RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL RICARDO GAZONI EVANGELISTA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão. Orientador: Prof. a Dr. a Fabiana Goia Rosa de Oliveira. Autorizo o encaminhamento para avaliação, Assinatura do prof. Orientador CAMPO MOURÃO 2014

2 RESUMO O presente relatório descreve as atividades exercidas pelo acadêmico Ricardo Gazoni Evangelista no estagio obrigatório, realizado na empresa Evangelista e Freire Ltda na cidade de Ampére PR, como requisito parcial de avaliação do curso de Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O estágio foi realizado em duas etapas, na primeira etapa foi realizadas atividades de auxílio na elaboração de projetos arquitetônicos de obras residência e acompanhamento de execução de obras, na segunda etapa, montagem de obras pré-fabricadas.

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Auxílio na Elaboração de Projetos Arquitetônicos Execução de Obras Montagem de Pré-Fabricados PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO CONCLUSÕES APRENDIZADO PRÁTICO RELACIONAMENTO PROFISSIONAL SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS...22 ANEXO A PALANTA BAIXA DOS TRÊS PAVIMENTOS...23 ANEXO B PROJETO DE LOCAÇÃO DA OBRA E DOS PILARES...26

4 4 1 INTRODUÇÃO Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo acadêmico Ricardo Gazoni Evangelista no período do estagio obrigatório para conclusão do curso de Engenharia Civil. O estagio foi realizado na empresa Evangelista e Freire Ltda, esse sendo dividido em 2 etapas, a primeira etapa no período de 09/01/2012 à 02/03/2012 nesta etapa as atividades desenvolvidas foram auxilio na elaboração de projetos arquitetônicos e acompanhamento de execução de obras residências. A segunda etapa foi realizada no período de 24/07/2013 à 28/09/2013 nesta etapa as atividades desenvolvidas foram acompanhamento da fabricação de peças pré-moldadas de concreto armado e montagem. O estágio supervisionado visa inserir o aluno no ambiente de trabalho, por meio do aprendizado de competências próprias da atividade profissional, assimilando assim a teoria na prática. 1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) A empresa Evangelista e Freire que tem como nome fantasia Pré-moldados Amperense iniciou suas atividades de confecção de peças pré-moldadas em concreto armado em abril de 1994, antes já trabalhava na fabricação de artefatos de concreto. Com sede localizada na Rua Republica Argentina, 138, bairro Nossa Senhora das Graças na cidade de Ampére, PR. As peças pré-moldadas como vigotas, pilares, vigas e postes são produzidas na unidade industrial de confecção e armazenamento, localizada no Parque Industrial II da cidade. 1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES

5 5 O propósito da atividade de estagio supervisionado é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando um maior aprendizado junto ao dia a dia da empresa e assim conseguindo colocar em prática o que foi estudado em sala de aula. Os principais objetivos do estagio são: Buscar experiência prática ao visitar obras de construção civil e acompanhar suas diversas etapas; Acompanhar a confecção e montagem de estruturas pré-moldadas em concreto armado para obter uma visão objetiva dos diversos tipos de situações reias de trabalho; Colaborar na elaboração de projetos arquitetônicos em softwares específicos, para adquirir um aperfeiçoamento técnico-cultural e de relacionamento. 2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades desenvolvidas foram descritas em 3 etapas: auxilio na elaboração de projetos arquitetônico, execução de obras e montagem de peças préfabricas Auxílio na Elaboração de Projetos Arquitetônicos A primeira parte do estágio focado na área de projetos. Para se desenvolver um projeto, a primeira coisa a ser feita é ouvir o cliente e anotar suas ideias. Dessa forma, um anteprojeto como aquele apresentado na Figura 1 é elaborado sempre tentando ser o mais fiel possível às limitações impostas (área total) e necessidades (número de cômodos), dentre outros detalhes.

6 6 Figura 1 Exemplo de anteprojeto de residência Fonte: Evangelista e Freire Se for uma ampliação ou regularização, a residência é vistoriada e um esboço manuscrito do que o cliente pensa em construir é anotado, juntamente com as dimensões do imóvel, quando não há projeto. Em ambos os casos, um anteprojeto é elaborado (Figura 2) e encaminhado ao cliente.

7 7 Figura 2 Exemplo de anteprojeto de ampliação Fonte: Evangelista e Freire. No caso de ampliações, como apresentado na Figura 2, por exemplo, ou novas edificações, quando todas as alterações sugeridas são feitas e o cliente aprovar o anteprojeto, essa ganha status de final e é promovido a um projeto em desenvolvimento. Para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, são necessários três documentos: cópia da matrícula do terreno, onde são conferidas as dimensões do mesmo e dados como quadra e lote são extraídos, além do CPF e RG do proprietário do projeto.

8 8 Figura 3 Exemplo de projeto em desenvolvimento (corte) Fonte: Evangelista e Freire Nessa etapa do projeto, tudo referente à arquitetura é detalhado no projeto arquitetônico e, caso possua mais de 100 metros quadrados ou o cliente solicite, os projetos complementares são elaborados.. Os projetos são encaminhados a uma empresa que faz o serviço de plotagem. Assim que são entregues, um requerimento solicitando a aprovação na prefeitura, à assinatura do cliente e do responsável técnico (Engenheiro Civil) são colhidas, além do lançamento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e, em alguns casos, é necessário a certidão negativa e contrato de compra e venda, quando o terreno for recém-adquirido. Quando aprovado, o cliente finalmente está liberado para começar a obra. Se reprovado, as alterações necessárias são realizadas e o projeto encaminhado novamente para análise. Durante o estágio foram desenvolvidos 4 projetos todos residências, sendo 2 de 69,50m 2, 1 de 58,00m 2, e uma ampliação com 46,00m 2.

9 Execução de Obras Durante o período de estágio foram feitas visitas em diversas obras residenciais de pequeno porto (até 70m 2 ), também foi possível o acompanhamento de uma obra de ampliação (edificação de mais um pavimento sobre obra já existente), conforme fotografia 1. Fotografia 1 Obra à ser ampliada As atividades desenvolvidas no período de estágio foram: Construção de escada externa: foi necessária a construção de uma escada externa para acesso do novo pavimento (segundo pavimento). conforme fotografia 2.

10 10 Fotografia 2 Construção da escada Retirada da cobertura e instalações elétricas: foram retiradas as telhas, madeiramento e as instalações elétricas que estavam sob a laje. Demolição das partes em balanço: as partes em balanços (beirais) foram demolidas para construção de novos, apenas nos locais indicados no projeto. Fotografia 3 Demolição das partes em balanço

11 11 Reforço da laje: O reforço da laje foi necessário porque a laje já existente era apenas de cobertura. Esta etapa foi executada na seguinte ordem: o Retirada de materiais inertes sob a laje: após a demolição dos beirais foi feita a lavagem da laje com água sob pressão para retirada de resto de concreto, poeira e outros, facilitando à aderência entre a laje e o concreto utilizado para reforço. o Distribuição das armaduras e tubulações para instalações elétricas: depois de já limpa a laje, foram distribuídas as armadura de reforço e as tubulações para a instalação elétrica do pavimento inferior. Fotografia 4 Distribuição das armaduras e tubulações elétricas Concretagem: após as armaduras e as tubulações já estarem prontas, foi realizado o taliscamento, para auxilio na regularização do concreto de reforço. O concreto utilizado foi usinado e feito com brita 0 por se tratar de um concreto com maior fluidez, facilitando a regularização e com isso foi possível dispensar a camada de regularização.

12 12 Fotografia 5 Taliscamento e concretagem Assentamento de alvenaria: após à laje ter passado pelo processo de cura foi realizado a marcação das paredes e o assentamento da primeira fiada de blocos cerâmicos, após esse processo completo iniciou o levantamento total das paredes.

13 13 Fotografia 6 Levantamento da alvenaria Montagem de Pré-Fabricados A empresa trabalha com obras residência, comerciais, industriais e agrícolas. No período de estágio acompanhou-se a montagem de uma obra com três pavimentos, sendo que os pavimentos eram divididos em: subsolo garagem, térreo comercial e o primeiro residencial com 3 apartamentos (Anexo A). As atividades desenvolvidas na montagem foram: Locação da obra: inicialmente foram realizados os serviços preliminares de limpeza do terreno, corte e instalações de energia a água. Após os términos dos serviços preliminares realizou-se a marcação da obra (Fotografia 7) de acordo com o projeto de locação (Anexo B).

14 14 Fotografia 7 Locação da obra Escavação: a escavação para realização das sapatas foi realizada de forma mecânica (com o auxílio de uma retroescavadeira). Fotografia 8 Escavação das sapatas Concretagem da fundação: esta etapa se divide em 2 partes. A primeira consiste na concretagem da sapata e do arranque para o cálice e a segunda a concretagem do cálice.

15 15 Fotografia 9 Concretagem da fundação Montagem dos pilares e vigas: a montagem consiste na fixação dos pilares depois de aprumados com cunhas de madeira para fazer o grauteamento. E encaixe das vigas sobre os dentes gerber (consoles) dos pilares.

16 16 Fotografia 10 Montagem dos pilares Fotografia 11 Montagem das vigas

17 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS Durante o período de estágio, o principal problema detectado foi a dificuldade de escavação das sapatas para uma obra industrial, pois o solo era formado por diversas rochas (cascalho) impossibilitando a escavação manual e a utilização de fôrmas como é possível observar nas fotografias a seguir. Fotografia 12 - Dificuldade da escavação por o solo ser formado por cascalhos

18 18 Fotografia 13 Concretagem sem a utilização de fôrmas Outras dificuldades encontradas na montagem foram o transporte das peças e espaço para manobras do caminhão guincho no local de fixação dos pilares. o O transporte, por se tratar de peças de grande dimensões, pilares com comprimento de 10,70m, foi necessário transportar em 2 etapas a primeira por um veículos mais longo (carreta) da empresa até próximo ao canteiro da obra, o segunda parte com o caminhão guincho, esse segunda parte do transporte era mais complicado por sobrar grande parte dos pilares para fora do caminhão.

19 19 Fotografia 14 Transporte dos pilares até o canteiro da obra o Espaço para manobra do caminhão guincho no local de fixação dos pilares esse espaço era reduzido em função das sapatas já concretas. A solução para esse problema foi a concretagem em 2 etapas, após a primeira etapa concretada os pilares já eram erguidos, após todos os pilares da primeira etapas estarem colocados era realizada a segunda parte da fundação conforme fotografia 14.

20 20 Fotografia 15 Segunda etapa da fundação, pilares da primeira etapa já no lugar. 2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO O propósito da realização do estágio é inserir o aluno no ambiente de trabalho, visando desenvolver atividades relacionadas com o que aprendeu na teoria em sala de aula. É uma experiência essencial ao graduando, pois é ali que ele vai ser cobrado, e mostrar o que realmente aprendeu, conseguindo assim por em prática o que aprendeu durante o curso. Atividades como, locação de obra, concretagem de fundação, laventamento de alvenaria, elaboração de projetos entre outras, são atividades que dificilmente o aluno conseguirá por em pratica em sala de aula, mas já no estagio supervisionado colocará essa e todas as outras atividades em pratica no dia a dia da empresa.

21 21 3 CONCLUSÕES 3.1 APRENDIZADO PRÁTICO Vivenciar na prática o desenvolvimento de uma obra é fundamental para o estudante, associando o que é visto na teoria com a prática, dando assim uma visão real de como é o dia-a-dia do trabalho na engenharia num canteiro de obra. Muito são os conhecimentos adquiridos no período de estagio, podendo assim ter uma visão ampla do trabalho que será realizado com o passar dos dias e andamento da obra, esse fato e como outros fazem com que o aluno tenha uma melhor preparação prática de como será seu trabalho profissionalmente no futuro. 3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL O propósito da atividade de estágio é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. O trabalho em parceria fica claro nas atividades da obra, tanto com os colaboradores da empresa e com os fornecedores. É uma experiência essencial para o aluno, que o desenvolve não só na parte profissional e também para vida social, que é fundamental para o mercado de trabalho. O relacionamento com o engenheiro supervisor era bastante grande na parte de projetos, nas obras era menor, mas em quase todos os dias de estágio era possível encontrá-lo e tirar diversas dúvidas, quando necessário. Quanto aos funcionários dos canteiros de obras, pode-se dizer que também houve muita facilidade no relacionamento, o que facilitou em muito nos momentos de questionamento a respeito dos serviços que eles executavam.

22 SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE Com relação ao assunto universidade estágio, deveria haver uma maior aproximação da própria universidade com as empresas que trabalham na nossa cidade, muitas vezes existem vagas para alunos fazer estagio, mas as empresas não preenchem essas vagas talvez pela falta de contado da universidade com a empresa. Se houvesse um maior contato entra as mesmas poderia haver maior numero de oportunidades para os alunos fazer seu estagio. 3.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência de estágio para o aluno de engenharia civil é essencial no seu desenvolvimento profissional, podendo assimilar a prática com a teoria, proporciona ao aluno um ganho muito grande e importante no que se diz respeito ao profissionalismo. Também uma visão do mercado de trabalho que cada dia está exigindo mais, fazendo com que o Engenheiro Civil seja um profissional diferenciado e que venha atender as necessidades da sociedade.

23 ANEXO A PALANTA BAIXA DOS TRÊS PAVIMENTOS (subsolo garagem, térreo comercial e primeiro residencial com 3 apartamentos) 23

24 24

25 25

26 ANEXO B PROJETO DE LOCAÇÃO DA OBRA E DOS PILARES 26

27 27

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JÚLIO LUIS VANSETTO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MARCUS VINÍCIUS MARTINS VARGAS PRUDÊNCIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RAFAEL DOS SANTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CAMILA DA SILVA ALMEIDA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL MARCELO PALHARINI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses

Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses 1 Quem é a Yellowbrick Houses Somos uma incorporadora atuando no mercado de casas residenciais em Alphaville/Tamboré desde 2009 Nossos diferenciais:

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL Relatório de Estágio Curricular Andre Kazunori Maebara Prof. Dr. Leandro Waidemam Autorizo para encaminhamento

Leia mais

Relatório de Acompanhamento de obra

Relatório de Acompanhamento de obra Prezado(a) Sr. Daniel e Maria Carolina, Relatório de Acompanhamento de obra Ainda sobre a Segunda Etapa, tivemos a concretagem de todas Brocas com concreto usinado. De acordo com os projetos estruturais

Leia mais

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Memorial Descritivo Proprietário: MUNICIPIO DE XAXIM Bairro: Guarani Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Local: Xaxim - SC Obra: Estrutura pré-fabricada para arquibancada

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JASMIM SADIKA MOHAMED HUSSEIN RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO OBRA: Construção da nova sede da Vara do Trabalho de Pato Branco. CONTRATADA: MG EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. Vistoria realizada no dia 05 de outubro de 2010, que

Leia mais

CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAMPO MOURÃO 2013 CARLOS EDUARDO

Leia mais

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades.

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades. São José, 28 de setembro de 2015. Relatório de Acompanhamento de Obra. Referência: mês 05 medição 08 Conforme contrato firmado com a Ponte Engenharia e Construção Ltda para fornecimento de mão de obra

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL VIVIANE EMY SUZUKI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO GIOVANI ROBERTO RIBEIRO GIOVANI ROBERTO RIBEIRO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016.

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016. 29 instaladas e passaram por um devido nivelamento (figura 17) e posterior escoramento (figura 18), as ferragens foram colocadas dentro das formas e amarradas nas ferragens dos blocos (arranque figura

Leia mais

Relatório de Acompanhamento LIGIA DE PAULA. 01º Mês Gerado em 08/12/2015

Relatório de Acompanhamento LIGIA DE PAULA. 01º Mês Gerado em 08/12/2015 01º Mês Gerado em 08/12/2015 Acompanhamento de Serviços Mobilização: 8 Preliminares: 8 Fundações: Estrutura: Cobertura: Divisórias: Revestimentos: Mármores e granitos: Esquadrias: Pintura: Instalações:

Leia mais

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2016 Segunda Feira Tempo estável Continuidade no trabalho de escavação Sendo executado estruturas de canteiro tais como: banheiro, vestiário e depósito de cimento Arrumação

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO Fotos 01 e 02: Demolição da laje existente no cruzamento Av: Tereza Cristina e R: Ingaí Fotos 03 e 04: Demolição da laje existente cruzamento Av: Tereza Cristina e R: Ingaí Fotos

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

Eduardo Bilemjian Filho - Eng. Civil Tel.: ( 62 )

Eduardo Bilemjian Filho - Eng. Civil   Tel.: ( 62 ) iabilidade e execução da alvenaria estrutural Eduardo Bilemjian Filho - Eng. Civil E-mail: eduardofilho@bilenge.com.br Tel.: ( 62 ) 3224-6644 www.bilenge.com.br bilenge.com.br br ilenge Construtora participou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLIESPORTIVO LOCAL: SEDE DO MUNICÍPIO MEMORIAL DESCRITIVO SANTA MARIA DAS BARREIRAS 2015 1 MEMORIAL DESCRITIVO 1- APRESENTAÇÃO

Leia mais

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte:

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte: ETAPAS DE UMA OBRA Professora: Mayara Custódio Fonte: www.obraviva.com.br Site desenvolvido por uma família de Conselheiro Lafaiete (MG), com o intuito de explicar detalhadamente as etapas da construção

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação?

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação? DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - Tecnologia da Construção de Edifícios I FUNDAÇÕES Profs. Luiz Sergio Franco, Fernando Henrique Sabbatini, Mercia M. B. Barros e Vitor Levi C. Aly

Leia mais

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 04 LAJES CONCEITOS, DIMENSIONAMENTO E CÁLCULO DE REAÇÕES NAS VIGAS - 2 - NA_04/2011 SISTEMAS ESTRUTURAIS NOTAS DE AULA

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão 1 SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 4.380,62 1.1 74077/001 SINAPI 1.2 85423 SINAPI 1.3 90778 SINAPI LOCACAO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS PONTALETADAS, SEM REAPROVEITAMENTO ISOLAMENTO

Leia mais

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH 1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH Fundações São elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio

Leia mais

Relatório de Acompanhamento de obra

Relatório de Acompanhamento de obra Prezado(a) Sr. Daniel e Maria Carolina, Relatório de Acompanhamento de obra Nesse período da obra foi realizada a concretagem das vigas, utilizando a bomba-lança. Após este estapa as vigas já prontas,

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016 RELATÓRIO DE ANDAMENTO DA OBRA PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016 Andamento das Obras Civis Serviços concluídos até 12/02/16: Estacas Escavadas são as paredes de concreto com profundidade de 11 metros

Leia mais

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO PAREDES DE CONCRETO CASAS COM PAREDES DE CONCRETO 2 PRÉDIOS 5 PAVTS. MCMV 3 25 PAVTS. CONCRETANDO 17ª LAJE TIPO 4 SELEÇAO DO PROCESSO CONSTRUTIVO OBJETIVOS: QUALIDADE DA OBRA FLUXO DE CAIXA POSITIVO RESULTADO

Leia mais

ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR

ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR 1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MURILLO LUCENA BAÚ ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR LAGES (SC) 2018 2 MURILLO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO PROPRIETÁRIO: Município de Três Arroios OBRA: Pavilhão em concreto armado, coberto com estrutura metálica, destinado a Ginásio de Esportes (1ª etapa) LOCAL: Parte do lote

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA FABIO APARECIDO GOMES TURMA: TLOG RELATORIO DO ESTÁGIO SOBRE:

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA FABIO APARECIDO GOMES TURMA: TLOG RELATORIO DO ESTÁGIO SOBRE: INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA FABIO APARECIDO GOMES TURMA: TLOG 150117 RELATORIO DO ESTÁGIO SOBRE: CONTROLE DE FLUXO DE MATERIAIS E RECEBIMENTO DE MERCADORIAS.

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS.

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. RESUMO Ricardo frazzetto Guetner (1), Alexandre Vargas (2). UNESC Universidade do Extremo Sul

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL ALINE MARQUES LEUTNER RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Renan Sousa Mendes

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Renan Sousa Mendes INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Renan Sousa Mendes Fortaleza, 10 de fevereiro de 2013 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio Curricular

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2016 Segunda Feira Tempo estável Rochas encontradas em buraco de sapata Buraco para sapatas escavadas Escavação entre rochas no pavimento garagem Rua Rui Frazao Soares, 81

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA Planejamento 1. Procure um profissional habilitado, um arquiteto ou engenheiro civil para a elaboração do projeto. 2. Com os projetos feitos, encaminha-los

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 IMÓVEL 1 - ALOJAMENTOS

REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 IMÓVEL 1 - ALOJAMENTOS REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 Descrição das obras de revitalização, reforma e adequação do Campo Escola Bateias 2 de propriedade da União dos Escoteiros do Brasil Região

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ECV 5356 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO - FÔRMAS escolher 1 pavimento inteiro, incluindo montagem de fôrmas de pilares, vigas,

Leia mais

Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação

Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação UTFPR Campus Pato Branco 1. Introdução: Os estágios, para o curso de Engenharia de Computação da UTFPR, podem ser de dois tipos: Estágio

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015.

RELATÓRIO TÉCNICO. Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015. RELATÓRIO TÉCNICO Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015. I - DAS INFORMAÇÕES 1. OBJETO: Obra construção do Instituto Federal do Amazonas Campus Humaitá; 2. PROPRIETÁRIO: Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS Apresentam-se na seqüência as planilhas e procedimentos de coleta de dados. Tais planilhas e procedimentos estão divididos de acordo com o material, sendo que inicialmente é apresentada as planilhas e

Leia mais

Realização: Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo

Realização: Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo Realização: 2014 Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo Luiz Antonio Nascimento Maria Diretor da Método Engenharia Caracteristicas

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

Avenida Ruy Frazão Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Avenida Ruy Frazão Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 30 de Maio de 2016 Segunda Feira Tempo chuvoso Escavação de Sapatas e Cintas Continuação da concretagem e desforma de pilaretes Concretagem de cintas Escavação no pavimento garagem Forma

Leia mais

Indicadores de geração de resíduos da construção civil

Indicadores de geração de resíduos da construção civil Indicadores de geração de resíduos da construção civil Alexandre Duarte Gusmão, D.Sc. UPE e IFPE Gusmão Engenheiros Associados SINDUSCON PE RECIFE MARÇO DE 2018 Apresentação Introdução Indicadores de geração

Leia mais

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas).

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 31: detalhe das formas da estrutura ao fundo, do EPS e das armaduras

Leia mais

poder de compra x custo da construção

poder de compra x custo da construção ALVENARIA ESTRUTURAL - introdução e materiais - Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br poder de compra: poder de compra x custo da construção custo da construção: tecnologia:

Leia mais

Fundações em Tubulão

Fundações em Tubulão Fundações em Tubulão Grupo: Anderson Martens Daniel Pereira Ricardo N. Lima Ronaldo Guedes Vitor A. Teruya Vivian R. Pestana Professor Manuel Vitor 01/12/2010 Fundações Diretas Rasas Blocos Sapatas Radiers

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

Serviços preliminares de construção. Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria

Serviços preliminares de construção. Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria Serviços preliminares de construção Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria Atividades prévias que devem ser realizadas antes da construção de um edifício: Verificação da disponibilidade de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta.

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta. Detalhes da Disciplina Código ENG2332 Nome da Disciplina CONSTRUÇÃO CIVIL I Carga Horária 60 Créditos 4 Fases de obra bruta da construção de um edifício. Projetos de instalações prediais e sua interferência

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato 61 3462

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IFSC DADOS DO ESTAGIÁRIO NOME: Guilherme Kolling Dutra CURSO: Engenharia Civil CÓDIGO CURSO: 222 MATRÍCULA: 142001218-5 DEPARTAMENTO: DACC ANO/SEM CONCLUSÃO: 9ª fase

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Civil Departamento de Estruturas e Edificações Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Jéssica Gomes de Souza Alcântara

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO LEVANTAMENTO DO REMANESCENTE DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO CAMPUS EIRUNEPÉ.

RELATÓRIO TÉCNICO LEVANTAMENTO DO REMANESCENTE DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO CAMPUS EIRUNEPÉ. Proprietário: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Obra: Remanescente da obra de construção do Campus Eirunepé - AM Responsáveis: Engº Hellington de Sousa Corrêa e Arqª

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PREFEITURA UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PREFEITURA UNIVERSITÁRIA AV NS15 ALC NO14 77001-090 Palmas/TO (63) 3229-4055 www.uft.edu.br pu_gabinete@uft.edu.br EDITAL N 001/2018 PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SELEÇÃO SIMPLIFICADA

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO VANTAGENS: Redução de formas e armaduras; Eliminação das etapas de moldagem dos pilares e vigas; Montagem

Leia mais

Janeiro 2017 Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado

Janeiro 2017 Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro 2017 Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Contratação Mestre de obra; 1 Montagem da equipe;

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL PASSO A PASSO Edificações de pequeno porte

ALVENARIA ESTRUTURAL PASSO A PASSO Edificações de pequeno porte ALVENARIA ESTRUTURAL PASSO A PASSO Edificações de pequeno porte Prof. Marco Pádua A seguir temos as instruções necessárias para a construção de residências térreas usando os conceitos da alvenaria estrutural,

Leia mais

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias para Habitações de Interesse Social Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO especiais e cópia de seu documento de identificação oficial

Leia mais

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL O PROJETO O projeto de alvenaria pressupõe a integração perfeita entre todos os projetos que passam a formar um só projeto sob

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO TABELAS DE CUSTOS SIN-RN X SINAPI-RN (JAN-2013)

ESTUDO COMPARATIVO TABELAS DE CUSTOS SIN-RN X SINAPI-RN (JAN-2013) CÓDIGO DESCRIÇ CLA UNIDA SS DE QUANT. 01.0 SEVIÇOS PRELIMINARES PREÇO UNIT. S/ BDI (R$) SINAPI 2013 PREÇO TOTAL S/ BDI (R$) SINAP 2013 REFERÊNC IA SINAPI 2013 PREÇO UNIT. S/ BDI (R$) SIN-RN 2013 PREÇO

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DEZEMBRO 2012 OBRA: EXECUÇÃO DE OBRAS DE ENGENHARIA PARA ALARGAMENTO DE PISTA DE ROLAMENTO E RECUPERAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DO SISTEMA DE PÁTIOS E PISTAS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Robinson Samuel Boschetti

Relatório de Estágio Curricular. Robinson Samuel Boschetti Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Robinson Samuel Boschetti São José dos Campos Outubro 2005 Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA ECONÔMICA PARA EDIFICAÇÕES UTILIZANDO DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA DOS PILARES. LAGES (SC) ANO 2012 1 MARCIO

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES CAMPO LIMPO PAULISTA 2014 Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Leia mais

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES 1 Os projetos de edificações deverão ser apresentados nos formatos e dimensões

Leia mais

4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS

4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS 24 4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS Na concretagem das estruturas, foi utilizado concreto usinado com resistência à compressão de 35MPa. Este concreto foi misturado e transportado por caminhão-betoneira,

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO IMÓVEL PARA A VARA DO TRABALHO DE PALMAS. CONTRATADA: BC CONSTRUTORA LTDA - EPP Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE FEIRA COBERTA LOCAL: VILA CASA DE TÁBUA MEMORIAL DESCRITIVO SANTA MARIA DAS BARREIRAS 2015 1 MEMORIAL DESCRITIVO 1- APRESENTAÇÃO

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS E MÉTODOS

MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS E MÉTODOS MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS E MÉTODOS MEMORIAL DESCRITIVO DADOS DA OBRA: ESTACIONAMENTO COBERTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM Cidade: Novo São Joaquim/MT Imóvel: Publico Quadra: 07 Lote:

Leia mais

2. SERVIÇOS INICIAIS MEMORIAL DESCRITIVO

2. SERVIÇOS INICIAIS MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO ART nº: 9940778 Proprietário: MUNICÍPIO DE ARROIO DO MEIO Endereço: Rua Gustavo Wienandts esquina com a Rua General Daltro Filho, Centro, Arroio do Meio. 1. GENERALIDADES O presente

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica. Relatório de Estágio Curricular. Paulo Victor Melo Sampaio

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica. Relatório de Estágio Curricular. Paulo Victor Melo Sampaio Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Paulo Victor Melo Sampaio São José dos Campos Agosto 2005 Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

perito engenheiro civil - RESIDÊNCIA -

perito engenheiro civil - RESIDÊNCIA - MOACYR MOLINARI perito engenheiro civil L A U D O P E R I C I A L - RESIDÊNCIA - Que faz MOACYR MOLINARI, brasileiro, casado, residente à rua, Curitiba-PR, engenheiro civil e professor universitário efetivo

Leia mais

Materializando Sonhos. Desde 1980

Materializando Sonhos. Desde 1980 Materializando Sonhos. Desde 1980 Prezados clientes: A Iguatemi Construções Ltda. vem através desta carta, com clareza e objetividade, informar sobre o andamento da obra do Condomínio Recanto dos Pássaros.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96. MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.697,13 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1. Placa de obra em chapa de aço galvanizado

Leia mais

Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses

Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses Construa a casa dos seus sonhos com a Yellowbrick Houses 1 Yellowbrick Houses: construção, gestão de obra e incorporação Quem somos: Fundada em 2009, com foco no mercado de Alphaville, Tamboré e, a partir

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 1ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

Tecnologia das Construções I. Fôrmas para estruturas de Concreto Armado:

Tecnologia das Construções I. Fôrmas para estruturas de Concreto Armado: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Engenharia Civil Tecnologia das Construções I Fôrmas para estruturas de Concreto Armado: Objetivo: É condicionar a geometria da estrutura acabada a certas tolerâncias dimensionais,

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 02 LEGALIZAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos LEGALIZAÇÃO A legalização de uma obra,

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS Formas metálicas para produção de pré-fabricados de concreto

CATÁLOGO DE PRODUTOS Formas metálicas para produção de pré-fabricados de concreto CATÁLOGO DE PRODUTOS Formas metálicas para produção de pré-fabricados de concreto EMPRESA 2 EMPRESA POLÍTICA DA QUALIDADE Fundada em 2014, a Formatec Tecnologia em Formas Metálicas está Instalada no município

Leia mais

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2015 01 RESUMO DA SITUAÇÃO 01 Ampliação do Aeroporto 01 Planta de Situação Ampliação do Edifício Garagem

Leia mais