Módulo III Bio 2 GABARITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo III Bio 2 GABARITO"

Transcrição

1 Módulo III Bio 2 GABARITO Cap. 01 Excreção 1. Indique a alternativa em que a estrutura do aparelho excretor não corresponde à encontrada no organismo relacionado: a) planária células-flama. b) ameba vacúolo pulsátil. c) minhoca nefrídios. d) homem adulto rim mesonefro. e) gafanhoto túbulos de Malpighi. 2. O gráfico a seguir apresenta medidas da excreção de substâncias nitrogenadas durante a metamorfose de certa espécie de sapos. Os dados mostram que a excreção de a) amônia só ocorre nos primeiros dias de vida. b) uréia começa a ocorrer por volta do centésimo dia. c) amônia predomina sobre a de uréia em todo o período considerado. d) uréia aumenta significativamente por volta do octogésimo dia. e) amônia e de uréia faz-se em grande quantidade na fase larvária. 3. Os tubarões acumulam uréia no sangue, como artifício de sobrevivência ao meio marinho, porque: a) a água do mar é hipotônica em relação ao seu meio interno, o que favorece a desidratação. b) os vacúolos pulsáteis das células branquiais não são eficientes na expulsão do excesso de água absorvida. c) tornando-se isotônicos em relação ao mar, a osmorregulação é controlada. d) o sangue elimina os sais absorvidos pelo intestino por osmose. e) há excessiva eliminação de urina, e a perda da uréia diminui a concentração de sais no sangue. 4. Observe a figura a seguir. O animal representado vive em regiões áridas e possui urina muito hipertônica em relação ao sangue. Todas as alternativas apresentam adaptações desse animal ao meio ambiente, EXCETO: a) Ausência de transpiração mesmo em altas temperaturas. b) Eliminação de amônia como produto nitrogenado. c) Eliminação de fezes praticamente desidratadas. d) Eliminação de pouca água na urina. e) Hábitos noturnos e ocupação de buracos na terra durante o dia. 5. A respeito do sistema excretor, é correto afirmar que: a) uma lagartixa excreta predominantemente uréia. b) além da eliminação de excretas, esse sistema é responsável pela osmorregulação. c) os rins de anfíbios, como em qualquer vertebrado, retiram excretas somente do sangue. d) planárias, por serem aquáticas, não apresentam estruturas especializadas em excreção. e) como é aquática, a excreção de uma baleia é igual à de um peixe. 6. Observe os seguintes esquemas que representam estruturas excretoras.

2 Assinale a alternativa correta: a) A estrutura 1 retira excretas do celoma do animal. b) A estrutura 2 é encontrada em animais como as tênias. c) A estrutura 2 pode retirar excretas tanto do celoma quanto do sangue. d) A estrutura 1 pode ser encontrada em águas-vivas. e) As estruturas 1 e 2 são encontradas em artrópodos. 7. Constantemente os organismos precisam eliminar substâncias tóxicas ou que estão em excesso, bem como reter substâncias necessárias ou que estão em baixa concentração. Por essas razões todos os organismos possuem uma estrutura ou sistema que é responsável por essas funções. As figuras a seguir mostram diferentes estruturas, órgãos e/ou sistemas de excreção. Analise as afirmativas. I. No caso do animal representado na figura 1, toda excreção é realizada por uma organela específica, o vacúolo pulsátil. II. Nos insetos (figura 2), o excreta predominante é a amônia, que é coletada pelos tubos de Malpighi e transportada até o intestino, onde se mistura com as fezes e é eliminada juntamente com elas. III. Nos vertebrados a função de excreção é realizada pelos rins. O sistema urinário do vertebrado representado na figura 3 é formado pelos rins (A), pelas uretras (B), pela bexiga (C) e pelo ureter (D). IV. Os portadores da doença 'Diabetes Melito' apresentam glicose em sua urina, pois a concentração dessa molécula no plasma é elevada e a sua reabsorção pelos túbulos renais não é completa. V. Amônia, uréia e ácido úrico são excretas nitrogenados. O mais tóxico é a amônia, por isso deve ser eliminada à medida que vai sendo produzida. Estão corretas as afirmativas a) I, II e V. b) III e V. c) IV e V. d) II e IV. e) I, III e V. 8. Observe, a seguir, o esquema simplificado de como acontece, em diversos animais, o catabolismo do aminoácido alanina.

3 Nos animais ovíparos, como as aves e os répteis, o principal produto de excreção derivado do grupamento de caráter básico desse aminoácido denomina-se: a) uréia b) ácido úrico c) ácido pirúvico d) gás carbônico 9. Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema excretor. Este é bastante primitivo, formado por células-flama. A principal função destas células é: a) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino; b) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior; c) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino; d) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi; e) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior. 10. O gráfico representa o mecanismo de ação demum determinado hormônio no néfron. Verifica-se, pela análise do gráfico, que este hormônio é: a) a vasopressina b) o calcitriol c) a tiroxina d) o paratormônio e) a aldosterona 11. João, que era vegetariano, passou a consumir regularmente carne bovina. Exames médicos revelaram um aumento de uréia em seu organismo após a mudança de hábito alimentar, o que se deveu a a) aumento da ingestão de amido. b) diminuição da ingestão de proteínas. c) aumento da ingestão de proteínas. d) diminuição da ingestão de gorduras. e) aumento da ingestão de gorduras. 12. Sobre a unidade funcional dos rins e seu funcionamento é correto afirmar que a) o controle de água presente na urina é feito diretamente pelo hormônio ADH. b) o ramo descendente é impermeável à água que retorna aos capilares por difusão. c) a água é reabsorvida em sua totalidade e devolvida à circulação, durante a passagem do sangue pelo túbulo do néfron coletor. d) a glicose, os aminoácidos, a amônia e os sais minerais são secretados na passagem do sangue para o interior do túbulo do néfron. 13. A água, principal componente químico do corpo humano, é perdida em quantidades relativamente altas por meio dos mecanismos de excreção, devendo ser reposta para evitar a desidratação. Observe o gráfico:

4 Considere que o ponto zero do gráfico corresponde ao instante a partir do qual uma pessoa deixe de repor a água perdida por seu organismo. A curva que registra as alterações da densidade da urina dessa pessoa, em função do tempo, é a identificada pela seguinte letra: a) W b) X c) Y d) Z 14. Uma pessoa apresenta o seguinte quadro de sintomas: eliminação de grande volume de urina, sede e desidratação. Exames clínicos revelaram alteração hormonal, tratando-se de a) aumento do hormônio aldosterona, produzido pela adrenal, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. b) diminuição do hormônio aldosterona, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. c) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela adrenal, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. e) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. 15. "Um náufrago, sem suprimento de água potável, poderia sobreviver por mais tempo caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes". Assinale a opção que justifica a afirmativa acima. a) A carne de peixe contém, normalmente, concentrações elevadas de ácido úrico que, ao ser excretado, provocaria desidratação. b) O aumento do catabolismo protéico aceleraria o consumo de água metabólica. c) A elevada concentração de sal no peixe induziria, a desidratação por aumento de excreção de NaCØ e água. d) O aumento da excreção renal de ácido úrico, proveniente do catabolismo protéico, acarretaria concomitante perda de água. e) O aumento da excreção renal de uréia, proveniente do catabolismo protéico, acarretaria maior perda de água. 16. A degradação dos aminoácidos ingeridos na alimentação gera como subproduto a amônia. Nos mamíferos, a amônia é transformada em uréia. Esse processo ocorre a) no pâncreas. b) no fígado. c) nos rins. d) na bexiga urinária. e) no baço. 17. Observe a figura a seguir, relativa ao esquema de um néfron:

5 A ingestão de bebidas alcoólicas provoca a redução de ADH, o hormônio antidiurético, armazenado na neuro-hipófise, que irá alterar a permeabilidade dos componentes: a) 1 e 5 b) 2 e 4 c) 3 e 1 d) 4 e 5 e) 5 e Deixe o xixi do Maradona em paz, droga! (FOLHA DE S. PAULO/97) O teste antidoping, que frequentemente aparece nas notícias dos jornais, é feito a partir do exame da urina de atletas. Isso se torna possível porque através do néfron - unidade funcional dos rins - é executada a tarefa de: a) absorver glicose b) eliminar catabólitos c) secretar aminoácidos d) filtrar glóbulos sanguíneos 19. Em caso de hipertensão, recomenda-se uma dieta sem sal porque este atua a) diminuindo o volume de sangue circulante. b) aumentando o volume de sangue circulante. c) reduzindo o calibre dos vasos sangüíneos. d) dilatando o calibre dos vasos sangüíneos. e) obstruindo os capilares arteriais com placas de ateroma. 20. Leia o texto a seguir: O metanol é utilizado como um solvente orgânico industrial, como combustível alternativo e está disponível comercialmente em uma ampla variedade de produtos. O envenenamento por metanol, através da metabolização celular, promove toxicidade severa sobre o sistema nervoso e constitui um problema de saúde em todo o mundo. Uma estratégia imediata para conter a intoxicação é a administração, via oral, de bebida alcoólica (etanol). Essa estratégia é recomendada porque a) o etanol e o metanol competem pela mesma enzima de metabolização. b) a interação do metanol com a enzima de metabolização forma um complexo enzima-substrato. c) a metabolização do etanol desacelera o funcionamento do sistema nervoso. d) o etanol é metabolizado dentro da célula no compartimento citosólico. e) a energia de ativação utilizada na metabolização do metanol aumenta. CAP 02. TECIDO NERVOSO 1. A observação do desenho a seguir nos permite concluir que, na passagem do impulso nervoso pelas sinapses, ocorre: a) a liberação de mediadores químicos ou de neurormônios. b) o contato direto do axônio de uma célula com os dendritos de outra célula. c) o fenômeno da bomba de sódio e potássio entre as células. d) a troca de cargas elétricas ao nível das sinapses. e) o envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante elétrico. 2. A sinapse é: a) um tipo de fibra muscular envolvida no processo de contração cardíaca. b) uma célula sangüínea envolvida na liberação de tromboplastina para o processo de coagulação.

6 c) um tipo de reprodução sexuada, que envolve a formação de gametas, realizada por protozoários ciliados. d) uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. e) um fenômeno que explica o fluxo de seiva bruta em espermatófitas. 3. O filme "O óleo de Lorenzo" conta a história de um menino afetado por uma doença chamada leucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas. Analise a figura a seguir, referente a uma célula nervosa na qual alguns componentes foram numerados de 1 a 4 Assinale a alternativa que contém o número correspondente à bainha de mielina. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 4. O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele é fundamental na coordenação das funções dos diferentes órgãos. As células responsáveis pelas suas funções são os neurônios (figura 1) Com base nos textos e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que a) geralmente o sentido da propagação do impulso nervoso é A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada na transmissão do impulso nervoso para um outro neurônio ou para outros tipos celulares. b) tanto a estrutura representada pelo número 1 quanto 2 são ramificações do neurônio, sendo que geralmente a 2 é única e mais longa. c) a estrutura número 3 pode ser formada pela célula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso. d) a estrutura número 4 está no centro metabólico do neurônio, onde também se encontra a maioria das organelas celulares. e) considerando o sistema nervoso central, a região número 5 está presente na substância cinzenta e ausente na branca. 5. A figura a seguir ilustra o processo de transmissão do impulso nervoso. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que: a) nos neurônios, células especializadas na recepção e transmissão do impulso nervoso, não ocorre produção de proteínas e ATP. b) a bomba de sódio e potássio é responsável pelo transporte desses íons (sódio e potássio) a favor do gradiente de concentração. c) o potencial de repouso da membrana é restaurado quando a entrada de sódio é maior do que a saída de potássio.

7 d) a chegada do impulso nervoso no terminal axônico promove a liberação de neurotransmissores. e) as regiões 1, 2 e 3 mostram que a membrana plasmática do axônio está, respectivamente, despolarizada, polarizada e redespolarizada. 6. Considere o texto a seguir: "Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal "The Washington Post". [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de 'forçar' quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses" (FOLHA DE SÃO PAULO, 3 de julho de 1998). Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica: a) corpo celular, parede celular e flagelos. b) parede celular, axônio e dendritos. c) corpo celular, axônio e dendritos. d) axônio, dendritos e flagelos. e) corpo celular, parede celular e dendritos. 7. Observando o esquema anterior, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições: a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na + e K + dentro e fora da membrana se igualam. b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado. c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica. d) a quantidade de íons K + é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose. e) as concentrações dos íons Na + e K + se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo de transporte ativo. Cap. 04 Sistema nervoso 1. Dendritos são estruturas que a) transmitem o impulso para outras células nervosas ou para órgãos efetores. b) nascem do corpo celular por uma região piramidal. c) são células em cujas terminações há liberação de mediadores químicos responsáveis pelas sinapses. d) são prolongamentos dos neurônios que conduzem o impulso nervoso para o corpo celular. e) contém em seu interior o axônio. 2. Um indivíduo, após sofrer lesão em seu cerebelo poderá desempenhar todas as funções a seguir, EXCETO: a) lembrar-se do nome de um amigo. b) retirar a mão, se espetada por um alfinete. c) resolver, mentalmente um problema matemático. d) pular corda. e) ouvir música. 3. Se uma pessoa sofrer lesão no hipotálamo, é de se esperar que apresente problemas de: a) memória e inteligência. b) mastigação, deglutição, fonação. c) coordenação motora, postura e equilíbrio. d) visão, audição e olfato. e) temperatura corporal, sono e apetite. 4. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro. b) pelo cerebelo. c) pelo bulbo. d) pela medula. e) pela hipófise.

8 5. A figura a seguir mostra os componentes de um arco reflexo. 6. No esquema anterior, o neurônio de associação e o corpo celular do neurônio sensorial estão localizados, respectivamente a) na substância cinzenta e no gânglio. b) na substância cinzenta e na raiz ventral. c) no gânglio e na raiz ventral. d) no gânglio e na substância cinzenta. e) na raiz ventral e no gânglio. 7. Considere também as seguintes estruturas: 1 - contração das aurículas 2 - contração dos ventrículos 3 - diminuição da freqüência cardíaca 4 - aceleração da freqüência cardíaca a- feixe de Hiss b- nódulo sino-atrial c- terminações nervosas que liberam adrenalina d- terminações nervosas que liberam acetilcolina Assinale a alternativa que associa cada evento com a estrutura por ele responsável. a) 1a; 2c; 3b; 4d b) 1a; 2c; 3d; 4b c) 1b; 2a; 3d; 4c d) 1b; 2d; 3c; 4a e) 1c; 2d; 3a; 4b 8. Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: a) nos axônios, aumentando a polarização das células. b) nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso. c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso. d) no corpo celular dos neurônios, bloqueando o metabolismo. e) na membrana das células, aumentando a bomba de sódio. 9. O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado. O potencial de ação para um determinado neurônio: a) varia de acordo com a intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores. b) é sempre o mesmo, porém a intensidade do estímulo não pode ir além de determinado valor, pois o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'.

9 c) varia de acordo com a 'lei do tudo ou nada'. d) aumenta ou diminui na razão inversa da intensidade do estímulo. e) é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'. 10. Em alguns acidentes em provas automobilísticas, têm-se dado como causa de lesões sérias ou morte do piloto a desaceleração violenta sofrida pelo encéfalo, mesmo que não haja fratura da caixa craniana. Porém, há um mecanismo de proteção do encéfalo, responsável por absorver os choques mecânicos, exercido: a) pelas meninges. b) pelo líquido cefalorraquidiano. c) somente pela aracnóide. d) tanto pela aracnóide como pela dura-máter. e) somente pela dura-máter. 11. Todos nós já experimentamos a salivação estimulada pela visão ou pelo aroma da comida. Essa resposta é um reflexo autônomo, assim como é o ato de deglutir após a estimulação tátil que ocorre na boca. É CORRETO afirmar que o reflexo autônomo da salivação: a) depende do envolvimento do sistema nervoso central. b) depende do estímulo luminoso coordenado pelo sistema nervoso periférico. c) é ação combinada envolvendo sistema nervoso periférico, enzima e atividade endócrina. d) depende de estímulos coordenados por mensagens neuro-hormonais do sistema nervoso simpático, mas não do parassimpático. 12. Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super- Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco. Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir. I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia. II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central. III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados. Marque a alternativa correta. a) I e II são corretas. b) I e III são corretas. c) II e III são corretas. d) Apenas III é correta. 13. A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como conseqüência a) o aumento das expansões da membrana plasmática do axônio, na tentativa de repor a bainha de mielina. b) a diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios. c) a diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença. d) o aumento da produção de neuro-transmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier. e) a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso. 14. Na doença miastenia grave, o corpo humano produz anticorpos contra suas próprias moléculas de receptores de acetilcolina. Esses anticorpos ligam-se e bloqueiam os receptores de acetilcolina da membrana plasmática das células musculares. À medida que a doença progride, a maioria dos músculos enfraquece, e o doente pode apresentar dificuldades para engolir e respirar. Esses anticorpos: a) atuam como a acetilcolina, provocando permanente contração, fadiga e fraqueza muscular; b) impedem que a contração muscular seja estimulada pela acetilcolina; c) promovem a destruição dos receptores da sinapse elétrica, bloqueando a via aferente; d) ligam-se aos receptores de acetilcolina, inibindo a enzima acetilcolinesterase e, conseqüentemente, a transmissão dos impulsos nervosos; e) ligam-se aos receptores de acetilcolina, bloqueando a ação do sistema nervoso simpático. 15. Com relação ao sistema nervoso, pode-se afirmar: I - As meninges - a duramáter, a aracnóide e a piamáter - envolvem o encéfalo e a medula espinhal. II - A substância branca, no sistema nervoso central, é formada principalmente pelos corpos celulares dos neurônios, enquanto a substância cinzenta é formada principalmente pelos axônios. III - Do encéfalo partem 12 pares de nervos cranianos sensitivos, e da medula 31 pares de nervos mistos. IV - O sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático inervam apenas órgãos do sistema digestório, do respiratório e do excretor. V - A sinapse ocorre entre dois axônios de neurônios distintos.

10 Está ou estão corretas: a) todas. b) apenas I. c) apenas I e II. d) apenas I, II e IV. e) apenas III, IV e V. 16. Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema. Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!! Num dado momento do passeio, o inesperado acontece... Diante da situação de fuga, o organismo de cada um dos componentes do grupo (excetuando-se o de Ribossomildo) sofre uma série de alterações fisiológicas, que são controladas pelo sistema nervoso a) somático. b) parassimpático. c) simpático. d) periférico. 17. Leia os versos seguintes. "Uns tomam éter, outros cocaína Eu tomo alegria!" (Manuel Bandeira, "Não sei dançar".) Éter e cocaína são drogas que agem, respectivamente, como depressora e estimulante do sistema nervoso central (SNC). Depressão e estimulação do SNC também podem ser efeitos do uso, respectivamente, de a) nicotina e maconha. b) ácido lisérgico (LSD) e álcool. c) crack e ecstasy. d) álcool e crack. e) maconha e LSD. 18. A análise da contaminação de alimentos por pesticidas tem mostrado a presença de compostos organofosforados. Tais substâncias são tóxicas, principalmente, por alterarem a fisiologia normal do sistema nervoso, interferindo na degradação do mediador químico do sistema nervoso autônomo parassimpático. O mediador mencionado e uma de suas ações são, respectivamente: a) adrenalina / estímulo da freqüência cardíaca b) acetilcolina / contração da musculatura esquelética c) serotonina / inibição da percepção sensorial d) noradrenalina / relaxamento da musculatura lisa e) dopamina / controle central dos movimentos 19. Podemos analisar a organização morfofuncional do sistema nervoso dos vertebrados quando observamos a reação do indivíduo ao tocar com a mão um objeto muito quente: a musculatura do esqueleto é estimulada e ele retrai a mão da fonte de calor. Esse fenômeno pode ser explicado pela atuação dos componentes da seguinte estrutura: a) arco reflexo b) cordão nervoso ventral

11 c) eixo hipotálamo-hipófise d) rede nervosa epidérmica 20. Segundo a revista britânica New Scientist, a doença "da vaca louca", que se acreditava acometer apenas bovinos, atinge também habitantes da Papua, na Nova Guiné, afetando células do cérebro e causando descontrole motor. As figuras numeradas a seguir indicam relações das células do sistema nervoso com outras estruturas. A relação existente entre as células do sistema nervoso central e aquelas responsáveis pela atividade motora, prejudicada quando a referida doença ocorre, está representada na figura de número: a) 1 b) 2 c) 3 d) A figura representa um arco-reflexo: o calor da chama de uma vela provoca a retração do braço e o afastamento da mão da fonte de calor. Imagine duas situações: em A seria seccionada a raiz dorsal do nervo e em B, a raiz ventral. Considere as seguintes possibilidades relacionadas à transmissão dos impulsos nervosos neste arco-reflexo: I - A pessoa sente a queimadura, mas não afasta a mão da fonte de calor. II - A pessoa não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor. III - A pessoa não sente a queimadura, mas afasta a mão da fonte de calor. Indique quais dessas possibilidades aconteceriam na situação A e na situação B, respectivamente, a) A - I; B - II. b) A - I; B - III. c) A - II; B - I. d) A - II; B - III. e) A - III; B - II. 22. O reflexo patelar ou rotuliano envolve a participação seqüencial dos seguintes componentes: a) órgão receptor, via aferente, via eferente e órgão efetor. b) órgão receptor, neurônios associativos e órgão efetor. c) órgão receptor, via aferente, neurônios associativos, via eferente e órgão efetor. d) via aferente e via eferente. e) órgão receptor, neurônios associativos, via eferente e órgão efetor. 23. O esquema adiante representa, de maneira simplificada, as inter-relações do sistema nervoso. Assinale a alternativa correta em relação à análise desse esquema:

12 a) 1 representa uma fibra sensorial do sistema nervoso somático. b) 2 representa uma fibra motora do sistema nervoso simpático c) 1 e 4 representam fibras motoras do sistema nervoso autônomo. d) 3 e 4 representam fibras do sistema nervoso autônomo. e) 3 representa uma fibra motora e 4 uma fibra sensorial. 24. Ao liberar acetilcolina, a fibra nervosa a) simpática promove aumento do ritmo cardíaco. b) parassimpática promove diminuição do ritmo cardíaco. c) simpática promove diminuição do ritmo cardíaco. d) parassimpática promove aumento do ritmo cardíaco. e) simpática e a parassimpática não alteram o ritmo cardíaco. 25. O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático. Os hormônios que atuam controlando as atividades de ambos são, respectivamente: a) insulina e adrenalina b) adrenalina e glucagon c) tiroxina e acetilcolina d) glucagon e adrenalina e) adrenalina e acetilcolina 26. É comum ouvir expressões como estas: "Meu coração disparou", "Fiquei tão nervoso que comecei a suar", "Senti a boca seca". Estas reações são características de um estado emocional alterado, e são controladas sob a ação do(s): a) sistema nervoso autônomo. b) sistema nervoso somático. c) hormônios da tireóide. d) nervos do cerebelo. e) centro nervoso medular. 27. Os esquemas a seguir mostram, de forma simplificada, a condução do impulso nervoso: Sabe-se que, no neurônio em repouso, há grande quantidade de íons sódio no meio externo e de potássio no meio interno (1). No momento em que o estímulo nervoso se propaga (2), ocorre alteração de permeabilidade da membrana com intensa entrada de Na + e discreta saída de K +, o que leva o meio interno a ficar "positivo" e o meio externo a ficar "negativo". Após a passagem do estímulo (3), normaliza-se a permeabilidade da membrana e a situação inicial é retomada. Assinale a alternativa incorreta com relação ao mecanismo acima descrito: a) esse mecanismo não depende de consumo de ATP (energia) para se realizar. b) esse mecanismo depende do processo de respiração celular para se realizar. c) nesse mecanismo está envolvido movimento de entrada e de saída de íons do neurônio. d) nesse mecanismo constata-se a existência de transporte ativo de ions.

13 e) nesse mecanismo constata-se inversão do estado elétrico da membrana do neurônio. Cap. 04 Sistema endócrino Suave caminho de volta ao sono natural Novas pesquisas condenam o uso de comprimidos De melatonina e médicos defendem a receita tradicional contra insônia: medidas antiestresse e dieta sem cafeína. (MARINHO, Antônio, in: O Globo, Jornal da Família, 25/08/96) 1. O texto reproduzido alerta para o uso indiscriminado e abusivo da melatonina como medicamento. /esta substância é normalmente produzida pelo organismo e tem efeitos sobre vários órgãos e sistemas. Seus níveis de concentração são finamente regulados para as diferentes situações biológicas. Havendo interferência externa neste processo de feedback, podem ocorrer alterações orgânicas indesejáveis. A melatonina é produzida na: a) Pineal. b) Hipófise. c) Tireóide. d) Paratireóide. e) adrenal. 2. A tiroxina é um hormônio iodado que regula a taxa de respiração celular, a calcitonina é um peptídeo que inibe a liberação de cálcio dos ossos e a prolactina é uma proteína que estimula a produção de leite. Os hormônios citados acima são produzidos nas seguintes glândulas, respectivamente: a) tireóide tireóide hipófise. b) tireóide hipófise tireóide. c) paratireóide hipófise mamas. d) testículo tireóide hipófise. e) ovário paratireóide hipófise. 3. São exemplos de glândulas exócrinas e endócrinas, respectivamente, a(s): a) tireóide e as paratireóides. b) hipófise e as sebáceas. c) salivares e a tireóide. d) sudoríparas e as mamárias. e) adrenais e tireóide. 4. Assinale a opção que indica os hormônios que atuam na maturação e liberação do óvulo (ovócito secundário): a) ocitocina e estradiol. b) estrogênio e progesteona. c) progesterona e FSH. d) LH e gonadotrofina. e) FSH e LH. 5. Os hormônios produzidos pelo pâncreas que atuam na regulação da taxa de glicose no sangue são: a) ocitocina e glucagon. b) insulina e adrenalina. c) adrenalina e glucagon. d) cortisol e insulina. e) glucagon e insulina 6. Glândula de grande importância na regulação endócrina geral, pois controla, direta ou indiretamente, outras glândulas através de seus hormônios trópicos. A fase refere-se: a) à hipófise. b) à tireóide. c) às adrenais. d) às paratireóides. e) ao pâncreas. 7. Analise a informação a seguir. O hormônio do crescimento ou GH é produzido e secretado pela adeno-hipófise. Através da corrente sangüínea, ele chega à sua célula alvo, onde agirá, juntamente com os ribossomos, para inicialmente aumentar os polipeptídeos celulares, o que, após atingir o volume máximo, levará a uma mitose. Assinale a alternativa que representa a principal ação do GH, até que a célula atinja seu volume máximo.

14 Opção A 8. Ligada por uma haste ao hipotálamo, a hipófise fica em uma cavidade do osso esfenóide, e a sua parte glandular comanda diversas outras glândulas do organismo. Todas as glândulas citadas a seguir são controladas diretamente pela hipófise, EXCETO: a) Ovário b) Tireóide c) Pâncreas d) Suprarrenal O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo. De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: a) Estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina em indivíduos normais. b) Tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio. c) A redução nos níveis de TSH é sempre indicador de hipotireoidismo. d) A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireóide. 10. Uma reportagem publicada em revista de circulação nacional afirmava que a ciência já é capaz de vencer a batalha em nove de cada dez casos de infertilidade. Um dos recursos utilizados atualmente para este fim é o método da fertilização "in vitro", no qual a ovulação é estimulada pelo uso de medicamentos sintéticos, e os óvulos produzidos são colocados em contato com os espermatozóides. Considerando que tais medicamentos são análogos a gonadotrofinas humanas, a sua função fisiológica substitui os seguintes hormônios: a) progesterona e prolactina. b) estrógeno e progesterona. c) luteinizante e ocitocina. d) luteinizante e folículo-estimulante. e) estrógeno e prolactina. 11. Na mulher, a ovulação ocorre: a) no início da menstruação. b) em torna da metade do ciclo menstrual. c) no final da menstruação. d) no momento da ruptura do corpo amarelo. e) em torno da metade da fase progesterônica. 12. A tabela a seguir se refere à variação nos níveis de alguns hormônios femininos.

15 Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente os hormônios indicados pelos números I, II, III e IV. a) FSH, LH, Progesterona, Estrogênio b) Estrogênio, Progesterona, Ocitocina, Prolactina c) Progesterona, Gonadotrofina coriônica, Prolactina, Ocitocina d) Estrogênio, Progesterona, LH, FSH e) LH, Estrogênio, Ocitocina, Prolactina 13. Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool: a) estimula a produção do hormônio ADH. b) aumenta a eliminação de açúcar pela urina. c) inibe a produção do hormônio ADH. d) inibe o funcionamento do fígado. e) estimula o funcionamento do pâncreas. 14. Os consumidores de cerveja sabem que, depois de algum tempo de consumo, é inevitável o desejo de micção. Esse fenômeno é decorrente da diminuição da secreção de ADH (hormônio antidiurético), levando a um aumento do volume de urina. Os usuários de cerveja também sabem que, se tomada em excesso, o álcool nela presente causa distúrbios comportamentais que só se extinguem, paulatinamente, com a degradação metabólica do álcool. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o efeito do ADH nos túbulos renais e o local de degradação metabólica do álcool. a) Aumento de secreção de água para o filtrado glomerular; peroxissomos de células tubulares do rim. b) Diminuição da reabsorção de água do filtrado; retículo liso de células tubulares renais. c) Aumento da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; retículo granular de macrófagos hepáticos. d) Aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular; retículo liso de células hepáticas. e) Diminuição da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; lisossomos de células das glândulas sudoríparas. 15. Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireóide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como conseqüência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula: a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico. b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo. c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular. d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado. e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal. 16. A incrementação nutricional dos alimentos teve início em 1924, quando, nos EUA, o iodato de potássio foi adicionado ao sal de cozinha numa tentativa de inibir o bócio. Estudos científicos revelam que a carência de iodo na dieta produz uma hipofunção glandular que acarreta desordens metabólicas importantes, pois deixam de ser produzidos hormônios fundamentais na homeostase e no metabolismo celular em geral. Assinale a opção que relaciona corretamente os hormônios e a respectiva glândula que pode sofrer disfunção se houver carência de iodo. a) Hormônio tireotrófico e adrenocorticotrófico - hipófise. b) Hormônio tireotrófico e do crescimento - hipófise. c) Tiroxina e calcitonina - tireóide d) Triiodotironina e tiroxina - tireóide. e) Triiodotironina e calcitonina - tireóide. 17. "Durante uma excursão a cavalo que fiz nos arredores de uma vila de Goiás, senti-me de repente como que num país fantástico. Um terço das pessoas que encontrei tinha uma enorme bola no pescoço, [...] Os matutos não compartilhavam meu espanto. Já estão acostumados com o "papo" ou "bócio endêmico". O. Frota-Pessoa, Vol. 1, p. 264 A anomalia citada no texto está associada à hipofunção de uma glândula endócrina, devido à carência de uma substância. Esta glândula e esta substância são, respectivamente:

16 a) hipófise e mercúrio. b) tireóide e iodo. c) paratireóides e cálcio. d) pâncreas e insulina. e) adrenais e adrenalina. 18. O balanço de cálcio é a diferença entre a quantidade de cálcio ingerida e a quantidade excretada na urina e nas fezes. É usualmente positivo durante o crescimento e a gravidez e negativo na menopausa, quando pode ocorrer a osteoporose, uma doença caracterizada pela diminuição da absorção de cálcio pelo organismo. A baixa concentração de íon cálcio (Ca ) no sangue estimula as glândulas paratireóides a produzirem hormônio paratireóideo (HP). Nesta situação, o hormônio pode promover a remoção de cálcio dos ossos, aumentar sua absorção pelo intestino e reduzir sua excreção pelos rins. (Adaptado de ALBERTS, B. et al., "Urologia Molecular da Célula." Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.) O gráfico que melhor pode expressar a relação entre a produção do hormônio pelas paratireóides e a concentração de íon cálcio no sangue, é: Opção C 19. O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios. Acerca do exposto acima, pode-se afirmar: a) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireóide. b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides. c) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireóide. d) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais. e) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de adrenalina pela medula das adrenais. 20. Ao fazer um exame sangüíneo, um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que este indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente: a) hemofilia e anemia. b) anemia e diabetes. c) leucemia e diabetes. d) hipoglicemia e obesidade. e) diabetes e hemofilia. 21. Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsável pela degradação de uma substância I, que estimula a produção de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diária desse medicamento, adequada a seu organismo, deverá apresentar a) aumento dos níveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancreática aumentará. b) redução dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substância I diminuirá. c) aumento dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada. d) redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada. e) maior degradação de glicogênio no fígado, o que implicará redução dos níveis de glicose no sangue. 22. Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto (Pesquisa "FAPESP", n. 54, p. 37, 2000). Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar: a) É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina. b) É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon. c) É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina. d) É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos. e) É um polímero protéico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

17 23. 'Diabetes mellitus' é uma disfunção do pâncreas. O indivíduo diabético pode apresentar vários sintomas, entre eles a fraqueza muscular, que é decorrente a) do excesso de glicose no sangue e do risco de desidratação. b) da conversão de glicose em glicogênio e de seu armazenamento. c) da redução de absorção de glicose e de seu consumo. d) da formação de corpos cetônicos e da redução do ph no sangue. e) da reabsorção do excesso de glicose pelos túbulos renais e da elevação do teor de açúcar no sangue. 24. O diabetes Tipo I ou "juvenil", geralmente começa na infância ou adolescência, provocado pela destruição autoimune das células b das ilhotas pancreáticas. Recentemente, o transplante de ilhotas pancreáticas tem mostrado resultados favoráveis nesses pacientes. Assinale o gráfico a seguir que ilustra os níveis sangüíneos de insulina e glicose determinados uma hora após a ingestão de uma solução de glicose, em indivíduos com diabetes Tipo I antes e depois do transplante bem sucedido de ilhotas pancreáticas. Observe que, nesses gráficos, os dois traços mostrados nas ordenadas representam as variações dos níveis de insulina e glicose esperadas em um indivíduo normal após 12 horas de jejum. opção B 24. O gráfico mostra os níveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, após elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A é portadora de um distúrbio hormonal que se manifesta, em geral, após os 40 anos de idade. A pessoa B é saudável. Qual das alternativas indica o hormônio alterado e a glândula produtora desse hormônio? a) Insulina; pâncreas. b) Insulina; fígado. c) Insulina; hipófise. d) Glucagon; fígado. e) Glucagon; supra-renal. 25. FORÇA ARTIFICIAL. Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que "doping" é regra, não exceção. Dois casos de "doping" envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona. ("Veja", ) A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada "doping" a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade. b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.

18 c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz. d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima da normal. e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireóide, é imediatamente metabolizada. 26. Analise a tira de quadrinhos abaixo. Nela, o personagem humano refere-se a um caráter sexual secundário, cuja manifestação é devida ao hormônio a) testosterona, produzido pela hipófise. b) testosterona, produzidos pelas células intersticiais do testículo. c) progesterona, produzido pela hipófise. d) progesterona, produzido pelos túbulos seminíferos. e) folículo-estimulante produzido pela hipófise. Cap. 05 Reprodução 1. 'Apis melifera' é a espécie utilizada pelos apicultores do Vale do Paraíba para produzir mel, própolis, geléia real e outros produtos. Seus óvulos, se fecundados, dão origem: a) somente às fêmeas férteis. b) somente aos machos férteis. c) somente às fêmeas estéreis. d) às fêmeas férteis e às estéreis. e) somente aos machos estéreis. 2. No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água. A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução: a) assexuada por divisão binária. b) assexuada por esporulação. c) assexuada por brotamento. d) sexuada por autofecundação. e) sexuada por partenogênese. 3. O desenvolvimento de um novo ser a partir de gametas femininos não-fecundados, pode ser observado em alguns insetos e plantas, porém é muito raro em mamíferos. Esse tipo de reprodução é conhecido como: a) Partenogênese. b) Brotamento. c) Gametogênese. d) Cissiparidade. e) Esquizogênese. 4. Uma das estratégias que pode permitir a existência de biodiversidade é o aumento da variabilidade gênica, que pode se dar em função de um dos seguintes processos: a) reprodução assexuada. b) aumento de emigração. c) inibição de mutações. d) reprodução sexuada. e) cruzamentos consanguíneos. 5. Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas: a) composição química complexa e estado coloidal. b) elevado grau de organização e execução das funções vitais. c) manutenção da homeostase e alto nível de individualidade. d) consumo de energia e renovação contínua da matéria. e) capacidade de reprodução e hereditariedade.

19 6. O esquema a seguir representa a reprodução em abelhas. Sobre ele é correto afirmar, EXCETO: a) A formação de gametas pode ocorrer com meiose ou mitose. b) A probabilidade de maior variabilidade genética pode ocorrer em operárias e rainhas. c) No esquema apresentado, a partenogênese ocorre apenas nos zangões. d) Os zangões, por serem haplóides, não apresentam variabilidade genética. 7. Nos testes de gravidez, a substância cuja presença é pesquisada na urina é: a) o hormônio folículo-estimulante. b) o hormônio luteinizante. c) a gonadotrofina coriônica. d) o estrógeno. e) a progesterona. 8. Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata. b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis. c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo. d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa. e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo. 9. A gemelaridade pode aparecer por divisão de um único óvulo fecundado ou por fecundação de dois ou mais óvulos, sendo que a ocorrência de trigêmeos é rara. Sobre a formação de gêmeos e suas causas e conseqüências, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta. a) Gêmeos fraternos acontecem quando a fecundação ocorre na cavidade uterina e, por serem originados de zigotos distintos, são sempre de sexos diferentes. b) Xifópagos surgem devido à proximidade das nidações de gêmeos falsos, que acabam se unindo (fusionando) por ação hormonal. c) Gêmeos monozigóticos são geneticamente iguais, originados pela divisão do zigoto em dois ou mais embriões, dois a oito dias após a fecundação, sendo, portanto, do mesmo sexo. d) Tanto para casos de gêmeos verdadeiros como falsos, sempre existirá apenas uma placenta, dois córions e dois âmnions. 10. Circula na Internet uma notícia verídica: uma inglesa negra, com ancestrais brancos, deu à luz a duas gêmeas em 2005, uma negra e a outra branca. Tanto a mãe, quanto o pai são filhos de casais mistos (negro e branco). Sendo as gêmeas filhas do mesmo pai e da mesma mãe, a explicação para este fato é que: a) dois espermatozóides fecundaram cada um, um óvulo, formando embriões que se desenvolveram independentemente e simultaneamente no mesmo útero. b) um só espermatozóide fecundou um óvulo, que se dividiu posteriormente formando gêmeos univitelinos. c) dois espermatozóides fecundaram um só óvulo, formando dois embriões que se desenvolveram independentemente no mesmo útero. d) dois espermatozóides fecundaram um só óvulo, formando dois embriões que deram origem a gêmeos dizigóticos. e) um espermatozóide fecundou dois óvulos, formando dois embriões que se desenvolveram independentemente e simultaneamente no mesmo útero. 11. Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta. a) Indivíduos vasectomizados têm os ductos seminíferos seccionados, o que impede a passagem dos espermatozóides. b) Na criptorquidia, a temperatura do local onde os testículos se alojam é maior que a ideal para a espermatogênese, o que leva à esterilidade masculina.

20 c) A fecundação, que em condições normais acontece na cavidade uterina dois dias antes da nidação, depende da ação de enzimas hidrolíticas. d) Os ovários localizam-se atrás do útero. Para a produção constante de ovócitos é necessário que os ovários estejam 2 C abaixo da temperatura abdominal. 12. A idade materna avançada implica em preocupação com a possibilidade do nascimento de bebês com anomalias, porque a) os folículos ovarianos entram em atividade, mas, em geral, apenas um cresce e amadurece, enquanto os demais regridem. b) os ovócitos maternos permanecem um longo período em divisão meiótica, mais suscetíveis a agentes físicos, químicos e biológicos. c) as ovogônias maternas interrompem a fase de multiplicação por volta da 15 semana de vida fetal e transformam-se em ovócitos primários. d) as gônadas têm células conservadas num estado indiferenciado e, quando estimuladas, iniciam a produção dos gametas. e) as células do ovário materno sofrem inúmeras divisões mitóticas em resposta aos mecanismos de controle do ciclo celular. 13. Foram feitas medidas diárias das taxas dos hormônios: luteinizante (LH), folículo estimulante (FSH), estrógeno e progesterona, no sangue de uma mulher adulta, jovem, durante vinte e oito dias consecutivos. Os resultados estão mostrados no gráfico: Os períodos mais prováveis de ocorrência da menstruação e da ovulação, respectivamente, são a) A e C. b) A e E. c) C e A. d) E e C. e) E e A. 13. Marque a opção em que o método contraceptivo está corretamente associado a seu mecanismo de ação. a) A laqueadura tubária (ligadura de trompas) interrompe a ovulação. b) A vasectomia impede que os espermatozóides sejam expelidos na ejaculação. c) O uso de pílulas evita a penetração do espermatozóide no ovócito. d) O método da tabelinha inibe a secreção ovariana. 14. A frase, "Doutor, eu estou grávida? Mas não é possível, o que será que aconteceu?", tem sido dita por milhares de futuras mamães aos seus médicos. Entretanto, o médico poderia lhe responder: "Que bom, os seus hormônios e os de seu marido estão funcionando muito bem". Em relação a esse pequeno diálogo, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada biologicamente correta: a) Se a tabelinha foi utilizada como método preventivo, a futura mamãe não deveria ter se assustado. b) As glândulas exócrinas do casal produziram os hormônios sexuais em doses adequadas. c) O médico poderia citar que os hormônios folículo estimulante do casal foram produzidos. d) A gravidez pode ter sido detectada pela presença de gonadotrofina coriônica na urina. e) A gravidez ocorreu após a fecundação dos gametas e a posterior nidação do embrião ao endométrio. 15. A formação de um tipo de gêmeos pode ser explicada pelo seguinte esquema:

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas.

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Fisiologia Animal Excreção Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Sistema urinario Reabsorção de açucar, Glicose, sais, água. Regula volume sangue ADH: produzido pela

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA RENAL 01. A sudorese (produção de suor) é um processo fisiológico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor ou quando realizamos uma atividade

Leia mais

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS

Leia mais

Sistema Endócrino: controle hormonal

Sistema Endócrino: controle hormonal Sistema Endócrino: controle hormonal Todos os processos fisiológicos estudados até agora, como digestão, respiração, circulação e excreção, estão na dependência do sistema que fabrica os hormônios. O sistema

Leia mais

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi Introdução Os mensageiros químicos do corpo (hormônios) são produzidos pelas glândulas endócrinas ou glândulas de secreção interna,

Leia mais

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Sistema endócrino + Sistema nervoso integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Conjunto de glândulas endócrinas que secretam hormônio Relembrando Glândulas que liberam

Leia mais

Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Mensagem Química: Hormônios Os hormônios são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO Fixação 1) (UERJ) O gráfico abaixo ilustra um padrão de níveis plasmáticos de vários hormônios durante o ciclo menstrual da mulher. a) Estabeleça

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

Professor Fernando Stuchi

Professor Fernando Stuchi REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDOCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Introdução Boa parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos que viajam pelos sangue. Conjunto de células produtoras de hormônios. Hormônios

Leia mais

Sistema endócrino. Apostila 3 Página 22

Sistema endócrino. Apostila 3 Página 22 Sistema endócrino Apostila 3 Página 22 Sistema mensageiro Hormônios: informacionais, produzidas pelas glândulas endócrinas e distribuídas pelo sangue. Órgão-alvo: reage ao estímulo do hormônio. Sistema

Leia mais

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha:

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 11) (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado

Leia mais

Exercícios de Reprodução Comparada

Exercícios de Reprodução Comparada Exercícios de Reprodução Comparada Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução

Leia mais

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi Sistemas Excretores Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia.

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

10/09/2015. Glândula pineal. Hormônio Melatonina : produzido à noite, na ausência de luz. Crescimento; Regulação do sono; CONTROLE HORMONAL

10/09/2015. Glândula pineal. Hormônio Melatonina : produzido à noite, na ausência de luz. Crescimento; Regulação do sono; CONTROLE HORMONAL Glândulas endócrinas e tecidos que secretam hormônios; Coordena funções do organismo CONTROLE HORMONAL S. Nervoso + S. endócrino = Homeostase Mensageiros químicos; Atuam em um tecido ou órgão alvo específico;

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular.

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Neurônio Sistema Nervoso Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Dendritos prolongamentos ramificados que captam os estímulos nervosos. Axônio prolongamento único e responsável

Leia mais

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas)

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) É formado pelas glândulas endócrinas Essas tem origem no tecido epitelial

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente.

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas do organismo 1 LOCALIZAÇÃO: SISTEMA NERVOSO - CORPOS CELULARES:

Leia mais

Aula 23 Sistema endócrino

Aula 23 Sistema endócrino Aula 23 Sistema endócrino O sistema endócrino é formado por órgãos e tecidos que secretam hormônios. Os hormônios são lançados na corrente sangüínea e influenciam a atividade de células, órgãos ou sistemas.

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 Paratireoides Tireoide Hipófise Timo Pâncreas Cápsulas suprarrenais ilhotas pancreáticas Testículos (no homem) Ovários (na mulher) glândula tireoide

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e consequente formação da urina; É o principal responsável pela eliminação

Leia mais

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos, sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e

Leia mais

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10:

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10: BIOLOGIA IACI BELO www.iaci.com.br ASSUNTO: FISIOLOGIA Série: 2EM 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 1: 2: 3: 4 5: 6 7: 8 9: 10: 02. Explique por que o ventrículo esquerdo é

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas. Sistema Endócrino. Prof. Raimundo Júnior M.Sc.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas. Sistema Endócrino. Prof. Raimundo Júnior M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas Sistema Endócrino Prof. Raimundo Júnior M.Sc. Sistema Hormonal atua como um sistema de controle e regulação (assim como o

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso Funções: Coordena o funcionamento dos outros sistemas. Controla os movimentos (voluntários e involuntários). É responsável pela recepção de estímulos externos e pela resposta

Leia mais

Organização do sistema nervoso

Organização do sistema nervoso Sistema nervoso Organização do sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) O encéfalo: O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo, epitálamo e hipotálamo), mesencéfalo

Leia mais

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula Introdução O corpo humano é coordenado por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é o que coordena, por meio da ação dos neurônios, as respostas fisiológicas, como a ação dos músculos

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. Diego Ceolin

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. Diego Ceolin SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Diego Ceolin INTRODUÇÃO Função: Atua juntamente com o sistema nervoso para o equilíbrio corporal ( Homeostase ) HOMEOSTASE Tendência permanente do organismo manter a constância

Leia mais

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas Biologia Tema: Módulo 01: Anatomia e fisiologia Marcos Vinícius Introdução É um sistema que juntamente com o sistema nervoso atua no controle das funções gerais do nosso organismo. É representado pelos

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 41 EMBRIOLOGIA: FECUNDAÇÃO

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 41 EMBRIOLOGIA: FECUNDAÇÃO BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 41 EMBRIOLOGIA: FECUNDAÇÃO Membrana que impede a penetração de outros espermatozóides Fusão das membranas plasmáticas do óvulo e do espermatozóide Núcleo do espermatozóide no

Leia mais

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU SISTEMA ENDRÓCRINO Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU GLÂNDULAS DIFERENTES QUE SECRETAM HORMÔNIOS. OS HORMÔNIOS SÃO MENSAGEIROS QUÍMICOS,GERALMENTE TRANSPORTADOS

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Sistema endócrino I. As células produtoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos denominados glândulas endócrinas.

Sistema endócrino I. As células produtoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos denominados glândulas endócrinas. RESUMO DE AULA Sistema endócrino I O funcionamento e equilíbrio fisiológico do corpo humano dependem em parte da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos denominados de hormônios.

Leia mais

Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.

Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms. Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Sistema Endócrino Composto pelas glândulas endócrinas integra e regula

Leia mais

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...)

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...) Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4 2-, K +, Mg 2+, etc...) Regulação do equilíbrio hidrossalino e da pressão arterial; Regulação do ph sanguíneo (H +, HCO 3- ); Síntese

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são mensageiros químicos responsáveis

Leia mais

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Projeto Medicina Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Neurociência DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema Nervoso Central Sistema

Leia mais

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados Regulação osmótica SISTEMA URINÁRIO HUMANO adrenal Veia cava

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 13 SUPRARRENAL, PÂNCREAS E GÔNADAS

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 13 SUPRARRENAL, PÂNCREAS E GÔNADAS BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 13 SUPRARRENAL, PÂNCREAS E GÔNADAS Fixação 1) (UERJ) O esquema abaixo representa a ação de alguns hormônios a captação ou na liberação de glicose pela célula hepática. Cite:

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL HORMÔNIOS 1. MENSAGEIROS QUÍMICOS PRODUZIDOS PELAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. 2. REGULADORES: - (ESTIMULANTES OU INIBIDORES) - (CRESCIMENTO, METABOLISMO, REPRODUÇÃO, ETC.)

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO Excreção Mecanismo pelo qual os seres vivos recolhem seu lixo celular, como a amônia (NH 3 ), CO 2, água e sais. Desta forma, os seres vivos mantém a homeostase, isto

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise):

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise): Introdução Sistema Endócrino O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados (glândulas) cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas Hormônios. Os

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino-I

Fisiologia do Sistema Endócrino-I Curso Preparatório para Residência em Enfermagem-2012 Fisiologia do Sistema Endócrino-I Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam

Leia mais

e) O indivíduo X é o esporófito proveniente da multiplicação celular mitótica.

e) O indivíduo X é o esporófito proveniente da multiplicação celular mitótica. Aula n ọ 05 01. A meiose é um processo de divisão celular que ocorre na natureza e que visa à produção de esporos ou gametas. Esta divisão celular produz células-filhas com a metade dos cromossomos da

Leia mais

Classificação: valores

Classificação: valores ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 9: Sistema Nervoso Autônomo Prof. Carlos Castilho de Barros Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sensorial Motor Somático Autônomo Glândulas,

Leia mais

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos

Leia mais

SISTEMA NERVOSO PARTE 1

SISTEMA NERVOSO PARTE 1 SISTEMA NERVOSO PARTE 1 1 TECIDO NERVOSO 1. O sistema nervoso é dividido em: SISTEMA NERVOSO CENTRAL e SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 2. A unidade básica = célula nervosa NEURÔNIO 3. Operam pela geração de

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.

Leia mais

BIO E EXTENSIVO AULA 30

BIO E EXTENSIVO AULA 30 BIO E EXTENSIVO AULA 30 30.01 - Uma célula nervosa (neurônio) é constituída basicamente por: corpo celular, onde se encontram as organelas e o núcleo; dendritos, que são ramificações que recebem o estímulo

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Curso Inicial & Integração Novos Representantes 1 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino tem como função principal

Leia mais

Exercícios de Coordenação Endócrina

Exercícios de Coordenação Endócrina Exercícios de Coordenação Endócrina 1. (UFABC) Leia a tirinha: Material de apoio do Extensivo Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo

Leia mais

FISIOLOGIA ENDÓCRINA

FISIOLOGIA ENDÓCRINA EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA ENDÓCRINA 01. Os chamados hormônios trópicos da hipófise são aqueles que estimulam: a) o desenvolvimento e a função de outras glândulas b) a produção e a eliminação

Leia mais

PROFESSOR: Mônica Narciso ALUNO(A): - N.: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA:

PROFESSOR: Mônica Narciso ALUNO(A): - N.: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA: PROFESSOR: Mônica Narciso ALUNO(A): - N.: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA: Lista de Exercícios de Revisão de Biologia 3ª etapa 1. (Ufrgs 2013) A coluna da esquerda, abaixo, lista cinco estruturas que fazem

Leia mais

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com

Leia mais

CONTROLE E INTEGRAÇÂO

CONTROLE E INTEGRAÇÂO CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO / UNIFAL/ 2008/2 BIOLOGIA GABARITO FINAL COM DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS. Questão 1

PROCESSO SELETIVO / UNIFAL/ 2008/2 BIOLOGIA GABARITO FINAL COM DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS. Questão 1 BIOLOGIA Questão 1 A- Terapia Gênica ou Geneterapia (2 pontos) B: B1 Células-tronco embrionárias são células indiferenciadas, derivadas nos estágios iniciais do desenvolvimento, primeiros 5 dias, com potencial

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa Biologia Aulas 33, 34 e 35 Setor B Prof. Rafa Tipos de glândulas: Exócrinas: com ducto de saída lacrimais, mamárias, salivares, sebáceas e sudoríparas Endócrinas: sem ducto de saída, secreções (hormônios)

Leia mais

Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida.

Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida. Você sabe qual é a importância da reprodução humana? Se alguém lhe perguntasse isso você responderia rapidamente: Para a manutenção ou perpetuação da espécie. Esse raciocínio é correto e não serve apenas

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Sistema Respiratório Importância: A partir da utilização de oxigênio é possível oxidar substâncias orgânicas e produzir energia na forma de ATP. Uma estrutura de trocas deve ser úmida, permeável e fina.

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 8 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 4 e 5 do Livro do Aluno. Avaliação - Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

SISTEMA NERVOSO A FUNÇÃO GERAL

SISTEMA NERVOSO A FUNÇÃO GERAL SISTEMA NERVOSO O Sistema Nervoso se divide em a) Sistema Nervoso Central e b) Sistema Nervoso Periférico. No sistema nervoso central existem dois tipos de células: a) os neurônios e b) as células da glia

Leia mais

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução à Anatomia e Fisiologia EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I Reginaldo K Fukuchi Universidade Federal do ABC Por que

Leia mais

Questão 89. Questão 91. Questão 90. alternativa A. alternativa E

Questão 89. Questão 91. Questão 90. alternativa A. alternativa E Questão 89 O esquema representa o sistema digestório humano e os números indicam alguns dos seus componentes. Nível de açúcar no sangue mg/100ml 200 150 100 50 B A 0 1 2 3 4 5 Número de horas após a alimentação

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Endócrino. Profa. Valdirene Zabot Unochapecó

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Endócrino. Profa. Valdirene Zabot Unochapecó Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Endócrino Profa. Valdirene Zabot Unochapecó Sistema de Comunicação Corpórea: Endócrino Nervoso Produtos = Hormônios: ajudam a enviar informações para outras células

Leia mais

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Profa Juliana Normando Pinheiro Morfofuncional V juliana.pinheiro@kroton.com.br O sistema nervoso é um sistema complexo de comunicação e controle no corpo animal.

Leia mais

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse.

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse. BIO 8E aula 22 22.01. O tecido epitelial de revestimento é pobre em substância intercelular e avascular. Existe também o tecido epitelial glandular que é derivado do tecido epitelial de revestimento. O

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano 1. Na pirâmide alimentar, que alimentos precisam ser consumidos em maior quantidade? a) Carboidratos complexos, como alimentos integrais

Leia mais

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Encéfalo Medula espinhal SNP autônomo SNP somático Parassimpático Simpático Nervos motores

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO Como pode cair no enem? (PUC) A produção do hormônio luteinizante estimula as células intersticiais ou de Leydig a liberar um hormônio que,

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

3º ano-lista de exercícios-reprodução humana

3º ano-lista de exercícios-reprodução humana 1. (Udesc) Observe o gráfico a seguir em que estão representadas as curvas de crescimento (médias) de diferentes partes do corpo. (HARRISON, G. A. et al., apud SANTOS, M. A. dos. BIOLOGIA EDUCACIONAL.

Leia mais

09. GAMETOGÊNESE CICLO MENSTRUAL EMBRIOLOGIA

09. GAMETOGÊNESE CICLO MENSTRUAL EMBRIOLOGIA 09. GAMETOGÊNESE CICLO MENSTRUAL EMBRIOLOGIA QUESTÃO - 102 A perpetuação da vida em nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos: sua capacidade de se reproduzir. Sobre os mecanismos

Leia mais

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que 01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais

Leia mais

Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo

Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo Profa. Letícia Lotufo Função Reprodutiva: Diferenciação sexual Função Testicular Função Ovariana Antes e durante a gravidez 1 Diferenciação sexual Sexo Genético

Leia mais

As proteínas transportadoras

As proteínas transportadoras As proteínas transportadoras 10 A U L A objetivos Ao final desta aula, você deverá compreender o que são: Proteínas transportadoras: carreadores e canais. Aquaporinas. Biologia Celular As proteínas transportadoras

Leia mais

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina

Leia mais

Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual

Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual Caro Professor, O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em

Leia mais

Sistema Nervoso. Divisão Anatômica e Funcional 10/08/2010. Sistema Nervoso. Divisão. Funções gerais. Sistema nervoso central (SNC)

Sistema Nervoso. Divisão Anatômica e Funcional 10/08/2010. Sistema Nervoso. Divisão. Funções gerais. Sistema nervoso central (SNC) Sistema Nervoso Divisão Anatômica e Funcional Sistema Nervoso Divisão Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Partes Encéfalo Medula espinhal Nervos Gânglios Funções gerais Processamento

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. alvaro.unespbauru@hotmail.com

POTENCIAL ELÉTRICO. alvaro.unespbauru@hotmail.com POTENCIAL ELÉTRICO alvaro.unespbauru@hotmail.com Potenciais elétricos Potencial de membrana: é a diferença de potencial elétrico, em Volts (V), gerada a partir de um gradiente eletroquímico através de

Leia mais