PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características."

Transcrição

1 PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: Alunos de 6º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo desenvolvido: Geometria espacial 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e apresentação dos professores Atividade1 (60min) Construindo algumas figuras geométricas espaciais Um sólido geométrico é composto por faces, arestas e vértices. Questionamentos para chegar a esta afirmação: o O QUE SÃO FIGURAS? o O QUE SÃO FORMAS? o EXISTE DIFERENÇAS ENTRE FIGURAS E FORMAS? o QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELAS? o O QUE COMPÕE UMA FIGURA? o E UM SÓLIDO? - Formar grupos de quatro componentes. - Para mostrar estes conceitos serão construídos alguns poliedros utilizando a técnica das jujubas.

2 Construindo: Hexaedro regular (cubo) Material: 8 jujubas e12 palitos 1º passo- Encaixe duas jujubas nas extremidades de um palito e espete um palito em cada uma dessas jujubas. Encaixe uma nova jujuba em cada extremidade livre dos palitos e feche o quadrado espetando um novo palito entre as duas jujubas soltas. 2º passo- Em cada uma das quatro jujubas do quadrado espete um palito na posição vertical. 3º passo- Construa outro quadrado seguindo o 1º passo e encaixe-o nas extremidades livres dos palitos espetados no 2º passo. Ao final da construção será mostrado aos alunos que as jujubas representam os vértices; o palito ligado a duas jujubas representa uma aresta e a face representa a superfície plana constituído pelas jujubas e pelos palitos. Assim temos: Faces são as superfícies planas que constituem um sólido.

3 Arestas segmentos de reta que são a intersecção de duas faces contínuas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Atividade: Qual o sólido representado por sua construção? Que características este sólido possui? Desenhe esta construção indicando nome, arestas, vértices, face. Pirâmide regular de base quadrada Material: 5 jujubas e 8 palitos 1º Passo: Construa um quadrado.

4 2º Passo: Em cada uma das quatro jujubas do quadrado espete um palito na posição vertical. 3º Passo: Una as extremidades livres dos quatro palitos colocados no 2º passo com uma jujuba. Ao final da construção será mostrado aos alunos que as jujubas representam os vértices; o palito ligado a duas jujubas representa uma aresta e a face representa a superfície plana constituído pelas jujubas e pelos palitos. Assim temos: Faces são as superfícies planas que constituem um sólido. Arestas segmentos de reta que são a intersecção de duas faces contínuas.

5 Vértices são os pontos de encontro das arestas. Atividade: Qual o sólido representado por sua construção? Que características este sólido possui? Desenhe esta construção indicando nome, arestas, vértices, face. Prisma regular de base triangular Material: 6 jujubas e 9 palitos. 1º Passo: Construa um triângulo equilátero (Vide 1º passo da construção do tetraedro regular). 2º Passo: Em cada uma das três jujubas do triângulo espete um palito na posição vertical.

6 3º Passo: Construa outro triângulo e encaixe-o nas extremidades livres dos palitos espetados no 2º passo. Ao final da construção será mostrado aos alunos que as jujubas representam os vértices; o palito ligado a duas jujubas representa uma aresta e a face representa a superfície plana constituído pelas jujubas e pelos palitos. Assim temos: Faces são as superfícies planas que constituem um sólido. Arestas- segmentos de reta que são a intersecção de duas faces contínuas. Vértices- são os pontos de encontro das arestas. Atividade: Qual o sólido representado por sua construção?

7 Que características este sólido possui? Desenhe esta construção indicando nome, arestas, vértices, face. Observação: Não se esquecer de mostrar aos alunos que com os palitos e as jujubas não tem faces, só o esqueleto da forma geométrica. Assim para melhor visualização precisamos mostrar as faces para os alunos cobrindo-as com papel. Atividade 2 (10 min) Atividade com os poliedros montados. Entregar aos alunos uma tabela (figura abaixo), para que preencham conforme suas construções dos poliedros. Nome do poliedro Vértices Faces Arestas Hexaedro regular (cubo) Pirâmide regular de base quadrada Prisma regular de base triangular Atividade 3 (30min) Trabalhando com os sólidos de Platão Platão nasceu em Atenas por volta dos anos 428 a.c., foi discípulo de Sócrates com quem conviveu durante oito anos. Platão (350 a.c.) foi o primeiro a demonstrar que existem apenas cinco poliedros regulares: o cubo, o tetraedro o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro.

8 Ele e seus seguidores estudaram esses sólidos com tal intensidade, que eles se tornaram conhecidos como poliedros de Platão. Assim em seus estudos filosóficos e matemáticos relacionou cada sólido a um elemento da natureza. Tetraedro: Representa o fogo, pois seu átomo teria a forma de um poliedro de 4 lados. Cubo: Platão acreditava que a terra tinha átomos que pareciam cubos, que podiam ser colocados lado a lado perfeitamente chegando assim a estabilidade. Octaedro: Representava o ar pois o modelo de Platão era um poliedro de 8 faces. Icosaedro: Representava a água, pois Platão acreditava que os átomos da água tinham este formato. Dodecaedro: Representava o universo, os cosmos segundo Platão eram átomos em forma de dodecaedros. Os sólidos de Platão são sólidos cujas arestas formam polígonos regulares congruentes. Possuem este nome, pois foi Platão quem os descobriu, por volta de 400 a.c. Um poliedro é chamado de Platão se, e somente se: As faces têm o mesmo número n de arestas; De cada vértice do poliedro parte o mesmo número m de arestas.; O sólido satisfaz a relação de Euler;

9 Levar aos alunos o material concreto (tetraedro, cubo, dodecaedro, octaedro e icosaedro) para que eles manuseiem e identifiquem que as características de um sólido de Platão são válidas. Exemplo: Atividade Completar a tabela conforme os sólidos de Platão Sólido Nº n de Arestas Nº de Faces Nº de Vértices Nº m de arestas que saem de cada vértice Tetraedro Cubo Octaedro Dodecaedro Icosaedro Observação: Explicar aos alunos que o nome da figura tem a ver com o número de faces. Após completar o quadro verificar se os sólidos satisfazem a relação de Euler Resolução: Tetraedro: Cubo:

10 Octaedro: Dodecaedro: Icosaedro: Atividade 4 (30min) Jogo Dominó Espacial MATERIAL: Peças retangulares formadas com dois quadrados congruentes, com o desenho de um sólido e um objeto qualquer conhecido. OBJETIVOS: Associação dos sólidos geométricos com figuras do cotidiano do educando. REGRAS: 1. Máximo 2 jogadores. 2. As peças devem estar viradas ao contrário e cada jogador deve escolher 6 peças dentre as Uma das peças é colocada na mesa como ponto de partida do jogo.

11 4. As 8 peças restantes serão utilizadas caso em algum momento da partida um dos jogadores não tenha em mãos a peça correspondente as duas extremidades. 5. Assim os jogadores decidem quem inicia e cada um em sua vez encaixa a peça correspondente, se estiver em sua posse, caso contrário deve comprar até que encontre a peça que possa usar. 6. Não pode-se comprar peças a mais, ou seja, continuar comprando peças após ter pego a peça que dá a vez, para não prejudicar o outro jogador. 7. Se isso acontecer a partida deve ser reiniciada. 8. Quando houver empate vence quem tiver menos peças na mão. 9. Vence o jogador que ficar com menos cartas na mão. Atividade 5 (10min) Atividade referente ao jogo

12 2 Dia (5 mim) Acomodação dos alunos Atividade 1 (50min) Aprendendo a planificação Os sólidos geométricos são chamados de objetos que possuem mais de uma dimensão e ocupam lugar no espaço. Estes podem ser encontrados em diversas embalagens utilizadas por nós em nosso cotidiano, como por exemplo: uma pasta caixa de pasta dental, uma lata de óleo, uma casquinha de sorvete, uma caixa de sapatos, entre outras. Para que os alunos compreendam tal definição iremos fazer uma representação que envolve a planificação de sólidos. 1º passo- Será levada uma caixa. Questionamento: o QUAL A FORMA DESTA CAIXA? o QUE SÓLIDO ELA REPRESENTA? 2º passo- A caixa será aberta e assim mostrada a planificação da caixa. 3º passo- Após aberta, montaremos ela novamente. Observar o movimento de montar e desmontar para que os alunos identifiquem as partes que deverão unir-se.

13 4 passo: Após será mostrado aos alunos em figuras outras planificações. Todos os sólidos geométricos são formados por uma união de figuras planas, as quais podem ser identificadas por meio da planificação. Paralelepípedo Cubo Pirâmide Triangular Pirâmide Quadrangular Cone Cilindro

14 Prisma Entregar aos alunos embalagens que representam um sólido geométrico; - Formar grupos; - Entregar folha A4; - Os alunos a partir da explicação que foi dada sobre uma planificação e com as embalagens em mãos, podendo abri-las ou apenas para visualização, devem em seus grupos construir sua planificação; - Cada grupo receberá uma cartolina, em que deverá escrever o nome do sólido geométrico e colar sua planificação; - Após as planificações prontas cada grupo irá apresentar seu cartaz. Atividade 2 (10min) Atividade de planificação

15

16 Atividade 3 (15 min) Levar aos alunos os corpos redondos e os poliedros, colocar eles sobre uma mesa e fazer questionamentos. o Qual é a diferença entre eles? o Podemos separar eles em grupos observando algumas características? Assim após os alunos tentarem ajudar na separação explicar a eles que: - Os sólidos geométricos são separados em: poliedros e corpos redondos. - Os corpos redondos possuem características semelhantes como: base em forma de círculo e sólidos que colocados em um plano inclinado rolam. - Como atividade será pedido aos alunos que a partir da visualização que fizeram dos sólidos colocados em cima da mesa fazer três planificações dos sólidos. Exemplo: Atividade 4 (30 min) A planificação no cotidiano - Dividir os alunos em grupos; -Levar aos alunos pacotes de bolachinha. Pretende-se com isso mostrar aos alunos que o que foi dito em relação aos sólidos no nosso cotidiano realmente se faz verdadeiro. - Entregar para cada grupo um pacote de bolachinha;

17 - Cada grupo deverá em uma folha A4 fazer a planificação do seu pacote de bolachinha; - Ao final cada grupo apresentará sua planificação e assim serão feitas perguntas: Qual o nome do sólido que representa esta planificação feita? Possui aresta, vértice, face? Se sim, quantas? Este sólido satisfaz a relação de Euler? Atividade 5 (30 min) JOGO Memória das Planificações MATERIAL: Baralho composto por 33 cartas, que possuem figuras geométricas planificadas, representação no cotidiano e nome da figura. OBJETIVO: Espera-se que com este jogo o aluno perceba a geometria no seu cotidiano, assim como as peculiaridades de algumas figuras geométricas. REGRAS: 1. Duas equipes jogam alternadamente. Cada terá que desvirar três cartas do baralho e verificar se estas cartas formam um trio, ou seja, se a imagem a planificação e o nome da figura são coincidentes. 2. Cada equipe, na sua vez, realiza sua jogada até que todas as cartas sejam distribuídas. 3. Vence a equipe que acumular mais trios.

18 Atividade 6 (10 min) Atividade referente ao jogo Referências Bibliográficas ANDRADE, Fabiana Chagas de. Jujubas: Uma proposta lúdica ao ensino de Geometria Espacial no Ensino Médio. UFRJ. Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Matemática PROFMAT da UNIRIO, GARCIA, Fabiana. Faces, vértices e arestas. Disponível em:< Acesso em: 28 ago

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 1º BIMESTRE/2014 GEOMETRIA ESPACIAL

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 1º BIMESTRE/2014 GEOMETRIA ESPACIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 1º BIMESTRE/2014 GEOMETRIA ESPACIAL Tarefa 1 Aluno: Thiago Milani Cabral Grupo 2 Tutora: Susi Cristine

Leia mais

POLIEDROS: POLI = Muitos E EDROS = Lados Muitos lados.

POLIEDROS: POLI = Muitos E EDROS = Lados Muitos lados. POLIEDROS: POLI = Muitos E EDROS = Lados Muitos lados. Toda figura geométrica espacial de três dimensões (comprimento, largura e altura), formada por POLÍGONOS (figura plana composta de n lados) é chamada

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º ano 1.3 Turno: manhã 1.4 Data: 10/07 Lauro Dornelles e 15/07 Oswaldo Aranha 1.5 Tempo

Leia mais

Plano de Trabalho sobre Introdução à Geometria Espacial

Plano de Trabalho sobre Introdução à Geometria Espacial FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. Madre Teresa de Calcutá. PROFESSORA: Angela Saida Alvarez Jacob. GRUPO 6 MATRÍCULA: 0913098-0 TURMA: 2 ano.

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR

GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR Sólidos geométricos PARA COMEÇAR... No mundo de hoje, as inúmeras obras de engenharia, arquitetura, artes plásticas etc. mostram a imensa quantidade de formas que

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE GEOMETRIA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS POLIEDROS REGULARES SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO IRREGULARES CONE TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO ESFERA CILINDRO PRISMA PIRÂMIDE RETO OBLÍQUO RETO RETO

Leia mais

Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares

Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares Poliedro: É um sólido geométrico no qual A superfície é composta por um número finito de faces; Os vértices são formados por três ou mais arestas, cada uma das

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases.

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. GEOMETRIA MÉTRICA 1- I- PRISMA 1- ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO Considere o prisma: As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. BASES

Leia mais

Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2. Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 -

Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2. Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2 Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ MATEMÁTICA 2º ANO/ENS.

Leia mais

10 11 Escola Municipal Francis Hime SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 6º ANO Nome: 1601 Geometria: Uma ciência de muitos povos A geometria, assim como as ciências, nasceu das necessidades e das observações do homem.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL. H07 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações.

PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL. H07 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL PAULINO PINHEIRO BAPTISTA PROFESSORA: PATRÍCIA DOMINGUES DE SOUZA MATRÍCULA: 0912303-5 TUTOR: SUSI

Leia mais

1 POLIEDROS 2 ELEMENTOS 4 POLIEDROS REGULARES 3 CLASSIFICAÇÃO. 3.2 Quanto ao número de faces. 4.1 Tetraedro regular. 3.

1 POLIEDROS 2 ELEMENTOS 4 POLIEDROS REGULARES 3 CLASSIFICAÇÃO. 3.2 Quanto ao número de faces. 4.1 Tetraedro regular. 3. Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA ESPACIAL II 1 POLIEDROS Na Geometria Espacial, como o nome diz, o nosso assunto são as figuras espaciais (no espaço). Vamos estudar sólidos e corpos geométricos que possuem

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 Avaliação da Implementação do Plano de Trabalho2 INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL Carmen Lucia Martins

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL .. PARALELEPÍPEDOS RETÂNGULOS Um paralelepípedo retângulo é um prisma reto cujas bases são retângulos. AB CD A' B' C' D' a BC AD B' C' A' D' b COMPRIMENTO LARGURA AA' BB' CC'

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1 Nome: Vanyse Cavalcanti de Andrade Regional: Serrana I Tutor: Carlos Eduardo Lima de Barros INTRODUÇÃO Este plano de trabalho tem com objetivo motivar o estudo

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 2 Pirâmides e Cones Cursista: Ângela Pereira Cerqueira Halfeld Tutora: Ana Paula

Leia mais

BARALHO São usados dois baralhos, JOGO DOS POLIEDROS, de 54 cartas cada, já inclusos os curingas.

BARALHO São usados dois baralhos, JOGO DOS POLIEDROS, de 54 cartas cada, já inclusos os curingas. OFICINA: JOGO DOS POLIEDROS INTRODUÇÃO Para proporcionar um ensino compatível com as exigências da sociedade contemporânea são necessárias mudanças nas formas de ensinar. Estas mudanças implicam no repensar

Leia mais

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Rita de Cássia Pavani Lamas, Departamento de Matemática, IBILCE-UNESP rita@ibilce.unesp.br Uma aplicação da congruência de triângulos e polígonos

Leia mais

Geometria Euclidiana II

Geometria Euclidiana II Geometria Euclidiana II Professor Fabrício Oliveira Universidade Federal Rural do Semiárido 17 de outubro de 2010 O nosso curso Tópicos abordados Poliedros Convexos O nosso curso Tópicos abordados Poliedros

Leia mais

Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones)

Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones) Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones) A geometria é um ramo da matemática que se dedica ao estudo do espaço e das figuras que podem

Leia mais

1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino

1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino 1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino "Um monstro ou uma bela senhora, a forma como vemos a Matemática é produto dos nossos esforços." Prof. Jerriomar Ferreira As Formas existentes

Leia mais

Mat. Monitor: Roberta Teixeira

Mat. Monitor: Roberta Teixeira 1 Mat. Professore: Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira 2 Poliedros 19 set RESUMO Poliedros São sólidos geométricos formados por vértices, arestas e faces, cujas superfícies são polígonos planos (triângulos,

Leia mais

Poliedros Teoria. Superfície Poliédrica é um conjunto finito de polígonos planos cuja disposição no espaço satisfaz as seguintes propriedades:

Poliedros Teoria. Superfície Poliédrica é um conjunto finito de polígonos planos cuja disposição no espaço satisfaz as seguintes propriedades: Poliedros Teoria Superfície Poliédrica é um conjunto finito de polígonos planos cuja disposição no espaço satisfaz as seguintes propriedades: P1. Todo polígono da Superfície Poliédrica possui algum lado

Leia mais

Geometria Descritiva. Revisão: Polígonos regulares/irregulares. Linhas e Pontos pertencentes a Faces/Arestas de Poliedros

Geometria Descritiva. Revisão: Polígonos regulares/irregulares. Linhas e Pontos pertencentes a Faces/Arestas de Poliedros Geometria Descritiva Revisão: Polígonos regulares/irregulares Linhas e Pontos pertencentes a Faces/Arestas de Poliedros - Os Poliedros em estudo em GD podem ser: regulares (cujas fases são polígonos regulares,

Leia mais

AULA 02 AULA 01 (D) 9. ITEM 01 No lançamento de um dado e uma moeda, qual é a probabilidade de se obter cara na moeda e face 5 no dado?

AULA 02 AULA 01 (D) 9. ITEM 01 No lançamento de um dado e uma moeda, qual é a probabilidade de se obter cara na moeda e face 5 no dado? AULA 01 No lançamento de um dado e uma moeda, qual é a probabilidade de se obter cara na moeda e face 5 no dado? Em um conjunto de 50 cartões numerados de 1 a 50, retirando ao acaso um desses cartões,

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

Lista de exercícios 04 Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 04 Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 04 Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental

Leia mais

POLIEDROS AULA I. Prof. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

POLIEDROS AULA I. Prof. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos POLIEDROS AULA I Prof. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos POLIEDROS Vértice Face Aresta 1) Definição de POLIEDRO: É uma região do espaço delimitada por um conjunto finito de polígonos,

Leia mais

PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas

PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas 1 Escalas escala medida _ no _ desenho medida _ real _ ou _ verdadeira _ grandeza D VG Escala de ampliação Objeto real

Leia mais

Mistério geométrico e planificação

Mistério geométrico e planificação X 2 = Mistério geométrico e planificação nós na sala de aula - módulo: matemática 4º e 5º anos - unidade 9 Esta atividade tem como objetivo desafiar os seus alunos a reconhecer as figuras geométricas planas

Leia mais

Prof. Márcio Nascimento. 1 de abril de 2015

Prof. Márcio Nascimento. 1 de abril de 2015 Geometria dos Sólidos Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Geometria

Leia mais

Formação Continuada em Matemática. Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano. 1º Bimestre/2013. Plano de Trabalho2 GEOMETRIA ESPACIAL

Formação Continuada em Matemática. Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano. 1º Bimestre/2013. Plano de Trabalho2 GEOMETRIA ESPACIAL Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho2 GEOMETRIA ESPACIAL Cursista: Ângela Pereira Cerqueira Halfeld Tutor: Claudio Rocha

Leia mais

Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF

Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF 01) Observando a figuras e simplesmente contando, determine o número de faces, arestas e o vértices

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLIEDROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLIEDROS COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Complete os quadros com as respectivas características: TRABALHO DE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista:Thereza Christina da Silva Cabral Tutora: Susi Cristine

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/consórcio CEDERJ

Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/consórcio CEDERJ Matemática 2ºAno-1º Bimestre/2013 PLANO DE TRABALHO 2 Cursista: Werbert Augusto Coutinho Tutor(a): Daiana da Silva Leite Grupo: 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

MATEMÁTICA. Geometria Espacial

MATEMÁTICA. Geometria Espacial MATEMÁTICA Geometria Espacial Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Geometria Espacial Conceitos primitivos São conceitos primitivos (e, portanto, aceitos sem definição) na Geometria espacial os

Leia mais

Exercícios de Matemática Poliedros

Exercícios de Matemática Poliedros Exercícios de Matemática Poliedros 3. (Unitau) Se dobrarmos convenientemente as linhas tracejadas das figuras a seguir, obteremos três modelos de figuras espaciais cujos nomes são: 1. (Uerj) O poliedro

Leia mais

Poliedros 1 ARESTAS FACES VERTICES. Figura 1.1: Elementos de um poliedro

Poliedros 1 ARESTAS FACES VERTICES. Figura 1.1: Elementos de um poliedro Poliedros 1 Os poliedros são sólidos cujo volume é definido pela interseção de quatro ou mais planos (poli + edro). A superfície poliédrica divide o espaço em duas regiões: uma região finita, que é a parte

Leia mais

Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015

Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015 GEOMETRIA Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015 O MATERIAL COMO SUPORTE DO PENSAMENTO Muita gente usa o material na sala de aula como se a Geometria estivesse no material.

Leia mais

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Poliedross 1.5 Superfície poliédrica fechada Uma superfície poliédrica fechada é composta de um número finito (quatro ou mais) de superfícies poligonais planas, de modo que cada lado de uma dessas superfícies

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM

Leia mais

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES GEOMETRIA ESPACIAL ESFERA OBLÍQUO RETO CILINDRO OBLÍQUO RETO CONE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO REGULAR OBLÍQUA RETA PIRÂMIDE REGULAR OBLÍQUO RETO PRISMA IRREGULARES ICOSAEDRO DODECAEDRO OCTAEDRO HEXAEDRO TETRAEDRO

Leia mais

Geometria Espacial: Sólidos Geométricos

Geometria Espacial: Sólidos Geométricos Aluno(a): POLIEDROS E PRISMA (1º BIM) Noções Sobre Poliedros Denominam-se sólidos geométricos as figuras geométricas do espaço. Entre os sólidos geométricos, destacamos os poliedros e os corpos redondos.

Leia mais

FORMAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE MATEMATICA DOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FORMAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE MATEMATICA DOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS FORMAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE MATEMATICA DOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS Professora: Vanessa Bayerl Cesana PLANA Figuras poligonais e não poligonais. Forma, número de lados,

Leia mais

Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1:

Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1: Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1: Observando a natureza A primeira descrição formal do dodecaedro rômbico deve-se a Kepler,

Leia mais

Plano de Trabalho 2. Introdução à Geometria Espacial

Plano de Trabalho 2. Introdução à Geometria Espacial FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 2 Introdução à Geometria Espacial Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Cláudio Rocha de Jesus 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................

Leia mais

Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2

Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2 Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2 Poliedros Convexos 1) Determine qual é o poliedro convexo e fechado que tem 6 vértices e 12 arestas. 2) Determine o nº de vértices de dodecaedro convexo que tem 20

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Discutindo a Relação Dinâmica 7 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática 2ª do Ensino Médio Geométrico DINÂMICA Discutindo a Relação Introdução

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 4 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS. Matemática 2º ano - 1º Bimestre. Grupo: 4

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 4 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS. Matemática 2º ano - 1º Bimestre. Grupo: 4 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 4 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS Matemática 2º ano - 1º Bimestre Grupo: 4 Tutor: Maria Cláudia Padilha Tostes Plano de trabalho: Geometria Espacial Introdução:

Leia mais

Varetas, canudos, arestas e... Sólidos geométricos Ana Maria Kaleff Dulce Monteiro Rei

Varetas, canudos, arestas e... Sólidos geométricos Ana Maria Kaleff Dulce Monteiro Rei Varetas, canudos, arestas e... Sólidos geométricos Ana Maria Kaleff Dulce Monteiro Rei Usando canudinhos coloridos e barbante é possível construir sólidos geométricos que levam alunos, desde a 6 a série,

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

Os Poliedros de Platão

Os Poliedros de Platão Os Poliedros de Platão Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três dimensões (eixo dos "X", "Y",

Leia mais

RELATÓRIO Data: , e

RELATÓRIO Data: , e RELATÓRIO Data:25.06.2015, 26.06.2015 e 29.06.2015 Objetivo(s) Objetivo Geral: - Abordar conceitos de geometria espacial e plana por meio da construção, manipulação e planificação dos poliedros de Platão.

Leia mais

Aula 26 Poliedros. Objetivos. Identificar poliedros. Aplicar o Teorema de Euler

Aula 26 Poliedros. Objetivos. Identificar poliedros. Aplicar o Teorema de Euler MÓDULO 2 - AULA 26 Aula 26 Poliedros Objetivos Identificar poliedros Aplicar o Teorema de Euler Introdução Nesta aula estudaremos outros exemplos de figuras no espaço: os poliedros Começaremos com a definição

Leia mais

PLANO DE AULA SOBRE INTRODUÇÃO A GEOMETRIA ESPACIAL

PLANO DE AULA SOBRE INTRODUÇÃO A GEOMETRIA ESPACIAL PLANO DE AULA SOBRE INTRODUÇÃO A GEOMETRIA ESPACIAL Nome: Flávia Borges Ferraz Pitz Alves Série: 2º ano Grupo: 5 Tutor: Paulo Alexandre Alves de Carvalho 1 Sumário INTRODUÇÃO Desenvolvimentos Objetivos

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em semicírculo e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em semicírculo e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Mariely Rodrigues Anger. 1.2 Público alvo: 6º e 7º ano 1.3 Duração: 2 horas 1.4 Conteúdos desenvolvidos: Noções primitivas de Geometria; Identificação

Leia mais

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2 Por: Belchior, Ismaigna e Jannine Relação de Euler Em todo poliedro convexo é válida a relação seguinte: V - A + F = 2 em que V é o número de vértices, A é o número de arestas e F, o número de faces. Observe

Leia mais

Plano de Trabalho. Introdução à Geometria Espacial. Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Tarefa 2. Matemática 2 ano 1 bimestre/2013

Plano de Trabalho. Introdução à Geometria Espacial. Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Tarefa 2. Matemática 2 ano 1 bimestre/2013 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Plano de Trabalho Introdução à Geometria Espacial Disponível em universododownloadgratis.blogspot.com Matemática 2 ano 1 bimestre/2013 Tarefa 2 Cursista: Barbara B. dos

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA POLIEDROS PROF. CARLINHOS

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA POLIEDROS PROF. CARLINHOS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA POLIEDROS PROF. CARLINHOS 1 Sólidos Geométricos Introdução Grande parte dos objetos que nos são familiares tem formas geométricas definidas; são

Leia mais

2 CILINDRO E ESFERA 1 CUBO E ESFERA. 2.1 Cilindro inscrito. 1.1 Cubo inscrito. 2.2 Cilindro circunscrito. 1.2 Cubo circunscrito

2 CILINDRO E ESFERA 1 CUBO E ESFERA. 2.1 Cilindro inscrito. 1.1 Cubo inscrito. 2.2 Cilindro circunscrito. 1.2 Cubo circunscrito Matemática Pedro Paulo GEOMETRIA ESPACIAL XI A seguir, nós vamos analisar a relação entre alguns sólidos e as esferas. Os sólidos podem estar inscritos ou circunscritos a uma esfera. Lembrando: A figura

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 03. Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008

DESENHO BÁSICO AULA 03. Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008 DESENHO BÁSICO AULA 03 Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008 Polígonos inscritos e circunscritos polígono inscrito polígono circunscrito Divisão da Circunferência em n partes iguais n=2 n=4

Leia mais

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016 Professora : Cristiane Fernandes Pirâmide A pirâmide é uma figura geométrica espacial, um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular,

Leia mais

Posições relativas entre elementos geométricos no espaço

Posições relativas entre elementos geométricos no espaço Geometria no espaço Posições relativas entre elementos geométricos no espaço Plano: constituído por três pontos distintos e não colineares; o plano é bidimensional (tem duas dimensões: altura e largura);

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 50 POLIEDROS

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 50 POLIEDROS MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 50 POLIEDROS Tetraedro regular Hexaedro regular Octaedro regular Dodecaedro regular Icosaedro regular B C A F D G E H Como pode cair no enem O poliedro da figura (uma invenção

Leia mais

Os Poliedros Platônicos. Por que existem só 5 sólidos platônicos?

Os Poliedros Platônicos. Por que existem só 5 sólidos platônicos? Os Poliedros Platônicos Por que existem só 5 sólidos platônicos? Introdução O sufixo edro vem da palavra grega hédra que significa face. Os prefixos, também oriundos do grego, indicam a quantidade de faces

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE RELATÓRIO DE ATIVIDADES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE RELATÓRIO DE ATIVIDADES NOME DO BOLSISTA: JÉSSICA MARILDA GOMES MENDES 1)RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE: Setembro de 2016 2)ATIVIDADES INDIVIDUAIS E ESTUDOS REALIZADOS - Correção e elaboração das oficinas a serem aplicadas na

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2014 Plano de Trabalho INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL Tarefa 1 Cursista: Wendel do Nascimento Pinheiro

Leia mais

Geometria Espacial. Projetos SEEDUC Formação Continuada. Matemática 2ª Série do ensino médio 1º Bimestre

Geometria Espacial. Projetos SEEDUC Formação Continuada. Matemática 2ª Série do ensino médio 1º Bimestre Projetos SEEDUC Formação Continuada Geometria Espacial Matemática 2ª Série do ensino médio 1º Bimestre Plano de Trabalho 2 Professora: Viviane de Almeida Ramos Tutor: Claudio Rocha de Jesus Grupo: 6 Introdução

Leia mais

D3 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. ***********************************

D3 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. *********************************** Observe o prisma hexagonal regular ilustrado a seguir: Dentre as alternativas a seguir, a que representa uma planificação para esse sólido é *********************************** Ao fazer um molde de um

Leia mais

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: GEOMETRIA ESPACIAL: ESTUDO DOS CORPOS REDONDOS Os corpos redondos são os sólidos que tem superfícies curvas, como o cilindro, o cone e a esfera. A sua principal característica é o fato de não apresentarem

Leia mais

Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos. Poliedros. 3 ano/e.m.

Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos. Poliedros. 3 ano/e.m. Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos Poliedros. ano/e.m. Geometria Espacial I - Fundamentos Poliedros. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Um poliedro convexo tem 6 faces e 1 arestas. Determine

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Série: 2ª Professor (a): Ana Cristina Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 22 Nome:ANDRÉ LUÍS DE ARAUJO CPF Regional:MÉDIO PARAÍBA Tutor: ANDRÉ GOMES CARDOSO

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 22 Nome:ANDRÉ LUÍS DE ARAUJO CPF Regional:MÉDIO PARAÍBA Tutor: ANDRÉ GOMES CARDOSO Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 22 Nome:ANDRÉ LUÍS DE ARAUJO CPF 92014607753 Regional:MÉDIO PARAÍBA Tutor: ANDRÉ GOMES CARDOSO Objetivos da unidade Entender o conceito de dimensão. Entender

Leia mais

Figuras Geométricas planas e espaciais. Rafael Carvalho

Figuras Geométricas planas e espaciais. Rafael Carvalho Figuras Geométricas planas e espaciais Rafael Carvalho Figuras geométricas planas Na geometria plana vamos então nos atentar ao método de cálculo da área das figuras geométricas planas. Sendo elas os polígonos,

Leia mais

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição Assunto 1 Geometria Espacial de Posição (01). Considere um plano a e um ponto P qualquer no espaço. Se por P traçarmos a reta perpendicular a a, a intersecção dessa reta com a é um ponto chamado projeção

Leia mais

Poliedros AULA Introdução Denições

Poliedros AULA Introdução Denições AULA 13 13.1 Introdução Nesta aula estudaremos os sólidos formados por regiões do espaço (faces), chamados poliedros. O conceito de poliedro está para o espaço assim como o conceito de polígono está para

Leia mais

VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES

VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES PLANO DE TRABALHO 2 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROJETO SEEDUC MATEMÁTICA 2º ANO 3º BIMESTRE / 2012 PLANO DE TRABALHO TAREFA

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Geovane André Teles de Oliveira 1 Adriano Vargas Freitas 2 Fabiana Chagas de Andrade 3 Neste primeiro artigo,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 PLANO DE TRABALHO Tarefa 4 Nome: Cintia de Oliveira Santos Grupo: 5 Tutor: Paulo Alexandre Alves de

Leia mais

Se os tubos opostos forem de mesmo comprimento, teremos as várias possibilidades de paralelogramos, incluindo o retângulo.

Se os tubos opostos forem de mesmo comprimento, teremos as várias possibilidades de paralelogramos, incluindo o retângulo. Ernesto Rosa Poliedros de canudinhos rígidos possuem muitas vantagens: são fáceis de se fazer com sucata como tubinhos de canetas, bambus etc. (mas no mercado há tubos plásticos à venda), são ótimos nas

Leia mais

Geometria espacial: Prismas e cilindros

Geometria espacial: Prismas e cilindros Formação Continuada em Matemática Matemática º ano/º bim 013 Plano de Trabalho Geometria espacial: Prismas e cilindros Tarefa Cursista: Igor de Freitas Leardini Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Sumário

Leia mais

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES GEOMETRIA ESPACIAL ESFERA OBLÍQUO RETO CILINDRO OBLÍQUO RETO CONE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO REGULAR OBLÍQUA RETA PIRÂMIDE REGULAR OBLÍQUO RETO PRISMA IRREGULARES ICOSAEDRO DODECAEDRO OCTAEDRO HEXAEDRO TETRAEDRO

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Invadindo o espaço Dinâmica 5 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Campo Algébrico Simbólico Introdução à geometria espacial Aluno

Leia mais

6º - Duas retas são concorrentes se tiverem apenas um ponto em comum.

6º - Duas retas são concorrentes se tiverem apenas um ponto em comum. 3º - Pontos colineares pertencem à mesma reta. 4º- Três pontos determinam um único plano. 5º - Se uma reta contém dois pontos de um plano, esta reta está contida neste plano. 6º - Duas retas são concorrentes

Leia mais

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume 2017.1 Prof. Lhaylla Crissaff www.professores.uff.br/lhaylla Sólidos Geométricos Prisma Pirâmide Cilindro Cone Esfera Prisma Ex.: P é um pentágono. Prisma Prisma

Leia mais

Introdução à geometria espacial

Introdução à geometria espacial Introdução à geometria espacial FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC - RJ Tutora: Ana Paula Cursista: Marta Cristina de Oliveira Matrículas: 09137050 / 09269929

Leia mais

Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III

Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III Propriedades A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo continuar a exploração dos sólidos geométricos, iniciada a partir dos Guiões 1 e 2, em conjunto

Leia mais

Material manipulável no ensino de geometria espacial

Material manipulável no ensino de geometria espacial Material manipulável no ensino de geometria espacial BARBOSA, Lucas Dias Ferreira [1] ; COSTA, Gustavo Arcanjo [1] ; FEITOSA, Antônio Joaquim Rodrigues [2]. 1 1. Resumo A teoria construtivista de Piaget,

Leia mais

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA!

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! 1 U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! http://ueedgartito.wordpress.com RESUMO DE GEOMETRIA ESPACIAL São conceitos primitivos ( e, portanto,

Leia mais

Palavras-chave: Sólidos de Platão; Construção; Concreto; Ensino de Matemática;

Palavras-chave: Sólidos de Platão; Construção; Concreto; Ensino de Matemática; na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONSTRUÇÃO DOS MODELOS POLIÉDRICOS DE PLATÃO Tatiane Leão Cardoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB tatianeleaocardoso@gmail.com Vannilia Santos Lima

Leia mais

Lista de exercícios 05. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 05. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 05 Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Observações: Data da entrega: 29/08/2015. A lista deverá apresentar

Leia mais

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA GEOMETRIA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Classificação Atividade: Construção e identificação Cubo Tetraedro (Pirâmide de base triangular) Pirâmide de base quadrada Octaedro Materiais: Papel Canudos Geomag Atividade:

Leia mais

Geometria Espacial Pirâmides

Geometria Espacial Pirâmides Formação Continuada em MATEMÁTICA Matemática 2 Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho Geometria Espacial Pirâmides Tarefa 2 Cursista: Maria do Carmo de Souza Ribeiro Tutor: Hannibal Escobar R. H. de Carvalho

Leia mais

Matemática na prática: descobrindo a relação de Euler e construindo sólidos de Platão com palitos de dente e jujubas

Matemática na prática: descobrindo a relação de Euler e construindo sólidos de Platão com palitos de dente e jujubas Matemática na prática: descobrindo a relação de Euler e construindo sólidos de Platão com palitos de dente e jujubas Apresentação Camila Augusta do Nascimento Amaral Elaborei neste projeto uma oficina

Leia mais

EXPLORANDO O SOFTWARE POLY- PRO Natália Lummertz 1 Sabrini Micheli da Silva dos Anjos 2 RESUMO

EXPLORANDO O SOFTWARE POLY- PRO Natália Lummertz 1 Sabrini Micheli da Silva dos Anjos 2 RESUMO EXPLORANDO O SOFTWARE POLY- PRO Natália Lummertz 1 Sabrini Micheli da Silva dos Anjos 2 RESUMO O Poly-pro é um software matemático que pode ser utilizado no conteúdo de Geometria Espacial. Com o poly pode-se

Leia mais

Pirâmide, cone e esfera

Pirâmide, cone e esfera A UA UL LA Pirâmide, cone e esfera Introdução Dando continuidade à unidade de Geometria Espacial, nesta aula vamos estudar mais três dos sólidos geométricos: a pirâmide, o cone e a esfera. Nossa aula A

Leia mais

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares 59 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO UFCG NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES DIÁLOGOS INTERAÇÕES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO UFCG NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES DIÁLOGOS INTERAÇÕES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO UFCG NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES DIÁLOGOS INTERAÇÕES SUBPROJETO PIBID/MATEMÁTICA CAMPINA GRANDE Campina Grande, novembro 2011 UNIVERSIDADE

Leia mais