PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS"

Transcrição

1 PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

2 Eduardo Campos Governador João Lira Neto Vice-Governador Jorge Gomes Secretario de Saúde Humberto Antunes Secretário Executivo de Assistência à Saúde Tiago Feitosa Gerente Geral de Assistência à Saúde José de Arimatea Rocha Filho Gerente de Assistência Farmacêutica Dagoberto Carvalho Coordenador dos Comitês Assessores em Farmácia e Terapêutica Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

3 Í N D I C E 1.Comitê de Técnico de Pneumologia Introdução Classificação CID Diagnóstico Critério de Inclusão Critérios de Exclusão...6 ANEXOS LME Resolução...19 Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

4 1.Comitê de Técnico de Pneumologia Médicos: Fernando Luiz C. Lundgren José Ângelo Rizzo Murilo Carlos Amorim de Britto Patrícia Gomes de Matos Bezerra Paula Virgínia Teixeira de C. Pereira Farmacêutico: Daniel José Vidal Monteiro 2. Introdução A exposição à fumaça do cigarro e poeiras orgânicas e industriais, pode produzir uma série e alterações no trato respiratório, com o aparecimento de enfisema pulmonar, bronquite crônica, bronquiolite respiratória e alterações da vasculatura pulmonar, estas alterações constituem a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, chamada de DPOC.A Organização Mundial de Saúde inici um projeto de alerta mundial sobre o aumento de casos e os danos provocados pela DPOC, um projeto mundial chamado de Global Initiative for Obstructive Lung Disease (GOLD que inclui médicos de mais de 80 países com a incumbência de traçar normas de alerta, pesquisas e condutas para esta doença incapacitante e pco conhecida. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença de alta prevalência no Brasil, porém ainda subdiagnosticada e com tratamento clinico abaixo dos padrões aceitáveis. Acomete pessoas em plena idade produtiva acarretando um grande número incapacitação de anos de vida. A Organização Mundial de Saúde chama a atenção para a elevação do número de portadores da DPOC, e prevê que em 2020 a DPOC passe a ocupar a quinta posição entre as doenças crônicas em incapacitação de anos de vida. No Brasil o número de portadores da DPOC é estimado em 7 milhões de pessoas. O projeto Platino foi o primeiro estudo de prevalência da DPOC a realizar espirometrias residenciais para o diagnóstico, com base em uma amostra randomizada em cinco cidades da América Latina. No Brasil foi realizado na cidade de São Paulo, mas seus dados permitem a extrapolação dos resultados no intuito de estimar a prevalência da DPOC em tros estados brasileiros. A prevalência da DPOC foi de 15,8% em pessoas acima dos 40 anos de idade, sendo 18% nos homens e 14% nas mulheres. A distribuição dos pacientes de acordo com o estádio de gravidade da DPOC e segundo a classificação do GOLD e da SBPT, mostr os seguintes resultados de prevalência: Prevalência Sem DPOC 84,2% DPOC Estádio I Doença leve 10,1% DPOC Estádio II Doença 4,6% moderada DPOC Estádio III Doença grave 0,9% DPOC Estádio IV Doença muito 0,2% grave Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

5 Estad o PE Sexo e total Masc Fem Total Populaçã o com 40 mais anos de idade Tabagist as Portadore s de DPOC (estádios I a IV) Portadores de DPOC (estádio II a IV) Nº. de internações no SUS, ano de 2006, por DPOC (indivíduos com > 40 anos) ** Nº. de óbitos por DPOC, ano de 2003, (indivíduos com > 40 anos) ** Tabela 1 Estimativa de tabagistas e de portadores de DPOC no estado de PE **Número de Internações e óbitos por DPOC (DATASUS acesso em 06 de maio de 2007). Utilizando os dados de prevalência podemos estimar para o estado de Pernambuco um numero entre de pacientes com DPOC e nas formas Grave e Muito Grave um número de 1200 pacientes (tabela 1). Entre os indivíduos fumantes com DPOC, o risco relativo ajustado foi de 2,04 e de 2,57 para os com classificação II-IV. Assim, é possível afirmar que o fator atribuível ao estado atual de fumante foi 26,2% para os indivíduos com classificação GOLD II-IV. Isto quer dizer que o controle do tabagismo preveniria o desenvolvimento da DPOC em pelo menos um em cada quatro fumantes A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a Iniciativa Global para a DPOC (Global Obstructive Lung Disease -GOLD publicaram recentemente sugestões de tratamento e acompanhamento da DPOC. As duas diretrizes apresentam as mesmas conclusões e orientações sobre o tratamento, e chamam a atenção da necessidade do trabalho conjunto entre as autoridades de saúde publica e organizações de especialistas e de pacientes, para a divulgação desta doença, melhora do diagnostico, e ações conjuntas de fornecimento de medicamentos aos pacientes. 3. Classificação CID J 41 a J 44 Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

6 4. Diagnóstico 5. Critério de Inclusão Paciente acima de 40 anos de idade, que tenha exposição a fatores de risco conhecidos, como tabaco, fogão a lenha tras poeiras/fumaças industriais; e Apresentar sintomas de enfisema pulmonar bronquite crônica bronquiolite respiratória alterações da vasculatura pulmonar; e Se a Espirometria mostrar valores da relação VEF1/CVF menor que 70%, após o broncodilatador, com confirmação do diagnóstico de DPOC Grave Grau III - 30 VEF1 < 50%; PaO2 < 60 mm Hg; Dispnéia MRC 2/3 DPOC Muito Grave Grau IV - VEF1 < 30%; PaCO2 > 50 mmhg; Dispnéia MRC 4 e Cor Pulmonale. 6. Critérios de Exclusão Pacientes com DPOC Leve e com DPOC Moderada, seja, de Grau I e Grau II; Casos de DPOC Grave e Muito Grave, que responderem ao tratamento com uso de Broncodilatadores de longa ação ( Formoterol e Salmeterol ); Pacientes que não estejam de acordo com os termos de Consentimento Informado; Pacientes que apresentam qualquer contra indicação ao uso dos medicamentos descritos. A DPOC deve ser pensada em todo o paciente acima de 40 anos de idade que tenha exposição a fatores de risco conhecidos como tabaco, fogão a lenha tras poeiras/fumaças industriais. Os casos suspeitos podem não apresentar sintomas crônicos respiratórios, como tosse, falta de ar e produção de secreção, e exposição a poeiras e fumaça. Tabagistas e ex-tabagistas são os grupos mais susceptíveis a DPOC. A confirmação da DPOC requer a realização de espirometria pré e pos administração de broncodilatador. 1 Pacientes com suspeita diagnóstica de DPOC, serão encaminhados às unidades de saúde, que possam confirmar a doença, através de um espirometria com prova farmacodinâmica. A Se a espirometria mostrar valores da relação VEF1/CVF menor que 70% após o broncodilatador, o paciente confirma o diagnóstico de DPOC, e deve iniciar o tratamento medicamentoso. B Dados objetivos da dispnéia, através de escala de dispnéia, e de qualidade de vida, através de questionário de qualidade de vida, devem ser realizados para o acompanhamento do paciente. (anexo I) Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

7 Condução do Caso de DPOC A DPOC é classificada de acordo com os dados clínicos apresentados e a espirometria. A SBPT e o GOLD classificam a DPOC em quatro classes: leve, moderada, grave e muito grave. (Quadro I). 1- Leve 2 - Moderada 3 - Grave 4 - Muito Grave VEF1/CVF < 70% VEF1 80% 50 VEF1 < 80% 30 VEF1 < 50% VEF1 < 30% PaO2 < 60 mm Hg PaCO2 > 50 mmhg Dispnéia MRC 2/3 Cor Pulmonale Dispnéia MRC 4 Quadro I Classificação da DPOC, considerando-se dados de espirometria e do índice de dispnéia do MRC (medical Research Cncil) O Índice de Dispnéia do MRC, deve ser utilizado como medida objetiva de acompanhamento da DPOC. MRC Dispnéia 0 - Dispnéia somente ao realizar exercício intenso 1 - Dispnéia ao subir escadas ladeira andar apressadamente no plano 2 - Dispnéia no próprio passo no plano dificuldade para acompanhar o passo de tra pessoa da mesma idade 3 - Dispnéia no plano em menos de 100m após alguns minutos 4 - Muito dispnéico para sair de casa dispnéia para se vestir se despir Seguimento dos casos: Casos leves e moderados devem ser acompanhados por médicos generalistas, e os casos graves e muito graves por serviços de Pneumologia. Os medicamentos utilizados atualmente são direcionados ao tratamento dos sintomas, e devem ser utilizados para alívio dos sintomas (em demanda) e regularmente com objetivo de reduzir a hiperinsuflação pulmonar. Os tratamentos existentes, permitem redução dos sintomas com melhora da qualidade de vida, e redução do número de exacerbações, com redução de idas a emergências e das internações.. Medicamentos utilizados: No momento, os broncodilatadores (BD) das classes beta-adrenégicos de curta e longa ação e os antimuscarinicos de curta e longa ação, estão disponíveis. A forma inalatória é a forma indicada por ocasionar menor incidência de efeitos colaterais. Os BD de curta duração são o Salbutamol, o Fenoterol e o Ipratrópio. Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

8 Os BD de longa ação são o Salmeterol, o Formoterol e o Tiotrópio. Os efeitos colaterais mais relacionados são os de tremores e aumento da freqüência cardíaca, as medicações podem ser utilizadas em pacientes com cardiopatia e tras comorbidades, um aumento da dificuldade de micção em pacientes com hipertrofia de próstata pode ocorrer. Plano de ação para o Estado de Pernambuco Deve ser revista a inclusão de novos medicamentos a cada 2 anos. Rede Básica de Saúde Pacientes de classe I e II, devem ser tratados na rede básica de saúde. As ações de atuação primária de combate ao tabagismo, de vacinação antigripal, devem ser encorajadas e difundidas. A facilitação de acesso a espirometria a rede básica para confirmação da DPOC, deve ser assegurada. Aparelhos mais simples, de baixo custo e que permitem uma triagem adequada já estão disponíveis, e sua obtenção por unidades de saúde devem ser estimulada. O Salbutamol associado à Ipratrópio é o medicamento principal para o tratamento dos pacientes. As equipes de saúde devem orientar sobre a necessidade de exercício regular como mecanismo de reabilitação pulmonar. Pacientes que não estejam apresentando melhora dos seus sintomas, não exista a certeza diagnóstica devem ser encaminhados para consulta com Pneumologista, devendo retornar a rede básica de saúde com o parecer especializado. Rede Secundária de Saúde Os municípios devem proporcionar centros de referência com especialistas em Pneumologia, e com apoio para confirmação do diagnóstico e do tratamento a ser realizado. Nos casos necessários o Pneumologista poderá encaminhar para os centros de referência terciária. O apoio de radiografia de tórax, espirometria e laboratório devem ser assegurados ao especialista. O tratamento dos casos confirmados de DPOC das classes I e II, deve ser realizado no nível básico, o centro deve dispor da medicação primária de tratamento, broncodilatadores inalatórios de curta ação: salbutamol associado à ipratrópio, salbutamol fenoterol. Os casos de DPOC grave e muito grave, devem receber tratamento com uso de BD de longa ação, as medicações Formoterol, Salmeterol devem ser disponibilizadas. Os casos não controlados devem ser encaminhados para consulta e avaliação de tratamento nos centros de referência terciária. Rede Terciária de Saúde Os centros de tratamento dos hospitais Otávio de Freitas e Hospital Universitário Osvaldo Cruz, se encontram equipados para este nível de tratamento. Os pacientes Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

9 encaminhados para estes centros serão matriculados nos ambulatórios especializados, e submetidos a diagnóstico diferencial e confirmação de sua doença. Os broncodilatadores de longa ação como formoterol, salmeterol e tiotrópio, a associação de formoterol e budesonida de salmeterol e fluticasona estarão disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde para estes centros. O programa de oxigenoterapia para os casos com hipoxemia já se encontra em funcionamento. Os pacientes necessitam ser avaliados, através de questionários de qualidade de vida, gasometria arteriais, e acompanhados com uso de indicadores objetivos, como o índice de dispnéia do MRC, e teste de caminhada em seis minutos. O tratamento seguirá o protocolo sugerido pela SBPT: Tratamento farmacológico: uso de broncodilatadores e corticóides inalados - a terapêutica farmacológica é usada para prevenir e controlar sintomas, melhorar a tolerância ao exercício, melhorar a qualidade de vida e reduzir a freqüência e gravidade das exacerbações; - os broncodilatadores são peças centrais na condução dos sintomas na DPOC; - o tratamento regular com broncodilatadores de ação prolongada é mais efetivo e conveniente do que o uso dos broncodilatadores de ação curta, embora mais caro; - a teofilina e seus derivados, devido à baixa potência broncodilatadora e elevada ocorrência de efeitos adversos, devem ser usados como segunda opção, quando não há condições de uso de beta-dois adrenérgicos e anticolinérgicos, em associação a estes em pacientes ainda sintomáticos com o uso dos mesmos; - o uso de corticóides inalados deve ficar restrito a pacientes com VEF1< 50% e com exacerbações freqüentes; - deve haver um incremento gradual na utilização dos recursos farmacológicos no tratamento, de acordo com a gravidade da doença. O tratamento deve ser iniciado com uso de uma associação de broncodilatadores de longa ação, o formoterol salmeterol associado ao tiotrópio, o fornecimento da associação de salbutamol e ipratrópio deve ser dada a todo o paciente em tratamento. Dados objetivos devem ser coletados, como o índice do MRC de dispnéia (anexo II), teste de caminhada em seis minutos, e questionário de qualidade de vida anexo II (CCQ Clinical DPOC Questionaire) que já traduzido e liberado para uso no Brasil. O controle espirométrico não é indicado como avaliador de resposta a curto prazo. A A medicação deve ser mantida por 60 dias, quando nova espirometria, e avaliação dos sintomas deve ser realizada, através da escala de dispnéia e da escala de qualidade de vida. B Se ocorrer normalização dos valores da relação do VEF1/CVF > 70%, o paciente não é portador de DPOC, e deve ser encaminhado a um serviço de Pneumologia para refazer o diagnóstico. C Se a espirometria confirmar o diagnóstico, e o controle dos sintomas, e melhora dos índices de qualidade de vida obtidos, deve ser realizada a retirada de um dos broncodilatadores de longa ação, e nova avaliação deve ser programada para 60 dias. D Em caso de agravo dos dados objetivos, a medicação retirada deve ser reintroduzida e mantida. E A cada seis meses o paciente deve realizar nova avaliação objetiva para continuar a receber a medicação. Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

10 O fluxograma de atendimento se encontra detalhado no anexo I. A medicação será dispensada para cada três meses com solicitação específica (anexo III). Casos Especiais Tratamento de reposição de alfa1 anti-tripsina A α1antitripsina é uma proteína que circula no sangue, sendo uma das mais importantes inibidoras de proteases humanas e é responsável por mais de 90% da capacidade antiproteolítica do trato respiratório inferior. A sua deficiência é um transtorno hereditário e se caracteriza por uma produção anormalmente baixa desta proteína. É uma doença de prevalência não conhecida no Brasil, e com custo elevado de tratamento. A administração de α1antitripsina exógena permite o aumento de seu nível plasmático, sendo a dose recomendada no adulto de 60mg/kg de peso corporal, em infusão endovenosa semanal por um período de 90 minutos. O objetivo deste procedimento é manter a concentração plasmática de α1antitripsina acima de 11mM. Não existem estudos de segurança com seu uso em grávidas, lactantes e menores de 18 anos de idade. Recomenda-se a vacinação contra hepatite A e B para pacientes que vão receber este medicamento. A reposição de α1antitripsina está indicada para tratamento de substituição em pacientes portadores de enfisema pulmonar panacinar por deficiência de α1antitripsina (fenótipos PiZZ, PiZ(null), Pi (null ) (null) e PiSZ), quando os valores séricos encontrados estão abaixo de 80 mg/dl em aplicações semanais por via intravenosa. Raramente tem sido observada a ocorrência de manifestações adversas como febre reações alérgicas de hipersensibilidade na administração. Não se deve administrar a medicação a pacientes com déficit seletivo de IgA com hipersensibilidade à substância ativa. Há 3 apresentações no mercado internacional e que podem ser obtidas por importação. Prolastina: apresentada sob a forma de pó liofilizado mg. O medicamento deve ser conservado em temperatura entre 2 e 8 C, sem congelamento. Prolastina deve ser reconstituído com 20mL (500mg) 40 ml (1000mg) de água destilada para se obter uma solução com concentração de 25mg de α1antitripsina por ml. Respira: apresentada sob a forma de solução salina num frasco de 50ml contendo 1000mg de α1antitripsina para administração endovenosa. Respira deve ser conservado entre 2 e 8 C sem congelamento. Trypsone : α1antitripsina humana sob a forma de pó com conteúdos de 500 e 1000mg e que deve ser diluído em ml de água destilada, respectivamente. Deve ser conservado em temperatura até 30 C, sem congelamento. Fluxograma para unidades terciárias 1 - Diagnóstico suspeito de DPOC grau III e IV, encaminhado ao programa de tratamento da DPOC (unidades referenciadas). Solicitar espirometria, escala de dispnéia, escala de qualidade de vida (escala de dispnéia anexada, questionário de qualidade de vida anexado). Na unidade referenciada: 2 Iniciar fornecimento com Formoterol 12 mcg duas vezes ao dia, Salmeterol 50 mcg duas vezes ao dia, e tiotrópio 18 mcg dia, e a associação de salbutamol/ipratrópio, para 60 dias. Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

11 3 Reavaliar paciente, com espirometria, escala de dispnéia e qualidade de vida. A Melhora clínica, retirada de uma das medicações de longa ação formoterol / salmeterol tiotrópio, reavaliar após 60 dias. B Não melhora clínica, substituir formoterol por formoterol/budesonida 12/400 2 vezes dia, salmeterol por salmeterol/fluticasona 50/500 2 vezes dia 4 Reavaliar paciente com espirometria, escala de dispnéia e qualidade de vida após 60 dias. A Mantém estabilidade clinica, manter medicação atual. B Agravo do quadro clínico, introduzir aminofilina 0,2g, 4 vezes ao dia 5 Reavaliações a cada 180 dias para manutenção do fornecimento das medicações. Unidades referências terciárias: Setor de Pneumologia 1 Hospital Otávio de Freitas. 2 Hospital Universitário Oswaldo Cruz. 3 Hospital Geral do Agreste Caruaru. Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

12 ANEXOS ANEXO I Fluxograma de Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Grave e Muito Grave Formoterol, Salmeterol, Tiotrópio, Associação de Formoterol e Budesonida de Salmeterol e Fluticasona, Salbutamol, Fenoterol e Ipratrópio Pacientes Deverão ser Encaminhados e Acompanhados em um Centro de Referência Terciário * onde serão submetidos a diagnóstico diferencial e confirmação de sua doença. Critérios de Inclusão Paciente acima de 40 anos de idade, que tenha exposição a fatores de risco conhecidos, como tabaco, fogão a lenha tras poeiras/fumaças industriais; e Apresentar sintomas de enfisema pulmonar bronquite crônica bronquiolite respiratória alterações da vasculatura pulmonar; e Se a Espirometria mostrar valores da relação VEF1/CVF menor que 70%, após o broncodilatador, com confirmação do diagnóstico de DPOC Grave Grau III - 30 VEF1 < 50%; PaO2 < 60 mm Hg; Dispnéia MRC 2/3 DPOC Muito Grave Grau IV - VEF1 < 30%; PaCO2 > 50 mmhg; Dispnéia MRC 4 e Cor Pulmonale. Critérios de Exclusão Pacientes com DPOC Leve e com DPOC Moderada, seja, de Grau I e Grau II; Casos de DPOC Grave e Muito Grave, que responderem ao tratamento com uso de Broncodilatadores de longa ação ( Formoterol e Salmeterol ); Pacientes que não estejam de acordo com os termos de Consentimento Informado; Pacientes que apresentam qualquer contra indicação ao uso dos medicamentos descritos. * Centros de Referência Terciário Hospital Otávio de Freitas Hospital Universitário Oswaldo Cruz Hospital Regional do Agreste Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

13 Centros de Referência Doses de Broncodilatadores de Longa Ação Formoterol 12 mcg duas vezes ao dia; Ou Salmeterol 50 mcg duas vezes ao dia; Associar com Tiotrópio 18 mcg/dia Doses de Corticóides Inalatórios na DPOC Budesonida 400 mg duas vezes ao dia; Ou Fluticasona 500 mg duas vezes ao dia; Pacientes com confirmação de Diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Grave e Muito Grave Utilizar os seguintes esquemas terapêuticos em associação Dois Bronco dilatadores betaadrenérgicos de Longa Ação por 60 dias Estabilização dos Sintomas? NÃO Dois Bronco dilatadores betaadrenérgicos de Curta Ação por 60 dias SIM Doses de Broncodilatadores de Curta Ação Salbutamol 180 mcg três a quatro vezes ao dia; Ou Fenoterol 180 mcg três a quatro vezes ao dia; Associar com Ipratrópio 2 ml três a quatro vezes ao dia Doses de Bron dilatador Substituir o Broncodilatador por Broncodilatador associado a Corticóide Inalatório por 60 dias Retirar um dos broncodilatadores de Longa Ação por 60 dias Aminofilina 2 g quatro vezes ao dia; Estabilização dos Sintomas? NÃO SIM Associar Bron codilatador Manter Medica Monitorização Avaliação Clínica periódica a cada 60 dias idealmente com a apresentação de Escala de dispnéia; Escala de Qualidade de Vida; e Espirometria Após Estabilização dos Sintomas reavaliação a cada 180 dias para manutenção do fornecimento Rua Padre dos Inglês medicamentos. Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone: Monitorização de possíveis efeitos adversos

14 TABELA 1 - ESTIMATIVA DE CUSTO POR PACIENTE Esque ma 1 Esque ma 2 Esque ma 3 Esque ma 4 Esque ma 5 Esque ma 6 Esque ma 7 Esque ma 8 Formoterol 68,67 68,67 Salmeterol 53,17 53,17 Tiotrópio 223,28 223,28 223,28 223,28 223,28 223,28 223,28 223,28 Budesonida 39,38 Fluticasona 45,52 Formoterol/ Budesonida Salmeterol/ Fluticasona 68,67 68,67 105,07 105,07 Aminofilina 24,48 24,48 TOTAL 1 Esquema 9 Esquema 10 TOTAL , ,97 31,96 328,92 323,91 276, ,97 31,96 313,42 308,41 331, ,97 31,96 368,30 363,29 321, ,97 31, ,93 291, ,97 31,96 328, , ,97 31,96 365, ,97 31,96 353,40 348,39 352, ,97 31,96 389,80 384,79 TABELA 2 - ESTIMATIVA DE CUSTO POR PACIENTE Associação 1 Associação 2 Salbutamol 17,88 Fenoterol 12,87 Ipratrópio 19,09 19,09 TOTAL 2 36,97 31,96 Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

15 TABELA DE DADOS DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO Estad o População com 40 mais anos de idade Portadores de DPOC (estádio II a IV) Nº. de inter nações no SUS, ano de 2006, por DPOC indiví duos > 40 anos Nº. de óbitos por DPOC, ano de 2003, (indivíduos com > 40 anos) Prevalência DPOC Estádio III Doença Grave e DPOC Estádio IV Doença Muito Grave PE ,9% e 0,2% Estimativa para o Estado de Pernam buco (de acordo com a pre valência) Estágio III e IV Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

16 ANEXO II Questionário Clínico para DPOC Por favor circule apenas uma das respostas que mais se aproxime de como você se sentiu na última semana Em média na última semana quantas vezes você apresent: Falta de ar em 1 repso Falta de ar 2 durante esforço físico Preocupado em piorar a 3 respiração ficar gripado Deprimido devido aos 4 problemas de respiração Em geral na ultima semana, quantas vezes você? Nunca Dificilmente Pcas vezes Algumas vezes Muitas vezes Maioria do tempo Sempre Teve tosse? Teve secreção (catarro) Em média quantas vezes, devido a sua falta de ar, Discretamente Levemente Moderadamente Muito Nenhuma Limitado você deix de limitado limitado limitado limitado realizar alguma atividade? 7 Atividade física extrema (subir escadas, pratica esportes, apressado) Totalmente limitado Atividade física moderada (andar, trabalhos de casa, carregar coisas) 9 Atividades diárias (se vestir, tomar banho) 10 Atividades sócias (conversar, ficar com crianças, visitar amigos parentes) CCQ Calculo do escore: Escore total (soma dos 10 itens/10) // Sintomas= itens ( ) /4 Estado funcional= itens ( ) /4 Estado mental = itens (3+4) /2 Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

17 Anexo III Ficha de controle de dispensação de medicamentos Ao Programa de tratamento farmacológico da DPOC Paciente: Idade: Sexo: CPF: Endereço: Bairro: Cidade: CEP: Fone: Tabagista: S / N Ex-Tabagista: S / N Média cigarros ao dia: Anos de tabagismo: Sintomas: Tosse diária: S/N Há quanto tempo: anos. Secreção diária: S/N Há quanto tempo : anos Falta de ar: S/N Índice de dispnéia : 0 / 1/ 2/ 3 / 4 Espirometria: Peso: kg Altura: cm VEF1: ml CVF: ml VEF1/CVF % Solicito dispensar as seguintes medicações para o paciente acima citado, no programa de fornecimento de medicações para DPOC. Formoterol 12 mcg duas vezes ao dia caixas Salmeterol 50 mcg duas vezes ao dia caixas Tiotrópio 18 mcg uma vez ao dia caixas Formoterol 12 mcg + Budesonida 400 duas vezes ao dia caixas Salmeterol 50 mcg + Fluticasona 500 duas vezes ao dia caixas Salbutamol+Ipratrópio em caso de desconforto respiratório caixas Nome Médico: CPF: Assinatura/Carimbo: Endereço para contato: Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

18 7. LME SUS - PE SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE GERÊNCIA GERAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA Unidade DE de ASSISTÊNCIA Medicamentos Excepcionais À SAÚDE GERÊNCIA Laudo DE ASSISTÊNCIA de Medicamentos FARMACÊUTICA Excepcionais - LME Obs.: 1. O preenchimento completo deste LAUDO e sua respectiva assinatura são imprescindíveis para o fornecimento do medicamento. O mesmo será preenchido em duas vias: uma será arquivada na farmácia responsável pela dispensação dos medicamentos e a tra será arquivada no prontuário do paciente. 1 ********** PACIENTE ********** Nome do Paciente Nº do Prontuário Cartão Nacional do SUS - CNS Data de Nascimento: CPF Identidade Masc ( ) Fem. ( ) Nome da Mãe: Endereço (Rua; nº; bairro): DDD / Nº Telef. Responsável: Município de Residência Cód. IBGE Município UF CEP 2 ********** ESTABELECIMENTO DE SAÚDE (SOLICITANTE) ********** Estabelecimento de Saúde (Solicitante) SUS 3 ********** MEDICAMENTO(S) SOLICITADO(S) ********** Cód. Medic. MEDICAMENTO / CONC. / UNI. MEDIDA / FORMA FARMACÊUTICA/DOSE/POSOLOGIA (Utilizar a denominação comum brasileira - DCB) Cad. Nacional de Estabelecimento de Saúde CNES QTDE / MÊS CID PRINC. CID SEC. Peso Paciente (KG) Altura Paciente (m) Justificativa do(s) Medicamento(s) Solicitado(s): Gestante SIM ( ) Não ( ) Transplantado Sim ( ) QTDE Não ( ) Hemofilia Leve ( ); Moderada ( ); Grave ( ) Inibidor < 5UB ( ); > = 5UB ( ) Ausente ( ) Provas Diagnósticas para Inclusão ( ) Monitoramento ( )- (Anexar cópia dos exames): Nome do Profissional Solicitante Assinatura do Médico e Carimbo Data solicitação: CPF CNS 4 ********** AUTORIZAÇÃO ********** NOME DO PROFISSIONAL AUTORIZADOR CÓD. ORGÃO EMISSOR Nº DA ALTORIZAÇÃO DOCUMENTO Nº DOCUMENTO (CNS/CPF) DO PROFISSIONAL AUTORIZADOR ( ) CNS ( ) CPF DATA DA AUTORIZAÇÃO / / Rua Padre Inglês ASSINATURA Nº. E 288, CARIMBO Boa (Nº Vista, DO REGISTRO Recife DO CONSELHO PE, CEP: , Fone: PERÍODO DE VALIDADE 18 / / a / /

19 8. Resolução GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE RESOLUÇÃO CIB/PE Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2007 Institui Política de Assistência Farmacêutica para Pacientes Portadores de Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC e Hipertensão Pulmonar. O Presidente e o Vice-Presidente da Comissão Intergestores Bipartite Estadual CIB/PE, no uso de suas atribuições legais e considerando, I. O Artigo 7º da Lei Nº de 19 de setembro de 1990, que estabelece a inclusão de ações de assistência terapêutica integral, inclusive a farmacêutica, no campo de atuação do SUS; II. O preconizado na Norma Operacional de Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde NOAS/SUS 01/2002; III. As Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde, instituídas pela Portaria GM Nº. 399, de 22 de fevereiro de 2006; IV. Os pressupostos constantes da Portaria GM Nº. 699, de 30 de março de 2006, que regulamenta as Diretrizes Operacionais do Pacto pela Vida e de Gestão; V. A competência dos municípios prestarem serviços de atendimento à saúde da população, com a cooperação técnica e financeira dos Estados e da União; VI. A necessidade, pactuada pelos gestores do SUS, de garantir medicamentos para cobertura das patologias de impacto no âmbito da atenção básica à saúde; VII. A decisão da Comissão Intergestores Bipartite Estadual, em sessão ordinária de 12 de novembro de 2007, Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

20 RESOLVE: Art. 1º Aprovar a instituição da Política de Assistência Farmacêutica para Pacientes Portadores de Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC e Hipertensão Pulmonar no estado de Pernambuco. Art. 2º - Aprovar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Portadores de Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC e Hipertensão Pulmonar, em anexo. Art. 3º - Definir que a responsabilidade pela aquisição e distribuição dos medicamentos é de responsabilidade do gestor estadual. Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado. Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário. Recife, 12 de novembro de Jorge Gomes Presidente da Comissão Intergestores Bipartite CIB/PE Roberto Hamilton Presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde COSEMS/PE Rua Padre Inglês Nº. 288, Boa Vista, Recife PE, CEP: , Fone:

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível

Leia mais

DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007)

DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007) DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007) Smeele IJM, Van Weel C, Van Schayck CP, Van der Molen T, Thoonen B, Schermer T, Sachs APE, Muris JWM, Chavannes

Leia mais

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 02, de 12 de março de 2014

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 02, de 12 de março de 2014 Nota Técnica GAF/CCTIES nº 02, de 12 de março de 2014 Assunto: Padronização do fluxo de dispensação de medicamentos aos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC, atendidos no Estado de São

Leia mais

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC 2012 4 de Maio Sexta-feira Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC Agostinho Marques Definição de DPOC GOLD 2011 A DPOC, uma doença prevenível e tratável, é caracterizada por limitação persistente

Leia mais

c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos) Respostas:

c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos) Respostas: 01 Uma mulher de 31 anos de idade, negra, assintomática, fez exame médico de rotina para admissão em emprego. A radiografia de tórax em PA foi a seguinte: a) cite a principal hipótese diagnóstica. (7,0

Leia mais

Data: 18/06/2013. NTRR 100/2013 a. Medicamento x Material Procedimento Cobertura. Solicitante: Juiza de Direito Dra. Herilene de Oliveira Andrade

Data: 18/06/2013. NTRR 100/2013 a. Medicamento x Material Procedimento Cobertura. Solicitante: Juiza de Direito Dra. Herilene de Oliveira Andrade NTRR 100/2013 a Solicitante: Juiza de Direito Dra. Herilene de Oliveira Andrade Data: 18/06/2013 Medicamento x Material Procedimento Cobertura Número do processo: 335.13.1151-3 Réu: Município de Itapecerica

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 06 - julho/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma

Leia mais

Quais as mudanças na revisão do GOLD Fernando Lundgren GOLD HOF SBPT

Quais as mudanças na revisão do GOLD Fernando Lundgren GOLD HOF SBPT Quais as mudanças na revisão do GOLD 2017 Fernando Lundgren GOLD HOF SBPT Conflitos de Interesse Objetivos do Projeto GOLD Alertar autoridades de saúde, profissionais de saúde, governantes e o publico

Leia mais

NORMA TÉCNICA 02/2013

NORMA TÉCNICA 02/2013 Introdução NORMA TÉCNICA 02/2013 DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA - DPOC A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) se caracteriza por sinais e sintomas respiratórios associados a obstrução crônica

Leia mais

CASO CLÍNICO ASMA. Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre

CASO CLÍNICO ASMA. Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre CASO CLÍNICO ASMA Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre Dispnéia recorrente desde a infância, chiado no peito, dor torácica em aperto 2 despertares noturnos/semana por asma Diversas internações

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

DOENÇA A PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

DOENÇA A PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA unesp Curso Semiologia 3 ano 2008 C L ÍN IC A M É D IC A DOENÇA A PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Daniella de Rezende Duarte Disciplina de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu INCIDÊNCIA DPOC 15,8%

Leia mais

ACESSO A MEDICAMENTOS EM PNEUMOLOGIA

ACESSO A MEDICAMENTOS EM PNEUMOLOGIA ACESSO A MEDICAMENTOS EM PNEUMOLOGIA Prof. Dr. ALCINDO CERCI NETO ACESSO Deve significar acesso ao medicamento adequado, para uma finalidade específica, em dosagem correta, por tempo adequado e cuja utilização

Leia mais

FARMÁCIA CIDADÃ UM AUXÍLIO PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

FARMÁCIA CIDADÃ UM AUXÍLIO PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA FARMÁCIA CIDADÃ UM AUXÍLIO PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA RODRÍGUES, Layla Calazans 1 OLIVEIRA, Luciara 1 ZACCHI, Pâmela Santos 1 RABELO, Sâmara Graziela 1 SAMPAIO, Poliane Barbosa 2 INTRODUÇÃO O Projeto

Leia mais

Alfapeginterferona 2A 180mcg (seringa preenchida);

Alfapeginterferona 2A 180mcg (seringa preenchida); HEPATITE VIRAL AGUDA C Portaria SAS/MS n 221 18/07/2011 Medicamento ALFAINTERFERONA (INF alfa) ALFAPEGINTERFERONA (INF-PEG) RIBAVIRINA (RBV) CID 10 B17.1 Apresentação Alfainterferona 2B 3.000.000UI, 5.000.000UI

Leia mais

DPOC e Asma DPOC. A diminuição do VEF1 reflete a intensidade da obstrução.

DPOC e Asma DPOC. A diminuição do VEF1 reflete a intensidade da obstrução. DPOC e Asma DPOC De acordo com os Cadernos de Atenção Básica, no seu módulo de Doenças Respiratórias Crônicas (nº 25), DPOC é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada

Leia mais

José R. Jardim Escola Paulista de Medcina

José R. Jardim Escola Paulista de Medcina 1 GOLD 2011 os sintomase o risco futuro devemser valorizados? José R. Jardim Escola Paulista de Medcina 2 O que é o GOLD 2011 É um documento curto, não são Diretrizes, mas sim recomendações. Ele não é

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Rinite Alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa

Leia mais

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento XIII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife Rio de

Leia mais

TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz

TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz A asma é uma das doenças crônicas mais prevalentes na infância e apresenta altas taxas de mortalidade e internações. Por

Leia mais

Diagnóstico e tratamento da Deficiência de Alfa -1 antitripsina no Brasil

Diagnóstico e tratamento da Deficiência de Alfa -1 antitripsina no Brasil Diagnóstico e tratamento da Deficiência de Alfa -1 antitripsina no Brasil Oliver Nascimento Centro de Reabilitação Pulmonar Disciplina de Pneumologia Unifesp / LESF A deficiência de α-1 antititripsina

Leia mais

de 5 ml) Anexos - Relato detalhado do médico assistente. Obrigatórios - Formulários médico e farmacêutico, devidamente preenchidos

de 5 ml) Anexos - Relato detalhado do médico assistente. Obrigatórios - Formulários médico e farmacêutico, devidamente preenchidos GLAUCOMA Portaria SAS/MS n 1279 19/11/2013 CID 10 H40.1; H40.2; H40.3; H40.4; H40.5; H40.6; H40.8; Q15.0 Medicamento BIMATOPROSTA BRIMONIDINA BRINZOLAMIDA DORZOLAMIDA Apresentação 0,3 mg/ml solução 2,0

Leia mais

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais.

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial. CESC, LAS. 1 Objetivo Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais;

Leia mais

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DA SOCIEDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DA SOCIEDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DA SOCIEDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria 2017 / 2019 Presidente: Rogério Rufino Vice-Presidente: Fernanda Mello Vice-Presidente

Leia mais

N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*)

N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de 2006 Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,

Leia mais

BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EQUIPE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE TELEFONE DE CONTATO Nº DO TELEFONE

BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EQUIPE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE TELEFONE DE CONTATO Nº DO TELEFONE Ministério da Saúde sus Sistema Único de Saúde NOME DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE Boletim de Produção Ambulatorial Dados Individualizados CNES CARTÃO NACIONAL

Leia mais

Estr t a r té t gia i S IR I (P ( A P L A ) P og o r g ama m Respi p r i a Bahi h a

Estr t a r té t gia i S IR I (P ( A P L A ) P og o r g ama m Respi p r i a Bahi h a Estratégia SIR(PAL) Programa Respira Bahia Curso Nacional infecções respiratórias e ACMLemos tuberculose-2012 Prof. Associado da FAMED/UFBA Doutor em Medicina e Saude Chefe Serviço Pneumologia HUPES/UFBA

Leia mais

DPOC - Características e classificação

DPOC - Características e classificação - Características e classificação Dr. Jairo Sponholz Araujo CRM 5141-PR - Características e classificação Dr. Jairo Sponholz Araujo - CRM 5141-PR Médico da disciplina de pneumologia do Hospital de Clínicas

Leia mais

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) COMO TRATAR A SAOS NO PACIENTE COM DPOC? II CURSO NACIONAL DE SONO MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife São Paulo, 24 de março de 2012

Leia mais

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva - 2009 Programa de Reabilitação Pulmonar Rosângela H. Araújo Santos Divisão Cooperados Total: 838 0,04% Gerência Executiva da Assistência e Promoção à Saúde

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta

Leia mais

Resumos Clínicos - Pulmonar Obstrutiva Crônica

Resumos Clínicos - Pulmonar Obstrutiva Crônica Resumos Clínicos - Pulmonar Obstrutiva Crônica Introdução A (DPOC) é caracterizada pela limitação persistente ao fluxo aéreo e que não é completamente reversível. É uma doença geralmente progressiva e

Leia mais

HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE DIA MUNDIAL DA ASMA

HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE DIA MUNDIAL DA ASMA HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE 2012- DIA MUNDIAL DA ASMA DIA MUNDIAL DA ASMA 1º DE MAIO DE 2012 EPIDEMIOLOGIA DA ASMA 300 milhões de

Leia mais

PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*)

PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) Edição Número 65 de 04/04/2006 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando

Leia mais

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União Nota Técnica N 208/2013 Brasília, agosto de 2013. Princípio Ativo: ácido nicotínico Nomes Comerciais 1 : Acinic, Metri, Cordaptive. Sumário 1. O que é o ácido nicotínico?... 2 2. O medicamento possui registro

Leia mais

Introdução. Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma.

Introdução. Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma. Introdução Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma. Alguns pacientes (poucos) podem se beneficiar do antileucotrieno como único tratamento. Se BD de longa ação: acima de 4

Leia mais

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA 1. A situação 2. O que é a Alfa1 3. Como se herda 4. O diagnóstico 5. O tratamento 6. Doentes Alfa 7. A associação A situação A Deficiência de alfa1 antitripsina (Alfa1)

Leia mais

PARECER CONSULTA N 22/2017

PARECER CONSULTA N 22/2017 PARECER CONSULTA N 22/2017 PROCESSO CONSULTA CRM-ES N 38/2013 INTERESSADO: Dr. FAT ASSUNTO: Dispensação de medicamento excepcional CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Thales Gouveia Limeira APROVAÇÃO PLENÁRIA:

Leia mais

TENOFOVIR (TDF) ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERONA

TENOFOVIR (TDF) ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERONA HEPATITE VIRAL B E COINFECÇÕES Portaria SCTIE/MS nº 43 07/12/2016 Medicamento TENOFOVIR (TDF) ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERONA (PegIFN) CID 10 B18.1 Apresentação 300 mg (comprimido) 0,5mg (comprimido)

Leia mais

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC 2012 Norte 16 de Novembro 6ª feira Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC Agostinho Marques Definição de DPOC GOLD 2011 A DPOC, uma doença prevenível e tratável, é caracterizada por limitação

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR 2015 PRÉ-REQUISITO (R1) / CLÍNICA MÉDICA PROVA DISCURSIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR 2015 PRÉ-REQUISITO (R1) / CLÍNICA MÉDICA PROVA DISCURSIVA RESIDÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR 0 PRÉ-REQUISITO (R) / CLÍNICA MÉDICA PROVA DISCURSIVA RESIDÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR 0 PRÉ-REQUISITO (R) / CLÍNICA MÉDICA PROVA DISCURSIVA ) Idosa de 8 anos, ex-tabagista (carga

Leia mais

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Exacerbação Aguda na Sala de Urgência

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Exacerbação Aguda na Sala de Urgência Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Exacerbação Aguda na Sala de Urgência Autores e Afiliação: Daniel Zoppi. Médico Assistente da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica - FMRP/USP;

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

DPOC. Autores Júlio César Abreu de Oliveira 1 José Roberto Jardim 2 Erich Vidal Carvalho 3 Publicação: Jun-2000 Revisão: Nov-2005

DPOC. Autores Júlio César Abreu de Oliveira 1 José Roberto Jardim 2 Erich Vidal Carvalho 3 Publicação: Jun-2000 Revisão: Nov-2005 DPOC Autores Júlio César Abreu de Oliveira 1 José Roberto Jardim 2 Erich Vidal Carvalho 3 Publicação: Jun-2000 Revisão: Nov-2005 1 - Qual a definição de DPOC? "A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Leia mais

MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES

MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES AVANÇADAS Maio de 2013 Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Conteúdo Definições atualmente utilizadas Diagnóstico Tratamento

Leia mais

Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência. Uma patologias crónicas mais frequentes

Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência. Uma patologias crónicas mais frequentes Tiago M Alfaro alfarotm@gmail.com 09/05/2014 Asma Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência Uma patologias crónicas mais frequentes Heterogeneidade importante nas manifestações

Leia mais

ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE

ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Sexo feminino, 22 anos, estudante, parda Asmática desde bebê, em uso regular de: formoterol 12 mcg tid + budesonida 800 mcg bid + azatioprina 50mg bid + prednisona 40mg qd + azitromicina 3x/semana + budesonida

Leia mais

Asma Diagnóstico e Tratamento

Asma Diagnóstico e Tratamento 1ªs Jornadas de Pneumologia de Angola Respirar bem, Dormir bem, Viver melhor Asma Diagnóstico e Tratamento Margarete Arrais MD, Pneumologista Introdução Importante problema de saúde pública. Desde a década

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

Estrutura e montagem dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas

Estrutura e montagem dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas Estrutura e montagem dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas Os Editores A estrutura de cada capítulo compreende seis módulos: 1. Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas; 2. Termo de Esclarecimento

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Da natureza e finalidade Art. 1º - A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é instância de caráter consultivo e deliberativo da Direção Médica

Leia mais

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF)

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) Padronização para a regulação do fluxo de atendimento do paciente com suspeita de dengue na Atenção Básica: Recepção:

Leia mais

COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPEUTICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS

COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPEUTICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPEUTICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPEUTICA Março 2007 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES ART 1º - A Comissão de Farmácia

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Aula Prática

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Aula Prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Aula Prática Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo Farmácia Universitária da USP

Leia mais

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Asma: Manejo do Período Intercrise Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria ASMA Doença Inflamatória Crônica Hiper-responsividade das vias aéreas inferiores

Leia mais

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares REGULAÇÃO LATO IAL REGULAÇÃO AMBULATORIAL agendamento de consultas especializadas e exames complementares Os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são as unidades responsá veis pelo seu cuidado.

Leia mais

TITULO: TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL

TITULO: TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL TITULO: TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL Autores: Thaís Regina Barcelos Foelkel Savietto; Rafaela Zampiere. Serviço de Saúde: 1- Núcleo Integrado de Saúde 2- Serviço Social/ SMS 3- Compras Palavras Chaves:

Leia mais

Acebrofilina Eurofarma

Acebrofilina Eurofarma Acebrofilina Eurofarma EUROFARMA Atualizado em 03/06/2015 Acebrofilina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Xarope Forma Farmacêutica e Apresentações da Acebrofilina Eurofarma Xarope infantil 25

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 320/2014

RESPOSTA RÁPIDA 320/2014 RESPOSTA RÁPIDA 320/2014 ACETILCISTEÍNA, PREDNISOLONA, e ISKEMIL para tratamento de DPOC SOLICITANTE Dra Daniele Viana da Silva Juíza de Direito da comarca de Ervália NÚMERO DO PROCESSO 0005119-73.2014.2013.8.13.0240

Leia mais

conhecer e prevenir ASMA

conhecer e prevenir ASMA conhecer e prevenir ASMA 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo Diretor

Leia mais

Protocolo de atendimento a pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Estado do Ceará

Protocolo de atendimento a pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Estado do Ceará Protocolo de atendimento a pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Estado do Ceará Ceará 2010 Protocolo de atendimento a pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva

Leia mais

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues ASMA FACIMED Curso de Medicina Disciplina Medicina de Família e Comunidade Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues Disciplina Medicina de Família e Comunidade 5º Período Objetivos Ao final desta aula o aluno

Leia mais

para o Tratamento de Doenças

para o Tratamento de Doenças ARTRITE PSORÍACA Portaria SAS/MS n 6 17/07/2017 Medicamento SULFASSALAZINA METOTREXATO NAPROXENO CID 10 M07.0, M07.3 Apresentação 500mg (comprimido) 2,5mg (comprimido) e 500mg (comprimido) 25mg/mL injetável

Leia mais

Informe Influenza: julho COVISA - Campinas

Informe Influenza: julho COVISA - Campinas PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenadoria de Vigilância em Saúde Avenida Anchieta, 200 11º andar Centro CEP: 13015-904 Tel. (19) 2116-0187 / 0286 E-mail: covisa@campinas.sp.gov.br

Leia mais

Protocolo de Manejo da Asma

Protocolo de Manejo da Asma Clínica Médica Protocolo de Manejo da Asma Definição Asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível

Leia mais

EDITAL Nº 32/2015 SELEÇÃO DE EXTENSIONISTAS GRADUADOS PARA O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA - PREQUAVI

EDITAL Nº 32/2015 SELEÇÃO DE EXTENSIONISTAS GRADUADOS PARA O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA - PREQUAVI Universidade Federal do Ceará Departamento de Fisioterapia Curso de Fisioterapia Programa de Reabilitação e Qualidade de Vida - PREQUAVI Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde

Leia mais

adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente determino a sua publicação:

adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente determino a sua publicação: Resolução - RDC nº 26, de 17 de dezembro de 1999 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVS aprovado

Leia mais

Epidemiologia, Impacto e Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Brasil

Epidemiologia, Impacto e Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Brasil Epidemiologia, Impacto e Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Brasil José Roberto Jardim e Oliver A. Nascimento 32 Definição O Consenso da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Leia mais

Texto transcrito pela Invitare Pesquisa Clínica

Texto transcrito pela Invitare Pesquisa Clínica Resolução - RDC nº 26, de 17 de dezembro de 1999 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVS aprovado

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE. PORTARIA SESAU Nº 002/2019 DE 10 de maio de 2019.

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE. PORTARIA SESAU Nº 002/2019 DE 10 de maio de 2019. Sexta-feira, 10 de Maio de 2019 Edição N 2.188 Caderno II PORTARIA SESAU Nº 002/2019 DE 10 de maio de 2019. Regulamenta o modo de atuação da Comissão de Farmácia e Terapêutica - CFT da Secretaria Municipal

Leia mais

DPOC - Uma revisão bibliográfica

DPOC - Uma revisão bibliográfica Autora: Samira Pires Dario - Fisioterapia Professor Orientador: Ms. Carlos Roberto Pagani Junior* Faculdade Comunitária de Santa Bárbara RESUMO A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada

Leia mais

ESPIROMETRIA 07/07/2014. Mitos e verdades na BD. Padronização de broncodilatação Brasil ATS / ERS

ESPIROMETRIA 07/07/2014. Mitos e verdades na BD. Padronização de broncodilatação Brasil ATS / ERS Agenda 07/07/2014 ESPIROMETRIA Pré, pós com e sem tratamento Rogério Rufino UERJ Rogério Rufino SEM CONFLITOS DE INTERESSE Mitos e verdades na BD Variabilidade Valores de BD em normais Associação de medicamentos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 INFORMAÇÕES GERAIS O medicamento antiviral oseltamivir deve ser utilizado,

Leia mais

Judicialização. Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado

Judicialização. Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado * Fora da lista; * Não para o CID; Judicialização Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado * Outras situações similares (ex.: Dosagem maior que a especificada; Não esgotou medicamento

Leia mais

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, 19 de março de 2014

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, 19 de março de 2014 Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, 19 de março de 2014 Assunto: Padronização do Fluxo de Dispensação dos medicamentos para Tratamento de Glaucoma nas Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) da Secretaria

Leia mais

Gastos com medicamentos para tratamento da asma pelo Ministério da Saúde, 2007-2011

Gastos com medicamentos para tratamento da asma pelo Ministério da Saúde, 2007-2011 Gastos com medicamentos para tratamento da asma pelo Ministério da Saúde, 2007-2011 Cristiane Olinda Coradi, Marina Guimarães Lima Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade

Leia mais

Programa Oficial Preliminar

Programa Oficial Preliminar Programa Oficial Preliminar 18/02/2019 14/08/2019 - Quarta-feira AUDITÓRIO 1 CURSO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 08:00-09:30 - Módulo 1 - Radiografia de tórax 08:00-08:20 - Revisitando os principais sinais

Leia mais

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.512, DE 19 DE JULHO DE 2017.

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.512, DE 19 DE JULHO DE 2017. DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.512, DE 19 DE JULHO DE 2017. Aprova o Protocolo Estadual para Dispensação de Insumos para Monitoramento de Diabetes no âmbito do SUS-MG. A Comissão Intergestores Bipartite do

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE.

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Edital nº 01/2019 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. A COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

Campanha de Vacinação Influenza 2018

Campanha de Vacinação Influenza 2018 Campanha de Vacinação Influenza 2018 COORD DE IMUNIZAÇÕES/SVS/SUBPAV/S PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESULTADOS DA CAMPANHA 2017 AP CRIANÇAS GESTANTES PUERPERAS IDOSOS TRAB

Leia mais

Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Hipertensão Arterial PREVER 2 SEGUIMENTO 15 MESES

Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Hipertensão Arterial PREVER 2 SEGUIMENTO 15 MESES Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Hipertensão Arterial PREVER 2 Número do Centro l ID do Participante l Data do Atendimento l l l / l l l / 201l l Iniciais do Participante SEGUIMENTO

Leia mais

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 Estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular

Leia mais

COMISSÃO DE ÓBITO HMMC. Dalmo Nolding dos Santos Gianne LeiteLucchesi Domingos dos Santos Peixoto Loredana Montovano Any Nordi Madeira

COMISSÃO DE ÓBITO HMMC. Dalmo Nolding dos Santos Gianne LeiteLucchesi Domingos dos Santos Peixoto Loredana Montovano Any Nordi Madeira COMISSÃO DE ÓBITO HMMC Dalmo Nolding dos Santos Gianne LeiteLucchesi Domingos dos Santos Peixoto Loredana Montovano Any Nordi Madeira COMPOSIÇÃO A Comissão de Óbito é composta por membros indicados através

Leia mais

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS 12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS 1) Mortalidade por Doenças Respiratórias RESUMO DOS DADOS As doenças do sistema respiratório são uma das principais causas de morte na União

Leia mais

04/06/2012. Ache Eurofarma Genetech Boehringer AstraZeneca GSK Novartis Chiesi MSD TIOTRÓPIO NA ASMA UMA NOVA OPÇÃO?

04/06/2012. Ache Eurofarma Genetech Boehringer AstraZeneca GSK Novartis Chiesi MSD TIOTRÓPIO NA ASMA UMA NOVA OPÇÃO? TIOTRÓPIO NA ASMA UMA NOVA OPÇÃO? Dr Adalberto Sperb Rubin Pavilhão Pereira Filho Santa Casa de Porto Alegre UFCSPA Declaração de conflito de interesse Adalberto Sperb Rubin CREMERS 15842 De acordo com

Leia mais

Principais causas da não autorização das solicitações de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica

Principais causas da não autorização das solicitações de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica Principais causas da não autorização das solicitações de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica Laura Martins Valdevite 1, Camila Francisca Tavares 1, Eveline Saad De Andrade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde

Direcção-Geral da Saúde Assunto: Para: Orientação Técnica sobre Exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) Todos os Médicos Nº: 34/DSCS DATA: 19/11/08 Contacto na DGS: Direcção de Serviços de Cuidados de Saúde

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Vigilância da Influenza ALERTA PARA A OCORRÊNCIA DA INFLUENZA E ORIENTAÇÃO PARA INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE E PREVENÇÃO

NOTA TÉCNICA. Vigilância da Influenza ALERTA PARA A OCORRÊNCIA DA INFLUENZA E ORIENTAÇÃO PARA INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE E PREVENÇÃO 12 de abril de 2016 Página 1/5 VIGILÂNCIA DA INFLUENZA A vigilância da influenza no Ceará é composta pela vigilância sentinela da SG e vigilância universal da SRAG, além da vigilância de surtos de SG.

Leia mais

25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos) Cópia dos exames: colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum

25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos) Cópia dos exames: colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO Portaria SAS/MS n 1203 04/11/2014 Medicamento RISPERIDONA QUETIAPINA OLANZAPINA CID 10 F25.0; F25.1; F25.2 Apresentação 1 mg e 2 mg (comprimidos) 25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos)

Leia mais

II PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ANO DE 2019

II PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ANO DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA II PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ANO DE 2019 PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA COM

Leia mais

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS)

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Resultados da Consulta aos Pesquisadores e aos Representantes das Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) No processo de consulta, foram obtidas 81

Leia mais

Distúrbios Pulmonares Obstrutivos

Distúrbios Pulmonares Obstrutivos Distúrbios Pulmonares Obstrutivos Introdução Nesse capítulo discutiremos os dois principais distúrbios obstrutivos pulmonares: asma e DPOC. Abordaremos o que costuma ser mais cobrado em concursos sobre

Leia mais

Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no SUS. Brasília, 29 de maio de 2014

Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no SUS. Brasília, 29 de maio de 2014 Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no SUS Brasília, 29 de maio de 2014 Doenças raras OMS: afeta até 65 pessoas/100 mil indivíduos (1,3:2.000). Acometem de 6% a 8% da população.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 PARECER CRM-MT Nº 06/2013 INTERESSADO: Dr. J. F. J. CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Elton Hugo Maia Teixeira ASSUNTO:

Leia mais

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR 1 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta CESC, FA, LAS, RFC. 1 Objetivo Validar Estabelecer processo de segurança para o paciente

Leia mais

UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS

UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS Form-DVAD-17 Revisão: 01 Emissão: 08/03/2017 PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DE OBESIDADE MÓRBIDA Prezado cliente da Unimed! Você está recebendo o protocolo de solicitação para realizar

Leia mais