EMENTAS DAS OPTATIVAS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTAS DAS OPTATIVAS:"

Transcrição

1 EMENTAS DAS OPTATIVAS: 1. Disciplina: EGH Arte e Processo de Subjetivação: O conceito de sublimação em Freud e Lacan em sua articulação com a arte, a pulsão e a clínica. (Optativa) Profª Giselle Falbo Ementa: O conceito de sublimação em Freud e Lacan em sua articulação com a arte, a pulsão e a clínica. Proposta de integração graduação/pós-graduação: A fim de integrar graduação e pós-graduação, propomos que essa disciplina conte com a participação de graduandos em psicologia. Esta integração se dará através de sua inscrição em projeto de Ensino que contará com 5 vagas disponíveis para os alunos de graduação, através da leitura dos textos indicados e pela frequência nas aulas da pós-graduação. Para os graduandos, portanto, os créditos pela participação no Projeto de Ensino serão integralizados como Atividades Complementares. 1 Aula Introdutória Cronograma 2 FREUD, S. (1915) Pulsões e seus destinos, in Obras Completas de S. Freud, LACAN, A desmontagem da pulsão in: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., LACAN, A desmontagem da pulsão in: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., BROUSSE, M.H. «Pulsão I» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, 6 BROUSSE, M.H. «Pulsão I» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, 7 BROUSSE, M.H. «Pulsão II» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, 8 BROUSSE, M.H. «Pulsão II» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, 9 LACAN, J. O Seminário 7, a Ética da psicanálise, Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., LACAN, J. O Seminário 7, a Ética da psicanálise, Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., LACAN, J. O Seminário 7, a Ética da psicanálise, Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., LACAN, J. «As duas vertentes da sublimação» in : O Seminário 16, De um 13 LACAN, J. «As duas vertentes da sublimação» in : O Seminário 16, De um 14 LACAN, J. «As duas vertentes da sublimação» in : O Seminário 16, De um Trabalho Final: O trabalho final deverá ser entregue em versão digitalizada, enviada via para as professoras. O trabalho final deverá conter no máximo 2 laudas, em formato: times new roman, 12, espaço duplo. O texto deverá conter uma articulação entre o conteúdo da disciplina e a tese/dissertação de mestrado do aluno.

2 Avaliação: A avaliação do desempenho para a atribuição de um grau inclui: 1. Frequência 2. Leituras semanais 3. Trabalho final da disciplina BIBLIOGRAFIA: BROUSSE, M.H. «Pulsão I» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, ) Para ler o Seminário 11 de Lacan, Rio de Janeiro : Jorge Zahar ed., «Pulsão II» in : (FELDSTEIN, R., FINK, B & JAANUS, M. Org, ) Para ler o Seminário 11 de Lacan, Rio de Janeiro : Jorge Zahar ed., FREUD, S. (1915) Pulsões e seus destinos, in Obras Completas de S. Freud, LACAN, J. O Seminário 7, a Ética da psicanálise, Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., A desmontagem da pulsão in: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., «As duas vertentes da sublimação» in : O Seminário 16, De um Outro ao outro, Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., Disciplina: EGH Estudos da Subjetividade: A perspectiva feminista de Donna Haraway (Optativa). Prof.: Marcia Moraes & Ana Cláudia Ementa: A perspectiva feminista de Donna Haraway e suas contribuições para o campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade. Privilegiaremos a leitura dos textos de Haraway traduzidos para o português, o que não exclui a indicação de leitura de textos em outros idiomas (inglês, francês ou espanhol). Proposta de integração graduação / pós-graduação: A fim de integrar graduação e pós-graduação, propomos que essa disciplina conte com a participação de graduandos, que para se integrarem ao grupo da pós, deverão estar inscritos em Projeto de Ensino organizado pelas docentes da disciplina. O referido Projeto de Ensino contará com 10 vagas para graduandos e terá como foco a leitura dos textos indicados e a frequência nas aulas da pós-graduação. Assim, para os graduandos os créditos pela participação no Projeto de Ensino serão integralizados como Atividades Complementares. 1 Aula Introdutória Cronograma 2 Haraway, D. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v.5. Campinas: Ed. Unicamp, 7-41p., Haraway, D.Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v.5. Campinas: Ed. Unicamp, 7-41p., Haraway, D. Manifesto Ciborgue. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, Haraway, D. Manifesto Ciborgue. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

3 6 1) Gane, N. Se nós nunca fomos humanos, o que fazer? Entrevista com Donna Haraway.Documento eletrônico disponível em: 2) Silva, T. T. Nós, ciborgue : o corpo elétrico e a dissolução do humano. In : In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, ) Kunzru, H. Você é um ciborgue. In : In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, Penley, C. Ross, A., Haraway, D. Cyborgs at Large: Interview with Donna Haraway. Social Text, No. 25/26, 1990, pp Haraway, D. 'Gênero' para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, n.22. Campinas: Unicamp, p Haraway, D.A partilha do sofrimento: realações instrumentais entre animais de laboratório e sua gente. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, n.35, pp.27-64, Haraway, D. O humano numa paisagem pós-humanista. Estudos Feministas, v. 1, n.2. Florianópolis: UFSC, p , Haraway, D. Companhias Multiespécies nas naturezas-culturas. 12 Haraway, D. Corpos eficientes e espécies companheiras (Tradução não publicada). 13 (Vídeo) Os mil nomes de Gaia Conferência Haraway, Rio de Janeiro Pugliese, G. O gênero da ciência: reflexões sobre o gênero da ciência e a perspectiva feminista Trabalho Final: O trabalho final deverá ser entregue em versão digitalizada, enviada via para as professoras. O trabalho final deverá conter NO MÁXIMO 2 laudas, em formato: times new roman, 12, espaço duplo. O texto deverá conter uma articulação entre o conteúdo da disciplina e a tese/dissertação de mestrado do aluno. Avaliação: A avaliação do desempenho para a atribuição de um grau inclui: i. o comparecimento às aulas; ii. as leituras semanais; o trabalho final da disciplina. iii. Bibliografia da disciplina: Gane, N. Se nós nunca fomos humanos, o que fazer? Entrevista com Donna Haraway Documento eletrônico disponível em: Haraway, D. O humano numa paisagem pós-humanista. Estudos Feministas, v. 1, n.2. Florianópolis: UFSC, p , Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v.5. Campinas: Ed. Unicamp, 7-41p., Manifesto Ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 'Gênero' para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos

4 Pagu, n.22. Campinas: Unicamp, p , Haraway, D. Corpos eficientes e espécies companheiras (Tradução não publicada). In: HARAWAY, D. When species meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, A partilha do sofrimento: realações instrumentais entre animais de laboratório e sua gente. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, n.35, pp.27-64, 2011a.. Companhias Multiespécies nas naturezas-culturas.in : MACIEL, M. E. Pensar/escrever o animal. Ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis : Editora da UFSC, 2011b.. Conferência no evento Os mil nomes de gaia, Disponível em Kunzru, H. Você é um ciborgue. In : In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, Penley, C. Ross, A., Haraway, D. Cyborgs at Large: Interview with Donna Haraway. Social Text, No. 25/26, 1990, pp Pugliese, G. O gênero da ciência: reflexões sobre o gênero da ciência e a perspectiva feminista. Mediações, Londrina, 20 (1), pp , Silva, T. T. Nós, ciborgue : o corpo elétrico e a dissolução do humano. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, Bibliografia complementar: Dorlin, E. e Rodriguez, E. Penser avec Donna Haraway. Paris: Puf, Silva, M. R. Refigurando monstros: a perspectiva parcial de Donna Haraway como crítica da ciência. Rio de Janeiro, UERJ, Dissertação de mestrado / IMS, Stengers, I. Fabriquer de l'espoir au bord du gouffre à propos de l'oeuvre de Donna Haraway Documento eletrônico, disponível em stengers/ 3. Disciplina: EGH Tópico Especial I: Clínica da Atividade Professoras: Cláudia Osório & Luiza Oliveira(Optativa) PROGRAMA: Apresentação da abordagem da clínica da atividade, no panorama atual da psicologia do trabalho. Principais conceitos da clínica da atividade: atividade, gênero e estilo, ofício. O trabalho como atividade dirigida em Bakhtin e Vigotski. Metodologia e método de pesquisa-intervenção. Dispositivos metodológicos em clínica da atividade. Análise des materiais produzidos nos campos empíricos das dissertações e teses em andamento. BIBLIOGRAFIA BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Em Estética da Criação Verbal. São Paulo: Marins Fontes, Pp BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. CLOT, Yves. A psicologia do trabalho na França e a perspectiva da clínica da atividade. Fractal: Revista de Psicologia, vol. 22, n. 1, p , 2010 CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte, Fabrefactum, 2010.

5 OSORIO DA SILVA, Claudia. Em BENDASSOLLI, P. e SOBOLL, L. (Organizadores) Pesquisa e Intervenção em línica da atividade: a análise do trabalho em movimento. Métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do trabalho: clínicas do trabalho. São Paulo, Editora Atlas, Pp TEDESCO, Silvia e PINHEIRO, Diego. A clínica da atividade e o dialogismo bakhtiniano: por uma psicologia do estilo. Capítulo de livro no prelo. VIGOTSKI, L. O problema do método. Em Formação social da mente. 4. Disciplina: EGH Subjetividade, tempo e criação: Transdisciplinaridade e clínica perspectivas a partir da filosofia de Spinoza (Optativa) Profª Cristina Rauter EMENTA: Perspectivas Transdisciplinares a partir da filosofia Spinoza. Correspondências entre Winnicott e Spinoza: o brincar; a emergência da grupalidade, a positividade do conflito. Correspondências entre Reich e Spinoza: o orgon; agressividade e destrutividade; indossociabilidade entre clínica e política em Reich. BIBLIOGRAFIA Bove, Laurent. Espinosa e a Psicologia Social. Ensaios de ontologia política e antropogênese. Belo Horizonte: Autêntica, Rauter, Cristina. Responsabilidades, Adolescência e Violência Contemporânea: A positividade do conflito em Spinoza, Maquiavel e Winnicott. Revista Brasileira de Ciências Criminais., v.22, p Reich, Wilhelm. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, Ether, God and Devil. Annals of the Orgone Institute. Orgone Institute Press, La Función Del Orgasmo. El Descubrimiento Del Orgón. Buenos Aires: Paidos, Psicologia das Massas do Fascismo. São Paulo: Martins Fontes, Spinoza, Baruch de. Ética. Belo Horizonte, Autêntica, Tratado Político. São Paulo: Martins Fontes, Winnicott, Donald. A Criança e Seu Mundo. Winnicott, D. W.A Criança e seu mundo. Rio, Zahar, O Brincar e a Realidade. São Paulo: Brasiliense, Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo Sandra Freiberger Porto Alegre, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO: INTERVENÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Filosofia Geral II 2º Semestre de 2018 Disciplina Optativa Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0479 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Tessa moura Lacerda Carga horária:

Leia mais

Tópicos em Antropologia: ANTROPOLOGIA DO GÊNERO

Tópicos em Antropologia: ANTROPOLOGIA DO GÊNERO Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Curso: Antropologia/Ciências Sociais Disciplina: Tópicos em Antropologia - Antropologia do Gênero Profa. Érica Renata

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2016/1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Curso de Graduação em Psicologia Versão Curricular 2009/1 Disciplina: Tópicos Especiais em Psicanálise:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. Identificação PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Semestre: 2018.2 Turma: 1308 Disciplina: PSI 7001

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA VERSÃO CURRICULAR 2009/1 DISCIPLINA: Psicanálise I CÓDIGO: PSI

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 102 7. Referências Bibliográficas ANSERMET, François. Clínica da Origem: a criança entre a medicina e a psicanálise. [Opção Lacaniana n 02] Rio de Janeiro: Contra capa livraria, 2003. ARAÚJO, Marlenbe

Leia mais

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S COORDENADORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA Disciplina: Plano de Ensino Ano: 2017 Semestre - 2 Teorias Críticas da Cultura Professores responsáveis: Nádia Dolores

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva PPGCol

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva PPGCol OFERTA CURRICULAR 2015/2 Professor Responsável: Tatiana Engel Gerhardt Professor(es) Colaborador (ores): 1. Atividade de Ensino: ( X) Leitura Dirigida ( ) Prática de Pesquisa em Saúde Coletiva ( ) Seminário

Leia mais

ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA. EDITAL PPGPSI 004 / 2008

ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA. EDITAL PPGPSI 004 / 2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE. EDITAL PPGPSI 004 / 2008 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos.

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos. EDITAL DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES Está aberto o período para submissões de trabalhos à revista Primeiros escritos. O período para submissão vai do dia 26 de outubro até o dia 25 de novembro. Veja abaixo

Leia mais

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS TEMÁTICOS O autor deverá

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA O Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo,

Leia mais

FLF5250 Filosofia Geral (Feminismo, Transfeminismo e Teoria Queer) 1º Semestre de 2019 Profa. Tessa Moura Lacerda 08 créditos Duração: 12 semanas

FLF5250 Filosofia Geral (Feminismo, Transfeminismo e Teoria Queer) 1º Semestre de 2019 Profa. Tessa Moura Lacerda 08 créditos Duração: 12 semanas FLF5250 Filosofia Geral (Feminismo, Transfeminismo e Teoria Queer) 1º Semestre de 2019 Profa. Tessa Moura Lacerda 08 créditos Duração: 12 semanas I OBJETIVOS Quais são os processos de construção da subjetividade

Leia mais

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano:

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: CRÉDITOS Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: 2015.2 TOTAL DE AULAS(h/a) CARGA HORÁRIA ATIVIDADES EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS CARGA

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2009 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E 6 Bibliografia ANDRÉ, S., A Impostura Perversa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1995. BROUSSE, M. H., A Fórmula do Fantasma? $ a, in Lacan, organizado por: Gérard Miller, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,

Leia mais

29/06/2018

29/06/2018 Período Letivo: 2018/1 Curso: LETRAS Habilitação: LICENCIATURA EM LETRAS Currículo: LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA LATINA E LITERATURA DE LÍNGUA LATINA

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA PPGF/MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA PPGF/MESTRADO 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA PROFESSOR: Dr. Marcelo de Sant Anna Alves Primo CARGA HORÁRIA: 90 Horas 6 Créditos INÍCIO: 26/08/2014 TÉRMINO: 16/12/2014 DIAS DE AULAS: terça-feira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018 II Turma: 417 Disciplina: PSI

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR Nome: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA -CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA ERRATA I DO EDITAL DE REALIZAÇÃO DE EXAMES DE SUFICIÊNCIA INHIS 02/2017 ONDE DE LÊ : (...) edital

Leia mais

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL Ana Helena Dias Avila Porto Alegre, 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 3º semestre 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Teorias Psicanalíticas 1000134

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura Telefone: (16) 3306.6550 E-mail: ppglitufscar@gmail.com Rodovia Washington Luis,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU210 Psicologia da Educação I

Programa Analítico de Disciplina EDU210 Psicologia da Educação I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2006 Programa: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio Área de Concentração:

Leia mais

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017)

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO.

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO. 01 Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: 2018 / 1 CURSO Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA

Leia mais

Disciplina: Antropologia da Ciência e da Tecnologia 4ª e 6ª: 08h-10h (2017/2)

Disciplina: Antropologia da Ciência e da Tecnologia 4ª e 6ª: 08h-10h (2017/2) 1 Universidade de Brasília Departamento de Antropologia Disciplina: Antropologia da Ciência e da Tecnologia 4ª e 6ª: 08h-10h (2017/2) Professor: Guilherme José da Silva e Sá Ementa: A discussão em torno

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003048A - Psicologia Docente(s) Érico Bruno Viana Campos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

DESIGNAÇÃO DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DESIGNAÇÃO DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Domínio Específico ( X ) Domínio Conexo ( ) Natureza: Específica N o de Créditos: 08 N o de Semanas: 15 Profs.(as) Responsáveis: Maria Ednéia Martins

Leia mais

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA - PROFESSOR CÓDIGO Psicanálise e educação Cristiana Carneiro EDF 003 EMENTA Freud e o inconsciente, a constituição do psíquico e a relação desta com a constituição

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia Ementa: As principais inovações da produção historiográfica a partir dos anos 1960. O movimento

Leia mais

Revista do Centro de Educação e Letras

Revista do Centro de Educação e Letras Revista do Centro de Educação e Letras DIRETRIZES PARA AUTORES A Revista é uma publicação semestral do Centro de Educação e Letras da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Tópicos especiais (HH 069) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula Professor:

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Filosofia Geral 2º Semestre de 2015 (Período Noturno) Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Prof. Dr. Alex de Campos Moura Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino

Leia mais

Título: Formação docente no ensino de línguas naturais Ementa: Língua, texto e discurso e processos estratégicos fundamentais de ensinoaprendizagem

Título: Formação docente no ensino de línguas naturais Ementa: Língua, texto e discurso e processos estratégicos fundamentais de ensinoaprendizagem Título: Formação docente no ensino de línguas naturais Ementa: Língua, texto e discurso e processos estratégicos fundamentais de ensinoaprendizagem de línguas naturais. Docente: Agostinho Potenciano de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina: ENSINO E PESQUISA

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA CIÊNCIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA CIÊNCIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÍSICA MÉDICA MODALIDADE: BACHARELADO DISCIPLINA: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA CIÊNCIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL :

Leia mais

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARRIVÉ, Michel. Linguística e Psicanálise: Freud, Saussure, Hjelmslev, Lacan e os outros. São Paulo: Edusp, 2001. AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer palavras e ações. Porto

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Língua Portuguesa IV UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Plano de Curso 2011 Ano / Período: 4 ano 1. EMENTA Introdução aos estudos semânticos e do léxico da língua portuguesa. Abordagem sobre a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 1º Semestre de 2002 Código: FLF0238 Destinada: Alunos de Filosofia e outros departamentos Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Profa. Marilena de Souza Chauí Carga horária:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es) e DRTs Berenice Carpigiani DRT: Cláudio Bastidas DRT: 113206-6

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Produção de Conhecimento, Paradigmas e Pesquisa em Educação Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Curso: MESTRADO (x

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es): Berenice

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos em relação língua/história/sujeito: objeto e método de pesquisa em Michel Foucault.

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1.1 - Surgimento, evolução e classificação das Ciências Sociais no decurso histórico. 1.2 - "Ciências Sociais" versus

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016/02

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016/02 Coordenadoria Especial de Artes - CEArtes Coordenação do Curso de Graduação em Letras- Libras PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016/02 CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB 7022 NOME DA DISCIPLINA: Fundamentos da Tradução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas.

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas. PLANO DE ENSINO CURSO: PSICOLOGIA SÉRIE: 9º SEMESTRE UNIDADE DE ENSINO: Ética e Cidadania CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 44 horas I - EMENTA Reconhecimento da dimensão ética

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ECONOMIA, RENDA, EMPREGO E DESENVOLVIMENTO 26 A 29 DE SETEMBRO Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Caruaru

Leia mais

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa SOL Departamento de Sociologia/UnB Disciplina: Teorias Sociológicas Marxistas (Código: 135488) Professor: Vladimir Puzone Email: vfpuzone@unb.br Ementa e objetivos Estudo de teoria marxista clássica e

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO

Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO Programa da disciplina Psicologia do Trabalho Créditos 04; Carga Horária - 60 Profa. Ana Magnólia Mendes EMENTA História do trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE DISCIPLINA: Análise do Discurso CARGA HORÁRIA: 45 horas PROFESSORA: Dra. Laura Maria Silva Araújo

Leia mais

BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA

BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA NACIONAIS Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações http://bdtd2.ibict.br/index.php?option=com_wrapper&itemid=40 Biblioteca Virtual de Saúde http://www.bvs-psi.org.br/

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS190 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais I

Programa Analítico de Disciplina CIS190 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise

Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise Tópicos Especiais em Planejamento e Gestão do Território Prof. Arilson Favareto Aula 1 21/Setembro/2015 Introdução à temática, antecedentes

Leia mais

Corpo Ciborgue e identidades trans: narrativas sobre a construção do corpo na experiência de mulheres transexuais.

Corpo Ciborgue e identidades trans: narrativas sobre a construção do corpo na experiência de mulheres transexuais. Corpo Ciborgue e identidades trans: narrativas sobre a construção do corpo na experiência de mulheres transexuais. Ana Carolina de Martini Dutra Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: karoldemartini@gmail.com

Leia mais

Disciplina DESENVOLVIMENTO URBANO

Disciplina DESENVOLVIMENTO URBANO FORMALIZAÇÃO Universidade Federal de Pernambuco Disciplina DESENVOLVIMENTO URBANO Prof as.: Maria Angela Souza, Norma Lacerda e Ana Cristina Fernandes Programa: Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

ES - (27) CÓDIGO: ADM NOME DA DISCIPLINA:

ES - (27) CÓDIGO: ADM NOME DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1505 / 1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003723A - Paisagismo III: Espaços Livres Setoriais Docente(s) Emilia Falcao Pires Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

INTERDH 2019 CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS

INTERDH 2019 CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS INTERDH 2019 CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS 29 e 30 de abril de 2019 Edição via internet EDITAL DE PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÕES

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo PLANO DE ENSINO Fundação FESPS Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Seminário de Pesquisa CARGA HORÁRIA 72 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 7º / 2019

Leia mais

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL Universidade Estadual da Paraíba UEPB - Campus I Campina Grande Curso de Licenciatura Plena em Filosofia Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/024/2006 Carga horária alterada de 33h

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica

PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Formação e Prática

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Filosofia da Ciência I PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Ronei Clecio Mocellin C.H. SEMANAL: 05 CÓDIGO: HF315 SEMESTRE: 1 / 2016 C.H. TOTAL: 90 EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Disciplina: Tópicos Especiais em Movimentos Sociais Código: DSS 7180 Pré-requisito: Turmas: 06639 Fase: Semestre: 2017-2 Professora: Dra. Maria del Carmen Cortizo Carga horária: 04 ha semanais (72 ha)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2015 Regulamenta a estrutura curricular do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O Colegiado de Pós-Graduação do no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade

Leia mais

Plano de Ensino 2 Quadrimestre de 2016

Plano de Ensino 2 Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da disciplina: BC 0603 Nome da disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Créditos (T-P-I): (3-0- 4) Carga horária: 36 horas Aula prática: Campus: SBC Código

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Flávia de Mattos Motta

PLANO DE ENSINO. Flávia de Mattos Motta Universidade do Estado de Santa Catarina UDESCCentro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE 2013.2 CURSO: Pedagogia FASE: 2ª

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Aprendizagem de Conceitos Escolares e as Tecnologias Semestre Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Área: CONCENTRAÇÃO ( ) Nível: MESTRADO (X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) DOUTORADO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Demografia receberam nota 5 na avaliação da CAPES referente ao triênio 2004/2006.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Demografia receberam nota 5 na avaliação da CAPES referente ao triênio 2004/2006. PROCESSO SELETIVO 2009/2010 MESTRADO E DOUTORADO EM DEMOGRAFIA UNICAMP UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS IFCH INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS NEPO NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO PROGRAMA O Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Contemporânea 5 Professor responsável: Monica Loyola Stival Objetivos gerais: Ementa: Quantidade de créditos/horas: 04 créditos / 60 horas Requisitos:

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Ética II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Vinicius Berlendis de Figueiredo C.H. SEMANAL: 04 CÓDIGO: HF377 SEMESTRE: 2 / 2015 C.H. TOTAL: 60 EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Cultura, Diferença e Diversidade: temas, problemas e abordagens em investigações acadêmicas Semestre Ano Letivo Primeiro 2013 Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LIN TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LIN TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LIN410076 TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM Nome da Código da TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM LIN410076 Créditos 4 Carga Horária Nível em que a disciplina é oferecida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Olhares Antropológicos em Educação - JP0004 PROFESSORA: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA A

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS (PPHPBC) EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO

Leia mais

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Disciplina requisito ou indicação de conjunto: FLA0205 Curso: Ciências Sociais Créditos - Total: 4 Professores

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais