Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento"

Transcrição

1 Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento 1 Ajuste de tamanho e resolução: Para o ajuste de resolução é necessário sabermos qual o tipo de saída gráfica terá nosso trabalho. Há duas maneiras de ajustarmos o tamanho físico da imagem e sua resolução, lembrando que devemos respeitar a relação resolução de saída X resolução de entrada, como visto na apostila anterior. Será utilizada a imagem abaixo como exemplo: Foto inicial no formato 10 X 8cm (obtido com Foto final no formato 20 X 25cm e 400dpi. câmara digital doméstica) e 300dpi de resolução. Agora surge a pergunta: como foi feita a multiplicação de pixels? Quando fazemos a conversão dentro do programa, a interpolação (o cálculo matemático) é feita com maior precisão, logo, a repetição dos pixels fica menos visível. A 1ª opção de ajuste de tamanho e resolução, funciona bem quando não queremos fazer nenhum recorte na imagem final: Clique em Image / Image Size... a seguinte janela aparecerá: Note que se a opção Constrain Proportions estiver marcada, o ajuste de tamanho se dará de forma proporcional, o que é ideal quando a imagem não permite distorções. Por ser um ajuste proporcional, observe que a largura da imagem final ficou maior do que era desejado (20X25cm). Para corrigir isso, devemos então usar outra ferramenta. No campo Resolution é preenchido o valor da resolução desejada, nesse caso, 400dpi. Clique em Image / Canvas Size... a seguinte janela aparecerá:

2 2 Nela, a largura foi modificada para 25 cm, e nas setas foi escolhido o lado do corte, que poderia ser central, esquerdo ou direito. Nesse caso foi cortado o lado esquerdo. Observe abaixo a imagem antes e depois: Agora a imagem já está no formato e resolução ideais, mas o enquadramento desejado não é esse. Então, como fazer? Há uma maneira mais simples de se ajustar tamanho, resolução e enquadramento simultaneamente. Clique na ferramenta Crop, na guia superior, logo abaixo dos comandos File, Edit, Image, etc, aparecerão os ajustes próprios dessa ferramenta: Nessa guia, ajusta-se a largura (25cm), a altura (20cm) e a resolução (400). Com a ferramenta Crop então, corta-se a imagem. Observe que ao usar esta ferramenta agora, ela obedecerá à proporção determinada.

3 3 Durante o corte - a área aproveitada fica clara, enquanto aquela que será apagada fica escura. Após o corte a imagem agora está com o enquadramento, o tamanho e a resolução desejados. Como limpar imperfeições da imagem: Este recurso é muito utilizado para se fazer retoques na pele, mas também pode ser usado para retoques em outras áreas da imagem, assim como para restauração de fotos. Foto original digitalizada. Foto ao final do tratamento. Este tipo de trabalho requer uma grande ampliação da área a ser trabalhada, para isso utiliza-se a ferramenta de Zoom ou a janela do navegador, na imagem ao lado. Observe que nesta janela há um quadrado vermelho. Este quadrado indica a área que está sendo visualizada neste momento. E arrastado-se este quadrado podese navegar pela imagem. Clicando nos triângulos maiores (a direita), aumenta o zoom, clicando nos menores (a esquerda), diminui o zoom.

4 4 Com a imagem ampliada, já se pode usar duas ferramentas principais para os ajustes, a ferramenta de Clone e a ferramenta Band-aid. A primeira copia de uma área de referência (segure o Alt apertado e clique com o botão esquerdo do mouse para definir), toda a imagem (cor e textura). Enquanto a segunda, copia da área de referência apenas a textura, enquanto a cor é determinada a partir do local onde está sendo aplicada a ferramenta. A imagem inicial Durante o uso da ferramenta Clone a cruz marca o ponto de referência, enquanto o círculo representa o pincel. Imagem clonada no final têm-se uma cópia perfeita da imagem de referência. A ferramenta de clone pode ser usada para copiar objetos de uma foto em outra, basta que no momento da seleção da área de referência, se selecione um local na foto base, e na hora de copiar, se alterne para a outra imagem; da mesma maneira se pode fazer isso entre as camadas de um mesmo arquivo. A imagem inicial observe o craquelê na parte branca do olho. O uso da ferramenta Bandaid o uso delicado da ferramenta permite que estas linhas sejam substituídas pela textura original. A imagem finalizada. Lembrando que para se ajustar o tamanho e qualidade do pincel, deve-se usar a guia superior, conforme imagem ao lado:

5 5 Como Criar uma Textura ou Pincel Personalizado: Digitalize a imagem desejada, que pode ser areia, folhas, água, pedras, ou o que sua criatividade mandar. Faça os ajustes de brilho e contraste, cor, aplique algum efeito desejado. O ideal no caso de texturas, é que a imagem seja simétrica, para o caso de possíveis emendas não serem perceptíveis. Para criar um pincel, clique na guia superior em Edit/ Define Brush..., dê um nome para seu pincel e clique em OK. Para utilizá-lo, basta selecionar a ferramenta pincel ou lápis, selecioná-lo na lista de pincéis, (ele costuma aparecer por último), escolher uma cor e pintar. Quando não for mais utilizá-lo, apague-o da lista de pincéis, pois isto pesa a abertura do programa, para isso, basta clicar com o botão direito sobre o novo pincel na lista de pincéis e escolher Delete Brush. Para criar uma textura, clique na guia superior em Edit/ Define Pattern..., dê um nome para sua textura e clique em OK. Para utilizá-la, crie uma nova camada em seu arquivo, e siga a imagem ao lado: Abrirá a janela de efeitos, nela você poderá aplicar vários efeitos sobre uma camada, como o de botão, sombra projetada e interna, brilho interno e externo, degradê personalizado, contorno e é claro, textura. Veja a imagem abaixo:

6 6 Clicando nas guias à esquerda, podese fazer os ajustes desejados. Mas é necessário clicar, e não somente marcar as caixas de seleção. Ao fazer isso, escolha sua textura na caixa Pattern (normalmente é a última), e clique em OK. Pronto, sua textura foi aplicada em toda a camada. Já que citei a janela Layer Style, vale lembrar que vocês devem brincar um pouco com ela e ver os resultados que cada ajuste possibilita. Quando se usa um Estilo numa camada, na janela Layers (Camadas), a linha correspondente a esta camada ganha um novo símbolo um F que ao dar 2 cliques sobre ele, dá acesso direto à janela Layer Style. Como corrigir olhos vermelhos: O olho vermelho é causado pela luz do flash que atravessando a pupila aberta (parte colorida do olho), atinge a retina, iluminando-a. Como a retina é um tecido extremamente irrigado por vasos sanguíneos, sua cor nas fotos é avermelhada. Observe que este fenômeno acontece com mais freqüência quando a fotografia é feita em um ambiente escuro, local em que normalmente as pupilas estão dilatadas para propiciar uma maior entrada de luz para que possamos enxergar. A correção dos olhos vermelhos, é uma técnica muito simples que não justifica o pagamento de um laboratorista para fazê-la. Usando a ferramenta de seleção elíptica, marca-se a área dos olhos que está vermelha. Para selecionar os dois olhos de uma vez, primeiro selecione um, depois aperte a tecla Shift (aparecerá um + ao lado do

7 7 cursor) e comece a selecionar o segundo olho. Não precisa manter a tecla Shift pressionada todo o tempo. Se mantiver a tecla Shift pressionada, a seleção será na forma de um círculo perfeito. Na guia superior, selecione: Select / Feather.... Abrirá uma nova janela como ao lado: Este comando criará um degradê entre a área selecionada e a foto original, para que as modificações feitas não fiquem perceptíveis (como quando fazemos uma máscara no laboratório e ficamos movimentando-a para que suas bordas não marquem). Agora já se pode alterar a cor vermelha para o preto, que seria o ideal. Na guia superior, selecione: Image / Adjustments / Hue/Saturation.... Abrirá uma nova janela como abaixo: A opção Hue muda a escala cromática, portanto não será utilizada. Ajusta-se a Saturação, que deve ser reduzida até que a área selecionada ganhe uma cor amarronzada. E a Iluminação, até que a área fique o mais escura possível,sem perder o brilho. Observe que sempre haverá o reflexo do flash que deverá estar branco e não acinzentado. Desmarque a seleção, clicando em CTRL+D ou na guia superior em Select / Deselect. Está pronta a correção:

8 8 Mudar a cor de objetos numa cena: Selecione com a ferramenta Laço Poligonal, a área da imagem que deseja alterar a cor. Agora, clique na guia superior em: Select / Feather..., ajuste o tamanho do degradê desejado (quanto menor a área selecionada, menor o número, faça testes). Nessa imagem, a flor terá sua cor alterada. A aplicação do Feather não é perceptível à primeira vista, somente ao final é possível perceber o degradê. Na guia superior, selecione agora Image / Adjustments / Hue/Saturation..., ajuste somente o Hue para dar a cor que se deseja: Desmarque a seleção, clicando em CTRL+D ou na guia superior em Select / Deselect. Veja a seguir a imagem antes e depois:

9 9 Imagem inicial a flor com sua cor natural. Imagem final a cor da flor foi alterada. Como colorir parte de uma foto em P&B: A foto deve ser originalmente colorida, pois a colorização fica artificial. O que se pode fazer é transformar uma imagem colorida em P&B e então, resgatar a cor apenas em determinados lugares, sem precisar selecioná-los antes, e sem perder a textura e iluminação originais. Para isso, será utilizado apenas o Pincel do Histórico : Foto original colorida e as janelas Layers, History e Navigator.

10 10 Agora, clicando na guia superior em Image / Mode / Grayscale, a imagem é transformada em P&B. Observe a janela History, ao lado: Clicando na guia superior em Image / Mode / RGB, a imagem continuará em P&B visualmente, mas será possível editar com cor agora.observe a janela History, a seguir:

11 11 Na janela History, clique sobre a caixa que fica no lado esquerdo de cada linha de ação, da linha imediatamente anterior à transformação em Grayscale, aparecerá um pincel com uma seta contornando-o. Observe na janela History - a linha Make Layer deste exemplo: Selecione na barra de ferramentas o pincel do histórico, configure a espessura e o formato desejados e "pinte" as áreas que deseja que fiquem coloridas: Só isso! Última revisão em 03 de junho de 2006.

Criando uma montagem no Photoshop

Criando uma montagem no Photoshop Criando uma montagem no Photoshop Descrição: Neste tutorial veremos como criaruma montagem usando diversos elementos como imagens, filtros, modos de mistura e ferramentas diversificadas. Pressione Ctrl+N

Leia mais

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA Edição de fotografias Profª Denise Silva EXERCÍCIOS Área de trabalho Identifique: - barra de menus BM - caixa de ferramentas CF - barra de propriedades BP - barra de status BS -

Leia mais

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo)

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Como melhorar suas fotos no Photoshop Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Com a quantidade cada vez maior de celulares com câmera no mercado,

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Corte e alteração das dimensões de uma imagem Abrir a Imagem. Abre o menu File e selecciona a opção Open. Procura o ficheiro Imagem_1.

Corte e alteração das dimensões de uma imagem Abrir a Imagem. Abre o menu File e selecciona a opção Open. Procura o ficheiro Imagem_1. Curso Profissional De Técnico De Tecnologias de Informação e Comunicação 10.º Ano Módulo III Páginas WEB --Tratamento de Imagem-- 2011/2012 Ficha de Trabalho n.º 1 1. Utilização da Ferramenta de Corte:

Leia mais

Apostila de Photoshop

Apostila de Photoshop Instituto Presbiteriano Mackenzie Colégio Presbiteriano Mackenzie Informátiica Educaciionall Apostila de Photoshop São Paulo 2002 Índice Introdução... 3 Área de trabalho do Photoshop... 4 Caixa de Ferramentas...

Leia mais

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná.

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná. Gimp 2. 4. 7 Editor de Imagens 1 GIMP GNU Image Manipulation Program é um programa de código aberto. Utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos,

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o Adobe Photoshop. Retira da página Web o ficheiro imagens2.zip e extrai-o para a tua área de trabalho. Começa por abrir a imagem Flower.jpg através do menu File Open. Altera a foto para preto e branco

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

Photoshop CS4 Básico. Photoshop CS4 Básico

Photoshop CS4 Básico. Photoshop CS4 Básico Photoshop CS4 Básico -1- ÍNDICE Photoshop CS4 Básico CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO...06 APRESENTAÇÃO...07 ÁREA DE TRABALHO...08 CAPÍTULO 2 NOVO ARQUIVO...12 ABRINDO ARQUIVOS...13 SALVANDO IMAGENS...14 CAPÍTULO

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N Criando um layout para se u site. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N 2. Crie um retângulo para o topo do site com o tamanho de 779 Largura X 134 Altura

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Texto em 3D (ou efeito Inner Bevel)

Texto em 3D (ou efeito Inner Bevel) Texto em 3D (ou efeito Inner Bevel) Autor:Tigert Tradutor:Davi Ferreira Esta é uma idéia interessante que 'hackeamos' juntos no canal #gimp. Agradecimentos a Nether, aquis, yosh e todos os outros que comparecem

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra 5.2. Clarão em degradê 5. Filtros de luz e sombra Català Dansk Deutsch Ελληνικά English British Español Français Italiano 日本語 (Japanese) 한국어 (Korean) Nederlands Norwegian Português Pусский 中文 5.2. Clarão

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Básico do Gimp. Passo 1. Execute o GIMP, após instalação do aplicativo no seu computador;

Básico do Gimp. Passo 1. Execute o GIMP, após instalação do aplicativo no seu computador; Básico do Gimp. O GIMP é uma alternativa grátis para editar e criar imagens, gráficos, apresentações multimídia e muito mais. O aplicativo possui os principais recursos e ferramentas disponíveis dos melhores

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

PowePoint Office 2010

PowePoint Office 2010 Interface Relação de slides Menu Conteúdo do menu PowePoint Office 2010 Prof. Reginaldo Brito Área de edição Zoom DOIS PRINCÍPIOS IMPORTANTES Agrupamento Diz respeito à possibilidade de reunir e soldar

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos:

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos: Passos Básicos: Trabalhando com o Gimp Passos básicos para todas as tarefas a serem realizadas no Gimp: - Vá em Aplicações - Aplicativos - The Gimp - Fechar Dica GIMP do dia - Vá em: Arquivo - Novo Aparecerá

Leia mais

O que é Tabela no Excel

O que é Tabela no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série O que é Tabela no Excel Uma das melhores definições sobre o que é tabela também é uma das mais simples: Conjunto

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

2) Clique com o botão direito sobre a camada do círculo e vá na opção Blending Options e na guia Inner Shadow, utilize as seguintes configurações:

2) Clique com o botão direito sobre a camada do círculo e vá na opção Blending Options e na guia Inner Shadow, utilize as seguintes configurações: Criando uma pérola Abaixo vou ensinar como fazer uma pérola como essa: 1) Crie um novo arquivo de qualquer tamanho e que seja com fundo branco. Selecione a Elliptical Marquee Tool, pressione Shift e faça

Leia mais

TRATAMENTO DE IMAGEM (Pele) 1º- Passo...

TRATAMENTO DE IMAGEM (Pele) 1º- Passo... TRATAMENTO DE IMAGEM (Pele) 1º- Passo... Começamos por duplicar a camada original. Agora, intercalando o uso da Ferramenta Clone Stamp (S) e a Ferramenta Healing Brush Tool (J), tente remover todos os

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

Manual Photo Filtre. Para baixar o programa vá em Faça o download e instale no seu computador.

Manual Photo Filtre. Para baixar o programa vá em  Faça o download e instale no seu computador. Manual Photo Filtre Para baixar o programa vá em http://baixaki.ig.com.br/download/photofiltre.htm Faça o download e instale no seu computador. Menus do Photo Filtre New - novo Width = largura 800 pixels

Leia mais

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Este guia é um ponto de partida para aqueles que desejam aprender o Gimp. Nele você

Leia mais

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular.

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular. 1 - Como fazer a cavidade dos olhos Faça a cavidade dos olhos, utilizando Standard/Sub. Ativando o botão Sub ou pressionando a tecla Alt. Obs.: Com a tecla Alt pressionada você inverte a função de qualquer

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

GNU Image Manipulation Program

GNU Image Manipulation Program GIMP O que é? O GIMP é uma ferramenta para edição de imagem de bitmap, com alguns recursos de edição vetorial. GIMP é a abreviação para GNU Image Manipulation Program. O GIMP se adequa a diversas tarefas

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Formatação personalizada

Formatação personalizada Formatação personalizada Para mudar a aparência de um texto é necessário selecioná-lo* e utilizar uma ou mais opções de formatos, os quais podem ser aplicados: * Para selecionar um texto, você deve clicar,

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

5.2. Pipeta. Ferramenta 2: Luz/sombra

5.2. Pipeta. Ferramenta 2: Luz/sombra Ferramenta 2: Luz/sombra Luz em 0 e sombra em 100% Com a ferramenta de luz/sombra, os pontos mais claros e mais escuros da imagem podem ser especificados manualmente. Através da do diálogo Predefs \ Auto

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Gravando Cds com CD Architect 5.0. Passo a passo vamos construir um projeto de cd de áudio com o CD Architect e explorar suas capacidades.

Gravando Cds com CD Architect 5.0. Passo a passo vamos construir um projeto de cd de áudio com o CD Architect e explorar suas capacidades. Gravando Cds com CD Architect 5.0 Tutorial Básico Passo a passo vamos construir um projeto de cd de áudio com o CD Architect e explorar suas capacidades. 1. Inserindo arquivos: Com o programa aberto na

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a), 1. Conhecendo a Caixa de Ferramentas. 2. Trabalhando com textos. UnidadeB

Prezado(a) Aluno(a), 1. Conhecendo a Caixa de Ferramentas. 2. Trabalhando com textos. UnidadeB UnidadeB Prezado(a) Aluno(a), O Flash CS5 facilita qualquer pessoa na criação de desenhos e formas simples. Ao manipular formas retangulares e ovais, você poderá criar uma enorme coleção de desenhos complexos.

Leia mais

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF Programas recomendados para produção de Arquivos PDF 1- PDFill PDF Tools O programa PDFill PDF Tools é uma ferramenta gratuita e completa para produção de arquivos PDFs. Destacamos abaixo as principais

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Fone: (61) ou CNPJ: /

Fone: (61) ou CNPJ: / Cronograma - Corel Draw X7 Básico ao Avançado Conhecendo a área de trabalho Barra de menus Caixa de ferramentas Barras de comandos Painéis Paleta de cores Janela do documento Páginas Múltiplas Menu Contextual

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

Henrique Barros 2016, MasterTuts

Henrique Barros 2016, MasterTuts Henrique Barros 2016, MasterTuts 1. Mover sem ponto base Na hora de mover os seus objetos sempre procurar um ponto de referência no próprio objeto. Nunca Mova o objeto pela caixa imaginaria (Grupo e Componente),

Leia mais

Tutorial para Elaboração de Atividades

Tutorial para Elaboração de Atividades Escola Estadual Dr. José Januário Carneiro Decreto Lei n.º 7879, de 25/09/64 Rua Cel. Sebastião Ramos de Castro, s/n Bairro Eldorado Ubá/MG 3531-7556 Tutorial para Elaboração de Atividades Artur Pires

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Leitura disponível em: www.tecmundo.com.br/imagem/1095-photoshop-recorte-imagens-mude-fundos-e-aplique-filtros.htm Muitas vezes precisamos recortar

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

VIRTUAL GLASS MANUAL CRIAÇÃO DE IMAGENS PARA ETIQUETAS E TAMPAS VERALLIA BRASIL

VIRTUAL GLASS MANUAL CRIAÇÃO DE IMAGENS PARA ETIQUETAS E TAMPAS VERALLIA BRASIL VIRTUAL GLASS MANUAL CRIAÇÃO DE IMAGENS PARA ETIQUETAS E TAMPAS VERALLIA BRASIL MANUAL CRIAÇÃO DE IMAGENS PARA ETIQUETAS E TAMPAS Índice 1. Formato e características das imagens 2. Converter documentos

Leia mais

Módulo de Aprendizagem I

Módulo de Aprendizagem I Módulo de Aprendizagem I Digitalizar fotografias para a base de dados do SiFEUP Notas: No decorrer deste módulo de aprendizagem, pressupõe-se que o utilizador já tem o scanner devidamente instalado no

Leia mais

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS Colégio Pedro II Campus Realengo II Informática Educativa 2015 9º ano Professores: Sônia Sá Vianna (Desenho Geométrico), Simone da Costa Lima, Érika Santana e Alexandra Alves (informática Educativa) PROJETO

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017 Manual do Usuário Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Versão 3 19/05/2017 Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte.

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte. INTRODUÇÃO A partir de agora trataremos da publicação da obra no Kindle Direct Publishing, definindo os detalhes do livro, upload do arquivo final, criando a capa e configurando os direitos e preços. CADASTRO

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza.

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza. Flash Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza Flash Programa destinado para a criação de animações. Conceitos Importantes Linha do tempo: Correspondem a quadros que podemos trabalhar um a um. Flash -> Padrão

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 3 de Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 das Tabelas Documentos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 3 2 / 40 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1.

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO

GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO GERAL... 1 2. ANÁLISES TEMÁTICAS... 2 3. PARÂMETROS DE ANÁLISES.... 4 3.1. ANÁLISES COROPLETAS... 4 3.2. ANÁLISES POR SÍMBOLOS PROPORCIONAIS... 5 4.

Leia mais

Como colocar rótulo em garrafas e copos.

Como colocar rótulo em garrafas e copos. Como colocar rótulo em garrafas e copos. 01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina um tamanho de 1000x1200 pixels, 72 dpi s e modo de cor em RGB, pressione Ok, pressione a letra G do teclado

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

Renderização Fácil com o DataCAD

Renderização Fácil com o DataCAD Renderização Fácil com o DataCAD Para obter a apresentação de um material de acabamento para um objeto criado dentro do DataCAD, o renderizador o2c aceita dois critérios independentes a cor do objeto dentro

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Oficina: Gimp 2.6. Programa de Manipulação de Imagem

Oficina: Gimp 2.6. Programa de Manipulação de Imagem Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais