. Galego tem o direito constitucional à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial. Certo Errado

118 057. Segundo a CF, deve ser concedido habeas data sempre que a ausência de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Certo Errado

119 058. Em tempo de paz, os direitos de liberdade de locomoção e de liberdade de reunião somente podem ser afastados mediante prévia e fundamentada decisão judicial. Certo Errado

120 059. A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Certo Errado

121 060. Não há deportação nem expulsão de brasileiro. Certo Errado

122 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXXIV são a todos assegurados, INDEPENDENTEMENTE do pagamento de taxas: XXXV a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário a) o direito de petição aos Poderes Públicos b) a obtenção de certidões em repartições públicas para 1) lesão 2) ou ameaça a direito 1) em defesa de direitos 2) ou contra ilegalidade 3) ou abuso de poder 1) defesa de direitos 2) e esclarecimento de situações de interesse pessoal XXXVI a lei não prejudicará o 1) direito adquirido 2) o ato jurídico perfeito 3) e a coisa julgada

123 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXXVII NÃO HAVERÁ 1) juízo 2) ou tribunal DE EXCEÇÃO 1) Sigilo das votações XXXVIII É reconhecida a instituição do júri com a organização que lhe der a lei, assegurados: 2) Soberania dos veredictos 3) Plenitude de defesa 4) Competência para o julgamento dos CRIMES DOLOSOS contra a vida

124 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XXXIX não há crime 1) sem lei anterior que o defina 2) nem pena sem prévia cominação legal XL a lei penal não retroagirá para beneficiar o réu XLI a lei punirá qualquer discriminação atentatória 1) dos direitos 2) e liberdades fundamentais

125 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XLII 1) inafiançável 1) a prática do racismo constitui crime 2) e imprescritível 2) a ação de grupos armados, civil ou militares sujeito à pena de RECLUSÃO, nos termos da lei contra a ordem constitucional e o Estado Democrático XLII a lei considerará crimes INAFIANÇÁVEIS e INSUSCETÍVEIS de graça ou anistia 1) a prática da tortura 2) o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins 3) o terrorismo 4) e os definidos como crimes hediondos por eles respondendo 1) os mandantes 2) os executores 3) e os que, podendo evitá-los, se omitirem

126 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS CRIMES INAFIANÇÁVEL IMPRESCRITÍVEL INSUSCETÍVEL RACISMO X X AGA (X) O E/ X X TORTURA X X TERRORISMO X X TRÁFICO ILÍCITO X X C. HEDIONDOS X X

127 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XLV nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de 1) reparar o dano 2) e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, PRINCÍPIO DA INTRANSCENDÊNCIA ATÉ O LIMITE DO VALOR DO PATRIMÔNIO TRANSFERIDO

128 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XLVII não haverá pena: 1. de morte em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX XLVI a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: 1. Privação ou restrição da liberdade 2. de caráter perpétuo 2. Multa 3. de trabalhos forçados 3. Perda de bens 4. de banimento 4. Prestação social alternativa 5. cruéis 5. Suspensão ou interdição de direitos

129 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS XLVIII a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com 1) a natureza do delito 2) a idade 3) e o sexo do apenado XLIX é assegurado aos presos o respeito à integridade 1) física 2) e moral L às presidiárias serão asseguradas 1) condições para que possam permanecer com seus filhos 2) durante o período de amamentação

130 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LI NENHUM BRASILEIRO SERÁ EXTRADITADO, (Brasileiro Nato) EM CASO DE CRIME COMUM, PRATICADO DA NATURALIZAÇÃO, OU DE COMPROVADO ENVOLVIMENTO EM TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, NA FORMA DA LEI; LII não será concedida extradição de estrangeiro por crime 1) político 2) ou de opinião

131 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS CONDIÇÃO PESSOAL REGRAS EXCEÇÃO BRASILEIRO NATO Não pode ser extraditado Não há BRASILEIRO NATURALIZADO Não pode ser extraditado Só pode ser extraditado em caso de CRIME COMUM cometido ANTES de se naturalizar OU em virtude de tráfico de drogas, cometido ANTES OU DEPOIS da naturalização. ESTRANGEIRO Pode ser extraditado Só NÃO pode ser extraditado por crime político ou de opinião

132 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LIII ninguém será 1) processado 2) nem sentenciado pela autoridade competente 3) privado da liberdade 4) ou de seus bens o devido processo legal LV - 1) aos litigantes, em processo judicial ou administrativo 2) e aos acusados em geral são assegurados 1) o contraditório com os meios e recursos a ela inerentes 2) e ampla defesa

133 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LVI são INADMISSÍVEIS, no processo, as provas obtidas por meios ILÍCITOS LVII ninguém será considerado culpado até o TRÂNSITO EM JULGADO de sentença penal condenatória É a qualidade de uma sentença que não caiba mais Recurso LVIII o civilmente identificado NÃO SERÁ submetido a identificação criminal nas hipóteses previstas em lei

134 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LIX será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no PRAZO LEGAL Ação Penal Privada Subsidiária da Pública Incondicionada Ação Penal Pública Condicionada Titular da ação Penal (o autor) é o Ministério Público (M.P) 1) Representação do ofendido 2) Requisição do Ministro da Justiça Privada Titular da ação Penal é o Ofendido ou o seu Representante legal (Querelante)

135 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LX a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando 1) a defesa da intimidade ou o exigirem 2) o interesse social LXI ninguém será preso em 1) flagrante delito 2) ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente nos casos de 1) transgressão militar 2) ou crime propriamente militar definidos em lei

136 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXII 1) a prisão de qualquer pessoa 2) e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente 1) ao juiz competente 2) e à família do preso ou à pessoa por ele indicada LXIII o preso 1) será informado de seus direitos 2) entre os quais o de permanecer calado sendo-lhe assegurada a assistência 1) da família 2) do advogado 1) à identificação dos responsáveis por sua prisão LXIV tem direito ou 2) por seu interregatório policial

137 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXV a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela AUTORIDADE JUDICIÁRIA LXVI ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória 1) com ou 2) sem fiança 1) a do responsável pelo inadimplemento 1) voluntário e 2) inescusável de obrigação alimentícia 2) e a do depositário infiel

138

139 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXVIII conceder-seá habeas-corpus sempre que alguém 1) sofrer 1) violência 2) ou se achar ameaçado de sofrer 2) ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder LXIX conceder-se-á mandado de segurança 1) para proteger direito líquido e certo 2) não amparado por habeas-corpus ou habeas-data quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for: 1) autoridade pública 2) ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público

140 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXX o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: 1) partido político 2) organização sindical 3) entidade de classe 4) ou associação legalmente constituída com representação no Congresso Nacional e em funcionamento há pelo menos 1 ano em defesa dos interesses 1) de seus membros ou 2) associados

141 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXXI conceder-seá mandado de injunção Mandado de injunção = omissão sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos 1) direitos 2) e liberdades constitucionais 3) e das prerrogativas inerentes 1) à nacionalidade 2) à soberania 3) e à cidadania LXXII conceder-se-á habeas-data : 1) para assegurar o conhecimento relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou banco de dados 2) para a retificação da dados, quando não se prefira fazê-lo por processo 1) de entidades governamentais ou 2) de caráter público 1) sigiloso 2) judicial 3) ou administrativo

142 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXXIII Qualquer CIDADÃO é parte legítima para propor ação popular que visa a anular 1) ato lesivo ao patrimônio público 2) ou de entidade de que o Estado participe 1) à moralidade administrativa 2) ao meio ambiente 3) e ao patrimônio histórico e cultural SALVO comprovada má-fe fica o autor isento de 1) custas judiciais 2) e do ônus da sucumbência

143 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS 1) prestará assistência jurídica 1) integral 2) gratuita aos que comproarem insuficiência de recursos LXXIV o Estado 2) indenizará o condenado por erro judiciário assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença 1) o registro civil de nascimento LXXVI são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: 2) a certidão de óbito LXXVII são gratuitos as ações de: 1) habeas-corpus 2) e habeas-data 3) os atos necessários ao exercício da cidadania na forma da lei

144 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados 1) a razoável duração do processo 2) e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. 1) dos direitos 1º - As normas definidoras têm aplicação imediata. 2) e garantias fundamentais 2º - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes 1) do regime e dos princípios por ela adotados, ou 2) dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

145 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS 3º - Os tratados e convenções internacionais sobre DIREITOS HUMANOS 1) em cada Casa do Congresso Nacional (Câmara e Senado) serão equivalentes às que forem aprovados 2) em 2 turnos 3) por 3/5 dos votos dos respectivos membros EMENDAS CONSTITUCIONAIS 4º - O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão

146

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Constitucionais-Penais e Garantias Constitucionais do Processo Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão Ato das Disposições Constitucionais Transitórias Atos decorrentes do disposto no 3º do

Leia mais

Artigo 5º da Constituição Federal

Artigo 5º da Constituição Federal Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL TRIBUNAL DO JÚRI É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados (VIII): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Disposições Constitucionais Aplicáveis ao Direito Processual Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes País

VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes País VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc.

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc. VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 2 Olá pessoal, hoje FINALIZAREMOS - Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos). ART.5º

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Embora a Constituição Federal em seu Título II trate do artigo 5º ao 17, Direitos e Garantias Fundamentais ( Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos direitos

Leia mais

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani A Constituição Federal e o art. 5º. e incisos inerentes a Economia. A cidadania e os direitos políticos Constituição Federal Brasileira O artigo 5º da Constituição trata das garantias e direitos que cada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Mandados constitucionais de criminalização

Leia mais

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. 1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) A prisão civil por dívida só poderá ser decretada pelo juiz competente em duas hipóteses, quais sejam: inadimplemento

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Caráter Conceitual Polissêmico Direitos humanos fundamentais Liberdades públicas Direitos dos cidadãos Direitos da pessoa humana Direitos do Homem Direitos Fundamentais

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

TITULARIDADE DOS DIREITOS

TITULARIDADE DOS DIREITOS TITULARIDADE DOS DIREITOS Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

TJMG PASSANDO A LIMPO

TJMG PASSANDO A LIMPO TJMG PASSANDO A LIMPO 1. PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DIgnidade da pessoa humana VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa Pluralismo político Cidadania Soberania PRomover o bem de todos (sem preconceitos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1) (CESPE - 2013 - TRE-MS) A CF garante aos estrangeiros em trânsito pelo território

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ART. 5, CAPUT E INCISOS I A XXI... 4 2. ART. 5, INCISOS XXII A XXXII...11 3. ART. 5, INCISOS XXXIII A XLV...15 4. ART. 5, XLVI A LXIV...

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Caráter Conceitual Polissêmico Direitos humanos fundamentais Liberdades públicas Direitos dos cidadãos Direitos da pessoa humana Direitos do Homem Direitos Fundamentais

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 7.561, DE 2014 (Do Sr. Missionário José Olimpio)

PROJETO DE LEI N.º 7.561, DE 2014 (Do Sr. Missionário José Olimpio) *C0049267E* C0049267E CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 7.561, DE 2014 (Do Sr. Missionário José Olimpio) Proíbe o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Aula 1. a) Direitos e deveres individuais e coletivos (INSS - PC)

DIREITO CONSTITUCIONAL. Aula 1. a) Direitos e deveres individuais e coletivos (INSS - PC) DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 1 1- Direitos e deveres fundamentais (INSS - PC) a) Direitos e deveres individuais e coletivos (INSS - PC) - direito à vida - à liberdade - à igualdade - à segurança - à propriedade

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.408, DE 2016 (Do Sr. Eduardo Barbosa)

PROJETO DE LEI N.º 4.408, DE 2016 (Do Sr. Eduardo Barbosa) *C0058549A* C0058549A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.408, DE 2016 (Do Sr. Eduardo Barbosa) Dispõe sobre o exercício profissional na área de Informática. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-3065/2015.

Leia mais

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS 1. Sobre o tema Forma de Estado, pode-se afirmar que o Estado Brasileiro é: a. Um Estado Democrático. b. Um Estado Unitário. c. Um Estado Federal. d. Um Estado de bem-estar social. e. Um Estado

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

Todos os direitos reservados (Lei 9.610/98) Klenize Fávero DIREITO CONSTITUCIONAL

Todos os direitos reservados (Lei 9.610/98) Klenize Fávero DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Art. 5º Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Art. 6º-11 Direitos Sociais Art. 12 e 13 Nacionalidade Art. 14-16 Direitos Políticos Art. 17

Leia mais

AULA: 03 RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS E OS DIREITOS HUMANOS/ DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO DE 88 (DIREITOS FUNDAMENTAIS)

AULA: 03 RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS E OS DIREITOS HUMANOS/ DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO DE 88 (DIREITOS FUNDAMENTAIS) CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 03 RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS E OS DIREITOS

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos... Parágrafo

Leia mais

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM COLETÂNEA DE NORMAS ADMINISTRATIVAS SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM SÚMULAS DO STF, STJ E TST (CORRELATAS

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Título II Dos Direitos e Garantias Fundamentais Capítulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Capítulo II Dos Direitos Sociais Capítulo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 8.099, DE 2014 (Do Sr. Pastor Marco Feliciano)

PROJETO DE LEI N.º 8.099, DE 2014 (Do Sr. Pastor Marco Feliciano) *C0050434A* C0050434A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 8.099, DE 2014 (Do Sr. Pastor Marco Feliciano) Ficam inseridos na grade curricular das Redes Pública e Privada de Ensino, conteúdos sobre Criacionismo.

Leia mais

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br EXERCÍCIOS ARTIGO 5º Assinale V para verdadeira ou F para falso as alternativas seguintes: 1 - ( ) é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato 2 - ( ) a casa é asilo inviolável do

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PARTE 2

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PARTE 2 DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PARTE 2 XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 01/6/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Renata Abreu MONITOR Gabriela Mendes AULA 01/06 Ementa: Direito constitucional.

Leia mais

Constituição Federal. Capítulo I I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS (ART. 5º)

Constituição Federal. Capítulo I I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS (ART. 5º) Constituição Federal Capítulo I I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS (ART. 5º) Texto do Capítulo Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

Título II - Dos direitos e garantias fundamentais

Título II - Dos direitos e garantias fundamentais Título II - Dos direitos e garantias fundamentais Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Capítulo I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. Em algumas situações, é constitucionalmente admissível o tratamento diferenciado entre homem e mulher. 2. Ninguém

Leia mais

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais.

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. QUESTÃO 46. I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. II. Errada, o direito á liberdade abrange também a liberdade de manifestação

Leia mais

DIREITOS E DEVERES GABARITO CERTO

DIREITOS E DEVERES GABARITO CERTO DIREITOS E DEVERES Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Técnico Legislativo Os direitos e garantias individuais previstos na CF têm caráter absoluto. Certo Errado DIREITOS E DEVERES GABARITO

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que:

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que: 8) Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais elencados na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que: a) o acesso à informação é assegurado a todos e o sigilo da fonte não é resguardado, mesmo

Leia mais

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma;

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais Estrutura do Curso 11 aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Questões já cobradas + questões inéditas. Questões de 2016 a 2019;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com a Emenda Constitucional 70/2012, podemos afirmar que: a) A referida Emenda somente se refere a servidores da administração pública indireta b) O servidor da União,

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 04

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 04 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 04 2 TÍTULO II CAPÍTULO I (continuação)... XXX - é garantido o direito de herança; NOTA: Por herança, entende-se o patrimonio deixado

Leia mais

Princípios e Direitos e Garantias Fundamentais

Princípios e Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Princípios e Direitos e Garantias Fundamentais CFSd 2018 Dos Princípios Fundamentais (art. 1º ao 4º da CRFB/1988) Dos Princípios Fundamentais Art. 1º: A República Federativa do Brasil,

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 03/09/2016 Prof. Luciano Dutra: autor das obras Direito Constitucional Essencial, Direito Constitucional para a OAB em Exercícios Comentados (e-book), Direito Constitucional

Leia mais

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão 45. De acordo com texto expresso na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar

Leia mais

Policiais. Carreiras. Código Alfacon. Policia. Código Penal. Código de. Trânsito Brasileiro. Código de Processo Penal. Constituição federal

Policiais. Carreiras. Código Alfacon. Policia. Código Penal. Código de. Trânsito Brasileiro. Código de Processo Penal. Constituição federal Código Alfacon Policia Constituição federal Código Penal Código de Processo Penal Código de Trânsito Brasileiro Carreiras Policiais Declaração Universal dos Direitos Humanos Leis Complementares Súmulas

Leia mais

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar:

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar: Os futuros candidatos ao concurso da Polícia Civil de Minas, que já começaram a se preparar podem contar com mais um teste da disciplina de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas pelo professor

Leia mais

TJ Direito Constitucional Parte 01 Emilly Albuquerque

TJ Direito Constitucional Parte 01 Emilly Albuquerque TJ Direito Constitucional Parte 01 Emilly Albuquerque 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 2. Poder Constituinte O poder constituinte pertence ao povo, que o exerce

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e Garantias Fundamentais PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e Garantias Fundamentais PROFESSOR MATEUS SILVEIRA DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e Garantias Fundamentais PROFESSOR MATEUS SILVEIRA 2) DIREITO DE LIBERDADE Liberdade de ação e omissão Liberdade de pensamento Liberdade de convicção religiosa, filosófica

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

Exame de Ordem. Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/ :38:38

Exame de Ordem. Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/ :38:38 Exame de Ordem 2016 Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/2016 17:38:38 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 12/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 05/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

A Declaração Universal e a Constituição de 1988 DIGNIDADE HUMANA

A Declaração Universal e a Constituição de 1988 DIGNIDADE HUMANA A Declaração Universal e a Constituição de 1988 DIGNIDADE HUMANA I. Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros

Leia mais

Assunto Especial Textos Clássicos

Assunto Especial Textos Clássicos Assunto Especial Textos Clássicos Judicialização, Ativismo e Direitos Fundamentais: A Garantia dos Pressupostos Essenciais ao Processo Democrático pelas Cortes Constitucionais Uma Rearrumação Possível

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

9 a edição revista, atualizada e ampliada

9 a edição revista, atualizada e ampliada Organização: JOSIANE MINARDI EDUARDO SABBAG 9 a edição revista, atualizada e ampliada Constituição Federal Código Tributário Nacional Novo Código de Processo Civil Legislação Correlata Súmulas ATUALIZADO

Leia mais

Aula 4 O GARANTISMO PROCESSUAL PENAL NO ARTIGO 5º DA CF

Aula 4 O GARANTISMO PROCESSUAL PENAL NO ARTIGO 5º DA CF Página1 Curso/Disciplina: Constitucional Penal Objetivo Aula: 4 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Carolina Veneziani Aula 4 O GARANTISMO PROCESSUAL PENAL NO ARTIGO 5º DA CF Base legal:

Leia mais

ESCREVENTE E OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/SP. 2ª edição Revista, ampliada e atualizada COORDENADORES. Henrique Correia. Leandro Bortoleto

ESCREVENTE E OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/SP. 2ª edição Revista, ampliada e atualizada COORDENADORES. Henrique Correia. Leandro Bortoleto COORDENADORES Henrique Correia Leandro Bortoleto ESCREVENTE E OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/SP 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Escrevente_e_Oficial_de_Just_00.indd 3 20/04/2017 11:34:15 Direito Constitucional

Leia mais

APOSTILA DE DIREITO TRT TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA

APOSTILA DE DIREITO TRT TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA APOSTILA DE DIREITO TRT TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA - 2013 Professor João Georgeton NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Constituição: princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Normas aplicáveis à extradição Art. 5º LI

Leia mais

Monster. Direito Constitucional 1º ENCONTRO. Concursos. Olá queridos amigos,

Monster. Direito Constitucional 1º ENCONTRO. Concursos. Olá queridos amigos, Monster Concursos Direito Constitucional 1º ENCONTRO Olá queridos amigos, 2 É com imenso prazer que iniciamos este curso voltado especificamente para Técnico da Seguridade Social INSS com foco nas questões

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado

Leia mais

GABARITO ERRADO HABEAS DATA

GABARITO ERRADO HABEAS DATA HABEAS DATA LXXII - conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição JUN 2013

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição JUN 2013 FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 325 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof. Flávio Alencar Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. A respeito dos direitos e garantias individuais, assinale a opção correta. a) O habeas data é o instrumento processual adequado para o controle judicial de eventuais ilegalidades

Leia mais

judicial transitada em julgado. e) poderá exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que são titulares os

judicial transitada em julgado. e) poderá exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que são titulares os Direitos e garantias individuais e coletivos 1. A Constituição Federal brasileira assegura, nos termos da lei: a) Privilégio permanente aos autores de inventos industriais para sua utilização, bem como

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

Direito Penal. Disposições Constitucionais do

Direito Penal. Disposições Constitucionais do Direito Penal Disposições Constitucionais do Direito Penal Legalidade/Anterioridade Penal Art. 5º, XXXIX, CF: Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal". Legalidade/Anterioridade

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º Princípios fundamentais 1. (TRT/9ª REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2015) Considere os itens abaixo: I Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor André Vieira Direito Constitucional 1 o 2 o 3 o 4 o TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório.

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. Direitos e Garantias Fundamentais: a) Diferença entre Direitos e Garantias. Direitos: normas de conteúdo

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL QUESTÕES COMENTADAS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL QUESTÕES COMENTADAS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL QUESTÕES COMENTADAS Sumário Questões Comentadas... 1 Lista de Questões... 12 Gabarito... 17 Olá, pessoal! Neste arquivo, trago algumas questões

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro HABEAS CORPUS LXVIII - Conceder-se-á habeas corpus sempre

Leia mais

(A) não haverá em nenhuma hipótese penas de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e cruéis.

(A) não haverá em nenhuma hipótese penas de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e cruéis. (Técnico Judiciário Área Administrativa TRF 3ª Região/FCC/2007) No que concerne aos direitos individuais e coletivos, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que (A) não haverá

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 5 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XLVII, CF/88: não haverá penas: a) de morte, salvo em

Leia mais