Capítulo 1. Conceitos fundamentais. UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Gestão e Economia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1. Conceitos fundamentais. UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Gestão e Economia"

Transcrição

1 Capítulo 1 Conceitos fundamentais

2 EXERCÍCIO 1.01: CONCEITOS FUNDAMENTAIS Para cada uma das seguintes questões escolha a opção mais adequada, marcando a mesma com um círculo. 1. Os recursos utilizados por uma entidade são sempre iguais aos: a) Ativos + Passivos b) Capitais próprios + Passivos c) Ativos - Passivos d) Capitais próprios e) Nenhuma das anteriores 2. Qual dos seguintes factos não altera o valor do património de uma sociedade: a) Aumento do capital social (por novas entradas dos sócios) b) Venda de mercadorias a crédito com uma margem de 25% sobre o preço de custo c) Consumo de combustíveis d) Compra a crédito de um veículo pesado para o transporte de mercadorias e) Nenhuma das anteriores 3. Os capitais próprios de uma entidade: a) Só incluem as contribuições dos seus proprietários e o resultado líquido do período b) Têm sempre um valor positivo ou nulo c) Só incluem contas da classe 5 do código de contas do SNC d) Não podem ser superiores aos ativos da entidade e) Nenhuma das anteriores 4. Em 15 de Junho a sociedade Z comprou e recebeu um lote de mercadorias com pagamento a 60 dias após aquela data. Em 25 de Junho, essas mercadorias foram vendidas a pronto (ao preço de custo) e enviadas ao cliente. Nenhuma das operações foi ainda registada. O efeito deste erro no Balanço de 30 de Junho consistia em: a) O ativo e o capital próprio estarem sobreavaliados, mas o passivo não seria afetado b) O passivo e o capital próprio estarem subavaliados, mas o ativo não seria afetado c) O ativo e o passivo estarem subavaliados, mas o capital próprio não seria afetado d) O ativo e o capital próprio estarem subavaliados, mas o passivo não seria afetado e) Nenhuma das anteriores 5. Relativamente ao período contabilístico (exercício económico) de uma entidade: a) A sua duração é, regra geral, de 12 meses b) Coincide sempre com o ano civil c) Coincide sempre com o período de relato d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores

3 6. De acordo com as regras de movimentação das contas: a) Um débito significa um aumento e um crédito uma diminuição b) As contas de dívidas a receber e de gastos são debitadas pelos aumentos c) As contas de rendimentos nunca são debitadas d) As contas de capital próprio têm sempre saldo credor e) Nenhuma das anteriores 7. A conta 711 Mercadorias incluída no código de contas do SNC é: a) Uma conta subsidiária b) Uma conta divisionária c) Uma conta de rendimentos d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores 8. A conta 21 Clientes incluída no código de contas do SNC: a) É sempre uma conta do ativo b) Tem sempre saldo devedor ou nulo c) É uma conta elementar d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores 9. De acordo com as regras de movimentação das contas: a) Um débito significa um aumento e um crédito uma diminuição b) As contas de dívidas a receber e de gastos são debitadas pelas diminuições c) As contas de rendimentos nunca são debitadas d) As contas de capital próprio têm sempre saldo credor e) Nenhuma das anteriores 10. A conta 22 Fornecedores incluída no código de contas do SNC: a) É sempre uma conta do passivo b) Tem sempre saldo credor ou nulo c) É uma conta elementar d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores 11. Qual dos seguintes factos não altera o valor do património de uma sociedade: a) Aumento do capital social (por novas entradas dos sócios) b) Recebimento de um cliente por transferência bancária c) Processamento dos salários dos trabalhadores d) Consumo de eletricidade e) Nenhuma das anteriores

4 12. A fatura-recibo é um dos principais documentos externos utilizados pelas empresas. É um documento que substitui: a) A guia de remessa ou a guia de transporte b) A fatura c) O recibo d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores 13. Considere as seguintes informações relativas ao mês de Abril de n de uma sociedade: Recebimentos de clientes referentes a faturas de meses anteriores Consumo de eletricidade e outros bens consumíveis Faturas referentes a prestações de serviços a clientes Pagamento da renda do escritório referente ao mês de Abril Pagamento de lucros aos sócios referentes ao ano anterior Aquisição a pronto de equipamento administrativo (mobiliário) Aumento do capital social por parte dos sócios O resultado líquido do mês de Abril foi: a) b) c) d) e) Nenhuma das anteriores

5 EXERCÍCIO 1.02: PATRIMÓNIO A empresa A apresentava os seguintes elementos patrimoniais concretos em 30/06/n: Descrição Valores (em Euros) Dívidas de clientes Equipamentos administrativos Dívidas a fornecedores de mercadorias Empréstimos bancários obtidos Mercadorias em armazém Dívidas ao Estado Equipamento de transporte Dinheiro em caixa Depósitos bancários à ordem Pedido: Determine o valor do ativo, do passivo e do capital próprio da empresa A em 30/06/n.

6 EXERCÍCIO 1.03: PATRIMÓNIO Uma empresa apresenta os seguintes elementos patrimoniais em 31/12/n: Descrição Valores (em Euros) Edifício (terreno e construção) Computadores Programas de computador Dinheiro em caixa Descoberto numa conta de depósito à ordem (Banco A) Dívidas ao estado Dívidas de clientes Adiantamentos aos órgãos sociais Bens adquiridos para venda Empréstimo bancário Mobiliário Dívidas a fornecedores Adiantamentos de clientes Empréstimos de sócios (suprimentos) Depósito à ordem (Banco B) Pedido: Determine o valor do ativo, do passivo e do capital próprio da empresa em 31/12/n.

7 EXERCÍCIO 1.04: PATRIMÓNIO E FACTOS PATRIMONIAIS A empresa B apresentava o seguinte património em 1/05/n: Valor do ativo Valor do passivo Durante o mês de Maio de n ocorreram os seguintes factos: 1. Compra a crédito de mercadorias por Venda a crédito por de mercadorias que foram adquiridas por Pagamento por cheque a fornecedores no valor de Nota de débito do banco no valor de 60, referente aos juros de um empréstimo bancário 5. Compra a crédito de uma viatura ligeira de mercadorias no valor de Pagamento em dinheiro da renda das instalações no valor de Venda a pronto pagamento de mercadorias por 900 que haviam sido adquiridas por Pagamento de uma multa de estacionamento no valor de 5 Pedidos: a) Faça a classificação dos factos patrimoniais. b) Determine os valores do Ativo, do Passivo e do Capital próprio em 31 de Maio de n.

8 EXERCÍCIO 1.05: PATRIMÓNIO E RESULTADO DO PERÍODO Considere as seguintes informações relativas à empresa C, relativas ao exercício n ou à sua situação no final do mesmo: Descrição 1. Dívidas de Clientes Máquinas Industriais Viaturas Ligeiras Consumo de eletricidade Dívidas ao Estado Dívidas aos Fornecedores Juros suportados e pagos Custo das mercadorias vendidas Mercadorias em armazém Empréstimos bancários Venda de mercadorias Equipamento básico Depósitos à ordem Rendas suportadas Dinheiro em caixa Combustíveis consumidos Ações da sociedade X Dívidas ao pessoal Ordenados e encargos sociais Consumo material de escritório Pedidos: a) Determine o valor dos rendimentos, dos gastos e dos resultados relativos ao exercício n. b) Determine o valor do ativo, do passivo e do capital próprio da empresa C em 31/12/n.

9 EXERCÍCIO 1.06: PATRIMÓNIO E RESULTADO DO PERÍODO Conhecem-se as seguintes informações relativas à situação patrimonial de três empresas reportada a 31/12/n: Empresa A Empresa B Empresa C Valores iniciais em n: - Total do ativo (c) - Total do passivo Valores finais em n: - Total do ativo Total do passivo (b) No exercício verificou-se: - Aumento do capital social Rendimentos (a) Gastos Pedido: Determine o valor das incógnitas (a), (b) e (c).

10 EXERCÍCIO 1.07: PATRIMÓNIO E RESULTADO DO PERÍODO Conhecem-se as seguintes informações relativas à empresa A: EMPRESA A VALORES No início do exercício n verifica-se o seguinte: Valor do ativo em 01/01/n Valor do passivo em 01/01/n No final do exercício n verifica-se o seguinte: Valor do ativo em 31/12/n Valor do passivo em 31/12/n No exercício n verificou-se o seguinte: Aumento das contribuições dos proprietários (capital social) Distribuição de capitais próprios aos proprietários (lucros) Valor dos rendimentos Valor dos gastos (X) Pedido: Determine o valor da incógnita (X).

11 EXERCÍCIO 1.08: PATRIMÓNIO E CONTAS Relativamente à empresa Z, Lda, que se dedica à comercialização de ferragens, conhecem-se os seguintes elementos patrimoniais concretos, em 31/12/n: Elemento Patrimonial Valor (em euros) Dívida à Soparafusos, Lda Viaturas comerciais Mobiliário de escritório Parafusos Imóvel de rendimento Trespasse do estabelecimento comercial 500 Dívida ao fornecedor do mobiliário de escritório Quota na empresa FuraTudo, Lda. (M/L Prazo) Adiantamento efetuado aos trabalhadores sobre os salários do próximo mês Pregos n.º Lucros atribuídos aos sócios Dívida ao gerente (remunerações por pagar) Depósito à ordem no banco A 100 Empréstimo obtido junto do banco X ações da P Telecom (C. Prazo) Pedidos: a) Classifique cada elemento patrimonial de acordo com a respetiva massa geral, classe e conta (contas de primeiro grau, com indicação do respetivo código). b) Determine o valor do ativo, do passivo e do capital próprio.

12 EXERCÍCIO 1.09: PATRIMÓNIO E CONTAS Identifique, na coluna respetiva, as contas (de 1.º grau) associadas aos elementos patrimoniais (concretos e abstratos) mencionados: Elementos patrimoniais Ativos Passivos Gastos Rendimentos Outros Vendas de mercadorias Viaturas comerciais Ordenados e encargos Sociais Consumo de eletricidade Dívidas ao Estado Dívidas aos Fornecedores Capital social Juros suportados Custo das mercadorias vendidas Mercadorias em armazém Financiamento bancário (M/L Prazo) Mobiliário diverso Depósitos bancários à ordem Rendas recebidas Numerário Ações da associada X (M/L Prazo) Imóveis de rendimento Trespasse de estabelecimento Rendas suportadas Combustíveis consumidos Dívida ao fornecedor de mobiliário Adiantamentos aos trabalhadores Lucros atribuídos aos sócios Dívida ao gerente (remunerações) Reservas Dividendos recebidos Subsídios do estado à exploração

13 EXERCÍCIO 1.10: CONTAS Considere a seguinte informação de uma empresa: Reportada ao final do exercício n Descrição Euros Dinheiro à guarda da empresa Dívidas de clientes Lucros de exercícios anteriores (reservas legais) Lucros de exercícios anteriores (reservas livres) Matérias-primas em armazém Produtos acabados em armazém Máquinas e equipamentos utilizados na produção Dívidas ao estado Dinheiro disponível à guarda de bancos Contribuições dos proprietários Imóveis afetos à atividade Mobiliários e equipamentos utilizados na área administrativa Imóveis de rendimento Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+1) Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+2) Viaturas usadas na atividade Dívidas a fornecedores de matérias-primas Programas de computador Empréstimos bancários (a pagar em n+3) Resultado líquido do exercício n (lucro) (X)

14 Relativa ao exercício n Descrição Euros Remunerações do pessoal Rendas obtidas dos imóveis de rendimento Encargos sobre remunerações do pessoal (contribuições para a S. S.) Fornecimentos e serviços prestados por entidades externas Amortizações de ativos intangíveis Compras de matérias-primas Depreciações dos ativos fixos tangíveis e imóveis de rendimento Juros suportados de financiamentos obtidos Imposto sobre o rendimento do exercício (IRC) Vendas de produtos acabados Juros obtidos de depósitos Descontos de pronto pagamento obtidos Perdas resultantes de dívidas consideradas incobráveis Menos-valias na venda de ativos fixos tangíveis Reportada ao início do exercício n Descrição Euros Matérias-primas em armazém Produtos acabados em armazém Pedidos: a) Determine o valor da incógnita (X). b) Identifique a conta (de 1.º grau) prevista no SNC associada a cada um dos elementos patrimoniais mencionados. c) Determine o valor dos Rendimentos, dos Gastos, do Resultado antes de impostos e do Resultado líquido do período da empresa relativos ao exercício n. d) Determine o valor do Ativo, do Passivo e do Capital Próprio da empresa reportados a 31/12/n.

15 EXERCÍCIO 1.11: PATRIMÓNIO, RESULTADO DO PERÍODO E CONTAS Considere a seguinte informação de uma empresa reportada ao final do exercício n ou relativa ao exercício n: Descrição Euros 1. Amortizações de ativos intangíveis Dívidas de clientes Remunerações do pessoal Juros obtidos de depósitos Produtos acabados em armazém Máquinas e equipamentos utilizados na produção Consumo de matérias-primas Dinheiro à guarda de bancos (mobilizável imediatamente) Contribuições dos proprietários Imóveis afetos à atividade Vendas de produtos acabados Menos-valias na venda de ativos fixos tangíveis Imóveis de rendimento Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+1) Serviços prestados aos clientes Viaturas usadas na atividade Dívidas a fornecedores de matérias-primas Dinheiro à guarda de bancos (mobilizável a prazo) Programas de computador Descontos de pronto pagamento obtidos Dívidas ao estado Rendas obtidas dos imóveis de rendimento Encargos sobre remunerações do pessoal (contribuições para a S. S.) Fornecimentos e serviços prestados por entidades externas Mobiliários e equipamentos utilizados na área administrativa Depreciações dos ativos fixos tangíveis e imóveis de rendimento Juros suportados de financiamentos obtidos

16 Descrição Euros 28. Empréstimos bancários (a pagar em n+3) Dinheiro à guarda da empresa Lucros de anos anteriores retidos sob a forma de reservas Perdas resultantes de dívidas consideradas incobráveis Matérias-primas em armazém Pedidos: a) Identifique a conta (de 1.º grau) prevista no CC do SNC associada a cada um dos elementos patrimoniais mencionados. b) Determine o valor dos Rendimentos, dos Gastos e do Resultado da empresa relativos ao exercício n. c) Determine o valor do Ativo, do Passivo e do Capital Próprio da empresa reportados a 31/12/n. d) Sabendo que a empresa durante o exercício n recebeu novas contribuições dos proprietários no valor de e distribuiu aos proprietários lucros de anos anteriores no valor de , determine o valor do Capital Próprio da empresa no início do exercício n.

17 EXERCÍCIO 1.12: PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DE FACTOS PATRIMONIAIS Requer: 1 balancete Considere os seguintes factos relativos ao 1.º exercício económico da empresa A, Lda., cujo objecto social é a prestação de serviços de transporte: Op Descrição Depósito à ordem (obrigatório) dos sócios em 02/Jan/n para realização do capital social no valor de Contraiu em 05/Jan/n um empréstimo bancário semestral no valor de Os juros relativos ao mês de Janeiro no valor de 200 foram cobrados antecipadamente, tendo sido disponibilizada a diferença na conta à ordem Compra de um veículo pesado de mercadorias em 06/Jan/n no valor de nas seguintes condições: Entrada inicial em cheque de Pagamento de no final do mês Pagamento do restante a 90 dias 4 Aquisição a pronto (cheque) em 07/Jan/n de combustível no valor de Serviço de transporte a pronto (em cheque) em 08/Jan/n no valor de Aquisição de um computador a pronto em 10/Jan/n no valor de (inclui software no valor de 750) nos seguintes termos: Endosso do cheque do cliente anterior Pagamento do restante por multibanco 7 Serviço de transporte a crédito em 15/Jan/n no valor de Pequena reparação no veículo pesado de mercadorias a crédito em 18/Jan/n no valor de Recebimento (em dinheiro) de 25% do valor do crédito sobre o cliente em 28/Jan/n no valor de 735 (a diferença corresponde a um desconto concedido por antecipação de recebimento) Pagamento (em dinheiro) de 75% do débito à oficina em 28/Jan/n no valor de 295 (a diferença corresponde a um desconto obtido por antecipação de pagamento) 11 Processamento de salários em 30/Jan/n relativos ao mês de Janeiro/n no valor de Pagamento parcial (por transferência bancária) ao fornecedor do veículo pesado em 31/Jan/n 13 Pagamento dos salários em 31/Jan/n por transferência bancária Recebimento de juros de depósitos à ordem relativos ao mês de Janeiro em 31/Jan/n no valor de 35 Os valores da depreciação do camião e do computador e da amortização do software relativos ao mês de Janeiro de n foram de 750 e 25 respetivamente

18 Pedidos: a) Faça os lançamentos no Diário relativos às operações descritas utilizando as contas de 1.º grau do CC do SNC. b) Determine o valor dos depósitos à ordem no final de Janeiro de n c) Faça os lançamentos no Razão relativos às operações descritas utilizando as contas de 1.º grau do CC do SNC. d) Elabore o balancete reportado ao final do mês de Janeiro de n (com contas de 1.º grau do CC do SNC) antes do apuramento do resultado. e) Faça os lançamentos no Diário e no Razão relativos ao apuramento de resultados da empresa relativos ao mês de Janeiro de n. f) Elabore o balancete reportado ao final do mês de Janeiro de n (com contas de 1.º grau do CC do SNC) depois do apuramento do resultado. g) Calcule o valor dos rendimentos, dos gastos e do resultado da empresa relativos ao mês de Janeiro de n. h) Determine o valor do Ativo, do Passivo e do Capital Próprio da empresa no final do mês de Janeiro de n.

19 EXERCÍCIO 1.13: PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DE FACTOS PATRIMONIAIS Considere os seguintes factos relativos ao 1.º exercício económico (que termina em 31/Dez/n) da empresa A, Lda., cujo objeto social consiste na comercialização de fotocopiadoras: Op Descrição A empresa foi constituída em 30/Nov/n com um capital social (contribuições dos proprietários) de , realizado da seguinte forma: Depósito à ordem no valor de Transferência de um edifício onde se irão concentrar as instalações da empresa no valor Contraiu em 5/Dez/n um empréstimo bancário anual no valor de O valor foi imediatamente disponibilizado na conta à ordem da empresa. Aquisição em 7/Dez/n de mobiliário no valor de nas seguintes condições: Pagamento imediato (em cheque) de 40% Restante a 60 dias Aquisição em 15/Dez/n a pronto (por transferência bancária) de 31 fotocopiadoras ao preço unitário de 2.500, sendo que uma delas passou a ser utilizada pela empresa. Venda em 26/Dez/n de 5 fotocopiadoras ao preço unitário de nas seguintes condições: Recebimento imediato (em cheque) de 25% Restante a 30 dias 6 Depósito na conta à ordem em 28/Dez/n do cheque anterior 7 Processamento de salários em 30/Dez/n no valor de 3.000, relativos ao mês de Dezembro 8 Pagamento (em cheque) em 31/Dez/n de despesas relativas a eletricidade, água, comunicações e gestão do condomínio no valor de 600 relativas ao mês de Dezembro (o edifício faz parte de um condomínio comercial com gestão integrada). 9 Pagamento de (por transferência bancária) ao pessoal em 31/Dez/n 10 Pagamento (valor retirado da conta à ordem) em 31/Dez/n dos juros do empréstimo bancário relativos ao mês de Dezembro no valor de O valor total da depreciação relativa ao mês de Dezembro dos ativos fixos tangíveis é de 700 Pedidos: a) Faça os lançamentos no Diário relativos às operações descritas utilizando as contas de 1º grau do CC do SNC. b) Faça os lançamentos no Razão relativos às operações descritas utilizando as contas de 1º grau do CC do SNC. c) Determine o valor dos depósitos à ordem da empresa no final do exercício n.

20 d) Faça os lançamentos no Diário e no Razão relativos ao apuramento de resultados da empresa relativos ao exercício n. e) Determine o valor do capital próprio da empresa no final do exercício n.

21 EXERCÍCIO 1.14: PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DE FACTOS PATRIMONIAIS A sociedade B apresenta o seguinte balancete de verificação (em ) em 25/Dez/n: Cód. CONTAS Saldos devedores Saldos credores 11 Caixa Depósitos à ordem Clientes Fornecedores Estado e outros entes públicos Financiamentos obtidos Mercadorias Propriedades de investimento Ativos fixos tangíveis Ativos intangíveis Capital Reservas CMVMC Fornecimentos e serviços externos Gastos com o pessoal Gastos de depreciação e de amortização Outros gastos e perdas Gastos e perdas de financiamento Vendas Prestações de serviços Outros rendimentos e ganhos Juros, dividendos e outros rendimentos similares TOTAL Considere os seguintes factos relativos aos últimos dias do 2º exercício económico anual (que termina em 31/Dez/n) da empresa B, cujo objeto social consiste na comercialização de automóveis novos e usados, peças e serviços de reparação:

22 Op Descrição A empresa realizou em 26/Dez/n um aumento do capital social (aumento das contribuições dos proprietários) de , realizado da seguinte forma: Depósito à ordem no valor de Transferência de 2 automóveis usados (que se destinam a ser vendidos) no valor de Transferência de um espaço comercial (que se destina a ser arrendado) no valor de Foi concluída e faturada em 27/Dez/n ao cliente C uma ordem de serviço que incluía peças no valor de e mão-de-obra no valor de As peças utilizadas foram adquiridas em 25/Nov/n por Foi adquirida a pronto em 27/Dez/n uma viatura (que se destina a ser utilizada pelo departamento comercial) no valor A empresa beneficiou de um desconto de pronto pagamento tendo pago por transferência bancária o valor de Foi paga em dinheiro em 28/Dez/n a renda relativa ao mês de Dezembro de um stand arrendado à empresa no valor de 900. Foram processadas em 30/Dez/n comissões respeitantes a vendas realizadas no mês de Dezembro pelos vendedores da empresa no valor de Os valores das depreciações e amortizações respeitantes ao mês de Dezembro são os seguintes: Propriedades de investimentos 600 Ativos fixos tangíveis Ativos intangíveis 150 Pedidos: a) Faça os lançamentos no Diário relativos às operações descritas utilizando as contas de 1.º grau do CC do SNC. b) Faça os lançamentos no Razão relativos ao apuramento do resultado líquido do exercício n, considerando que o imposto sobre o rendimento do período a pagar em n+1 é de c) Determine o valor do capital próprio da empresa no final do exercício n (utilizando os dois processos apresentados nas aulas).

23 Capítulo 2 Normalização contabilística

24 EXERCÍCIO 2.01: NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA Para cada uma das seguintes questões escolha a opção mais adequada marcando a mesma com um círculo. 1. De acordo com a estrutura conceptual do SNC, os ativos: a) Têm sempre uma forma física b) São sempre da propriedade da entidade c) Estão sempre associados a algum tipo de dispêndio (despesa), ou de aquisição ou de produção d) São recursos controlados pela entidade com um custo ou valor fiável dos quais se espera benefícios económicos futuros e) Nenhuma das anteriores 2. O organismo que em Portugal tem competência para elaborar normas contabilísticas para as empresas não financeiras é: a) O Banco de Portugal b) A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários c) O Instituto de Seguros de Portugal d) A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e) Nenhuma das anteriores 3. De acordo com o DL n.º 158/2009 de 13 de Julho, a demonstração de resultados por funções é obrigatória para: a) Todas as entidades sujeitas ao SNC b) As entidades que, nos termos do SNC, não tenham adotado a NCRF-PE c) As pequenas entidades que estejam sujeitas a certificação legal de contas d) As entidades que, nos termos do SNC, estão obrigadas a adotar o sistema de inventário permanente e) Nenhuma das anteriores 4. Os modelos de balanço previstos no SNC têm uma disposição vertical: a) Com graus decrescentes de liquidez nas aplicações de fundos e de exigibilidade nas origens de fundos b) Com graus crescentes de liquidez nas aplicações de fundos e de exigibilidade nas origens de fundos c) Com um grau de liquidez decrescente nas aplicações de fundos e um grau de exigibilidade crescente nas origens de fundos d) Com um grau de liquidez crescente nas aplicações de fundos e um grau de exigibilidade decrescente nas origens e) Nenhuma das anteriores

25 5. Considere uma entidade que, nos termos do SNC, aplica a NCRF-PE: a) Não pode apresentar o modelo reduzido de balanço b) Tem de apresentar uma demonstração de resultados por funções c) Está dispensada de apresentar uma Demonstração das Alterações no Capital Próprio e uma Demonstração de Fluxos de Caixa d) Todas as anteriores e) Nenhuma das anteriores 6. Em Portugal, é possível (obrigatória ou facultativamente) aplicar as normas internacionais de contabilidade: a) Nas contas consolidadas dos grupos de sociedades cujos valores mobiliários sejam admitidos à negociação em mercado regulamentado b) Nas contas individuais da empresa-mãe de grupos cotados e suas subsidiárias c) Nas contas consolidadas de grupos não cotados d) Nas contas individuais da empresa-mãe e suas subsidiárias incluídas na consolidação de grupo que, facultativamente, elabore as suas contas consolidadas de acordo com as normas internacionais de contabilidade e) Todas as anteriores 7. Qual das seguintes entidades pode aplicar a NCRF-PE no exercício de 2010: a) Sociedade industrial por quotas com demonstrações financeiras sujeitas a certificação legal de contas b) Sociedade industrial por quotas com contas não sujeitas a certificação legal e que desde a sua constituição ultrapassou sempre todos os limites previstos no art.º. 9.º do DL n.º 158/2009 de 13 de Julho c) Sociedade industrial por quotas com contas não sujeitas a certificação legal e que no exercício de 2009 ultrapassou, pela primeira vez, dois dos limites previstos no art.º. 9.º do DL n.º 158/2009 de 13 de Julho d) Sociedade industrial por quotas não sujeita a certificação de contas, que iniciou a sua atividade no início de 2010 e que prevê empregar em média durante o ano 30 trabalhadores e faturar neste primeiro exercício e) Nenhuma das anteriores 8. Considere um empréstimo bancário no valor de contraído pela empresa C, Lda. em 1/Out/n com o seguinte plano de reembolso: 1/Abr/n /Out/n /Out/n /Out/n /Out/n O valor do empréstimo a incluir no passivo corrente do balanço da empresa C, Lda. reportado a 31/Dez/n+1 é:

26 a) b) c) d) e) Nenhuma das anteriores 9. Qual das seguintes entidades está dispensada de aplicar o SNC: a) Sociedade industrial por quotas com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de b) Técnico Oficial de contas que exerce a título individual com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de c) Empresário em nome individual agrícola com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de d) Sociedade anónima não cotada do sector energético com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de e) Nenhuma das anteriores 10. Diga qual dos seguintes elementos patrimoniais deve constar no ativo não corrente do balanço da empresa B, Lda. reportado a 31/12/n: a) Vale de caixa do gerente (a regularizar no próximo processamento de salários) b) Adiantamentos por conta de compras (a regularizar daqui a 3 meses com a entrega da encomenda) c) Acréscimo de juros de um depósito a prazo (com vencimento daqui a 6 meses e juros a receber no final do prazo) d) Prédio de rendimento arrendado (contrato celebrado durante o exercício por 5 anos renovável) e) Nenhuma das anteriores 11. Diga qual dos seguintes elementos patrimoniais deve constar no ativo corrente do balanço da empresa B, Lda. (que se dedica ao transporte terrestre de mercadorias) reportado a 31/12/n: a) Veículo ligeiro de passageiros ao serviço do administrador b) Programa de computador usado na gestão da frota c) IVA a recuperar do estado relativo ao 4º trimestre do ano n d) Armazém doado pelo sócio fundador e arrendado a uma empresa de produtos químicos e) Nenhuma das anteriores 12. Considere um empréstimo bancário no valor de contraído pela empresa C, Lda. em 1/Out/n com o seguinte plano de reembolso: 1/Abr/n /Out/n /Out/n /Out/n /Out/n

27 O valor do empréstimo a incluir no passivo não corrente do balanço da empresa C, Lda. reportado a 31/Dez/n é: a) b) c) d) e) Nenhuma das anteriores 13. Qual das seguintes entidades está dispensada de aplicar o SNC: a) Sociedade industrial por quotas com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de b) Técnico Oficial de contas que exerce a título individual com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de c) Empresário em nome individual agrícola com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de d) Sociedade anónima não cotada do sector energético com volume de negócios anual médio nos três últimos anos de e) Nenhuma das anteriores

28 EXERCÍCIO 2.02: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço Considere os dados do exercício Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas relativa ao mês de Janeiro de n da empresa A, Lda.. b) Elabore o balanço reportado a 31 de Janeiro de n da empresa A, Lda...

29 EXERCÍCIO 2.03: BALANÇO Requer: 1 balanço Considere a seguinte informação reportada a 31/12/N sobre a empresa F, Lda., empresa comercial constituída por dois sócios em 01/01/N: Descrição Valor Capital social Empréstimo dos sócios (exigível a m/l prazo), contraído no decurso do exercício Equipamentos básicos Mercadorias em armazém Dívidas de clientes Caixa e bancos Dívidas a fornecedores Dívidas a fornecedores de investimentos (curto prazo) Prédio de rendimento (adquirido no decurso do exercício) Impostos em dívida: 500 Pedido: a) Elabore o balanço da empresa F reportado a 31/12/N.

30 EXERCÍCIO 2.04: BALANÇO Requer: 2 balanços Em 15/12/n, quatro sócios constituíram uma sociedade por quotas, com o capital social de que foi totalmente realizado em numerário. Durante o mês de Dezembro, imediatamente após a sua constituição, a sociedade adquiriu os seguintes bens: Descrição Valor Terreno Edifício Máquinas e ferramentas 400 Matérias-primas (compradas a crédito 30 dias) 800 Em 30/12/n, com vista ao início da atividade produtiva no princípio de Janeiro de n+1, a sociedade contraiu um empréstimo a 3 anos no Banco A no valor de Pedidos: a) Prepare o balanço imediatamente a seguir à constituição da empresa. b) Prepare o balanço da empresa em 31/12/n com base nos elementos disponíveis.

31 EXERCÍCIO 2.05: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço A sociedade Y iniciou a sua atividade em 1/1/n. Em 31/12/n conhece-se a seguinte informação (valores em euros): Descrição Valor Caixa Depósitos bancários Clientes Mercadorias Ativos fixos tangíveis Fornecedores Capital (A) Custo das mercadorias vendidas Fornecimentos e serviços externos Gastos com o pessoal Juros e gastos similares suportados Gastos de depreciação e de amortização Vendas de mercadorias (B) Juros e rendimentos similares obtidos Resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos) Resultado antes de impostos (C) Imposto sobre o rendimento do período Resultado líquido do período (D) Pedidos: a) Calcule o valor das incógnitas (A), (B), (C) e (D) b) Elabore a DR por naturezas relativa ao exercício n da empresa Y. c) Elabore o balanço reportado a 31/12/n da empresa Y.

32 EXERCÍCIO 2.06: DR POR NATUREZAS Requer: 1 demonstração de resultados A empresa W, Lda. que comercializa produtos de informática, apresentou os seguintes valores (em euros) respeitantes à sua atividade no decurso do ano n: Descrição Valor Vendas de mercadorias Saldo inicial de mercadorias em armazém Gastos com telefone, combustíveis e eletricidade Juros suportados com um empréstimo bancário Gastos de depreciação do período relativas a um prédio de rendimento Recuperação de dívidas consideradas incobráveis Gastos de depreciação do período relativos a instalações e equipamentos Descontos de pronto pagamento obtidos Perdas em ativos fixos tangíveis em consequência de um sinistro Saldo final de mercadorias Compras de mercadorias no exercício n Juros obtidos de um depósito a prazo Pedido: a) Elabore a DR por naturezas relativa ao exercício n da empresa W, considerando um imposto sobre o rendimento do período de

33 EXERCÍCIO 2.07: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço A sociedade EE iniciou a sua atividade em 1/1/n. Em 31/12/n conhece-se a seguinte informação (valores em euros): Descrição Valor Caixa Depósitos à ordem Clientes Matérias-primas Produtos acabados Equipamento básico Edifícios Equipamento administrativo Capital Fornecedores Empréstimos bancários a M/L prazo Vendas de produtos acabados Subsídios à exploração Compras de matérias-primas Gastos com o pessoal Fornecimentos e serviços externos Gastos de depreciação Outros gastos e perdas Juros suportados Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas relativa ao exercício n da empresa EE. b) Elabore o balanço reportado a 31/12/n da empresa EE.

34 EXERCÍCIO 2.08: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço AA empresa X, Lda. dedica-se à comercialização de automóveis novos e usados e à prestação de serviços de assistência técnica a viaturas. Em 31/12/n o património da empresa X era constituído pelos seguintes valores: Descrição Valor Viaturas novas em stock Computadores e outro equipamento de escritório Dinheiro em caixa Dívida ao importador A. Caetano, SA (curto prazo) Dívida à Segurança Social Valor em dívida à Tesouraria da Fazenda Pública (IRC, ) Imóvel onde está instalada a sede social e os stands Máquinas e equipamentos para prestação de serviços Viaturas usadas em stock Viaturas para deslocações do pessoal da empresa Empréstimo bancário de MLP do BPI Empréstimo bancário a liquidar em n Valor de letras a receber de clientes (em carteira) Depósitos à ordem em bancos Participação financeira na ABC, Lda. (MLP) Outros elementos: Descrição Valor Valor inicial do património (capital social) Valor de reservas legais acumuladas em períodos anteriores Valor de reservas livres acumuladas em períodos anteriores Valor de resultados transitados de períodos anteriores Valor do resultado líquido do período???

35 Relativamente à mesma empresa, considere ainda que durante o ano n foram registadas as seguintes operações: Descrição Valor Vendas de viaturas novas Venda de viaturas usadas Venda de peças novas Prestação de serviços de oficina Custo das viaturas vendidas Custo das peças vendidas Comissões a agentes Eletricidade, água e outros FSE Remunerações ao pessoal Encargos sociais com o pessoal Depreciações de ativos fixos tangíveis Juros com os financiamentos bancários IRC estimado Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas da empresa relativa ao exercício n. b) Elabore o Balanço da empresa reportado a 31/12/n.

36 EXERCÍCIO 2.09: DR POR NATUREZAS Requer: 1 demonstração de resultados A sociedade X registou durante o exercício n os seguintes gastos e rendimentos: Descrição Valor Custo das mercadorias vendidas Seguro das viaturas Transporte de mercadorias vendidas Publicidade no Estádio Municipal Consumo de água, eletricidade e telefone Depreciações dos ativos fixos tangíveis Juros de empréstimos bancários Descontos de pronto pagamento concedidos 700 Multas de trânsito 300 Vendas de mercadorias Prestações de serviços Descontos de pronto pagamento obtidos 200 Recebimento de dívidas consideradas incobráveis 600 Mais-valias na venda de ativos fixos tangíveis Subsídios à exploração Pedido: a) Elabore a DR por naturezas relativa ao exercício n da empresa X, considerando um imposto sobre o rendimento do período de

37 EXERCÍCIO 2.10: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Conhecem-se as seguintes informações relativas a duas empresas: EMPRESA A VALORES No exercício n verificou-se o seguinte: Rendimentos respeitantes a juros obtidos de financiamentos obtidos Gastos respeitantes ao desgaste de ativos fixos tangíveis Gastos respeitantes a juros de empréstimos bancários Imposto sobre o rendimento do período Resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos (X) Resultado operacional Resultado líquido do período (Y) EMPRESA B VALORES No final do exercício n verifica-se o seguinte: Valor das contribuições dos proprietários Valor das dívidas a pagar nos exercícios n+2 e seguintes Valor das reservas Valor do ativo Valor das dívidas a pagar no exercício n Valor do resultado líquido do exercício n (Z) Pedido: a) Determine o valor da incógnita incógnitas (X) e (Y) e (Z).

38 EXERCÍCIO 2.11: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço Considere os dados do exercício Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas da empresa relativa ao exercício n. b) Elabore o balanço da empresa reportado a 31/12/n.

39 EXERCÍCIO 2.12: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço Considere a seguinte informação de uma empresa: Reportada ao final do exercício n Id. Descrição Valor 1 Dinheiro à guarda da empresa Dívidas de clientes (não tituladas) Lucros de anos anteriores retidos sob a forma de reservas legais Lucros de anos anteriores retidos sob a forma de reservas livres Matérias-primas em armazém Produtos acabados em armazém Máquinas e equipamentos utilizados na produção Dívidas ao Estado (IRC, IRS e contribuições para a S. S.) Dinheiro à guarda de bancos (mobilizável imediatamente) Dinheiro à guarda de bancos (mobilizável a prazo) Contribuições dos proprietários Imóveis afetos à atividade Mobiliários e equipamentos utilizados na área administrativa Imóveis de rendimento Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+1) Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+2) Viaturas usadas na atividade Dívidas a fornecedores de mercadorias e matérias-primas (não tituladas) Programas de computador Empréstimos bancários (a pagar em n+4) Resultado líquido do exercício n (prejuízo) Adiantamentos aos órgãos sociais (a regularizar em n+1) Descoberto numa conta de depósito à ordem (a regularizar em n+1) Empréstimos (suprimentos) de sócios (a pagar em n+1) Mercadorias em armazém

40 Id. Descrição Valor 26 Produtos em vias de fabrico Letras a receber de clientes Letras a pagar a fornecedores Crédito de IVA sobre o Estado Dividendos em dívida aos proprietários (a pagar em n+1) Participação maioritária na empresa H (MLP) Desperdícios resultantes do processo produtivo em armazém Empréstimo a um trabalhador (a receber em n+5) Ações detidas para venda de uma empresa cotada (CP) Adiantamentos de clientes Adiantamentos a fornecedores Adiantamentos por conta de vendas Adiantamentos por conta de compras Marcas utilizadas na atividade Empréstimos a sócios (a receber em n+3) Respeitante ao exercício n Id. Descrição Valor 41 Salários dos trabalhadores Rendas obtidas dos imóveis de rendimento Contribuições para a Segurança Social Comissões pagas aos vendedores Amortizações de ativos intangíveis Compras de matérias-primas Depreciações dos ativos fixos tangíveis e imóveis de rendimento Juros pagos de financiamentos obtidos Imposto sobre o rendimento do exercício (IRC) Vendas de produtos acabados Juros recebidos de depósitos bancários Descontos de pronto pagamento concedidos Mais-valias na venda de ativos fixos tangíveis Compras de mercadorias

41 Id. Descrição Valor 55 Prémios de seguros de acidentes de trabalho pagos Prémios de seguros de incêndio e das viaturas pagos Consumo de água, eletricidade e telefone Honorários de advogados Subsídios de alimentação pagos aos trabalhadores Rendas suportadas de um armazém arrendado Vendas de desperdícios resultantes do processo produtivo Vendas de mercadorias Prestações de serviços aos clientes Comissões pagas a agentes Gastos relativos ao transporte de produtos vendidos Multas de trânsito Subsídios à exploração Subsídios para investimentos Dividendos recebidos de empresa participada Descontos de pronto pagamento obtidos Publicidade na televisão local Rendimentos suplementares relativos a aluguer de ativos fixos tangíveis Imposto de selo pago Donativo à biblioteca municipal Conservação de ativos fixos tangíveis Indemnizações pagas por despedimentos Diferenças de câmbio favoráveis em empréstimos bancários 600 Reportada ao início do exercício n Id. Descrição Valor 77 Matérias-primas em armazém Produtos acabados em armazém Mercadorias em armazém Desperdícios resultantes do processo produtivo em armazém Produtos em vias de fabrico

42 Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas da empresa relativa ao exercício n. b) Elabore o balanço da empresa reportado a 31/12/n.

43 EXERCÍCIO 2.13: DR POR NATUREZAS E BALANÇO Requer: 1 demonstração de resultados 1 balanço Considere a seguinte informação da empresa A relativa ao exercício n (1.º exercício económico anual) ou reportada ao final do exercício n (31/Dez): Id. Descrição Valor 1 Dívidas de clientes Remunerações do pessoal Produtos acabados em armazém Máquinas e equipamentos utilizados na produção Compras de matérias-primas Dinheiro à guarda de bancos (mobilizável imediatamente) Contribuições dos proprietários Vendas de produtos acabados Menos-valias na venda de ativos fixos tangíveis Imóveis de rendimento Dívidas a fornecedores de investimentos (a pagar em n+2) Viaturas usadas na atividade Ações (de uma empresa cotada) detidas para venda Programas de computador Descontos de pronto pagamento obtidos Rendas obtidas dos imóveis de rendimento Encargos sobre remunerações do pessoal (contribuições para a S. S.) Mobiliários e equipamentos utilizados na área administrativa Depreciações dos ativos fixos tangíveis e imóveis de rendimento Juros suportados de financiamentos obtidos Empréstimo bancário em libras (a pagar em n+5) Perdas resultantes de dívidas consideradas incobráveis Matérias-primas em armazém

44 Id. Descrição Valor 24 Produtos em vias de fabrico (na fábrica) Imposto sobre o rendimento do período Crédito de IVA sobre o estado Descoberto bancário numa conta de depósito à ordem (a regularizar em n+1) Amortizações de ativos intangíveis Juros obtidos de depósitos à ordem Dívidas a fornecedores de matérias-primas Fornecimentos de bens e serviços prestados por entidades externas Imóveis afetos à atividade Serviços prestados aos clientes Dívidas ao estado (IRC e contribuições para a segurança social) Dinheiro à guarda da empresa Dividendos de ações recebidos Diferenças de câmbio desfavoráveis em empréstimos bancários Juros obtidos de financiamentos obtidos 200 Pedidos: a) Elabore a DR por naturezas da empresa relativa ao exercício n. b) Elabore o balanço da empresa reportado a 31/Dez/n.

45 Capítulo 3 Principais operações do ciclo de exploração

46 EXERCÍCIO 3.01: PRINCIPAIS OPERAÇÕES DO CICLO DE EXPLORAÇÃO Para cada uma das seguintes questões escolha a opção mais adequada marcando a mesma com um círculo. 1. O Sr. D procedeu à reparação de um pesado de mercadorias na sua oficina. O montante faturado reparte-se do seguinte modo: de mão-de-obra e 800 relativo a peças, mais IVA à taxa de 20%. O Sr. D no vencimento da fatura recebeu apenas 2.280, uma vez que o cliente efetuou a retenção na fonte prevista na lei. O registo contabilístico efetuado pelo Sr. D com suporte na fatura deverá ter sido o seguinte: a) Clientes c/c / a Prestação de serviços e a IVA - Liquidado 400 b) Clientes c/c / a Vendas e a IVA - Liquidado 400 c) Clientes c/c / a Vendas e a Prestação de serviços d) Clientes c/c e imposto sobre o rendimento 120 / a Prestação de serviços e a IVA - Liquidado 400 e) Nenhuma das anteriores 2. A sociedade CC, Lda. dedica-se à produção de conservas de peixe. Ela embala as conservas em latas, que são esterilizadas e hermeticamente fechadas, a fim de que o seu conteúdo não possa ser adulterado. As latas utilizadas para acondicionar as conservas de peixe classificam-se contabilisticamente como: a) Produtos acabados b) Subprodutos c) Embalagens de consumo d) Mercadorias e) Nenhuma das anteriores 3. Na preparação da reconciliação bancária relativa ao mês de Junho de n, a sociedade AAA, Lda. tinha disponível a seguinte informação: Saldo do extrato bancário em 30/06/n Cheques emitidos em circulação em 30/06/n Depósitos efetuados no cofre noturno em 30/06/n Despesas bancárias apenas consideradas no extrato bancário 50 Juros líquidos de DO apenas considerados no extrato bancário 25 À data de 30 de Junho de n, o montante do saldo da conta de depósitos à ordem na empresa era: a) b) c) d)

47 e) Nenhuma das anteriores 4. No ano n a empresa C iniciou a comercialização de uma nova mercadoria, praticando o preço de venda de 10/unidade. Durante esse ano, a sociedade efetuou apenas duas encomendas dessa mercadoria. Adquiriu unidades em cada compra, mas os preços de aquisição variaram, tendo a empresa pago, por cada unidade, 4 na primeira compra e 6 na segunda. No final do ano n unidades ainda não tinham sido vendidas. Se a empresa adotou o FIFO, o resultado bruto das vendas (Vendas de mercadorias - Custo das mercadorias vendidas) no ano n foi: a) b) c) d) e) Nenhuma das anteriores 5. A empresa Q dedica-se à produção de um único produto e utiliza o SII. No final do ano n-1 o valor dos produtos acabados em armazém era de Durante o ano n a empresa contabilizou ofertas de produtos acabados aos seus clientes no valor de Da valorização do saldo do produto acabado no final dos ano n resultou uma variação nos inventários da produção relativa ao ano n de (-) Tendo em conta a informação disponível, os lançamentos efetuados no final do ano n relativos à variação nos inventários da produção terão sido: a) / a ; / a ; / a b) / a ; / a ; / a c) / a d) / a ; / a e) Nenhuma das anteriores 6. A empresa A pagou ao proprietário, Sr. S, a renda do mês de Novembro de n relativa ao arrendamento de uma das suas lojas. Foi efetuada a retenção na fonte de IRS à taxa de 15% e a empresa emitiu um cheque no valor de O registo contabilístico da retenção na fonte de IRS relativa à renda descrita foi realizado na contabilidade da empresa A pelo valor de: a) 180, a débito de uma subconta da conta 24 Estado e outros entes públicos b) 180, a crédito de uma subconta da conta 24 Estado e outros entes públicos c) 120, a débito de uma subconta da conta 24 Estado e outros entes públicos d) 120, a crédito de uma subconta da conta 24 Estado e outros entes públicos e) Nenhuma das anteriores

48 7. A empresa H está enquadrada no regime mensal de IVA. Os seus registos contabilísticos evidenciavam no final do mês de Março de n os seguintes saldos relacionados com aquele imposto: 2432 IVA - Dedutível IVA - Liquidado IVA - Regularizações - A favor da Empresa IVA - Regularizações - A favor do Estado IVA - A pagar IVA - Reembolsos pedidos Relativamente ao mês de Março, a empresa H tem IVA: a) A pagar ao estado no valor de b) A pagar ao estado no valor de c) A recuperar do estado no valor de d) A recuperar do estado no valor de e) Nenhuma das anteriores 8. A empresa D, Lda. fabrica conservas de peixe. Em Junho de n uma vaga de calor originou que o motor elétrico de uma câmara de frio entrasse em curto-circuito. Em consequência da referida avaria, não foi possível garantir a manutenção do peixe em condições adequadas, pelo que foi necessário proceder ao respetivo abate. Sabendo que a empresa não tem seguro e utiliza o SII, o valor do peixe perdido em consequência do incidente referido, deverá ser registado: a) A débito da conta 6841 por contrapartida da conta 321 b) A débito da conta 6841 por contrapartida da conta 331 c) A débito da conta 6841 por contrapartida da conta 383 d) A débito da conta 6841 por contrapartida da conta 382 e) Nenhuma das anteriores 9. Um dos fornecedores da sociedade Z sofreu um incêndio nas suas instalações em 15 de Dezembro de n. Como consequência daquele acidente, a continuidade das operações daquele fornecedor ficou posta em causa. A empresa tinha realizado um adiantamento monetário no valor de (IVA incluído à taxa de 20%) e segundo as estimativas efetuadas pelos serviços da sociedade Z apenas deverá ser possível recuperar 60% do valor do ativo. O lançamento a efetuar em 31/12/n (data de encerramento das contas) relacionados com a operação descrita deve ter sido: a) 6512 Outros devedores / a 229 Perdas por imparidade acumuladas b) 652 Em inventários / a 399 Perdas por imparidade acumuladas c) 6512 Outros devedores / a 229 Perdas por imparidade acumuladas d) 652 Em inventários / a 399 Perdas por imparidade acumuladas e) Nenhuma das anteriores 10. A empresa E vende peças para automóveis. Um concessionário encomendou-lhe três peças de um modelo que já não se fabrica, mas que a empresa E tinha ainda em armazém. Por se encontrarem em armazém há vários anos, a empresa reconheceu uma perda por imparidade pela totalidade do

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Informações gerais de Contabilidade Financeira I Ano letivo 2017/2018 Curso de Gestão Docentes: Francisco Antunes (TP1) Paulo Mêda (TP2 e TP3) 2017/2018 INFORMAÇÕES GERAIS DA UNIDADE CURRICULAR Licenciatura:

Leia mais

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Informações gerais de Contabilidade Financeira I Ano letivo 2017/2018 Curso de Gestão Docentes: Francisco Antunes (TP1) Paulo Mêda (TP2 e TP3) 2017/2018 INFORMAÇÕES GERAIS DA UNIDADE CURRICULAR Licenciatura:

Leia mais

Código de Contas (SNC):

Código de Contas (SNC): Código de Contas (SNC): 1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS * 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros * 141 Derivados 1411 Potencialmente favoráveis 1412

Leia mais

1.ª Frequência de Contabilidade Financeira Ano letivo

1.ª Frequência de Contabilidade Financeira Ano letivo 1.ª Frequência de Contabilidade Financeira Ano letivo 2015-2016 UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Gestão e Economia Data: 2015-10-29 Licenciatura em

Leia mais

CÓDIGO DE CONTAS Portaria 218/2015, de 23 de Julho (Em vigor desde 1 de janeiro de 2016)

CÓDIGO DE CONTAS Portaria 218/2015, de 23 de Julho (Em vigor desde 1 de janeiro de 2016) CÓDIGO DE CONTAS Portaria 218/2015, de 23 de Julho (Em vigor desde 1 de janeiro de 2016) Para: MICROENTIDADES Conta Descrição 11 CAIXA 111 Caixa 12 DEPÓSITOS Á ORDEM 1201 Banco A 13 OUTROS DEPÓSITOS BANCÁRIOS

Leia mais

Anexo III. Taxonomia M - SNC Microentidades. (a que se refere o artigo 4.º da presente portaria)

Anexo III. Taxonomia M - SNC Microentidades. (a que se refere o artigo 4.º da presente portaria) Anexo III Taxonomia M - SNC (a que se refere o artigo 4.º da presente portaria) 1 11 Caixa 2 12 Depósitos à ordem 3 13 Outros depósitos bancários 4 14 Outros 5 211 Clientes - Clientes c/c 6 212 Clientes

Leia mais

2 Código de Contas. Ajustamentos ao Código de Contas para as ESNL

2 Código de Contas. Ajustamentos ao Código de Contas para as ESNL 2 Código de Contas 1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS * 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros * 14 Outros 141 Derivados 1411 Potencialmente favoráveis

Leia mais

C N 2 - CÓDIGO DE CONTAS

C N 2 - CÓDIGO DE CONTAS o m i s s ã o 1 MEIOS FINANEIROS LÍQUIDOS * 11 aixa 12 Depósitos à ordem 13 Outros depósitos bancários 14 Instrumentos financeiros * 141 Derivados 1411 Potencialmente favoráveis 1412 Potencialmente desfavoráveis

Leia mais

CÓDIGO DE CONTAS (Portaria n.º 218/2015, de 23 de julho 1 )

CÓDIGO DE CONTAS (Portaria n.º 218/2015, de 23 de julho 1 ) CÓDIGO DE CONTAS (Portaria n.º 218/2015, de 23 de julho 1 ) 1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS * 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros * 14 Outros 141

Leia mais

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA SOCIAL E CULTURAL DE PINHANÇOS

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA SOCIAL E CULTURAL DE PINHANÇOS ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA SOCIAL E CULTURAL DE PINHANÇOS Demonstrações Financeiras 31 de Dezembro de 2018 Associação Humanitária Social e Cultural de Pinhanços BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018 Unidade Monetária:

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA II

CONTABILIDADE FINANCEIRA II CONTABILIDADE FINANCEIRA II Gestão; Finanças e Contabilidade Ano Letivo 2014/2015 Exame 2ª Época 16/JUNHO/2015 INFORMAÇÕES E SUGESTÕES 1. A resolução da prova terá início após a leitura do enunciado na

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008 TRABALHO 2 Enunciado (PARTE 1) Relativamente à sociedade Gere Mais & Mais, S.A, conhecem-se os seguintes elementos de Dezembro de N: Balanço simplificado Elementos patrimoniais activos Edifício + terreno

Leia mais

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1 Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1 CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES...1 CLASSE 2 - TERCEIROS*...2 CLASSE 3 - EXISTÊNCIAS*...4 CLASSE 4 - IMOBILIZAÇÕES*...5 CLASSE 5 - CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS...6

Leia mais

POC CÓDIGO DE CONTAS

POC CÓDIGO DE CONTAS POC CÓDIGO DE CONTAS Classe 1 - Disponibilidades 11 - Caixa*: 111 - Caixa A. 112 - Caixa B. 119 - Transferências de caixa*. 12 - Depósitos à ordem*: 13 - Depósitos a prazo*: 14 - Outros depósitos bancários*:

Leia mais

GRUPO I GRUPO II. Balanço da Ostrea, SA

GRUPO I GRUPO II. Balanço da Ostrea, SA GRUPO I Comente e/ou responda às seguintes perguntas: 1. «A preparação e divulgação da informação financeira estão subordinadas a determinados objectivos, princípios e características estabelecidas na

Leia mais

Centro Paroquial de Assistência do Juncal Anexo 31 de dezembro de 2017

Centro Paroquial de Assistência do Juncal Anexo 31 de dezembro de 2017 Centro Paroquial de Assistência do Juncal Anexo 31 de dezembro de 2017 Índice 1 Identificação da Entidade... 3 2 Referencial Contabilístico de Preparação das Demonstrações Financeiras... 3 3 Principais

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA II FREQUENCIA EXAME

CONTABILIDADE FINANCEIRA II FREQUENCIA EXAME Informações e Sugestões CONTABILIDADE FINANCEIRA II Gestão; Finanças e Contabilidade Ano Letivo 2014/2015 02/JUNHO/2015 FREQUENCIA EXAME 1. A resolução da prova terá início após a leitura do enunciado

Leia mais

Exame de Época de Recurso de Contabilidade Financeira I Ano letivo

Exame de Época de Recurso de Contabilidade Financeira I Ano letivo PARTE A (Grupos 1 e 2) GRUPO 1- Tempo máximo recomendado: 75 minutos; Cotação: 10,00 valores A empresa ExaRec, SA dedica-se à compra e venda de mobiliário, adotando o sistema de inventário periódico. Algumas

Leia mais

SECÇÃO REGIONAL DO SUL

SECÇÃO REGIONAL DO SUL SECÇÃO REGIONAL DO SUL RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2015 BALANÇO Nota 31-12-2015 31-12-2014 Ativos fixos tangíveis 6 594.942,89 618.461,36 ATIVO NÃO CORRENTE 594.942,89 618.461,36 Adiantamentos a fornecedores

Leia mais

Análise Financeira 2º semestre

Análise Financeira 2º semestre ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU DEPARTAMENTO DE GESTÃO Análise Financeira 2º semestre Caderno de exercícios Fluxos de Caixa Luís Fernandes Rodrigues Caso 2.01 Empresa do TENDE, SA, dedica-se à comercialização

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008 CASO 3 - Enunciado A sociedade ESSE, S.A., realizou as seguintes operações em N: 1. Constituição da sociedade com um capital de 300.000 euros, do qual foram realizados integralmente em dinheiro/depósito

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 LICENCIATURA EM GESTÃO 2006/2007 EXAME FINAL - 9 Janeiro 2007 TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. Não é permitida a consulta de elementos

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012 INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012 CONTABILIDADE FINANCEIRA II Exame Parte I Duração: 75 minutos mais 15 minutos de tolerância NOTA IMPORTANTE: Obrigatória a apresentação de

Leia mais

Processo Especial de Revitalização de Francisco Coelho & Filhos, Lda Processo nº 2100/12.5TJVNF do 2º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Vila Nova de

Processo Especial de Revitalização de Francisco Coelho & Filhos, Lda Processo nº 2100/12.5TJVNF do 2º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Vila Nova de Processo Especial de Revitalização de Francisco Coelho & Filhos, Lda Processo nº 2100/12.5TJVNF do 2º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão Dados históricos "Francisco Coelho & Filhos,

Leia mais

NOVA School of Business and Economics. Exame intermédio de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2011/12

NOVA School of Business and Economics. Exame intermédio de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2011/12 Exame intermédio de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2011/12 Data: 4 de Maio de 2012 Início: 10:00 Duração: 1h30m Grupo 1 Questões de resposta múltipla e verdadeiro ou falso Grupo 2 Demonstrações

Leia mais

Balancete Geral Resultado Liquido/2017

Balancete Geral Resultado Liquido/2017 1 11 Caixa 271,722.26 269,064.72 2,657.54 111 Caixa 271,722.26 269,064.72 2,657.54 12 Depósitos à ordem 463,309.46 418,154.83 45,154.63 1201 CGD - 0354024740430 444,871.73 402,161.99 42,709.74 1202 CGD

Leia mais

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras:

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras: 1. Identificação da entidade: CENTRO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DE SANTO TIRSO. (referida neste documento como ATL ou Instituição ), NIF 501621300, é uma IPSS, tendo a sede social em Rua Ferreira de

Leia mais

ISEG INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO CONTABILIDADE GERAL I. Turno: Nome:

ISEG INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO CONTABILIDADE GERAL I. Turno: Nome: ISEG INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO CONTABILIDADE GERAL I Época Normal (EN): 1 de Junho de 2012 Duração: 2H00M Licenciatura: Turno: Nome: GRUPO I (8,5 Valores) A sociedade Torikka Lda dedica-se

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA II

CONTABILIDADE FINANCEIRA II Nº de Ordem CONTABILIDADE FINANCEIRA II GESTÃO / FINANÇAS E CONTABILIDADE TESTE INTERCALAR 15/03/2014 A INFORMAÇÕES 1. O teste intercalar é de resolução individual. 2. Duração: 75 minutos. 3. O teste está

Leia mais

GRUPO I (Responda em folhas separadas)

GRUPO I (Responda em folhas separadas) LICENCIATURA EM ECONOMIA 2006/2007 CONTABILIDADE II LCE110 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. EXAME FINAL - 4 Julho 2007 Não é permitida a consulta de elementos de estudo,

Leia mais

Contabilidade Financeira II. Frequência Exame

Contabilidade Financeira II. Frequência Exame Contabilidade Financeira II Gestão; Finanças e Contabilidade Ano letivo 2013/2014 Frequência Exame 03/Junho/2014 Informações e sugestões 1. A resolução da prova terá início após a leitura do enunciado

Leia mais

Grupo I Múltipla Escolha

Grupo I Múltipla Escolha Grupo I Múltipla Escolha 1 A empresa XYZ, SA recebeu durante o ano de 2005 juros de depósitos a prazo no valor bruto de 250, sujeitos a retenção na fonte à taxa de 20%. Qual a conta a movimentar referente

Leia mais

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2012/2013 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turmas A e B

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2012/2013 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turmas A e B Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2012/2013 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turmas A e B 20 Outubro de 2012 Duração da prova: 90 minutos 1º TESTE INTERMÉDIO Atenção

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008 TRABALHO 1 Enunciado (PARTE 1) Só uma alínea do grupo está correcta, inteiramente correcta, ou mais correcta. Refira qual e apresente nota justificativa sumária no anexo para resolução. 1 Em Portugal,

Leia mais

CONTABILIDADE II LCE110

CONTABILIDADE II LCE110 LICENCIATURA EM ECONOMIA 2007/2008 CONTABILIDADE II LCE110 Exame - 25 Junho 2008 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo, colegas

Leia mais

Informação Financeira

Informação Financeira Informação Financeira Balanço RUBRICAS DATA ATIVO Ativo não corrente Ativos fixos tangíveis Terrenos e recursos naturais 8 1.493.641 1.493.641 Edifícios e outras construções 8 4.792.348 4.896.597 Equipamento

Leia mais

Balancete Geral Abertura-Regularizações/2017

Balancete Geral Abertura-Regularizações/2017 1 11 Caixa 257,056.32 255,612.19 257,056.32 255,612.19 1,444.13 111 Caixa 257,056.32 255,612.19 257,056.32 255,612.19 1,444.13 12 Depósitos à ordem 535,254.97 451,619.82 535,254.97 451,619.82 83,635.15

Leia mais

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras:

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras: 1. Identificação da entidade: CENTRO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DE SANTO TIRSO. (referida neste documento como ATL ou Instituição ), NIF 501621300, é uma IPSS, tendo a sede social em Rua Ferreira de

Leia mais

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º ANEXO EXERCICIO ECONÓMICO DE 2017 SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º 500.876.851 Nota Introdutória As notas subsequentes complementam a informação constante das demonstrações financeiras

Leia mais

Frequência de Contabilidade Financeira I

Frequência de Contabilidade Financeira I Classificação I II III IV NOME: Prova cotada para 7,50 valores 2.ª Teste A Frequência de N.º: GRUPO I: Operações com IVA Tempo máximo recomendado: 60 minutos; Cotação: 2,25 valores Prova: Frequência Data:

Leia mais

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2016) Montantes expressos em EURO

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2016) Montantes expressos em EURO RUBRICAS BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2016) NOTAS Montantes expressos em EURO PERÍODOS 2016 2015 ACTIVO Activo não corrente: Activos fixos tangíveis... 4 226.759,13 236.628,46 Propriedades de investimento...

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE CAPÍTULO I. DEFINIÇÕES E DIVISÕES DA CONTABILIDADE 1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE 2 DIVISÕES DA CONTABILIDADE CAPÍTULO II. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS CONTABILÍSTICOS

Leia mais

Tabela de Conversão do POC para o SNC:

Tabela de Conversão do POC para o SNC: : Através destas tabelas poderá verificar as correspondências das contas entre o antigo e o novo. CLASSE 1 1 Disponibilidades 1 Meios Financeiros Líquidos 11 Caixa 11 Caixa 111 Caixa A 112 Caixa B 119

Leia mais

Contabilidade Financeira I. Capítulo /2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGM, LGRH. Resolução dos casos

Contabilidade Financeira I. Capítulo /2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGM, LGRH. Resolução dos casos Contabilidade Financeira I 2014/2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGM, LGRH Capítulo 4 Resolução dos casos Resolução dos casos (*) Caso 4.01 Porcel Caso 4.02 Saccor Brothers (*) Os casos foram preparados com base

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES

Leia mais

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2017) Montantes expressos em EURO

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2017) Montantes expressos em EURO RUBRICAS BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2017) NOTAS Montantes expressos em EURO PERÍODOS 2017 2016 ACTIVO Activo não corrente: Activos fixos tangíveis... 4 217.165,13 226.759,13 Propriedades de investimento...

Leia mais

NOTAS ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2*

NOTAS ! ! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ # * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* 345! *+ 3 "6*+ *1 $ /* (7! *,1 * -)8 */.! 1* 0%+ 2/* 2%+ *1 "3 *+ *2 " 9: /* ""; *+ /*/ "$6) *+ / 4456 $ 7) 9 P: 7)

Leia mais

As taxas de depreciação utilizadas correspondem aos períodos de vida útil estimada e estão de acordo com a legislação em vigor.

As taxas de depreciação utilizadas correspondem aos períodos de vida útil estimada e estão de acordo com a legislação em vigor. Anexo ao Balanço e Demonstração de resultados do exercicio findo em 31 de Dezembro de 2018 1) Identificação da entidade A, é uma instituição sem fins lucrativos, constituída sob a forma de (IPSS) Instituição

Leia mais

Exame de Época Normal de Contabilidade Financeira I Ano letivo

Exame de Época Normal de Contabilidade Financeira I Ano letivo PARTE A (Grupos 1 e 2) GRUPO 1- Tempo máximo recomendado: 75 minutos; Cotação: 10,00 valores A empresa ExaNorm, SA dedica-se à compra e venda de mobiliário, adotando o sistema de inventário periódico.

Leia mais

CASA DO POVO DE VILA NOVA DE TAZEM VILA NOVA DE TAZEM

CASA DO POVO DE VILA NOVA DE TAZEM VILA NOVA DE TAZEM Designação da Entidade: Localidade: Ano de relato: 2015 Ano do comparativo: 2014 CASA DO POVO DE VILA NOVA DE TAZEM VILA NOVA DE TAZEM Data de elaboração das DF's: 15 de Março 2016 Quadro Anexo 2 Activos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTAL E PATRIMONIAL DO POCAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 54-A/99, DE 22 DE FEVEREIRO

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTAL E PATRIMONIAL DO POCAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 54-A/99, DE 22 DE FEVEREIRO Classe 0 Contas do controlo orçamental e de ordem* 01 Orçamento Exercício corrente* 02 Despesas 021 Dotações iniciais* 022 Modificações orçamentais* 0221 Transferências de dotações 02211 Reforços* 02212

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

Demonstrações Financeiras Período findo em 2015

Demonstrações Financeiras Período findo em 2015 Período findo em 2015 Página 1 Índice Demonstrações financeiras para o exercício findo em Balanço em Demonstração dos Resultados em Demonstração dos Resultados por Projecto/ Actividade a Anexo Notas: Pág.

Leia mais

Trabalho de Grupo. Jardim da Celeste. Resolução DISTRIBUIÇÃO DAS COTAÇÕES NA ÚLTIMA PÁGINA

Trabalho de Grupo. Jardim da Celeste. Resolução DISTRIBUIÇÃO DAS COTAÇÕES NA ÚLTIMA PÁGINA Trabalho de Grupo Jardim da Celeste Resolução DISTRIBUIÇÃO DAS COTAÇÕES NA ÚLTIMA PÁGINA Unidade Curricular: Contabilidade Financeira II Ano lectivo: 2011/2012 Ano e Semestre: 2º, 2º Semestre Cursos: Gestão

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANO : 2015 1 - Identificação da entidade 1.1 Dados de identificação ÍNDICE 2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras 2.1 Referencial

Leia mais

Demonstrações Financeiras Período findo em 2012

Demonstrações Financeiras Período findo em 2012 Período findo em 2012 Página 1 Índice Demonstrações financeiras para o exercício findo em Balanço em Demonstração dos Resultados em Demonstração dos Resultados por Projecto/ Actividade a Anexo Notas: Pág.

Leia mais

Grupo I Múltipla Escolha

Grupo I Múltipla Escolha Grupo I Múltipla Escolha 1 A empresa XYZ, SA recebeu durante o ano de 2005 juros de depósitos a prazo no valor bruto de 250, sujeitos a retenção na fonte à taxa de 20%. Qual a conta a movimentar referente

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008 CASO 2 Enunciado (PARTE 1) Questão 1 Com base nas informações apresentadas assinale, na respectiva coluna, os valores que se referem a elementos patrimoniais, a gastos e a rendimentos e indique a sua inserção

Leia mais

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turma B

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turma B Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre Contabilidade Financeira - Turma B 13 de Janeiro de 2009 Duração da prova: 120 Minutos EXAME FINAL 1ª ÉPOCA Atenção

Leia mais

PARTE PRÁTICA (13 valores)

PARTE PRÁTICA (13 valores) PARTE PRÁTICA (13 valores) 1 - A empresa Mãe, SA, detém 80% do Capital da empresa Filha, SA, participação esta que foi adquirida, em N, por 340.000 Euros. Em 31 de Dezembro de N, as empresas do Grupo apresentavam

Leia mais

B A L A N Ç O. Segurajuda - Corretores de Seguros, Lda Data:

B A L A N Ç O. Segurajuda - Corretores de Seguros, Lda Data: B A L A N Ç O Activo Não Corrente RUBRICAS NOTAS 31-Dez-2011 31 Dez 2010 Activos fixos tangíveis... 26.116,39 36.524,44 Activos intangíveis... 17.500,00 17.500,00 Activo Corrente Estado e outros entes

Leia mais

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2015)

BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2015) RUBRICAS BALANÇO (em 31 de Dezembro de 2015) NOTAS Demonstrações Financeiras Montantes expressos em EURO PERÍODOS 2015 2014 ACTIVO Activo não corrente: Activos fixos tangíveis... 4 236.628,46 246.515,69

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA I. Grupo I

CONTABILIDADE FINANCEIRA I. Grupo I CONTABILIDADE FINANCEIRA I Exame Final Equipa Docente: Data: 21 de Janeiro de 2012 Helena Brissos de Almeida Duração: 2 horas e 30 minutos Luiz Ribeiro Sofia Pereira Sílvia Cortês Catarina Moura João Freitas

Leia mais

ANEXO. Anexo às Demonstrações Financeiras Individuais Para o exercício findo em 31 de Dezembro de 2016

ANEXO. Anexo às Demonstrações Financeiras Individuais Para o exercício findo em 31 de Dezembro de 2016 ANEXO Anexo às Demonstrações Financeiras Individuais Para o exercício findo em 31 de Dezembro de 216 1 - Identificação de entidade: 1.1- Designação da entidade: GATO - Grupo de Ajuda a Toxicodependentes

Leia mais

Relatório e Contas. Referente. Ao exercício económico De

Relatório e Contas. Referente. Ao exercício económico De Relatório e Contas Referente Ao exercício económico De 2017 1 1 Demonstração Resultados 2 - Demonstração Resultados por Valências 3 Balanço 4 Demonstração Fluxos Caixa 5 Anexo ao Balanço 2 DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

A.P.T.I.Vila Cova Associação de Protecção à Terceira Idade

A.P.T.I.Vila Cova Associação de Protecção à Terceira Idade ANEXO 1. Identificação da Entidade: 1.1. Designação da entidade: A. F. Vila Cova. 1.2. Sede: Avª Infante D. Henrique, nº466 4480-670 Vila do Conde. 1.3. Natureza da actividade: A Associação (APTIVILACOVA)

Leia mais

Centro Social Paroquial de São Nicolau

Centro Social Paroquial de São Nicolau Centro Social Paroquial de São Nicolau Anexo às Demonstrações Financeiras de 2015 1. Caracterização da entidade O Centro Social Paroquial de São Nicolau foi constituído em 1993 e tem a sua sede social

Leia mais

Estas questões são independentes do texto apresentado na PARTE I QUESTÕES DE FISCALIDADE

Estas questões são independentes do texto apresentado na PARTE I QUESTÕES DE FISCALIDADE Estas questões são independentes do texto apresentado na PARTE I QUESTÕES DE FISCALIDADE Questão 26.: A comissão paga por um cidadão residente em Portugal a uma mediadora imobiliária espanhola por esta

Leia mais

I - Questões Gerais 1/12. Aluna(o) N.º Turma

I - Questões Gerais 1/12. Aluna(o) N.º Turma Informações gerais: A prova é constituída por 8 questões. Leia com atenção a totalidade da prova antes de iniciar a sua resolução; Identifique todas as folhas antes de iniciar a resolução; Responda a cada

Leia mais

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade Duração: 8 dias Tipologia: Curso Presencial Para quem?: Colaboradores dos Departamentos de Contabilidade, Financeiro e Controlo de Gestão. Secretárias

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE DIA DE S. SILVESTRE DE CARVALHAL DA AROEIRA

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE DIA DE S. SILVESTRE DE CARVALHAL DA AROEIRA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANO : 2014 ÍNDICE 1 - Identificação da entidade 1.1 Dados de identificação 2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras 2.1 Referencial

Leia mais

Anexo às demonstrações Financeiras

Anexo às demonstrações Financeiras Recolhimento Paço do Conde Anexo às demonstrações Financeiras Página 10 Índice: 1 - Identificação da entidade 12 2 - Referencial contabilístico 12 3- Principais políticas contabilísticas 13 4- Políticas

Leia mais

Auditoria Tributária QUESTIONÁRIO

Auditoria Tributária QUESTIONÁRIO Auditoria Tributária QUESTIONÁRIO Maio de 2016 Hélder Leal Auditoria Tributária Exercícios Práticos (Sessão 2) 1. A sociedade Expo, Lda que se dedica à comercialização de fornos industriais, vendeu no

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DA MADEIRA

ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DA MADEIRA 1 IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE: 1.1 Designação da entidade: Associação de Natação da Madeira; 1.2 Sede: Complexo de Natação Desportiva do Funchal, 9050-021 Funchal; 1.3 NIPC: 511205350; 1.4 Natureza da atividade:

Leia mais

Balancete Geral Reg. Exercício / 2017

Balancete Geral Reg. Exercício / 2017 1 de 5 11 Caixa 196.541,87 192.941,73 3.600,14 111 Caixa - Sede 196.541,87 192.941,73 3.600,14 12 Depósitos à ordem 434.376,06 429.853,73 4.522,33 121 Caixa Geral de Depositos 253.600,11 252.254,26 1.345,85

Leia mais

LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE PULIDO VALENTE. A Direção

LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE PULIDO VALENTE. A Direção BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 RÚBRICAS ACTIVO NOTAS Contribuinte: 502901314 Moeda: DATAS 31 DEZ 2017 31 DEZ 2016 Ativo não corrente Ativos fixos tangíveis 5 315,35 Ativos intangíveis 6 112 294,22 Investimentos

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANO : 2017 1 - Identificação da entidade 1.1 Dados de identificação ÍNDICE 2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras 2.1 Referencial

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA I

CONTABILIDADE FINANCEIRA I CONTABILIDADE FINANCEIRA I 2ª FREQUÊNCIA Equipa Docente: Data: 8 de Janeiro de 2009 Helena Almeida Duração: 2 h e 30 m Luiz Ribeiro Luísa Barbosa Teresa Antunes Luís Janeiro Sofia Pereira RESPONDA A CADA

Leia mais

Contas de 2015 Centro Social e Paroquial de Perosinho

Contas de 2015 Centro Social e Paroquial de Perosinho Contas de 2015 Centro Social e Paroquial de Perosinho Balanço Centro Social e Paroquial de Perosinho Centro Social e Paroquial de Perosinho Balanço Período findo em 31 de Dezembro de 2015 Rendimentos e

Leia mais

1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 121 Banco On-Line 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros 141

1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 121 Banco On-Line 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros 141 1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 121 Banco On-Line 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros 141 Derivados 1411 Potencialmente favoráveis 1412 Potencialmente

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II. 1ª Frequência

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II. 1ª Frequência CONTABILIDADE FINANCEIRA II Data: 5 de Novembro de 2009 Duração: 2 horas e 30 minutos 1ª Frequência Responda a cada grupo em folhas separadas Grupo I (45 minutos 5,5 valores) Realize no diário todos os

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CENTRO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL N.SRA DA LUZ ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANO : 2018 1 - Identificação da entidade 1.1 Dados de identificação ÍNDICE 2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras 2.1 Referencial

Leia mais

Acumulado Conta Descrição Débito Crédito Saldo Débito Saldo Crédito

Acumulado Conta Descrição Débito Crédito Saldo Débito Saldo Crédito CONTAS 2014 Balancete Geral 31-12-2014 (Encerramento) Data: 31-12- 2014 (Valores em Euros) Página: 1 de 3 Acumulado Conta Descrição Débito Crédito Saldo Débito Saldo Crédito 11 Caixa 178,07 0,00 178,07

Leia mais

Informação Financeira Balanço

Informação Financeira Balanço Informação Financeira Balanço ANO: 2015 Balanço Individual em 31 de Dezembro de 2015 Ativo Designação Nota 2015 2014 (reexpresso) Ativo Não Corrente Activos Fixos Tangíveis 3, 5 9.056.835,35 9.097.093,58

Leia mais

Contabilidade Financeira I. Trabalho de Grupo 2014/2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGMK, LGRH. Resolução

Contabilidade Financeira I. Trabalho de Grupo 2014/2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGMK, LGRH. Resolução Contabilidade Financeira I 2014/2015 LG, LFC, LE, LGIL, LGMK, LGRH Trabalho de Grupo Resolução Caso Sonae Investimentos Sonae Investimentos: a imagem de um líder 1. Demonstrações financeiras a. Quais as

Leia mais

DEG-IST Cadeira de Gestão. Capítulo 5 - Informação financeira. Exercícios das aulas práticas

DEG-IST Cadeira de Gestão. Capítulo 5 - Informação financeira. Exercícios das aulas práticas 1 DEG-IST Cadeira de Gestão Capítulo 5 - Informação financeira Exercícios das aulas práticas 1. Uma empresa comercial de produtos de informática iniciou a sua actividade em Janeiro de 2007, mês em que

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

CASA DO POVO DA ALAGOA. Anexo às Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2014

CASA DO POVO DA ALAGOA. Anexo às Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2014 1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE 1.1 Designação da Entidade: Casa do Povo da Alagoa 1.2 Sede: Rua Barreiro das Varandas, nº 48 7300-301 Alagoa 1.3 NIPC: 500 969 264 1.4 Natureza da Actividade: A Casa do Povo

Leia mais

Associação Social e Cultural Paradense - NIF:

Associação Social e Cultural Paradense - NIF: Conta Saldo 11. Caixa 12. Depósitos à Ordem 13. Outros Depósitos Bancários Total Da Classe 1 687,51 D 19.428,20 D 200.000,00 D 220.115,71 D 21. Clientes 22. Fornecedores 23. Pessoal 24. Estado e Outros

Leia mais

Relatório e Contas. Referente. Ao exercício económico De

Relatório e Contas. Referente. Ao exercício económico De Relatório e Contas Referente Ao exercício económico De 2016 1 1 Demonstração Resultados 2 - Demonstração Resultados por Valências 3 Balanço 4 Demonstração Fluxos Caixa 5 Anexo ao Balanço 2 DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

Frequência de Contabilidade Financeira I

Frequência de Contabilidade Financeira I Classificação I II III IV V NOME: Prova cotada para 15,00 valores 2.ª Teste A Frequência de Ana Paula Matias e Francisco Antunes N.º: Prova: Frequência Data: 2012 01 23 Comprovativo de entrega da prova

Leia mais

2.1 O referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras é o instituído pelo Decreto Lei n.º 36 -A/2011, de 9 de Março;

2.1 O referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras é o instituído pelo Decreto Lei n.º 36 -A/2011, de 9 de Março; O presente Anexo visa complementar a informação financeira apresentada noutras demonstrações financeiras, divulgando as bases de preparação e políticas contabilísticas adotadas e outras divulgações exigidas

Leia mais

CONSEST PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA, SA RELATÓRIO DE CONTROLO ORÇAMENTAL E DE ACOMPANHAMENTO DA ACTIVIDADE

CONSEST PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA, SA RELATÓRIO DE CONTROLO ORÇAMENTAL E DE ACOMPANHAMENTO DA ACTIVIDADE CONSEST PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA, SA RELATÓRIO DE CONTROLO ORÇAMENTAL E DE ACOMPANHAMENTO DA TERCEIRO TRIMESTRE ANO 2011 CONTEÚDO 1. ENQUADRAMENTO... 3 2. SITUAÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL... 3 3. ANEXOS...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA

Leia mais

JMR - Gestão de Empresas de Retalho, SGPS, S.A

JMR - Gestão de Empresas de Retalho, SGPS, S.A DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (PROFORMA) EM 30 DE JUNHO DE 2002 E 2001 (Informação não Auditada) Balanço Individual Demonstração dos Resultados individuais Balanço Consolidado Demonstração Consolidada dos

Leia mais

PLC - CORRETORES DE SEGUROS, S.A. EXERCÍCIO DE 2008 RELATÓRIO DE GESTÃO

PLC - CORRETORES DE SEGUROS, S.A. EXERCÍCIO DE 2008 RELATÓRIO DE GESTÃO PLC - CORRETORES DE SEGUROS, S.A. EXERCÍCIO DE 2008 RELATÓRIO DE GESTÃO De acordo com as disposições legais e estatuárias venho submeter á apreciação dos senhores accionistas o Relatório de Gestão e as

Leia mais

ADAV - Balancete acumulado entre Saldos Iniciais de 2015 e Regularização de 2015 em Euros

ADAV - Balancete acumulado entre Saldos Iniciais de 2015 e Regularização de 2015 em Euros 1 MEIOS FINANCEIROS 525.185,21 335.369,17 189.816,04 11 Caixa 11.222,45 10.746,11 476,34 111 Caixa A 11.222,45 10.746,11 476,34 m11101 Caixa Geral 6.512,45 6.298,04 214,41 m11102 Caixa AB 3.660,00 3.660,00

Leia mais

ANEXO ESNL, EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2017

ANEXO ESNL, EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2017 ANEXO ESNL, EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2017 1 Identificação da entidade 1.1 Designação da entidade APIR - Associação de Proteção de Idosos e Reformados de São Sebastião da Giesteira 1.2 Sede Rua da Escola

Leia mais

Fundação Gaspar e Manuel Cardoso I.P.S.S. Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos INDICE

Fundação Gaspar e Manuel Cardoso I.P.S.S. Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos INDICE INDICE INDICE... 1 Demonstração de Resultados em 31 de Dezembro de 2015 e 2014.... 3 Balanço em 31 de Dezembro de 2015 e 2014.... 4 Demonstração das alterações nos fundos patrimoniais em 31 de Dezembro

Leia mais