Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23"

Transcrição

1 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23

2 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação do Dropbox... 3 Partilha de ficheiros ªForma ªForma Definições do Dropbox Conclusão Webografia... 20

3 2 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Introdução O objectivo deste trabalho é mostrar com instalar e utilizar o Dropbox. O Dropbox é um programa que permite a partilha de ficheiros entre computadores utilizando o conceito de cloud computing. O conceito de cloud computing é utilizar servidores com grande capacidade de armazenamento que estão interligados através da internet e que tem a função de partilhar os ficheiros no Mundo inteiro. O Dropbox baseia-se nesse conceito, que tem vindo a ganhar cada vez mais uso principalmente nas empresas.

4 3 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Instalação do Dropbox A instalação do Dropbox é similar a qualquer outro programa de hoje em dia. Temos o executável e clicamos nele para iniciar a instalação. Podemos fazer o download do Dropbox no site abaixo. Passo 1 - Ao início da instalação aparece-nos esta janela a informar que este assistente vai instalar o Dropbox no nosso computador, clicamos em Install para instalar o Dropbox.

5 4 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 2 - Começou a instalação do Dropbox, teremos apenas que aguardar até que termine a instalação. Passo 3 - Nesta janela pergunta-nos se já temos uma conta Dropbox ou não, vamos pela opção I don t have a Dropbox account para criarmos uma conta. A opção I already have a Dropbox account vai-nos pedir de seguida o login da conta. Depois disto clicamos em Next.

6 5 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 4 - Aqui nesta janela temos os dados que temos que dar para a criação da conta, temos que dar o nosso primeiro e último nome, o , password e podemos escrever o nome que desejamos dar ao nosso computador. Depois clicamos em Next para avançar. Passo 5 - Aqui pergunta-nos o tamanho que poderemos utilizar no Dropbox, vamos pela opção de 2 GB porque é grátis, temos outras duas opções que são de 50 GB e 100 GB mas que são pagas. Depois de escolhermos o tamanho desejado clicamos em Next.

7 6 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 6 - Agora teremos que escolher o tipo de instalação, se queremos a típica que vai instalar com as definições normais, ou então a avançada onde podemos escolher a localização do Dropbox e quais pastas vão ser sincronizadas. Depois clicamos em Install para instalar essas definições. Passo 7 - Agora poderemos ver um guia do programa, para avançarmos clicamos em Next para avançar. Caso não queiramos ver o guia clicamos em Skip tour para passar tudo.

8 7 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 8 - No fim do guia, recebemos a informação que o Dropbox já foi instalado. Temos a opção de abrir a pasta do Dropbox, após clicarmos em Finish, para isso clicamos na opção Open my Dropbox folder now.

9 8 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Partilha de ficheiros Agora vamos partilhar ficheiros no Dropbox, é um processo muito simples. Não é necessário a instalação de mais nada, apenas acesso á Internet. Esta é a maneira mais simples de enviar ficheiros, mas só ficam disponíveis a quem damos o link, a segunda maneira é enviado uma mensagem aos mails que nós queremos com o link da pasta. 1ªForma Passo 1 - Temos aqui a nossa pasta do Dropbox, já tem duas pastas nela por defeito que é a pasta Photos que é para as imagens que queremos partilhar e a pasta Public que é para partilhar com todos.

10 9 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 2 - Vamos colocar um ficheiro na pasta do Dropbox agora, ao início vai ter um ícone azul sobre ele que significa que está a sincronizar o ficheiro. Passo 3 - Podemos ver que já acabou a sincronização, ao ter este ícone significa que o ficheiro já está sincronizado.

11 10 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 4 - Vamos agora fazer o login na nossa conta Dropbox no site do Dropbox. A caixa de login encontra-se na parte superior direita do site. Está aqui o site para fazerem o login. Passo 5 - Já fizemos o login, e agora iremos ao separador Files para vermos os nossos ficheiros sincronizados. Temos outros separadores que é para quem está a começar, ver os eventos que aconteceram, partilhar mais pastas e a ajuda. Ao clicarmos num dos ficheiros podemos ver que podemos fazer várias coisas como fazer download do ficheiro, elimina-lo, mover o ficheiro e mudar-lhe o nome.

12 11 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 6 - Agora vamos mover o ficheiro para a pasta Public, e a partir de agora outros utilizadores poderão fazer o download desse ficheiro, para isso teremos apenas que lhes dar o link desse ficheiro.

13 12 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox 2ªForma Passo 1 - Vamos ao site do Dropbox e fazemos login com a nossa conta e acedemos ao separador Sharing e depois clicamos Share a folder. Passo 2 - Vai abrir uma janela a perguntar se queremos já partilhar uma pasta já criada ou então criar uma pasta e partilhar. Vamos criar uma nova pasta, escrevemos o nome desta e depois clicamos Next.

14 13 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 3 - Agora vamos escrever todos os s que desejamos enviar o link da nossa pasta para partilhar e podemos também escrever um comentário. Depois clicamos Share folder. Passo 4 - Quando a pessoa que enviamos a mensagem ir ao , vai encontrar uma mensagem do Dropbox com o link para a nossa pasta.

15 14 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Passo 5 - A pessoa acede a pasta e pode ler em cima You re already a member of nova pasta e podemos fazer o download dos ficheiros que estão colocados na pasta. Para fazer o upload dos ficheiros basta colocar na pasta do nosso computador e faz a sincronização.

16 15 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Definições do Dropbox Para acedermos ás preferências do Dropbox, clicamos na seta da barra de tarefas do Windows, e teremos o icone do Dropbox, clicamos sobre ele com o botão direito do rato e depois vamos a Preferences. Também temos outras opções como abrir a pasta do Dropbox, ir ao site do Dropbox, ficheiros modificados recentemente, ver quanto do espaço estamos a utilizar, conseguir mais espaço e ir ao centro de ajuda.

17 16 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Vai abrir-nos uma janela nova, teremos vários separadores, no separador General, são definições gerais como mostrar notificações, iniciar o programa no arranque do sistema operativo e permitir sincronização por LAN. No separador Account temos as informações da conta, e podemos retirar a ligação do computador a essa conta.

18 17 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox No separador Bandwitdth que é o separador do tráfico, podemos limitar a velocidade de download e upload de ficheiros. Agora no separador seguinte que se chama Proxies temos as proxies que significa que o computador vai-se ligar a outra servidor para se ligar ao utilizador que fizer o download.

19 18 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox No separador Advanced temos as preferências avançadas, que podemos escolher a linguagem do programa, mudar a localização da pasta do Dropbox e também podemos seleccionar que pastas queremos sincronizar.

20 19 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Conclusão Com este trabalho esperamos que tenham utilizado e desfrutado do Dropbox, um programa que tem ganhado cada vez mais uso, e pode utiliza um conceito que tem ganhado cada vez popularidade entre os informáticos.

21 20 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Dropbox Webografia Instalação e partilha de ficheiros (1ªforma) Parte Parte Partilha de ficheiros (2ªforma) Site do Dropbox

Equipa PTE. Janeiro 2012

Equipa PTE. Janeiro 2012 Janeiro 2012 Equipa PTE Índice Introdução... 3 Registo Online... 3 Instalação... 6 Dropbox Online... 9 Separador Files (Ficheiros)... 10 Restaurar arquivos... 11 Recuperar arquivos... 11 Separador "Events"...

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros na Caixa Mágica Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC)

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Tutorial Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Índice Introdução... 3 O programa... 3 Página www.dropbox.com... 6 Separador "Files"...

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Ubuntu Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso) COMO USAR O DROPBOX O Dropbox é uma excelente alternativa para quem gosta de ter os seus documentos sempre à mão. Com ele, você pode hospedar os seus arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar e

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de TeamViewer 6 Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação do TeamViewer 6... 3 Aceder remotamente outra máquina... 6 Conclusão...

Leia mais

Configurar ligação VPN a rede do CIIMAR 2010

Configurar ligação VPN a rede do CIIMAR 2010 O Centro de Informática vem assim demonstrar o processo de configuração da ligação VPN a rede do CIIMAR. O que preciso? O utilizador só precisa de fazer o download do software Cisco VPN Client e o certificado

Leia mais

Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti. Projeto Competências em informação online - Tutoriais em Tecnologias Intelectuais -

Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti. Projeto Competências em informação online - Tutoriais em Tecnologias Intelectuais - Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti Projeto Competências em informação online - Tutoriais em Tecnologias Intelectuais - Tutorial Compartilhamento de arquivo Dropbox Autores:

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

Data de Aplicação 2/04/2009

Data de Aplicação 2/04/2009 FICHA TÉCNICA Exercício nº 9 Data de Aplicação 2/04/2009 NOME DO EXERCÍCIO Instalação de Software Base DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas OBJECTIVOS Resultado

Leia mais

Definir um site com o Adobe Dreamweaver

Definir um site com o Adobe Dreamweaver Definir um site com o Adobe Dreamweaver Antes de começarmos a desenvolver o nosso site e depois da fase de planeamento, devemos começar por definir o site no Dreamweaver. Para isso devemos criar uma pasta

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Mozilla Thunderbird. Configuração inicial

Mozilla Thunderbird. Configuração inicial Mozilla Thunderbird Configuração inicial A instalação é muito simples, basta aceder ao site http://www.mozilla.com/thunderbird/ e carregar em Download, tal como apresentado na figura seguinte. Figura A

Leia mais

Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org

Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org Instruções Básicas de Instalação Instalação no Windows 98/ME/NT/2000/XP Para fazer a instalação do BrOffice.org no seu sistema Windows, siga os passos abaixo:

Leia mais

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Instalação do Windows 2003 Server quarta-feira, 3 de dezembro de 2013 Índice Introdução...

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS A instalação do Gespos para Windows deverá ser feita no Windows 98 Segunda Edição ou superior. Independentemente do Sistema Operativo, antes de proceder à instalação da

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais

How TO: Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection

How TO: Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection INTRODUÇÃO Garantir que a nossa informação está segura e com backups de segurança efetuados é sem dúvida

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013 Manual do Utilizador Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows Versão 1.3, Novembro de 2013 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática, ESMAE

Leia mais

Como incorporar música. numa apresentação de. PowerPoint?

Como incorporar música. numa apresentação de. PowerPoint? Centro de Formação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade Como incorporar música numa apresentação de PowerPoint? Na maior parte das vezes o problema põe-se porque o PowerPoint

Leia mais

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo CRIAR UMA CONTA DE CORREIO ELECTRÓNICO Ex: No hotmail: Abrir o Explorer Na barra de endereços escrever: http://www.hotmail.com Surge a página representada na fig.1. Fig. 1 Para criar a conta faça clique

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto V1.00 UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA Outubro 30, 2004 www.imsi.pt Código #MOaR01 EMPRESA Código Documento MOAR01 Sobre a utilização do programa de assistência remota Versão Elaborado

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PILOT Handwriting Manual e Guia de exploração do PILOT Handwriting para utilização em contexto

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Criação e eliminação de atalhos Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos: 1. Clicar no ambiente de trabalho com o botão secundário (direito) do

Leia mais

ZSRest e ZSPos Multiposto

ZSRest e ZSPos Multiposto ZSRest e ZSPos Multiposto 1 2 Este manual serve para o ajudar na configuração multiposto do ZSRest e ZSPos. Após a Instalação do ZSRest e ZSPos, é necessário configurar uma porta estática no SQL Server.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP Inserir o cd de instalação do programa e executar a opção Next ERP Clicar em instalar Alguns instantes depois aparecerá a mensagem: o Sage Next utiliza o Microsoft

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

PDFCreator 0.93. Guia de Utilização. Luís Franco

PDFCreator 0.93. Guia de Utilização. Luís Franco PDFCreator 0.93 Guia de Utilização Luís Franco Função: Criar ficheiros PDF Grátis: Sim Em português: Sim Obter o Programa 1. Faça o Download do Programa de Instalação a partir de http://sourceforge.net/projects/pdfcreator

Leia mais

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP Edição: 1.0 Data: 07/08/15 Pág.: 1/10 O sistema de FTP é um serviço de transmissão de ficheiros bilateral, disponibilizado pela Monoquadros para os seus parceiros de negócio, com vista á fácil e rápida

Leia mais

Como Desinstalar uma Aplicação no teu Windows

Como Desinstalar uma Aplicação no teu Windows 2013-04-30 19:00:50 Hoje vamos dar seguimento ao artigo onde começamos a melhorar a velocidade do nosso computador, lembras-te? Além de removermos alguns serviços do arranque, podemos também limpar programas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15 Módulo 16 Windows 2008 Server Instalação e configuração Roles DNS Nº 001 Começamos por selecionar o Server Manager. Roles DNS Nº 002 Visualização da janela

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros)

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) Guia de Utilização Luís Franco Nome do Programa: IZArc Função: Comprimir/Descomprimir Ficheiros/Pastas Grátis: Sim Em português: Sim Índice Obter

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico Índice Autenticação Pela Primeira Vez... 3 Utilização do Zimbra... 4 Como Aceder... 4 Como fazer Download

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Introdução à aplicação Web

Introdução à aplicação Web Introdução à aplicação Web A aplicação Web SanDisk +Cloud é uma interface com base na Web para aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta. Com a aplicação Web poderá reproduzir música, ver filmes, ver

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 2º semestre Trabalho nº 0 Instalação dos programas

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro?

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Existem vários programas para isso, entre eles o Parallels que é pago, o VMWare, o Virtual Box e outros. Hoje vamos abordar o Virtual

Leia mais

Compartilhando arquivos online: Dropbox e DropItToMe

Compartilhando arquivos online: Dropbox e DropItToMe Compartilhando arquivos online: Dropbox e DropItToMe Exemplos de uso: 1) O professor preparou um texto ou imagem para trabalhar com os alunos. Com o Dropbox, o professor apenas informa o link para os alunos

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Manual de Importação do WebMail para o Exchange

Manual de Importação do WebMail para o Exchange Este documento irá ajudá-lo na importação das pastas existentes no Webmail para o novo servidor de correio electrónico (Exchange). A partir do momento em que o novo sistema comece a funcionar, os e-mails

Leia mais

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Já pensaste como surgiu o computador?

Leia mais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais TUTORIAL GOOGLE DOCS PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS

Leia mais

Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual.

Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual. Hi5 Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual. 1º Criar Conta 2º Editar as preferências 3º Carregar Imagens

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Roteiro para configuração de conta de e-mail do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL dos seguintes domínios:

Roteiro para configuração de conta de e-mail do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL dos seguintes domínios: TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO DE CONTAS DE EMAIL DO CEFETSVS Roteiro para configuração de conta de e-mail do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL dos seguintes domínios: CEFET-SVS (Sede)

Leia mais

ASSINADOR ARQUIVO PDF. Versão 1.0r0 de 10 de Maio de 2013. Classificação: Corporativo

ASSINADOR ARQUIVO PDF. Versão 1.0r0 de 10 de Maio de 2013. Classificação: Corporativo ASSINADOR ARQUIVO PDF Versão 1.0r0 de 10 de Maio de 2013 Classificação: Classificação: Página 2 de 45 Classificação: Catalogação do Documento Código Titulo Classificação Versão 1.0r0-10 de Maio de 2013

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 17-09-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização http://www.pdfsam.org Sumário Apresentação... 3 Ferramenta... 3 Finalidade... 3 Instalação... 4 Utilizando o PDFsam... 8 Dividir... 9 Mesclar/Extrair... 11 Rotacionar...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014

Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014 Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014 Sumário Introdução... 3 1. Redirecionando e-mails novos... 4 2. Fazendo backup e encaminhando e-mails

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Para proceder a instalação do SPSS deve efectuar os seguintes passos tal como demonstrado nas figuras.

Para proceder a instalação do SPSS deve efectuar os seguintes passos tal como demonstrado nas figuras. Para proceder a instalação do SPSS deve efectuar os seguintes passos tal como demonstrado nas figuras. 1º PASSO Efectuar o login na área de estudante na página da ESSA (www.essa.pt), tal como demonstrado

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC

E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC O E-MAIL O Email (Electronic Mail) ou Correio Electrónico é um sistema de troca de mensagens entre dois ou mais

Leia mais

Plataforma de Inventários. Setembro de 2013

Plataforma de Inventários. Setembro de 2013 Plataforma de Inventários Setembro de 2013 Ligações externas Home Page * do site www.inventarios.pt Página inicial Acedendo a www.inventarios.pt no browser, a página inicial será parecida a esta. Página

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?...3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Direcção de Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Direcção de Sistemas de Informação LDAP UCP- Lisboa O que é o LDAP? O LDAP - Lightweight Directory Access Protocol - é um protocolo que os programas de Email utilizam para procurar contactos num servidor. Resumindo, é um Address Book centralizado.

Leia mais

Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003

Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003 Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003 Requisitos: Ter instalado o ActiveSync da Microsoft no computador pessoal

Leia mais

Guia para Atualização do Firmware AM-310

Guia para Atualização do Firmware AM-310 Guia para Atualização do Firmware AM-310 Rev. A.1 sales@acuraglobal.com Tel.: +55 11 3028-4600 Matriz: Rua Reginata Ducca, 73 09626-100 São Bernardo do Campo SP Fábrica: Doutor Domiciano Costa Moreira,

Leia mais

Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5

Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5 Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5 Você poderá fazer o download do Thunderbird na página principal (http://www.mozilla.org/projects/thunderbird/). Ele é totalmente freeware. Ao fazer o download da versão

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Manual do PDFCreator Versão 1

Manual do PDFCreator Versão 1 Manual do PDFCreator Versão 1 O PDFCreator é um software livre que permite criar documentos em formato PDF a partir outras aplicações. Centro de Formação de Penalva e Azurara www.cfpa.pt 2006 Índice Índice...

Leia mais

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se!

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! TUTORIAL 2015 Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! 2 Esta será a primeira tela que você verá. Se for o primeiro acesso, você deverá clicar em Cadastre-se 3 Para se cadastrar,

Leia mais

Imagem Genérica Linux Caixa Mágica 14 E-Escolas. Manual de Instalação

Imagem Genérica Linux Caixa Mágica 14 E-Escolas. Manual de Instalação Imagem Genérica Linux Caixa Mágica 14 E-Escolas Manual de Instalação http://www.caixamagica.pt Dezembro 2009 Versão 1.0 Índice 1.Introdução...3 2.Download do Ficheiro.ISO...4 3.Gravação do ficheiro.iso

Leia mais