História da Ortografia do Português (Fonte: Instituto de Linguística Teórica e Computacional)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da Ortografia do Português (Fonte: Instituto de Linguística Teórica e Computacional)"

Transcrição

1 Desde 1º de janeiro de 2016, entraram em vigor, definitivamente, as regras do Novo Acordo Ortográfico, apesar das mudanças terem começado em HISTÓRICO: É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO ACONTECE? Mudanças ortográficas não são novidade no Brasil! Ao longo dos anos já tivemos três acordos oficiais, aprovados pelos países falantes do idioma, que promoveram mudanças na língua portuguesa. Em 1943, foram realizadas as primeiras mudanças oficiais. Na época, nossa grafia era mais próxima de Portugal, mas diferente da utilizada oralmente no dia a dia. Em 1971, ocorreu a segunda reforma oficial com um período de transição de dois anos, pois foram poucas as alterações. História da Ortografia do Português (Fonte: Instituto de Linguística Teórica e Computacional) Séc XVI até séc. XX - Em Portugal e no Brasil a escrita praticada era de cariz etimológico (a raiz latina ou grega determinava a forma de escrita das palavras com maior preponderância) Até esta altura a grafia é essencialmente etimológica. Nesta data publica-se as Bases da Ortografia Portuguesa, de Gonçalves Viana 1907 A Academia Brasileira de Letras começa a simplificar a escrita nas suas publicações Implantação da República em Portugal é nomeada uma Comissão para estabelecer uma ortografia simplificada e uniforme a ser usada nas publicações oficiais e no ensino Primeira Reforma Ortográfica tentativa de uniformizar e simplificar a escrita, mas que não foi extensiva ao Brasil A Academia Brasileira de Letras resolve harmonizar a sua ortografia com a portuguesa A Academia Brasileira de Letras revoga a sua resolução de A Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras começam a procurar uma grafia comum A Academia Brasileira de Letras altera as regras de escrita.

2 1931 É aprovado o primeiro Acordo Ortográfico entre o Brasil e Portugal, que visa suprimir as diferenças, unificar e simplificar a língua portuguesa. Contudo, este acordo não é posto em prática São sanadas algumas dúvidas quanto à acentuação de palavras É redigido o Formulário Ortográfico de 1943, na primeira Convenção Ortográfica entre Brasil e Portugal Um novo Acordo Ortográfico torna-se lei em Portugal, mas não no Brasil, por não ter sido ratificado pelo Governo; os brasileiros continuam a regular-se pela ortografia do Vocabulário de São promulgadas alterações no Brasil, reduzindo as divergências ortográficas com Portugal São promulgadas alterações em Portugal, reduzindo as divergências ortográficas com o Brasil A Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboram novo projeto de acordo, que não é aprovado oficialmente O presidente do Brasil, José Sarney promove um encontro dos então sete países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, no Rio de Janeiro. É apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O Acordo Ortográfico de 1986, que resulta deste encontro, é amplamente discutido e contestado pela comunidade linguística, nunca chegando a ser aprovado A Academia das Ciências de Lisboa convoca novo encontro, juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas Academias elaboram a base do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O documento entraria em vigor, de acordo com o seu artigo 3º, no dia "1 de Janeiro de 1994, após depositados todos os instrumentos de ratificação de todos os Estados junto do Governo português" O Acordo Ortográfico de 1990 é apenas ratificado por Portugal, Brasil e Cabo Verde, embora o texto previsse a sua implementação em toda a Lusofonia no início de O Acordo Ortográfico é apenas ratificado por Portugal, Brasil, e Cabo Verde Na cidade da Praia é assinado o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, retirando-se do texto a data de implementação. Mantém-se a condição de que todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) devem ratificar as normas propostas no Acordo Ortográfico de 1990 para que este seja implementado.

3 2002 Timor-Leste torna-se independente e passa a fazer parte da CPLP Os ministros da Educação dos vários países da CPLP reúnem-se em Fortaleza, no Brasil, para a aprovação do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Fica assim determinado que basta a ratificação de três membros para que o Acordo Ortográfico possa entrar em vigor e Timor-Leste passa a integrar a CPLP Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe ratificam o documento, possibilitando a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de O Acordo Ortográfico de 1990 é aprovado por Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal, sendo esperada a sua implementação no início de Entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil e em Portugal. Além de Portugal e do Brasil, também São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau já ratificaram o Segundo Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico de 1990, embora estes últimos não o tenham ainda aplicado. Fica apenas a faltar a ratificação de Angola e Moçambique. POR QUE MUDOU? O principal objetivo da mudança é econômico: facilitar a integração comercial entre as nações. Mas, sem dúvida, as mudanças trazem outros benefícios, como facilitar o intercâmbio cultural e científico, já que fica muito mais fácil a comunicação e caem os custos de produção e adaptação dos materiais impressos. É uma forma de ajudar na inserção dos países que falam a língua, na comunidade das nações desenvolvidas, visto que algumas publicações deixam de circular internacionalmente, porque dependem de versões. Internamente, os países que assinaram o acordo terão que arcar com os custos de toda reimpressão de livros para se adequar às novas regras estabelecidas. O ACORDO As conversas começaram entre Brasil e Portugal, em Diversas reuniões foram realizadas e os outros países que têm o português como seu idioma oficial, passaram a participar. Mesmo tendo tomado a iniciativa, Portugal foi o mais resistente às mudanças, pois a quantidade de alterações lá são muito maiores que aqui: acção, acto, baptismo são escritas agora como no Brasil: ação, ato, batismo. Mais de 10 mil palavras dos nossos colonizadores serão impactadas.

4 A proposta apresentada em 1990 foi aprovada pelo Congresso Brasileiro pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995, seguido de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, em Até 2004, era preciso que todos os países membros da CPLP ratificassem as novas normas. Um acordo feito nesta data estabeleceu que bastaria que três países fizessem a ratificação para valer. Curiosidades: 1- Quantos países falam a língua portuguesa? São 8 países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 2- Todos os países que falam a língua portuguesa aderiram ao Novo Acordo? Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são os 4 primeiros países que passam a seguir as mesmas regras para escrever desde 1º de janeiro de 2016, oficialmente. Os outros 4 países, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste, aguardam a aprovação formal do tratado para também seguir as novas regras. 3- O que a reforma pode impactar na economia desses países? O custo para reimpressão de livros é um dos principais problemas que os países enfrentarão. Mas, por outro lado, ajudará a inserção dos países que falam a língua na comunidade das nações desenvolvidas, visto que algumas publicações deixam de circular internacionalmente, porque dependem de versões. 4- Por que é preciso padronizar o português? Segundo estudos, nosso idioma é a sexta língua mais falada do mundo! Porém, como existem duas formas oficiais de grafia, dificulta o estabelecimento da língua como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Ter uma ortografia padrão irá padronizar o ensino do português ao redor do mundo e facilitará o intercâmbio cultural entre os países que falam a língua. Livros, inclusive os científicos, e materiais didáticos poderão circular livremente entre os países, sem necessidade de revisão.

5 5- As mudanças também alteram a pronúncia? Não. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. VOLP VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA A Academia Brasileira de Letras elaborou em 1981, sob coordenação de Antonio Houaiss, a primeira edição do VOLP. É um levantamento das palavras da língua portuguesa com indicação da sua grafia, pronúncia correta das palavras, acentuação correta, classe gramatical e outras informações úteis, tais como formas irregulares do feminino de substantivos e adjetivos, plurais de nomes compostos etc. Em 2009, com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico no Brasil, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, entregou os primeiros exemplares da 5ª edição revista e atualizada do VOLP, com palavras. O Acordo Ortográfico de 1990 determina a publicação de um VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO COMUM, que será o vocabulário oficial da língua, válido para todos os países que tem o português como seu idioma oficial. Este Vocabulário Ortográfico Comum encontra-se em fase de elaboração. No site da Academia Brasileira de Letras é possível buscar vocábulos para conferir se a escrita está correta:

6 AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS ALFABETO Será formado agora por 26 letras, cada uma delas com sua representação em minúscula e maiúscula. As letras K, W e Y passam a ser consideradas integrantes do alfabeto e serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, siglas, palavras estrangeiras, derivados de palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: Franklin, frankliniano; Kant, kantismo; Darwin, darwinismo; Taylor, taylorista. Kuwait, kuwaitiano; Malawi, malawiano. Siglas, símbolos de unidades de medida e escrita de palavras e nomes estrangeiros: KLM, TWA, Kg (quilograma), Km (quilômetro), Kw (kilowatt), Watt, Yd-jarda (yard), show, playboy, playground, windsurf etc. TREMA Não se usa mais o trema ( ), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Como era agüentar argüir bilíngüe cinqüenta delinqüente eloqüente ensangüentado freqüente lingüiça Como ficou aguentar arguir bilíngue cinquenta delinquente eloquente ensanguentado frequente linguiça

7 qüinqüênio seqüestro tranqüilo quinquênio sequestro tranquilo Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano. ACENTUAÇÃO 1- As palavras paroxítonas terminadas com os hiatos oo(s) e ee(s) não serão mais acentuadas. Como era abençôo crêem (verbo crer) dêem (verbo dar) dôo (verbo doar) enjôo lêem (verbo ler) magôo (verbo magoar) perdôo (verbo perdoar) vêem (verbo ver) vôos zôo Como ficou abençoo creem deem doo enjoo leem magoo perdoo veem voos zoo

8 Recordando: HIATO > quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. 2- Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ela tem muitas joias. / Elas têm muitas joias. Ele vem de Jundiaí. / Eles vêm de Jundiaí. Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra. O acordo convém aos trabalhadores. / Os acordos convêm aos trabalhadores. Ele detém o poder. / Eles detêm o poder. Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas. 3- Os ditongos abertos ei e oi não serão mais acentuados em palavras paroxítonas. Como era alcatéia andróide apóia (verbo apoiar) apóio (verbo apoiar) bóia celulóide colméia epopéia estréia Como ficou alcateia androide apoia apoio boia celuloide colmeia epopeia estreia

9 geléia heróico idéia jibóia jóia paranóia platéia geleia heroico ideia jiboia joia paranoia plateia Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus. Recordando: DITONGO > o ditongo acontece quando dois sons vocálicos estão juntos na mesma sílaba: peixe, saudade, apaixonado. PAROXÍTONA > palavra cuja sílaba tônica (a mais forte) é a penúltima. Exemplo: lamentável, lápis, gato, enrolado, saúde. 4- Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Como era baiúca bocaiúva feiúra Como ficou baiuca bocaiuva feiura Atenção 1: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

10 Atenção 2: Nos demais i e u tônicos, formando hiato, o acento também continua: saúde, saída, gaúcho. 5- Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas. Como era: pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo. Como é agora: para, pela, pelo, pera, polo. Atenção 1: O acento diferencial permanece no verbo poder e no verbo pôr: Pôde 3ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito do Indicativo. Ontem, ele estava machucado e não pôde jogar bola. Pode 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo. Hoje, ele está recuperado e pode jogar bola. Eu vou pôr o livro na mesa. (verbo) A lição foi feita por mim. (preposição) Atenção 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma de bolo? Recordando: PALAVRAS HOMÔNIMAS > palavras com a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas com significados diferentes.

11 6- O acento é eliminado em determinadas formas dos verbos arguir e redarguir. É eliminado o acento no U tônico de GUE e GUI. Arguir - arguo, arguis, argui, arguímos, arguís, arguem. Redarguir - redarguo, redarguis, redargui, redarguímos, redarguís, redarguem. Atenção: Quando, na sequência do hiato UI, a vogal mais forte for I, este é acentuado. Exemplo: Arguí todas as circunstâncias do fato. (Tu arguíste, nós arguímos) 7- O uso do acento é determinado pela pronúncia no caso de alguns verbos. Os verbos do tipo aguar, apaniguar apaziguar, apropinquar, averiguar, desaguar, enxaguar, obliquar e delinquir podem ser escritos de duas formas, de acordo com a pronúncia. Veja, por exemplo, a conjugação dos verbos aguar e averiguar. Se o verbo for pronunciado com as vogais A ou I mais fortes, estas são acentuadas. Aguar (eu) águo/(que eu) águe (tu) águas/(que tu) águes (ele) água/(que ele) águe (nós) aguamos/(que nós) aguemos (vós) aguais/(que vós) agueis (eles) águam/(que eles) águem Averiguar (eu) averíguo /(que eu) averígue (tu) averíguas /(que tu) averígues (ele) averígua /(que ele) averígue (nós) averiguamos/(que nós) averiguemos (vós) averiguais/(que vós) averigueis (eles) averíguam/(que eles) averíguem Se o verbo for pronunciado com a vogal U mais forte, esta NÃO é acentuada. Aguar (eu) aguo/(que eu) ague (tu) aguas/(que tu) agues Averiguar (eu) averiguo/(que eu) averigue (tu) averiguas/(que tu) averigues

12 (ele) agua/(que ele) ague (nós) aguamos/(que nós) aguemos (vós) aguais/(que vós) agueis (eles) aguam/(que eles) aguem (ele) averigua/(que ele) averigue (nós) averiguamos/(que nós) averiguemos (vós) averiguais/(que vós) averigueis (eles) averiguam/(que eles) averiguem USO DO HÍFEN 1- Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: anti-higiênico pré-histórico macro-história mini-hotel sobre-humano super-homem ultra-humano Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h). 2- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos: antirrábico antirrugas antissocial biorritmo contrarregra

13 contrassenso microssistema minissaia neorrealismo semirreta ultrarresistente ultrassom 3- Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal. Exemplos: anti-ibérico anti-inflacionário anti-inflamatório auto-observação contra-ataque micro-ondas micro-ônibus semi-internato 4- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplos: aeroespacial agroindustrial anteontem

14 antiaéreo antieducativo autoafirmação autoescola autoestrada autoinstrução coautor coedição extraescolar infraestrutura plurianual semiaberto Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc. 5- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Exemplos: anteprojeto antipedagógico autopeça autoproteção coprodução microcomputador pseudoprofessor semicírculo

15 semideus seminovo ultramoderno Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc. 6- Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. Exemplos: hiper-requintado inter-racial inter-regional sub-bibliotecário super-racista super-reacionário super-resistente super-romântico Atenção: Nos demais casos não se usa o hífen. Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, subraça etc. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc. 7- Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal. Exemplos: hiperacidez

16 hiperativo interescolar interestadual interestelar interestudantil superamigo superaquecimento supereconômico superexigente superinteressante superotimismo 8- Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen. Exemplos: além-mar aquém-mar ex-aluno ex-prefeito ex-presidente pós-graduação pré-história pré-vestibular recém-casado recém-nascido sem-terra

17 9- Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, gua- çu e mirim. Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu. 10- Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo. 11- Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição. Exemplos: girassol madressilva mandachuva paraquedas paraquedista pontapé. 12- Usa-se o hífen nas palavras compostas com elementos repetidos (mesmo que tenham uma pequena variação na forma). Exemplos: reco-reco, blá-blá-blá, zigue-zague etc. 13- Usa-se o hífen Nas palavras compostas em que há o emprego do apóstrofo. Exemplos: caixa-d água, estrela-d'alva, mãe-d água, olho-d água, pau-d alho, pau--d arco. 14- Não se usa o hífen nas locuções de qualquer tipo. Exemplos: à toa, à vontade, cão de guarda, cor de café com leite, dia a dia, fim de semana, ponto e vírgula, sala de jantar, tão somente, bumba meu boi, disse me disse, maria vai com as outras, tomara que caia. Exceções: à queima-roupa, ao deus-dará, água-de-colônia, arco-da-velha, cor-derosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia. 15- Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte. Exemplos:

18 Na cidade, conta- -se que ele foi viajar. O diretor recebeu os ex- -alunos. DICAS PARA SE ADAPTAR AS NOVAS REGRAS: 1- LEIA: temos memória visual e, portanto, quanto mais lermos textos com a nova ortografia aplicada, mais iremos nos familiarizar com a forma de escrita. 2- ESCREVA: pode parecer estranho escrever ideia sem acento mas, quanto mais escrevermos da maneira correta, mais passará a ser natural para nós. 3- CONSULTE: As dúvidas serão frequentes e é importante manter material à mão, para consulta fácil. Tem dúvida? Consulte e escreva correto! Uma vez consultado, dificilmente irá precisar consultar o mesmo verbete futuramente. Ficará na sua memória! A ferramenta on-line da FLIP é excelente! Você digita a palavra como acha que ela é grafada e o conversor checa se está de acordo com as novas regras ortográficas e indica o correto. Ortografico 4- HÍFEN: de todas as regras, talvez a que mais causou impacto nas grafias das palavras para nós, brasileiros, foram as modificações em relação ao hífen. Portanto, tenha atenção redobrada com palavras que tinham o uso do hífen. Sempre consulte antes de escrever, para ter certeza se não mudou algo em relação ao que você já estava acostumado(a). Disponibilizamos, aqui, a cartilha TEM HÍFEN? da FTD Educação que traz um significativo número de palavras que geram maior dificuldade quanto à sua grafia e é uma ótima ferramenta para rápidas consultas.

19 5- DESAFIE-SE: Na internet há diversos testes on-line para você testar seu conhecimento. É um ótimo jeito de praticar, consultando seus erros/acertos e já conferindo a regra em questão.

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa O objetivo deste material é trazer, de maneira clara e dinâmica, as alterações introduzidas na Língua Portuguesa pelo Acordo Ortográfico. De 2009 até 31 de

Leia mais

Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez!

Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez! ALUNO Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez! TREMA Não se usa mais o trema ( ), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. MUDANÇAS

Leia mais

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira por Douglas Tufano (Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa) O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano ia Reforma Ortografica CP.indd 1 10/7/2008 14:27:21 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia

Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia Saiba o que mudou na ortografia brasileira por Douglas Tufano (Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa) O objetivo deste guia

Leia mais

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda.

Leia mais

Junho / Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela

Junho / Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela Junho / 2.012 Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Mudanças no alfabeto O alfabeto

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA www.soumultilaser.com.br ÍNDICE Acento agudo... 1 Acento diferencial... 2 Acento circunflexo... 4 Trema... 5 Alfabeto... 5 Hífen... 6 Uso do hífen...

Leia mais

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Mudanças no alfabeto: O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Trema: Não se usa mais

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano Acordo Ortográfico O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na

Leia mais

O alfabeto a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

O alfabeto a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z Acento circunflexo Perdem o acento as palavras com os hiatos OO e EE: No hiato EE, o circunflexo é eliminado como nas flexões de CRER, DAR, LER e VER e seus derivados: crêem dêem lêem vêem prevêem creem

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Fique de O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z As letras k, w e y, que na verdade

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano ia Reforma Ortografica CP.indd 1 10/7/2008 14:27:21 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

Português Profª Maria Tereza

Português Profª Maria Tereza Curso Simulados Material Complementar Simulado 2 Português Profª Maria Tereza Português ACENTUAÇÃO ACENTOS E SINAIS O acento agudo ( ) assinala as vogais tônicas, indicando timbre aberto em "e" / "o".

Leia mais

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Lucas Gonçalves Itens do edital do TCU para Auditor (2015) 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa NOVA ORTOGRAFIA Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Onde ocorrem as mudanças Países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Oficialização

Leia mais

PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES

PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES OBJETIVO DO ACORDO Unificar a ortografia da língua portuguesa nesses países Simplificar a comunicação entre os povos lusófonos (países em que a língua portuguesa é falada

Leia mais

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo:

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo: Português para Concursos Prof. Elias Santana Estrutura do curso: Como assisti-lo: Sequência das aulas: Canais disponíveis: Instruções: Níveis de análise de uma língua Fonema (som) Grafema (letra) Palavra

Leia mais

Pedagogia Unifac - 1º semestre Acordo ortográfico. Profª. Ana Maria Hernandes. Profa. Sandra R. Seullner Domingues

Pedagogia Unifac - 1º semestre Acordo ortográfico. Profª. Ana Maria Hernandes. Profa. Sandra R. Seullner Domingues Pedagogia Unifac - 1º semestre 2017 Acordo ortográfico Profª. Ana Maria Hernandes Profa. Sandra R. Seullner Domingues NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova

Leia mais

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen REFORMA ORTOGRÁFICA Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen ACENTUAÇÃO GRÁFICA Desaparece o trema no fonema u, nos grupos gue, gui, que qui: Exemplo: frequência, tranquilo, aguei... Observação:

Leia mais

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA?

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? REFORMA ORTOGRÁFICA HISTÓRIA Países que falam português: Brasil Portugal Angola Moçambique Guiné-Bissau São Tomé e Príncipe Cabo Verde Timor-Leste POR QUÊ? POR QUÊ?

Leia mais

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. Versão atualizada de acordo com o VOLP. Douglas Tufano

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. Versão atualizada de acordo com o VOLP. Douglas Tufano Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano Acordo Ortográfico 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada)

Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada) Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada) A ortografia da língua portuguesa é regida por um conjunto de normas oficiais sob a forma de acordos ortográficos. Desde o dia 01/01/2009 já estão em vigor

Leia mais

Guia da Nova Ortografia

Guia da Nova Ortografia Guia da Nova Ortografia O que muda com a reforma? Fonte: www.reformaortografica.com Alfabeto Inclusão de três letras. Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y : A B C D E F G H I J K L M

Leia mais

Alfabeto com 26 letras

Alfabeto com 26 letras 1 Reforma Ortográfica As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Oito países, onde o português é língua oficial, vão precisar ajustar

Leia mais

1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO. Prof. Me. William Alves

1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO. Prof. Me. William Alves 1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO Prof. Me. William Alves Uso do ss Os verbos que contém ced, gred, prim e tir em sua raiz resultam em substantivosescritos com ss. Ceder, interceder, progredir,

Leia mais

antiaéreo autoescola autoestrada coautor coedição extraescolar plurianual semiaberto semiesférico semiopaco

antiaéreo autoescola autoestrada coautor coedição extraescolar plurianual semiaberto semiesférico semiopaco Uso do hífen na nova ortografia Quando usar e não usar o hífen: 1. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. anti-higiênico anti-histórico co-herdeiro macro-história mini-hotel

Leia mais

NoVa. Acordo Ortográfico. Versão atualizada

NoVa. Acordo Ortográfico. Versão atualizada Acordo Ortográfico Guia Prático da NoVa ortografia D Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada alvani Z immermann O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações

Leia mais

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. NOVASRE GRASORT OGRÁF I CAS DAL Í NGUAPORT UGUE S A GE S T ÃOENE GÓCI OS I g orri be i r o Autor Igor Ribeiro Revisão NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Ilustração

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU. O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos:

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU. O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos: Pró-Reitoria de Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU 1 ACENTO AGUDO O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos: 1.1 nos ditongos

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

MUDANÇAS NO ALFABETO

MUDANÇAS NO ALFABETO Caros Alunos, É com prazer que o Ibes coloca à sua disposição mais um instrumento de auxílio ao seu aperfeiçoamento profissional e pessoal. Esta cartilha foi elaborada por seus colegas da Íntegra - Empresa

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA SUMÁRIO

NOVA ORTOGRAFIA SUMÁRIO NOVA ORTOGRAFIA 1 NOVA ORTOGRAFIA SUMÁRIO I. Mudanças no alfabeto 02 II. Trema 02 III. Mudanças nas regras de acentuação 02 IV. Uso do hífen 05 V. Resumo: emprego do hífen com prefixos 09 VI. Lista de

Leia mais

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 Ortografia Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 As novas normas da Língua Portuguesa passam a ser obrigatórias em 2016. Você está preparado? Bruna Nicolielo As regras do novo acordo

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS SEMPRE COM HÍFEN Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento Prefixos acentuados (PRÉ, PÓS, PRÓ) Prefixos

Leia mais

PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta

PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta Desde o dia 1º de janeiro de 2009, quando o novo Acordo Ortográfico entrou em vigor, muitas dúvidas e questões estão sendo levantadas,

Leia mais

Exemplos (como Quando acentuar sílaba

Exemplos (como Quando acentuar sílaba Tipo de palavra ou Exemplos (como Quando acentuar sílaba eram) Proparoxítonas sempre simpática, lúcido, sólido, cômodo Observações (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Profa. Luana Lemos CHARGE http://charges.uol.com.br/2008/05/26/cotidian o-evolussaum/?modo=baloes NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano Acordo Ortográfico 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS O que é ortografia? Grego orto = correto + graphé = escrita; Uma só língua, duas ortografias Português - mais de 250 milhões de pessoas. Angola: 17.024.000

Leia mais

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e aportuguesadas,

Leia mais

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Leia mais

Língua Portuguesa para concursos

Língua Portuguesa para concursos Duda Nogueira Língua Portuguesa para concursos Gramática, interpretação de texto, redação oficial e figuras de linguagem CESPE Cebraspe 2018 Nogueira -Lingua Port p CONC - 3ed.indb 3 01/03/2018 16:32:03

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa

Leia mais

A língua portuguesa e o ensino gramatical

A língua portuguesa e o ensino gramatical PARTE I A língua portuguesa e o ensino gramatical O objetivo da primeira parte deste livro é levantar questionamentos e reflexões acerca do estudo da língua portuguesa no ensino superior, bem como orientar

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel Caicó RN 2018 FINALIDADE Orientar o leitor quanto à pronúncia correta das palavras. Tanto a presença do acento

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento

Leia mais

AULA 2. Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 2. Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 2 Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso NOÇA LIMGUA PORTUGUEZA O QUE É???? Investiram em marketing Quebraram paradigmas e diversificaram seus produtos Ofereceram

Leia mais

ATENÇÃO, NÃO RETIRE OS CRÉDITOS DO UPLOADER

ATENÇÃO, NÃO RETIRE OS CRÉDITOS DO UPLOADER ATENÇÃO, NÃO RETIRE OS CRÉDITOS DO UPLOADER Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N

Leia mais

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Organização: Prof.ª MSc. Suênia Kdidija 1 Este material foi elaborado a partir do Manual de Ortografia da Revista Nova Escola. INTRODUÇÃO Nesta apostila, baseada no Manual de

Leia mais

Novo (e divertido) acordo ortográfico

Novo (e divertido) acordo ortográfico Novo (e divertido) acordo ortográfico Andrey do Amaral Essa obra não é de domínio público BIBLIOTECA DIGITAL 2 O que muda com o novo acordo? Perceba as alterações em nossa língua com o acordo entre os

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso MATERIAL COMPLEMENTAR dicas para concurso sumário ALFABETO 3 EMPREGO DAS TERMINAÇÕES IANO E IENSE 3 TREMA 3 HÍFEN 3 ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS 5 ACENTUAÇÃO DOS HIATOS 5 ACENTUAÇÃO DOS GRUPOS GUE,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES CEM 02/GAMA 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA a) Oxítonas: O, E, A (s) EM, ENS Exs.: b) Paroxítonas: N, R, I, X, R, N, IS L L, I, UM, IS, X, US ÃO, DITONGO,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda. Atendimento ao consumidor: Caixa Postal 11541 CEP 05049-970 São

Leia mais

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem. Regras especiais Acentuação Gráfica: regras afetadas pela reforma e o fim do trema Sérgio Nogueira Duarte da Silva 1.ª) Regra dos hiatos (abolida pela reforma ortográfica). Todas as palavras terminadas

Leia mais

Mudança no alfabeto - K, W e Y

Mudança no alfabeto - K, W e Y O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA Profª. Ana Maria Valle. Acordo Ortográfico A seguir, apresentamos a você, de maneira simples e clara, as alterações na ortografia da língua portuguesa. É importante

Leia mais

Parte 1 - Português INSS 2015/2016

Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Acentuação Gráfica Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. Acordo Ortográfico O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em

Leia mais

De Acordo com o Acordo PROGRAMA PROGRAMA. Pós-Graduação - EAD FACINTER. Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

De Acordo com o Acordo PROGRAMA PROGRAMA. Pós-Graduação - EAD FACINTER. Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD De Acordo com o Acordo As Novas Regras da Ortografia Maria Lúcia de Castro Gomes PROGRAMA 30.03.09 Histórico da Ortografia da Língua Portuguesa Profa. Maria Lúcia de Castro Gomes Coordenadora de Idiomas

Leia mais

Saiba o que mudou na ortografia brasileira

Saiba o que mudou na ortografia brasileira 16 P á g i n a www.juvenaldecarbvalho.com.br GUIA PRATICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira por Douglas Tufano (Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa) O

Leia mais

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Marcelo Spalding para Uniritter

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Marcelo Spalding para Uniritter Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Marcelo Spalding para Uniritter Reformas Ortográficas 1911Profunda reforma ortográfica em POR 1943Acordo ortográfico brasileiro de 1943 1971Modificação do acordo,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda.

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico

Novo Acordo Ortográfico Novo Acordo Ortográfico S A I B A O Q U E M U D A N A L Í N G U A P O R T U G U E S A Acentos CIRCUNFLEXO Desaparece: sempre que há letras dobradas eles vêem eles lêem v ôo; enjôo eles veem eles leem v

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA ACENTUAÇÃO Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras.

Leia mais

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica Supressão do acento gráfico Hifenização Supressão do hífen Uso do hífen Novas letras do alfabeto

Leia mais

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último - chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último Hiatos Acentuam-se as letras i e u desde que sejam a segunda vogal tônica de

Leia mais

Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Nova Ortografia da Língua Portuguesa Educação e Pedagogia Nova Ortografia da Língua Portuguesa Administra Brasil Cursos Bem-vindo ao curso de Nova Ortografia da Língua Portuguesa Após concluir a leitura do curso, solicite seu certificado

Leia mais

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado pelo Presidente Lula em decreto assinado em 29/09/08 e entrou em vigor em janeiro de 2009.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado pelo Presidente Lula em decreto assinado em 29/09/08 e entrou em vigor em janeiro de 2009. INTRODUÇÃO Olá! É muito bom estarmos juntos neste espaço de aprendizagem para conhecer as principais mudanças decorrentes da reforma ortográfica no Brasil e nos outros países de língua portuguesa.vamos

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Acentuação II

PORTUGUÊS. aula Acentuação II PORTUGUÊS aula Acentuação II Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO, REÚNE, BAÚS PAÍS, ATEÍSMO, DESTRUÍ-LO GA-Ú-CHO, RE-Ú-NE, BA-ÚS PA-ÍS, A-TE-ÍS-MO, DES-TRU-Í-LO Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO,

Leia mais

CAPÍTULO 1: ORTOGRAFIA

CAPÍTULO 1: ORTOGRAFIA CAPÍTULO 1: ORTOGRAFIA Não há regras para resolver todos os casos de ortografia. É uma questão de uso da língua. Quem lê mais, tem mais contato com as regras e, conseqüentemente, mais facilidade para escrever.

Leia mais

Observações: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento

Observações: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento Alfabeto Nova Regra: O alfabeto agora é formado por 26 letras Regra Antiga: O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto. Como Será: Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes

Leia mais

USO DA ACENTUAÇÃO. Regra Descrição Como Era Como É Atenção! androide, estoico, geleia, heroico, ideia, plateia. baiuca, bocaiuva, cauila, feiura

USO DA ACENTUAÇÃO. Regra Descrição Como Era Como É Atenção! androide, estoico, geleia, heroico, ideia, plateia. baiuca, bocaiuva, cauila, feiura USO DA ACENTUAÇÃO Regra Descrição Como Era Como É Atenção! O acento permanece: 1 Não se acentuam mais os ditongos abertos < ei > e < oi > das palavras paroxítonas. andróide, estóico, geléia, heróico, idéia,

Leia mais

Acordo Ortográfico (1990)

Acordo Ortográfico (1990) Acordo Ortográfico (1990) Construindo no presente um futuro melhor Curso: Ensino Médio Disciplina: Português Mudanças no Português do Brasil O alfabeto O alfabeto era formado por 23 letras. As letras K,

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA E O EMPREGO DO HÍFEN

ACENTUAÇÃO GRÁFICA E O EMPREGO DO HÍFEN U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l d e M a r i n g á Programa de Integração Estudantil Oficina de Língua Portuguesa ACENTUAÇÃO GRÁFICA E O EMPREGO DO HÍFEN I - ACENTUAÇÃO GRÁFICA E O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Leia mais

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais a do Brasil e a de Portugal. CPLP Comunidade dos Países

Leia mais

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O INTERTEXTUALIDADE Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O Intertextualidade Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma

Leia mais

Guia do Acordo Ortográfico

Guia do Acordo Ortográfico RDO OGR CO Guia do Acordo Ortográfico Oo Índice Alfabeto... p. 3 Consoantes mudas ou não articuladas... p. 5 Acentuação... p. 6 Hifenização... p. 8 Maiúsculas e minúsculas... p. 9 2 Alfabeto O alfabeto

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA 1 - Acento agudo O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: Nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi

Leia mais

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. uia prático da

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. uia prático da ova rto rafia Saiba o que mudou na ortografia brasileira uia prático da Acordo Ortográfico Mudanças no alfabeto O objetivo deste guia é expor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia

Leia mais

GUIA DA NOVA ORTOGRAFIA EMDEC / 2009 GUIA DA NOVA ORTOGRAFIA EMDEC / 2009 SUMÁRIO A mudança...02 Mais letras...04 Trema...05 Acento...06 Hífen...13 Resumo das regras do hífen...22 A mudnaça GUIA DA NOVA

Leia mais

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras:

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w,

Leia mais

Guia Prático da Nova Ortografia. Saiba o que mudou na ortografia brasileira

Guia Prático da Nova Ortografia. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Guia Prático da Nova Ortografia Saiba o que mudou na ortografia brasileira ORIGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA ORIGEM ROMÂNICA LATIM TROVADORISMO Surge a Cantiga da Ribeirinha (1189) _ mais antigo texto da língua

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU HISTÓRICO O Novo Acordo Ortográfico visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua no cenário

Leia mais

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Diálogos de Platão: Crátilo (Séc. IV a.c.) Natureza dos nomes Origem da linguagem Curso de Linguística

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico. Professora Micheli Ferreira

Novo Acordo Ortográfico. Professora Micheli Ferreira Novo Acordo Ortográfico Professora Micheli Ferreira Situação geral As novas regras ortográficas já estão em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz

Leia mais

(40h) Introdução. Curso: Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Administra Brasil Cursos

(40h) Introdução. Curso: Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Administra Brasil Cursos Curso: Nova Ortografia da Língua Portuguesa (40h) Introdução Como o quinto idioma mais falado no planeta, com cerca de 280 milhões de falantes, a Língua Portuguesa constitui-se como uma das línguas mais

Leia mais

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA O texto do novo acordo procura atender de forma mais satisfatória as necessidades linguísticas dos diferentes

Leia mais

Desde 1º de janeiro de 2009, estão em vigor no Brasil as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Desde 1º de janeiro de 2009, estão em vigor no Brasil as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Contexto do Novo Acordo Ortográfico Módulo I - Contexto do Novo Acordo Ortográfico Ao final deste módulo, você deverá dominar o contexto do novo acordo ortográfico, a presença da língua portuguesa no mundo,

Leia mais

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica Ana Kelly Borba da Silva Brustolin As datas do Acordo O documento inicial do Acordo Ortográfico foi assinado em 1990 (em

Leia mais

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger.

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger. 1. Alfabeto Antes: 23 letras - A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z Depois: 26 letras com K, W e Y Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome

Leia mais

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico Tabelas Tabela de Acentuação Gráfica Sobre o Acordo Ortográfico O Acordo e seus objetivos O Acordo Ortográfico de 1990, assinado por oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 setembro de 2015 1. INTRODUÇÃO Assinado em Lisboa a 16 de dezembro de 1990. Última de uma série de propostas de unificação (unidade intercontinental) e de simplificação

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 11 LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade, porém nem sempre a sílaba

Leia mais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais Acordo ortográfico - As Mudanças Principais 1 Esta página identifica e descreve todas as regras de escrita que mudam com o Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Sheyla Carvalho 1 Nota: As fontes de consulta desta apresentação estão citada no OBJETIVOS da palestra Informar Esclarecer Comentar Trocar ideias DEFINIÇÃO - Motivação 1 O Acordo

Leia mais

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos ACENTUAÇÃO GRÁFICA A acentuação gráfica trata da correta colocação de sinais gráficos nas palavras. Vamos lá então para as questões de classificação:

Leia mais