MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES"

Transcrição

1 MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES DOCENTE: Márcia Silva

2 VIDRO

3 O VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Luminosidade Aquecimento Garante leveza aos ambientes Relação entre os meios externo e interno

4 IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

5 DEFEITOS DOS VIDROS

6 CLASSIFICAÇÃO

7 CLASSIFICAÇÃO

8 CLASSIFICAÇÃO

9 CLASSIFICAÇÃO

10 ESPESSURAS

11 Vidro comum O vidro comum é aquele mais tradicional e mais usado nas casas antigas, casas de campo e também nos barracos de hoje em dia. Isso porque este é um dos tipos mais econômicos de vidro devido às suas imperfeições provenientes da distorção dos mesmos durante a prensa das folhas de vidro. Conhecido também como vidro float, que pode ser incolor, verde, fumê e bronze. Para obter vidros comuns coloridos, é preciso juntar corante no processo de fabricação. No Brasil, é produzido em diversos tamanhos e com espessuras que variam de 2 a 19 mm.

12 Benefícios O vidro float é muito requisitado no mercado. A transparência, durabilidade, boa resistência química, facilidade de manuseio e baixo custo atraem os consumidores. Aplicações Geralmente, não recebe nenhum tipo de tratamento e pode ser utilizado nas mais diversas aplicações construção civil, indústria de móveis e decoração. Ele é a matéria-prima para o processamento de todos os demais vidros planos: temperados, laminados, insulados, serigrafados, curvos, duplo envidraçamento, espelhos, entre outros.

13 Vidro temperado Este é um tipo de vidro mais resistente que é utilizado na maioria das casas de hoje em dia. O vidro temperado vem do vidro comum que é colocado num processo de têmpera onde ele é aquecido até a temperatura de 650 a 700 C e seguidamente é resfriado. Esse processo garante a remoção de todas as imperfeições e distorções presentes no vidro comum e ainda faz com que, caso ele seja quebrado, se parta em pedaços pequenos e sem pontas, não oferecendo nenhum risco para as pessoas. Por esse motivo, ele é um tipo de vidro ideal para esquadrias e box de banheiros, que são áreas que as pessoas costumam ter um contato mais direto.

14 Benefícios TIPOS DE VIDROS Sua principal característica é a resistência. Resiste ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso. É considerado um vidro de segurança, pois em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, o que diminui o risco de ferimentos. Aplicações É muito utilizado na construção civil, na indústria automotiva e na decoração. É também o único vidro que pode ser aplicado como porta sem a utilização de caixilhos.

15 Vidro termo acústico Já o vidro termo acústico vêm do vidro temperado e consiste em vidros duplos que, como o próprio nome diz, tem o objetivo de garantir o isolamento acústico e também térmico do local. Esta combinação dupla pode ser feita com vidros iguais ou até mesmo diferentes, onde são aproveitadas as melhores características de cada um. Assim, esse sistema garante o conforto completo no interior dos ambientes visto que há uma significativa redução na troca de calor e de som entre os mesmos, além do que eles também conseguem trazer o máximo de luz natural possível, diminuindo, consequentemente, a utilização de lâmpadas e luminárias.

16 Espelho O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. Em seguida, o produto recebe camadas de tinta que têm como função protegê-lo. É a prata que promove o reflexo das imagens, visível por meio do vidro transparente e protegida pela tinta. Quando olhamos para o vidro, a camada de prata metálica reflete a nossa imagem. Benefícios Além de ser um objeto fundamental para residências, como complemento de decoração, o mercado oferece espelhos que possuem alta resistência ao aparecimento de manchas(oxidação) e alto grau de reflexibilidade. Na decoração, o espelho amplia o ambiente e proporciona maior aproveitamento da luz natural. Aplicações Todas as possibilidades de utilização do espelho foram ampliadas com o desenvolvimento das técnicas de espelhação. Existem vários tipos de espelhos simples, de segurança com resina, côncavos, convexos, bisotados, laminados, coloridos, entre outros. São inúmeras as formas de sua aplicação: lojas, academias, hotéis e elevadores, decoração de móveis e paredes (portas, tetos e espelhos de banheiros). Ainda pode ser colocado em molduras.

17

18 Vidro impresso Fabricação O impresso, conhecido também como vidro fantasia, é produzido passando-se uma tira de vidro fundido entre rolos a 900 graus. Dessa forma, desenhos em relevo nos rolos são transferidos ao vidro. Ou seja, em sua fabricação, são utilizadas as mesmas matérias-primas e insumos básicos empregados no processo do vidro float. A diferença está na utilização de dois cilindros metálicos na saída do forno por onde passa o vidro já elaborado (massa fundida). O impresso pode receber beneficiamentos como laminação, têmpera, espelhamento, jateamento e bisotê. Benefícios Uma das principais características do vidro impresso são os desenhos suaves e uniformes que têm a propriedade de difundir a luz e os raios solares, mantendo a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade. Com uma imensa gama de texturas, cores e espessuras, o impresso proporciona variados efeitos decorativos, privacidade e conforto. Aplicações É indicado para ser utilizado na construção civil (em janelas, portas e coberturas); na decoração de interiores (divisórias, pisos, degraus de escadas, revestimentos de paredes); na indústria moveleira (em mesas, aparadores, prateleiras, estantes); e na fabricação de objetos decorativos. Com as novas possibilidades de transformação (espelhado e laminado colorido), os impressos ganham várias possibilidades de aplicação. Em alguns casos ele deve ser temperado ou laminado.

19

20 Vidro aramado Considerado um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à massa do vidro. Benefícios A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Ou seja, em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica, deixando o vão indevassável até sua substituição, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra. Por ser translúcido, proporciona privacidade e estética ao projeto, ampliando o conceito de iluminação e requinte (possui efeito decorativo). Além disso, o aramado possui excepcionais índices de resistência ao fogo, prevenindo, assim, o ambiente da passagem de chamas e fumaças. Aplicações Caixa de escada, coberturas, fechamentos de clarabóias, sacadas, peitoris, tampos de balcões, composição de móveis, divisórias e guarda-copos.

21

22 Vidro laminado O laminado é um vidro de segurança composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Os vidros laminados podem ser fabricados com uma infinidade de cores. Estas variam de acordo com a combinação das cores dos vidros, o número de películas de PVB e as cores dessas películas ou resinas. Benefícios Em caso de quebra da placa laminada, os cacos permanecem presos. Com a aplicação do laminado, eventuais ferimentos são evitados. Conforme a necessidade da proteção segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais o laminado pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo. Além de segurança, a laminação confere ao vidro função termo acústica. O conforto acústico se dá em função da espessura da camada intermediária (PVB ou resina). Quando produzidos com placas de vidro de controle solar, os vidros laminados tornam-se eficientes para manter o conforto térmico. Aplicações O laminado simples é mais utilizado na arquitetura em divisórias, portas, janelas, clarabóias, pára-brisas de carro, vitrinas, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.

23

24 Vidro refletivo Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de espelhados, são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações. Benefícios As vantagens são muitas: performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento; redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente, garantindo, assim, excelente isolamento térmico; barreira contra os raios ultravioleta (UV) quando laminado - economia de consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar-condicionado, consequência do controle térmico que o vidro proporciona; controle da luminosidade incidente no vidro: sensação de conforto ao usuário e racionalização no uso da luz elétrica. Aplicações Fachadas de edifícios residenciais e comerciais, coberturas, portas, janelas, sacadas de edifícios e casas.

25

26 Vidro pintado a quente (serigrafado) No processo de fabricação do vidro serigrafado ou pintado a quente, a imagem que se deseja aplicar ao vidro é gravada em uma tela de poliéster e transferida para a peça de vidro, por meio de emissão luminosa. Esse processo lembra o de revelação fotográfica Quando aplicados em situações que exijam segurança, como fachadas, coberturas, escadas e guardacorpos, a norma indica que os serigrafados devem ser laminados. Benefícios O serigrafado tem funções que vão além da decorativa. Nos automóveis, age no bloqueio de raios solares (ultravioleta e infravermelho) que causam perda de aderência da cola utilizada na fixação dos vidros. Ou seja, é um instrumento de segurança. Na linha branca, é utilizado principalmente em fornos elétricos e de microondas, protegendo e escondendo a lã térmica que mantém o calor interno. A serigrafia é também utilizada para encobrir pontos de cola e peças internas de alguns produtos. As características de transparência e translucidez, obtidas a partir de cores e desenhos aplicados, resultam em proteção de 0% a 100% de cobertura da superfície do vidro, constituindo opção de sombreamento em fachadas e coberturas. Aplicações Com várias opções de cor e desenho, são infinitas as possibilidades para a criação e aplicação do serigrafado. Empregados com freqüência em produtos de linha branca e automotivos, o vidro também é utilizado na indústria moveleira e construção civil (ambientes interiores e fachadas de edifícios).

27

28 Vidro pintado a frio O processo do vidro pintado a frio é feito com uma espécie de pistola (compressor). Após lavar o vidro com álcool isopropílico, aplica-se a tinta. Em seguida, é preciso esperar a cura total para poder tocá-lo e empilhá-lo. Não se pode temperar um vidro pintado, pois a tinta não suporta a temperatura de 650 graus dentro do forno de têmpera. No caso de ser necessária a utilização de um vidro temperado e pintado ao mesmo tempo, é preciso serigrafar o vidro ou temperá-lo antes do processo de pintura a frio. Benefícios Uma das vantagens do vidro pintado a frio é a economia, pois o vidro é cortado na medida exata e pintado depois, sem desperdício de vidro ou de tinta. Além disso, o processo não exige investimento em máquinas e equipamentos específicos e ainda oferece inúmeras cores a partir de combinações entre as cores primárias. Aplicações Recomendada para ambientes internos, como revestimento e móveis.

29

30 Vidro autolimpante TIPOS DE VIDROS Para a produção do autolimpante, o floatrecebe uma película com uma camada com partículas de dióxido de titânio (TiO2). A camada de cobertura age de duas formas: na primeira, quebra as moléculas orgânicas; e, na segunda, elimina a poeira inorgânica. A quebra das moléculas orgânicas é feita por meio do processo chamado fotocatalítico. Os raios ultravioleta reagem com a cobertura de dióxido de titânio do vidro autolimpante e desintegram as moléculas à base de carbono, eliminando totalmente a poeira orgânica. A segunda parte do processo acontece quando a chuva ou um jato d água atingem o vidro. Como é um produto hidrofílico (que absorve bem a água), ao invés de formar gotículas, como nos vidros normais, a água se espalha igualmente por toda superfície do vidro autolimpante, levando com ela toda a poeira. Em comparação com os vidros normais, a água também seca muito mais rapidamente e não deixa aquelas tradicionais manchas. Benefícios Aproveita a força dos raios UV e da água da chuva para combater de forma eficiente a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior da janela (marcas de água, poluentes atmosféricos orgânicos, poeira, borrifos de água do mar e resíduos de insetos). O produto também trabalha a favor do meio ambiente, uma vez que evita a utilização intensiva de detergentes poluidores e contribui para diminuir a frequência de lavagens, gerando economia de tempo e dinheiro. Aplicações O autolimpante é indicado para ser utilizado em janelas e portas de pátios, jardins de inverno, sacadas e instalações suspensas, fachadas envidraçadas, envidraçamentos suspensos e átrios, mobiliário utilizado em ambientes externos. Ou seja, ele pode ser utilizado em todos os ambientes que sofram a incidência dos raios UV. É adequado para locais altamente poluídos como lugares próximos às áreas industriais e aeroportos.

31

32 Vidro Low-e (baixo-emissivo) Desenvolvido inicialmente para ser aplicado em edifícios de países de clima frio, que precisam manter o interior do edifício aquecido, os vidros low-e (low emissivity glass) são vidros baixo emissivos que impedem a transferência térmica entre dois ambientes. Sua eficiência vem de uma fina camada de óxido metálico aplicada em uma das faces do vidro. Essa película filtra os raios solares intensificando o controle da transferência de temperaturas entre ambientes -, sem impedir a transmissão luminosa. Benefícios Transparente, com um leve tom esverdeado ou azulado, o low-e de controle solar é um importante aliado da estética das fachadas, pois auxilia no controle solar sem criar o indesejável efeito espelho. Oferece desempenho energético, que reflete para fora principalmente as radiações no espectro do infravermelho próximo e distante. Sua refletividade externa fica entre 8% e 10% e sua transmissão luminosa, entre 70% e 80%. Para intensificar suas propriedades energéticas e até conferir características de segurança, o low-e pode ser curvo, insulado, temperado e laminado. Aplicações Ideal para fachadas, janelas e também para a linha branca pode ser aplicado em refrigeradores, evitando também que o vidro embace.

33

34 Vidro insulado ou duplo O vidro duplo, também chamado de insulado, tem função termo acústica. Dependendo de sua composição, pode proporcionar isolamento térmico e acústico. O sistema de envidraçamento duplo alia as vantagens técnicas e estéticas de pelo menos dois tipos de vidro. Entre os dois vidros, há uma camada interna de ar ou de gás desidratado dupla selagem. A primeira selagem evita a troca gasosa, enquanto a segunda garante a estabilidade do conjunto. O vidro duplo também pode conter uma persiana interna (entre vidros). Esse sistema reúne todas as vantagens resultantes do vidro duplo, como o controle de luminosidade e privacidade. Benefícios Os duplos oferecem privacidade, aproveitamento máximo da luz natural e controle da luminosidade (entrada de luz e calor), isolamento térmico e acústico (atenua as ondas sonoras em níveis superiores ao do vidro comum com melhor resultado pela utilização de gases especiais) e grande durabilidade. Aplicações Fechamento de vãos fixos, janelas, portas, coberturas, visores das portas de saunas secas e úmidas, fechamento de salas e ambientes climatizados são algumas das aplicações para o vidro duplo. As persianas entre vidros funcionam muito bem em hospitais, clínicas e laboratórios, pois, além de silenciosa, não acumula sujeira alguma por estar protegida dentro do envidraçamento.

35

36 OUTROS

37

Especialista em vidros há mais de 30 anos.

Especialista em vidros há mais de 30 anos. Especialista em vidros há mais de 30 anos. Viminas: Soluções em vidro com qualidade e tecnologia Atuando em quase toda a região sudeste e parte da Bahia, a Viminas oferece as melhores soluções em beneficiamento

Leia mais

Catálogo de Produtos 2016

Catálogo de Produtos 2016 Catálogo de Produtos 2016 Navegue usando a barra de rolagem lateral Habitat Float Space Color Impressos Extra Clear Acidado Espelho Espelho Space Glass Laminados Anti Reflexo Ou clicando nas imagens Linha

Leia mais

Por que utilizar vidros para projetos de arquitetura, design de interiores, móveis e divisórias?

Por que utilizar vidros para projetos de arquitetura, design de interiores, móveis e divisórias? A preservação do meio ambiente está na cultura da A2 Vidros: 90% de nossa água é reutilizada no processo de beneficiamento do vidro e os nossos descartes de matéria prima são enviados para reciclagem.

Leia mais

APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Aplicação do Vidro na Construção Civil #TamoJuntoVidraceiro, uma campanha Abravidro

APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Aplicação do Vidro na Construção Civil #TamoJuntoVidraceiro, uma campanha Abravidro APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO CORRETA DOS VIDROS vidro é tão comum em nosso dia a dia que muitas vezes não notamos a sua presença, graças O à sua principal característica:

Leia mais

INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL

INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL O MAIS LEMBRADO. O MAIS DESEJADO. O MAIS VENDIDO. O Espelho Guardian, referência de qualidade para os grandes nomes da decoração

Leia mais

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR!

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! www.unoglass.com.br apresentação Presente no segmento vidreiro, há mais de 20 anos, a é sinônimo de referência no bene ciamento

Leia mais

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro?

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? 5. PROPRIEDADES O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? As propriedades intrínsecas e essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes

Leia mais

SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE INSTITUCIONAL 01 CONSTRUÇÃO CIVIL 03 DECORAÇÃO 11 ESPESSOS 19 MOVELEIRO 15

SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE INSTITUCIONAL 01 CONSTRUÇÃO CIVIL 03 DECORAÇÃO 11 ESPESSOS 19 MOVELEIRO 15 INSTITUCIONAL 01 SGG DECOR-LITE CONSTRUÇÃO CIVIL 03 SGG DECOR-LITE DECORAÇÃO 11 SGG DECOR-LITE MOVELEIRO 15 SGG DECOR-LITE ESPESSOS 19 SGG DECOR-LITE LINHA BRANCA 23 SGG FOCUS ANTIREFLEXO 25 SGG SATINOVO

Leia mais

CATÁLOGO DE VIDROS. Perto de você. SEMPRE.

CATÁLOGO DE VIDROS. Perto de você. SEMPRE. CATÁLOGO DE VIDROS Perto de você. SEMPRE. UMA NOVA MARCA A JJI Vidros ganhou uma nova marca em março de 2017. A identidade visual reflete os diferenciais da empresa, como sua agilidade na entrega, qualidade

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS DEFINIÇÃO É o produto resultante da fusão de óxidos inorgânicos ou seus derivados e misturados, tendo como constituinte primordial a sílica. CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A COMPISIÇÃO

Leia mais

A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento

A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento Comércio de Vidros, Cristais e Espelhos LTDA. A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento Jateados Temperados Laminados Termo-acústico Cristais Espelhos Guarda-corpo Vidros Comuns

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 2 O que é Vidro?

USO E APLICAÇÕES. Módulo 2 O que é Vidro? USO E APLICAÇÕES Módulo 2 O que é Vidro? O QUE É VIDRO? O VIDRO É Substância inorgânica Homogênea Amorfa (sem forma definida) Obtida através do resfriamento de uma massa em fusão entorno de 1500ºC QUALIDADES

Leia mais

Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro.

Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro. Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro. Mais do que um nome. Uma referência. Com mais de 40 anos de experiência e 5 unidades espalhadas pelo País, a Cebrace é a maior produtora de vidros

Leia mais

Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro.

Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro. Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro. Mais do que um nome. Uma referência. Com mais de 40 anos de experiência e 5 unidades espalhadas pelo país, a Cebrace é a maior produtora de vidros

Leia mais

DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA.

DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA. V I D R O S D E C O N T R O L E S O L A R SunGuard Neutral, Blue e Chrome. DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA. Especialmente criados para responder às necessidades do mercado brasileiro,

Leia mais

Vidros Vidro Acidado Submetido à solução ácida que age no vidro, de maneira controlada, criando texturas, desenhos e letras e promovendo um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente

Leia mais

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos.

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. 1 Vidros 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. Sec. III A.C.- O vidro é considerado jóia e cobiçado pelos poderosos. 100 a.c.- Os romanos desenvolveram a técnica do

Leia mais

Apresentação. eficiência energética e conforto acústico.

Apresentação. eficiência energética e conforto acústico. Apresentação A construção civil responde por cerca de 2/3 do mercado brasileiro de vidros planos, o que faz do setor um foco de atenção especial tanto para a indústria e suas instâncias de representação

Leia mais

e design ao prazer de viver bem.

e design ao prazer de viver bem. DESIGN SOFISTICAÇÃO OUSADIA CONCEITO ESTILO INOVAÇÃO ELEGÂNCIA PRIVACIDADE TRADIÇÃO MODERNIDADE NOBREZA SUAVIDADE BELEZA REQUINTE LUMINOSIDADE CLASSE PERSONALIDADE FORMA CRIATIVIDADE CHARME DELICADEZA

Leia mais

Conheça os Tipos de Vidros

Conheça os Tipos de Vidros Conheça os Tipos de Vidros Vidro Float (também conhecido por Monolítico, Liso, Plano ou Comum) O sistema Float surgiu por volta dos anos 1950, na Grã-Bretanha. O processo inovador, criado por sir Alastair

Leia mais

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08 CATÁLOGOS BLINDEX Índice Vidro Temperado Blindex 01 Linha de Boxes Blindex 04 Cuide bem do seu Blindex 08 01 Vidro Temperado Blindex O Vidro Temperado Blindex é um vidro de segurança, ou seja, em caso

Leia mais

Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica

Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica Sumário Vidros Planos e Vidros Low-E Entendendo o Espectro Solar Formas de Propagação de Calor Conceitos Teóricos Luz Visível (Transmitida, Refletida Interior

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE Professora ROSELI VALLE MARINGÁ 2015 VIDRO: HISTÓRIA Não há data e lugar específicos da descoberta do vidro; Alguns historiadores afirmam que: * o 1º vidro veio da Síria em

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM)

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) J-BOND Os painéis de Alumínio (ACM), são compostos de duas chapas de alumínio unidas por uma camada de polietileno de baixa densidade. São fabricadas em processo contínuo

Leia mais

O vidro na construção civil

O vidro na construção civil VIDRO O que é vidro? O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogênea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento contínuo de viscosidade até atingir a condição

Leia mais

Window Film Neutral 35

Window Film Neutral 35 Window Film Neutral 35 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios infravermelhos e ultravioletas

Leia mais

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO.

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. Indicados para aplicação em áreas de grande afluência de público, os Forros Isover atendem principalmente a projetos

Leia mais

Window Film Crystalline 40

Window Film Crystalline 40 Window Film Crystalline 40 Dados Técnicos Maio/ 2012 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios infravermelhos e ultravioletas

Leia mais

Window Film Night Vision 15

Window Film Night Vision 15 Window Film Night Vision 15 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios infravermelhos e ultravioletas

Leia mais

Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética

Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética Prof. Dr. Fernando Simon Westphal Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Laboratório de Conforto

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL ARQ5658 Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações Prof. Fernando Simon Westphal Departamento de Arquitetura

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA APRESENTAÇÃO CORPORATIVA FEVEREIRO 2019 Quem Somos Início das Atividades Com 18 anos de mercado a empresa inicia suas atividades na Cidade de Campinas, atendendo a clientes físicos e corporativos Atendimento

Leia mais

ARQUITETURA COMERCIAL

ARQUITETURA COMERCIAL ARQUITETURA COMERCIAL ARQUITETURA COMERCIAL TECNOLOGIA TRUE COLOR Desenvolvida pela Guardian do Brasil, a exclusiva tecnologia True Color elimina os efeitos de distorção de cor, garantindo maior pureza

Leia mais

Fonte: KAWAKAMI (2009)

Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) 4 LEED s no Brasil

Leia mais

Window Film Cerâmico 30

Window Film Cerâmico 30 Window Film Cerâmico 30 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios infravermelhos e ultravioleta

Leia mais

Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais.

Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Alta tecnologia, qualidade de seus produtos, preços competitivos

Leia mais

Éde consenso geral que,

Éde consenso geral que, Especial Vidros contra as chamas Resistentes ao fogo, eles evitam sua propagação em caso de incêndio Éde consenso geral que, somada à estética, a segurança é um dos maiores benefícios fornecidos pelo vidro

Leia mais

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA 4 Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA A LINHA OPTIMA 4 é composta por painéis e feltros em uma nova geração de lã de vidro. Sua cor remete ao tom natural da terra e reforça

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE.

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. 1 PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. Na hora de construir ou reformar, o Brasil pode contar com a experiência, a qualidade e o respeito ao seu bolso que a Precon Goiás demonstra em cada produto. São

Leia mais

Domínio Vidros. Elegância e transparência em seu ambiente! Vidros Temperados e Laminados

Domínio Vidros. Elegância e transparência em seu ambiente! Vidros Temperados e Laminados Domínio Vidros Box de Vidro Divisórias de Vidro Corrimão de Vidro Guarda-Corpo de Vidro Fechamento de Área Janela de Vidro Porta de Vidro Espelhos Envidraçamento de Sacadas Vidros Temperados e Laminados

Leia mais

PORTAS DE ALUMÍNIO PARA MÓVEIS E COMPONENTES

PORTAS DE ALUMÍNIO PARA MÓVEIS E COMPONENTES PORTAS DE ALUMÍNIO E COMPONENTES PARA MÓVEIS perfis PUXADORES Perfis puxadores para portas e gavetas em mdf ou alumínio, com acabamento anodizado fosco. PX035 PX007 40 50 1 22 40 PX08 PX009 37 9 37 perfis

Leia mais

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.sovinil.com.br (44) 3245-2500 INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.seletro.com Qualidade, velocidade e baixo custo operacional. Seletro 9200. IMPRESSORAS SELETRO 9200 1,54m / 2,20m / 3,20m

Leia mais

Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE

Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS Mais estilo e conforto para qualquer ambiente A linha LLumar Arquitetura foi desenvolvida pela maior fabricante

Leia mais

Basicamente brilhante Vanceva White Collection. Películas de alto desempenho para vidro laminado

Basicamente brilhante Vanceva White Collection. Películas de alto desempenho para vidro laminado Basicamente brilhante Vanceva White Collection Películas de alto desempenho para vidro laminado Branco bem feito Desde antigamente, o branco era uma cor importante em arquitetura. Hoje, tornou-se o ideal

Leia mais

Window Film (SH4) - Proteção e Segurança

Window Film (SH4) - Proteção e Segurança Window Film (SH4) - Proteção e Segurança Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas de segurança para vidros que bloqueiam praticamente todos os raios ultravioletas

Leia mais

TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA.

TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA. TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA. /ptoldosecoberturas www.toldosprotecao.com.br Quem Somos Somos uma empresa com profissionais especializados em diversos tipos de coberturas,

Leia mais

FRAME Índice 1 - Introdução 3 - Estrutura 4 - Fundação 5 - Paredes 6-2 Pavimento 7 - Telhado 8 - Instalações Elétricas e Hidráulicas 9 - Isolações 13 - Vedação vertical 15 - Esquadrias 16 - Acabamentos

Leia mais

Vidro. 14 Vidraria Taipas. Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades:

Vidro. 14 Vidraria Taipas. Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades: 14 Vidraria Taipas Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades: Propriedades Acústicas Propriedades Espectrofotométricas Propriedades Térmicas Propriedades de Segurança Propriedades Decorativas

Leia mais

LED Bulbo. Fluxo Referências Potência Tensão Tonalidade de cor Luminoso DH-LED-GB04-3W 3W. Eficiência Luminosa. Ângulo Luminoso

LED Bulbo. Fluxo Referências Potência Tensão Tonalidade de cor Luminoso DH-LED-GB04-3W 3W. Eficiência Luminosa. Ângulo Luminoso LED Bulbo As lâmpadas LED tipo bulbo possuem formato de uma lâmpada incandescente e corpo em alumínio, apresentando economia de 70% e durabilidade muito elevada em relação as lâmpadas incandescentes. Pode

Leia mais

LED Bulbo. Fluxo Referências Potência Tensão Tonalidade de cor Luminoso DH-LED-GB04-3W 3W. Eficiência Luminosa. Ângulo Luminoso

LED Bulbo. Fluxo Referências Potência Tensão Tonalidade de cor Luminoso DH-LED-GB04-3W 3W. Eficiência Luminosa. Ângulo Luminoso LED Bulbo As lâmpadas LED tipo bulbo possuem formato de uma lâmpada incandescente e corpo em alumínio, apresentando economia de 70% e durabilidade muito elevada em relação as lâmpadas incandescentes. Pode

Leia mais

Linha Safety Proteção e Segurança

Linha Safety Proteção e Segurança Linha Safety Proteção e Segurança Dados Técnicos Agosto / 2016 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que bloqueiam quase que a totalidade dos raios ultravioleta prejudiciais à

Leia mais

Elementos Envidraçados Resistentes ao Fogo

Elementos Envidraçados Resistentes ao Fogo Elementos Envidraçados Resistentes ao Fogo Vetrotech Saint-Gobain Int. AG Paulo Penna, Gerente Técnico Comercial 08/04/19 O Grupo Saint-Gobain Presente em 67 países Mais de 75% das vendas É feita no mercado

Leia mais

tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações

tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações Um mundo de aplicações em fixações construtivas Grupos de Aplicações Soluções inteligentes para suas demandas em fixações

Leia mais

Window Film ULTRA S150

Window Film ULTRA S150 Window Film ULTRA S150 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas de segurança para vidros que bloqueiam praticamente todos os raios ultravioleta prejudiciais à saúde.

Leia mais

2772-4765 2681-7316 contato@construcaoaseco.com FORRO DE GESSO ACARTONADO O sistema de forro em gesso acartonado FGE, foi especialmente desenvolvido para utilização em todos os tipos de construções. é

Leia mais

Dados Técnicos Novembro/ 2011

Dados Técnicos Novembro/ 2011 Window Film FX-ST 05 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios ultravioletas prejudiciais

Leia mais

Dados Técnicos Novembro/ 2011

Dados Técnicos Novembro/ 2011 Window Film FX-ST 20 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios ultravioletas prejudiciais

Leia mais

APLICAÇÃO DO ALUMÍNIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

APLICAÇÃO DO ALUMÍNIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL APLICAÇÃO DO ALUMÍNIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA PARA FECHAMENTO DE VÃOS TREINAMENTOS TÉCNICOS JANEIRO 2016 As Esquadrias de Alumínio permitem ampla liberdade para para a criação de espaços com mais

Leia mais

Linha Prestige Exterior

Linha Prestige Exterior Linha Prestige Dados Técnicos Setembro / 2016 Descrição A M oferece uma ampla opção de películas para vidros que não só bloqueiam ou reduzem a incidência do brilho solar dentro do ambiente como ainda bloqueiam

Leia mais

Propagação do calor. Condução térmica

Propagação do calor. Condução térmica Propagação do calor A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. Condução térmica A condução térmica é um processo

Leia mais

Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V

Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V 4.º Ano, 7.º semestre 4 ECTS / 4 h semanais 5. Vãos exteriores Vãos exteriores A medida, subjectiva, do conforto de um espaço interior depende, em grande

Leia mais

ALU REVEST ALU REVEST

ALU REVEST ALU REVEST Características Gerais Alurevest é um revestimento em chapa 100% aluminio para fachadas e interiores em construções novas ou reformas também podendo usar em mobiliarío, sinalização ou decoração. Alurevest

Leia mais

Silicones, Adesivos, Selantes Vedantes, Selantes MS, Estrutural, Altas Cargas e Temperatura, Junta de Dilatação.

Silicones, Adesivos, Selantes Vedantes, Selantes MS, Estrutural, Altas Cargas e Temperatura, Junta de Dilatação. Silicones, Adesivos, Selantes Vedantes, Selantes MS, Estrutural, Altas Cargas e Temperatura, Junta de Dilatação. REPRESENTANTE AUTORIZADO - CONSTRUTORAS, INSTALADORAS, INDÚSTRIAS, REVENDAS E DISTRIBUIDORES.

Leia mais

EMPRESA. Cobrimos todo território nacional com frota própria.

EMPRESA. Cobrimos todo território nacional com frota própria. EMPRESA Fundada em 1994, na cidade de Ribeirão Preto, a Aço Riber é referência no mercado de aços e laminados. Hoje a empresa conta com um estoque de produtos que garante a seus clientes segurança e tranquilidade.

Leia mais

Colunas com vidros. Colunas com painéis. Colunas de Saída. Colunas de tecidos. Colunas Slim. Colunas Slim Plus e em PVC

Colunas com vidros. Colunas com painéis. Colunas de Saída. Colunas de tecidos. Colunas Slim. Colunas Slim Plus e em PVC Boletim Técnico Colunas com painéis Colunas com vidros Chapas únicas ou duplas, de 15 mm, de saque frontal em MDP ou MDF com revestimento melaminico. Disponíveis em diversos tipos de chapas e acabamentos

Leia mais

PESQUISA DE MATERIAIS DE ACABAMENTO FORROS E TETOS. Aquiles Fernandes Pinho

PESQUISA DE MATERIAIS DE ACABAMENTO FORROS E TETOS. Aquiles Fernandes Pinho PESQUISA DE MATERIAIS DE ACABAMENTO FORROS E TETOS Aquiles Fernandes Pinho 1 TETOS: FABRICANTE: PRODUTO: TIPO DE USO: Knauf D112 Unidirecional Revestimento do Forro DESCRIÇÃO: Utiliza uma estrutura metálica

Leia mais

SOBRE A KINGSPAN ISOESTE UNIDADES FABRIS

SOBRE A KINGSPAN ISOESTE UNIDADES FABRIS TELHAS TRANSLÚCIDAS SOBRE A KINGSPAN ISOESTE Com visão de um mundo que exige soluções de construções melhores, mais rápidas, integradas com a consciência ecológica e a modernidade dos novos tempos, a Kingspan

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 6 Conhecendo e Medindo

USO E APLICAÇÕES. Módulo 6 Conhecendo e Medindo USO E APLICAÇÕES Módulo 6 Conhecendo e Medindo SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESQUADRIAS FACHADAS BOX ESPELHOS DIVISÓRIAS MÓVEIS COBERTURA GUARDA CORPOS REVESTIMENTOS MOLDURAS DECORAÇÃO OUTROS... COMO ESCOLHER

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE Professora ROSELI VALLE MARINGÁ 2015 VIDRO: HISTÓRIA Não há data e lugar específicos da descoberta do vidro; Alguns historiadores afirmam que: * o 1º vidro veio da Síria em

Leia mais

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente.

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente. Tecnologia LED Valores da tecnologia LED Luz que não aquece, mas emociona. O LED é uma fonte de luz que não emite calor (não produz radiação infravermelha) e oferece a capacidade de personalizar o fluxo

Leia mais

Portas seccionais Ventiladas

Portas seccionais Ventiladas www.inovadoor.com.br Sistema inovador em proteção & ventilação Portas seccionais Ventiladas Fachadas com ventilação sem abrir mão da segurança. Conciliar sistemas de ventilação natural com a proteção do

Leia mais

Acrílico. O Acrílico tem elevado índice de transparência, atinge até 92% de transmitância luminosa (cristal).

Acrílico. O Acrílico tem elevado índice de transparência, atinge até 92% de transmitância luminosa (cristal). Acrílico Denominação Química: Polimetil-Metacrilato (PMMA) O Acrílico (Polimetil-metacrilato) é um termoplástico rígido e transparente (aceita pigmento colorido). É um dos polímero moderno e com grandes

Leia mais

A Versatilidade do Alumínio Brasileiro

A Versatilidade do Alumínio Brasileiro A Versatilidade do Alumínio Brasileiro 143 Os investimentos em tecnologia fizeram com que a indústria brasileira do alumínio mantivesse um ritmo forte de crescimento nas exportações dos últimos dez anos.

Leia mais

MALHAS DE ALTA PERFORMANCE ALUMINIZADA VOCÊ NO CONTROLE!

MALHAS DE ALTA PERFORMANCE ALUMINIZADA VOCÊ NO CONTROLE! MALHAS DE ALTA PERFORMANCE ALUMINIZADA VOCÊ NO CONTROLE! Aluminet é uma malha de sombra aluminizada termorrefletora de alta qualidade desenvolvida pela empresa Ginegar Polysack. No verão, diminui a entrada

Leia mais

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria /

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria / Alta Conformabilidade Fita crepe de polietileno especialmente desenvolvida para o setor automotivo, para pára-choques e áreas onde a alta conformabilidade é necessário para mascarar formas difíceis. Resistência

Leia mais

01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA

01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA 01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 10 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA 10 11 MATERIAL ELÉTRICO E ILUMINAÇÃO 12 CASA 13 TELAS E ARAMES Visite-nos

Leia mais

LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance

LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance INTRODUÇÃO A Isover foi fundada no Brasil em 1951, mas desde 1937 produz na Europa sistemas para isolação térmica e acústica, bem como para proteção

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE MATERIAIS TRANSPARENTES DE MESMA COLORAÇÃO

ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE MATERIAIS TRANSPARENTES DE MESMA COLORAÇÃO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 24, São Paulo. ISBN 85-89478-8-4. ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE

Leia mais

Treinamento Window Film Módulo I: Produtos 3M

Treinamento Window Film Módulo I: Produtos 3M Treinamento Window Film Módulo I: Produtos 3M Sumário Proposta 3M para o Mercado Vantagens de Utilização do Produto 3M Histórico 3M Window Film Sistema de Identificação, Guia de Larguras Manual Window

Leia mais

As esquadrias empvc da Kömmlux possuem isolamento térmico e acústico, proporcionam economia energética, segurança e estão disponíveis numa

As esquadrias empvc da Kömmlux possuem isolamento térmico e acústico, proporcionam economia energética, segurança e estão disponíveis numa As esquadrias empvc da Kömmlux possuem isolamento térmico e acústico, proporcionam economia energética, segurança e estão disponíveis numa diversidade de cores e tamanhos conforme seu projeto. Aberturas

Leia mais

Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC

Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC O que poderia ser mais um obra inacabada se transformou em um aliado no tratamento do câncer infantil. O prédio do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO _SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/ :52:22

MANUAL DO USUÁRIO _SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/ :52:22 MANUAL DO USUÁRIO 1 20160622_SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/2016 12:52:22 Você acaba de adquirir um produto de qualidade e muito bom gosto, com todo o padrão de qualidade e design da Segatto. O seu

Leia mais

Boletim Técnico Películas para vidro

Boletim Técnico Películas para vidro Boletim Técnico Películas para vidro LINHA PRESTIGE EXTERIOR DESCRIÇÃO A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que não só bloqueiam ou reduzem a incidência do brilho solar dentro do ambiente

Leia mais

Window Film Black Chrome 10

Window Film Black Chrome 10 Window Film Black Chrome 10 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios ultravioletas prejudiciais

Leia mais

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA PromaPiso mm PromaPiso mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções Aluminizadas

Leia mais

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Ligas não ferrosas Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Dentre as mais importantes na construção civil estão incluídas as ligas de Alumínio Cobre Zinco Alumínio É o terceiro elemento

Leia mais

Cortina de PVC / Lençol de PVC

Cortina de PVC / Lençol de PVC Cortina de PVC / Lençol de PVC As Cortinas e Lençóis em PVC Plastplex são ótimas para locais que necessitam de isolamento térmico, físico e sonoro, além de reduzir a quantidade de ar refrigerado perdido

Leia mais

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias.

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias. 3M Fitas Dupla-face e Transferíveis Inovação e versatilidade para suas ideias. Fitas Dupla-face e Transferíveis Do uso pessoal ao industrial, a 3M oferece uma solução certa para cada tipo de fixação. Sua

Leia mais

ACM DATASHEET CARACTERÍSTICAS. Material moderno e inovador Resistência Durabilidade Estabilidade Anticorrosão Isolamento Térmico Isolamento Acústico

ACM DATASHEET CARACTERÍSTICAS. Material moderno e inovador Resistência Durabilidade Estabilidade Anticorrosão Isolamento Térmico Isolamento Acústico Pág.1/4 Os Painéis de Alumínio Composto (ACM) são ideias para revestimentos com excelente qualidade, que produzirão resultados sofisticados, criativos e personalizados na fachada de seu projeto. As chapas

Leia mais

PELÍCULAS PARA CONTROLE SOLAR: COMPARAÇÃO DESEMPENHO ENTRE AS REFLETIVAS E NÃO REFLETIVAS

PELÍCULAS PARA CONTROLE SOLAR: COMPARAÇÃO DESEMPENHO ENTRE AS REFLETIVAS E NÃO REFLETIVAS Películas para controle solar: comparação de desempenho entre as refletivas e não refletivas Conforto Térmico R. M. Caram, L. C. Labaki, E. P. Sichieri películas, controle solar, filmes poliméricos, espectrofotométrica,

Leia mais

SAS (4 mil) Película Automotiva de Segurança

SAS (4 mil) Película Automotiva de Segurança SAS (4 mil) Película Automotiva de Segurança Dados Técnicos Agosto / 2016 Descrição As Películas Automotivas de Segurança SAS 3M ajudam a proteger você e seus pertences através da rejeição do calor solar

Leia mais

Window Film COLOR STABLE - 05

Window Film COLOR STABLE - 05 Window Film COLOR STABLE - 05 Dados Técnicos Janeiro / 2012 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidro que rejeitam e bloqueiam todos os raios ultravioletas prejudiciais a saúde. Estes

Leia mais

QUEM SOMOS. Sua 1ª opção em divisórias sanitárias. Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP.

QUEM SOMOS. Sua 1ª opção em divisórias sanitárias. Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP. QUEM SOMOS Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP. Fabricante e instaladora de divisórias sanitárias em laminado estrutural (TS) e tipo Alcoplac, bem

Leia mais

Assista o vídeo de demonstração de montagem

Assista o vídeo de demonstração de montagem :: Principais Vantagens :: Proteção à radiação térmica: reflete 95% do calor por radiação. Maior conforto térmico: impede a entrada de calor no verão e minimiza a saída no inverno. Economia: reduz ou elimina

Leia mais