Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões."

Transcrição

1 Card Tree Creator Um Sistema para a criação de árvores de cartões. 1. Introdução Card Tree Creator é um sistema escrito em linguagem JAVA que tem por objetivo fornecer uma ferramenta para a criação de árvores de cartões, particularmente úteis à construção de chaves de classificação de seres vivos. Este software permite que um usuário crie cartões de identificação que conterão algumas informações sobre um determinado assunto (características de um ser vivo, por exemplo). Tendo sido construído um conjunto de cartões, o usuário poderá associá-los construindo uma árvore, a qual poderá indicar uma sequência de passos para a classificação de um ser vivo qualquer. Através deste programa o usuário poderá construir e/ou editar árvores de cartões, salvar e/ou recuperar arquivos que contenham uma árvore. 2. Estrutura de um cartão e de uma árvore Um cartão é uma entidade abstrata que armazena um conjunto de informações a respeito de um determinado assunto. Considerando o interesse em construir chaves de classificação de seres vivos neste projeto, um cartão será composto pelo conjunto das seguintes informações: Número do cartão: é um número inteiro, único, que referencia um determinado cartão entre todos os demais em uma coleção de cartões. Número do pai do cartão: é um número inteiro, o qual aponta para o número do cartão imediatamente acima daquele que atualmente está sendo considerado. É uma informação de referência, a qual indica um caminho de retorno em uma chave de classificação. Lista dos filhos do cartão: é uma relação de números inteiros, os quais indicam os números dos cartões que estão abaixo do cartão atualmente considerado. É uma informação de referência, a qual indica possíveis caminhos a serem percorridos em uma chave de classificação. Informações do cartão: caracterizam as informações propriamente armazenadas no cartão. Imagem do cartão: uma foto, por exemplo, que ilustra as informações contidas no cartão. A Figura 1 ilustra, esquematicamente, as informações contidas em um cartão.

2 Figura 1: Informações armazenadas em um cartão padrão deste software. Por sua vez, uma árvore de cartões representa uma sequência lógica a ser seguida durante a classificação de um determinado objeto, por exemplo. Para a construção da árvore são necessárias as informações de referência mencionadas acima: número do cartão, número do pai do cartão e lista de números dos filhos do cartão. A Figura 2 ilustra uma árvore de cartões. Figura 2: Exemplo de uma árvore de cartões. Através da estrutura da árvore, seguindo as informações para classificação, um usuário pode partir de uma classificação menos rigorosa em direção a uma classificação mais específica.

3 3. Visão geral do software A Figura 3 apresenta uma visão inicial para o software Card Tree Creator. Figura 3: Tela de abertura do software Card Tree Creator. Em sua tela de abertura este software apresenta algumas informações sobre seus autores (nomes e filiações). Ao lado da tela About..., o software apresenta outros dois módulos: Manage Cards, utilizado para a criação de cartões, e Link Cards, utilizado para estabelecer os devidos vínculos (pais e filhos) entre os cartões. Além destes módulos, o programa possui uma barra de menu com as opções File e Help. Através da opção File o usuário poderá criar uma nova árvore de cartões (sub-opção New Card Tree ), carregar uma árvore de cartões previamente construída (sub-opção Load Card Tree ), salvar uma árvore de cartões recém-editada (sub-opçção Save Card Tree ) e sair do programa (sub-opção Exit ). A execução deste programa também será encerrada caso o usuário clique sobre o botão x no canto superior esquerdo do programa. Através da opção Help o usuário poderá obter informações sobre o funcionamento deste software. Algumas informações também poderão ser obtidas caso o usuário pare o cursor do mouse sobre determinados pontos do programa.

4 4. Explorando os recursos do software 4.1 A barra de menu do Card Tree Creator Conforme mencionado, a barra de menu do software possui duas opções principais: File e Help. A Figura 4 apresenta as sub-opções disponíveis através da opção File. Figura 4: Sub-opções da opção File. Ao clicar sobre a sub-opção New Card Tree o programa abrirá uma tela de consulta solicitando ao usuário que confirme se realmente quer iniciar uma nova árvore, conforme indicado na Figura 5. Figura 5: Mensagem solicitando a confirmação de uma nova árvore. Caso o usuário confirme a criação de uma nova árvore, a árvore atualmente em uso será descartada para o início da nova estrutura.

5 Recomenda-se que, caso necessário, o usuário salve a árvore atualmente em uso antes de iniciar a edição de uma nova árvore de cartões. Caso a sub-opção Load Card Tree seja selecionada, será apresentada uma mensagem de confirmação para o carregamento de uma árvore armazenada em disco, conforme mostra a Figura 6. Caso o usuário opte por carregar uma nova árvore, a estrutura atualmente em uso será descartada. Figura 6: Mensagem de confirmação para carregamento de uma árvore. Ao confirmar o carregamento de uma nova árvore, será apresentada uma caixa de seleção para que o usuário escolha o arquivo a ser carregado, conforme mostra a Figura 7. Figura 7: Caixa de seleção do arquivo a ser carregado. Normalmente os arquivos a serem carregados possuem a extensão.tree, utilizada para a identificação de arquivos criados por este software. Após a edição de uma árvore de cartões, o usuário poderá salvar seu trabalho através da sub-opção Save Card Tree da opção File. Ao selecionar

6 esta sub-opção, será apresentada uma caixa de diálogo através da qual o usuário poderá selecionar o nome do arquivo onde deseja salvar a árvore em edição. O sistema assume a extensão.tree para o arquivo a ser gravado, de forma a criar uma identificação própria para o arquivo a ser gravado. A Figura 8 apresenta a caixa de mensagem desta sub-opção. Figura 8: Sub-opção Save Card Tree e sua respectiva caixa de mensagem. Ao selecionar a sub-opção Exit, o software solicitará a confirmação para o encerramento do programa, conforme mostra a Figura 9. Figura 9: Mensagem para confirmação do encerramento do programa. A opção Help do menu, ao ser selecionada, irá apresentar uma versão em pdf deste arquivo, conforme indicado pela Figura 10.

7 Figura 10: Seleção da opção de ajuda do programa. 4.2 O módulo Manage Cards A Figura 11 apresenta uma visão geral do módulo Manage Cards. Figura 11: O módulo Manage Cards. Através deste módulo o usuário poderá inserir os cartões que irão compor uma árvore de cartões. Há três campos que poderão ser editados pelo usuário ao construir um cartão: Card Number (número do cartão), Card Info (informações sobre o cartão) e Card Picture (imagem associada ao cartão). Para inserir um cartão o usuário deverá, inicialmente, indicar um número particular para o cartão através do campo Card Number. Este número deverá ser inteiro e diferente de zero. O número de identificação é único, portanto, dois cartões não poderão ter o mesmo número.

8 A seguir o usuário deverá indicar as informações particulares deste cartão, através do preenchimento do campo Card Info. Este campo aceita qualquer tipo de informação alfa-numérica. Opcionalmente o usuário poderá associar uma imagem ao cartão, a qual poderá ser selecionada através do botão Search Card Picture. Este botão apresentará uma caixa de diálogo através da qual o usuário poderá selecionar um arquivo de imagem. A Figura 12 apresenta esta opção de seleção de imagem. Figura 12: Caixa de seleção de imagem para o cartão. Após a indicação de um número, preenchimento do campo de informações e seleção de uma imagem o módulo de gerenciamento de cartões apresentará um aspecto semelhante ao da Figura 13. Figura 13: Informações indicadas em um cartão.

9 Uma vez que o cartão tenha sido completamente editado, o mesmo deve ser salvo para que seja incorporado à árvore. Para salvar o cartão basta clicar sobre o botão Save Card. Caso o usuário queira, poderá editar individualmente os campos do cartão ou, então, pressionar o botão Clear Card para limpar todos os campos de uma só vez. Após clicar no botão Save Card o cartão será incorporado à árvore sendo seu número mostrado no campo Cards in the Tree. A Figura 14 ilustra como ficará a árvore após a inserção do cartão editado na Figura 13. Figura 14: Cartão inserido na árvore de cartões. Observe que, neste caso, existe apenas um cartão (de número 1 ) na árvore de cartões. A Figura 15 apresenta uma estrutura com mais cartões. Figura 15: Uma coleção de cartões para uma árvore. Observe que, ao clicarmos sobre um cartão na caixa sob Cards in the Tree as informações sobre este cartão serão apresentadas. Caso o usuário deseje remover o cartão selecionado, deverá clicar sobre o botão Remove Card.

10 Este módulo não é capaz de estabelecer vínculos entre os cartões, sendo apenas possível criar uma coleção de cartões através do mesmo. Os vínculos existentes entre os cartões poderão ser estabelecidos no módulo Link Cards, o qual é descrito a seguir. 4.3 O módulo Link Cards A Figura 16 apresenta uma visão geral o módulo de conexão entre cartões (Link Cards). Figura 16: Módulo de conexão entre cartões. Este módulo apresenta, em seu lado esquerdo, uma lista indicando os cartões contidos em uma determinada árvore (campo List of Cards ). À direita desta, é apresentada uma lista através da qual poderá ser selecionado o pai de um determinado cartão (campo Choose a Father ). Inicialmente o pai de todos os cartões é indicado pelo número zero (ou seja, inicialmente não há pai selecionado para nenhum cartão). A seleção de um pai deverá ser realizada da seguinte forma: 1. O usuário deverá selecionar um cartão no campo List of Cards para que seja definido o seu pai. 2. O usuário deverá, a seguir, definir um pai para o cartão através da lista no campo Choose a Father. O usuário não poderá selecionar o próprio número do cartão atual como pai. 3. Após a seleção do pai do cartão, o usuário deverá confirmar a seleção clicando sobre o botão Set Father. Feito isto, o número do cartão apontado como pai será indicado no campo Card Father. Neste módulo o usuário poderá navegar pela árvore de cartões clicando sobre os números de cartões indicados no campo List of Cards. Ao clicar sobre um dos números desta lista algumas informações deste cartão serão apresentadas. Observe a Figura 17.

11 Figura 17: Informações sobre a conexão de um cartão com uma árvore. Após clicar sobre um número seu respectivo pai será apontado no campo Card Father. Se o cartão ainda não tiver um pai definido, será apresentado o número zero. Por sua vez, no campo List of Sons serão apresentados os filhos deste cartão (caso o cartão possua filhos). O campo Card Information apresentará as informações do cartão. 5. Considerações finais Card Tree Creator é um software para a edição de árvores de cartões. Este software pode ser utilizado para a construção de chaves de classificação de seres vivos. Este programa, entretanto, não deve ser utilizado para a navegação em uma árvore de cartões (ou chave de classificação). Este tipo de procedimento deve ser realizado através do software Card Tree Viewer, que será descrito em um outro arquivo de ajuda. Sugere-se que o usuário sempre inicie a sua árvore pelo cartão número 1, mantendo o pai deste como sendo o número 0 (ou seja, o cartão pai de todos não possui pai). Os demais cartões devem ser criados de forma seqüencial, ou seja, o(s) próximo(s) cartão(ões) deve(m) ser filho(s) do cartão 1 e assim por diante.

Card Tree Reader. Um Sistema para a visualização de árvores de cartões.

Card Tree Reader. Um Sistema para a visualização de árvores de cartões. Card Tree Reader Um Sistema para a visualização de árvores de cartões. 1. Introdução Card Tree Reader é um sistema escrito em linguagem JAVA que tem por objetivo fornecer uma ferramenta para a visualização

Leia mais

Tutorial. Associação de Professor na Classe

Tutorial. Associação de Professor na Classe Tutorial Associação de Professor na Classe 1 1.0 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo Associação de Professor na Classe da Plataforma SED Secretaria Escolar Digital.

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 3.1 CATEGORIAS DE NOTAS NO MOODLE Manual do professor

Leia mais

Manual de utilização do site institucional

Manual de utilização do site institucional Manual de utilização do site institucional Acesso ao site Localizar na parte inferior direita do site a seguinte tela para efetuar o login: No campo usuário será utilizado o número do prontuário (com traço)

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta

Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta 1 - Clique no menu MEU ESPAÇO. Acesse: www.quantyvitta.com.br 2 - Vai abrir a tela conforme imagem abaixo. Neste local você deve digitar

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição.

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição. Funções de cada menu. Editais ativos com período de inscrição em aberto. Editais com as inscrições encerradas, porém, com provas ainda acontecendo mas ainda sem a classificação final. Aqui o candidato

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

10 - Classificação não automática

10 - Classificação não automática 10 - Classificação não automática 1. Carregar na tela do SPRING uma de suas imagens que servirá de referência para gerar as classes temáticas. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo de Dados (Fig.1).

Leia mais

Agendamento de Exportação Usuário Externo

Agendamento de Exportação Usuário Externo Usuário Externo Com a implementação do módulo Agendamento de Exportação - Usuário Externo, a GRU Airport irá possibilitar via CMS (Sistema de Gerenciamento de Cargas), que os agendamentos para entregas

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Versão 1.1 26/09/2016

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Painel Administrativo Westlock

Painel Administrativo Westlock Painel Administrativo Westlock Acesso ao Painel Administrativo Para acessar o Painel Administrativo da Westlock clique no endereço http://downloadcenter.westlockcontrolsmarcom.com/admin/ e preencha as

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO PROPOSTAS E EDITAIS. Realização:

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO PROPOSTAS E EDITAIS. Realização: MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO PROPOSTAS E EDITAIS Realização: Última atualização: 14/09/2011 Acadêmica: Bruna Pereira Gomes Sumário 1. INTRODUÇÃO...4 1.1. LOGIN NO SISTEMA...4 1.2. TELA PRINCIPAL DO

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Tutorial - Mapa Cadastral

Tutorial - Mapa Cadastral Tutorial - Mapa Cadastral Neste tutorial são apresentados os passos para criar um mapa cadastral. Como exemplo, é criado um mapa cadastral de um loteamento. 1. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2)

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) 1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) As séries podem ser obtidas: Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o mapa do Google Maps em qualquer local da América do Sul ; Fornecendo as

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

Assistente de Configuração de URA

Assistente de Configuração de URA Assistente de Configuração de URA DGConfigURA Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2015 Del Grande Informática e Telecomunicações, Indústria e Comércio Ltda. DGConfigURA é marca registrada

Leia mais

Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e

Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e aceitar o acordo do licitante. (Esse passo é diferente

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha Sumário 1. Introdução... 1 2. Retomar seu cadastro de onde parou... 1 3. Cadastramento de fornecedor... 1 3.1 Cadastre suas informações para acesso ao portal... 1 3.2 Declaração de leitura do termo de

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo

Leia mais

Casa Mágica 2.1. Guia Rápido. André Santanchè junho/2005

Casa Mágica 2.1. Guia Rápido. André Santanchè junho/2005 1 1. COMO INICIAR Casa Mágica 2.1 Guia Rápido André Santanchè junho/2005 A partir do menu Iniciar acione o programa Casa Mágica. Será apresentada a logomarca do sistema. Depois da logomarca aparece a Janela

Leia mais

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1 Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro Versão 4.1 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o B.L.U.E. Som Maior Pro, através de uma conexão USB ou por uma rede Wireless

Leia mais

Portal CFI. Visão do Fabricante

Portal CFI. Visão do Fabricante Portal CFI Visão do Fabricante Passo a passo para novo credenciamento 1 Novidades no Portal CFI 2 Primeiros Passos 3 Formulário da Empresa 4 Documentação da Empresa 5 Formulário do Produto 6 Documentação

Leia mais

10.0A-06. Domínio Atendimento

10.0A-06. Domínio Atendimento 10.0A-06 Domínio Atendimento Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente

Leia mais

Guia do Fornecedor. Cotação Eletrônica

Guia do Fornecedor. Cotação Eletrônica Guia do Fornecedor Cotação Eletrônica As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas a mudança sem aviso prévio. Salvo informações

Leia mais

Manual de utilização do novo Site de Fundos da ANBIMA

Manual de utilização do novo Site de Fundos da ANBIMA Manual de utilização do novo Site de Fundos da ANBIMA Agosto/2017 Sumário Introdução... 3 Navegação... 4 Registro de fundos... 9 Alteração de fundos... 16 Encerramento, incorporação e cisão de fundos...

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Exames. Data criação: 27/05/ de 13

Exames. Data criação: 27/05/ de 13 Exames Data criação: 27/05/2015 1 de 13 Central de Laudos 1. Acesso Dentro do módulo de Exames 2. Janela Principal Data criação: 27/05/2015 2 de 13 3. Opções e botões da Fila de Atendimento Login: O sistema

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

27/03/

27/03/ Exportar Pedido Para MS-Excel Consultar CEP 27/03/2017 2017 1207.0 01 RECURSO DE EXPORTAÇÃO PARA O MS-EXCEL 2 01.01 Estamos aperfeiçoando o método de exportação de Pedidos para o MS-Excel, já podendo utilizar

Leia mais

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário 1 Módulo Recursos Humanos Manual do Usuário Índice 1. Login... 2 1.1. Usuários com senha cadastrada no Portal RH antigo... 2 1.2. Usuário sem senha cadastrada no Portal RH antigo... 3 2. Portal RH... 5

Leia mais

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário Nota de Aplicação NAP154 Utilização de Base de Dados com BluePlant Sumário 1. Descrição... 2 2. Introdução... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 2 4.

Leia mais

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10 COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10 Este manual foi elaborado com o objetivo de orientar alunos sobre como se conectarem à rede eduroam utilizando o sistema operacional

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

Manual Discente - Adesão ao Cadastro Único

Manual Discente - Adesão ao Cadastro Único Manual Discente - Adesão ao Cadastro Único erá disponibilizado para o público discente um ambiente virtual do PORTAL DO DISCENTE, o qual disporá das funcionalidades do sistema que implicam em uso por parte

Leia mais

MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL

MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL GALENUS SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Pedido Médico 3 3. Solicitação de Internação 9 4. Gerenciar Autorizações 14 5. Integração de Autorizações 16 Página 2 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

CNP Cadastro Nacional de Produtos

CNP Cadastro Nacional de Produtos A Ling uag em Glob al d os Neg ócios CNP Cadastro Nacional de Produtos Cadastro de Produtos GTIN-13 Versão 2.1 Julho/2018 Sumário Sumário... 2 1. O que é o GTIN-13?... 3 2. O que é o EAN-13?... 3 3. Formação

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Na janela que se abrirá, escolha o arquivo de web page que será editado com o NVU.

Na janela que se abrirá, escolha o arquivo de web page que será editado com o NVU. Para usar os modelos de Webquest criados pelo Professor Simão Pedro P. Marinho Prepare cada parte da WebQuest [WQ] usando um processador de texto, como o Word ou o Writer. Se achar mais conveniente, salve

Leia mais

WEB VIEWER - Versão 3.3.1

WEB VIEWER - Versão 3.3.1 WEB VIEWER - Versão 3.3.1 MANUAL DO USUÁRIO Elaborado por: Gustavo B. Teló em 13/08/12. 1. WEB VIEW O web view é um software que permite que o clientes da Unimed Grande Florianópolis possam visualizar

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

Instruções para atualização do Software.

Instruções para atualização do Software. ASSUNTO: Atualização de Software para o modelo SP6520LINK Instruções para atualização do Software. Este processo de atualização se aplica ao modelo SP6520LINK. IMPORTANTE: Por favor, leia atentamente as

Leia mais

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial Essa funcionalidade permite que o Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize matrículas para alunos especiais. Matrícula

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

DIGITAL SERPRO MOZILLA

DIGITAL SERPRO MOZILLA inicio BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema Sistema In Access Manual do Sistema Versão 1.0 Setembro/2013 Sumário 1. Iniciando o Software InAccess... 2 1.1. Cadastro de Médico... 2 1.2. Cadastro de Local de Atendimento... 3 2. Prescrição Médica...

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

Manual. Faculdade FAP. 1. Integrantes da Capacitação: 2. Tópicos Abordados: Portal Educacional - Professores. Portal Educacional - Professores

Manual. Faculdade FAP. 1. Integrantes da Capacitação: 2. Tópicos Abordados: Portal Educacional - Professores. Portal Educacional - Professores Faculdade FAP 1. Integrantes da Capacitação: Participantes Ausentes 2. Tópicos Abordados: Processos Descrição Para acesso ao portal, primeiramente devemos logar no endereço criado para o mesmo, colocando

Leia mais

Manual Operacional do Cilia-SMS

Manual Operacional do Cilia-SMS Department: Country: Brazil Manual Operacional do Cilia-SMS Manual de uso no envio de fotos via token SMS 05/05/207 INICIAL 2 TELA: ENVIO DE FOTOS Boas-Vindas PASSO Essa é a tela inicial do Cilia-SMS.

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente)

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Para entrar no SEI (sei.ufrgs.br) utilize o número do seu cartão (8 dígitos) e a senha do portal do servidor. Na tela inicial verifique a unidade que

Leia mais

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA 2018.2 http://sigaa.ifsc.edu.br Plano de Ensino O preenchimento compreende os dados do plano de ensino, o cronograma de aula, as avaliações e as referências. NOTAS, FALTAS

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que facilita e organiza a apreciação do valor, analisando

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais