Carta de princípios. O CONSED, por meio dessa carta de princípios propõe:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carta de princípios. O CONSED, por meio dessa carta de princípios propõe:"

Transcrição

1 Carta de princípios O CONSED, por meio dessa carta de princípios propõe: Um Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino e que considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional; Que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio seja elaborada a partir do Desenho do Novo Modelo indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de conhecimento. Que as competências e objetivos de aprendizagem da BNCC do Ensino Médio devem ocupar no máximo 1600hs (mil e seiscentas horas) da carga horária total destinada à formação no ensino médio. O restante do currículo deve ser preenchido por opções de aprofundamento e formação, considerando as quatro áreas de conhecimento e a opção de formação técnica profissional. Que as competências e os objetivos de aprendizagem da BNCC do EM não devem estar seriados, apenas apresentados de forma a deixar clara a progressão dos mesmos. Que seja construída, no prazo de 2 anos após a aprovação da bncc, uma Referência para a Flexibilização das opções de aprofundamento e formação nas áreas acadêmicas, em parceria entre CONSED e MEC, que deve ser considerada pelos sistemas de ensino NA flexibilização de seus currículos. Essa Referência para a Flexibilização deve contemplar as competências e objetivos de aprendizagem por ênfase acadêmica. O ENEM deve ser revisado em consequência da publicação da BNCC de tal forma que não inviabilize a proposta do Novo Modelo de Ensino Médio.

2 Que a segunda versão do documento da BNCC a ser apresentada pelo Ministério da Educação já considere esses princípios destacados anteriormente na sua nova redação. Sugestões de como o Ministério da Educação, em parceria com o CONSED e a comunidade, pode encaminhar os próximos passos para a apresentação final do documento ainda em junho de ) Aprovação para junho de 2016 do texto da BNCC com as competências e objetivos de aprendizagem por área de conhecimento indicando suas progressões e considerando que ocupam no máximo 1600hs (mil e seiscentas horas) da carga horária total destinada à formação no ensino médio. 2) Para a construção da Referência para a Flexibilização das opções de aprofundamento e formação nas áreas acadêmicas, deverá ser constituída uma parceria entre CONSED e MEC e apresentado um cronograma das atividades a serem realizadas para este fim no período de 2 anos. 3) Estabelecimento de períodos obrigatórios de ajustes e revisão da BNCC, considerando que em 2 anos haverá uma revisão parcial e em 6 anos uma revisão aprofundada. Preocupado com os baixos resultados que o modelo vigente de Ensino Médio vem gerando ao longo dos últimos anos, o CONSED, após uma série de debates, elaborou a proposta de um Novo Modelo de Ensino Médio. A característica principal desse novo modelo é que ele considera uma proposta de trajetórias flexíveis para a formação do jovem e contraponto ao modelo vigente que considera uma trajetória única e propedêutica. Nesse contexto, o CONSED entende que a Base Nacional Comum do Ensino Médio deve ser elaborada a partir do desenho desse Novo Modelo. A análise realizada pelo CONSED junto a especialistas que elaboraram os currículos na Austrália, Estados Unidos e Inglaterra apontam a defasagem que a primeira versão da BNC do EM representa em relação ao resto do mundo. O modelo de trajetória única vigente no Brasil com 13 disciplinas obrigatórias para todos, todos os anos, sem nenhuma possibilidade de escolha pelo aluno, é único em todo o mundo.

3 Os mesmos especialistas, também apontam para o fato de que em todo mundo as propostas de BNCC envolvem um modelo. Não há como ter uma BNCC sem um modelo. Da forma como está, a BNCC referenda o modelo falido existente. Análise do cenário atual do Ensino Médio: Ensino Médio é a modalidade de ensino que apresenta hoje os piores resultados e aspectos mais desafiadores do sistema educacional brasileiro: Melhora tímida dos resultados do SAEB e PISA; Apenas metade dos jovens conclui o Ensino Médio até os 19 anos [Fonte: Todos Pela Educação, 2013]; 16,7% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola [Fonte: PNAD, 2014]; Cerca de 20% dos jovens de 15 a 24 anos não estudam e nem trabalham; Somente 16,5% dos jovens de 18 a 24 anos frequentam o Ensino Superior (Observatório do PNE)e a meta do PNE é de chegar a 33% em 2024, ou seja, hoje temos 83,5% dos jovens que não fazem mais parte do Sistema de Ensino e que não têm qualificação para atuar na vida profissional; Currículo extenso, superficial e fragmentado que não faz sentido e é pouco atrativo para vida dos jovens do século 21; Modelo curricular único e não flexível, com excesso de disciplinas obrigatórias; unicamente propedêutico (atendendo, assim a 16,8% dos jovens); Ensino técnico nos modelos integrado, subsequente ou concomitante não se articulam com o Ensino Médio, apenas somam-se a ele, sobrecarregando os alunos que não ingressarão neste momento na universidade (os 83%) e que necessitam de formação técnica para uma vida mais digna. 40% dos alunos matriculados no 3 o ano do ensino médio NEM SE INSCREVERAM para o ENEM, denotando desinteresse na continuidade dos estudos para as universidades. Principais críticas ao modelo vigente: É necessário introduzir modelo de ensino médio na proposta da BNCC: O lançamento da BNCC será resultado de um exaustivo e desgastante processo de debate e negociação. Após, não haverá disposição nem capacidade de mobilização para novo debate em torno do modelo do ensino médio.

4 Objetivos da BNCC não contemplam preparação para o mundo do trabalho: Existe um descompasso entre os objetivos da Base e a definição de seus componentes curriculares e os objetivos de aprendizagem propostos. A base prevê nos seus objetivos a formação de indivíduos autônomos capazes de intervir e transformar a realidade, com a preparação para o mundo do trabalho, todavia a proposta da BNCC não faculta que tais objetivos sejam alcançados. BNCC induz à manutenção do modelo atual. Não oferece respostas aos desafios do Ensino Médio: Mantém-se na BNCC o mesmo número de componentes curriculares existentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o que mantém, na prática, o mesmo modelo que hoje existe sem bons resultados e dificulta muito a flexibilização pelos sistemas de ensino. BNC induz à criação de um caminho único: A BNCC estabelece um caminho único para tudo e para todos, sem considerar as diferenças para ensino técnico, tecnológico e superior acadêmico. Há excesso de disciplinas e de conteúdo. Modelo não existe em nenhum outro país: Este modelo adotado no Brasil é único em todo o mundo. São 13 disciplinas obrigatórias para todos, todos os anos, sem nenhuma possibilidade de escolha pelo aluno. Análise dos especialistas que elaboraram os currículos na Austrália, Estados Unidos e Inglaterra apontam a defasagem que esta BNCC representa em relação ao resto do mundo. Proposta da BNCC afirma um modelo equivocado: Os especialistas apontam também para o fato de que em todo o mundo as propostas de BNCC envolvem um modelo. Não há como ter uma BNCC sem um modelo. Da forma como está, a BNCC referenda e afirma o modelo existente e falido. A BNC não traz uma proposta concreta de flexibilização. Indicação para revisão da BNC à luz do Novo Modelo de EM: Revisão da estrutura da BNCC para que garanta aprendizagem significativa aos alunos, levando em consideração: Flexibilidade para diferentes modelos de Organização curricular: a Base não é o currículo, é a indicação do conjunto de aprendizagens (competências e habilidades) que todos os alunos deveriam adquirir ao longo do Ensino Médio. Desse modo, os sistemas estaduais de ensino deverão ter autonomia para propor seus objetivos de acordo com suas especificidades.

5 Organização e Clareza sobre Conceitos Utilizados: a base deverá explicitar as competências esperadas pautadas em conceitos claros. Sugestão Glossário de Terminologia Curricular da UNESCO Exequibilidade: A carga horária mínima de horas não deve ser integralmente preenchida pelas competências e objetivos de aprendizagens da base. Deve-se garantir a Flexibilização do Ensino médio dentro das horas previstas. Propõe-se que o texto legal da BNCC determine uma carga horária que garanta e torne visível a flexibilização reservando no mínimo 800 hs para a flexibilização e no máximo 1600 hs para as competências e objetivos de aprendizagem da BNCC e rompendo com a lógica da seriação. Viabilização de Diferentes Percursos Formativos no Ensino Médio: Currículo do E. Médio deverá ser composto pela BNCC e pelos aprofundamentos e formação, definido pelos sistemas de ensino, levando em consideração: Ênfase em Linguagens Ênfase em Matemática Ênfase em Ciências Naturais Ênfase em Ciências Humanas Ênfase em Formação Tecnica e profissional Desse modo, o aluno poderá optar pelo aprofundamento acadêmico nas ênfases escolhidas, bem como pela preparação para o mundo do trabalho ou ensino técnico, caso a universidade não seja sua meta imediata. Referência para a flexibilização: Construção de uma Referência para a Flexibilização para as opções de aprofundamento e formação das áreas acadêmicas. Esse documento deve ser elaborado em uma parceria entre CONSED e MEC e deverá ser considerado pelos sistemas de ensino na construção da parte de flexibilização de seus currículos. Proposta do CONSED para a segunda versão do documento da BNC do EM considerando o Novo Modelo:

6 Para garantir o direito de aprendizagem dos alunos e a melhora da equidade proporcionada pela definição de uma BNC, as premissas do Novo Modelo do Ensino Médio devem estar explicitadas e respeitadas no documento. O Novo Modelo do EM considera que a BNC deve garantir a formação geral do estudante e também garantir opções de formação e aprofundamento de escolha dos alunos incluindo como possibilidades a preparação para o exercício de profissões técnicas, para formação profissional inicial e continuada ou qualificação profissional e para o aprofundamento acadêmico das diferentes áreas de conhecimento. A BNCC do Novo Modelo de Ensino Médio deve indicar: os objetivos de aprendizagens dos componentes curriculares obrigatórios e os objetivos de aprendizagem a serem considerados nas opções de formação sugeridas e de aprofundamento e a serem definidas e ofertadas segundo os critérios de cada sistema de ensino. Para garantir a flexibilização do Novo Modelo de Ensino Médio, os objetivos de aprendizagem propostos pela BNC, não podem ultrapassar 80% da carga horária total da etapa. Sugestão para o encaminhamento para a apresentação da nova versão da BNC para o debate público: Aprovação para junho de 2016 dos componentes de língua portuguesa e matemática, obrigatórias para os 3 anos, uma vez que esses dois componentes curriculares estão presentes em todos os demais e nas opções de aprofundamento e formação. Os demais componentes deverão ser elaborados progressivamente em parceria com os Estados, no prazo de 2 anos. Isso aprofunda o debate, garante maior participação da sociedade e amplia a qualidade da BNC (vale ressaltar que em todos os países do mundo, o tempo de elaboração de suas respectivas BNCC nunca foi menor do que 2 anos). o Implica eleger interlocutores Para a construção dos objetivos de aprendizagem dos Componentes de língua portuguesa e matemática, bem como para os demais nos dois anos consecutivos, o CONSED propõe uma análise crítica de especialista por área para redução das competências e habilidades essenciais que hoje constam da BNC e elaboração, com o

7 excedente, das opções de aprofundamento e formação para escolha e adequação dos sistemas de ensino. Estabelecer períodos obrigatórios de ajustes e revisão da BNC.

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude Novo Ensino Médio Novo Ensino Médio Como o Novo EM garante uma educação que promova o pleno desenvolvimento, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho previstos na CF/88

Leia mais

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Contexto (INEP, Censo Escolar 2016) 28,3 mil escolas de Ensino Médio 68,1% são estaduais 89,8% estão em

Leia mais

1. Qual a intenção de se fazer uma reforma para o Ensino Médio?

1. Qual a intenção de se fazer uma reforma para o Ensino Médio? 1. Qual a intenção de se fazer uma reforma para o Ensino Médio? A intenção da reforma do Ensino Médio é dar a essa etapa da educação Básica uma nova identidade que responda aos problemas hoje enfrentados

Leia mais

Possibilidades frente ao desafio da flexibilização BEATRIZ FERRAZ

Possibilidades frente ao desafio da flexibilização BEATRIZ FERRAZ Possibilidades frente ao desafio da flexibilização BEATRIZ FERRAZ Desafios no contexto atual do Ensino Médio Aprendizagem Currículo Juventude Baixo índice de aprendizagem 3,5 260,04 260,88 IDEB Alto índices

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 A BNCC E O ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO Que a BNCC do Ensino Me dio seja elaborada indicando as compete ncias e os objetivos

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NOVA LEI Mudanças Expressivas Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 Linguagens Matemática Ciências da natureza Formação técnica e profissional Ciências

Leia mais

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Diretrizes e orientações curriculares do Ensino

Leia mais

perspectivas para o futuro

perspectivas para o futuro Alfabetização perspectivas para o futuro Primeiros desafios Baixos índices de alfabetização reforçam a importância da formação dos professores para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem

Leia mais

Luiz de Sousa Junior UFPB

Luiz de Sousa Junior UFPB Luiz de Sousa Junior UFPB Altera a LDB Altera o Fundeb Altera a CLT Revoga a Lei 11.161/2005 Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Implicações curriculares,

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2018 Relator: Conselheiro Rafael Lucchesi Brasília, 11 de maio de 2018 NOVA LEI COM MUDANÇAS EXPRESSIVAS

Leia mais

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019 Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC Planejamento para 2019 Regime de Colaboração CNE 2 Estrutura do ProBNCC Ciclo 1: Revisão ou Elaboração dos Currículos Estaduais em Regime de Colaboração.

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental formado por profissionais e pesquisadores da educação que desde 2013 atua para facilitar e acelerar a construção de uma BNCC de

Leia mais

SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES

SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES Ajustes Finais da BNCC Profa. Dra. Maria Inês Fini OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE CAMPINAS UNDIME X BCN SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES 1. Quanto à estrutura (formato) do documento, 2.

Leia mais

Brasília novembro de Educação no Brasil Novo Ensino Médio

Brasília novembro de Educação no Brasil Novo Ensino Médio Brasília novembro de 2016 Educação no Brasil Novo Ensino Médio A FALÊNCIA DO ATUAL ENSINO MÉDIO NO BRASIL RELEVÂNCIA E URGÊNCIA IDEB estagnado desde 2011 O desempenho em português e matemática é menor

Leia mais

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Virgínia Maria Pereira Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime Goiás Cleuza Repulho Dirigente

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani Construção da Política Nacional Curricular MOMENTO ATUAL Fundamentos

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO ESTRUTURA DA BNCC 26/02/2018 A BNCC DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ESTRUTURA DA BNCC 3. A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4. A ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a organização

Leia mais

Base Nacional Comum:

Base Nacional Comum: Base Nacional Comum: Importante instrumento para a redução das desigualdades educacionais Contribuições do Movimento pela Base Nacional Comum Seminário da Undime-SP - BNCC 18 de novembro de 2.016 EFAP

Leia mais

Seminário da Undime-SP - BNCC

Seminário da Undime-SP - BNCC Seminário da Undime-SP - BNCC 18 de novembro de 2.016 EFAP - São Paulo/ SP Os Desafios para Implementação da Base Nacional Comum Curricular BNCC Trata-se de demanda do artigo 26 da LDBEN de 1996 e de estratégia

Leia mais

Alfabetização da Base à sala de aula: Que caminho percorrer? Monica Gardelli Franco Superintendente do CENPEC

Alfabetização da Base à sala de aula: Que caminho percorrer? Monica Gardelli Franco Superintendente do CENPEC Alfabetização da Base à sala de aula: Que caminho percorrer? Monica Gardelli Franco Superintendente do CENPEC Fonte: Inep/MEC Resultados da ANA Avaliação Nacional de Alfabetização 2016 Realizada com mais

Leia mais

Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO

Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO Colóquio Desafios Curriculares do Ensino Médio 2015 Seminário Internacional

Leia mais

X Seminário Nacional 2017

X Seminário Nacional 2017 X Seminário Nacional 2017 *Legislação e orientações curriculares do Ensino médio no Brasil * Agenda atual das mudanças curriculares do ensino médio. Plano Nacional Educação (PNE 2014-2024). Base Nacional

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Um Guia feito por gestores, para gestores Agosto de 2017 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental

Leia mais

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Como a educação responde aos desafios? A educação integral é uma estratégia histórica que visa desenvolver percursos formativos mais

Leia mais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais Como ficou a LDB após a Lei nº13.415, de 2017 Reforma do Ensino Médio Capítulo II Educação Básica SeçãoI DasDisposiçõesGerais Art. 24-1º - Carga horária mínima anual a partir de 02 de março de 2017, passaaserde1.000horas,devendoser

Leia mais

O novo modelo do ensino médio. Simon Schwartzman

O novo modelo do ensino médio. Simon Schwartzman O novo modelo do ensino médio Simon Schwartzman O sistema educacional brasileiro O sistema alemão O sistema francês O sistema inglês O sistema suiço A importância da Lei 13.415: Reduz a carga matérias

Leia mais

ENTREVISTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

ENTREVISTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO 274 ENTREVISTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO Lei n. 13.415/2017, promulgada em fevereiro deste A ano, vinha sendo bastante aguardada e discutida por estudantes e profissionais da Educação em todo o país, desde

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

Base Nacional Comum Ciclo 2015 e 2016

Base Nacional Comum Ciclo 2015 e 2016 BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos,

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Caderno de Apresentação Contextos de Criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Elaine Constant Implantação de programas de formação continuada

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

Formação de Professores: Novos Desafios. Maria Helena Guimarães de Castro

Formação de Professores: Novos Desafios. Maria Helena Guimarães de Castro Formação de Professores: Novos Desafios Maria Helena Guimarães de Castro SUMÁRIO übreve DIAGNÓSTICO üpropostas do MEC ütendências na formação de professores ünovos DESAFIOS PREMISSA A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Análise da segunda versão ANÁLISE GERAL Principais pontos de atenção nas etapas e componentes curriculares foco no essencial O documento está muito extenso, com excesso

Leia mais

Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016

Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016 Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016 Orientações para cursos de Formação de Professores, nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino Estrutura do documento I.

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 1 2 Seção III Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: Retomada do nome ensino

Leia mais

Educação Básica. Ensino Médio

Educação Básica. Ensino Médio Educação Básica Ensino Médio Legislação Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: l- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Prof. Me. Luana Serra Secretaria Municipal de Educação de Santos DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Material adaptado de Beatriz Ferraz Educação Infantil na BNCC A Base Nacional

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio: Histórico 2014 Versão 1 da BNCC Que a BNCC do Ensino Médio seja elaborada indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Ensino Médio EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO MÉDIO Prof. Stephanie Gurgel Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE

Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE Contexto Prescrição curricular centralizada As definições curriculares são desenvolvidas de forma centralizada. Existe

Leia mais

CURRÍCULOS E PROGRAMA

CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULO: Base Nacional Comum Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: BNCC, Ideologia; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com contato@professorrenato.com

Leia mais

ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO. Claudia Costin Diretora do CEIPE-FGV

ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO. Claudia Costin Diretora do CEIPE-FGV ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO Claudia Costin Diretora do CEIPE-FGV NOVOS OBJETIVOS GLOBAIS PARA 2030 ODS 4 PARA A EDUCAÇÃO Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade,

Leia mais

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018 Bett Educar São Paulo, 10 de maio de 2018 O Consed e a BNCC - O Consed participa da discussão da Base Comum desde 2015, quando criou o GT da BNCC, integrando representantes das secretarias estaduais de

Leia mais

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação DIREITO À EDUCAÇÃO A importância das avaliações para monitorar e verificar a garantia do Direito à Educação.

Leia mais

Currículo ETI Santa Catarina

Currículo ETI Santa Catarina Currículo ETI Santa Catarina 728 Escolas EM da Rede Estadual 30 Escolas ETI/EMTI Data de inicio de implementação de ETI/EMTI: 2017 Proposta que considera os interesses das juventudes e os desafios do século

Leia mais

BNCC e o Ensino Médio

BNCC e o Ensino Médio BNCC e o Ensino Médio BNCC: Histórico 2014 Versão 1 da BNCC Que a BNCC do Ensino Me dio seja elaborada indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por a rea de conhecimento Carta de Princípios

Leia mais

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED JULIO GREGÓRIO FILHO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DF Como o CONSED vem atuando

Leia mais

A Ponte para o Futuro, do governo Temer

A Ponte para o Futuro, do governo Temer A Ponte para o Futuro, do governo Temer ... e de repente, uma Medida Provisória Diante de tudo... 6 - Na sua ação, o Governo deve evitar mudanças súbitas e inesperadas que afetem o funcionamento das empresas

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 Ensino Médio Integral Política pública de Educação ESTADO dever de educar ESCOLA CIDADÃO direito à educação REFORMAR? É preciso?

Leia mais

Ensino Médio: Políticas Curriculares dos Estados Brasileiros

Ensino Médio: Políticas Curriculares dos Estados Brasileiros EQUIPE Coordenação Gisela Lobo B. P. Tartuce Pesquisadoras Claudia Leme Ferreira Davis Gabriela Miranda Moriconi Luiza Christov Marina Muniz Rossa Nunes Assistente de pesquisa Juliana Cedro de Souza Pesquisadoras

Leia mais

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação;

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; Ouvir e discutir formas de apoio para as secretarias iniciarem a preparação para implementação. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Conjunto de aprendizagens

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral GT do Ensino Médio - Instituto Natura Novembro 2018 Contextualização 2017 1. Mapeamento ETI 2. Produção

Leia mais

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE LINHA DO TEMPO 1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos 1996 LDB (Lei 9394/1996) - BNCC 1997 a 2000 PCN 2008 a 2010 Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 2010 1ª CONAE 2002 a 2012 Diretrizes

Leia mais

PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR

PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR Parecer de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Câmara de Graduação 1 IDENTIFICAÇÃO Campus Paranavaí Centro de Área Ciências Humanas e da Educação Curso Pedagogia

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Constituição de 1988 Artigo 210 Marcos Legais LDB Artigo 26 PNE Meta 7 Constituição Federal de 1988 - Artigo 210 Já reconhece a necessidade de que sejam fixados conteúdos

Leia mais

Profa. Dra. Maria Inês Fini

Profa. Dra. Maria Inês Fini Profa. Dra. Maria Inês Fini 1 Um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas escolas de educação básica na última década é o estabelecimento de uma política para a educação básica formal no Brasil para

Leia mais

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO A LDB 9394/96 trouxe muitas inovações para a Educação brasileira é uma Lei norteada em três princípios : Flexibilidade Descentralização

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018

EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018 EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018 SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Panorama geral 3. Análises preliminares 4. Panorama por temas OBJETIVO DA PESQUISA Identificar, mapear

Leia mais

GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Apresentação ao CONSED 10.05.2018 Parceiros: Instituto Natura, Instituto Península, Itaú BBA, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica. AGENDA

Leia mais

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Anos Iniciais Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 Construção de currículo, assim como a construção da democracia é um processo sem fim (Boaventura

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor Dra. Sônia Regina Victorino Fachini O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? A Base Nacional Comum

Leia mais

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EDUCAÇÃO, UM TESOURO A DESCOBRIR Jacques Delors e outros para a UNESCO 4 PILARES DA EDUCAÇÃO Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver com os outros Aprender

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Currículo Configura-se como o conjunto

Leia mais

O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos

O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos 1 O Novo Ensino Médio e a BNCC Mozart Neves Ramos O Ensino Médio no Brasil Se considerarmos como qualidade o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão na idade certa, o Ensino Médio pode ser

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016.

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. Aprova

Leia mais

Encontros 2018 GT de Formação Continuada

Encontros 2018 GT de Formação Continuada Encontros 2018 GT de Formação Continuada 17 e 18 de setembro de 2018 Abertura Aquecimento Em 7 grupos (originais da pesquisa) Se preparar para o compartilhamento das descobertas 15 min ABERTURA INSTITUCIONAL

Leia mais

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA Evolução da Educação Integral 2016-2017-2018 120 67 100 80 60 26 33 40 20 5 3 7 0 INTEGRAIS

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini 0 Currículo e Avaliação Com quase 20 anos de implantação de uma cultura estruturada de avaliação, sabemos avaliar. Com mais de 20

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

REFORMA DO ENSINO MÉDIO O APARTHEID EDUCACIONAL

REFORMA DO ENSINO MÉDIO O APARTHEID EDUCACIONAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO O APARTHEID EDUCACIONAL PROJETO DE SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL Toda política pública traz consigo intencionalidades, tem objetivos e público alvo; Passa por financiamento implementação

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA Maio de 2017 GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CONTEXTO DO GRUPO DE TRABALHO O avanço e homologação da Base Nacional Comum Curricular em 2017 apresentará uma série de demandas comuns

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2008

RESOLUÇÃO Nº 02/2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2008 Estabelece definições, princípios, modalidades, critérios e padrões

Leia mais

Engenharia de Computação Campus Bagé UNIPAMPA NOVO PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Engenharia de Computação Campus Bagé UNIPAMPA NOVO PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Engenharia de Computação Campus Bagé UNIPAMPA NOVO PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 Histórico Primeira versão foi revisada e aprovada em reunião do Conselho do Campus Bagé em Março de 2010 Considerada

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

Alterações da LDB LEI de 2017

Alterações da LDB LEI de 2017 Alterações da LDB LEI 13.415 de 2017 LEI 13.415 de 2017 Conversão da Medida provisória 746/2016 Altera a LDB 9394-96 11.494/2007 FUNDEB 5452/1943 CLT Decreto 236/1967-Radio Difusão/TV educativa 11.161/2005

Leia mais

SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO

SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO Cesar Callegari Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) Presidente da Comissão da Base Nacional Curricular Comum

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado consiste num conjunto de atividades profissionais desempenhadas pelos alunos, sendo

Leia mais

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação CME s e a implementação da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Encaminhamentos Institucionais Francineide Pinho Coordenadora da UNCME-CE Linha do Tempo 2ª

Leia mais