2. Argumentação e retórica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Argumentação e retórica"

Transcrição

1 2. Argumentação e retórica

2 2.1. O domínio do discurso argumentativo a procura de adesão do auditório

3 Demonstração e argumentação

4 LÓGICA FORMAL Estuda as condições formais que os argumentos dedutivos devem cumprir para serem considerados corretos ou válidos. Qualquer argumento dedutivo pode ser avaliado do ponto de vista formal : é possível demonstrar a sua validade ou invalidade, independentemente da verdade ou plausibilidade das suas premissas e conclusão. Mas para um argumento dedutivo ser aceitável, persuasivo e convincente não chega ser formalmente válido: as suas proposições devem também ser verdadeiras.

5 Exemplo As pessoas muito inteligentes têm direito à liberdade. Os assassinos em série são pessoas muito inteligentes. Logo, os assassinos em série têm direito à liberdade. Apesar de ser considerado válido, este argumento dedutivo parte de premissas duvidosas, discutíveis, polémicas e chega a uma conclusão totalmente inaceitável. Embora se possa demonstrar que o argumento é formalmente válido, tal argumento dificilmente terá a capacidade de convencer um vasto número de pessoas, sendo possível argumentar a favor ou contra cada uma das suas proposições.

6 Além dos dedutivos, usamos argumentos indutivos, por analogia, de autoridade argumentos cuja validade depende de aspetos que vão para lá da sua estrutura formal. LÓGICA INFORMAL Tentativa de desenvolver um modo de avaliar e analisar os argumentos que ocorrem na linguagem comum, partindo do seu conteúdo/matéria e do seu potencial persuasivo. Tem em atenção todo o tipo de argumentos cujo potencial persuasivo não dependa apenas de critérios formais, mas também de critérios dialéticos, informais.

7 LÓGICA INFORMAL Está relacionada com esquemas argumentativos num contexto de diálogo. RETÓRICA ARGUMENTAÇÃO Arte de bem falar e de argumentar. Tem por objetivo persuadir e convencer um auditório a respeito de determinado assunto, levando-o a aceitar que uma certa tese ou opinião é preferível àquela que se lhe opõe.

8 Para conduzir alguém a uma conclusão que resulte necessariamente das premissas, precisamos apenas de o demonstrar seguindo os critérios da: Para conduzir alguém a uma conclusão apenas verosímil, plausível, preferível e razoável, teremos de argumentar seguindo os critérios da: LÓGICA FORMAL RETÓRICA DEMONSTRAÇÃO ARGUMENTAÇÃO Demonstrar é fornecer provas lógicas irrecusáveis, encadeando proposições de tal modo que, a partir da primeira, se é racionalmente constrangido a aceitar a conclusão. Argumentar é fornecer razões a favor ou contra uma determinada tese ou conclusão, tendo por finalidade provocar a adesão das pessoas a essa tese, pelo que é necessário que ela lhes pareça razoável.

9 visa mostrar a relação/conexão necessária entre a conclusão e as premissas OBJETIVO visa provocar a adesão do auditório a uma tese verosímil, plausível, preferível, provável D E M O N S T R A Ç Ã O caracteriza-se pela univocidade própria da lógica e das suas regras permite uma única interpretação pela pobreza da linguagem formal reduz-se a um cálculo lógico-formal é independente da matéria ou conteúdo é impessoal ao nível da prova: a validade não depende em nada da opinião é isolada de todo o contexto é dominada pela autoridade lógica LINGUAGEM OPINIÃO CONTEXTO E AUDITÓRIO caracteriza-se pela equivocidade própria da linguagem natural permite uma pluralidade de interpretações pela riqueza da linguagem natural apresenta razões a favor ou contra uma determinada tese é dependente da matéria ou conteúdo é pessoal: dirige-se a indivíduos em relação aos quais se esforça por obter adesão é contextualizada é dominada pela intersubjetividade A R G U M E N T A Ç Ã O é independente do orador e do auditório é dependente do orador e do auditório Apesar de distintas, demonstração e argumentação não estão separadas: nos diferentes discursos são combinados processos simultaneamente demonstrativos e argumentativos.

10 A procura de adesão do auditório

11 SER HUMANO Ser que comunica: tem opiniões, crenças, valores e tende a partilhá-los com os outros, desenvolvendo um ponto de vista próprio sobre o mundo em que vive. Na comunicação que estabelece com os outros, ele pode querer marcar uma posição, convencer alguém, defender a sua opinião, etc. Domínio da argumentação e da retórica Imagem 1 Imagem 2

12 1. Quem transmite as mensagens? A UNICEF é o orador responsável pelas imagens/campanhas. 2. O que se está a tentar defender? A posição ou tese que se pretende defender é a de que todas as crianças têm o direito a não beber água poluída. 3. A quem se dirige cada uma das imagens? Estas imagens dirigem-se a um auditório universal, ou seja, a toda a humanidade. 4. Parece-lhe eficaz o meio usado? O meio/instrumento usado é a imagem, a qual, em caso de campanhas que visam chegar a um auditório universal, constitui o meio mais eficaz, dado não sofrer constrangimentos linguísticos.

13 Argumento Conjunto de instrumentos usado para suportar ou justificar a razoabilidade e plausibilidade de uma tese ou opinião. Esses instrumentos podem ser imagens ou um conjunto de proposições usadas para suportar a tese ou conclusão. A argumentação é um conjunto de técnicas cuja finalidade consiste em provocar ou aumentar a adesão de um auditório às teses que se apresentam ao seu assentimento. Importância da relação entre o orador e o auditório.

14 Orador Deve conhecer previamente as motivações, as aspirações, os valores e as crenças do auditório. Na posse desse conhecimento, poderá adaptar ao auditório o tipo de linguagem, de exemplos, etc. Modo de tornar a argumentação eficaz, garantindo uma boa receção da tese.

15 Elementos da argumentação Opinião do orador Orador Argumento Auditório Contexto de receção Pertence ao domínio do verosímil: tese, causa, ideia ou ponto de vista. Aquele que argumenta, em seu nome ou em nome de outrem, expondo a sua opinião a um auditório. Opinião formulada para convencer, podendo ser apresentado por escrito, oralmente, pela imagem, etc. Pode tratar-se de uma pessoa, de um público, de um conjunto de públicos ou mesmo do próprio orador. Conjunto de opiniões, valores e juízos que um auditório partilha e que têm um papel essencial na receção do argumento: na aceitação, rejeição ou adesão variável.

16 Processo argumentativo Nem sempre o auditório é uniforme e homogéneo. Num único auditório, podem existir pequenas especificidades. Elas obrigam o orador a fazer um discurso mais abrangente ou a procurar argumentos que vão ao encontro das várias particularidades. Para que a tese obtenha a adesão desejada, o orador pode ter de ir ao encontro de diferentes auditórios particulares, adaptando os argumentos e a linguagem às suas distintas características e motivações.

17 Orador: APAV. Tese: A violência é um crime que deve ser denunciado. Argumento 1 Argumento 2 Quem não te respeita Há marcas que não te merece. ninguém deve usar. Auditório 1: jovens (do sexo feminino e masculino). Auditório 2: mulheres (jovens e adultas). Contexto de receção: crenças dos jovens em idade escolar relativas ao namoro, ao assédio verbal e à violência em geral. Contexto de receção: crenças das mulheres em relação à violência e em relação à sua própria dignidade. Adesão, ou não, à tese.

18 Persuadir e convencer: ethos, pathos e logos

19 Processo argumentativo Objetos de acordo Premissas admitidas pelo auditório: podem ser crenças, valores e verdades que fazem parte da opinião coletiva do auditório. Do âmbito do real: factos, verdades e presunções. Do âmbito do preferível: valores, hierarquias e juízos de valor. O orador deve começar por escolher o objeto de acordo que melhor se ajuste às motivações do auditório, para o persuadir ou convencer.

20 PERSUADIR CONVENCER Objetivo do discurso dirigido a um auditório particular. Segundo C. Perelman Objetivo do discurso dirigido a um auditório universal. Persuade-se um auditório particular, tendo em conta a sua especificidade afetiva, valorativa, etc. Convence-se um auditório universal, a partir de argumentos racionais que são universalizáveis. Mas, dado que o discurso argumentativo combina a arte de persuadir com a de convencer, não se deve estabelecer uma distinção demasiado rígida entre os dois conceitos.

21 Dimensões da relação retórica segundo Aristóteles ETHOS PATHOS LOGOS A eficácia da argumentação persuasiva depende destes três pilares fundamentais: do facto de ajuizarmos (logos), do facto de os juízos nos parecerem credíveis e fiáveis (ethos) e do facto de nos provocarem impressões por via das emoções que em nós despertam (pathos).

22 Ethos Um dos aspetos que nos levam a confiar no discurso de alguém, a ouvilo e a aderir aos argumentos é o carácter do orador, ligado à ideia que temos da sua credibilidade. Estamos predispostos a ouvir determinados assuntos se a cada um deles corresponder um orador que consideremos especialista desse domínio do saber. Temos sempre expectativas positivas ou negativas do orador: confiamos ou desconfiamos dele, e tendemos a dar crédito aos argumentos usados por oradores que consideramos dignos de confiança, honestos, sinceros e especialistas na área de saber em causa.

23 Pathos Para conseguir persuadir e convencer o auditório, o orador deve também criar uma empatia com tal auditório. Criação de um ambiente de proximidade e de envolvência, suscitando no auditório emoções que o predisponham a aceitar a tese proposta. Adaptar-se ao auditório: pelos objetos de acordo, pela linguagem, pelo conhecimento prévio das motivações e características dos interlocutores, pela capacidade de captar e manter a atenção. Um auditório impressionado, que sente, tem emoções e não é indiferente está mais predisposto a aceitar a tese do que um auditório apático. Os sentimentos que predispõem o auditório a aceitar uma tese podem ser positivos ou negativos: depende do tipo de tese.

24 Logos Encontra-se associado à consistência e à solidez do discurso. A maneira como os assuntos são abordados e a consistência com que os argumentos são apresentados fazem toda a diferença no processo de adesão do auditório a uma tese. Para ser eficaz, um discurso argumentativo deve fazer sentido, estar corretamente estruturado e ser rico ao nível da informação, dos factos ou das estatísticas que apresenta.

25 Dimensões da relação retórica ETHOS PATHOS LOGOS É a dimensão relativa ao carácter do orador. Este deve ser virtuoso e credível para conseguir a confiança do seu auditório. É a dimensão relativa ao auditório. Este deve ser emocionalmente impressionado e seduzido. É a dimensão relativa aos argumentos, ao discurso. O discurso deve estar bem estruturado do ponto de vista lógicoargumentativo, para que a tese se imponha como verdadeira.

26 DISCURSO PUBLICITÁRIO Exemplos de discursos que pretendem cativar a atenção do auditório DISCURSO DA PROPAGANDA POLÍTICA É dirigido a um auditório específico. Faz promessas veladas. Tenta responder a necessidades, mas também as cria. DISCURSO PUBLICITÁRIO Opta por mensagens curtas (imagem/sonoridade), com pouca informação. Propõe de forma condensada uma visão do mundo (sistema de valores). Atua a um nível implícito e inconsciente, sugerindo associações. É sedutor, pois dirige um apelo específico à sensibilidade e à emoção.

27 Propaganda política Para ser eficaz deve ir ao encontro ou responder às necessidades e preocupações manifestadas pela opinião pública. OPINIÃO PÚBLICA Conjunto de pensamentos, conceitos e representações gerais dos cidadãos sobre as questões de interesse coletivo. É a voz da sociedade civil ou a expressão da vontade coletiva. Dá forma à política e pode, inclusive, derrubar governos.

28 Dois tipos de opinião pública Baseado nas instituições: imprensa, partidos políticos, associações, universidades, comércio livreiro, rádio, teatro, cinema, televisão, etc. Não baseado nas instituições: comentários e conversas que as pessoas têm sobre acontecimentos recentes. Mas a opinião pública é, hoje, muito mais opinião de massas, opinião (de)formada pelos meios de comunicação social. Atualmente, não é tanto a opinião pública que dá forma à política, mas é mais o discurso político, divulgado pelos meios de comunicação social, que dá forma à opinião pública.

29 OPINIÃO PÚBLICA Dirige-se a vários auditórios particulares. Utiliza interrogações retóricas, expressões ambíguas e repetições. É sedutor, na medida em que procura atrair as massas. DISCURSO DA PROPAGANDA POLÍTICA Reforça opiniões prévias. É muitas vezes manipulador e demagógico. Forma a opinião pública e é também formado por ela.

30 2.2. O discurso argumentativo principais tipos de argumentos e falácias informais

31 Tipos de argumentos

32 Discurso argumentativo Estrutura e organização Introdução Desenvolvimento Conclusão Deve ser o mais breve possível, consistindo numa apresentação sumária da tese que se irá defender, ao mesmo tempo que se procura captar a adesão do auditório. Deve consistir na apresentação dos argumentos favoráveis à tese, bem como dos argumentos que servem para combater teses opostas, do modo mais claro possível. Deve apresentar uma síntese que permita confirmar a relevância da tese. A linguagem deverá ser o mais clara e concreta possível e os argumentos devem ser apresentados de um modo que permita distinguir as premissas da conclusão. É também fundamental usar premissas plausíveis e verosímeis.

33 Tipos de argumentos Argumentos dedutivos Argumentos não dedutivos Argumentos indutivos (induções) Argumentos por analogia Argumentos de autoridade Generalização Previsão A validade dos argumentos não dedutivos não depende da forma lógica, mas do grau de probabilidade, razoabilidade ou relevância das proposições que compõem o argumento.

34 Argumentos indutivos: GENERALIZAÇÃO Argumento cuja conclusão é mais geral do que a(s) premissa(s). REQUISITOS DE VALIDADE DAS GENERALIZAÇÕES: - partir de casos particulares representativos; - não existência de contraexemplos. EXEMPLO DE UMA GENERALIZAÇÃO VÁLIDA: O cão Mondego tem pelo. Logo, todos os cães têm pelo. Qualquer cão parece ser um caso representativo e ainda não se acharam contraexemplos. EXEMPLO DE UMA GENERALIZAÇÃO INVÁLIDA: O medicamento para a tosse teve efeitos secundários graves para a saúde do meu primo. Logo, todos os medicamentos fazem mal à saúde. Aquele medicamento não é representativo de todos os medicamentos e não será difícil encontrar um contraexemplo suscetível de tornar ilegítima a conclusão.

35 Argumentos indutivos: PREVISÃO Argumento que, baseando-se em casos passados, antevê casos não observados, presentes ou futuros. A sua validade está dependente da probabilidade de a conclusão corresponder, ou não, à realidade. Este é um tipo de argumento muito usado pelas ciências. EXEMPLO DE UMA PREVISÃO VÁLIDA: Todo o sistema natural observado até hoje evolui para um estado de máxima desordem, correspondente a uma entropia máxima. Por conseguinte, todos os sistemas naturais que doravante observarmos evoluirão para um estado de máxima desordem, correspondente a uma entropia máxima. Trata-se de uma previsão válida, na medida em que é provável que a conclusão corresponda à realidade. A verdade da premissa fornece uma forte razão para aceitar a conclusão.

36 Argumento por analogia Argumento que consiste em partir de certas semelhanças ou relações entre dois objetos ou duas realidades e em encontrar novas semelhanças ou relações. O argumento por analogia baseia-se na comparação estabelecida entre as coisas, supondo semelhanças novas a partir das já conhecidas. EXEMPLO DE UM ARGUMENTO POR ANALOGIA: Quando alguém entra para uma equipa de futebol, concorda em obedecer às decisões do treinador. A administração americana é como uma equipa de futebol. Logo, quando alguém entra para a administração americana, concorda em obedecer às decisões do presidente. Equipa de futebol = Administração americana Treinador Presidente Mas, se a administração americana é semelhante, em certos aspetos, a uma equipa de futebol, noutros aspetos será diferente. Um argumento por analogia é válido se as semelhanças entre as realidades forem mais relevantes do que as diferenças. EXEMPLO DE UM ARGUMENTO POR ANALOGIA INVÁLIDO: O Universo é infinito. A sociedade é tão complexa como o Universo. Logo, a sociedade é infinita. Os raciocínios por analogia são muito frequentes na infância. Também a arte se baseia bastante na analogia.

37 Argumento de autoridade Argumento que se apoia na opinião de um especialista para fazer valer a sua conclusão. Requisitos para ser considerado válido: o especialista usado deve ser um perito no tema em questão; não pode existir controvérsia entre os especialistas do tema em questão; o especialista invocado não pode ter interesses pessoais no tema em causa; o argumento não pode ser mais fraco do que outro argumento contrário. EXEMPLO DE UM ARGUMENTO DE AUTORIDADE VÁLIDO: Einstein disse que E = mc². Logo, E = mc². EXEMPLO DE UM ARGUMENTO DE AUTORIDADE INVÁLIDO: O futebolista X disse que E = mc². Logo, E = mc².

38 Falácias informais

39 FALÁCIAS INFORMAIS Argumentos inválidos, aparentemente válidos, cuja invalidade não resulta de uma deficiência formal, antes decorre do conteúdo, da matéria, da linguagem natural comum usada nesses argumentos. Falácia da petição de princípio Falácia do falso dilema Falácia do apelo à ignorância (argumentum ad ignorantiam) Falácia ad hominem Falácia da derrapagem, bola de neve ou declive escorregadio Falácia do espantalho ou do boneco de palha Falácia da causa falsa (post hoc, ergo propter hoc) Falácia do apelo à força (argumentum ad baculum) Falácia do apelo à misericórdia (argumentum ad misericordiam)

40 Falácia da petição de princípio Processo que consiste em assumir como verdadeiro aquilo que se pretende provar. A conclusão é usada, de forma implícita, como premissa, encontrando-se muitas vezes disfarçada com palavras de significação idêntica à das da conclusão. Argumento circular EXEMPLOS: Andar a pé é um desporto saudável. Logo, andar a pé é um desporto que faz bem à saúde. O ser humano é inteligente, porque é um ser que possui inteligência.

41 Falácia do falso dilema Consiste em reduzir as opções possíveis a apenas duas, ignorando-se as restantes alternativas. Trata-se, portanto, de extrair uma conclusão a partir de uma disjunção falsa. «Falso dilema» é sinónimo de «falsa dicotomia». Exemplo de uma disjunção falsa: Ou votas no partido x ou será a desgraça do país. (Outros partidos são ignorados.) EXEMPLO DE UM FALSO DILEMA: Ou votas no partido x, ou será a desgraça do país! Não votas no partido x. Logo, será a desgraça do país.

42 Falácia do apelo à ignorância (argumentum ad ignorantiam) Comete-se esta falácia sempre que uma proposição é tida como verdadeira só porque não se provou a sua falsidade ou como falsa só porque não se provou que é verdadeira. EXEMPLOS: A alma é imortal. Na verdade, ninguém provou que a alma morre com o corpo. Não existem fenómenos telepáticos, porque até agora ninguém provou que eles existem.

43 Falácia ad hominem É o tipo de argumento dirigido contra o homem. Em vez de se atacar ou refutar a tese de alguém, ataca-se a pessoa que a defende. Os ataques pessoais poderão centrar-se, por exemplo, na classe social, no partido político ou na religião da pessoa em causa. Muitas vezes, o objetivo destes argumentos consiste em desviar as atenções daquilo que está em causa. EXEMPLOS: A tua tese não tem qualquer valor, porque és um ex-presidiário. Sartre estava errado a respeito do ser humano, porque não ia regularmente à missa.

44 Falácia da derrapagem, bola de neve ou declive escorregadio Esta falácia é cometida sempre que alguém, para refutar uma tese, apresenta, pelo menos, uma premissa falsa ou duvidosa e uma série de consequências progressivamente inaceitáveis. Usa-se um exemplo que se estende indefinidamente para mostrar que um determinado resultado indesejável inevitavelmente se seguirá. Se permitirmos uma exceção a uma regra, mais e mais exceções se seguirão, o que conduzirá à inevitabilidade de a regra ser totalmente subvertida ou de haver consequências totalmente indesejáveis. EXEMPLO: É péssimo que jogues a dinheiro. Se o fizeres, vais viciar-te no jogo. Desse modo, perderás tudo o que tens. Em consequência, se não quiseres morrer à fome, terás de roubar.

45 Falácia do espantalho ou do boneco de palha Esta falácia é cometida sempre que o orador, em vez de refutar o verdadeiro argumento do seu opositor/interlocutor, ataca ou refuta uma versão simplificada, mais fraca e deturpada desse argumento, a fim de ser mais fácil rebater a tese oposta. Além de não tratar realmente a afirmação do adversário, o orador tende a criticar uma posição diferente daquela que tinha sido originalmente defendida pelo oponente. EXEMPLO: António defende que não devemos comer carne de animais cujo processo de industrialização os tenha sujeitado a condições de vida e morte cruéis. Manuel refuta António dizendo: «António quer que apenas comamos alface!» [Em momento algum António defende que não devemos comer todo e qualquer tipo de carne, sugerindo que sejamos vegetarianos («comer alface»), mas apenas aquele tipo de carne sujeito às condições descritas. O argumento é assim deturpado e simplificado.]

46 Falácia da causa falsa (post hoc, ergo propter hoc) A expressão «post hoc, ergo propter hoc» significa «depois disto, logo por causa disto». Nesse sentido, a falácia da causa falsa surge sempre que se toma como causa de algo aquilo que é apenas um antecedente ou uma qualquer circunstância acidental. EXEMPLOS: Fiquei com dores de cabeça no dia em que a minha avó fez um bolo. O bolo foi a causa das minhas dores de cabeça. Quando faço testes em dias de chuva, tiro negativa. Por isso, a chuva é a causa das negativas dos meus testes.

47 Falácia do apelo à força (argumentum ad baculum) Consiste em obrigar alguém a admitir uma opinião recorrendo à força ou à ameaça. Submetidos a ameaças físicas ou psicológicas, os indivíduos são levados a aceitar determinada conclusão ou tese, tendo em conta as consequências desagradáveis que adviriam da sua não-aceitação EXEMPLOS: É bom que aceitem o aumento dos impostos se não querem que o país vá à falência e venha aí uma ditadura. É muito conveniente que se acredite no que diz o nosso livro sagrado. Se alguém não acreditar, será queimado na fogueira.

48 Falácia do apelo à misericórdia (argumentum ad misericordiam) Esta falácia ocorre quando se apela ao sentimento de piedade ou de compaixão para se conseguir que uma determinada conclusão seja aceite. EXEMPLOS: O meu ato, embora horrível, merece desculpa: naquele dia eu não estava psicologicamente bem e doía-me o estômago. Esperamos que aceite as nossas teses. No último mês, praticamente não dormimos só para chegar a estas conclusões.

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017

FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017 FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017 O QUE SÃO AS FALÁCIAS? FALÁCIAS são formas de raciocínio que são incorretas do ponto de vista lógico. Com frequência, porém, as falácias

Leia mais

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler ÍNDICE 1. Introdução... 5 2. Competências essenciais do aluno... 6 3. Como ler um texto... 7 4. Como ler uma pergunta... 8 5. Como fazer um trabalho... 9 6. Conteúdos/Temas 11.º Ano... 11 III Racionalidade

Leia mais

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central Lógica informal Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central O objetivo de muitos dos atos comunicativos é convencer e sermos convencidos pelos outros acerca de determinadas

Leia mais

Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis do que a conclusão mas não tem.

Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis do que a conclusão mas não tem. Uma falácia é um argumento que parece cogente mas não é. Pode ser falacioso por três razões: Parece válido mas não é. Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis

Leia mais

Lógica informal e principais falácias 1/53

Lógica informal e principais falácias 1/53 Lógica informal e principais falácias Filosofia 10º ano Professor Domingos Faria Colégio Pedro Arrupe Ano Letivo 2017/18 Lógica informal e principais falácias 1/53 Sumário 1 Distinção entre lógica formal

Leia mais

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes.

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes. Francisco Cubal Chama-se argumentação à actividade social, intelectual e discursiva que, utilizando um conjunto de razões bem fundamentadas (argumentos), visa justificar ou refutar uma opinião e obter

Leia mais

Raciocínio Lógico Analítico

Raciocínio Lógico Analítico Raciocínio Lógico Analítico Este artigo trata do assunto Raciocínio Analítico, também conhecido por lógica informal, argumentos, dedução, indução, falácias e argumentos apelativos. Raciocínio Analítico

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Argumentação, Demonstração e Retórica

Argumentação, Demonstração e Retórica Argumentação, Demonstração e Retórica Exemplo de demonstração Exemplo de argumentação Axioma da Inversão: (Va) (Eb) ( a + b = 0 ) Definição de Zero: ( Vy) ( 0 + y = y ) Teorema da Univocidade do Inverso

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO SECUNDÁRIO Planificação Anual 2012-2013 FILOSOFIA

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

Tópica Jurídica e Nova Retórica

Tópica Jurídica e Nova Retórica Tópica Jurídica e Nova Retórica FMP FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO TÓPICA JURÍDICA E NOVA RETÓRICA INTRODUÇÃO Tópica jurídica Theodor Viehweg publica Topik und Jurisprudenz

Leia mais

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas filosóficos Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos

Leia mais

Lógica informal Principais tipos de argumentos informais

Lógica informal Principais tipos de argumentos informais Lógica informal Principais tipos de argumentos informais Quais são os principais argumentos não dedutivos? Existem critérios para estabelecer a sua força? Apontaremos aqui alguns exemplos de argumentos

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2011/2012

Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Secundário FILOSOFIA INFORMAÇÃO N.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 20 de abril de 2012 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio de Filosofia tem por referência o

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 11º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO TEMPOS unidade CONTEÚDO LETIVOS TEMPOS LETIVOS Racionalidade

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Filosofia

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) Todo texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor. E, para isso, existem várias estratégias argumentativas (exemplos, testemunhos autorizados,

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia Código da Prova 6100 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO: 1. TIPOS DE ARGUMENTOS

ARGUMENTAÇÃO: 1. TIPOS DE ARGUMENTOS ARGUMENTAÇÃO: prática discursiva que visa a persuasão e que apresenta e desenvolve, encadeando por afinidade ou contraste, premissas, provas (provas, exemplos, dados estatísticos, testemunhos ), raciocínios

Leia mais

Francisco Cubal. Continuar

Francisco Cubal. Continuar Francisco Cubal Continuar Clique num dos seguintes rectângulos para aceder ao respectivo assunto. TIPOS DE ARGUMENTOS FALÁCIAS INFORMAIS SAIR VOLTAR AO MENU PRINCIPAL Ao longo deste resumo clique no rectângulo

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 6 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

As ferramentas da razão 1

As ferramentas da razão 1 As ferramentas da razão 1 A filosofia pode ser uma atividade extremamente técnica e complexa, cujos conceitos e terminologia chegam muitas vezes a intimidar aqueles que iniciam seus estudos filosóficos.

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

Os instrumentos lógicos do pensamento são o conceito, o juízo e o raciocínio.

Os instrumentos lógicos do pensamento são o conceito, o juízo e o raciocínio. LOO 11º 1º PEROO Os instrumentos lógicos do pensamento são o conceito, o juízo e o raciocínio. O pensamento expressa-se com a linguagem, tal como o juízo em proposições, o raciocínio em argumentos e os

Leia mais

ANEXO 1. Metas para um Currículo de Pensamento Crítico. (Taxonomia de Ennis)

ANEXO 1. Metas para um Currículo de Pensamento Crítico. (Taxonomia de Ennis) ANEXO 1 Metas para um Currículo de Pensamento Crítico (Taxonomia de Ennis) 245 METAS PARA UM CURRÍCULO DE PENSAMENTO CRÍTICO I Definição operacional: O Pensamento Crítico é uma forma de pensar reflexiva

Leia mais

µsíntese manhosa de PC

µsíntese manhosa de PC µsíntese manhosa de PC Diogo Sousa (aka orium) 29 de Dezembro de 2009 1 Disclaimer Se algo estiver errado avisem, mas se chumbarem no exame porque o que aqui está não está correcto, i couldn t care less.

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTAÇÃO (MODOS DE ORGANIZAR O DISCURSO PARTE I) ARGUMENTAÇÃO Argumentar significa apresentar um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E.S.A.B. ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Filosofia 11º Ano Duração: 135m Ano letivo: 2015/2016 Matriz da Prova de Avaliação Sumativa Interna na Modalidade de Frequência não Presencial

Leia mais

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO E CIÊNCIA DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia 10.º e 11.º

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIAS 10º ANO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIAS 10º ANO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS I Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar II Racionalidade Argumentativa e a dimensão discursiva do trabalho filosófico Caracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. Clarificar

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 PROVA 225 Cursos Científicos Humanísticos Artigo 20.º do Decreto- Lei n.º 3 / 2008, de 7 de janeiro 11.º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 120 minutos

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 11ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

Argumentação e filosofia

Argumentação e filosofia Argumentação e filosofia 1- Compreender a origem histórica da rivalidade existente entre Filosofia e Retórica. O pensamento racional teve origem na Grécia antiga, na necessidade do desenvolvimento da Polis

Leia mais

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Filosofia 2016 Prova 161 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 11º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 11º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 11º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2017/2018

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2017/2018 INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2017/2018 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Filosofia

Leia mais

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos Francisco Cubal Um discurso argumentativo é composto por: 1º Momento Introdução Tema (subtemas) Tese do Autor sobre esse tema 2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação

Leia mais

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade Resumo de Filosofia Capítulo I Argumentação e Lógica Formal Validade e Verdade O que é um argumento? Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão,

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE II)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE II) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE II) 9. MÉTODO INDUTIVO (CASO PARTICULAR PARA REGRA GERAL) Consiste em utilizar, de maneira incorreta, a razão indutiva, enunciando uma regra geral

Leia mais

Racionalidade argumentativa e Filosofia

Racionalidade argumentativa e Filosofia Racionalidade argumentativa e Filosofia Conteúdos Competências a desenvolver / objetivos a concretizar Estratégias Recursos Avaliação Tempos 1. Argumentação e lógica formal 1.1 Distinção validade/verdade

Leia mais

Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro?

Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro? Questionamentos 20/03 Onde surge a verdade logica? Surge da correspondência entre pensamento e fato, a qual nasce de um juízo sobre a realidade. Quando surge o erro? Quando possuímos um juízo que não resulta

Leia mais

Informação-Exame Final Nível de Escola para N.E.E. Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro Prova de Filosofia 10º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 225 2015 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Versão 1 Teste Intermédio Filosofia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 20.04.2012 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Na folha de respostas,

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

MÓDULO IV O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Projeto Testes Intermédios 2012/2013 Secundário FILOSOFIA Informação n.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 17 de abril de 2013 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio tem por referência o Programa de

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova (Versão 1 ou Versão 2).

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova (Versão 1 ou Versão 2). EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Prova 714/2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno)

Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno) Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno) Identificar, formular e avaliar argumentos filosóficos, aplicando instrumentos operatórios da lógica formal

Leia mais

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ensino Secundário Cursos Tecnológicos. Filosofia º e 11.

Ano Letivo 2015/2016. Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ensino Secundário Cursos Tecnológicos. Filosofia º e 11. Ano Letivo 2015/2016 Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Cursos Tecnológicos Filosofia 161 10.º e 11.º anos O presente documento divulga informação relativa à prova de Equivalência

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos DISCIPLINA: Filosofia ANO: 10º Dimensões Domínios/temas Descritores de desempenho Descritores do Perfil dos Alunos 1 Ponderação

Leia mais

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA RENÉ DESCATES (1596-1650) HANS KELSEN (1881-1973) Kelsen pregava uma objetividade ao ordenamento jurídico, a tal ponto que o juiz, ao prolatar uma sentença, por exemplo,

Leia mais

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 1. A comunicação- O conceito 2. Comunicação e meio envolvente 2.1 Diferenças culturais 2.2 Diferenças psico-sociais 3. O processo de comunicação-características

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 410 FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Todos ANO: 11º - ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL:

Leia mais

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião Ana Luiza M. Garcia Organização do Encontro O TRABALHO COM SD A SD DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO JOGOS (VIRTUAIS e QP BRASIL ) Questões-chave O que

Leia mais

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. Problematização e conceptualização

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. Problematização e conceptualização Informação-prova FILOSOFIA 2018 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário

Leia mais

Exemplos de frases e expressões que não são proposições:

Exemplos de frases e expressões que não são proposições: Matemática Discreta ESTiG\IPB Lógica: Argumentos pg 1 Lógica: ramo da Filosofia que nos permite distinguir bons de maus argumentos, com o objectivo de produzirmos conclusões verdadeiras a partir de crenças

Leia mais

Amostra insuficiente ( poucos membros analisados ) Amostra tendenciosa ( pouco representativa )

Amostra insuficiente ( poucos membros analisados ) Amostra tendenciosa ( pouco representativa ) Falácias formais Afirmação do consequente ( formas erradas) Negação do antecedente Falácias Informais ( erros no conteúdo ) Indutivas ( infere-se uma conclusão futura a partir do passado ) De Relevância

Leia mais

Escola Secundária Joaquim de Araújo

Escola Secundária Joaquim de Araújo Matriz do Teste Intermédio Filosofia 10/11º Anos de Escolaridade Duração do Teste: 90 minutos Ano lectivo 2013/2014 Unidades temáticas Conteúdos Objetivos/Competências Cotações (Total: 200 pontos) MÓDULO

Leia mais

- Diálogo professor aluno. - Teste de Diagnóstico. - Exposição do Professor. - Apresentação de esquemas e sínteses. - Organogramas conceptuais

- Diálogo professor aluno. - Teste de Diagnóstico. - Exposição do Professor. - Apresentação de esquemas e sínteses. - Organogramas conceptuais Definir lógica. Compreender o carácter formal da análise lógica dos argumentos. Distinguir e explicitar a relação entre a validade (formal) e a verdade (material). Distinguir argumentos dedutivos, indutivos

Leia mais

TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo

TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo Comunicação communicare pôr em comum, estar em relação com os outros, conviver. Tal implica que os indivíduos em comunicação possuam a mesma

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2017/2018

PLANIFICAÇÃO-2017/2018 PLANIFICAÇÃO-2017/2018 ENSINO SECUNDÁRIO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS 11º ANO DE ESCOLARIDADE MATERIAIS

Leia mais

Filosofia - 11.ºAno. UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos

Filosofia - 11.ºAno. UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos Agrupamento de Escolas de Mira Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:14 aulas de 90 minutos 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos Aplicação alguns desafios

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Filosofia Prova/Código: 161 Ano(s) de Escolaridade: 10º/11º Anos dos cursos do ensino

Leia mais

Lógica informal. Desidério Murcho King's College London

Lógica informal. Desidério Murcho King's College London Lógica informal Desidério Murcho King's College London A lógica informal é o estudo dos aspectos lógicos da argumentação que não dependem exclusivamente da forma lógica, contrastando assim com a lógica

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA CURSO: CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO: 11º - ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: FILOSOFIA

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica.

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:50 aulas de 45 minutos 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Desafios lógicos 1.1 Distinção

Leia mais

Argumento, persuasão e explicação

Argumento, persuasão e explicação criticanarede.com ISSN 1749 8457 26 de Agosto de 2003 Lógica e argumentação Argumento, persuasão e explicação Desidério Murcho Este artigo procura esclarecer dois aspectos relacionados e subtis da noção

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA FILOSOFIA 2017 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário

Leia mais

Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade. Ano letivo 2014/2015. Prof. João Manuel Amaral da Silva

Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade. Ano letivo 2014/2015. Prof. João Manuel Amaral da Silva Governo dos Açores Escola Básica e Secundária Velas Planificação Anual Filosofia 11º Ano Escolarida Ano letivo 2014/2015 Prof. João Manuel Amaral da Silva Primeiro Período Temas/Conteúdos Percurso Aprendizagens

Leia mais

FILOSOFIA Prova escrita 2016

FILOSOFIA Prova escrita 2016 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA Prova escrita 2016 Prova 225 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova a realizar em 2016, nomeadamente: Objeto de avaliação

Leia mais

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho. Lógica Abílio Rodrigues FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho São Paulo 2011 09 Lógica 01-08.indd 3 4/29/11 2:15 PM 1. Verdade, validade e forma lógica

Leia mais

O que é o conhecimento?

O que é o conhecimento? Disciplina: Filosofia Ano: 11º Ano letivo: 2012/2013 O que é o conhecimento? Texto de Apoio 1. Tipos de Conhecimento No quotidiano falamos de conhecimento, de crenças que estão fortemente apoiadas por

Leia mais

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão A Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.A filosofia não é uma ciência: a) Porque a filosofia consiste na procura do conhecimento factual. b) Porque os problemas e métodos da filosofia

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica.

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:48 aulas de 45 minutos OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo

Leia mais

2012 COTAÇÕES. Prova Escrita de Filosofia. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714/2.ª Fase. Critérios de Classificação

2012 COTAÇÕES. Prova Escrita de Filosofia. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714/2.ª Fase. Critérios de Classificação EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Prova 714/2.ª Fase Critérios de Classificação 13 Páginas 2012 COTAÇÕES 1.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 33/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

2012 COTAÇÕES. Prova Escrita de Filosofia. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714/2.ª Fase. Critérios de Classificação GRUPO I GRUPO II GRUPO III

2012 COTAÇÕES. Prova Escrita de Filosofia. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714/2.ª Fase. Critérios de Classificação GRUPO I GRUPO II GRUPO III EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de Filosofia.º Ano de Escolaridade Prova 74/2.ª Fase Critérios de Classificação Páginas 202 COTAÇÕES GRUPO I......

Leia mais

Filosofia maio de 2017

Filosofia maio de 2017 Filosofia maio de 2017 Exame a Nível de Escola 225 11º Ano do Ensino Secundário (Despacho Normativo n.º 1-A/2017 de 10 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final

Leia mais

FILOSOFIA Janeiro de 2015

FILOSOFIA Janeiro de 2015 INFORMAÇÃO-EXAME FINAL NACIONAL FILOSOFIA Janeiro de 2015 Prova 714 2015 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

Raciocínio Lógico. Professor Dudan

Raciocínio Lógico. Professor Dudan Raciocínio Lógico Professor Dudan Argumentos Falaciosos Os erros de raciocínio que levam a uma conclusão inválida sobre um determinado argumento são conhecidos como falácias Uma falácia é um tipo de mentira,

Leia mais

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO-EXAME FILOSOFIA 2017 Exame a Nível de Escola 225 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame

Leia mais

Os meios de persuasão

Os meios de persuasão Os meios de persuasão A técnica retórica de Aristóteles consiste nos principais meios ou recursos persuasivos de que se vale o orador para convencer o auditório. Esses meios de persuasão podem classificar-se

Leia mais

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714

FILOSOFIA Objeto de avaliação. Análise e interpretação. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 714 Informação-prova FILOSOFIA 2019 Prova 714 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Filosofia, a realizar

Leia mais

Filosofia COTAÇÕES GRUPO I GRUPO II GRUPO III. Teste Intermédio de Filosofia. Teste Intermédio. Duração do Teste: 90 minutos

Filosofia COTAÇÕES GRUPO I GRUPO II GRUPO III. Teste Intermédio de Filosofia. Teste Intermédio. Duração do Teste: 90 minutos Teste Intermédio de Filosofia Teste Intermédio Filosofia Duração do Teste: 90 minutos 20.04.2012 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março 1. 2. COTAÇÕES GRUPO I 1.1.... 10 pontos

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Filosofia Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico x Profissional Planificação Período Sequências/Temas /Módulos

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 15 MÉTODOS DE RACIOCÍNIO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 15 MÉTODOS DE RACIOCÍNIO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 15 MÉTODOS DE RACIOCÍNIO SILOGISMO O silogismo - raciocínio dedutivo; argumentação que leva o interlocutor a uma inferência por meio de dois termos antecedentes que

Leia mais

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos.

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos. PR NTR - bordagem introdutória à filosofia e ao filosofar O que é a filosofia?.aracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. s questões da filosofia.larificar a natureza dos problemas

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Lógica Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação 1 Origem Aristóteles - filósofo grego - 342 a.c, sistematizou os conhecimentos

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais