COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME DE FUTSAL DA UNISUL PRÉ TEMPORADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME DE FUTSAL DA UNISUL PRÉ TEMPORADA"

Transcrição

1 COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME DE FUTSAL DA UNISUL PRÉ TEMPORADA *Paulo Sérgio Isidoro Jeremias; *João Luiz Martins; **Kelser de Souza Kock; ***Michelle Cardoso Machado; ***Alexandre Fugueiredo Zaboti... *Acadêmicos do oitavo semestre do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, campus Tubarão. **Professor orientador do Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, campus Tubarão. *** Professores Avaliadores do Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, campus Tubarão. RESUMO O futsal é um esporte praticado em quadra que exige de seu praticante esforços de grande intensidade e curta duração além de uma rapidez de raciocínio para tomadas de decisões, habilidade para dribles com um espaço menor que o futebol de campo e, principalmente, uma ótima capacidade cardiorrespiratória que reflete em uma boa aptidão física, fazendo com que o atleta permaneça mais tempo em quadra alcançando melhores resultados. O estudo presente teve como objetivo geral comparar a função pulmonar e o VO2máx. em atletas do time de futsal da UNISUL totalizando 18 jogadores na pré-temporada de Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados um espirômetro marca MULTISPIRO TM SENSOR, analisado pelo software versão Sx:252 para avaliação da função pulmonar e os resultados do teste ergométrico segundo o protocolo de Ellestad realizado na clínica de Cardiologia CORDIS de Tubarão SC para obtenção do VO 2 máx. A análise dos dados demonstrou que, os atletas mesmo em período de recesso obtiveram resultados com valores maiores que o previsto, tanto na capacidade vital forçada (CVF), com tendência de 90 a 120% do previsto, quanto na ventilação voluntária máxima (VVM), tendendo de 120 a 140% do previsto, como no consumo de oxigênio máximo (VO2máx.), com tendência de 60 a 80 ml/kg/min. Em conclusão, apesar de existirem poucos estudos nesse sentido, constatamos através de nossos resultados que os atletas se encontravam com uma boa capacidade cardiorrespiratória. Pensamos que, através desse trabalho, surjam novas pesquisas para avaliação respiratória dos atletas em diferentes esportes. Palavras-Chave: Futsal; Consumo máximo de oxigênio; Função pulmonar.

2 INTRODUÇÃO O futsal é um elegante e vigoroso esporte de quadra onde desenvolve no seu praticante a rapidez de raciocínio para a tomada de decisões, habilidade para dribles com espaço disponível geralmente reduzido, além da forma física, pois a necessidade de massa muscular e capacidade aeróbica são fundamentais para o bom desempenho do salonista (1). Como o futebol, o futsal também é uma modalidade desportiva caracterizada por esforços intermitentes, de extensão variada e de periodicidade aleatória. O futsal atual exige esforços de grande intensidade e curta duração, diferenciando esta modalidade desportiva de outras de alto nível. A agilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida exige que o atleta esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais rápida e eficiente possível (2). O trabalho específico sobre o sistema aeróbico de fornecimento de energia visa aumentar a resistência cardiovascular do individuo, que é de extrema importância no trabalho de preparação física do atleta de futsal. A determinação desse parâmetro é obtida a partir do cálculo de consumo máximo de oxigênio VO2máx. que em jogadores de futebol profissional, varia de 55 a 65ml/kg/min. O desenvolvimento da capacidade aeróbica é um dos fatores determinantes da performance desses atletas dentro de campo. Em relação à função pulmonar, nada mais sério do que um meio responsável por prover uma troca gasosa, entre o ambiente externo e o corpo, fornecendo ao individuo uma maneira de repor o O2 e remover CO2 do sangue. A troca de O2 e de CO2 entre os pulmões e o sangue ocorre em conseqüência da ventilação e da difusão. Onde o termo ventilação se refere ao processo mecânico de mobilização do ar para dentro e para fora dos pulmões, e difusão é o movimento aleatório das moléculas de uma área de menor concentração. A equação de Fick nos mostra a relação que o consumo máximo de oxigênio possui sobre o sistema cardiovascular, sistema respiratório e sistema muscular em captar, transportar e a absorver o oxigênio. Ela nos mostra que o consumo de oxigênio do organismo é dependente do fluxo sanguíneo e da quantidade de oxigênio extraída do sangue, que é expressa como a diferença artériovenosa de oxigênio ( a-v O2). Sendo assim o principio de Fick pode ser aplicado para todo o corpo, onde o VO2 representa o consumo de oxigênio total do corpo, o débito cardíaco (DC) representa o fluxo sanguíneo e a diferença entre o conteúdo de oxigênio do sangue arterial e do sangue venoso misto representa a a-v O2 (3).

3 De acordo com o tema do estudo realizado estar focado na relação entre função pulmonar e VO2 máx. dos atletas de futsal, surge o questionamento se existe relação da função pulmonar e VO2 máx. na pré temporada dos atletas. O futsal é um esporte que exige muita agilidade e capacidade pulmonar do atleta, pois seus movimentos rápidos e explosivos fazem com que os mesmos necessitem de grandes trabalhos aeróbios. Entretanto, a diminuição aeróbica faz com que aumente os riscos de cãibras e conseqüentes lesões que podem levar o atleta a ser afastado da quadra causando a perda da qualidade física e pulmonar devido ao tempo de recuperação. Por esse motivo este estudo tem como um dos objetivos, avaliar a capacidade aeróbica do atleta para que possa ser feito uma melhor preparação do seu trabalho aeróbico. Pois o aumento da função pulmonar e VO2máx. permite ao atleta que tenha um rendimento de melhor qualidade, diminuindo as cãibras e lesões, e como conseqüência aumentando a permanência em quadra. O VO2máx. tem sido de grande valia na avaliação funcional de atletas. Tendo como teste, a ergoespirometria que é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliar o desempenho físico ou a capacidade funcional de um individuo, conciliando a análise de gases expirados e variáveis respiratórias. No esporte, esse método de avaliação é de fundamental importância, pois traz significativa contribuição na verificação de índices de aptidão cardiorespiratória como é o caso do (VO2max.) e o limiar anaeróbico (LA) (4). A importância das qualidades morfofuncionais na melhora do rendimento nos esportes aumentou o interesse no aprimoramento dos níveis de aptidão física dos atletas. No entanto, há poucos estudos sobre as variáveis fisiológicas do futsal disponíveis na literatura científica mundial (2). É de grande importância para o clube e principalmente para o atleta saber sobre suas condições fisiológicas, onde nesse esporte a capacidade pulmonar e o consumo de oxigênio máximo são essenciais para um bom desempenho dentro de campo. O estudo teve como objetivo geral, comparar a função pulmonar e o VO2 máx. em atletas de futsal na pré temporada de E como objetivos específicos, verificar a relação da capacidade vital (CV), com o VO2 máx. nos atletas de futsal; Identificar o VO2 máx. nos atletas de futsal que jogam nas posições: ala, goleiro, fixo e pivô e verificar a relação entre a ventilação voluntária máxima (VVM), com o VO2 máx..

4 MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa se caracteriza como estudo de pesquisa descritiva (observacional), com uma abordagem quantitativa. Esta se caracteriza por ser um levantamento das características conhecidas ou componentes do fato, fenômeno ou problema, de determinada realidade com certa exatidão, exigindo assim do pesquisador uma série de informações sobre o que deseja ser estudado, sobre uma precisa delimitação de técnicas, métodos, modelos e teorias que irão orientar a coleta e consequentemente a interpretação dos dados (5). O método quantitativo primeiramente visa garantir a precisão dos resultados, evitar distorções de análises e interpretação, que consequentemente possibilita uma margem de segurança quanto às inferências (6). AMOSTRA A pesquisa obteve como amostra atletas profissionais da equipe de futsal masculina UNISUL PENALTY, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), composta por 18 jogadores, com faixa etária entre 20 e 30 anos. Sendo realizada no período de Janeiro a Março de 2008, e tendo como tipo de pesquisa uma amostra não probabilística. Esta pesquisa, foi aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa da UNISUL (CEP) com o código do registro III Para o cálculo do tamanho da amostra, foi utilizado a seguinte fórmula: n o = 1 / (E 2 o ) onde: n o é a primeira aprimoração do tamanho da amostra; e E o é o erro amostral tolerável. (EX: 5% = 0,05) n = (N.n o ) / (N + n o ) onde: N é o numero de elementos da população; e n é o tamanho da amostra. Então: n o = 1 / (E o 2 ) n o = 1/(0,05) 2 n o = 400 n = (N.n o ) / (N + n o ) n = (18.400) / ( )

5 n = 7200 / 418 = 17,22 O critério de inclusão da amostra foi à aceitação dos atletas a participarem do estudo e, assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e também os que não estiverem lesionados. Consequentemente os critérios de exclusão foram os atletas que não assinarão o TCLE e os que estivessem lesionados. MATERIAIS Nos materiais que foram utilizados para fazer a coleta de dados consta: Um espirômetro (Espirômetro MULTISPIROTM SENSOR analisado pelo software versão Sx: 252), para a avaliação da função pulmonar, sendo que, este precisa ser calibrado regularmente com uma seringa da marca (MULTISPIROTM padrão 3 litros, e aquisição dos dados de identificação da ficha de controle (nome, idade, altura, gênero, sexo, etnia). E também os valores obtidos através do protocolo de Ellestad em esteira ergométrica realizado em um clínica de Cardiologia (CORDIS) de Tubarão - SC. MÉTODOS Os procedimentos para a coleta de dados na pré temporada dos jogos, iniciou através de um contato com o responsável pela Clínica-Escola de Fisioterapia da UNISUL, Campus Tubarão, para poder ter acesso ao equipamento espirômetro. Após a confirmação do acesso e liberação dos equipamentos, iniciamos nossa pesquisa através de algumas etapas. 1º Etapa: Contato com o responsável pela equipe profissional de futsal UNISUL PENALTY (treinador e preparador físico), para que possa liberar os jogadores para iniciar a coleta de dados. 2º Etapa: Após a liberação dos jogadores, esses receberão o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para a leitura e assinatura, no caso de dúvida os pesquisadores estiveram no local no dia para dar total esclarecimento sobre TCLE. 3º Etapa: Ao término da leitura e com a assinatura do atleta confirmando o TCLE, será confirmada a disponibilidade de cada atleta para a coleta de dados. 4º Etapa: No dia da coleta os atletas iniciarão o teste. Primeiramente foi realizado o teste de espirometria, na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNISUL, Campus Tubarão.

6 A espirometria é realizada com o paciente sentado, seguindo os passos: colocação do clipe nasal e acoplamento dos lábios ao bocal do espirômetro; logo, inicialmente respiração normal; após, o final de uma expiração, solicitar que o paciente realize inspiração forçada máxima, seguida, sem interrupção, de expiração rápida e forçada durante no mínimo 6 segundos. No caso de distúrbio obstrutivo, a manobra expiratória será mais prolongada, podendo chegar a 15 segundos. Ao final da inspiração máxima que precede a expiração forçada, a pausa inspiratória pode ser no máximo de 3 segundos. O teste é repetido até serem obtidas três curvas reprodutíveis, considerando-se satisfatório quando a forma da curva é adequada, ou seja, quando é obtido o pico expiratório inicial mais elevado possível, seguindo de queda homogênea de fluxos (7). Para a realização da espirometria deverão ser registrados alguns dados em uma ficha de identificação, como idade, sexo, raça, peso e altura. E as condições ambientais, principalmente a temperatura, devem ser registradas para que não haja erros de mensurações (8). 5º Etapa: No dia seguinte ao do teste de espirometria realizado na Clínica-Escola de Fisioterapia Campus Tubarão SC, os atletas realizaram o teste da esteira, este sendo feito na Clínica de Cardiologia (CORDIS) no mesmo município. Após a realização do teste foi aguardado durante 2 semanas os documentos que constavam os resultados obtidos por cada atleta. Estes foram copilados para o uso na pesquisa. Os dados foram analisados mediante a testes estatísticos, colhendo informações dos resultados obtidos a partir dos testes de espirometria e da esteira. Através destes, foram realizados os testes de estatísticas descritivas (média, desvio padrão) e os de estatísticas inferencial (Wilcoxon para amostras dependentes, e o teste de Sperman, através do software Statdisk ) (9). RESULTADOS E DISCUSSÃO No trabalho realizado foram avaliados 18 atletas do time de futsal da UNISUL, onde suas posições eram definidas com goleiro, ala, fixo e pivô. O número de jogadores pode ser visualizado na tabela 1.

7 Tabela 1 Posições e número de jogadores Posições Número de jogadores Goleiro 3 Ala 9 Fixo 2 Pivô CAPACIDADE VITAL FORÇADA E VENTILAÇÃO VOLUNTÁRIA MÁXIMA (PERCENTUAL) EM RELAÇÃO À FREQÜÊNCIA Tendo em base que a capacidade vital forçada é o volume máximo de ar que pode ser expirado após uma expiração máxima (8), podemos visualizar a distribuição do percentual da capacidade vital forçada (% CVF) de acordo com os resultados obtidos em nosso trabalho, através do gráfico 1. Frequência R 2 = 0, % CVF Gráfico 1 Distribuição do percentual da capacidade vital forçada (% CVF) Foi possível visualizar no gráfico 1 que dentre os 18 atletas que realizaram a pesquisa 1 apresentou a CVF entre 70-79%, 3 apresentaram entre 80-89%, 5 entre 90-99%, 4 entre %, 4 atletas também entre %, e 1 entre %. Através destes resultados foi possível observar que a tendência concentrou-se entre um percentual de CVF de %.

8 Em relação à ventilação voluntária máxima descrita como sendo o volume máximo de ar que pode ser respirado (inspirado e expirado), com o maior esforço voluntário possível, num determinado período de tempo (8), pode ser visualizada através dos resultados mostrado no gráfico 2 de distribuição do percentual da ventilação voluntária máxima (% VVM) Frequência 4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 R 2 = 0, % VVM Gráfico 2 Distribuição do percentual da ventilação voluntária máxima (% VVM) De acordo com os resultados da pesquisa em relação ao percentual de ventilação voluntária máxima analisou-se que, 1 atleta ficou entre 80-89%, 1 atleta também entre 90-99%, 3 entre %, 2 entre %, 4 entre %, 4 atletas também entre %, e 3 entre %. Visualiza-se também ainda no gráfico 2, que a tendência concentrou-se entre % da VVM. É de conhecimento de todos que existe uma relação bem estabelecida entre atividade física, esporte e saúde. A prática de exercícios físicos é relacionada com um estilo de vida saudável e a um aumento da expectativa de vida, e cada vez mais é provada que sua prática aumenta seus efeitos benéficos à saúde. Um estudo realizado entre jovens atletas com idade de 18 à 24 anos que praticavam handebol e jovens que eram considerados sedentários por não praticarem nenhum tipo de esporte nem realizar atividade física regular, mostrou que ao realizarem o teste espirométrico e analisarem os resultados obtidos através de análise estatística, foi demonstrado através dos resultados que, não houve diferença significativa da capacidade vital forçada no primeiro minuto em relação aos jovens atletas com os sedentários. Mas que por outro lado em relação ao parâmetro de ventilação voluntária máxima no primeiro minuto mostrou diferença significativa entre os pesquisados. Com os dados obtidos ao final da pesquisa foi comprovado que, a atividade física realizada regularmente, melhora a capacidade ventilatória no que diz respeito à tolerância ao exercício (10).

9 Esses dados corroboram com os resultados de nossa pesquisa onde o % de CVF concentrou-se na normalidade mesmo se tratando de os pesquisados serem atletas, enquanto o % de VVM mostrou-se acima da normalidade, assim como o estudo citado, fortalecendo os resultados de nossa pesquisa. 4.2 DISTRIBUIÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO, EM RELAÇÃO A FREQÜÊNCIA O consumo máximo de oxigênio é definido como o maior volume de oxigênio por unidade de tempo que um individuo consegue captar, respirando ar atmosférico durante o exercício. O VO2máx. é alcançado quando se atingem níveis máximos de débito cardíaco e de extração periférica de oxigênio e não é ultrapassado mesmo com incremento na carga de trabalho muscular (4). De acordo com o gráfico 3, podemos visualizar a distribuição do consumo máximo de oxigênio. Frequência R 2 = VO2máx (ml/kg/min) Gráfico 3 Distribuição do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) De acordo com o gráfico 3, nota-se que 7 atletas obtiveram um resultado de VO2máx. entre 60-69ml/kg/min., 9 ficaram entre 70-79ml/kg/min.,, e 2 entre ml/kg/min. Observa-se também que a tendência concentra-se entre 70-80ml/kg/min., VO2máx. Durante uma partida de futebol a intensidade do trabalho é muito próxima do limiar anaeróbico, os valores do mesmo em jogadores de futebol variam entre ml/kg/min., da freqüência cardíaca máxima ou entre 75-90ml/kg/min., do VO2máx.. Mas de acordo com pesquisas jovens jogadores de futebol possuem valores de consumo máximo de oxigênio inferiores a 60ml/kg/min., esses valores podem ser influenciados pela posição tática, tempo de treinamento e pelo processo de maturação biológicas (11).

10 Os resultados obtidos na pesquisa em relação ao VO2máx. como dito anteriormente foram compilados da Clínica de Cardiologia de Tubarão-SC (CORDIS), sendo que o protocolo utilizado foi o de Ellestad, o mesmo é usado principalmente para idosos, por não exigir grandes inclinações acentuadas (12). Isso explica o fato dos jogadores terem obtido um valor maior do que o esperado para seu consumo de oxigênio máximo visualizado no gráfico anterior (gráfico 3). A avaliação da capacidade funcional de transporte e utilização de oxigênio (VO2máx.) pode ser aplicado em diferentes modalidade. Abaixo a FIGURA 1, mostra os valores de referência de 12 modalidades esportivas incluindo o futebol de salão (futsal). Em comparação é possível observar valores também de referência de grupos de indivíduos cardiopatas, sedentários e obesos (13). Figura 1 Valores de Referência do Consumo Máximo de Oxigênio (23) 4.3 CORRELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE VITAL FORÇADA E VETILAÇÃO VOLUNTÁRIA MÁXIMA COM O CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO. Em se tratando da correlação da capacidade vital forçada (CVF) e consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) absoluto, observamos que houve uma correlação positiva moderada com signficância estatística ( r = 0,4556) de acordo com o gráfico 4 a seguir.

11 VO2máx (ml/min) y = 771,11x ,3 R 2 = 0, CVF (litros) Gráfico 4 Correlação entre capacidade vital forçada (CVF) e consumo máximo de oxigênio (VO2máx) Já na correlação entre ventilação voluntária máxima (VVM) e consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) absoluto, observamos que houve uma correlação positiva moderada a fraco como demonstrado no gráfico 5. VO2máx (ml/min) y = 13,734x ,4 R 2 = 0, VVM (l/min) Gráfico 5 Correlação entre ventilação voluntária máxima (VVM) e consumo máximo de oxigênio (VO2máx) Como citado também no item 4.1, é provado que a prática de exercícios físicos regular é benéfica tanto ao corpo humano como uma maneira geral, como para uma boa condição pulmonar de um modo específico. Em um estudo realizado a fim de avaliar a relação entre a qualidade de exercício e os efeitos que o mesmo causa na condição pulmonar, foram avaliados e escolhidos para serem o estudo vários tipos de esportes, sendo eles futebol, hóquei, voleibol, natação e basquetebol, e para serem os controles foram escolhidos médicos e estudantes de medicina. Os parâmetros utilizados para a realização da pesquisa foram capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado (VEF 1) e pico de fluxo expiratório (PEFR). Após a pesquisa os pesquisadores constataram que em comparação ao grupo controle (médicos e alunos de medicina), os esportistas obtiveram valores mais elevados de função pulmonar em relação ao grupo controle, destacando para o esporte de natação onde houve

12 uma concentração de valores mais alto que em comparação com os outros esportes (14). Este estudo comprova juntamente com nossa pesquisa que, a prática de exercícios físicos promove uma função pulmonar de melhor qualidade. Já em uma outra pesquisa avaliando 231 indivíduos saudáveis comparou valores de ventilação e exercício máximo em cicloergômetro. Os pesquisadores demonstraram que a ventilação no esforço máximo (Vemáx.) atingiu 0,61 + 0,14% da VVM e evidenciaram uma forte correlação (r = 0,9) entre Vemáx. e o VO2máx. (15) 4.4 CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO (MÉDIA E DESVIO PADRÃO), DE ACORDO COM AS POSIÇÕES DOS JOGADORES. Ao analisarmos as posições que cada jogador exerce foi possível observar que o VO2máx. de número maior foi o da posição goleiro chegando a 78 ml/kg/min, logo após o goleiro vem seguida as posições ala 72 ml/kg/min, pivô 69 ml/kg/min e o fixo 64 ml/kg/min, deixando visível que não houve grande diferença entre as posições com o consumo máximo de oxigênio, como demonstrado no gráfico 6 a seguir. VO2máx (ml/kg/min) GOLEIRO ALA PIVÔ FIXO POSIÇÕES Gráfico 6 Média e desvio padrão das posições e consumo máximo de oxigênio (VO2máx) A posição tática dentro de um time, o treinamento e a maturação biológica como citado anteriormente no item 4.3 tem influências significativas nos valores de VO2máx. Em nossos resultados obtidos vimos que o goleiro do time estava mais apto a captar, transportar e utilizar oxigênio. A hipótese para esse fato é de que durante seu período de recesso o mesmo manteve um certo treinamento deixando-o mais condicionado. Cada posição exige do atleta algumas habilidades por exemplo: o goleiro necessita de força explosiva, flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular localizada e velocidade de reação; Já o ala precisa de força explosiva, resistência e coordenação; A

13 posição pivô necessita de velocidade, agilidade, equilíbrio e força de explosão; E por fim o jogador fixo precisa ter força, impulsão, equilíbrio, velocidade de reação e agilidade. A posição que cada jogador exerce e a sua participação em quadra estabelece uma variação no valor do VO2máx.. Portanto sabe-se que o jogador que apresenta um valor maior de consumo de oxigênio máximo, consegue participar mais da partida e apresentar um menor índice de lesão (16). Em relação ao futebol de campo, quando um jogador corre, em uma velocidade alta, os primeiro segundos há predominância do sistema anaeróbico alático, já se acontecer uma diminuição da velocidade e um aumento do tempo, prevalece o sistema anaeróbio lático, e se houver um aumento da duração da atividade com a diminuição da intensidade irá prevalecer o sistema aeróbio. Autores descrevem que este, o sistema aeróbio é o mais utilizado em uma partida de futebol de campo (17). Ainda em relação ao futebol de campo a distância que é percorrida em média por um jogador é em torno de 10,80 km e dentro dessa distância 88% envolvem atividades aeróbias e 12% de atividades anaeróbias de alta intensidade (18). Em decorrência disso a capacidade de absorver, transportar e utilizar oxigênio é um determinante importante para os jogadores tanto de futebol de campo como de futsal recuperarem seus esforços de alta intensidade que foram realizados (19). 4.5 POSIÇÕES (MÉDIA E DESVIO PADRÃO), EM RELAÇÃO À CAPACIDADE VITAL FORÇADA E A VENTILAÇÃO VOLUNTÁRIA MÁXIMA (PERCENTUAL). Em relação às posições e a capacidade vital forçada (percentual), observou-se que como no VO2máx. a posição de goleiro tem a maior porcentagem em relação a CVF, chegando aos 111%, seguido da posição de goleiro vem a posição ala com 97%, a posição pivô também com 97%, e por último a posição fixo com 99%. Acompanhando os resultados de nosso estudo segue abaixo o gráfico 7.

14 % CVF GOLEIRO ALA PIVÔ FIXO POSIÇÕES Gráfico 7 Média e desvio padrão das posições e percentual da capacidade vital forçada (%CVF) De acordo com o percentual da ventilação voluntária máxima (VVM) e as posições, foi visualizado através dos resultados que mostram o gráfico 8, que a posição ala e goleiro obtiveram 124%, seguidos das posições pivô 120% e da posição fixo com 109%. % VVM GOLEIRO ALA PIVÔ FIXO POSIÇÕES Gráfico 8 Média e desvio padrão das posições e percentual da ventilação voluntária máxima (%VVM) Como foi possível observar nos gráficos anteriores 7 e 8, que dizem respeito a capacidade vital forçada e a ventilação voluntária máxima comparados com cada posição, não houve uma grande diferença significativa devido ao fato de que todos os pesquisados serem atletas, mesmo a pesquisa sendo realizada em uma pré temporada. Isso demonstra que, os atletas em seu período de recesso de alguma forma manterão a prática de exercícios como treinamento afim de não perderem sua capacidade respiratórios, com intuito de obterem melhores resultados físicos dentro de quadra.

15 REFERÊNCIAS 1 Melo RS. Futsal. 4 a ed. Rio de Janeiro: Sprint; Lima AMJ, Silva DVG, Souza AOS. Correlação entre as medidas direta e indireta do VO2max em atletas de futsal. Rev Bras Med Esporte. [periódico na internet] Mai/Jun [Acesso em 2007 Out 13]; 1(3): Disponível em: 3 Robergs RA, Roberts SO. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício: para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte; Leal Júnior ECP, Souza FB, Magini M, Martins RABL. Estudo comparativo do consumo de oxigênio e limiar anaeróbio em um teste de esforço progressivo entre atletas profissionais de futebol e futsal. Rev Bras Med Esporte. [periódico na Internet] Nov/Dez [Acesso em 2007 Out 13]; 12(6): Disponível em: 5 Santos AR. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3 a ed. Rio de Janeiro: DP&A; Richardson, RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: Atlas; Powers SK, Howley ET. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. São Paulo: Manole; Costa D. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Livraria Atheneu; Triola MF. Introdução a estatística. 7 a ed. Rio de Janeiro: LTC; Leal Junior ECP, Pinto FM, Cortez PJO, Fagundes AA. Comparação da função pulmonar entre jovens atletas e sedentários. Rev. Fisioterapia em movimento [periódico na internet] 2003 [Acesso em 2008 Out 15];16(1):47-50 Disponível em : taction=lnk&exprsearch=348960&indexsearch=id 11 Cunha GS, Oliveira ÁR. Aspectos físicos e fisiológicos do jovem jogador de futebol. Rev. Brasileira de Fisiologia do Exercício [periódico na internet] 2008 [Acesso em 2008 Set 28]; 7: Disponível em: 12 Cooperativa do Fitness. Teste máximo de Ellestad, 1986 para esteira [Internet]. Belo Horizonte: Cooperativa do Fitness [acesso em 2008 Out 13]. Disponível em: 13 Barros TL, Tebexreni AS, Tambeiro VL. Aplicações Práticas da Ergoespirometria no Atleta. 2º Congresso Virtual de Cardiologia. Federación Argentina de Cardiologia. [Internet]

16 2001 [Acesso em 2008 Set 25]. Disponível em : 14 Mehrotra PK, Varma N, Tiwari S, Kumar P. Pulmonary functions in Indian sportsmen playing different sports. Indian J Physiol Pharmacol [peródico na internet] 1998 [Acesso em 2008 Out 15];42: Disponível em : 15 Blackie SP, Fairbarn MS, McElvaney NG, Wilcox PG, Morrison NJ, Pardy RL. Normal values and ranges for ventilation and breathing pattern at maximal exercise. Chest [periódico na internet] 1991 [Acesso em 2008 Fev 20] ;100: Disponivel em: 16 Cooperativa do Fitness. Características físicas do futebol [Internet]. Belo Horizonte: Cooperativa do Fitness [acesso em : 2008 Out 10]. Disponível em: 17 Bangsbo J. Energy demands in competitive soccer. Journal of Sports Sciences. [periodic na internet] 1994 [Acesso em Set 12];12:[aproximadamente 27 p.] Disponível em: 18 Reilly T. Motion analysis and physiological demands. Science and Soccer, E & FN Spon, 1996:[aproximadamente 28 p.] 19 Ananias GEO, Kokubun E, Molina R, Silva PRS, Cordeiro JR. Capacidade funcional, desempenho e solicitação metabólica em futebolistas profissionais durante situação real de jogo monitorados por análise cinematográfica. Rev. Brasileira de Medicina do Esporte. 1998: 4(3):[aproximadamente 29 p.]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA PAULO SÉRGIO ISIDORO JEREMIAS JOÃO LUIZ MARTINS. COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA PAULO SÉRGIO ISIDORO JEREMIAS JOÃO LUIZ MARTINS. COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA PAULO SÉRGIO ISIDORO JEREMIAS JOÃO LUIZ MARTINS COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR E VO2máx. EM ATLETAS DO TIME DE FUTSAL DA UNISUL PRÉ TEMPORADA Tubarão 2008 PAULO SÉRGIO

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

Consumo Máximo de Oxigênio

Consumo Máximo de Oxigênio Consumo Máximo de Oxigênio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Consumo Máximo de Oxigênio VO2max BE066 Sistema Portátil K4b 2 BE066 VO2max Definição: É a razão máxima de O2 que uma pessoa pode absorver,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Int In e t rpre rpr t e a t ç a ã ç o ã da Prov Pr a ov de função funç Pulmonar (PFP ( )

Int In e t rpre rpr t e a t ç a ã ç o ã da Prov Pr a ov de função funç Pulmonar (PFP ( ) Interpretação da Prova de função Pulmonar (PFP) Espirometria DEFINIÇÃO Spiro = respirar Metrum = medida - Medida da entrada e saída de ar dos pulmões. -registro gráfico da espirometria i espirografia -

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Crescimento e Desenvolvimento Humano Crescimento e Desenvolvimento Humano Capacidades física e Motoras durante o processo de crescimento e Desenvolvimento Humano Desenvolvimento e Crescimento Humano Para se entender o processo de desenvolvimento

Leia mais

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes Bioenergética Ergonomia 2007 Módulo: Fisiologia do trabalho Aspectos cardiovasculares Medidas do custo energético do trabalho pelo consumo de O2 Correlação VO2 x FC Estimativa da carga de trabalho com

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício. Consumo Máximo de Oxigênio

BE066 - Fisiologia do Exercício. Consumo Máximo de Oxigênio BE066 - Fisiologia do Exercício Consumo Máximo de Oxigênio Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Conceituar Consumo Máximo de Oxigênio Descrever os Fatores que influenciam o VO2max Meios para determinação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA 1 LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL, DOS ANOS 1997 E 2009, PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESPORTE CIDADÃO UNILEVER Artigo apresentado como

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: FISIOLOGIA DO ESFORÇO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: FISIOLOGIA DO ESFORÇO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA CÓDIGO: EDFFIE DISCIPLINA: FISIOLOGIA DO ESFORÇO PRÉ - REQUISITO: FISIOLOGIA GERAL CARGA HORÁRIA: 80 CRÉDITOS: 04

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Plano de Curso Disciplina: Fisiologia do Esforço Físico Docente Responsável pela Disciplina: Dr. Ramón Núñez Cárdenas

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL

METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL Hadley Marlon Góes da Silva Henrique Eiras Toledo Thiago Coelho de Aguiar Silva Fabiano Tadeu de Souza RESUMO Objetivos: Analisar o metabolismo energético

Leia mais

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo Bioquímica da Atividade Motora Calorimetria Medida do Gasto Energético No Exercício Físico Objetivo da aula Medida do gasto energético no exercício

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL

PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL PETERSON LUIZ REGERT, CAROLINA KOEHLER, ÉBONI MARÍLIA REUTER, HILDEGARD HEDWIG POHL,

Leia mais

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet AVALIAÇÃO DO VO2 MAX O cálculo do Vo2max possibilita aos atletas, qualquer que seja o seu nível ou idade, a obtenção de melhores resultados

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. Esta aula foi retirada do Cap. 12 do livro: Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho 5ª edição William D. McArdle Frank I. Katch Victor L. Katch

Leia mais

TÍTULO: FORÇA MUSCULAR E FUNÇÃO PULMONAR EM NADADORES DE AGUAS ABERTAS

TÍTULO: FORÇA MUSCULAR E FUNÇÃO PULMONAR EM NADADORES DE AGUAS ABERTAS 16 TÍTULO: FORÇA MUSCULAR E FUNÇÃO PULMONAR EM NADADORES DE AGUAS ABERTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE PRAIA GRANDE AUTOR(ES):

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 159 A 164 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 2ª ª Parte ARTIGO ORIGINAL EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS

Leia mais

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Sistema Respiratório e Exercício Programação Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Volumes e Capacidades Pulmonares ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE Asma BIE DPOC Aula Prática (Peak Flow) Profa.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Diego A. dos SANTOS 1 ; Matheus PASTORE ; Wonder P. HIGINO ; Ana C. T. LUCAS ; Fernanda G. CASAGRANDE ; Daniele A. R. dos SANTOS

Leia mais

- Definir os termos trabalho, potência, energia e eficiência mecânica, dar uma breve explicação sobre o método utilizado para calcular o trabalho

- Definir os termos trabalho, potência, energia e eficiência mecânica, dar uma breve explicação sobre o método utilizado para calcular o trabalho PLANO DE CURSO CURSO: Curso de Fisioterapia DEPARTAMENTO: RECURSOS TERAPÊUTICOS E FÍSICO FUNCIONAIS CRÉDITOS: 4 (2 2) DISCIPLINA: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PROFESSOR: RODRIGO DELLA MEA PLENTZ EMENTA: Esta

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO.

ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO. ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO. Atalante Correa e Silva¹ Fabiano Garcia Muniz² Fabio Lopes Larreia³ Luciano Medeiros da Rocha 4 Luciano Leal

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda

Associação de Futebol da Guarda Cronograma: Curso de Treinadores de Futsal 1º Nível Aulas Teóricas Dezembro/08 Janeiro/09 As Capacidades Motoras 17 / Janeiro 19 / Janeiro 21 / Janeiro Avaliação Teórica Avaliação Prática 04 / Fevereiro

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de O² Avaliação Cardiorrespiratória Ergômetros Ergo = trabalho Metro = medida Sendo assim, um ergômetro é basicamente um instrumento que

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS

DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS Objetivos da aula Rever aspectos da prova de função pulmonar (PFP) Identificar principais parâmetros da PFP usados em Pneumologia Ocupacional Fornecer subsídios para a discussão

Leia mais

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 Equipa: Doutor João Brito (coordenador) Doutor Hugo Louro Doutora Ana Conceição Mestre Nuno

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. Bruno P. da Silva 1 ; Willian D. Silva²; Josiane F. Lino; Ana Carolina C. Pereira; Henrique F. Ferreira;

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER 16 TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Fisiologia do Esforço

Fisiologia do Esforço Fisiologia do Esforço Curso Desporto e BemEstar 3º Semestre 008/09 Capítulo II Bases da Bioenergética Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Leiria 7 Out 08 ATP-CP e energia O sistema ATP-CP

Leia mais

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro Fisiologia da Corrida Fisiologia da Corrida Objetivo: abordar a fisiologia básica e partir para a forma como o corpo se adapta ao esforço da corrida.

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Avaliação pré participação em exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Avaliação pré participação em exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Avaliação pré participação em exercícios Prof. Dra. Bruna Oneda Fatores de risco cardiovascular NÃO MODIFICÁVEIS IDADE GÊNERO HEREDITARIEDADE RAÇA MODIFICÁVEIS COLESTEROL DIABETES HIPERTENSÃO OBESIDADE

Leia mais

RESISTÊNCIA SÍNTESE. 1. A resistência. 2. Caraterização do esforço no Futebol. 3. Treino de jovens. 4. Princípios metodológicos. 5. Síntese 13/04/2015

RESISTÊNCIA SÍNTESE. 1. A resistência. 2. Caraterização do esforço no Futebol. 3. Treino de jovens. 4. Princípios metodológicos. 5. Síntese 13/04/2015 13/04/2015 RESISTÊNCIA OPERACIONALIZAÇÃO PRÁTICA Bruno Romão 13/04/2015 SÍNTESE 1. A resistência 2. Caraterização do esforço no Futebol 3. Treino de jovens 4. Princípios metodológicos 5. Síntese 1 A RESISTÊNCIA...

Leia mais

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD Antonio Carlos Gomes, PhD Estratégias voltadas para a Formação integral do atleta 1 ? QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS Ações na preparação a longo prazo 2 Fábrica? Usina? Indústria? MEDALHA OLÍMPICA? VOU SER CAMPEÃO?

Leia mais

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964 Limiar Anaeróbio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14:844-852, 1964 Introdução do termo Limiar de Metabolismo Anaeróbio Definido como a taxa de trabalho ou VO2 a partir

Leia mais

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Visão Geral - Princípios do Treinamento - Métodos de Treinamento

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Autores Jeferson Tafarel Pereira do Rêgo Nickson Barbosa Marinho Péricles Roberto Silva Rodrigues Orientador: João

Leia mais

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações Metabólicas do Treinamento Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações ao Treinamento Aeróbio Adaptações centrais e periféricas Realização do exercício submáximo

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura

Leia mais

VI Congresso Internacional de Corrida- 2015

VI Congresso Internacional de Corrida- 2015 VI Congresso Internacional de Corrida- 2015 Treino de resistência e níveis de performance Gonçalo Vilhena de Mendonça 2015 Estrutura geral 1. Treino de resistência cardiorrespiratória (CR) na corrida.

Leia mais

NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. CLÉCIO SANTANA MACHADO¹ LAÍS BRANDÃO CARVALHO SILVA¹ MICHELINI TAVARES A. DE AGUIAR¹ CASSIO HARTMANN² (1) INSTITUTO BATISTA

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 17 A 23 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte RECEBIDO EM: 00-00-0000 ACEITO EM: 00-00-0000 ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE JOGADORES DE FUTEBOL

Leia mais

Divisão de Actividade Física e Rendimento Desportivo Ficha Informativa

Divisão de Actividade Física e Rendimento Desportivo Ficha Informativa Divisão de Actividade Física e Rendimento Desportivo Ficha Informativa Instituto do Desporto de Portugal, I.P. Piscinas do Jamor Av. Pierre Coubertin 1495-751 Cruz Quebrada Tel.: 21 415 64 00 Fax.: 21

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado*

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* RESUMO O futsal é um importante esporte que ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades motoras. O presente

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 1 Ventilação e metabolismo energético Equivalente ventilatório de oxigênio: Relação entre volume de ar ventilado (VaV) e a quantidade de oxigênio consumida pelos tecidos (VO2) indica

Leia mais

Palavras Chave: Ventilação Mecânica. Complacência Pulmonar. Sistema Respiratório. Volume Corrente.

Palavras Chave: Ventilação Mecânica. Complacência Pulmonar. Sistema Respiratório. Volume Corrente. ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPLACÊNCIA DINÂMICA E ESTÁTICA DE ACORDO COM AS VARIAÇÕES DO VOLUME CORRENTE OFERTADO E MENSURADO DURANTE A VENTILAÇÃO MECÂNICA Antônio Henrique Semençato Júnior, Unisalesiano/Lins

Leia mais

SPIRARE +METRUM = MEDIDA DA RESPIRAÇÃO

SPIRARE +METRUM = MEDIDA DA RESPIRAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE OBJETIVO DA AULA FUNÇÃO PULMONAR ESPIROMETRIA e PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO (PFE) - Definir espirometria e Peak Flow ; - Identificar suas aplicações; -

Leia mais

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento André Casanova Silveira João Lucas Penteado Gomes Ago/2016 Referência Bibliografia

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA CEAFI- GOIÂNIA-GOIÁS-BRASIL vitor_alvesmarques@hotmail.com RESUMO VITOR ALVES MARQUES Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO Professor Guilherme de Camargo Ferraz guilherme.de.ferraz@terra.com.br INTRODUÇÃO Mercado Nacional de Eqüinos: Inter-relações Complexo Agronegócio Cavalo Esporte

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso 10 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso A IMPORTÂNCIA DA VELOCIDADE NO LIMIAR ANAERÓBIO DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Autor: Wesley

Leia mais

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas Avaliação em Atividades Aquáticas Ergoespirometria Vo2 máximo (potência aeróbia) Limiar de lactato Equações de regressão Velocidade crítica F. Cardíaca PSE (Escala de Borg) % de esforço (melhor tempo de

Leia mais

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Exercícios Aquáticos NATAÇÃO Natação Esportes aquáticos Hidroginástica Deep water Acqua jogger Hidrobike Hidroginástica Deep Water Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Princípios do treinamento

Leia mais

Testes de Consumo máximo de Oxigênio (Vo 2 máx) Fisiologia Do Esforço Prof.Dra. Bruna Oneda 2016

Testes de Consumo máximo de Oxigênio (Vo 2 máx) Fisiologia Do Esforço Prof.Dra. Bruna Oneda 2016 Testes de Consumo máximo de Oxigênio (Vo 2 máx) Fisiologia Do Esforço Prof.Dra. Bruna Oneda 2016 Tamponamento Substâncias que se dissociam em solução e liberam H + são denominadas ácidos Compostos que

Leia mais

DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR

DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR LEONARDO GEALH RICARDO ALEXANDRE SPIRONELLO Universidade Estadual de Maringá, Maringá Paraná Brasil leogealh@yahoo.com

Leia mais

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro)

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro) Escola de Educação Física e Esporte da USP Disciplina EFB 0303 - Medidas e Avaliação da Atividade Motora Avaliação da potência aeróbia Avaliação da aptidão aeróbia Conceito: Capacidade máxima de se exercitar

Leia mais

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios do Treinamento: São os aspectos cuja observância irá diferenciar o trabalho feito à base de ensaios e erros, do científico. (DANTAS, 2003)

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. Guilherme Sanches Valverde 2 Fernanda Pereira de Souza 3 Rosangela Marques Busto 4 Abdallah Achour Junior 4 Fausto Orsi de Medola 4 RESUMO Este estudo

Leia mais

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS Ewerton Gassi 1 Gilberto R. A. Silva 2 Vicente P. B. Dalla Déa 2 Poliana Rizzotto de Carvalho

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL

PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL Prof.Dr. João Paulo Borin Conhecimento Acadêmico X Prática Desportiva UNIVERSIDADE QUADRA PESQUISADOR LABORATÓRIO TEORIA TREINADOR ATLETA PRÁTICA Ciência do Desporto Resultado

Leia mais

Função Pulmonar. Função Pulmonar OBJETIVOS. Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

Função Pulmonar. Função Pulmonar OBJETIVOS. Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA Função Pulmonar Celso R F Carvalho FM - USP OBJETIVOS Função Pulmonar Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA Testes clínicos que visam fornecer dados referentes

Leia mais

III Ciclo de Atualização do Cavalo Atleta. Marcos Jun Watanabe

III Ciclo de Atualização do Cavalo Atleta. Marcos Jun Watanabe Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ Escola de Equitação do Exército - EsEqEx III Ciclo de Atualização do Cavalo Atleta Marcos Jun Watanabe Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade

Leia mais

ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR

ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR EMERSON CRUZ DE OLIVEIRA, ANA FLÁVIA SANTOS SAMPAIO, TALITA PRATO DA SILVA, MARIA LÚCIA PEDROSA, MARCELO EUSTÁQUIO SILVA. Universidade

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

Fisiologia do exercício

Fisiologia do exercício Fisiologia do exercício Fernanda C. Lanza Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho, São Paulo - SP. Doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria pela

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO Angélica Weschenfelder Martim Bianco 1 Prof Orientador: Osvaldo Donizete Siqueira RESUMO A verificação das condições

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

Avaliação pré participação em exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Avaliação pré participação em exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Avaliação pré participação em exercícios Prof. Dra. Bruna Oneda Fatores de risco cardiovascular NÃO MODIFICÁVEIS IDADE GÊNERO HEREDITARIEDADE RAÇA MODIFICÁVEIS COLESTEROL DIABETES HIPERTENSÃO OBESIDADE

Leia mais

Calendário: agosto a maio Pré-temporada: junho Volume de treinamento: 20 a 25 horas semanais

Calendário: agosto a maio Pré-temporada: junho Volume de treinamento: 20 a 25 horas semanais PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO CSKA Competição: temporada 2007/2008 Calendário: agosto a maio Pré-temporada: junho Volume de treinamento: 20 a 25 horas semanais Duração de cada sessão de treinamento: 90'

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA Linhas de Pesquisa de Fisioterapia em Cardiologia RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA VI Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia Fisiot. Espec. Cleusa Maria Richter INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DE CRUZ ALTA www.icca-rs.com.br

Leia mais

Bioenergética. Trabalho Biológico. Bioenergetica. Definição. Nutrição no Esporte. 1

Bioenergética. Trabalho Biológico. Bioenergetica. Definição. Nutrição no Esporte. 1 Bioenergética Trabalho Biológico Contração muscular * Digestão e Absorção Função glandular Manter gradientes de concentração Síntese de novos compostos Profa. Raquel Simões M. Netto 4 Exercício para saúde

Leia mais

Isabella Martins Rodrigues et al.

Isabella Martins Rodrigues et al. 32 Isabella Martins Rodrigues et al. ANÁLISE CINEMÁTICA DA MECÂNICA RESPIRATÓRIA EM BAILARINAS CLÁSSICAS: RESULTADOS PRELIMINARES KINEMATIC ANALYSIS OF RESPIRATORY MECHANICS IN CLASSICAL BALLET DANCERS:

Leia mais

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios??

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? RISCOS BENEFÍCIOS RISCO DE MORTE POR DOENÇAS 100 % CARDIOVASCULARES 80 Diminuição de 34% 66% 60 40 20 0 AGITA São Paulo Sedentário Pouco Ativo Ativo Muito

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Maurício Rodrigues de Figueiredo Orientador: Daniel Carlos Garlipp Capacidade aeróbica em atletas universitárias de handebol CANOAS 2015 CAPACIDADE AERÓBICA EM ATLETAS UNIVERSITÁRIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício Ms. Sandro de Souza Discutir alguns aspectos associados à medida do VO2máx. Conhecer os mecanismos envolvidos

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada)

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada) Direta TIPOS DE PESQUISA de Campo (aplicada) Prof.ª Andrea Vanzelli de Laboratório (básica) Direta Tipos de s s de Direta Descritivo Não interfere na realidade Indireta Experimental Há manipulação da realidade

Leia mais

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM ARTIGO ORIGINAL INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM Fábio Yuzo Nakamura 1,2 Thiago Oliveira Borges 1,2 Fabrício Azevedo Voltarelli 3 Luis Alberto Gobbo

Leia mais

3.Resistência Anaeróbia

3.Resistência Anaeróbia Treinamento de Valências Físicas e Modelo Tridimensional Valências Físicas 1. 2.Resistência Aeróbia 3.Resistência Anaeróbia 1 Valências Físicas 1. É a quantidade máxima de força que um músculo ou grupamento

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE PULMONAR DE IDOSOS Letícia Nandi Mendonça 1 Darlan Laurício Matte 2

INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE PULMONAR DE IDOSOS Letícia Nandi Mendonça 1 Darlan Laurício Matte 2 INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE PULMONAR DE IDOSOS Letícia Nandi Mendonça 1 Darlan Laurício Matte 2 RESUMO Com o processo de envelhecimento natural do organismo humano, várias alterações ocorrem

Leia mais

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica:

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: 60hs C.H. Prática: Créditos Ementa: Estudo do histórico do treinamento e treinamento global. Relatar e classificar

Leia mais

COMPORTAMENTO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM IDOSAS ATIVAS E SEDENTÁRIAS

COMPORTAMENTO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM IDOSAS ATIVAS E SEDENTÁRIAS COMPORTAMENTO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM IDOSAS ATIVAS E SEDENTÁRIAS CAROLINE BOTTLENDER MACHADO 1 ; ÉBONI MARÍLIA REUTER 1 ; ROSÂNGELA HINTERHOLZ 1 ; ISABELLA MARTINS DE ALBUQUERQUE 1 ; DULCIANE

Leia mais

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal.

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. Resumo *Israel de Paiva Arbués Carneiro **Rafael André de Araújo ***Francisco José Andriotti Prada O judô

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

Exercício Físico em altitudes. Prof a. Dr a. Bruna Oneda

Exercício Físico em altitudes. Prof a. Dr a. Bruna Oneda Exercício Físico em altitudes elevadas Prof a. Dr a. Bruna Oneda Altitude Elevada Menor disponibilidade de oxigênio; Alterações fisiológicas para garantir oxigênio em todos os tecidos Treinamento em altitude

Leia mais

TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance.

TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance. TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance. TREINAMENTO FÍSICO Repetição sistemática de exercícios que produz fenômenos

Leia mais

SILVA, Gabriela Cintra 1.

SILVA, Gabriela Cintra 1. TCC em Re-vista 2012 55 SILVA, Gabriela Cintra 1. Aleitamento materno em recém-nascidos a termo após assistência fisioterapêutica nas primeiras 12 horas de vida. 2012. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Tiago Volpi Braz 1 ; Mateus Moraes Domingos 1 ; Noler Heyden Flausino 1, 3 ; Marcela Carvalho Messias¹; Wagner Zeferino de Freitas 1, 2 ;

Tiago Volpi Braz 1 ; Mateus Moraes Domingos 1 ; Noler Heyden Flausino 1, 3 ; Marcela Carvalho Messias¹; Wagner Zeferino de Freitas 1, 2 ; ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS POTÊNCIA ANAERÓBICA, POTÊNCIA AERÓBICA, VELOCIDADE E FORÇA EXPLOSIVA DURANTE PERÍODO PREPARATÓRIO DE 6 SEMANAS EM FUTEBOLISTAS PROFISSIONAIS Tiago Volpi

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Guilherme Figueiredo Machado - NUPEF/UFV Eder Gonçalves - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa - NUPEF/UFV guilherme.machado19@hotmail.com.br

Leia mais