Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA"

Transcrição

1 1 Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

2 COMO MONTAR UM CANAL / HOTSITE? 2

3 3 SUMÁRIO 1. CONCEITOS INICIAIS O que é um Canal? CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE UM CANAL Criando o Canal Criando a página de interna do canal Criando outras páginas INSERINDO O CONTEÚDO NO CANAL Editando o conteúdo das internas do canal Inserir e configurar a pasta do canal Inserindo uma interna comum no canal Editando o conteúdo da home do canal

4 4 1. CONCEITOS INICIAIS Este manual tem por objetivo orientar o usuário na inserção de canais, tanto para a CNI, quanto para as empresas como SESI, SENAI e IEL. Mas antes de seguir para o passo a passo, o usuário deve conhecer alguns conceitos iniciais e os modelos de templates existentes para esses canais. 1.1 O que é um Canal? Um canal é uma espécie de hotsite criado para um programa, evento ou prêmio. Além da home, este possui internas de notícias. Nesses canais há a possibilidade de inserir galeria de fotos, arquivos para download, vídeos, etc. A inserção dessas mídias irá depender de como o usuário irá montar a página. Ao diagramar um canal, ele poderá incluir ou excluir portlets no campo dos Slots.

5 5 2. CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE UM CANAL 2.1 Criando o canal Antes de escolher quais portlets irão compor o meu canal, eu devo criar primeiramente a estrutura inicial dele. Para isso, o primeiro passo é criar a página. O usuário deverá clicar em páginas, na pasta da empresa na qual o canal faz parte (CNI / SESI / SENAI / IEL). Logo depois, o usuário irá clicar na pasta Canal e aparecerá a seguinte tela: Figura 2.1: Criando o canal Nessa tela, o usuário deverá adicionar um título, a identificação do canal e escolher um outro canal para clonar a estrutura base. Depois é só salvar. Figura 2.1: Criando o canal Atenção: O campo identificação refere-se a URL que o canal terá quando for para o ar. Portanto é preciso pensar num endereço adequado ao inserir o identificador desse campo.

6 6 Após criada a página, o próximo passo é editar o campo de Metadata do canal criado. Basta clicar novamente no canal criado e na aba Metadata. É só apagar as informações presentes na aba e inserir as novas. Veja a imagem abaixo: Figura 2.1: Criando o canal Após inserir a página do canal e editar a metada, o usuário deverá escolher os portlets que irão compor a home do seu canal. Ele deve clicar na ferramenta opções (a que se assemelha a um martelo) e escolher a opção diagramação, conforme o exemplo abaixo:

7 7 Figura 2.1: Criando o canal Na tela de diagramação, o usuário poderá excluir os portles que não quiser que apareça no seu canal e incluir portlets que ele deseja que entre no canal. Para incluir os itens, o usuário deve se direcionar para campo slot conteúdo e em inserir portlets. Figura 2.1: Criando o canal Ao selecionar o portlet que deseja que apareça na home do canal, o usuário deve clicar na ferramenta:. Após o portlet aparecer no campo de slot de conteúdo é necessário marcar a ferramenta de clone (a que se assemelha a dois bonecos) para habilitar. Ao clicar na ferramenta, um dos bonecos ficará vermelho. Veja a imagem abaixo:

8 8 Figura 2.1: Criando o canal Atenção: itens de menu e rodapé são padrão para todas as páginas, logo não há necessidade de marcar a ferramenta de clone. Mas, nos portlets que é necessário alterar para a montagem do canal é fundamental que essa ferramenta seja marcada. Caso o usuário necessite alterar a ordem dos portlets ou excluir algum, ele poderá utilizar as ferramentas de setas e X, que, respectivamente, movimentam e excluem os portlets. Os portlets que são itens de canal, sempre estão identificados com canal antes ou depois do nome. Atenção: O portlet Separator é para separar elementos na diagramação, quando a página insistir em quebrar o layout. Veja um Exemplo na figura abaixo:

9 9 Figura 2.1: Criando o canal No caso acima, para corrigir a quebra, o Separator foi posicionado entre o portlet de destaque e o de Galeria Multimídia, como mostra o exemplo: Figura 2.1: Criando o canal

10 10 Após inserir os portlets da home do canal, o próximo passo do usuário será criar a página de interna própria do canal. 2.2 Criando a página de interna do canal Após criar a página principal do canal, o usuário deverá criar a base para as internas inseridas abrirem, isto é, uma página de interna geral. Para criar uma interna, o usuário deverá clicar sobre a página do canal criado. Esse selecionado, o usuário deverá clicar no botão copiar (no frame de ações). Ver imagem abaixo: Figura 2.2: Criando a página de interna do canal Após copiar a página do canal, o usuário deverá clicar na pasta canal novamente. Ir no botão Colar no frame de Ações:

11 11 O usuário deverá localizar a copia e fazer as edições: Figura 2.2: Criando a página de interna do canal 1. Trocar o nome para Nomedocanal_interna 2. Trocar o identificador para nomedocanalinterna 3. Trocar o Templete base de Sem Lateral para T-Padrão. 4. Salvar as configurações. Após fazer as devidas configurações, o usuário deverá trocar os portlets usados na página. Ele deve clicar na ferramenta opções (a que se assemelha a um martelo) e escolher a opção diagramação, conforme o exemplo abaixo: Figura 2.2: Criando a página de interna do canal Na tela de diagramação, o usuário deverá excluir todos os portles do slot conteúdo. Depois deverá selecionar o portlet Interna Notícia, como mostra a imagem abaixo:

12 12 Figura 2.2: Criando a página de interna do canal Após completar o slot de conteúdo, o usuário deverá escolher os portlets que irá compor a lateral da página. Todos os portlets adaptáveis a lateral começam com a palavra Lateral. Atenção: Usualmente usamos para as internas dos canais os portlets de Lateral Listagem segmentada, para inserir as últimas notícias, e Lateral Mini twitter. Mas esse item pode sofrer alteração dependendo do conteúdo. Após preencher os slots necessários, o usuário deverá programas os portlets de Topo Detalhes e Topo Submenu para copiarem o conteúdo inserido na página principal do canal. Para essa configuração, o usuário deverá seguir os seguintes passos: Desabilite as ferramentas de clone clicando sobre elas (a luz vermelha se apagará) e clique na ferramenta em forma de pinça ( ) do portlet Topo Detalhes. Abrirá a seguinte tela: Figura 2.2: Criando a página de interna do canal

13 13 Na tela acima o usuário deverá buscar no frame: 1. Site Portal da Indústria Página Nomedocanalcriado 3. Portlet Topo Detalhes Depois é só clicar em adicionar. É só repetir o mesmo procedimento no portlet Topo Submenu, substituindo o item 3 pelo portlet Topo Submenu. A luz da ferramenta se acenderá e ficará da seguinte forma: Figura 2.2: Criando a página de interna do canal Após as configurações nos portlets da página de interna, o usuário deverá clicar no botão de Salvar/Publicar, localizado no final dos portlets. Enfim, a interna estará criada. Para sair da página, basta clicar na pasta Canal novamente. Essa página será utilizada nas configurações da pasta que usuário precisará criar para o canal no item de aplicativos. Além disso, será necessário editar os portlets laterais no item Portlets, que será explicado em breve. 2.3 Criando outras páginas Em alguns canais, terá a necessidade de criar páginas de contato, formulários ou até mesmo listagem de notícias, publicações, etc. Os procedimentos para a criação desses outros tipos de páginas é o mesmo da interna, porém alterando o Slot de conteúdo, no qual o portlet irá alterar dependendo do conteúdo que o usuário precisará inserir. Abaixo uma lista de portlets que poderão ser utilizados e para quais conteúdos eles servirão respectivamente: Interna Notícias: Para internas comuns de notícias. Corpo Comentários Para internas específicas de notícias. Formulário contato coringa Para inserir um formulário de contato no canal que poderá ser enviado para um específico (esse editado no item portlets). Interna publicações Para conteúdo que irá se assemelhar as publicações. Listagem de conteúdo segmentado Generico Pode servir para listagem de notícias, de publicações, etc.

14 14 3 INSERINDO O CONTEÚDO NO CANAL 3.1 Editando o conteúdo das internas do canal Inserir e configurar a pasta do Canal Para linkar o submenu com as internas, primeiramente o usuário deverá acrescentar as internas do canal. Essas páginas são internas comuns de notícias, mas são inseridas dentro das pastas de iniciativas (Programa, Evento e Prêmio) de cada empresa (CNI, SESI, SENAI e IEL). O primeiro passo é identificar se o canal é um prêmio, programa ou evento. Logo depois, o usuário deverá inserir uma pasta do canal dentro da pasta de iniciativas da empresa. Por exemplo, para inserir o canal de Estágio do IEL, o usuário seguirá pelo seguinte caminho: Aplicativos IEL Iniciativas Programas Dentro da pasta de programas, o usuário irá clicar com o botão direito e inserir nova pasta. Após dar o nome do canal, ele partirá para as configurações da pasta. Veja a tela abaixo: Figura Inserir e configurar a pasta do canal Para configurar a tela, o usuário irá até o botão configurações na parte superior da tela. Veja o exemplo: Figura Inserir e configurar a pasta do canal

15 15 Ao clicar em configurações, o usuário deverá, primeiramente, escolher a página na qual o conteúdo irá ter como base, isto é, a página de interna criada para o canal, como ensinado no item 2.2 Criando a página de interna do canal, na página10 do presente manual. Após escolher a página associada, o usuário deverá ir para as abas Publicação e Configuração. Na aba Publicação, o usuário deverá marcar o item exportar HTML, como mostra a figura abaixo: Figura Inserir e configurar a pasta do canal Já na aba Configuração, o usuário deverá marcar Notícias nos itens Conteúdo padrão e Conteúdo habilitado, como mostra o exemplo: Figura Inserir e configurar a pasta do canal

16 16 Após fazer as devidas marcações no item configurações é só clicar em salvar e pronto: a pasta criada está pronta para receber o conteúdo. Atenção: Caso o conteúdo seja diferente de uma interna de notícias comum, como é o caso de publicações, basta trocar o conteúdo habilitado e o conteúdo padrão para o aplicativo que será utilizado para o conteúdo. No caso de canais, os mais utilizados são os aplicativos de notícias e publicações Inserindo uma interna comum no canal Para cadastrar o conteúdo das internas do canal basta clicar na pasta adicionada e configurada. Aparecerá a seguinte tela: Inserindo uma interna comum no canal

17 17 Nessa tela, o usuário poderá preencher as abas circuladas em vermelho, conforme o conteúdo que terá de inserir. Abaixo uma explicação sobre cada uma das abas: Aba Blocos Nessa aba o usuário tem a opção de inserir blocos acordeons na página. Como no exemplo abaixo: Inserindo uma interna comum no canal: acordeons Inserindo uma interna comum no canal: blocos Para inserir o acordeon, o usuário deve clicar na aba, em inserir acordeon. Digitar o título do acordeon e o texto interno. Logo depois, ele deve colocar o seguinte código na página inicial (onde ele deseja que o acordeon fique posicionado na página): [ACCORDION1], como no exemplo abaixo:

18 Inserindo uma interna comum no canal: acordeons Atenção: O usuário poderá inserir quantos acordeons precisar. Caso a interna necessite que entre um accordeon e outro exista um texto, o usuário deverá separar os acordeons com os seguinte código: [ACCORDION:1,2] Texto que ficará entre os acordeons [ACCORDION:3,4] Já para inserir o bloco, o usuário deve clicar na aba e em inserir texto. Digitar o título do bloco e o texto interno. Logo depois, ele deve colocar o seguinte código na página inicial (onde ele deseja que o bloco fique posicionado na página): [BLOCO1], como no exemplo abaixo: Inserindo uma interna comum no canal: blocos Atenção: O usuário poderá inserir quantos blocos precisar, mas é importante se atentar para quebras de linha, pois podem deixar a página desproporcional. Atenção 2: Não há a possibilidade de separar blocos. Aba Media Nessa aba o usuário poderá inserir fotos, vídeos, áudios e arquivos para download. É só fazer o upload dos arquivos, no caso de vídeos buscar o embed, e salvar. Veja a figura abaixo:

19 3.1.2 Inserindo uma interna comum no canal: Media 19

20 20 Atenção: O sistema permite inserir quantos arquivos de cada mídia o usuário quiser. Depois para que este apareça na página é necessário voltar para a aba geral e adicionar o código da mídia. Por exemplo, um upload de dois vídeos e duas fotos na página ficaria da seguinte forma: Inserindo uma interna comum no canal: Media Onde o código da mídia for posicionada na página é que ficará no site. Atenção 2: Caso a interna necessite que entre um arquivo e outro exista um texto ou até mesmo separar os arquivos dentro dos blocos, o usuário deverá separar com os seguinte código: [ARQUIVOS:1,2] Texto que ficará entre os arquivos [ARQUIVOS:3,4] Tags A forma correta de inserir as tags é uma embaixo da outra, sem separar por vírgula. Para inserir termos com duas ou mais palavras, é necessário colocá-los entre o caracter de aspas simples, como no exemplo abaixo: Exemplo: sistema indústria relações de trabalho programas e serviços senai Relacionamento Nessa aba, o usuário irá relacionar a galeria de fotos inserida. O procedimento é o mesmo da notícia, porém o aplicativo selecionado é Galeria de Fotos e a pasta selecionada também é

21 21 Galeria de fotos. Após escolher a Galeria que deseja relacionar, deve-se voltar na aba principal e acrescentar o seguinte código: [GALERIA], como no exemplo abaixo: Inserindo uma interna comum no canal: Aba relacionamento Onde o código da Galeria for posicionado na página é que ficará no site. Para relacionar uma galeria, primeiro é necessário que esta seja criada dentro do aplicativo Galeria de Fotos, conforme é explicado no manual 1. Atenção: Para verificar como ficou sua publicação, o usuário pode dar um preview na página. Basta clicar na ferramenta opções (a que se assemelha a um martelo) e clicar em p review ou publicado. No preview, o usuário consegue visualizar as alterações instantaneamente. Já em publicado, que é a forma como vai ser publicada no site, o usuário consegue visualizar a atualização cerca de 30 minutos depois, dependendo do conteúdo inserido. Veja o exemplo da tela abaixo: Inserindo uma interna comum no canal: preview na interna

22 Editando o conteúdo da home do canal Depois de criadas a estrutura básica do canal e inseridas as internas, o próximo passo é editar a home. Portlets Diagramação CNI (ou SESI ou SENAI ou IEL) Canal No item Canal, aparecerá o canal criado e seus respectivos portlets, como mostra o exemplo abaixo: Figura 3.2: Como editar a home de um canal Abaixo alguns dos portlets mais utilizados nas homes dos canais e como inserir o conteúdo neles: Canal Galeria de Foto Nesse portlet, o usuário irá acrescentar uma foto ou uma galeria com títulos e legendas, além de ter a opção de linkar a galeria para qualquer página. Para adicionar uma foto, basta clicar no campo abaixo e fazer upload e salvar. Para criar uma galeria, o usuário deverá clicar em adicionar e criar campos para inserir mais fotos, isto é, a quantidade de fotos para a galeria, vai determinar a quantidade de campos. Além da imagem para a galeria, o usuário deverá adicionar a imagem também em Thumbnail. Atenção: Em alguns canais, utilizamos esse portlet apenas como um destaque grande, logo é inserido apenas uma foto, sem o item thumbnail.

23 23 Figura 3.2: Como editar a home de um canal Canal Destaque Nesse portlet, o usuário irá inserir um título, uma legenda, uma foto e o link para a página, conforme a figura abaixo:

24 24 Figura 3.2: Como editar a home de um canal Canal Download Nesse portlets, o usuário irá inserir um título, uma legenda, uma foto e um arquivo para download. Figura 3.2: Como editar a home de um canal

25 25 Canal Programação Nesse portlet, o usuário poderá acrescentar uma agenda com a programação do evento ou do programa, como mostra o exemplo abaixo: Atenção: o link nesse portlet é opcional. Canal Lista Destaque Figura 3.2: Como editar a home de um canal Nesse portlet, o usuário poderá colocar vários destaques com foto, porém um embaixo do outro. É só inserir o título, a imagem e o link. Canal 3 notícias Figura 3.2: Como editar a home de um canal O portlet te dá a opção de inserir três notícias posicionadas na horizontal, estas podem ser inseridas tanto manualmente, como por segmentação. Manualmente, é só clicar na aba Destaque e por segmentação, na aba propriedades. Então é só inserir o código.

26 26 Mapa Contato / Mapa Brasil Figura 3.2: Como editar a home de um canal Esses portlets são inseridos da mesma forma. Neles o usuário irá incluir as siglas dos estados do Brasil e o contato em cada estado, no campo descrição. Ambos são em formato do mapa do Brasil, porém o portlet de Mapa contato ocupa apenas o espaço de um portlet, já o de Mapa Brasil ocupa o espaço de dois portlets e possui georeferenciamento quando o usuário acessa o canal em que está inserido. Figura 3.2: Como editar a home de um canal

27 27 Canal Texto Grande Portlet de texto, com opções de linkar para algumas páginas. Para inserir o conteúdo é preencher o campo título, chapéu (quando tiver), texto e link, sendo este último optativo. O portlet também poderá aparecer com mais de uma aba no site. Canal Vídeo Destaque Figura 3.2: Como editar a home de um canal Com este portlet, o usuário poderá colocar um ou mais vídeos na home. Basta copiar o código de embed e colocar no campo destinado. Lembran sempre de alterar as dimensões do vídeo, como indica no portlet. Ver exemplo abaixo: Figura 3.2: Como editar a home de um canal

28 28 Canal - Facebook No portlet, o usuário deverá inserir o nome que deseja que apareça no facebook e a página. Canal Twitter Figura 3.2: Como editar a home de um canal No portlet, o usuário deverá inserir o endereço do twitter que deseja que apareça na home do canal e a quantidade de twitts. Canal Flickr Figura 3.2: Como editar a home de um canal No portlet, o usuário deverá inserir o ID do Flickr, o link e caso quiser um álbum especifico, o ID do álbum também. Figura 3.2: Como editar a home de um canal

29 29 Topo Detalhes Canais Nesse portlet, o usuário deverá incluir a foto de topo (dimensões especificadas na tela), a logo da empresa a qual o canal pertence, o nome do canal, a descrição da legenda e o link do próprio canal, conforme mostra o exemplo abaixo: Figura 3.2: Como editar a home de um canal Caso o usuário necessite colocar uma contagem regressiva é só preencher o campo data e trocar o campo Tipo Box para Data. Topo Submenu Só colocar o item do submenu e o link, como mostra o exemplo abaixo:

30 30 Figura 3.2: Como editar a home de um canal Atenção: Ao editar um portlet, sempre verificar a aba propriedades. Alguns títulos são acrescentados nessa aba. Por ela também o usuário pode escolher a cor do portlet, assim como a cor dos títulos do mesmo. Além desses portlets acima, o usuário tem outras opções de portlets para montar o canal e a lateral da página da interna. Para conhecer todos basta acessar os links abaixo: Home do canal: Lateral interna: Atenção 2: Todos os portlets de home de canal possuem a palavra canal no nome, logo é fácil identifica-los na hora da escolha dos portlets.

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

MANUAL DE USO. Área Administrativa do Site

MANUAL DE USO. Área Administrativa do Site MANUAL DE USO Área Administrativa do Site Rua Buarque de Macedo, 748/203 São Geraldo - Porto Alegre/RS Fone: (51) 3028-8085 Email: dynamika@dynamika.com.br Consulte chamados técnicos pelo site www.dynamika.com.br

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

APLICAÇÕES PORTAL DA INDÚSTRIA

APLICAÇÕES PORTAL DA INDÚSTRIA Manual de Uso APLICAÇÕES PORTAL DA INDÚSTRIA Sumário Publicações... 03 Estatísticas... 12 Eventos... 19 Licitações... 26 Banco de Mídia... 31 Newsletter... 46 PUBLICAÇÕES 3 PUBLICAÇÕES: Ao acessar a tela

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal Editor. Objetivo

Leia mais

Medina Osório manual de ajuda

Medina Osório manual de ajuda Medina Osório manual de ajuda - O que devo saber antes de começar? BACK END = ADMINISTRAÇÃO Cada aba do Admin pertence a um Módulo disponível para gerenciamento. Para gerenciar a Home: Destaques Menu Para

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM. Digite seu login e senha o

Leia mais

Plataforma Indicadores de Belo Monte

Plataforma Indicadores de Belo Monte Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte para a Câmara Técnica de Monitoramento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PM21 Consultores Associados Ltda. Plataforma Indicadores

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S

SUBIR LISTAS DE  S SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES 1 LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM; Digite seu login e senha o mesmo

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre os banners. Seu posicionamento e formatações em HTML. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre os banners. Seu posicionamento e formatações em HTML. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Tipos de Publicações:

Tipos de Publicações: Biblioteca Geral A ferramenta Biblioteca centraliza arquivos (documentos, vídeos e links) que o Administrador considera importantes para que os participantes tenham como material de apoio. O aluno poderá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 2.7 ATIVIDADE BASE DE DADOS Manual do professor 1

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Envios. Landing. Pages

Envios. Landing. Pages Envios Landing Pages O módulo de landing pages permite a criação de páginas para captação de novos contatos, totalmente integrado à sua lista de contatos. Desta forma, é possível captar novos contatos

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - GA ADVOGADOS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - GA ADVOGADOS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - GA ADVOGADOS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP 1 Sumário Acesso ao Portal EEP.NET... 3 Login Portal EEP.NET... 4 Digitação de Notas... 5 Digitação de Faltas... 7 Digitação do Plano de Aula... 10 Emissão

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Tutorial para atualização de notícias/blog

Tutorial para atualização de notícias/blog Tutorial para atualização de notícias/blog Adicionando um novo artigo Após fazer login como administrador, vá até a página do blog. Na página principal do seu blog, você pode clicar nas seguintes opções:

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Manual de utilização do site institucional

Manual de utilização do site institucional Manual de utilização do site institucional Acesso ao site Localizar na parte inferior direita do site a seguinte tela para efetuar o login: No campo usuário será utilizado o número do prontuário (com traço)

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Manual do site. Luzirlei Azevedo

Manual do site.   Luzirlei Azevedo Manual do site www.obomsamaritano.org.br Luzirlei Azevedo Março/2019 Conteúdo SITE... 3 Página Inicial... 3 Sobre nós... 3 Quem Somos... 4 Relatórios e Documentos... 4 Nossa História... 4 Projetos... 4

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

1 - O módulo Administração

1 - O módulo Administração 2010 2 1 - O módulo Administração 1.1 Configurar o Curso/disciplinas. Ao iniciar um curso, o professor precisará configurar o modelo da disciplina que ministrará. Para isso, basta clicar no menu Configurações,

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Objetivos: Esclarecer o modo de uso da ferramenta EVEN3, para dar autonomia ao usuário para que ele desenvolva seu próprio evento sem a necessidade

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente AGOSTO 2015 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Este tutorial apresenta 5 grandes grupos de configuração e outras

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS Os passos a seguir devem ser executados. Lembramos que pelo fato de termos um sistema para venda e um sistema para aluguel, o cliente deverá ser informado que nos portais o mesmo deverá possuir duas centrais

Leia mais

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Aba Geral... 9 Página Principal... 9 Subscrições... 9 Favoritos... 10 Rascunhos Salvos... 10 Anexos...

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP _Orientações Museus integrantes do SISEM-SP A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação de ações e eventos nos espaços culturais paulistas. Praticamente

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS AUTOR

NOVO PORTAL DA UFS AUTOR NOVO PORTAL DA UFS AUTOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal UFS Autor.

Leia mais

Envios. Drag and Drop

Envios. Drag and Drop Envios Editor Drag and Drop O Editor Drag and Drop facilita a tarefa de criar o layout de sua mensagem. Pensado para possibilitar o máximo de liberdade criativa, basta arrastar e soltar os múltiplos módulos

Leia mais

Atributos. Como cadastrar novos atributos. Criar novo Grupo de Atributos

Atributos. Como cadastrar novos atributos. Criar novo Grupo de Atributos Atributos Como cadastrar novos atributos Criar novo Grupo de Atributos Como cadastrar novos atributos Atributos são todas as propriedades e informações que um produto pode ter, por padrão a loja já possui

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 Menu Colaborativo O CRM Senior prioriza o fluxo da informação na organização, onde possui agenda corporativa dos usuários, tarefas, eventos, recados e consulta

Leia mais

Passo a passo para utilizar o evista em celulares e tablets Android

Passo a passo para utilizar o evista em celulares e tablets Android Passo a passo para utilizar o evista em celulares e tablets Android Com base em estatísticas da Fundação Getúlio Vargas, até o final de 2017 o Brasil terá um smartphone por habitante. E segundo pesquisa

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics

Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics Última atualização: 01/02/2012 Sumário Comunidades de Prática... 3 Portal... 3 Criação... 4 Estrutura... 9 Componentes... 10 Créditos... 17 2 Comunidades

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE Claro S.A MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE São Paulo 05/08/2014 Versão 3 1. Acesso à ferramenta O acesso poderá ser feito pelo link https://torpedoequipe.claro.com.br/torpedoequipe Ou também acessando

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o cadastro extenso. Como configurar uma tabela, fazer a inserção dos dados e vincular a uma página.

Este Guia fornece uma visão geral sobre o cadastro extenso. Como configurar uma tabela, fazer a inserção dos dados e vincular a uma página. O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR HOME Apresentação da Home Principal O portal da UTFPR foi elaborado dentro do modelo do portal padrão desenvolvido pela Secretaria de

Leia mais

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

Manual de Uso - Melhor Envio

Manual de Uso - Melhor Envio Manual de Uso - Melhor Envio 1. LOGIN NO APLICATIVO A primeira tela do Aplicativo Melhor Envio - Bling é a tela de acesso, onde você deverá fazer o seu login. Seus dados de acesso neste aplicativo são

Leia mais

O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo.

O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo. O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo. Neste passo-a-passo apresentaremos como ocorre todo o processo, desde o cadastro do usuário no Hipismo&Co, até a inscrição

Leia mais

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR O que é o KITUTOR? O KITUTOR é uma ferramenta que usaremos para acrescentar mais conteúdo às aulas. Funciona de forma similar a uma rede social, de forma que o aluno tenha

Leia mais

QUESTIONÁRIO. Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO

QUESTIONÁRIO. Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO COMO INSERIR QUESTÕES NO QUESTIONÁRIO COMO ACRESCENTAR UMA QUESTÃO DO BANCO DE QUESTÕES COMO ATRIBUIR UMA NOTA

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais