Problemática da aplicabilidade das novas regras de custas aos processos tutelares de menores e de sua constitucionalidade em geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Problemática da aplicabilidade das novas regras de custas aos processos tutelares de menores e de sua constitucionalidade em geral"

Transcrição

1 compilações doutrinais ESTUDO JURÍDICO Problemática da aplicabilidade das novas regras de custas aos processos tutelares de menores e de sua constitucionalidade em geral André Mouzinho ADVOGADO VERBOJURIDICO

2 VERBOJURIDICO REGRAS DE CUSTAS AOS PROCESSOS TUTELARES MENORES E SUA CONSTITUCIONALIDADE : 2 ESTUDO JURÍDICO Problemática da aplicabilidade das novas regras de custas aos processos tutelares de menores e de sua constitucionalidade em geral André Mouzinho ADVOGADO Tribunal de Família e de Menores do LL Proc. Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito E.D.C., Requerente melhor identificada nos autos, na qualidade de representante legal de seu filho menor E.D.G., notificada da recusa de recebimento pela Secretaria do Requerimento de Regulação das Responsabilidades Parentais de seu filho menor, E.D.G. Vem apresentar a presente RECLAMAÇÃO 1 Nos termos e pelos seguintes fundamentos: 1º Salvo o devido respeito, estamos perante um processo de jurisdição voluntária com um regime especial próprio previsto, nos artsº1410º e segs. do C.P.C. e na O.T.M., nomeadamente, no artº150º, não sendo aqui aplicável o regime previsto nos artsº467ºnº1 e nº3 e artº474ºal.f) do C.P.C ARTIGO 475.º Reclamação e recurso do não recebimento 1 - Do acto de recusa de recebimento cabe reclamação para o juiz. 2 - Do despacho que confirme o não recebimento cabe sempre recurso até à Relação, aplicando-se, com as necessárias adaptações, o disposto no artigo 234.º-A. 2 Tais preceitos foram alterados com a aprovação do novo Regulamento de Custas Processuais cf.artº2º do Decreto-Lei nº34/2008 de 26 de Fevereiro, omitindo-se por completo, no preâmbulo, as razões que levaram a exigir que só contados 30 dias após o pedido de protecção jurídica (deferimento tácito) o autor tenha direito a interpor a acção competente. 3 Só em caso de ter sido requerida a citação urgente é concedida a excepção de não ser necessário comprovar a concessão de apoio judiciário. ARTIGO 467.º 5 - Sendo requerida a citação nos termos do artigo 478.º, faltando, à data da apresentação da petição em juízo, menos de cinco dias para o termo do prazo de caducidade ou ocorrendo outra razão de urgência, deve o autor apresentar documento comprovativo do pedido de apoio judiciário requerido, mas ainda não concedido.

3 ANDRÉ MOUZINHO REGRAS DE CUSTAS AOS PROCESSOS TUTELARES MENORES E SUA CONSTITUCIONALIDADE : 3 2º Nem a Requerente em representação de seu filho menor é aqui autora, e muito menos, o requerimento de pedido de regulação das responsabilidades parentais se trata de uma verdadeira petição inicial (não tendo que cumprir os requisitos elencados para aquela peça processual). 3º Acresce que o requerido não assume a qualidade de Réu. 4º E, o Tribunal não está sujeito a critérios de legalidade estrita, devendo antes adoptar em cada caso a solução que julgue mais conveniente para o processo. 5º E, muito menos, se poderá falar que existe aqui um verdadeiro litígio entre duas partes conflituantes. 6º A única parte com verdadeiro interesse em agir é a criança, e sobre esse interesse fundamental protegido pelo direito é que podem formar-se posições divergentes - vide por todos Manual de Processo Civil, Prof. Antunes Varela, Coimbra Editora, 1985, pp.69 a 73. 7º 4 Dos articulados SECÇÃO I Petição inicial ARTIGO 467.º Requisitos da petição inicial 3 - O autor deve juntar à petição inicial o documento comprovativo do prévio pagamento da taxa de justiça devida ou da concessão do benefício de apoio judiciário, na modalidade de dispensa do mesmo. a petição, com que propõe a acção, deve o autor: ARTIGO 474.º Recusa da petição pela secretaria A secretaria recusa o recebimento da petição inicial indicando por escrito o fundamento da rejeição, quando ocorrer algum dos seguintes factos: f) Não tenha sido comprovado o prévio pagamento da taxa de justiça devida ou a concessão de apoio judiciário, excepto no caso previsto no n.º 5 do artigo 467.º; 5 Lei n.º 34/2004 de 29 de Julho (Lei de acesso aos Tribunais) Artigo 25.º Prazo 1 - O prazo para a conclusão do procedimento administrativo e decisão sobre o pedido de protecção jurídica é de 30 dias, é contínuo, não se suspende durante as férias judiciais e, se terminar em dia em que os serviços da segurança social estejam encerrados, transfere-se o seu termo para o 1.º dia útil seguinte. 2 - Decorrido o prazo referido no número anterior sem que tenha sido proferida uma decisão, considera-se tacitamente deferido e concedido o pedido de protecção jurídica.

4 VERBOJURIDICO REGRAS DE CUSTAS AOS PROCESSOS TUTELARES MENORES E SUA CONSTITUCIONALIDADE : 4 A requerente como representante legal que é apenas deu o impulso processual, para que se regulem os interesses superiores de seu filho menor, como, aliás, poderiam também ter sido impulsionados pelo Ministério Público (que, aliás, está isento de custas, nos termos do artº4º nº1 al. a) do Regulamento de Custas Processuais). 8º Aliás, tal processo tem natureza urgente, não se coadunando com a demora de um diferimento tácito de concessão do apoio judiciário totalmente prejudicial aos interesses do menor cf.artº160º da O.T.M. 9º Mais: do artº161º da O.T.M. 6 resulta a contrario sensu, que as normas processuais que contrariem os fins da jurisdição de menores terão de ser afastadas. 10º Como serão o caso das normas jurídicas previstas, nos artsº467ºnº1 e nº3 e artº474ºal.f) do C.P.C. 11º Por outro lado, tal decisão de recusa viola o interesse superior da criança previsto, no artº3ºnº1 da Convenção sobre os Direitos da Criança 7 ex vi do artº8º da CRP (princípios do primado e da recepção automática). 12º A aplicação e interpretação dadas às normas jurídicas antes elencadas (artsº467ºnº1 e nº3 e artº474ºal.f) do C.P.C.) recusando o recebimento do requerimento de pedido de regulação das responsabilidades parentais de menor estarão inquinadas de nítida inconstitucionalidade material, por violação do direito de acesso à justiça de forma célere e prioritária previsto nos termos do artº20ºnº1 e nº5 da C.R.P., do princípio de igualdade previsto no artº13ºnº2 da C.R.P. (não discriminação em virtude da condição económica) bem como, do princípio da proporcionalidade, nos termos dos artsº18ºnº2, como corolário lógico dos princípios da 6 Artigo 161.º Casos omissos Nos casos omissos são de observar, com as devidas adaptações, as regras de processo civil que não contrariem os fins da jurisdição de menores. 7 Artigo 3.º 1. Todas as decisões relativas a crianças, adoptadas por instituições públicas ou privadas de protecção social, por tribunais, autoridades administrativas ou órgãos legislativos, terão primacialmente em conta o interesse superior da criança.

5 ANDRÉ MOUZINHO REGRAS DE CUSTAS AOS PROCESSOS TUTELARES MENORES E SUA CONSTITUCIONALIDADE : 5 dignidade da pessoa humana e do Estado de Direito Democrático previstos nos artsº1º,2º e 18ºnº1 da C.R.P., bem como, do Princípio Pro actione previsto implicitamente no já elencando artº20º da C.R.P. Nestes termos e nos mais de direito, Requer a V.Exª que ordene o recebimento do presente requerimento de regulação das responsabilidades parentais do menor E.D.G. dando sem efeito, o acto de recusa da secretaria com as legais consequências. O ADVOGADO, Montijo, Abril de E.R.D. 8/ 9/ 10 / 11 ANDRÉ MOUZINHO Advogado Abril 2012 verbojuridico.net 8 O referido requerimento já foi alvo de despacho judicial (que apenas veio confirmar, na íntegra, a recusa da Secretaria) decretando que estes autos não têm, por lei, natureza urgente, e que não existe qualquer inconstitucionalidade, não se afastando, assim, as normas previstas nos artsº467º e 474º do CPC em articulação com o 25ºnº1 nº2 da Lei do Apoio Judiciário. 9A Requerente não recorreu ao Tribunal da Relação, apenas pelo facto, de ter optado pelo benefício concedido no artº476º do CPC, e por já terem decorrido os 30 dias respeitantes ao deferimento tácito do pedido de protecção jurídica. No entanto, cremos que existe manifesta inconstitucionalidade material, como, aliás, tem sido decretado pelo TC no que a múltiplas normas jurídicas concerne, respeitantes a Custas Judiciais, quer sejam elas avulsas ou integrantes de diplomas legais de custas. 10 ARTIGO 476.º Benefício concedido ao autor O autor pode apresentar outra petição ou juntar o documento a que se refere a primeira parte do disposto na alínea f) do artigo 474.º, dentro dos 10 dias subsequentes à recusa de recebimento ou de distribuição da petição, ou à notificação da decisão judicial que a haja confirmado, considerando-se a acção proposta na data em que a primeira petição foi apresentada em juízo. 11 O presente texto foi escrito sem ter em conta o novo acordo ortográfico.

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional: ., REPúBLICA DE ANGOLA Processo n 149/2009 TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010 (Recurso Extraordinário de Inconstitucionalidade) Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

Leia mais

-APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia

-APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia -APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigo 10º Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

Acesso ao Direito e Tribunais

Acesso ao Direito e Tribunais Acesso ao Direito e Tribunais Módulo 2 Luís Filipe Santos Conselho Distrital de Lisboa Ordem dos Advogados Acesso ao Direito e Tribunais Sistema de Acesso ao Direito e Tribunais Noções Básicas Nomeação

Leia mais

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça DGAJ/Centro de Formação de Oficiais de Justiça - Todos os direitos reservados Av. 5 Outubro 125, 1º e 2º pisos, 1069-044 LISBOA Telef. 217 906 421 -

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ N.º 1- O apoio judiciário é concedido independentemente da posição processual que o requerente ocupe na causa e do facto de ter sido já concedido à parte contrária. N.º2-

Leia mais

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO ASSUNTO: Emissão de certidão Emolumentos Apoio Judiciário Requisitos. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROBLEMA: Pela nota interna n.º 615, de 03/06/2008 (P.º RC0312SAI), o SAID remeteu

Leia mais

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016 Lisboa, 6 de Abril de 2016 Decisão Expressa Deferimento Decisão Expressa Indeferimento - Impugnação Artigo 27.º - Prazo: 15 dias a contar do conhecimento da decisão; - Entregue no serviço da Segurança

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2017 31ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98

A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98 A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98 Por Nuno Montez da Silveira* PALAVRAS-CHAVE: obrigações pecuniárias, taxa de justiça, notificação, AECOP Uma das questões

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa A desocupação do locado pelo oficial de justiça. - Síntese formativa - O oficial de justiça do tribunal da situação do locado será designado pelo

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01384/14 Data do Acordão: 20-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO INDEFERIMENTO LIMINAR PRAZO DEDUÇÃO PEDIDO APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É obrigatória a constituição de advogado no recurso de apelação interposto pelo presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

O Governo da República Portuguesa e o Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo:

O Governo da República Portuguesa e o Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo: CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O GRÃO-DUCADO DO LUXEMBURGO RELATIVA AO AUXÍLIO JUDICIÁRIO EM MATÉRIA DE DIREITO DE GUARDA E DE DIREITO DE VISITA O Governo da República Portuguesa e o Governo

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2012: TVLSB.L

ECLI:PT:TRL:2012: TVLSB.L ECLI:PT:TRL:2012:2275.11.0TVLSB.L1.7.01 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2012:2275.11.0tvlsb.l1.7.01 Relator Nº do Documento Maria João Areias rl Apenso Data do Acordão 12/07/2012 Data

Leia mais

PRESTAÇÃO ESPONTÂNEA DE CAUÇÃO

PRESTAÇÃO ESPONTÂNEA DE CAUÇÃO compilações doutrinais VERBOJURIDICO PRESTAÇÃO ESPONTÂNEA DE CAUÇÃO INAPLICABILIDADE DO DISPOSTO NO ARTIGO 985.º DO C.P.CIVIL DR. NELSON BORGES CARNEIRO JUIZ DE DIREITO A EXERCER FUNÇÕES NO TRIBUNAL DA

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Especial Revitalização Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO.

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO. Acórdãos TRL Processo: Relator: Descritores: Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa 3198/13.4TBMTJ.L1-7 DINA MONTEIRO EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO EM TIMOR-LESTE

O MINISTÉRIO PÚBLICO EM TIMOR-LESTE compilações doutrinais VERBOJURIDICO O MINISTÉRIO PÚBLICO EM TIMOR-LESTE DR. JOÃO ALVES PROCURADOR DA REPÚBLICA INTERNACIONAL verbojuridico DEZEMBRO 2008 2 : O MINISTÉRIO PÚBLICO EM TIMOR-LESTE VERBOJURIDICO

Leia mais

ANTEPROJECTO DE LEI DO HABEAS CORPUS

ANTEPROJECTO DE LEI DO HABEAS CORPUS 2013 ANTEPROJECTO DE LEI DO HABEAS CORPUS RELATÓRIO DE FUNDAMENTAÇÃO E PROJECTO DE LEI Comissão de Reforma da Justiça e do Direito Subcomissão de Reforma do Código de Processo Penal 16-09- 2013 ANTEPROJECTO

Leia mais

O NOVO REGIME DE RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL DO ESTADO

O NOVO REGIME DE RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL DO ESTADO compilações doutrinais VERBOJURIDICO O NOVO REGIME DE RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL DO ESTADO E DEMAIS ENTIDADES PÚBLICAS DR. ANDRÉ MOUZINHO ADVOGADO verbojuridico JANEIRO 2008 2 : O NOVO REGIME

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Exposição de motivos Apesar de ter sido criado há já mais de 10 anos e muito embora esteja previsto no artigo 336.º do Código

Leia mais

Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: S U M Á R I O

Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: S U M Á R I O Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: 2008-01-31 Assuntos: - art.º 1200.º do Código de Processo Civil - divórcio - conservatória do registo civil - revisão formal S U M Á R I O Caso no exame dos autos

Leia mais

Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: S U M Á R I O

Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: S U M Á R I O Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: 2008-05-08 Assuntos: - art.º 1200.º do Código de Processo Civil - divórcio - revisão formal S U M Á R I O Caso no exame dos autos não tenha detectado nenhuma desconformidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015 UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa Ano lectivo de 2014/2015 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Disciplina anual do 3.º ano) Responsável pela regência:

Leia mais

Regime do Segredo de Estado

Regime do Segredo de Estado CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime do Segredo de Estado REVOGADO Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003 1/5 Decreto-Lei n.º 202/2003, de 10 de Setembro, Regula o regime das comunicações por meios telemáticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execução previsto no Código de Processo Civil

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6 * Lei n.º 62/2013, de 26 de Agosto (Lei da Organização do Sistema Judiciário) * Declaração de Retificação nº 36/2013, de 12 de Agosto * Portaria nº 280/2013,

Leia mais

DECRETO N.º 281/XIII

DECRETO N.º 281/XIII DECRETO N.º 281/XIII Aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas não penais e outras sanções pecuniárias fixadas em processo judicial, procedendo à sétima alteração

Leia mais

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ÍNDICE GERAL nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ENQUADRAMENTO: ORGANIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO 15 1. Organização

Leia mais

A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL

A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL A Lei n.º 5/2017, de 2 de Março, veio estabelecer o regime de regulação do exercício das responsabilidades parentais

Leia mais

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO ( Até às alterações do DL n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro) PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO Artigo 1.º Procedimentos especiais É aprovado o regime dos procedimentos

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

Data do documento 21 de março de 2019

Data do documento 21 de março de 2019 TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES CÍVEL Acórdão Processo 3674/14.1T8VNF-A.G1 Data do documento 21 de março de 2019 Relator Heitor Gonçalves DESCRITORES Beneficio do apoio judiciário > Interrupção do prazo

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA PROC. 0092/03 1ª Sec. - 3ª Sub. Acção de reconhecimento de direito Ex.mo Senhor Dr. Juiz de Direito: Contestando acção

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

PN ; Ag.: TC Porto, 3º J (1684A. 02) Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I. Introdução:

PN ; Ag.: TC Porto, 3º J (1684A. 02) Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I. Introdução: PN 4112.03-5; Ag.: TC Porto, 3º J (1684A. 02) Ag.e1: ; Ag.o2: Acordam no Tribunal da Relação do Porto I. Introdução: (a) O Ag.e não se conforma com as decisões sucessivas através das quais (i) lhe não

Leia mais

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação 1. Quem está sujeito ao segredo profissional? Todos os associados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão obrigados a manter reserva sobre quaisquer matérias que lhes estejam

Leia mais

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS*

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento destina-se a fixar as regras relativas aos encargos processuais decorrentes dos litígios cuja resolução seja submetida ao ARBITRARE

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ENTRAR Direção-geral da Administração da Justiça ESTUDOS DE CASO Clique em avançar para continuar TAXA DE JUSTIÇA

Leia mais

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 Código do Procedimento Administrativo Medidas Provisórias CPA 1991 Artigo

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2019 19ª Edição Atualização nº 4 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 4 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

Preâmbulo. 1 do artigo do EOE.

Preâmbulo. 1 do artigo do EOE. Preâmbulo A Ordem dos Enfermeiros é uma associação pública de natureza profissional, "representativa dos que, (...) exercem a profissão de enfermeiro" e cujas atribuições genéricas consistem na "defesa

Leia mais

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Regulamento de Assistência Jurídica Capítulo I Disposições gerais e preliminares Artigo 1.º 1. O presente Regulamento visa regular o direito à assistência jurídica dos Associados do SCIF. 2. O SCIF garante,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Do Procedimento de Mediação Art. 14. No início da primeira reunião de mediação, e sempre que julgar necessário,

Leia mais

fazer, o que aconteceu, tendo sido recebida a pronúncia sobre a matéria das excepções em

fazer, o que aconteceu, tendo sido recebida a pronúncia sobre a matéria das excepções em Proc.º 8/TAD/2016 Demandante: Leixões Sport Clube-Futebol, SAD Demandada: Federação Portuguesa de Futebol Contra-interessada: Liga Portuguesa de Futebol Profissional DECISÃO ARBITRAL I. 1. Em 3 de Maio

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

Ciclo de Conferências Acesso à Justiça e Cidadania

Ciclo de Conferências Acesso à Justiça e Cidadania Ciclo de Conferências Acesso à Justiça e Cidadania Apoio Judiciário e Certidões Judiciais Sandra Horta e Silva LAJ: Certidão Judicial - Encargo do Alínea a) do nº 1 do art.º 16º da Lei n.º 34/2004 de 29

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO 1. Qual é a ação judicial cabível? Se o medicamento estiver aprovado

Leia mais

A EXTINÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE EMPREGADORES E ASSOCIAÇÕES SINDICAIS POR FALTA DE PUBLICAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MEMBROS DA DIRECÇÃO

A EXTINÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE EMPREGADORES E ASSOCIAÇÕES SINDICAIS POR FALTA DE PUBLICAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MEMBROS DA DIRECÇÃO compilações doutrinais VERBOJURIDICO A EXTINÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE EMPREGADORES E ASSOCIAÇÕES SINDICAIS POR FALTA DE PUBLICAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MEMBROS DA DIRECÇÃO DR. JOÃO ALVES PROCURADOR-ADJUNTO verbojuridico

Leia mais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Centro de Formação de Funcionários de Justiça Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º 52/2011, de 13 de Abril CFFJ Maio de 2011 Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º

Leia mais

Tribunal Administrativo c Fiscal de Lisboa

Tribunal Administrativo c Fiscal de Lisboa 1~ Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa Exmo(a). Senhor(a) Rua Laura Alves, n 4 7 1050-138 Lisboa PORTUGAL Proc. n. 422107.6BELSB 4a, ~ Q, lntimaçào para prestação de informações e passagem de certidões

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica Prática Processual Penal e Direito Constitucional e Direitos Humanos (8 Valores) 22 de Julho de 2011 Responda a todas

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES.

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES Duração: 1 hora 16 de Março de 2012 Nome completo e legível Identificação do Agente de Execução Instruções de preenchimento: Resposta: A resposta a cada uma das questões deve

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2011: YIPRT.C1.40

ECLI:PT:TRC:2011: YIPRT.C1.40 ECLI:PT:TRC:2011:424262.09.3YIPRT.C1.40 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2011:424262.09.3yiprt.c1.40 Relator Nº do Documento Carlos Querido Apenso Data do Acordão 11/10/2011 Data de decisão

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

Novo Código de Processo Civil Edição Académica, 4.ª Edição Col. Legislação

Novo Código de Processo Civil Edição Académica, 4.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999 1/6 Decreto-Lei n.º 218/99, de 15 de Junho, Estabelece o regime de cobrança de dívidas pelas instituições e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde JusNet 108/1999 Link para o texto original no

Leia mais

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho Enquadramento geral do RPCE O Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho, entrou em vigor, a 16 de Outubro de 2006, em 4 tribunais:

Leia mais

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer Proc. R.C. 3/2008 SJC CT Parecer Recurso hierárquico. Aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito de adopção por decisão transitada em julgado antes da entrada em vigor da Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro.

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

Processos Urgentes Procedimentos Cautelares

Processos Urgentes Procedimentos Cautelares PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS Processos Urgentes Coimbra, 28.10.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Os Processos Urgentes e os cumprem o Princípio da Tutela Jurisdicional Efectiva, princípio

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES O Estatuto da Câmara dos Solicitadores, aprovado pelo Decreto-Lei 88/2003, de 26 de Abril, no seu artigo 102º, prevê que os solicitadores podem

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO

TRIBUNAL SUPREMO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO HABEAS CORPUS: nº 230 RÉU: DANGEREUX FREDERICO KUENGE MUCULlLA ACORDAM EM NOME DO POVO: Acordam no Tribunal Supremo I - RELATÓRIO 1. DANGEREUX FREDERICO KUENGE MUCUUlA,

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV VNI03W'lV W ope80apv O!J~t!SJaA!Un atua:loll BluaW!d DlnBd tloz STJ00100320 PROCESSO CIVIL DECLARATIVO AUTOR Paulo Pimenta EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76-80 3000-167 Coimbra

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

Decreto-Lei n. 279/97 de 11 de Outubro

Decreto-Lei n. 279/97 de 11 de Outubro Decreto-Lei n. 279/97 de 11 de Outubro Definição... 2 Natureza... 2 Sede... 2 Denominação... 2 Objecto... 2 Constituição... 3 Estatutos... 3 Inscrição no Registo Nacional de Clubes e Federações Desportivas...

Leia mais

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias Processo C-321/99 P Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias «Recurso de decisão do Tribunal de Primeira Instância Auxílios de Estado Política

Leia mais

sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal

sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal TRADUÇÃO da versão em francês CONSELHO DA EUROPA Recomendação CM/Rec(2012)11 do Comité de Ministros aos Estados Membros sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal (adoptada pelo

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 429/10 De 9 de Novembro de 2010

ACÓRDÃO N.º 429/10 De 9 de Novembro de 2010 acórdão n.º 429/10 ACÓRDÃO N.º 429/10 De 9 de Novembro de 2010 Não julga inconstitucional a norma do artigo 11.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 303/2007, de 24 de Agosto, quando interpretada no sentido de

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

O APOIO JUDICIÁRIO. Organização e Funcionamento. Relatório e Contas de 2004

O APOIO JUDICIÁRIO. Organização e Funcionamento. Relatório e Contas de 2004 Organização e Funcionamento No ano de 24, o Conselho continuou a aperfeiçoar a edificação de uma estrutura atinente a responder às diversas vicissitudes do sistema do Apoio Judiciário. Nesta senda, envidaram-se

Leia mais

14. Convenção Relativa à Citação e à Notificação no Estrangeiro dos Actos Judiciais e Extrajudiciais em Matéria Civil e Comercial

14. Convenção Relativa à Citação e à Notificação no Estrangeiro dos Actos Judiciais e Extrajudiciais em Matéria Civil e Comercial 14. Convenção Relativa à Citação e à Notificação no Estrangeiro dos Actos Judiciais e Extrajudiciais em Matéria Civil e Comercial Os Estados signatários da presente Convenção, desejando criar os meios

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2018 6ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 2 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais