Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN"

Transcrição

1 Comandos básicos do L A T E X Luís Felipe Bilecki felipe436@gmail.com Vivian Cremer Kalempa vivian.kalempa@udesc.br Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN 2014

2 Introdução ao L A T E X L A TEX, criado por Leslie Lamport na década de 80, é um programa que reúne comandos que utilizam o TEX como base de processamento. Tem por objetivo, gerar textos de alta qualidade tipográca; L A TEX é um processador baseado no estilo lógico. Os processadores de texto podem ser divididos em duas categorias: Estilo visual: O texto que é digitado na tela aparece da mesma forma que é impresso. WHAT-YOU-SEE-IS-WHAT-YOU-GET (WYSIWYG), por exemplo: MS Word; Estilo lógico: O texto a ser impresso e os comandos de formatação são escritos em um arquivo com o auxílio de um editor ou no próprio bloco de notas. Em seguida o arquivo é compilado e gera como saída um arquivo que pode ser visualizado (Ex.: HTML).

3 Estrutura de um documento L A T E X Os comandos iniciam por \; Os comandos podem apresentar duas formas \comando ou \begin{comando}... \end{comando}; O texto de cada documento começa com \begin{document} e termina com \end{document}. Tudo que vem antes disso é considerado o preâmbulo do documento e o que aparece após é ignorado; O preâmbulo contém as principais características do seu documento.

4 Estrutura de um documento L A T E X Preâmbulo do documento Começa com \documentclass{estilo}; estilo pode ser substituído por um dos estilos pré-denidos: article usado para textos pequenos; report usado para relatórios; book livros e apostilas; letters cartas. Além destes estilos, existem estilos denidos exclusivamente para serem utilizados em universidades, congressos, revistas entre outras aplicações. Como por exemplo, o modelo de formatação de trabalhos acadêmicos, desenvolvido para o CEPLAN.

5 Estrutura de um documento L A T E X Exemplo preâmbulo e documento

6 Estrutura de um documento L A T E X Resultado da execução do exemplo anterior

7 Pacotes (Packages) Característica adicional ao documento L A TEX; Quando se torna necessário montar um documento mais elaborado, percebe-se que os comandos básicos não são sucientes; Os pacotes são inseridos no preâmbulo através do comando: Exemplos: \usepackage[opcional]{nomedopacote} color pode usar cor no texto; graphicx pode inserir grácos; babel traduz palavras para o idioma escolhido (chapter para capítulo); fontenc permite que o LATEX reconheça a acentuação feita diretamente no teclado;

8 Comandos de parágrafo e sentença Por padrão, em documentos L A TEX o primeiro parágrafo não possui recuo. Comandos: \indent Adiciona uma largura igual ao tamanho de indentação do parágrafo; \noindent Retira a indentação do local (parágrafo); \par Inicia um novo parágrafo no local do comando; \\ Quebra de linha (pula uma linha) e inicia um novo parágrafo; \\ Quebra de linha (pula uma linha) e não inicia um novo parágrafo; \newpage Inicia uma nova página no local do comando.

9 Alinhamento de texto Por padrão, em documentos L A TEX o texto aparece justicado. Há casos em que se torna necessário, alterar o alinhamento do texto. Para isso existem certos comandos: Fonte:

10 Símbolos especiais e traços O L A TEX possui símbolos especiais que não podem ser inseridos diretamente no código. Para isso coloca-se uma barra na frente do símbolo, por exemplo: \# # Maiores informações sobre os caracteres especiais, podem ser vistas no link: Os traços podem ser feitos de três formas: - com com com

11 Estilos de letras e tamanhos As palavras podem ser formatadas nos seguintes estilos: Tamanhos de fonte:

12 Estilos de letras e tamanhos Pode-se mudar o tamanho e forma das palavras no parágrafo, por exemplo: \begin{small}... \end{small} De acordo com o tamanho (em pt) especicado na classe do documento, cada comando possui um tamanho personalizado:

13 Notas de rodapé Uma nota de rodapé deve ser inserida após a palavra desejada. O comando footnote realiza esta função: \footnote{texto} Por exemplo, nota de rodapé 1 1 texto

14 Listas no L A T E X Na hora de se construir listas, o L A TEX facilita o serviço, disponibilizando comandos próprios para isso: Lista com marcador: \begin{itemize} \item elemento a \end{itemize} Corresponde a: elemento a

15 Listas no L A T E X Lista enumeradas usa-se: \begin{enumerate} \item elemento a \item elemento b \item elemento c \end{enumerate} Corresponde a: 1. elemento a 2. elemento b 3. elemento c

16 Listas no L A T E X Lista com descrição é usado o comando: \begin{description} \item[item a] descrição a \item[item b] descrição b \item[item c] descrição c \end{description} Corresponde a: item a descrição a item b descrição b item c descrição c

17

18 Introdução Este modelo foi adaptado as normas da UDESC, a partir do modelo proposto pelo CCT; Adaptado por Luís Felipe Bilecki sob a orientação da professora Msc. Vivian Cremer Kalempa; O modelo foi validado através da formatação de dois TCCs do CEPLAN, dos alunos Luís Felipe Bilecki e Rodrigo W. Ehresmann, no segundo semestre de 2014.

19 Fazendo o download do modelo Abra o link ModeloCeplan para fazer o download e descompacte o conteúdo em alguma pasta 2 ; Abra a pasta criada, localize o arquivo tccudesc e dê um duplo-clique nele. 2 Caso o link não abra, envie um para felipe436@gmail.com

20 Arquivo tccudesc (principal) Ao abrir o arquivo, se você instalou o TEXStudio, o arquivo será aberto neste programa ou em outro editor TEX que você tenha instalado.

21 Estrutura do arquivo tccudesc Preâmbulo 1

22 Estrutura do arquivo tccudesc Preâmbulo 2

23 Estrutura do arquivo tccudesc Dados da capa Nesta etapa deve-se inserir as informações do TCC: 1. \titulo{título} Substitua "Título" pelo título do seu trabalho; 2. \subtitulo{subtítulo} Substitua "Subtítulo" pelo Subtítulo do seu trabalho, caso não tenha, deixe a linha comentada por exemplo %\subtitulo{subtítulo}; 3. \autor{autor} Substitua "Autor" pelo seu nome; 4. \ano{20xx} Substitua "20xx" pelo ano de defesa do seu trabalho, por exemplo para 2015; 5. \data{xx de junho de 2015} Substitua "xx de junho de 2015" pela data de defesa do seu trabalho de conclusão de curso.

24 Estrutura do arquivo tccudesc Dados da capa

25 Estrutura do arquivo tccudesc Dados da folha do rosto e folha de aprovação Nesta etapa deve-se inserir as informações da folha de rosto e aprovação do TCC: 1. \orientador{nome do Professor} Substitua "Nome do Professor" pelo nome do seu/sua Orientador(a); 2. \tipoorientador{orientador} Neste comando dena se é Orientador ou Orientadora; 3. \ttorientador{msc.} Substitua "Msc." pela titulação do seu orientador(a).

26 Estrutura do arquivo tccudesc Executando o arquivo pela primeira vez Clique no botão "Build & View"para compilar o código-fonte em PDF e exibir na tela: O PDF gerado será exibido ao lado do código-fonte:

27 Estrutura do arquivo tccudesc Dedicatória, agradecimentos e epígrafe Dedicatória, agradecimentos e epígrafe são elementos opcionais; Para a dedicatória e a epígrafe basta substituir os textos em destaque ou comentar as linhas, caso não queira esses elementos no seu trabalho.

28 Estrutura do arquivo tccudesc Alterando os agradecimentos Para editar o arquivo dos agradecimentos: 1. Clicar com o botão direito no local em destaque (Arquivo tccudesc):

29 Estrutura do arquivo tccudesc Alterando os agradecimentos Para editar o arquivo dos agradecimentos: 2. O arquivo dos agradecimentos irá abrir para edição. Basta preencher os agradecimentos do seu trabalho

30 Estrutura do arquivo tccudesc Alterando os agradecimentos Para editar o arquivo dos agradecimentos: 3. Os agradecimentos são opcionais. Para não exibi-los no seu trabalho, comente as linhas do arquivo tccudesc, conforme a gura abaixo:

31 Estrutura do arquivo tccudesc Resumo e abstract O resumo e o resumo em língua estrangeira são preenchidos nos arquivos externos (resumo e abstract). Clique com o botão direito em cima do arquivo que deseja editar (resumo ou abstract) e clique em "Open resumo"(onde resumo é o nome do arquivo).

32 Estrutura do arquivo tccudesc Resumo e abstract No arquivo resumo substitua o texto abaixo pelo resumo do seu trabalho: Para teses, dissertações, TCCs e relatórios o resumo deve ser de 150 a 500 palavras, redigido em parágrafo único, com frases completas, sem sequência de itens/tópicos. No arquivo resumo substitua(p1,p2 e P3) pelas palavras-chave do seu resumo, por exemplo: Banco de Dados, Mineração de Dados e Java.

33 Estrutura do arquivo tccudesc Listas e sumário O modelo implementa quatro listas (lista de guras, lista de quadros, lista de tabelas e lista de grácos). Habilite somente a lista que será utilizada no seu trabalho, conforme a gura abaixo, onde somente a lista de guras é habilitada. O sumário é gerado automaticamente pelo comando \tableofcontents.

34 Estrutura do arquivo tccudesc Restante do documento Após a denição do sumário, pode-se inserir os capítulos do trabalho. Os capítulos são criados em um arquivo externo e inseridos com o comando \input{nomedoarquivo}

35 Capítulos Como criar e editar No modelo existem três capítulos (introducao,capitulo2 e conclusao). Para editá-los clique com o botão direito, no capítulo desejado, por exemplo: \input{capitulo2} Como faço para criar um novo capítulo?

36 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 1. Clique no botão novo(new)

37 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 2. No canto inferior direito, altere a codicação do arquivo de UTF-8 para ISO Passo 3. Clique no botão Save para salvar o novo arquivo.

38 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 4. Preencha o nome do arquivo. No exemplo foi utilizado o nome "referencial".

39 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 5. O capítulo foi salvo.

40 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 6. Após o capítulo estar criado, basta inserir o conteúdo desejado. No exemplo abaixo, é demonstrado as formas de criação de capítulos no texto e das seções de primeiro nível, segundo nível e terceiro nível.

41 Capítulos Criando um novo capítulo Passo 7. Para inserir o arquivo criado no arquivo tccudesc(principal), abra o arquivo tccudesc e insira o capítulo com o comando: \input{referencial}

42 Figuras no L A T E X Conceitos Os formatos PDF, JPG e PNG quando se usa PDFL A TEX; Sintaxe básica para a inserção de uma gura: [!htb] - opção para o L A TEX escolher a melhor posição para inserir a gura, onde h (here/aqui), t (top/topo) e b (bottom/embaixo). Se deixar uma opção apenas, por exemplo [!h], a gura será posicionada exatamente no local onde foi inserida no texto.

43 Figuras no L A T E X Conceitos \centering - a gura estará centralizada com este comando. A omissão dessa linha deixará a gura alinhada à esquerda; \includegraphics - onde se insere o nome da gura "parâmetros" podem ser substituídos por: \caption - a legenda da gura; \label - nome que identica a gura no documento, utilizado para referência cruzada, quando deseja referenciar a gura no texto. Por exemplo: A \ref{g:exemplo} ilustra... (\ref{g:exemplo} produz o elemento "Figura x", onde x é o número da gura).

44 Figuras no L A T E X Exemplo no arquivo referencial

45 Tabelas e quadros no L A T E X Para criar tabelas e quadros utilize o gerador online, disponível no site

46 Tabelas e quadros no L A T E X Estrutura básica de uma tabela

47 Tabelas e quadros no L A T E X Estrutura básica de um quadro

48 Referência cruzada no L A T E X Marque utilizando \label{elemento} a seção, capítulo, gura, tabela entre outros elementos; Para referenciar no texto, utilize o comando \ref{elemento}, o L A TEX automaticamente substitui o elemento pela numeração da seção, por exemplo. Exemplo de uso Fonte:

49 Referências ABNT no arquivo tccudesc As referências e citações utilizam o abntex2. Caso tenha problemas durante a instalação automática, ao rodar o arquivo tccudesc, verique os passos descritos no site: Indicada pelo elemento bibliography e tcc é o nome do arquivo de referências; Para editar as referências, clique com o botão direito sobre o "tcc"do bibliography;

50 Referências ABNT no arquivo tccudesc Para gerenciar as referências pode-se utilizar o software JabRef ou editar manualmente o arquivo tcc.bib; Por exemplo ao abrir o arquivo tcc.bib, as referências aparecem no formato BibTEX; gerhardmetodos é o nome da referência que deve ser utilizado nos comandos cite e citeonline, por exemplo: \cite{gerhardmetodos} (GERHARDT; SILVEIRA, 2009); \citeonline{gerhardmetodos} Gerhardt e Silveira (2009); Exemplos de referências no BibTEX, podem ser vistas no link:

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 07 a 08 de dezembro de 2014 São Paulo - SP DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente,

Leia mais

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Dono do processo 1. OBJETIVOS Esta instrução de trabalho tem como objetivo orientar os colaboradores da SINFO, de como a será mantida e acessada.

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS GUIA DO MODELO DE MONOGRAFIA - EFLCH/UNIFESP: PARA MS OFFICE VERSÃO 2 GUARULHOS 2014 2 1 INTRODUÇÃO 1.1 REQUISITOS 1.2 CONVENÇÕES

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1 1 Sumário BAÚ DE IDEIAS... 2 Criar atividades... 4 Inserindo Imagem... 6 Inserindo Vídeo... 10 Inserindo Animações e Atividades interativas... 12 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas... 17 Salvando

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS 1. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pré-textuais; b) elementos textuais; c) elementos pós-textuais.

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Produto: Webscan Relatório III Manual de instruções. Documentos de ajuda sensitiva ao contexto integrado às várias telas do sistema

Produto: Webscan Relatório III Manual de instruções. Documentos de ajuda sensitiva ao contexto integrado às várias telas do sistema Produto: Webscan Relatório III Manual de instruções. Documentos de ajuda sensitiva ao contexto integrado às várias telas do sistema Sérgio Oliveira Campos Contrato N : 2008/000514 Sumário 1 Introdução

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Blogilo 6 2.1 Iniciando........................................... 6 2.2 Configurar um blog....................................

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL(TAU).

Leia mais

Criando um modelo de documento segundo a norma ABNT. Luiz Carlos Caramez Informá2ca Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Criando um modelo de documento segundo a norma ABNT. Luiz Carlos Caramez Informá2ca Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação Criando um modelo de documento segundo a norma ABNT Luiz Carlos Caramez Informá2ca Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação Sobre estes slides Eles devem servir como uma guia de elaboração de documentos

Leia mais

Tutorial Baú de Ideias

Tutorial Baú de Ideias BAÚ DE IDEIAS O Baú de Ideias é uma ferramenta on-line (ativa apenas quando existe conexão com a Internet), na qual professores e alunos podem criar, divulgar e consultar atividades e projetos. No Baú

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org Na página inicial do Zotero (www.zotero.org), clique o banner Download Now. O Zotero é disponibilizado em duas versões: 1- Complemento do

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF 1 - Introdução Todas as Teses e Dissertações apresentadas pelos alunos de Mestrado e Doutorado da PUC-Rio deverão ser convertidas em arquivos no formato

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização http://www.pdfsam.org Sumário Apresentação... 3 Ferramenta... 3 Finalidade... 3 Instalação... 4 Utilizando o PDFsam... 8 Dividir... 9 Mesclar/Extrair... 11 Rotacionar...

Leia mais

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu.

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu. Manual WebMail 1. Tela inicial... pág. 2 2. Caixa de Entrada... pág. 2 3. A pasta Lidas... pág. 3 4. Criando sua assinatura... pág. 3 5. Enviar Mensagens... pág. 3 6. Anexando arquivos... pág. 4 7. Adicionando

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Março de 05 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. CONFIGURANDO PÁGINAS A5 - Clique na Aba Layout da Página e clique em

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Ferramentas para elaboração de artigos científicos Prof. Dr. Pedro Henrique Triguis Schimit

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

O tratamento de informação através de planilha eletrônica, aplicada ao software Excel

O tratamento de informação através de planilha eletrônica, aplicada ao software Excel Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio Educação Matemática e Tecnologias O tratamento de informação através de planilha eletrônica, aplicada ao software Excel Letícia Fontana Paulo Malu

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos)

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Para a gerência de conteúdo no site do Campus Online, é utilizado um componente do Joomla, o K2. Este componente permite que o conteúdo seja gerenciado

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 Observação: FAVOR VERIFICAR A RESOLUÇÃO DA MÁQUINA (RESOLUÇÃO DA TELA DEVERÁ SER 1024 x 768) e liberação das portas 7778 e 7780 no firewall para

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g

Banco de Dados Oracle 10g 2010 Banco de Dados II Líder: George Petz... 19 Bruno Aparecido Pereira... 07 Gustavo da Silva Oliveira... 24 Luis Felipe Martins Alarcon... 32 Rubens Gondek... 41 Professor: Gilberto Braga de Oliveira

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Passo-a-Passo para Criação de Conta no site Griaule e Download do Programa SDK e da Licença Fingerprint SDK 2009

Passo-a-Passo para Criação de Conta no site Griaule e Download do Programa SDK e da Licença Fingerprint SDK 2009 1 Importante: Passo-a-Passo para Criação de Conta no site Griaule e Download do Programa SDK e da Licença Fingerprint SDK 2009 É importante salientar que a Licença SDK não trabalha sozinha. Para que que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios Exercício 1 1. Crie um novo documento e digite: Testando 2. Salve-o em algum local de fácil acesso e que seja de sua preferência com o nome Doc1. 3. Acrescente o texto Salvar Como ao final do texto escrito

Leia mais

Enviando Arquivos para a Neoband

Enviando Arquivos para a Neoband www.neoband.com.br (11) 21991200 suporte técnico - suporte@neoband.com.br atendimento gráfica - atend@neoband.com.br atendimento sinalização - atendbig@neoband.com.br 05/07/2011 Enviando Arquivos para

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Pedido Eletrônico Gauchafarma

Manual de Instalação e Utilização do Pedido Eletrônico Gauchafarma Manual de Instalação e Utilização do Pedido Eletrônico Gauchafarma 1. INSTALAÇÃO Antes de iniciar a instalação do pedido eletrônico, entre em contato com o suporte da distribuidora e solicite a criação

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente.

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente. Tela Principal 1 1 Tela Principal 1) Coloque o e-mail que deseja receber o pedido enviado pelo cliente. Recomendamos emails da gmail ou hotmail, pois alguns provedores como yahoo ou terra, bloqueiam o

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Aula 3. Minicurso L A T E X PET-ECO. Universidade Teconlógica Federal do Paraná. Curitiba, PR - Março 2011. utfpr.jpg

Aula 3. Minicurso L A T E X PET-ECO. Universidade Teconlógica Federal do Paraná. Curitiba, PR - Março 2011. utfpr.jpg Minicurso L A T E X PET-ECO Universidade Teconlógica Federal do Paraná Curitiba, PR - Março 2011 Divisão de aquivos Divisão de arquivos I Em projetos com grande quantidade de texto pode ser interessante

Leia mais