Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP"

Transcrição

1 Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DO SISTEMA CONSELHOS NAS UNIVERSIDADES, GARANTINDO MAIOR DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO SOBRE O POSICIONAMENTO DA CATEGEORIA, DIANTE DA EXECUÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS EM GERAL PELO ESTADO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E ABEP. Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: AMPLIAR A DIVULGAÇÃO SOBRE AS AÇÕES DO SISTEMA CONSELHOS, SENSIBILIZANDO E ENVOLVENDO A CATEGORIA PARA UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA. Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: QUE SEJA INCENTIVADO, EM MEIO AS UNIVERSIDADES, A AMPLIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DE DISCIPLINAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOBRE A FINALIDADE DO SISTEMA CONSELHOS JUNTO AOS MESMOS, SENDO AMBAS CONSIDERADAS UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA. Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: ENQUANTO CATEGORIA ADEQUAR O TRABALHO DA PSICOLOGIA COM AS NECESSIDADES DA REALIDADE ESPORTIVA, QUE É BEM ESPECIFICA.

2 Proposta: A VISÃO E A ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NAS ORGANIZAÇÕES É BASICAMENTE TÉCNICA E VOLTADA MINIMAMENTE PARA O COMPORTAMENTO, HAVENDO POUCAS INTERVENÇÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR. É NECESSÁRIO AVANÇAR, NO SENTIDO DE SE OBTER UMA COERÊNCIA DOS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM RELAÇÃO A PRÁTICA PRODUZIDA NAS ORGANIZAÇÕES. Proposta: A VISÃO DO PSICÓLOGO NAS ORGANIZACÕES É FÍSICA E NÃO COMPORTAMENTAL, POIS É VOLTADA À GESTÃO DE PESSOAS E NÃO À PSICOLOGIA DO TRABALHO. A FORMAÇÃO PODE ESTAR CAUSANDO UMA DICOTOMIA SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA, E NESTE CASO, TORNA-SE NECESSÁRIO AMPLIARMOS A VISÃO DO PSICÓLOGO SOBRE A PRÁTICA ORGANIZACIONAL POR MEIO DE DISCIPLINAS CONCERNENTES À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR DURANTE A FORMAÇÃO. Proposta: EXISTE UMA NECESSIDADE EM SE DESCREVER A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ORGANIZACIONAL E DO MUNDO DO TRABALHO, TRAÇANDO DIRETRIZES BÁSICAS À SEGUIR NAS DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO.

3 Proposta: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO PARA OS CANDIDATOS INAPTOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA À CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO E CONDUTORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. Proposta: PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, VISANDO A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE DISCIPLINA DENOMINADA MOBILIDADE HUMANA NA GRADE CURRICULAR, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL. Proposta: GARANTIR A DISCUSSÃO, DIRETRIZES E CLAREZA DA PRÁTICA DO PSICÓLOGO NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

4 Proposta: SISTEMA CONSELHOS PROMOVER MAIS TROCA, DISCUSSÃO, CARTILHAS SOBRE A ATUAÇÃO E DOCUMENTOS ESCRITOS NOS DIVERSOS SERVIÇOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Proposta: NORMATIZAR E DELIMITAR OS PARAMETROS DO PSICÓLOGO NOS DIVERSOS SERVIÇOS DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Proposta: FACILITAR A PARTICIPAÇÃO EM CAPACITAÇÃO CONSTANTE, DEVIDO AOS OBSTÁCULOS EM PARTICIPAR; PROPOR FORMAS E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NAS OFICINAS DE FAMÍLIA, EX.: REUNIÕES SÓCIO EDUCATIVAS;DELINEAR OS CAMPOS DE ATUAÇÃO CONFORME A ÁREA: SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

5 Proposta: TER UM PROFISSIONAL TÉCNICO EM CADA CONSELHOS PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Proposta: GARANTIR CONDIÇÕES DE TRABALHO DA PSICOLOGIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Proposta: QUE O SISTEMA CONSELHOS PROMOVA MAIS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. ESPAÇOS QUE FUNCIONEM DE FORMA PERIÓDICA E FREQUENTE.

6 Proposta: QUE HAJA ABERTURA PARA QUE O RECÉM FORMADO EM PSICOLOGIA POSSA DESENVOLVER UM TRABALHO EQUIVALENTE A UMA RESIDÊNCIA EM MEDICINA, ONDE POSSA APROFUNDAR CONTEÚDOS, JÁ QE OS CURSOS HOJE ENFRENTAM DIFICULDADES QUANTO AO FATOR TEMPO, QUANDO DA ELABORAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES. Proposta: PROMOVER EVENTOS E QUALIFICAÇÃO PARA A ATUAÇÃO PRATICA DA PSICOLOGIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Proposta: PROMOVER PISO SALARIAL PARA O PSICÓLOGO ATUANTE NA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

7 Proposta: PENSO QUE É IMPORTANTE QUE O SISTEMA CONSELHOS, JUNTO COM OS ÓRGÃOS GESTORES, PROMOVAM MAIS CAPACITAÇÕES E ATUALIZAÇÕES PARA O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA SAÚDE PÚBLICA, REFORÇANDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA COM RELAÇÃO A COERENCIA DO FUNCIONAMENTO ATUAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS. Proposta: ESTENDER O CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA SAÚDE PÚBLICA AOS OUTROS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, CLÍNICO, PSIQUIATRA E AGENTE DE SAÚDE. Proposta: INCLUIR NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE PSICOLOGIA A DISCIPLINA DE "ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAÚDE E SAÚDE COLETIVA".

8 Proposta: EFETIVAMENTE SER INSERIDO NAS GRADES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA VOLTADA À ATUAÇÃO SOCIAL EFETIVA DO PSICÓLOGO. Proposta: INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE REFLEXÕES POLITICO FILOSOFICAS A RESPEITO DO PAPEL SOCIAL DO SISTEMA PRISIONAL, CONSIDERANDO O VASTO CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E HISTÓRICO DAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE, SUAS LIMITAÇÕES DE CONTRIBUIÇÃO PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DO INDIVÍDUO CONDENADO. Proposta: CONTEMPLAR NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DISCIPLINA SOBRE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS.

9 Proposta: A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DEVE CONTEMPLAR TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO. Proposta: O SISTEMA CONSELHOS DEVERÁ BUSCAR MAIOR ABERTURA DE DIÁLOGO COM O JUDICIÁRIO VISANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELO PSICÓLOGO. Proposta: PROMOVER DISCUSSÕES OU ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DO CAMPO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE.

10 Proposta: PROPORCIONAR UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO NA SOCIEDADE DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICÓLOGO NAS PRÁTICAS DESPORTIVAS. Proposta: PROPOR MAIOR ENGAJAMENTO E FOMENTAR MAIOR PARTICIPAÇÃO DA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA COM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS, DESASTRES, ACIDENTES E CATÁSTROFES. Proposta: REVER OS SISTEMA, A FORMA COMO É IMPOSTA AS RESPONSABILIDADES, PROPOSTAS E AJUSTAMENTO DAS MESMAS; DETERMINADOS PARA OS PROFISSIONAIS PSICÓLOGOS EM SUAS ATRIBUIÇÕES.

11 Proposta: INSERIR NAS GRADES CURRICULARES DISCIPLINA SOBRE O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO, À SEREM MINISTRADAS POR PSICÓLOGOS. Proposta: ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE RECUPERAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA CONDUTORES COM A CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH) SUSPENSA. Proposta: O SOFRIMENTO EMOCIONAL É AMPLO E ATINGE TODA A COLETIVIDADE. EM TODOS OS LUGARES, AMBIENTES E CLASSES SOCIAIS EXISTEM SITUAÇÕES DE SOFRIMENTO, MAS A PSICOLOGIA TEM SE CONCENTRADO EM AÇÕES, PRINCIPALMENTE CURATIVAS OU REMEDIATIVAS, QUANDO NÃO SE OMITINDO. SÃO URGENTES OS ESTUDOS, PESQUISAS E AÇOES PRÁTICAS QUE POSSAM CONVERTE-LAS EM AÇÕES PREVENTIVAS, FAZENDO DA PSICOLOGIA CLINICA UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA SUSTENTAR A PRATICA SOCIAL DA PSICOLOGIA NO BRASIL.

12 Proposta: QUE O SISTEMA CONSELHOS CRIE MECANISMOS PARA DISCRIMINAR QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA CLÍNICA. Proposta: SISTEMA CONSELHOS DEVE PENSAR ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO DOS PSICÓLOGOS QUE ATUAM NA ÁREA CLÍNICA. Proposta: QUE O SISTEMA CONSELHOS CRIE DIRETRIZES PARA O TRABALHO DO PSICÓLOGO, NA PERSPECTIVA DA GARANTIA DO DIREITO AO IDOSO, À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NOS SEUS DIVERSOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO PÚBLICA E PRIVADO.

13 Proposta: AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DO CRP NOS ÓRGÃOS DE CONTROLE SOCIAL EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO, E QUE OS PROFISSIONAIS INDICADOS TENHAM EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA TÉCNICA. Proposta: CRIAR COMISSÕES QUE LEVANTEM DADOS DA DEMANDA DE ATENDIMENTO AO IDOSO, COMO: CUIDADOS DOMICILIARES FINANCIADO PELO ESTADO; FOMENTAR A CRIAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ATENDAM O IDOSOS QUE ENCONTRAM-SE EM GRAU III DE DEPENDENCIA, LEITOS DE RETAGUARDA E REPÚBLICAS PARA OS IDOSO INDEPENDENTES. Proposta: ELABORAR DIRETRIZES PARA A INCLUSÃO DA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CURRICULO MÍNIMO DAS UNIVERSIDADES DE PSICOLOGIA.

14 Proposta: DIVULGAR E APROXIMAR O TRABALHO DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO - COF DOS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA EM SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, ATRAVÉS DE PALESTRAS OU CURSOS DE ORIENTAÇÃO. Proposta: SISTEMA CONSELHO PROPOR MOSTRAS DE PRÁTIICAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM AMBITO REGIONAL (VIA SUBSEDES). Proposta: UMA PROPOSTA SERIA IMPLANTAR UM CAPS PARA ACOLHER REGIÕES ONDE A DEMANDA POPULACIONAL SEJA MENOR E O CONTATO COM CAPS JÁ IMPLANTADOS EM OUTROS MUNICÍPIOS SEJA DIFICULTADO POR BARREIRAS (VAGAS, TRANSPORTE, VIAGENS, ETC)

15 Proposta: OBRIGATORIEDADE DE PSICÓLOGOS NOS CONSELHOS TUTELARES ; OUVIDORIA PSICOLÓGICA NO HOSPITAL GERAL E PROTOCOLO NORTEADOR PARA ATENDIMENTO DO PSICÓLOGO EM SAÚDE PÚBLICA. Proposta: EVENTOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, BEM COMO ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO EM GERAL SOBRE O SIGNIFICADO E FINALIDADES DE UM ÓRGÃO DE CONTROLE SOCIAL.CAPACITAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL AOS PROFISSIONAIS. Proposta: INDICAR MEMBROS DO MUNICÍPIO PARA TRABALHAREM DIREITOS HUMANOS, COM CAPACITAÇÃO. DISCUTIR ESSE TEMA ATRAVÉS DO CONTROLE SOCIAL, ESTIMULANDO A POPULAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL, "OBSERVATÓRIO SOCIAL", ALÉM DE DISPONIBILIZAR CURSOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL AOS PROFISSIONAIS, CURSOS ESTES COM MAIOR INFORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS.

16 Proposta: ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE MECANISMOS QUE INCENTIVEM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO CONTROLE SOCIAL, COSIDERANDO A CARÊNCIA DE TAL FATO E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE TAIS MECANISMOS E O RECONHECIMENTO DAS INICITATIVAS PROMISSORAS JÁ EXISTENTES. Proposta: AMPLIAR AS REPRESENTAÇÕES DO SISTEMA CONSELHOS NOS CONSELHOS MUNICIPAIS, POR PSICÓLOGOS COM BOA FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, A FIM DE FISCALIZAR OS DIREITOS HUMANOS. Proposta: ORGANIZAR NÚCLEOS ITINERANTES DE PSICÓLOGOS PARA TRABALHAREM JUNTO À POPULAÇÃO, A CONSCIÊNCIA ACERCA DO QUE SE VENHA SER POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS, A FIM DE DESPERTAR E ASSEGURAR A CAPACIDADE INDIVIDUAL DE LUTAR CADA QUAL PELO SEU DIREITO ENQUANTO PESSOA "VONTADE POLÍTICA".

17 Proposta: AMPLIAR A COMUNICAÇÃO PARA A SOCIEDADE CIVIL SOBRE OS OBJETIVOS E FUNÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CONTROLE SOCIAL, A FIM DE OBTER MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTA. Proposta: O PSICÓLOGO DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL ATUAR COMO PROMOTOR DA SAÚDE MENTAL Proposta: DIVULGAR PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS PELO SISTEMA CONSELHOS (SITE, INFORMATIVOS,JORNAL) SOBRE PSICOLOGIA DO ESPORTE

18 Proposta: AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NA PRÁTICA E APROXIMÁ-LA DA SOCIEDADE E DOS PROFISSIONAIS DO ESPORTE, COM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ADENTREM TANTO OS ÓRGÃOS PÚBLICOS COMO SECRETARIAS DE ESPORTE, BEM COMO A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. Proposta: FORTALECIMENTO DA MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO UM CARGO E NÃO UM PROJETO, DEVENDO SER EXERCIDO APENAS POR PSICÓLOGOS. Proposta: RETORNO NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA.

19 Proposta: OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DO PSICÓLOGO EM PROJETO SOCIAL NA FUNÇÃO DE GESTOR. Proposta: OBRIGATORIEDADE DE PERICIAS PSICOLÓGICAS NA ADMISSÃO E ANUALMENTE AOS DOCENTES, GESTORES E FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO, OU SEMPRE QUE SE FIZER NECESSÁRIO. ABSORVER O TRABALHO DO PSICÓLOGO EM ÁREAS ESPECIFICAS DE SUA COMPETENCIA NA EDUCAÇÃO, SEJA EM SALA DE RECURSOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, MEDIAÇÃO, ETC. Proposta: DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO DO PSICÓLOGO NA ATUAÇÃO ESCOLAR, INCLUINDO A ORIENTAÇÃO FAMILIAR A RESPEITO DA SUA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL. DEVIDO A VARIADA DEMANDA DE QUEIXAS SERIA TAMBÉM DE SUMA A CONTRATAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (TERAPEUTA OCUPACIONAL, FONO, PEDAGOGO)QUE POSSAM ATUAR DE FORMA A OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO.

20 Proposta: MANTER E ESTIMULAR ATUAÇÕES POLÍTICAS DE ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS DE DIREITOS INDIVIDUAIS NA FISCALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CONDUZIDAS PELOS ÓRGÃOS EXECUTIVOS DE CONTROLE SOCIAL EM SUAS VARIAS MODALIDADES DISCIPLINARES. Proposta: DESPADRONIZAR, AO PENSAR NO INDIVÍDUO EM SUA SINGULARIDADE, BUSCANDO DEBATES, PALESTRAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE TAL QUESTÃO, A FIM DE QUEBRAR O PADRÃO EXIGIDO PELO SISTEMA, QUE SERIA O PADRÃO DE TRATAR A SOCIEDADE COMO UM TODO BUSCANDO NA MEDICALIZAÇÃO UM REFÚGIO PARA TRATAR DE COMPORTAMENTOS ANORMAIS, AO INVÉS DE PROCURAR TRABALHAR EM CIMA DO SOFRIMENTO PESSOAL, INDIVIDUAL. Proposta: A AMPLIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA PSICOLOGIA ESTÁ AMEAÇADA QUANTO A SUA IDENTIDADE. A INTERAÇÃO DA CATEGORIA SE FAZ NECESSÁRIA PARA COMBATER A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL.

21 Proposta: O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA SE POSICIONAIR FORMALMENTE JUNTO AOS PODERES JUDICIÁRIOS E MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER CONSIDERADO DE FATO NOSSO TRABALHO (O TRABALHO DO PSICÓLOGO SOCIAL), ESPECIALMENTE DE ÓRGÃOS QUE ATUAM EM SITUAÇÕES DE MEDIA COMPLEXIDADE COMO CREAS; EMBORA SUA IDENTIDADE ESTEJA EM FORMAÇÃO, DADA SUA RECENTE INSERÇÃO JUNTO À ESFERA PÚBLICA, NÃO PODE SER EXIMIDA A IMPORTÂNCIA REAL DO SEU TRABALHO. NENHUMA ESFERA PODE SOLICITAR NOSSO TRABALHO (SEJA POR MEIO DE AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS E ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL) E SIMPLESMENTE NÃO "DAR" A REAL IMPORTÂNCIA, NÃO CONSIDERAR NOSSO TRABALHO. Proposta: REAFIRMAÇÃO POR PARTE DO SISTEMA CONSELHOS DA PARTICIPAÇÃO OU NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EVENTOS QUEM TEM COMO TEMA A MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO. MAIS DEBATES. Proposta: Para que exista uma atuação ética, justa e prudente é de suma importância que a categoria de psicólogos do trânsito seja regulamentada por uma cota de credenciamento estipulada em 80% do número de exames diários permitidos e que seja regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia que seria o mínimo necessário para manter uma estrutura dentro dos padrões exigidos pelo DETRAN. Dessa maneira, somente após atingir essa cota haveria a abertura de novos credenciamentos, conforme portaria 541/99 art 14 (CONTRAN). Formamos uma categoria profissional de Psicólogos do Trânsito que devemos atender à essas e tantas outras exigências, portanto, devemos ter o amparo legal na mesma medida do que somos obrigados a cumprir, para manter um nível de qualidade adequado.

22 Proposta: A avaliação psicológica para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se faz necessária para todas as categorias: na habilitação, renovação, adição, transferência e mudança de categoria, uma vez que o ser humano é dinâmico e sua personalidade é complexa e variável, conforme as experiências vivenciadas no decorrer do tempo, podendo transformá-lo num sujeito inadequado e perigoso para ser inserido na sociedade trânsito. Proposta: A divisão equitativa deve ser obrigatória e fiscalizada em todo e qualquer serviço de perícia, principalmente na Psicologia do Trânsito, porque garante a isenção do perito frente ao resultado e diante dos órgãos competentes para encaminhamento de avaliações psicológicas

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Propor mudanças nas leis que regem a publicação, desenvolvimento e divulgação dos testes no Brasil, de forma que se padronizem e ofereçam subsídios do alcance e limites dos testes. Proposta:

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A Gestão inclui: A coordenação dos recursos humanos e do trabalho em equipe interdisciplinar; Planejamento, monitoramento e avaliação; O registro de informações;

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM Dispõe sobre a normatização do funcionamento dos prontos-socorros hospitalares, assim como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho. O Conselho Federal de Medicina,

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E POLITICAS PÚBLICAS: UMA APROXIMAÇÃO DO CRPRS COM O MEIO ACADÊMICO

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

Audiência Pública no Senado Federal

Audiência Pública no Senado Federal Audiência Pública no Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte Brasília DF, 7 de maio de 2008 1 Audiência Pública Instruir o PLS n o 026 de 2007, que Altera a Lei n o 7.498, de 25 de junho

Leia mais

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004 REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor Brasília, outubro de 2004 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS FENAJ http://www.fenaj.org.br FÓRUM NACIONAL DOS PROFESSORES DE JORNALISMO - FNPJ

Leia mais

Rede de Atenção Psicossocial

Rede de Atenção Psicossocial NOTA TÉCNICA 62 2011 Rede de Atenção Psicossocial Altera a portaria GM nº 1.169 de 07 de julho de 2005 que destina incentivo financeiro para municípios que desenvolvem Projetos de Inclusão Social pelo

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS CARTA DE CURITIBA Os participantes do I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS, realizado em Curitiba PR, de

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL De 1999 até o ano de 2011 o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE) congregava em seu espaço geográfico cinco instituições de ensino

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais

EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL

EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL Proposta I Fomentar a criação de grêmios estudantis, fóruns de juventude, diretórios centrais de estudantes,

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPOSTAS APRESENTADAS NO PLANO DE GESTÃO E AVANÇOS REALIZADOS

ANÁLISE DAS PROPOSTAS APRESENTADAS NO PLANO DE GESTÃO E AVANÇOS REALIZADOS RELATÓRIO DE GESTÃO DA DIRETORIA DA FANUT REFERENTE AO PERÍODO DE 2011-2012: Estruturando a Faculdade de Nutrição como Unidade Acadêmica no âmbito da UNIFAL-MG DIRETORIA: Profa. Cristina Garcia Lopes Diretora

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010

Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010 Saúde da População em Situação de Rua, com foco em Saúde Mental Consultório de Rua Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010 Saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004 INTRODUÇÃO Última edição do Manual (revista e atualizada): 2006 Objetivo: Implantação do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências Atende aos princípios e diretrizes do

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. 3 Presidente da República Fernando Henrique Cardoso Ministro de Estado da Educação Paulo Renato Souza Secretário Executivo Luciano Oliva Patrício Secretária de Educação Especial Marilene Ribeiro dos Santos

Leia mais

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de Itanhangá CNPJ: 07.209.225/0001-00 Gestão 2013/2016

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de Itanhangá CNPJ: 07.209.225/0001-00 Gestão 2013/2016 LEI Nº 325/2013 Data: 04 de Novembro de 2013 SÚMULA: Dispõe sobre o Plano Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, que tem por finalidade fortalecer e estruturar o COMAD como órgão legítimo para coordenar,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) Este documento tem o propósito de promover o alinhamento da atual gestão

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral.

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral. EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente nos âmbitos federal, estadual,

Leia mais

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social O PETI e o Trabalho em Rede Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social Articulação da rede de serviços socioassistenciais Proteção

Leia mais

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS: O QUE É QUE FAZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A Prefeitura de São Paulo, em maio de 2013, seguindo a política implementada nacionalmente e atendendo uma reivindicação histórica do movimento

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular

Regulamento de Estágio Curricular Regulamento de Estágio Curricular REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular em acordo com a Lei nº 11.788, de 25/09/2008, componente do Projeto Pedagógico

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

PROPOSTAS REGIONAIS - CEARÁ

PROPOSTAS REGIONAIS - CEARÁ PROPOSTAS REGIONAIS - CEARÁ EIXO 1 - DEMOCRATIZAÇÃO DO SISTEMA CONSELHOS E AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE INTERAÇÃO COM A CATEGORIA Promover a mobilização para formação e participação política da categoria. Garantir

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012 Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer SALVADOR/BA ABRIL de 2012 MARCOS HISTÓRICOS 1998: Adesão do Brasil aos princípios diretivos

Leia mais

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br Psicologia Intensiva uma especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br PSICOLOGIA INTENSIVA O intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Carta de Campinas Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, na cidade de Campinas (SP), gestores de saúde mental dos 22 maiores municípios do Brasil, e dos Estados-sede desses municípios, além de profissionais

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Carta da Região Sudeste

Carta da Região Sudeste I FÓRUM ESTADUAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES I SEMINÁRIO SUDESTE DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Carta da Região Sudeste Gestores da Saúde, Servidores da Saúde, Representantes de

Leia mais

Encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará. 14 de novembro de 2012

Encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará. 14 de novembro de 2012 Encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará 14 de novembro de 2012 Plenária: Conclusões e indicação de boas práticas e fluxos de atendimento a serem

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL OBJETIVOS E METAS 1. Prover apoio psicológico, médico e social ao jovem em

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

Fica autorizada a remuneração por parte das OS (Organizações Sociais) de acordo com tabela e instruções contidas em anexo - Orientações

Fica autorizada a remuneração por parte das OS (Organizações Sociais) de acordo com tabela e instruções contidas em anexo - Orientações Circular S/SUBPAV/SAP n.º 10/2011. Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Pagamento de gratificações Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011. CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

li'm(i)~mr:.\r&~ ~[~ ~~~ ~~~.l, ~~~:r,,~{íe.c.~ ~~ ~@)g ~ 1liiJ~mmrl!&

li'm(i)~mr:.\r&~ ~[~ ~~~ ~~~.l, ~~~:r,,~{íe.c.~ ~~ ~@)g ~ 1liiJ~mmrl!& li'm(i)~mr:.\r&~ ~[~ ~~~ ~~~.l, ~~~:r,,~{íe.c.~ ~~ ~@)g ~ 1liiJ~mmrl!& A RENTEGRACÃOSOCAL ~ É O MELHOR TRATAMENTO Na história da atenção às pessoas com transtornos mentais no Brasil, por muito tempo o

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios LEI N. 1.343, DE 21 DE JULHO DE 2000 Institui a Política Estadual do Idoso - PEI e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: Conhecer as práticas dos psicólogos nos municípios. Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

SAÚDE MENTAL NA RODA :A SENSIBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA

SAÚDE MENTAL NA RODA :A SENSIBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE MENTAL NA RODA :A SENSIBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA Romaldo Bomfim Medina Jr 1 Luciane Silva Ramos 2 Fernanda Franceschi de Freitas 3 Carmem Lúcia Colomé Beck 4 O movimento

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da política e do Plano Decenal

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA

A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) nasce da necessidade de reformular a formação dos cursos de graduação

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que as carteiras de identidade Profissional (CIP) passem a reconhecer o nome social de psicólogos e psicólogas transexuais. Proposta: Elaborar material educativo e pedagógico sobre Psicologia

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO EIXO: GESTÂO Fortalecer a parceria entre e instituições parceiras para o desenvolvimento de ações educacionais Formalização de Termo de Cooperação Técnica entre e SEC do Estado para a efetivação de políticas

Leia mais

8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS

8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS 8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS DOCUMENTO FINAL EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ações de mobilização: 1. Ampla mobilização, por

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP N 009/2000 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2000

RESOLUÇÃO CFP N 009/2000 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2000 RESOLUÇÃO CFP N 009/2000 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2000 Institui e regulamenta o Manual de Normas Técnicas para a Residência em Psicologia na área de saúde. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso das atribuições

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte PPCAAM Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria de Direitos Humanos Presidência

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1882 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1882 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 14/12/2012-15:54:03 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1882 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1.

Leia mais

CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002 Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002 Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Ao Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde E-mail: deges@saude.gov.br - prosaude@saude.gov.br CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Metas

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Metas EDUCAÇÃO ESPECIAL Metas Meta 4 (compatível com a meta do Plano Nacional de Educação) Meta 4: universalizar, para a população com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS PAPÉIS E COMPETÊNCIAS O SERVIÇO PSICOSSOCIAL NO CREAS... O atendimento psicossocial no serviço é efetuar e garantir o atendimento especializado (brasil,2006). Os profissionais envolvidos no atendimento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES SECRETRIA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DIPLOMA CONFERIDO: BACHAREL NÚMERO DE VAGAS: 100 VAGAS ANUAIS NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: 50 ALUNOS TURNOS

Leia mais

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social

Leia mais

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 FILIETAZ, Marta R. Proença, martafilietaz@hotmail.com Face à emergência da obrigatoriedade legal da presença do intérprete

Leia mais

Crack, é possível vencer

Crack, é possível vencer Crack, é possível vencer Prevenção Educação, Informação e Capacitação Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

MANUAL ATRIBUIÇÕES E ROTINAS PSICOLOGIA HOSPITALAR

MANUAL ATRIBUIÇÕES E ROTINAS PSICOLOGIA HOSPITALAR MANUAL 1 E L A B O R A Ç Ã O HGWA: Fernanda Azevedo de Souza: Coordenação, UCE Adulto (UCE I e AVC Subagudo) e Cuidados Paliativos Isabelle de Freitas Luz - Clínica Pediátrica, UCE Pediátrica e PAD Pediátrico

Leia mais

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e 1 CONCEPÇÃO DE CRECHE (0 A 3 ANOS): A Constituição Federal de 1988 assegura o reconhecimento do direito da criança a creche, garantindo a permanente atuação no campo educacional, deixando de ser meramente

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF Preocupados com inúmeros questionamentos recebidos pela Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a CNSPV/CFMV vem por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Constituição Federal/88 Artigo 208, III - atendimento preferencialmente

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional.

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Em 2012, durante a realização da I Mostra Paulista de Psicologia do esporte, foi realizado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que Introdução A formação continuada iniciou-se com um diagnóstico com os profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil do nosso município para saber o que pensavam a respeito de conceitos essenciais

Leia mais

Caderno de Propostas. 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS - São Paulo

Caderno de Propostas. 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS - São Paulo Caderno de Propostas VIII COREP - SP Congresso Regional de Psicologia Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS -

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias EDUCAÇÃO ESPECIAL Metas Meta 4 (compatível com a meta do Plano Nacional de Educação) Meta 4: universalizar, para a população com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD 1 Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 05.428.075/0001-91 NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD MANGUEIRINHA PARANÁ

Leia mais