CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 10: Topologia Hierárquica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 10: Topologia Hierárquica"

Transcrição

1 CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 10: Topologia Hierárquica

2 Topologias

3 Topologia Como você conecta os switches para formar sua LAN é chamado de Topologia de Rede, que no caso do switch sempre forma uma topologia em estrela ou estrela estendida. Topologia é um mapa da inter-rede que indica os segmentos da rede, os pontos de interconexão e as comunidades de usuários. O propósito é mostrar um mapa de alto nível da rede, não a implementação da mesma.

4 Topologia Router-On-A-Stick A topologia mais simples que podemos ter em uma rede é a chamada Router-on-a- Stick (Roteador em um varal) ou ROAS. Essa rede tem os switches conectados em série ou cascateados. A topologia ROAS é bem parecida com o que utilizamos em casa ou pequenas empresas, ou seja, um roteador na ponta que faz a saída para Internet ou com outras LANs remotas e switches em série conectados a esse roteador.

5 Os maiores problemas com essa maneira de conectar switches assim vem quando sua rede cresce e começa a passar de 200 a 300 pontos de rede. Essa topologia pode trazer as seguintes consequências em redes maiores: INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Topologia Router-On-A-Stick Muitos saltos entre os switches aumentando o diâmetro da rede: O diâmetro muito grande significa que o quadro de camada-2 vai ter que trafegar por muito switches até chegar ao destino, isso pode causar problemas com broadcasts em excesso na rede (tempestades de broadcast), gerando lentidão e até podendo para a rede. Maior probabilidade de problemas com loops de camada-2 e spanning-tree (STP): Com o diâmetro alto o STP leva mais tempo para convergir e também pode gerar loops de camada-2, tempestades de broadcast e lentidão na rede. Dificuldade de padronização: Essa topologia dificulta a criação de um projeto padrão e de como fazer para inserir novos switches quando a rede crescer. Pode também trazer dificuldades técnicas extras para trocar cabos ou reconectar equipamentos em migrações ou alterações na rede.

6 Topologia Router-On-A-Stick Essa topologia pode trazer as seguintes consequências em redes maiores: Maior quantidade de cabos para fazer com que sua rede seja redundante: Para criar links de backup entre os switches serão necessárias mais portas e cabos. Por exemplo, você poderia conectar dois cabos entre cada switch e depois mais dois cabos entre o switch-1 e 3 para fechar uma redundância quase que completa, porém com isso você já gastou 12 portas da sua rede. São 12 computadores a menos conectados! Veja a imagem a seguir os links backup em azul mais claro.

7 Topologia Router-On-A-Stick Todos os problemas citados normalmente geram dificuldades de administração, maior complexidade para isolar e resolver problemas, lentidão na rede e até em casos extremos parar completamente sua LAN ou segmentos dela na ocorrência de loops de camada-2 e/ou tempestades de broadcast. Note que a escolha da topologia pode criar ou resolver vários problemas comuns em redes LAN com padrão da família Ethernet cabeada. O modelo hierárquico em três camadas é utilizado e recomendado por grandes fabricantes, dentre elas Cisco, Juniper, Huawei dentre outros.

8 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) Divide-se a rede em camadas, onde cada uma delas tem uma função bem específica.

9 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) O acesso é onde vamos conectar os computadores, servidores e assim por diante, por isso o nome acesso, pois essa camada dá acesso à rede. A distribuição concentra os vários acessos e o core ou núcleo concentra as distribuições. Note na figura que existe uma maneira de conectar que é sempre igual entre os switches de cada camada, por exemplo, um switch de acesso é conectado com dois links, sendo que cada um dos links se conecta com um dos switches de distribuição. Essas conexões fornecem redundância física e lógica, pois se um cabo ficar indisponível o switch tem outro cabo para enviar seus dados, assim como se um dos switches de distribuição cair tem outro como backup. Portanto, essa forma de desenhar a rede em 3 camadas leva em consideração aspectos tanto físicos como lógicos da rede para maximizar conexões, redundância e disponibilidade da rede como um todo.

10 Topologia Hierárquica Camada de núcleo: Formada por roteadores e switches de alta tecnologia, otimizados visando à viabilidade e desempenho. Camada de distribuição: Formada por roteadores e switches de velocidade média. A principal função desses é a implementação de normas. Camada de acesso: Conecta os usuários finais (workstations) por meio de switches de várias portas, hubs e outros dispositivos (normalmente de custo menor).

11 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CAMADA DE ACESSO A camada de acesso ou access layer tem a função principal de dar acesso aos computadores, laptops, servidores e demais clientes redes, é o ponto que conecta os endpoints aos serviços de rede.

12 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CAMADA DE ACESSO Normalmente essa camada os switches são L2 (camada-2 ou layer-2), ou seja, eles encaminham quadros de camada-2 através do endereço MAC de destino. Além disso, os switches de acesso podem segmentar as redes através do uso de VLANs (LANs virtuais), porém o roteamento normalmente não é feito nessa camada e sim na distribuição. Os switches de camada de acesso devem fornecer essa funcionalidade com baixo custo e alta densidade de portas, normalmente são switches de 24 ou 48 portas podendo ser até empilháveis. As portas dos switches de acesso normalmente são UTP com velocidade de 10/100/1000 Mbps para o cliente e 1Gbps ou 10Gbps via fibra óptica para fazer o entroncamento com os switches de distribuição.

13 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CAMADA DE DISTRIBUIÇÃO A camada de distribuição faz a conectividade entre as diversas camadas de acesso, encaminhando os dados em camada-3 (via roteamento) entre a camada de acesso e o Core da rede. Normalmente formam blocos de switches que podem ser prédios ou grupos de setores de uma empresa ou função lógica na rede.

14 CAMADA DE DISTRIBUIÇÃO INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Topologia Hierárquica (3 Camadas ) Um switch de distribuição normalmente é um switch L3, suporta bem mais recursos avançados que um switch de acesso e é conectado utilizando links L2 com o acesso e links L3 com o core. Um switch de distribuição deve ser capaz de fazer roteamento entre as VLANs, prover conexões de alta disponibilidade, QoS, balanceamento de cargas (load balancing), possuir módulos redundantes, tais como fontes e placas supervisoras redundantes, e possibilitar a criação de caminhos alternativos para conectar tanto aos switches de acesso como aos do Core. Além disso, o switch de distribuição pode suportar tecnologias de redundância e ser capaz de aplicar políticas (policy), tais como políticas de roteamento, sumarização de rotas, QoS e políticas de segurança. Em alguns casos você pode fazer uma topologia com core e distribuição colapsados, ou seja, cada switch de distribuição fazendo o papel de core e distribuição ao mesmo tempo. Isso tudo depende da densidade de portas e tamanho da rede.

15 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CAMADA DE NÚCLEO (CORE) O núcleo ou core da rede deve fornecer o encaminhamento rápido entre os diversos switches de distribuição ou blocos de switches. Isso é possível através da utilização de conexões Layer-3 de altíssima velocidade que conecta os diversos switches de distribuição de forma redundante.

16 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CAMADA DE NÚCLEO (CORE) Devem ser previstos recursos de confiabilidade através módulos redundantes, tais como fontes de alimentação e placas supervisoras backup. Os links de alta velocidade (10 Gigabit Ethernet ou mais) possibilitam a integração de dados, voz e vídeo entre LAN, WAN e MAN agregados todos em uma mesma infraestrutura de redes. O que deve ser evitado na camada de núcleo é a adição de políticas, tais como ACLs ou regras de acesso, pois isso pode interferir na velocidade de encaminhamento dos switches. Por isso a recomendação é que tais serviços sejam realizados na camada de distribuição e não no core.

17 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) CONSIDERAÇÕES Por menor que seja sua rede é muito importante sempre pensar no desenho dessa rede, ou seja, fazer uma estrutura planejada e pensada para suportar demandas futuras. Pense sempre em controle, gerenciamento dos recursos físicos e lógicos, crescimento sem precisar começar do zero, escalabilidade, segurança, redundância. Nem sempre o fator custo é fácil de ser superado, mas entendendo o porque das coisas podemos sim ter mais condições de lutar por uma infraestrutura descente e mais robusta.

18 Topologia Hierárquica (3 Camadas ) Questões para discussão em sala: O autor, no seu artigo, aponta as seguintes desvantagens para o modelo hierarquico : Onde dispositivos sem fio devem estar posicionados? Como o acesso à Internet e a parte de segurança envolvida deve ser provisionada? (Firewall/IPS) Como o acesso a usuários remotos deve ser fornecido? (VPNs). a real necessidade da camada de Core? Poderíamos ter simplesmente as camadas de distribuição e acesso sem core?

19 Nota: Para elaboração destes slides me utilizei o conteúdo disponível no seguinte WEB Site:

20

Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados. Dejair P. F. da Silva

Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados. Dejair P. F. da Silva Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados Dejair P. F. da Silva Setembro de 2017 Topologias e Simbologia de Redes de Dados Eu conheço isto? A B C D E F Topologias de Redes Barramento Anel Estrela

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

Projeto Top-Down de Redes. Projeto da Topologia da Rede

Projeto Top-Down de Redes. Projeto da Topologia da Rede Projeto Top-Down de Redes Projeto da Topologia da Rede Topologia Um ramo da matemática preocupado com as propriedades geométricas que permanecem inalteradas mesmo sofrendo deformações elásticas como esticamento

Leia mais

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem Palestrante: Herlon Hernandes Sumário Evolução dos Ambientes Computacionais Estrutura Tradicional Tecnologias Virtualização Requisitos

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Roteamento e Comutação Material adaptado pelo Prof. Kleber Rezende Presentation_ID 1 Capítulo 1 1.0 Introdução 1.1 Projeto de LAN 1.2 O ambiente comutado 1.3 Resumo

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira Laboratório de Redes I 1º Semestre Aula 05 Hubs e Switches Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Identificar as características básicas e técnicas para emprego de Hubs e switches em

Leia mais

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer CCNA 1 Conceitos de Rede Conceitos de Rede Breve história das redes de dados Dispositivos de rede Topologias Protocolos de rede Redes locais Redes de longa distância Redes metropolitanas Redes de área

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão Introdução a Redes de Computadores Elementos de Interconexão Objetivo! Conhecer os diferentes equipamentos de rede existentes.! Entender quais camadas do modelo de referência na qual cada um destes equipamentos

Leia mais

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Topologia de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Etimologicamente a palavra topologia deriva do grego, Topos = forma e Logos = estudo, portanto, a palavra topologia significa o estudo das

Leia mais

Roteamento Prof. Pedro Filho

Roteamento Prof. Pedro Filho Roteamento Prof. Pedro Filho Definição Dispositivo intermediário de rede projetado para realizar switching e roteamento de pacotes O roteador atua apenas na camada 3 (rede) Dentre as tecnologias que podem

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Capítulo 2 Redes de Computadores... 21

Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Capítulo 2 Redes de Computadores... 21 Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Por que Ser um Profissional Certificado... 2 CCNA 4... 3 A Carreira de Certificação Cisco... 4 Profissional de Suporte... 6 Engenheiro de Projeto...

Leia mais

Estudos. Características de LANS SO de Rede HW adequado. Segurança. Ativos Passivos. Protocolos Serviços SW HW

Estudos. Características de LANS SO de Rede HW adequado. Segurança. Ativos Passivos. Protocolos Serviços SW HW Estudos Características de LANS SO de Rede HW adequado Ativos Passivos SW Protocolos Serviços Segurança SW HW 4 Características das LANs Tópicos Abordados Tipo de rede Redes mais usadas Ethernet, Fast

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 12 Protocolo STP (Redundância em Redes Locais) Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redundância de rede é primordial para a manutenção da

Leia mais

CAR Componentes Ativos de Rede

CAR Componentes Ativos de Rede Componentes Ativos de Rede 1 Componentes Ativos de Rede Elementos de Rede Repetidores Hub Bridges Switches Roteadores 2 Componentes Ativos de Rede Simbologias Roteador Servidor de acesso remoto Switch

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Redes e Conectividade

Redes e Conectividade Redes e Conectividade Operação e funcionamento de switch e bridge, conceitos básicos de LAN, VLAN e STP Versão 1.0 Setembro de 2016 Prof. Jairo jairo@uni9.pro.br professor@jairo.pro.br http://www.jairo.pro.br/

Leia mais

O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado

O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF (Internet Engineering Task Force) através

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura I - Redes Locais Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Site da disciplina http://echaia.com Ementa: Tecnologias de acesso; Padronização

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Comutação de Redes

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Comutação de Redes Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Comutação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade III VLAN (Virtual LAN) IEEE 802.1Q

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 02 Unidade II Dispositivos Básicos de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redes LAN Dois ou mais dispositivos interligados por um

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella Lista de Exercícios 1 1. Diga com suas palavras o que vem a ser uma rede

Leia mais

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede.

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede. A Topologia de uma rede é a representação geométrica dos relacionamentos de todos os links e dispositivos de uma rede. Existem quatro tipos básicos de topologias possíveis: Árvore, Barramento, Estrela

Leia mais

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio *

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Cabeamento Tipos de cabos cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Wireless wi-fi Cabo Coaxial Instalação difícil terminador / problemas Custo elevado Cabos de Fibra Óptica

Leia mais

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP Projeto de camada 1 Um dos componentes mais importantes a considerar no projeto de uma rede é o cabeamento. Hoje, a maior parte do cabeamento das redes locais é baseada na tecnologia Fast Ethernet. Fast

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Agente Administrativo da Receita Federal REDES DE COMPUTADORES

Agente Administrativo da Receita Federal REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É UMA REDE? Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, ou seja, dois ou mais computadores interligados por algum meio

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Julho/2017. Visão Geral

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Julho/2017. Visão Geral SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC Julho/2017 SeTIC Infraestrutura, Serviços e Sistemas de TIC Missão: Planejar, pesquisar, aplicar e desenvolver produtos e serviços de tecnologia da informação

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância Conceitos Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiro@faciplac.edu.br 2016-1 1 Redes de Computadores Sistema de comunicação que interconecta dois ou mais

Leia mais

PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES

PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES Prof Pedro Vunge Aula Adaptada do Manual da Escola Superior Aberta do Brasil 2007 II Semestre de 2017 SUMÁRIO 7.

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Seleção esperta de gateway com redundância e possibilidade de escolha do usuário. Compatibilidade com a maior parte dos cenários existentes

Seleção esperta de gateway com redundância e possibilidade de escolha do usuário. Compatibilidade com a maior parte dos cenários existentes Como Funciona O Libremesh Tradução de: http://libremesh.org/howitworks.html Traduzido por: Vedetas.org Objetivos a serem atingidos: Escalabilidade Segmentação de rede Roming de camada 2 dentro de certas

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Fundamentos de Redes

Fundamentos de Redes Camadas do Modelo TCP Fundamentos de Redes Tecnologia Ethernet e Variações Professor Airton Ribeiro de Sousa 1 O padrão ETHERNET é uma tecnologia para interconexão de redes internas LAN. Surgiu na década

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores RCO2 Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores Pontes e switches: ativos de camada de enlace 2 Pontes e switches: aprendem que estações estão em cada porta Mas pode haver problemas! Considere a

Leia mais

Noções de Cabeamento Estruturado

Noções de Cabeamento Estruturado Noções de Cabeamento Estruturado Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Noções de Cabeamento Estruturado Conclusão 2 Introdução Crescimento da instalação

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede I Aula 03 Básico de Switches Prof: Jéferson Mendonça de Limas O que é um Switch? Dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos de redes

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2 Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância Conceitos e Características Aula 2 Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiros@gmail.com 2017-2 1 Equipamentos - Roteador São equipamentos que interconectam

Leia mais

TestOut Network Pro - Português PLANO DE CURSO

TestOut Network Pro - Português PLANO DE CURSO TestOut Network Pro - Português 3.1.1 PLANO DE CURSO TestOut Network Pro Português 3.1.1 Vídeos: 79 (14:42:48) Demonstrações: 28 (4:41:37) Simulações: 56 Lições de Texto: 76 Exames: 59 Conteúdo: 0.0 Introdução

Leia mais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Redes de Computadores Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistemas de Comunicação Histórico das Redes de Comunicação de Dados Mídias de Comunicação Meios de Transmissão Padrões e Protocolos

Leia mais

Aula 3 Redes de Interconexão

Aula 3 Redes de Interconexão Aula 3 Redes de Interconexão As redes de interconexão são de fundamental importância nas arquiteturas paralelas Não importa o tipo da arquitetura, todo computador paralelo necessita de uma rede de interconexão

Leia mais

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão Equipamentos de Interconexão Repetidor Um repetidor ( repeater ) é um dispositivo utilizado para estender o alcance de uma LAN. Atuando na camada física, o repetidor conecta segmentos de rede, amplificando

Leia mais

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PROJETO DE RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DA UEG OBJETIVO: Elaborar o projeto de aquisição e implementação de equipamentos de infraestrutura tecnológica,

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Visão Geral de Equipamentos de Rede

Visão Geral de Equipamentos de Rede Visão Geral de Equipamentos de Rede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/24 Equipamentos de Redes 2/24 Repetidor (Camada

Leia mais

Tecnólogo em Redes de Computadores. Laboratório de Redes Locais

Tecnólogo em Redes de Computadores. Laboratório de Redes Locais Tecnólogo em Redes de Computadores Laboratório de Redes Locais Objetivos Apresentar os equipamentos de redes Revisar a divisão de endereços IP em redes Instalar/configurar o SAMBA Criar scripts de login

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

CCNA 1 Comutação Ethernet. Kraemer

CCNA 1 Comutação Ethernet. Kraemer CCNA 1 Comutação Ethernet Comutação Ethernet Introdução a comutação Protocolo STP Domínios de colisão Domínios de broadcast Introdução a comutação Quando o número de dispositivos que tentam acessar a rede

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Cenário 1: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLANs 220.0.0.2/24 C VLAN 2 B VLAN 1 A

Leia mais

SSC0641 Redes de Computadores

SSC0641 Redes de Computadores SSC0641 Redes de Computadores Capítulo 4 Camada de Rede 4.1 a 4.3 Prof. J ó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 Objetivos do Capítulo 4 Camada de Rede Entender os princípios dos serviços da camada de rede:

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Redes de Longa Distância (WAN) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Topologias de Redes WAN Há várias tecnologias para comunicação de longa distância (WAN)

Leia mais

Redes de Computadores II. Equipamentos de Redes

Redes de Computadores II. Equipamentos de Redes Redes de Computadores II Equipamentos de Redes 1 Equipamentos de Rede Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Curso de Redes Computadores de Longa Distância (Redes WAN - Wide Area Networking)

Curso de Redes Computadores de Longa Distância (Redes WAN - Wide Area Networking) Curso de Redes Computadores de Longa Distância (Redes WAN - Wide Area Networking) Prof. Ademar Felipe Fey Prof. Raul Ricardo Gauer V1.3 - fevereiro de 2011 Capítulo 1 Introdução às redes de computadores

Leia mais

Redes de Computadores. Alan Santos

Redes de Computadores. Alan Santos Redes de Computadores Alan Santos Parte 01 Definição de redes, vantagens e desvantagens Redes - Definição "Latu Sensu": Conj. de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que, interligados,

Leia mais

Conheça WAP150 o ponto de acesso de rádio duplo do Sem fio AC/N com PoE

Conheça WAP150 o ponto de acesso de rádio duplo do Sem fio AC/N com PoE Conheça WAP150 o ponto de acesso de rádio duplo do Sem fio AC/N com PoE Introdução O ponto de acesso de rádio duplo de Cisco WAP150 Wireless-AC/N com PoE fornece uma maneira simples, eficaz na redução

Leia mais

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade Introdução a Redes Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Internet, Intranet e Extranet Prof. Roberto Andrade Rede doméstica ou Rede Ponto a Ponto (PeertoPeer) O que é: Interligar um computador diretamente

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 05 Introdução as VLANs Prof: Jéferson Mendonça de Limas O que é uma VLAN? Uma VLAN é um agrupamento lógico de usuários e recursos de rede conectados

Leia mais

Plano de Aula: Apresentação da disciplina e Introdução ao Cabeamento de Redes de Computadores 1/2

Plano de Aula: Apresentação da disciplina e Introdução ao Cabeamento de Redes de Computadores 1/2 Plano de Aula: Apresentação da disciplina e Introdução ao Cabeamento de Redes de Computadores 1/2 CABEAMENTO - CCT0014 Título Apresentação da disciplina e Introdução ao Cabeamento de Redes de Computadores

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS INTRODUÇÃO É visível a necessidade das empresas que fornecem serviços tanto varejista como atacadista no Brasil, informatizarem sua estrutura com o

Leia mais

a ponto utilizando o protocolo ethernet. ( ) Para que duas redes de dados distintas se comuniquem, o equipamento utilizado para conectar e efetuar as

a ponto utilizando o protocolo ethernet. ( ) Para que duas redes de dados distintas se comuniquem, o equipamento utilizado para conectar e efetuar as Exercícios Aula 6 1. Nomeie duas das funções que podem ser executadas pelos LEDs em um adaptador de interface de rede típico. 2. Pesquise e pontue os passos necessários, fundamentais para a instalação

Leia mais

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva Camada Física Felipe S. Dantas da Silva felipe.dsilva@ifrn.edu.br Conteúdo Conceitos Padrões da camada Física Tipos de meio físico Meio físico de cobre Padrões de cabeamento Conectores e ferramentas Meio

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

Redes de Computadores - 4º Período. Projeto Integrador

Redes de Computadores - 4º Período. Projeto Integrador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes Praça Tiradentes, 416 - Centro - CEP 37576-000 Telefone: (35) 3464-1200 Redes de Computadores - 4º Período Projeto

Leia mais

1 de :42

1 de :42 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico

Leia mais