Análise de dados de 06 meses de atendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise de dados de 06 meses de atendimento"

Transcrição

1 Programa de Atedimeto Nutricioal e Suplemetação dos Pacietes do DST-AIDS do Muicípio de Bebedouro Aálise de dados de 06 meses de atedimeto Michele Su Stedile Nutricioista CRN: 6579 michelesu@grupoemporio.com.br Março/007

2 Itrodução Alterações o metabolismo da eergia, proteía, lipídios e carboidratos têm sido descritas em pacietes com HIV/AIDS desde o iício da epidemia. Com o surgimeto da terapia ati-retroviral potete, o estado utricioal e a sobrevida melhoraram dramaticamete. No etato, desde a itrodução destas ovas terapias, mais aormalidades metabólicas tem sido descritas, algumas semelhates e outras coflitates com aquelas observadas em aos ateriores. Cada uma destas alterações tem coseqüêcias diretas e idiretas o estado utricioal dos portadores de HIV/AIDS. A iterveção utricioal o paciete HIV positivo tem sido recomedada devido a implicações utricioais a evolução da ifecção pelo vírus HIV. A desutrição severa dimiui a sobrevida e compromete a qualidade de vida desses pacietes. As causas da caquexia, peculiar os quadros avaçados da doeça, ão estão totalmete esclarecidas, mas um cojuto de fatores iterage para a evolução do comprometimeto utricioal. As alterações o cosumo alimetar, a absorção de utrietes e o metabolismo cotribuem para este quadro. Vários sitomas (aorexia, lesões orais e esofagiaas, disfagia, odiofagia, febre, áusea, vômito, diarréia, etre outros) associados à medicação e às ifecções oportuistas, à depressão e à dificuldade de acesso ao alimeto pela precariedade socioecoômica e pela falta de estrutura doméstica e familiar, prejudicam o cosumo alimetar e, cosequetemete o gaho de peso e evolução do estado utricioal. A má absorção de utrietes também é muito comum, podedo se agravar com o efeito siérgico existete etre as drogas usualmete prescritas o tratameto medicametoso.da mesma forma o hipermetabolismo aumeta o requerimeto utricioal do paciete cotribuido aida mais para a desutrição. Marmor et al. (996) otaram que a perda de peso ecotrada em pacietes HIV positivos é de 4,5 kg durate os três primeiros meses após o diagóstico da doeça. Ferrii et al. (993) relacioaram a perda de peso com o progóstico da doeça e, da mesma forma, Atues et al. (994) e Siger et al. (99) referiram que uma perda de peso corporal maior ou igual a 0% do peso usual aumeta cosideravelmete o risco de morbidade e mortalidade para o paciete. Por outro lado, o efeito siérgico etre a desutrição e a ifecção também cotribui para o aumeto da gravidade da doeça. Associada à desutrição, a deficiêcia de vitamias e mierais acetua as alterações imuológicas do paciete HIV positivo. A deficiêcia em microutrietes é freqüete em idivíduos HIV positivos e isto afeta a fução imuológica bem como a progressão da doeça. Há muito tempo se cohece os efeitos da desutrição sobre o sistema imuológico: ela dimiui a atividade deste, reduzido o úmero e afetado a razão etre lifócitos T4 e T8, torado o orgaismo desutrido mais susceptível às ifecções oportuistas. Vários estudos têm cofirmado a forte relação etre o estado utricioal e a progressão da ifecção pelo HIV.

3 Objetivo O objetivo desta aálise de dados foi avaliar os resultados do atedimeto utricioal ambulatorial e a evolução dos pacietes atedidos. O atedimeto é composto por reeducação alimetar e suplemetação utricioal em portadores do vírus HIV, atedidos pela Nutricioista o ambulatório da Vigilâcia Epidemiológica do Muicípio de Bebedouro-SP. Material e Métodos O atedimeto utricioal iiciou-se em 6 de agosto de 006; a aálise destes dados refere-se ao iício dos atedimetos até o mês de fevereiro de 007. Os atedimetos são realizados através de cosultas idividuais previamete agedadas.o ecamihameto é feito pela equipe multiprofissioal (Ifectologista resposável, Pediatra, Psicóloga, e equipe de Efermagem). Os retoros são agedados mesalmete em forma de cotato telefôico, feito pela Efermeira Olga, a qual também é resposável pela etrega dos suplemetos, de acordo com a prescrição de cada paciete. Quado o paciete ão comparece a cosulta é reagedado para o próximo mês. Nas cosultas são realizadas: aamese (aexo ), atropometria (peso, altura e medidas) e orietação dietética idividual.os pacietes recebem orietações e iformação sobre utrição a doeça, deficiêcias de utrietes e fotes alimetares, orietações sobre higiee alimetar, sitomatologias (diarréia, áuseas, vômitos, iapetêcia), reeducação alimetar e importâcia do uso de suplemetos utricioais completos. Os suplemetos utricioais padroizados são: Nutridrik Multifiber e Fortii Multifiber - marca Support, idicação adulto e pediátrico, respectivamete. Ambos são suplemetos com apresetação de embalagem de 00 ml, 300 calorias por embalagem, utricioalmete completos, adicioados de vitamias, sais mierais e fibras. A quatidade a ser igerida diariamete por cada paciete é determiada idividualmete, de acordo com o estado utricioal e esquema alimetar proposto.

4 Resultados e Discussão.. Quato ao úmero de atedimetos: Número de pacietes atedidos o período total: 34 pacietes Pacietes em atedimeto iicial (agosto e set/006): 4 pacietes Pacietes em atedimeto (fevereiro de 007): 8 pacietes Número de cosultas (atedimeto e retoros): 80 cosultas.. Quato ao sexo: 7 pacietes do sexo femiio e 7 pacietes do sexo masculio, sedo 8 adultos e 6 criaças..3. Óbitos e altas: 04 pacietes foram a óbito e 3 receberam alta da Nutrição.. Peso e evolução de acordo com úmero de atedimetos Foram agrupados os pacietes de acordo com o úmero de atedimetos: Grupo : pacietes com atedimeto (pacietes ovos) Grupo : pacietes com atedimetos Grupo 3: pacietes com 3 atedimetos Grupo 4: pacietes com 4 atedimetos Grupo 5: pacietes com 5 atedimetos 3. Grupo : O primeiro atedimeto é composto por aamese, avaliação utricioal e orietação alimetar idividualizada (aexo ). Com atedimeto temos pacietes, sedo 09 desutridos, e 03 eutróficos (ormal). Dos pacietes, 3 foram a óbito após o º atedimeto. Os pacietes eutróficos já apresetam algum sitoma que os classifiquem em risco utricioal: perda de peso, perda de massa muscular ou lipodistrofia.

5 4. Grupo : No grupo estão os pacietes que cosultaram vezes com a Nutricioista, são 4 pacietes. Sedo 3 adultos e criaça. Na tabela mostra a evolução de adultos, adulto ão está icluído porque ão aceitou suplemetos e ão deu seguimeto ao tratameto, seu peso iicial foi de 4,7 kg e fial de 40, kg. A tabela. mostra a evolução de peso da criaça. A seguir a evolução de peso dos pacietes que já passaram por atedimetos. Tabela Evolução de peso de pacietes que tiveram atedimetos ,67 3, ,5 5,7 3,73 Tabela. Evolução de peso de criaça com atedimetos 9,4 9,7 Esta criaça ão teve uma alteração de peso importate, mas tiha ifecção de repetição, e depois que começou a suplemetação isto tem ameizado. De 5 pacietes, 4 evoluíram bem. Dois gaharam peso e paciete mateve. Uma paciete ão seguiu as orietações, ão igeriu suplemetos e seu estado utricioal vem decaido, coforme tabela.. Tabela. Evolução do peso de paciete que ão aderiu ao tratameto 4,7 40, Para o paciete HIV, mater o peso, já é um sial de boa evolução, pois são suscetíveis a muitas itercorrêcias em um período curto de tempo. São problemas de ordem psicológica, medicametosa, diarréia, vômitos, ifecções oportuistas e dificuldades sócio-ecoômicas, o que acaba afetado a igestão alimetar.

6 A perda de peso é um fator que os pacietes covivem diariamete, semaalmete. A partir do segudo atedimeto já são verificadas mudaças o hábito alimetar dos pacietes, como: aumeto da igestão hídrica diária, refeições mais fracioadas (iclusão de laches) e escolha melhor dos alimetos em termos qualitativos. 5. Grupo 3: estão os pacietes que passaram por 3 atedimetos. As tabelas e., mostram a evolução do peso de adultos e criaças, respectivamete: Tabela Evolução do peso dos pacietes que tiveram 3 atedimetos 46,4 53,9 60,6 50, 5,7 5,76 5,4 46 5,9 60,4 50,6 54, 5,8 5,6 46,5 5 60,4 5,5 53,6 5,8 5,0 Tabela. Evolução do peso de criaças com 3 atedimetos,3,5 6,9 6,, 3 7,05 5,73,5,3 7,4 7, A evolução dos pacietes foi cosiderada boa, apeas uma paciete que foi atedida 03 vezes ão foi icluída a tabela, porque ão coseguiu seguir as orietações e tomar a suplemetação. Atualmete ela se ecotra em desutrição, a tabela. está a evolução do seu peso: Tabela. Evolução do peso de paciete que ão aderiu ao tratameto 53,4 49,5 43,

7 As orietações são reforçadas (aexo 3) os retoros e cada paciete apreseta melhora dos sitomas e adesão de formas variadas. 6. Grupo 4: estão os pacietes que tiveram 4 atedimetos, a tabela 3 estão os pacietes adultos e sua evolução, a tabela 3. está a evolução das criaças. A tabela 3. demostra a evolução de um paciete que seguiu o tratameto até certo poto, depois por problemas psicológicos, ão coseguiu mais seguir as orietações, etrou em desutrição e acabou ido a óbito. Neste grupo é importate ressaltar a alta de um paciete que coseguiu chegar ao peso ideal. 3 Tabela 3 Evolução do peso dos pacietes que tiveram 4 atedimetos 39,5 69,9 50,3 53,3 5,4 40, 70 5,7 54,7 5,0 40, ,73 4,9 Peso (kg) 4 4,5 7, 53,6 55,77 5,46 Tabela 3. Evolução do peso de criaças que tiveram 4 atedimetos 7,4 3, 0,5 0, 9,3 3,5,53 30,5,5,37 Peso (kg) 4 3,5 3,6,55,66 Tabela 3. Evolução do peso de paciete que foi a óbito 58,5 56,8 53,6 Peso (kg) 4 48,5 Pode-se dizer que tato os adultos quato as criaças em acompahameto estão tedo uma boa evolução. No paciete que foi a óbito, é ítida a perda de peso, levado a caquexia e coseqüete morte.

8 4. No grupo 5 estão os pacietes que passaram por 5 atedimetos, são adultos, ressaltado que um deles recebeu alta da utrição, por ter alcaçado o peso ideal. O outro paciete está com oscilações de peso por cota de codições sócio-ecoômicas e problemas familiares. A evolução do peso está demostrada a tabela 4. Tabela 4 Evolução do peso de pacietes que tiveram 5 atedimetos 54,7 6,9 58,80 5,80 5, ,0 5,37 5,6 6 56,80 5,94 Peso (kg) 4 5,9 6, 56,55 6,58 Peso (kg) 5 53, 60 56,60 4,8 A paciete, teve aumeto de massa muscular e melhora o estado utricioal geral, ausêcia de ifecções oportuistas e itercorrêcias e melhor a da lipodistrofia. O paciete vêm oscilado com o peso, devido a itercorrêcias.

9 Coclusão O tratameto utricioal prevetivo auxilia a redução da freqüêcia e da severidade das ifecções oportuistas, itercorrêcias e ameiza os efeitos da terapia ati-retroviral. O tratameto utricioal deve ser cotiuado, fazedo parte do protocolo de atedimeto aos pacietes HIV positivos, tratado e preveido a desutrição e os sitomas. A alimetação do paciete é importatíssima o cuidado de sua saúde. A suplemetação via oral adequada é um fator coadjuvate importate o tratameto, pois supre as deficiêcias de vitamias e mierais ocasioadas pela doeça, ameiza a má absorção e melhora o aporte eergético diário do paciete. Verificou-se a importâcia da educação utricioal, cocluido que somete através desta é que estes idivíduos quado forem cosumir habitualmete seus alimetos poderão cosiderar detre suas preferêcias alimetares qual a escolha mais acertada ao seu requerimeto e estado de saúde, quais alimetos ajudam a ameizar os sitomas, como deve ser horários e as quatidades a serem igeridas de acordo com as características idividuais. Coforme mostra os dados as tabelas de evolução de peso, fica claro a importâcia da Nutrição detro do cotexto multiprofissioal, a partir do mometo que o paciete começa a desutrir todo o seu tratameto é prejudicado.

ADESÃO DE PACIENTES HIV POSITIVOS À DIETOTERAPIA AMBULATORIAL

ADESÃO DE PACIENTES HIV POSITIVOS À DIETOTERAPIA AMBULATORIAL ADESÃO DE PACIENTES HIV À DIETOTERAPIA 175 ARTIGO ORIGINAL ADESÃO DE PACIENTES HIV POSITIVOS À DIETOTERAPIA AMBULATORIAL ADHERENCE OF POSITIVE HIV PATIENTS TO AMBULATORY DIET THERAPY Késia Diego QUINTAES

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Prematuridade. Idade Materna. Recém Nascido de Risco.

PALAVRAS-CHAVE Prematuridade. Idade Materna. Recém Nascido de Risco. 12. CONEX Apresetação Oral Resumo Expadido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANÁLISE DA PREVALÊNCIA

Leia mais

Complementos Orais em Pediatria. Luiza Kent-Smith, RD, PhD Saskatoon Health Region

Complementos Orais em Pediatria. Luiza Kent-Smith, RD, PhD Saskatoon Health Region Complemetos Orais em Pediatria Luiza Ket-Smith, RD, PhD Saskatoo Health Regio Nutriçã ção o Pediátrica - objectivo Alimetaçã ção o equilibrada por forma a permitir à criaça a um desevolvimeto de acordo

Leia mais

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e Prof. Jaete Pereira Amador 1 1 Itrodução Um fator de grade importâcia a pesquisa é saber calcular corretamete o tamaho da amostra que será trabalhada. Devemos ter em mete que as estatísticas calculadas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE BASQUETEBOL

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE BASQUETEBOL AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE BASQUETEBOL Lorea Silva dos Satos, Prof. Msc. Marlee Maria Amaral Scheid, Faculdade de Ciêcias da Saúde,Uiversidade do Vale do Paraíba (UNIVAP),

Leia mais

Gestão da Manutenção em Micro e Pequenas Empresas

Gestão da Manutenção em Micro e Pequenas Empresas Diagóstico da Gestão da Mauteção em Micro e Pequeas Empresas Questioário Sumário Apresetação Itrodução Atividades Metodologia Grupo 1 Gerêcia e Cotrole da Mauteção Grupo 2 Plaejameto Programação Grupo

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 3 Resumo dos dados uméricos por meio de úmeros. Medidas de Tedêcia Cetral A tedêcia cetral da distribuição de freqüêcias de uma variável em um cojuto de dados é caracterizada pelo valor típico dessa

Leia mais

Concordância dos referenciais de crescimento propostos pelo Center of Disease Control e Organização Mundial de Saúde *

Concordância dos referenciais de crescimento propostos pelo Center of Disease Control e Organização Mundial de Saúde * Cocordâcia dos refereciais de crescimeto propostos pelo Ceter of Disease Cotrol e Orgaização Mudial de Saúde * AGREEMENT BETWEEN CENTER OF DISEASE CONTROL AND WORLD HEALTH ORGANIZATION REFERENCE GROWTH.

Leia mais

MONITORAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADULTOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM SALVADOR BA

MONITORAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADULTOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM SALVADOR BA Revista Saúde em Foco Edição º 11 Ao: 2018 MONITORAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADULTOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM SALVADOR BA Moitorig the utritioal status of adults atteded by Basic Health

Leia mais

Introdução. Notas de pesquisa

Introdução. Notas de pesquisa Notas de pesquisa Sobrevivêcia específica de pacietes com câcer de pulmão tratados o sistema público de saúde o Brasil e uma aplicação da Tábua Associada de Decremeto Úico Carlos Philipe Barbosa Polato

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA Itrodução CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA A Ciética Química estuda a velocidade com a qual as reações acotecem e os fatores que são capazes de realizar ifluêcia sobre ela. A medida mais

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Turma: 3º Ano Professor (a) : CÉSAR LOPES DE ASSIS INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA. Organização de dados

Disciplina: MATEMÁTICA Turma: 3º Ano Professor (a) : CÉSAR LOPES DE ASSIS INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA. Organização de dados Escola SESI de Aápolis - Judiaí Aluo (a): Disciplia: MATEMÁTICA Turma: 3º Ao Professor (a) : CÉSAR LOPES DE ASSIS Data: INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A Estatística é o ramo da Matemática que coleta, descreve,

Leia mais

5 Metodologia Informações e ferramentas:

5 Metodologia Informações e ferramentas: 9 5 Metodologia Para torar o problema de localização dos telefoes públicos meos complexo e de fácil aplicação prática, será apresetado um processo maual cojugado com aálises gráficas ode o ARCGIS terá

Leia mais

n i=1 X i n X = n 1 i=1 X2 i ( n i=1 X i) 2 n

n i=1 X i n X = n 1 i=1 X2 i ( n i=1 X i) 2 n Exercício 1. As otas fiais de um curso de Estatística foram as seguites 7, 5, 4, 5, 6, 1, 8, 4, 5, 4, 6, 4, 5, 6, 4, 6, 6, 4, 8, 4, 5, 4, 5, 5 e 6. a. Determie a mediaa, os quartis e a média. Resposta:

Leia mais

OMBRO-CABEÇA-OMBRO : TESTANDO A LUCRATIVIDADE DO PADRÃO GRÁFICO DE ANÁLISE TÉCNICA NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO

OMBRO-CABEÇA-OMBRO : TESTANDO A LUCRATIVIDADE DO PADRÃO GRÁFICO DE ANÁLISE TÉCNICA NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO Caro parecerista, Agradecemos as sugestões e críticas ao osso artigo, as quais procuramos observar a revisão do artigo. A seguir você ecotrará um relatório descrevedo todos os ajustes realizados, a ordem

Leia mais

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS DTRMINANDO A SIGNIFIÂNIA STATÍSTIA PARA AS DIFRNÇAS NTR MÉDIAS Ferado Lag da Silveira Istituto de Física - UFRGS lag@if.ufrgs.br O objetivo desse texto é apresetar através de exemplos uméricos como se

Leia mais

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5.1 INTRODUÇÃO Um sistema é defiido como todo o cojuto de compoetes itercoectados, previamete determiados, de forma a realizar um cojuto

Leia mais

( 1,2,4,8,16,32,... ) PG de razão 2 ( 5,5,5,5,5,5,5,... ) PG de razão 1 ( 100,50,25,... ) PG de razão ½ ( 2, 6,18, 54,162,...

( 1,2,4,8,16,32,... ) PG de razão 2 ( 5,5,5,5,5,5,5,... ) PG de razão 1 ( 100,50,25,... ) PG de razão ½ ( 2, 6,18, 54,162,... Progressões Geométricas Defiição Chama se progressão geométrica PG qualquer seqüêcia de úmeros reais ou complexos, ode cada termo a partir do segudo, é igual ao aterior, multiplicado por uma costate deomiada

Leia mais

O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO

O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO Sérgio Ferado Mayerle, Dr. UFSC / CTC / EPS - mayerle@eps.ufsc.br - Floriaópolis - SC Thiago Dedavid de Almeida Bastos

Leia mais

MÉTODO DE ALTERAÇÃO DE INTERVALOS ENTRE CALIBRAÇÕES

MÉTODO DE ALTERAÇÃO DE INTERVALOS ENTRE CALIBRAÇÕES ENQUALAB-2008 Cogresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 09 a 12 de juho de 2008, São Paulo, Brasil MÉTODO DE ALTERAÇÃO DE INTERVALOS ENTRE CALIBRAÇÕES Paulo Cézar

Leia mais

Introdução a Complexidade de Algoritmos

Introdução a Complexidade de Algoritmos Itrodução a Complexidade de Algoritmos Estruturas de Dados Prof. Vilso Heck Juior Apresetação Revisão - O Algoritmo; A Complexidade; Exercício. Complexidade de Algoritmos REVISÃO - O ALGORITMO O Algoritmo

Leia mais

3 Resultados Empíricos

3 Resultados Empíricos 3 Resultados Empíricos Para cada tipo de família, deseja-se explorar a relação etre a riqueza da família e as suas decisões de ivestimeto ivestimeto a atividade empresarial e em capital humao dos filhos.

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ISBN 978-85-7846-516-2 UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Resumo Alisso Herique dos Satos UEL Email: alisso_hs612@hotmail.com Ferada Felix Silva UEL Email: ferada.f.matematica@gmail.com

Leia mais

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores Número-ídice: Coceito, amostragem e costrução de estimadores Objetivo Geral da aula Defiir o que são os úmeros-ídices, efatizado a sua importâcia para aálise ecoômica. Cosidere os dados apresetados a Tabela

Leia mais

A medição do som proveniente dos sistemas de transportes

A medição do som proveniente dos sistemas de transportes A medição do som proveiete dos sistemas de trasportes Um dos problemas causados pelos sistemas de trasportes são os ruídos gerados com a sua itesificação. Os íveis de pressão soora são as pricipais fotes

Leia mais

EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evandro Rodrigues de Faria 2, Mariane Carolina do Vale Gomes 3

EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evandro Rodrigues de Faria 2, Mariane Carolina do Vale Gomes 3 EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evadro Rodrigues de Faria 2, Mariae Carolia do Vale Gomes 3 Resumo: A pesquisa objetivou avaliar quais são os fatores determiates

Leia mais

Rogério da Silva Pimentel 1, 4 ; Emerson Wruck 2,4 ; Robson de Souza Vieira 3,4. Bolsista PBIC/UEG UEG.

Rogério da Silva Pimentel 1, 4 ; Emerson Wruck 2,4 ; Robson de Souza Vieira 3,4. Bolsista PBIC/UEG UEG. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE DADOS CATEGORIZADOS NA DESCRIÇÃO DA EVOLUÇÃO DO PERFIL DOS CANDIDATOS INSCRITOS NO VESTIBULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL: EVOLUÇÃO DO PERFIL.

Leia mais

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal.

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal. biomial seria quase simétrica. Nestas codições será também melhor a aproximação pela distribuição ormal. Na prática, quado e p > 7, a distribuição ormal com parâmetros: µ p 99 σ p ( p) costitui uma boa

Leia mais

Estimativa de Parâmetros

Estimativa de Parâmetros Estimativa de Parâmetros ENG09004 04/ Prof. Alexadre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Trabalho em Grupo Primeira Etrega: 7/0/04. Plao de Amostragem - Cotexto - Tipo de dado, frequêcia de coleta, quatidade

Leia mais

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ...

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ... Itrodução Exemplos Para curar uma certa doeça existem quatro tratametos possíveis: A, B, C e D. Pretede-se saber se existem difereças sigificativas os tratametos o que diz respeito ao tempo ecessário para

Leia mais

Exercício dia 25 de abril - Resolvido

Exercício dia 25 de abril - Resolvido Exercício dia 25 de abril - Resolvido A Farmácia de maipulação HerbalTie vede medicametos preparados sob receita específica. Ela fabrica medicametos idividualizados destiados a pacietes alérgicos a corates

Leia mais

Testes de Hipóteses. Júlio Osório. Os dois campos da Análise Estatística. Métodos Estatísticos. Inferência Estatística. Estatística Descritiva

Testes de Hipóteses. Júlio Osório. Os dois campos da Análise Estatística. Métodos Estatísticos. Inferência Estatística. Estatística Descritiva Testes de Hipóteses Júlio Osório Os dois campos da Aálise Estatística Métodos Estatísticos Estatística Descritiva Iferêcia Estatística Estimativa Testes de Hipóteses 1 Exemplo Ilustrativo Mediram-se os

Leia mais

Série Trigonométrica de Fourier

Série Trigonométrica de Fourier studo sobre a Série rigoométrica de Fourier Série rigoométrica de Fourier Uma fução periódica f( pode ser decomposta em um somatório de seos e seos eqüivaletes à fução dada f ( o ( ( se ( ) ode: o valor

Leia mais

Comparação entre duas populações

Comparação entre duas populações Comparação etre duas populações AMOSTRAS INDEPENDENTES Comparação etre duas médias 3 Itrodução Em aplicações práticas é comum que o iteresse seja comparar as médias de duas diferetes populações (ambas

Leia mais

Instruções gerais sobre a Prova:

Instruções gerais sobre a Prova: DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UFMG PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2012/2013 Istruções gerais sobre a Prova: (a) Cada questão respodida corretamete vale 1 (um) poto. (b) Cada

Leia mais

Relatório. Mulheres e Homens em 2015

Relatório. Mulheres e Homens em 2015 Relatório Sobre as Remuerações Pagas a e em 2015 (a que se refere o.º 2 da RCM.º 18/2014, de 7 de março) 1 Ídice Itrodução.. 3 1. Objetivo do Relatório. 4 2. Difereças Salariais Aálise Quatitativa. 4 3.

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania

Centro Educacional Sesc Cidadania Cetro Educacioal Sesc Cidadaia Prof.(a): Kátia Lima Lista de Exercícios Matemática Fiaceira Se ão existe esforço, ão existe progresso (F. Douglas) ENSINO MÉDIO Aluo(a): ANO TURMA DATA: Questão 01) Um líquido

Leia mais

AVALIAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO EM UMA PEQUENA BACIA EXPERIMENTAL CARACTERIZADA POR REFLORESTAMENTO DE PINUS ATRAVÉS DE MONITORAMENTO E MODELAGEM

AVALIAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO EM UMA PEQUENA BACIA EXPERIMENTAL CARACTERIZADA POR REFLORESTAMENTO DE PINUS ATRAVÉS DE MONITORAMENTO E MODELAGEM AVALIAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO EM UMA PEUENA BACIA EXPERIMENTAL CARACTERIZADA POR REFLORESTAMENTO DE PINUS ATRAVÉS DE MONITORAMENTO E MODELAGEM Masato Kobiyama, Dpto. Eg. Saitária e Ambietal/UFSC. kobiyama@es.ufsc.br

Leia mais

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p Teorema do limite cetral e es/mação da proporção populacioal p 1 RESULTADO 1: Relembrado resultados importates Seja uma amostra aleatória de tamaho de uma variável aleatória X, com média µ e variâcia σ.temos

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

ARTIGOS ORIGINAIS. Ana Paula Carlos Cândido 1, Adriana Soares Torres Melo 2 RESUMO ABSTRACT

ARTIGOS ORIGINAIS. Ana Paula Carlos Cândido 1, Adriana Soares Torres Melo 2 RESUMO ABSTRACT ARTIGOS ORIGINAIS AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS NUTRICIONAIS, DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE IDOSOS ATENDIDOS NO DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO IDOSO JUIZ DE FORA, MG Evaluatio of the utritioal

Leia mais

Caso clínico do Mês Abril Fernanda Lacerda R3 Pneumologia e Alergia Pediátrica HIJPII Estágio: Enfermaria

Caso clínico do Mês Abril Fernanda Lacerda R3 Pneumologia e Alergia Pediátrica HIJPII Estágio: Enfermaria Caso clíico do Mês Abril 2016 Ferada Lacerda R3 Peumologia e Alergia Pediátrica HIJPII Estágio: Efermaria Caso clíico Efermaria Caso clíico - Apresetação H.M.M, 6 aos e 3 meses, 21 Kg, sexo masculio Natural

Leia mais

Consumo de suplementos alimentares por universitários da área da saúde

Consumo de suplementos alimentares por universitários da área da saúde ISSN 277-4005 Revista do Departameto de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Uiversidade de Sata Cruz do Sul / Uisc >> Acesse; http://olie.uisc.br/seer/idex.php/ciergis >> Ao 4

Leia mais

Professora Sonia. CUSC MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Professora Sonia. CUSC MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CUSC 2017 - MEDICINA - Segudo Semestre CENTR UNIVERSITÁRI SÃ CAMIL 01. maracujá, por ser rico em potássio, cotribui para o cotrole da pressão arterial. A tabela apreseta os pricipais mierais ecotrados

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social. Projeto AQUARES

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social. Projeto AQUARES Uiversidade Federal de Pelotas Departameto de Medicia Social Projeto AQUARES Avaliação de Serviços de Saúde o Brasil: Acesso e Qualidade da Ateção Relatório Fial Março de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Leia mais

Concentração de Soluções

Concentração de Soluções Esio Médio QUÍMICA Data: / /2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Aual aula 2 Nome : o Classe: 2 2MA Cocetração de Soluções 1 1. (Uisc 2012) Qual a cocetração em gl de uma solução de 500

Leia mais

Tópicos. Cliente presente O jogo do planejamento Stand up meeting Programação em par

Tópicos. Cliente presente O jogo do planejamento Stand up meeting Programação em par Práticas do XP Tópicos Cliete presete O jogo do plaejameto Stad up meetig Programação em par 2 Cliete presete 3 Cliete Presete Tradicioalmete, há uma divisão implícita etre as resposabilidades do cliete

Leia mais

MICROCEFALIA: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA DA

MICROCEFALIA: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA DA MICROCEFALIA: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA DA SÍNDROME Thayã Crysley Silva Tavares ; Dara Rayae da Silva Guedes ; Dáfie de oliveira Adrade 2 ; Ferada Moura de Oliveira 3 ; Isabela Tatiaa Sales de Arruda 4,2Acadêmicos

Leia mais

PROVA 1 27/10/ Os dados apresentados na seqüência mostram os resultados de colesterol

PROVA 1 27/10/ Os dados apresentados na seqüência mostram os resultados de colesterol PROVA 1 7/10/009 Nome: GABARITO 1. Os dados apresetados a seqüêcia mostram os resultados de colesterol mg /100ml em dois grupos de aimais. O grupo A é formado por 10 total ( ) aimais submetidos a um cotrole

Leia mais

4Parte OBJETIVO GERAL. Parte I Preparação da atividade laboratorial

4Parte OBJETIVO GERAL. Parte I Preparação da atividade laboratorial Relatórios das atividades laboratoriais AL 3.1 ONDAS: ABSORÇÃO, REFLEXÃO, REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL OBJETIVO GERAL Ivestig os feómeos de absorção, reflexão, refração e reflexão total, determi o ídice de

Leia mais

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição TLF /11 Capítulo VI Histogramas e curvas de distribuição 6.1. Distribuições e histogramas. 6 6.. Distribuição limite 63 6.3. Sigificado da distribuição limite: frequêcia esperada e probabilidade de um

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 0 Estimação de parâmetros populacioais 9.. Itrodução Aqui estudaremos o problema de avaliar certas características dos elemetos da população (parâmetros), com base em operações com os dados de uma

Leia mais

O PARADOXO DE SIMPSON

O PARADOXO DE SIMPSON O PARADOXO DE SIMPSON Valmir R. Silva Adre Toom PIBIC-UFPE-CNPq Itrodução A aálise cietífica de dados através da modelagem matemática é uma atividade idispesável a Teoria de Decisão. O mesmo coceito é

Leia mais

IAG. Definições: O valor do dinheiro no tempo Representação: (100) 100. Visualização: Fluxo de Caixa B&A B&A

IAG. Definições: O valor do dinheiro no tempo Representação: (100) 100. Visualização: Fluxo de Caixa B&A B&A IAG Matemática Fiaceira Fluxo de Caixa O valor do diheiro o tempo Represetação: Saídas Etradas (100) 100 Prof. Luiz Bradão 2012 1 2 Visualização: Fluxo de Caixa 0 1 2 3 4 5 Defiições: Fluxo de Caixa VP

Leia mais

Disciplina: Probabilidade e Estatística (MA70H) Profª Silvana Heidemann Rocha Estudante: Código: APRESENTAÇÃO DE DADOS PARA VARIÁVEL QUANTITATIVA

Disciplina: Probabilidade e Estatística (MA70H) Profª Silvana Heidemann Rocha Estudante: Código: APRESENTAÇÃO DE DADOS PARA VARIÁVEL QUANTITATIVA Miistério da Educação UIVERSIDADE TECOLÓGICA FEDERAL DO PARAÁ Câmpus Curitiba Diretoria de Graduação e Educação Profissioal Departameto Acadêmico de Estatística 1 Disciplia: Probabilidade e Estatística

Leia mais

Caderno de Exercício 2

Caderno de Exercício 2 1 Cadero de Exercício Estimação Potual e Itervalos de Cofiaça 1. Exercícios Aulas 1. Exercício 8.6 do livro Statistics for Ecoomics ad Busiess. O úmero de adares vedidos em cada dia por uma empresa imobiliária

Leia mais

Departamento De Farmácia. Disciplina De Biofarmácia

Departamento De Farmácia. Disciplina De Biofarmácia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departameto De Farmácia Disciplia De Biofarmácia ExErcício de Farmacociética Lista 1 Professor Atoio

Leia mais

Perfil socioeconômico, estado nutricional e consumo alimentar de portadores de deficiência mental

Perfil socioeconômico, estado nutricional e consumo alimentar de portadores de deficiência mental Artigo Origial Lira MKA et al. Perfil socioecoômico, estado utricioal e cosumo alimetar de portadores de deficiêcia metal Socioecoomic profile, utritioal state ad food cosumptio of metally retarded people

Leia mais

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra.

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra. ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIAM Objetivo Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Exemplos: µ : peso médio de homes

Leia mais

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco Taxas e Ídices Aa Maria Lima de Farias Dirce Uesu esco Itrodução Nesse texto apresetaremos coceitos básicos sobre ídices e taxas. Embora existam aplicações em diversos cotextos, essas otas utilizaremos

Leia mais

EPR 007 Controle Estatístico de Qualidade

EPR 007 Controle Estatístico de Qualidade EP 7 Cotrole Estatístico de Qualidade Prof. Dr. Emerso José de Paiva Gráficos e tabelas origiadas de Costa, Epprecht e Carpietti (212) 1 Num julgameto, ifelizmete, um iocete pode ir pra cadeia, assim como

Leia mais

O erro da pesquisa é de 3% - o que significa isto? A Matemática das pesquisas eleitorais

O erro da pesquisa é de 3% - o que significa isto? A Matemática das pesquisas eleitorais José Paulo Careiro & Moacyr Alvim O erro da pesquisa é de 3% - o que sigifica isto? A Matemática das pesquisas eleitorais José Paulo Careiro & Moacyr Alvim Itrodução Sempre que se aproxima uma eleição,

Leia mais

RADIOATIVIDADE- TEORIA PARTE I

RADIOATIVIDADE- TEORIA PARTE I RDIOTIVIDDE- TEORI PRTE I Itrodução Radioatividade estuda a emissão atural ou provocada (artificial) de partículas e odas eletromagéticas pelos úcleos atômicos (uclídeos) de certos elemetos. Ela evolve

Leia mais

CRONOGRAMA DOS MÓDULOS E CURSOS REGULARES EM OFERTA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013

CRONOGRAMA DOS MÓDULOS E CURSOS REGULARES EM OFERTA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 CRONOGRAMA DOS MÓDULOS E CURSOS REGULARES EM OFERTA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 MÊS JULHO AGOSTO SETEMBRO MÓDULO/ CURSO **Atualização em Lígua Portuguesa II - HU **Educação Fiaceira **Cotratos e Aquisições

Leia mais

CÁLCULO DO ÍNDICE DO CUSTO DA CESTA BÁSICA EM ANÁPOLIS, NO PERÍODO DE SETEMBRO DE 2008 A AGOSTO DE 2009

CÁLCULO DO ÍNDICE DO CUSTO DA CESTA BÁSICA EM ANÁPOLIS, NO PERÍODO DE SETEMBRO DE 2008 A AGOSTO DE 2009 CÁLCULO DO ÍNDICE DO CUSTO DA CESTA BÁSICA EM ANÁOLIS, NO ERÍODO DE SETEMBRO DE 2008 A AGOSTO DE 2009 Walquiria Cardoso de Brito 1 ;Reato Lopes dos Satos 2 ; Eliezer da Silva Freitas 2 ; Luís Ferado Barbosa

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL DE NUTRIZES NA SEGUNDA ETAPA DO MÉTODO CANGURU DE UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA 1

CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL DE NUTRIZES NA SEGUNDA ETAPA DO MÉTODO CANGURU DE UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA 1 ARTIGO ORIGINAL CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL DE NUTRIZES NA SEGUNDA ETAPA DO MÉTODO CANGURU DE UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA 1 NUTRITIONAL CHARACTERISTICS OF NURSING MOTHERS IN THE SECOND STAGE OF THE METHOD

Leia mais

Função Logarítmica 2 = 2

Função Logarítmica 2 = 2 Itrodução Veja a sequêcia de cálculos aaio: Fução Logarítmica = = 4 = 6 3 = 8 Qual deve ser o valor de esse caso? Como a fução epoecial é estritamete crescete, certamete está etre e 3. Mais adiate veremos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS - CEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS - PPGER

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS - CEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS - PPGER Resolução 0/204 do PPGER Estabelece ormas para credeciameto, recredeciameto e descredeciameto de docetes do Programa de Pós-Graduação em Eergias Reováveis, sob a resposabilidade do Cetro de Eergias Alterativas

Leia mais

VULNERABILIDADES PARA O HIV/ AIDS EM PÓS- GRADUANDOS EM SAÚDE PÚBLICA E DA FAMÍLIA NO PIAUÍ

VULNERABILIDADES PARA O HIV/ AIDS EM PÓS- GRADUANDOS EM SAÚDE PÚBLICA E DA FAMÍLIA NO PIAUÍ Vol.53,.2,pp.99-105 (Jul- Set 2017) Revista UNINGÁ VULNERABILIDADES PARA O HIV/ AIDS EM PÓS- GRADUANDOS EM SAÚDE PÚBLICA E DA FAMÍLIA NO PIAUÍ VULNERABILITIES FOR HIV / AIDS IN POST-GRADUATE STUDENTS IN

Leia mais

Probabilidade e Estatística Ciência da Computação. Objetivos. Ilustrações. Parte 7 Apresentando visualmente dados

Probabilidade e Estatística Ciência da Computação. Objetivos. Ilustrações. Parte 7 Apresentando visualmente dados Probabilidade e Estatística Ciêcia da Computação Parte 7 Apresetado visualmete dados Prof. Adriao Pasqualotti Objetivos Apresetar métodos de costrução de gráficos e diagramas Descrever as ormas de costrução

Leia mais

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES Aluo(a): Turma: Professores: Data: Edu/Vicete Noções de Estatística Podemos eteder a Estatística como sedo o método de estudo de comportameto coletivo, cujas coclusões são

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática 09/11/2011 Proporcionalidade inversa; Representações gráficas 9.

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática 09/11/2011 Proporcionalidade inversa; Representações gráficas 9. Escola Secudária/2, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática 09/11/2011 Proporcioalidade iversa; Represetações gráficas 9.º o Nome: N.º: Turma: 1. ssiala a alterativa correta Para cada uma das questões

Leia mais

Modelagem para o tempo de atravessamento e inventário médio em arranjos produtivos por processo

Modelagem para o tempo de atravessamento e inventário médio em arranjos produtivos por processo Modelagem para o tempo de atravessameto e ivetário médio em arrajos produtivos por processo Everto Peter Satos da Rosa (UNISINOS) everto.rosa@areva-td.com Felipe Morais Meezes (UNISINOS) meezes@produttare.com.br

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística.

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. 1.1) Itrodução.(184) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar coclusões acerca da população de ode se extraiu a amostra.

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. (Versão: para o maual a partir de 2016/17) 1.1) Itrodução.(222)(Vídeo 39) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar

Leia mais

3 Técnica de Traçado de Raios 3.1. Introdução

3 Técnica de Traçado de Raios 3.1. Introdução 3 Técica de Traçado de Raios 3.. Itrodução Uma técica de traçado de raios aplicada à rádio-propagação cosiste a aálise, com base os resultados da ótica geométrica, da propagação de odas de rádio-freqüêcia

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO Dr. Sivaldo Leite Correia CONCEITOS, LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES Nos tópicos ateriores vimos as estratégias geeralizadas para

Leia mais

Políticas de Solos e a sua operacionalização

Políticas de Solos e a sua operacionalização Políticas de Solos e a sua operacioalização Paulo V. D. Correia paulocorreia@tecico.ulisboa.pt Departameto de Egeharia e Gestão Istituto Superior Técico 1 O quadro das Políticas de Solos O solo como espaço

Leia mais

Medidas de Posição. É igual ao quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores.

Medidas de Posição. É igual ao quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores. Medidas de Posição São as estatísticas que represetam uma série de dados orietado-os quato à posição da distribuição em relação ao eixo horizotal do gráfico da curva de freqüêcia As medidas de posições

Leia mais

a) 54º dia b) 53º dia c) 52º dia d) 51º dia e) 50º dia

a) 54º dia b) 53º dia c) 52º dia d) 51º dia e) 50º dia Questão 0) Pesuisas sobre as codições utricioais das criaças de uma determiada comuidade mostraram a ecessidade de eriuecer sua alimetação. Para tato, desevolveu-se uma mistura alimetícia composta por

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciêcia Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departameto de Iformática Uiversidade Federal do Espírito Sato Ageda Classificações da Ciêcia A Computação e

Leia mais

PRÁTICA ALIMENTAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM CENTROS DE SAÚDE ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PRÁTICA ALIMENTAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM CENTROS DE SAÚDE ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PRÁTICA ALIMENTAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA EM CRIANÇAS ARTIGO ORIGINAL PRÁTICA ALIMENTAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM CENTROS DE SAÚDE ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO FEEDING PRACTICES

Leia mais

TRÊS COMUNIDADES RURAIS DE OURO PRETO, MG: SUBSÍDIOS

TRÊS COMUNIDADES RURAIS DE OURO PRETO, MG: SUBSÍDIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO NÚCLEO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ecoomia, Admiistração e Cotabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Matemática Fiaceira Profa. Dra.Luciaa C.Siqueira Ambrozii Juros Compostos 1 Juros compostos Cosidera

Leia mais

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10.1 Itrodução Localizado o cetro de uma distribuição de dados, o próximo passo será verificar a dispersão desses dados, buscado uma medida para essa dispersão.

Leia mais

HEPATOTOXICIDADE CONDUTAS

HEPATOTOXICIDADE CONDUTAS HEPATOTOXICIDADE CONDUTAS Helma Pichemel Cotrim Faculdade de Medicia Uiversidade Federal da Bahia AGRESSÃO HEPÁTICA TÓXICA MEDICAMENTOS ÁLCOOL TOXINAS AMBIENTAIS -> QUÍMICOS POTENCIALIDADE DE HEPATOTOXICIDADE

Leia mais

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática Vestibular de Verão Prova N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam a etiqueta fixada

Leia mais

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática Vestibular de Verão Prova N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam a etiqueta fixada

Leia mais

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática Vestibular de Verão Prova N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam a etiqueta fixada

Leia mais

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática

Vestibular de Verão Prova 3 Matemática Vestibular de Verão Prova N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam a etiqueta fixada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-ESTATÍSTICA II (CE003)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-ESTATÍSTICA II (CE003) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA -ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Beito Olivares Aguilera o Sem./6. Usado os dados da Tabela o Aexo (Seção Orçameto da MB),

Leia mais

arxiv: v1 [math.ho] 3 Sep 2014

arxiv: v1 [math.ho] 3 Sep 2014 Álbum de figurihas da Copa do Mudo: uma abordagem via Cadeias de Markov Leadro Morgado IMECC, Uiversidade Estadual de Campias arxiv:409.260v [math.ho] 3 Sep 204 Cosiderações iiciais 6 de maio de 204 Com

Leia mais

Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos Aálise de Algoritmos Aálise de Algoritmos Prof Dr José Augusto Baraauskas DFM-FFCLRP-USP A Aálise de Algoritmos é um campo da Ciêcia da Computação que tem como objetivo o etedimeto da complexidade dos

Leia mais

Estudo da Função Exponencial e Função Logarítmica

Estudo da Função Exponencial e Função Logarítmica Istituto Muicipal de Esio Superior de Cataduva SP Curso de Liceciatura em Matemática 3º ao Prática de Esio da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da Fução Expoecial

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CESPE/UB FUB/0 fa 5 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 60 As distribuições B e C possuem os mesmos valores para os quartis Q e Q, e o quartil superior em B correspode ao quartil cetral (Q ) da distribuição A.

Leia mais

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Biômio de Newto e Triagulo de Pascal Soma de Elemetos em Lihas, Coluas e Diagoais Segudo Ao do Esio Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Beevides Revisor: Prof Atoio Camiha M Neto

Leia mais

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Biômio de Newto e Triagulo de Pascal Soma de Elemetos em Lihas, Coluas e Diagoais Segudo Ao do Esio Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Beevides Revisor: Prof Atoio Camiha M Neto

Leia mais

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO US 017 - MEDIIA - Primeiro Semestre ETRO UIVERSITÁRIO SÃO AMILO 01. Em uma proveta, foram adicioados cuidadosamete volumes iguais dos diferetes líquidos idicados a tabela. osiderado que os líquidos ão

Leia mais

4 Teoria da Probabilidade

4 Teoria da Probabilidade 48 4 Teoria da Probabilidade Apresetam-se este capítulo coceitos de probabilidade e de estimação de fuções desidade de probabilidade ecessários ao desevolvimeto e compreesão do modelo proposto (capítulo

Leia mais