Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 11 de novembro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 11 de novembro de 2015"

Transcrição

1 RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Conselho Nacional de Imigração - CNIg Representantes: Titular Marjolaine Bernadette Julliard Tavares do Canto Chefe Assessoria Junto ao Poder Executivo da CNC (Compareceu) Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC Ações Reunião Ordinária realizada no dia 11 de novembro de 2015 A IX Reunião do CNIg de 2015 foi comandada pelo presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, que na abertura fez alguns comunicados, dentre eles: Assinatura do convênio para regulamentação de 44 mil haitianos, entre o Ministério do Trabalho e Previdência Social e o Ministério da Justiça, com a presença dos ministros Miguel Rossetto e José Eduardo Cardozo, respectivamente. A representante da CNC foi convidada, representando a bancada patronal, para a assinatura do convênio, que aconteceu no mesmo dia, às 15 horas. Visita ao Deputado Orlando Silva, relator do Projeto de Lei (PL) 2516/15, "que institui a Lei de Migração", para expor o esforço do Conselho em equacionar os problemas migratórios, tendo em vista que a Lei atual não atende aos anseios da sociedade - daí a importância de seu papel. A intenção é que o Conselho Nacional de Imigração seja mencionado no Projeto de Lei em tramitação, pois, caso contrário, a regulamentação se daria por Decreto, o que não é o ideal, pois não teria a força de Lei. Foi

2 solicitado que, além de mencionar o CNIg no que tange à atividade laboral, seja agregada também ao PL a previsão de anistia para imigrantes indocumentados. Logo após os comunicados, o presidente do CNIg aprovou a Ata da VIII Reunião Ordinária de 2015 e a agenda provisória, apresentando a seguir os relatos dos Grupos de Trabalhos: Análise dos novos fluxos migratórios ao Brasil A boa notícia é que Quito, no Equador, decidiu-se pela "carta convite" aos senegalenses, de forma semelhante à decisão tomada em relação aos haitianos. A regularização do estoque de haitianos e também de outros estrangeiros está aguardando o cenário de anistia previsto no PL 2516/2015, a cargo do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Os vistos emitidos em Porto Príncipe, capital haitiana, tiveram uma evolução positiva para alcançar a meta de 2 mil vistos emitidos por mês. Até o momento, foram emitidos 14 mil vistos, enquanto em 2014 o total foi de 7 mil vistos, ou seja, a metade deste ano. Em seguida, foi apresentado o quantitativo de imigrantes que deram entrada pelas fronteiras do Acre: em setembro, 199 haitianos e 373 senegaleses; em outubro, 126 haitianos e 407 senegaleses. Apesar da crise no Brasil, a demanda em Porto Príncipe, embora reduzida, continua. Atualmente, no abrigo do Acre, estão 148 haitianos e 122 senegalenses. O Ministério da Justiça (MJ) informou que o convênio de transporte a partir do Acre, com destino a São Paulo e ao Sul do País, foi renovado e a chegada dos imigrantes está sendo feita de forma dialogada com os Estados. São Paulo conta hoje com três abrigos de acolhimento para os imigrantes, além de várias associações coordenadas por Organizações Não Governamentais (ONGs), nas quais são oferecidos cursos e atividades recreativas. Além disso, o MJ está buscando nos movimentos sociais o diagnóstico da população migrante, criando uma rede nacional de atendimento e usando naturalmente as ferramentas do Estado - ou seja, o ministério está agindo de forma coordenada com os Estados e Municípios receptores.

3 Dentre o assunto imigratório, a Polícia Federal (PF) fez um pequeno registro de estrangeiros no Brasil. Pelos dados do Ministério da Justiça (MJ), saem muito mais brasileiros para o exterior do que entram estrangeiros no Brasil. Estão registrados hoje no País imigrantes, sendo estrangeiros ativos e apenas registrados. Todos os registros de ativos e inativos, disponibilizados pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), encontram-se acessíveis para consulta na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). Segundo a Polícia Federal, o Brasil tem hoje apenas 1% da população composta por estrangeiros, o que é considerado pouco em comparação a outros países desenvolvidos, como Estados Unidos (12%) e Canadá (20%). Organização do Fórum de Participação Social (FPS) O Fórum, programado para abril de 2016, já possui 120 inscritos, incluindo muitas pessoas físicas e uma mescla de pessoas de todo território nacional. A Conselheira da CNC foi convidada a participar do evento "Imigração como vetor de Desenvolvimento do Brasil", que será realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social em parceria com a Fundação Getulio Vargas no dia 01/12/2015, com as seguintes temáticas: Imigração e desenvolvimento no século XXI e Aprimoramento da política de imigração no Brasil. Revisão da Resolução Normativa nº 86/2010 As discussões sobre a revisão da RN 86/2010 ainda não foram concluídas e o assunto deve retornar ao Grupo de Trabalho posteriormente. A RN "disciplina a concessão de visto destinado à prática intensiva de treinamento na área desportiva por atletas estrangeiros maiores de quatorze anos e com menos de vinte e um anos". Ingresso de crianças e adolescentes imigrantes no Brasil As discussões sobre esse tema também não foram concluídas, devendo prosseguir em reuniões futuras do Grupo de Trabalho. Processos relatados Não houve processos a cargo da Conselheira da CNC.

4 Entre os assuntos diversos, destacaram-se: Relação de dados sobre imigração no Brasil, disponibilizada pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMIGRA). Entre 2010 e 2014, o ingresso de trabalhadores imigrantes no mercado de trabalho formal brasileiro registrou um crescimento de 126,01%. A variação de 2011/2010 foi de 15,52%; a de 2012/2011, de 19,04%; a de 2013/2012, de 26,82%; e a de 2014/2013, de 29,60%. As Unidades da Federação que mais empregaram imigrantes no mercado formal pertencem às Regiões Sudeste e Sul do Brasil, porém os estados do Sul registraram os maiores aumentos de trabalhadores imigrantes. A média salarial de 2014, no momento da admissão dos imigrantes, foi de R$ 1.001,00. As ocupações que tiveram maior número de contratações de trabalhadores imigrantes em 2014 foram: Alimentador de linha de produção, Servente de obras, Magarefe, Abatedor e Faxineiro. O número de imigrantes formalmente empregados no Brasil apresentou um balanço positivo no ano 2014, resultado de admissões contra desligamentos. Os haitianos se consolidaram como principal nacionalidade no mercado de trabalho formal em 2014, superando nacionalidades clássicas da imigração no Brasil, como os portugueses, por exemplo. No primeiro semestre de 2015, a movimentação dos trabalhadores imigrantes no mercado formal manteve a tendência observada em 2014, com o número de admissões superando as demissões, sinalizando que o mercado laboral se mantém contratando trabalhadores imigrantes. Foram contratações no primeiro semestre, contra desligamentos. Seguem algumas informações, obtidas pela Conselheira da CNC, que são importantes para conhecimento do empresário sobre imigração: a) Etapas para solicitação de autorização de imigração no Brasil através do CNIg: 1 o passo - os processos direcionados ao Conselho Nacional de Imigração são encaminhados fisicamente, via correio, via protocolo nas unidades descentralizadas do MTPS ou para o protocolo geral do MTPS. Com o protocolo, gera-se o número para acompanhamento do processo.

5 2 o passo - o processo encaminhado para a Coordenação Geral de Imigração (CGIg), responsável pelo cadastro do processo no sistema de Controle de Processos e Documentos (CPROD), é tramitado para a Coordenação de Apoio ao Conselho Nacional de Imigração (CACNIg). 3 o passo - o processo é recebido na CACNIg, que cadastra informações como amparo legal, dados do requerente, prazo e passaporte. 4 o passo - é realizada uma pré-análise da documentação constante nos autos, verificando-se a documentação necessária à tramitação com posterior distribuição ao relator. 5 o passo - o relato dos processos ocorre na plenária do CNIg e, após deliberações, os processos são devolvidos à CACNIg para atualização no sistema Migrante Web, cujos andamentos poderão ser de deferimento, indeferimento, exigência, manutenção do indeferimento ou retirado de pauta. Para casos de processos retirados de pauta, há inserção novamente na agenda de uma próxima reunião. 6º passo - após conferência dos dados principais, os processos deferidos e indeferidos são publicados no Diário Oficial da União (DOU). 7º passo - a CACNIg elabora ofícios de encaminhamento das informações com relação à concessão dos vistos, pelo Ministério das Relações Exteriores, e autorização de permanência, por parte do Ministério da Justiça. Quando for o caso, dá ciência ao requerente de exigência formulada ou indeferimento publicado. 8º passo - as cópias do DOU são inseridas nos processos, há novas atualizações no sistema com essas informações e, por fim, eles seguem para arquivo no MTPS ou envio para o Ministério da Justiça. b) Etapas para solicitação de autorização de trabalho no Brasil: 1ª etapa - pedido ao MTPS - empresa e pessoa física de autorização de trabalho (temporária e permanente) pelo sistema Migranteweb. 2ª etapa - análise pela Coordenação Geral de Imigração (CGIg) para deferimento ou indeferimento da autorização. 3ª etapa - em caso de deferimento, a autorização é comunicada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e publicada no DOU.

6 4ª etapa - cabe ao estrangeiro ir à repartição consular indicada no DOU, que emitirá o visto. 5ª etapa - o estrangeiro já pode viajar para o Brasil. Anexo: Resolução Normativa nº 84/ sobre a revisão da Resolução, que "disciplina a concessão de autorização para fins de obtenção de visto permanente para investidor estrangeiro - pessoa física", segue o texto aprovado, que será publicado no DOU em dezembro: Resolução Normativa nº 118, de 21 de outubro de Disciplina a concessão de autorização para fins de obtenção de visto permanente para investidor estrangeiro - pessoa física. O CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAÇÃO, instituído pela Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980 e organizado pela Lei nº , de 28 de maio de 2003, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 840, de 22 de junho de 1993, resolve: Art. 1º O Ministério do Trabalho e Previdência Social - MTPS poderá autorizar a concessão de visto permanente ao estrangeiro que pretenda fixar-se no Brasil com a finalidade de investir recursos próprios de origem externa em atividades produtivas. Art. 2º A autorização para concessão de visto permanente ao estrangeiro ficará condicionada à comprovação de investimento, em moeda estrangeira, em montante igual ou superior a R$ ,00 (quinhentos mil reais), mediante apresentação de Plano de Investimento. 1º O disposto neste artigo aplica-se à empresa recém- constituída ou já existente que vier a receber investimento externo. 2º Na apreciação do pedido, será examinado prioritariamente a geração de emprego e renda no País. 3º O Conselho Nacional de Imigração poderá alterar o valor mínimo de investimento estabelecido no caput do presente artigo por meio de Resolução Administrativa. Art. 3º A Coordenação-Geral de Imigração - CGIg do MTPS poderá autorizar a concessão de visto permanente, quando o valor do investimento estiver abaixo de R$ ,00 (quinhentos mil reais), e desde que não seja inferior a R$ ,00 (cento e cinquenta mil reais), para o empreendedor que pretenda fixar-se no

7 Brasil com o propósito de investir em atividade de inovação, de pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico. 1º Na análise do pedido, o empreendimento receptor do investimento deverá demonstrar o atendimento a, pelo menos, uma das seguintes condições: I - Ter recebido investimento, financiamento ou recursos direcionados ao apoio à inovação de instituição governamental; II - Estar situado em parque tecnológico; III - Estar incubado ou ser empreendimento graduado; IV - Ter sido finalista em programa governamental em apoio a startups; ou V - Ter sido beneficiado por aceleradora de startups no Brasil. 2º A CGIg também poderá autorizar a concessão de visto permanente ao investidor quando a empresa recémconstituída ou já existente demonstrar o atendimento às seguintes condições: I. Originalidade quanto ao grau de ineditismo do produto, processo ou serviço a ser introduzido no mercado ou que constitua a atividade principal da empresa; II. Abrangência quanto ao grau de penetração do produto, processo ou serviço a ser introduzido no mercado ou que constitua a atividade principal da empresa; e III. Relevância quanto ao grau de impacto e potencial de gerar valor do produto, processo ou serviço a ser introduzido no mercado ou que constitua a atividade. Art. 4º É obrigatória a apresentação do Plano de Investimento, para fins de obtenção de visto permanente para investidor estrangeiro - pessoa física, em todos os casos previstos nos Arts. 2º e 3º desta Resolução Normativa. Parágrafo único. O Plano de Investimento deverá ser apresentado na forma prevista em Ordem de Serviço da CGIg/MTPS. Art. 5º O pedido de autorização para concessão de visto permanente deverá ser instruído com os seguintes documentos: I - requerimento modelo próprio;

8 II - procuração por instrumento público, quando o investidor estrangeiro se fizer representar; III - contrato social ou ato constitutivo da empresa beneficiada pelo investimento, registrado no órgão competente, com o capital estrangeiro investido devidamente integralizado; IV - SISBACEN - registro declaratório de investimento externo direto no Brasil ou contrato de câmbio emitido pelo Banco receptor do investimento, nos códigos de natureza fato que caracterizam o investimento direto estrangeiro; V - comprovante original de recolhimento da taxa individual de imigração em nome da empresa requerente; VI - recibo de entrega da declaração do imposto de renda do último exercício fiscal da empresa requerente, quando couber; e VII - Plano de Investimento. Parágrafo único. Sempre que entender cabível, a CGIg/MTPS poderá solicitar diligências in loco, pela fiscalização das Superintendências Regionais do MTPS e/ou pelo Departamento de Polícia Federal - DPF. Art. 6º O MTPS comunicará ao Ministério das Relações Exteriores - MRE as autorizações de visto permanente para investidor estrangeiro, com vistas à emissão do visto pelas missões diplomáticas, repartições consulares de carreira e vice-consulados. Art. 7º Constarão na Cédula de Identidade do Estrangeiro - CIE a condição de investidor e o prazo de validade de até três anos. Art. 8º O DPF prorrogará o prazo de estada quando houver comprovação de que o portador do visto continua atuando na mesma área de atividade prevista no Plano de Investimento aprovado pelo MTPS, mediante a apresentação dos seguintes documentos: I - comprovante de pagamento da taxa referente à substituição da CIE; II - CIE original; III - cópia do ato legal consolidado que rege a pessoa jurídica, devidamente registrado no órgão competente; IV - Declaração do Imposto de Renda do último exercício fiscal da empresa e respectivo recibo de entrega; V - cópia da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS relativa aos últimos três anos, que demonstre o

9 cumprimento da geração de empregos prevista no Plano de Investimento, quando aplicável; VI - cópia da última guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, constando a relação de empregados. 1º Sempre que entender cabível, o DPF poderá efetuar diligências in loco para a constatação da existência física da empresa e das atividades que vem exercendo, assim como solicitar documentação complementar que entender necessário para comprovação dos requisitos previstos no Plano de Investimento. 2º A prorrogação do prazo de estada deverá ser requerida até o seu vencimento, sob pena de cancelamento do registro. 3º Constatado o descumprimento, a qualquer tempo, do Plano de Investimento ou das informações prestadas pelo requerente, o registro poderá ser cancelado, após o regular processo administrativo. 4º Ato conjunto do DPF/CGIg disciplinará a forma de cumprimento do disposto neste artigo. Art. 9º Esta Resolução Normativa entra em vigor na data de sua publicação e aplica-se aos pedidos formulados a partir da sua vigência. Art. 10º Fica revogada a Resolução Normativa nº 84, de 10 de fevereiro de 2009.

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária, realizada no dia 21, Outubro de 2015

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária, realizada no dia 21, Outubro de 2015 RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Conselho Nacional de Imigração - CNIg Representantes: Titular Marjolaine Bernadette Julliard Tavares

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 9 de dezembro de 2015

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 9 de dezembro de 2015 RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Conselho Nacional de Imigração - CNIg Representantes: Titular Marjolaine Bernadette Julliard Tavares

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori)

PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori) *C0057198A* C0057198A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori) Dispõe sobre a concessão de visto permanente ao estrangeiro que invista e pretenda fixar-se no Brasil.

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado da Divisão Sindical da CNC

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado da Divisão Sindical da CNC R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho (MTb) Representação Conselho Nacional de Imigração (CNIg) Representantes Titular Marjolaine Bernadette Julliard Tavares do Canto Chefe de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, no uso da atribuição

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE 01.12.2017 Disciplina a concessão de autorização de residência para imigrante administrador, gerente, diretor ou executivo com poderes de gestão, para representar sociedade

Leia mais

As principais características das migrações no Brasil nos últimos anos:

As principais características das migrações no Brasil nos últimos anos: RESUMO EXECUTIVO Migrações e mercado de trabalho no Brasil RELATÓRIO ANUAL 2017 As principais características das migrações no Brasil nos últimos anos: De 2010 a 2016, os fluxos migratórios para o Brasil

Leia mais

Trabalho Estrangeiro Coordenação-Geral de Imigração

Trabalho Estrangeiro Coordenação-Geral de Imigração 1 Trabalho Estrangeiro Coordenação-Geral de Imigração 2 ORGANOGRAMA GM / CGIg / CNIg GM Gabinete do Ministro CNIg CGIg Conselho Nacional de Imigração Coordenação Geral de Imigração ORGANOGRAMA 3 Coordenação

Leia mais

Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil

Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil www.ibemac.com.br VISTOS O QUE É? Documento concedido pelas embaixadas e consulados brasileiros no exterior que autoriza o ingresso

Leia mais

Altera o Decreto nº , de 10 de dezembro de 1981, para dispor sobre a situação jurídica do estrangeiro na República Federativa do Brasil.

Altera o Decreto nº , de 10 de dezembro de 1981, para dispor sobre a situação jurídica do estrangeiro na República Federativa do Brasil. DECRETO Nº 8.757, DE 10 DE MAIO DE 2016 Altera o Decreto nº 86.715, de 10 de dezembro de 1981, para dispor sobre a situação jurídica do estrangeiro na República Federativa do Brasil. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA,

Leia mais

Autorização de Residência

Autorização de Residência Autorização de Residência Fortaleza Ceará 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC Reitor: Prof. Henry de Holanda Campos ViceReitor: Prof. Custódio Luís Silva de Almeida PróReitoria de Gestão de Pessoas

Leia mais

Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração. CNIg Anual. Autorizações concedidas a estrangeiros

Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração. CNIg Anual. Autorizações concedidas a estrangeiros Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração CNIg 2016-2017 Anual Autorizações concedidas a estrangeiros MTb - Ministério do Trabalho Ministro Interino Helton Yomura CNIg Conselho Nacional

Leia mais

Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63,

Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63, Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63, 27.08.2009 Portaria Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo SURTE / SP nº 43 de 24.08.2009 Dispõe sobre as informações fornecidas

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 27, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 27, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 27, DE 10-04-2018 DOU 18-04-2012 Dá nova redação à Resolução Normativa N 20, de 12 de dezembro de 2017. O CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAÇÃO, integrante da estrutura básica do Ministério

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 (Alterada pela Resolução Normativa nº 28/2018) Estabelece procedimentos de solicitação de passaporte e viagem ao exterior para pessoas refugiadas e

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 (Alterada pelas Resoluções Normativas nº 22/2015, 23/2016, 26/2018 e 28/2018) Estabelece os procedimentos aplicáveis ao pedido e tramitação da solicitação

Leia mais

b) ato de eleição ou de nomeação de seu representante legal devidamente registrado no órgão competente;

b) ato de eleição ou de nomeação de seu representante legal devidamente registrado no órgão competente; Fonte: Diário Oficial da União, Edição 94, Seção I, p. 200, 17.05.2013 Resolução Normativa CNIg nº 104, de 16.05.2013 - Disciplina os procedimentos para a autorização de trabalho a estrangeiros, bem como

Leia mais

PORTARIA Nº. 20, DE 15 DE ABRIL DE 2016 (DOU DE )

PORTARIA Nº. 20, DE 15 DE ABRIL DE 2016 (DOU DE ) PORTARIA Nº. 20, DE 15 DE ABRIL DE 2016 (DOU DE 18.04.2016) Altera a Portaria nº 02, de 22 de fevereiro de 2013 e dá outras providências. O SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO, no uso das atribuições que

Leia mais

Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016

Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016 Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016 SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DIRETORIA DE ASSUNTOS ATUARIAIS, CONTÁBEIS E ECONÔMICOS INSTRUÇÃO N 33, DE 1 DE NOVEMBRO

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica PORTARIA N o 232, DE 13 DE ABRIL DE 2012. O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único,

Leia mais

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica Seção II - Dos Requerimentos para Licenciamento Automático CAPÍTULO III

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O N 011/2013-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 17/07/2013. Aprova normas para Mobilidade Estudantil Internacional e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.307, DE 9 DE NOVEMBRO DE 1994.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.307, DE 9 DE NOVEMBRO DE 1994. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.307, DE 9 DE NOVEMBRO DE 1994. Aprova o regimento interno do Conselho Monetário Nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

Portaria Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo - SRTE/SP nº 56 de

Portaria Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo - SRTE/SP nº 56 de Portaria Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo - SRTE/SP nº 56 de 26.04.2010 Dispõe sobre as informações fornecidas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO ORGANOGRAMA GM / CGIg / CNIg GM Gabinete do Ministro CGIg Coordenação Geral de Imigração CNIg Conselho Nacional de Imigração ORGANOGRAMA

Leia mais

6 Relacionamento e complementariedade

6 Relacionamento e complementariedade 6 Relacionamento e complementariedade entre as bases de dados analisadas Antônio Tadeu Oliveira 1 O Informe do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) para 2014 trabalhou com as bases de dados

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA. RESOLUÇÃO CONFE N. º 308 de 28 de abril de 2014.

CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA. RESOLUÇÃO CONFE N. º 308 de 28 de abril de 2014. RESOLUÇÃO CONFE N. º 308 de 28 de abril de 2014. DISPÕE SOBRE O REGISTRO PROFISSIONAL DOS ESTATÍSTICOS E TÉCNICO DE ESTATÍSTICA DE NÍVEL MÉDIO. O - CONFE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015. Disciplina a concessão de visto a cientista, pesquisador, professor e ao profissional estrangeiro que pretenda vir ao País para participar das atividades

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 204, DE 06 DE JULHO DE 2005 (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) Observação: A RDC nº 07, de 28 de fevereiro de 2014 suspendeu a possibilidade de novos

Leia mais

Instrução Normativa nº 424 de

Instrução Normativa nº 424 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 424 de 19.05.2004 Disciplina o regime de suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, na importação de bens por

Leia mais

Portaria nº 4, de 7 de janeiro de 2015 (Pág. 24, DOU1, de )

Portaria nº 4, de 7 de janeiro de 2015 (Pág. 24, DOU1, de ) Portaria nº 4, de 7 de janeiro de 2015 (Pág. 24, DOU1, de 08.01.15) Dispõe sobre os procedimentos de permanência definitiva e registro de estrangeiros, com base nas modalidades de reunião familiar, prole,

Leia mais

Art. 2º - A solicitação deverá ser formalizada em requerimento onde constem as certidões a serem requeridas.

Art. 2º - A solicitação deverá ser formalizada em requerimento onde constem as certidões a serem requeridas. PORTARIA SRTE-GO Nº 19, de 23/03/2011 Dispõe sobre as normas para emissão de Certidão de Débitos Salariais, Certidão de Infrações Trabalhistas, Certidão de Infrações à Legislação de Combate ao Trabalho

Leia mais

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL MARANHÃO EDITAL Nº 001 DE 16 DE MARÇO DE 2017

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL MARANHÃO EDITAL Nº 001 DE 16 DE MARÇO DE 2017 CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL MARANHÃO EDITAL Nº 001 DE 16 DE MARÇO DE 2017 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ESPECÍFICA PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS CEPD A Cruz

Leia mais

PORTARIA MJ 362, DE

PORTARIA MJ 362, DE PORTARIA MJ 362, DE 01.03.2016 Dispõe sobre critérios e os procedimentos a serem observados para pedidos de credenciamento, seu processamento, manutenção, cancelamento e perda de qualificações e autorizações

Leia mais

PORTARIA Nº 017 /2017

PORTARIA Nº 017 /2017 PORTARIA Nº 017 /2017 De 30 de novembro de 2017 Dispõe sobre critérios para avaliação e concessão do benefício de isenção de anuidades no âmbito da Jurisdição do CRQ-III e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1 Disciplinar o custeio de inscrição,

Leia mais

PORTARIA Nº 656, DE 22 DE AGOSTO DE 2018.

PORTARIA Nº 656, DE 22 DE AGOSTO DE 2018. PORTARIA Nº 656, DE 22 DE AGOSTO DE 2018. Publicado em: 23/08/2018 Edição: 163 Seção: 1 Página: 70 Órgão: Ministério do Trabalho/Gabinete do Ministro Aprova modelos de Contrato de Trabalho e de Nota Contratual

Leia mais

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU 24.04.2012 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

COMDICA- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

COMDICA- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE RESOLUÇÃO Nº001/2017/COMDICA Revoga todas as Resoluções anteriores e dispõe sobre o Registro de Entidades Não Governamentais para atendimento

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ:

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ: 52 - Ano V - Nº 234 LEI Nº 648, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013. Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e dispõe sobre a Declaração Mensal do Imposto sobre a Prestação de Serviços de Qualquer Natureza.

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

CGIg. 3º Trimestre 2017 Jul - Set. Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros. Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração

CGIg. 3º Trimestre 2017 Jul - Set. Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros. Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração CGIg 3º Trimestre 2017 Jul - Set Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração MTb - Ministério do Trabalho Ministro Ronaldo Nogueira CGIg

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EDITAL Nº 036/2017/IFTO/, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017. SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR O DIRETOR GERAL EM EXERCÍCIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela

Leia mais

Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014

Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2014 Isenção/Redução de Taxa de Inscrição Informe nº 03/2014-23/05/2013 Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014 O Vice-Reitor,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

Sumário. Resolução Normativa Resolução Normativa Anexo I... 49

Sumário. Resolução Normativa Resolução Normativa Anexo I... 49 Sumário Introdução... 5 Nota metodológica... 6 Etapas para solicitação de autorização de trabalho no Brasil... 6 Capítulo 1:Características Gerais das autorizações de Trabalho... 9 Capítulo 2: Características

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ RESOLUÇÃO N 004/2015 CONSUNI Regulamenta a Lei n 15.569, de 07 de abril de 2014, que disciplina os afastamentos para realização de Pós Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado pelos

Leia mais

Câmara Municipal de Lajinha

Câmara Municipal de Lajinha LEI COMPLEMENTAR Nº 044/2013 Institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFSe dá outras providências. O Prefeito Municipal de Lajinha, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, faço

Leia mais

EDITAL N. 02/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA UNIVERSAL DE ASSISTÊNCIA A VIAGENS

EDITAL N. 02/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA UNIVERSAL DE ASSISTÊNCIA A VIAGENS EDITAL N. 02/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA UNIVERSAL DE ASSISTÊNCIA A VIAGENS O Diretor Geral do Instituto Federal BA Jacobina e a Comissão Local de Gestão da Política de Assistência

Leia mais

Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração. CGIg. 1º Trimestre 2017 Jan - Mar. Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros

Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração. CGIg. 1º Trimestre 2017 Jan - Mar. Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros Ministério do Trabalho MTb Coordenação geral de Imigração CGIg 1º Trimestre 2017 Jan - Mar Autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros MTb - Ministério do Trabalho Ministro Ronaldo Nogueira CGIg

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982

RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982 RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982 DISPÕE SOBRE O CERTIFICADO ESPECIAL DE HABILITAÇÃO, REGISTRO PROVISÓRIO, REGISTRO DEFINITIVO, BAIXA E REATIVAÇÃO DE REGISTRO DE ESTATÍSTICO, TRANSFERÊNCIA

Leia mais

NÚMERO DA PÁGINA 01/06

NÚMERO DA PÁGINA 01/06 01/06 JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO GONÇALVES NUNES, Diretor Presidente da ÁGUAS E ESGOTOS DO PIAUÍ S/A - AGESPISA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social da Empresa e, CONSIDERANDO a conveniência

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA APLICADA EDITAL Nº 001/2018 GENAP/SPG/CCB Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Genética

Leia mais

RESOLUÇÃO CGPC Nº 08, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2004.

RESOLUÇÃO CGPC Nº 08, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2004. RESOLUÇÃO CGPC Nº 08, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2004. Dispõe sobre normas procedimentais para a formalização de processos de estatutos, regulamentos de plano de benefícios, convênios de adesão e suas alterações.

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS EMBARCADOS EDITAL Nº ESEE 04/2018 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu

Leia mais

Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA.

Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA. MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.657, DE 29 DE AGOSTO DE 2016 DOU de 30/08/2016 (nº 167, Seção 1, pág. 15) Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 22/2017 Estabelece as diretrizes para a emissão e registro de Diplomas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE.

Leia mais

RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014

RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014 RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014 CRIA O CADASTRO DE ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS DE OURO PRETO E DEFINE OS PARÂMETROS PARA ORIENTAR O REGISTRO. O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N o 03/2017, DE 08 DE AGOSTO DE 2017 Dispõe sobre a revalidação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP 16 nº 005/2007. O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 16ª Região, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CRP 16 nº 005/2007. O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 16ª Região, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CRP 16 nº 005/2007 Dispõe sobre critérios para informações sobre os psicólogos e pessoas jurídicas inscritos e para o fornecimento de mala direta, divulgação nos correios eletrônicos e Boletim

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE Estabelece normas para contratação de professor substituto na Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre regime especial de substituição tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI),

Leia mais

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta na Deliberação nº. 033/95.

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta na Deliberação nº. 033/95. TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA, TRANSFERÊNCIA INTERNA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL 1 DECRETO Nº 1.307 09 DE NOVEMBRO DE 1994 Aprova o Regimento Interno do Conselho Monetário Nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição,

Leia mais

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. EDIÇÃO 91, SEÇÃO I, PÁGINA 183, DE 13 DE MAIO DE 2016 INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. Estabelece procedimentos para certificação, habilitação e qualificação dos membros da diretoria-executiva,

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical. Guilherme Brandão Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical. Guilherme Brandão Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A ELABORAÇÃO DA CARTILHA COMO TRABALHAR NOS PAÍSES DO MERCOSUL Guilherme Brandão Advogado O Subgrupo de Trabalho 10, denominado SGT-10, é um dos órgãos tripartites que

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para os processos de outorga de uso de recursos hídricos de águas de domínio do Estado do Mato Grosso.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 6 DE AGOSTO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 6 DE AGOSTO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 6 DE AGOSTO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pelo Decreto de 16 de maio de 2012, publicado

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sato.adm.br 1987 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 057 20/07/98 CONTRIBUINTE INDIVIDUAL ENQUADRADO NA CLASSE 1 OPÇÃO DE

Leia mais

PORTARIA Nº 747, DE 21 DE MARÇO DE 2018

PORTARIA Nº 747, DE 21 DE MARÇO DE 2018 PORTARIA Nº 747, DE 21 DE MARÇO DE 2018 Redefine a Câmara de Assessoramento da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados SINASAN.

Leia mais

Nesta reunião foram debatidos os seguintes temas:

Nesta reunião foram debatidos os seguintes temas: R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Mercado Comum do Sul (Mercosul) Representação Efetiva Comissão Temática I - Relações Trabalhistas Representante Titular Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010.

RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010. RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010. Estabelece os critérios necessários para a liberação do Certificado de Reconhecimento dos Circuitos Turísticos a que se refere o Decreto Estadual nº 43.321/2003.

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 9 DE JULHO DE 2010

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 9 DE JULHO DE 2010 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 9 DE JULHO DE 2010 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONSELHO

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

PORTARIA Nº 127, DE 12 DE MARÇO DE O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe

PORTARIA Nº 127, DE 12 DE MARÇO DE O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe PORTARIA Nº 127, DE 12 DE MARÇO DE 2014 O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe confere o art. 223 da Constituição Federal, e com base na Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962,

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT N 202, de 13.11.2018 (DOU de 19.11.2018) - Contribuições Sociais Previdenciárias

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 26 DE 17 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO Nº. 26 DE 17 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO Nº. 26 DE 17 DE ABRIL DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais RESOLVE: I) Aprovar o REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 18 de maio de 2012

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 18 de maio de 2012 *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 18 de maio de 2012 [Página 56-57] PORTARIA Nº 748 - C, DE 14 DE MAIO DE 2012 Define o procedimento

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 Dispõe sobre o registro de Pessoas Jurídicas nos Conselhos de Fonoaudiologia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa, no uso

Leia mais

resolve: REITORIA Avenida Mauro Ramos, 755 Ed. Humberto Lambert Centro - Florianópolis - SC CEP

resolve: REITORIA Avenida Mauro Ramos, 755 Ed. Humberto Lambert Centro - Florianópolis - SC CEP RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 052 DE 31 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o processo de revalidação, pelo Instituto Federal de Santa Catarina IFSC, de diplomas e certificados de cursos técnicos de nível médio expedidos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 Dispõe sobre o procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos genéricos, similares, específicos,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

Resolução nº 635, de 9 de maio de 2014

Resolução nº 635, de 9 de maio de 2014 Resolução nº 635, de 9 de maio de 2014 Aprova o Regulamento sobre Autorização de Uso Temporário de Radiofrequências Observação: Este texto não substitui o publicado no DOU de 12/5/2014. O CONSELHO DIRETOR

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Estrangeiro-Permanência Definitiva e de Registro de Estrangeiros-Modalidade de Reunião Familiar,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURINHOS ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURINHOS ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DECRETO Nº. 6.099, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 Dispõe sobre a NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS e dá outras providências. TOSHIO MISATO, Prefeito Municipal de Ourinhos, Estado de São Paulo, no uso de

Leia mais

PORTARIA N DE 21 DE MAIO DE 2015

PORTARIA N DE 21 DE MAIO DE 2015 PORTARIA N 1.421 DE 21 DE MAIO DE 2015 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, em

Leia mais

Município de Santa Rosa

Município de Santa Rosa Resolução nº 04/2010 Fixa normas para criação e autorização de funcionamento das Escolas de Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino e dá outras orientações. O de Santa Rosa, com fundamento na

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EDITAL Nº 001/2018 OFERTA DE TURMA PARA O 1º SEM 2019 Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006. REVOGADA Dispõe sobre o registro de Pessoas Jurídicas nos Conselhos de Fonoaudiologia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa,

Leia mais

SERGIO RIBEIRO SILVA, Prefeito do Município de Carapicuíba, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, D E C R E T A:

SERGIO RIBEIRO SILVA, Prefeito do Município de Carapicuíba, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, D E C R E T A: DECRETO Nº 4.015, DE 19 DE OUTUBRO DE 2.010. Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço NFS-e, e dá outras providências SERGIO RIBEIRO SILVA, Prefeito do Município de Carapicuíba, Estado de São Paulo,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO RAIS ANO BASE 2018 INSTRUÇÕES PARA DECLARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOCIAIS Portaria ME nº 39, de 14 de fevereiro de 2019 Foi publicada no DOU de 15 de fevereiro de 2019, a Portaria

Leia mais

PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32)

PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32) PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32) Disciplina o art. 6º da Instrução Normativa RFB nº 1.152, de 10 de maio de 2011, a ser observado nas

Leia mais

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e DECRETO Nº 1434 De 21 de Junho de 2011 Dispõe sobre a instituição da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços no âmbito da Administração Municipal de Araçoiaba da Serra e dá outras Providências. JOÃO FRANKLIN

Leia mais

Art. 6º. 2º As alterações estatutárias de

Art. 6º. 2º As alterações estatutárias de Portaria nº 326/2013 Portaria nº 671/2015 Art. 3º Após a transmissão eletrônica dos dados, o interessado deverá protocolizar na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE ou Gerências da Unidade

Leia mais

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE 2017. Autoriza ao Poder Executivo a conceder Ajuda de Custo a título de bolsa de estudo aos estudantes de nível superior, residentes no Município de Comendador Levy Gasparian

Leia mais