A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM PLATÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM PLATÃO"

Transcrição

1 1 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM PLATÃO Rudinei Lasch 1 Marcos André dos Santos 2 Luciano Somavilla 3 Resumo: O objetivo do presente texto é tentar, de forma clara e sucinta, resgatar as principais idéias de Platão sobre a importância e, a relevância da educação e do ensino de filosofia, na formação do indivíduo ético e político. Educar é formar um homem virtuoso. No livro VII da República, Platão compara o mundo sensível a uma caverna onde homens se encontram acorrentados e ofuscados pelas sombras projetadas nas paredes. O homem no interior da caverna caracteriza o seu próprio estado de ignorância. A educação, por sua vez, conduz a alma humana para fora da caverna. Num primeiro momento, é preciso estudar o contexto sócio-político em que está inserido o pensamento platônico; posteriormente, procurarei demonstrar os reais motivos e as principais finalidades pelas quais levaram Platão a fundar a Academia; após, farei menção de que a Polis Ideal, em Platão, esta alicerçada nas categorias da educação e da justiça; e por último, revelar a importância do ensino de filosofia no desenvolvimento da responsabilidade do filósofo perante a sociedade. A pergunta de fundo que mostrará a presente investigação será a seguinte: em que se fundamenta a educação na perspectiva platônica? Quais os seus objetivos? E, em que medida é possível uma educação ética? Palavras-chave: Platão. Educação. Filosofia. Introdução Platão era filho de pais aristocráticos, mas nem por isso, interessou-se pela política. Acreditava que a filosofia era a saída para os problemas do Estado. Viveu numa época marcada pela grandeza cultural, política, econômica, artística e religiosa da cidade Estado de Atenas. A partir do episódio da morte de Sócrates, Platão começou um período de muitas viagens por vários anos, na qual instruiu-se para ser um filósofo-educador. 1 Acadêmico do Curso de Filosofia da FAPAS Faculdade Palotina. rudylasch@yahoo.com.br 2 Acadêmico do Curso de Filosofia da FAPAS Faculdade Palotina. 3 Acadêmico do Curso de Filosofia da FAPAS Faculdade Palotina.

2 2 Pretende-se, fundamentalmente, defender que Platão não é um idealista irrestrito, ou seja, distanciado do mundo das decisões políticas e práticas. Nosso filósofo foi o primeiro grande teórico da política. Platão fez essa escolha justamente por discordar dos modos pelo qual se administrava a política de Atenas. Sua experiência com a democracia foi frustrante. Na sua visão, era um sistema injusto para com aqueles dotados de sabedoria e aptidões para governar e administrar. Pelo ano de 387 a.c., Platão fundou a Academia, no Ginásio dedicado a Academo, próximo a cidade de Atenas. Faz-se necessário perguntar-nos o que levou Platão a fundar a Academia? O conhecimento era a base da mesma, sendo a filosofia, a saída para a miséria do homem e da cidade de sua época. Platão pretendeu expressar o modelo mais elevado de educação do homem. Educar a própria alma humana. Questiona-se o porque Platão faz uma opção pela filosofia e não pela política atual? No decorrer do texto irei desenvolver essa questão. A educação deveria se dar de forma construtiva no âmbito intelectual, moral e físico do homem. Acentua-se que todo aquele que é beneficiado pela educação, têm o dever de voltar-se para a esfera pública contribuindo para a formação integral do cidadão ativo e responsável pelo bem comum na Pólis 4. No livro VII da República 5, Platão compara o mundo sensível a uma caverna em que homens se encontravam acorrentados e obrigados a contemplarem as sombras como sendo a verdadeira realidade. As sombras projetadas na parede da caverna representavam nossa experiência sensível, o mundo das aparências e do vir-a-ser. Os objetos verdadeiros, situados no exterior da caverna e, iluminados pelo sol, simbolizavam o mundo das verdades eternas, isto é, o mundo das Idéias governadas pela Idéia de Bem. O homem no interior da caverna simboliza, pois, o seu próprio estado de ignorância. No entanto, se um destes conseguir esquivar e atingir a verdadeira realidade, a educação, que consiste em aplicar todos os meios possíveis para dar boa direção à alma do homem, tem o dever de regressar para instruir os seus antigos companheiros, sobre a existência de um mundo superior àquela realidade. O prisioneiro libertado da caverna é conduzido à luz do sol, através da Filosofia e, representa, a dialética transcendente, onde o mesmo tem a responsabilidade de organizar a Pólis, tendo como base o verdadeiro conhecimento. Mas, no entanto, ao retornar à caverna, ofuscado pela luz do sol, seus antigos amigos consideraram-no desvairado. 4 Cidade Grega considerada o marco social e político na história da formação grega. 5 A República é uma das obras-primas de Platão. Nela o filósofo expõem suas idéias políticas, filosóficas, estéticas e jurídicas. O filósofo imaginou um Estado ideal, sustentado nas bases da educação e da justiça.

3 3 No início do presente trabalho tem como intenção apresentar o contexto sócio-político em que está inserido o pensamento platônico; posteriormente, demonstrar os reais motivos e as principais finalidades pelas quais levaram Platão a fundar a Academia; após, sustentar que a Polis Ideal, em Platão, esta alicerçada nas categorias da educação e da justiça; e por último, mostrar a importância do ensino de filosofia no desenvolvimento da responsabilidade do filósofo perante a sociedade. A pergunta de fundo que mostrará a presente investigação será a seguinte: em que se fundamenta a educação na perspectiva platônica? Quais os seus objetivos? E, em que medida é possível uma educação ética? Para levar a cabo esta pesquisa e, desenvolver a presente problemática, utilizar-se-á como referência principal o livro VII da República de Platão, obra que reflete a maturidade intelectual do seu autor, bem como, quando necessário, lançar-se-á mão de alguns comentadores tais como Jaeger, Teixeira, Monroe, que são especialistas na compreensão do pensamento filosófico-educativo de nosso filósofo. O contexto sócio-político no qual está inserido o pensamento platônico A educação é um pressuposto essencial na construção de um Estado ético-político 6. Um dos grandes problemas da educação foi à superação do individualismo e a formação dos cidadãos de acordo com as normas sociais. A figura central dos escritos platônicos é o seu mestre, Sócrates, o qual tinha grande preocupação com a verdade. Ensinava nas praças públicas, exortando os jovens a viver a virtude. Com a morte injusta de seu mestre, em 399 a.c., Platão abalou-se profundamente. Posteriormente, escreveu no diálogo Fédon, Tal foi o fim de nosso companheiro. Os homens de quem podem bendizer que, entre todos os de seu tempo, que nos foi dado conhecer, era o melhor, o mais sábio e o mais justo (Fédon, 118 a). As preocupações políticas acompanham Platão ao longo de toda a sua vida e de seu pensamento. Mas ao mesmo tempo, ele não chegou a assumir um cargo público na cidade. Devido às várias experiências desagradáveis com relação aos governantes, Platão perdeu a confiança na forma de governo, a democracia, e nos políticos. Para o nosso filósofo, o democrata não conhecia nem ordem, nem coerção moral, vivendo segundo o princípio do prazer e do capricho. A democracia vive num excesso de liberdade e, desse excesso, surge à tirania. 6 Termo derivado de polis (plitikós), que significa tudo o que se refere à cidade, aquele governante que exerce um papel na sociedade pública e civil.

4 4 O tirano ignora a verdadeira liberdade e a verdadeira amizade. Ele gera injustiça, e seu domínio é o contrário do Estado justo. E assim como o homem justo é feliz, visto que a justiça é a saúde da alma, o tirano é infeliz, porque no seu interior se rompeu a ordem natural (Teixeira, 1999, p. 129). O governo democrático foi o primeiro responsável pela condenação de Sócrates, e em conseqüência, abriu as portas à usurpação do poder pelos Trinta Tiranos. Condenação injusta e escandalosa que exprime uma incompatibilidade trágica entre o poder político e a sabedoria do filósofo (Vergez; Huisman, 1974, p. 27). Nesse contexto político, Platão visa uma educação em vista da formação do governante. Esses deveriam cumprir as normas da sociedade, mantendo o equilíbrio e a virtude do homem. Toda proposta educativa platônica tem por base a verdade e a possibilidade de conquistá-la através da razão. Para um Estado perfeito são importantes algumas virtudes fundamentais tais como: sapiência, fortaleza, temperança e por fim a justiça. A sapiência é possuída estritamente pelos guardiões perfeitos, que são os governantes. A fortaleza é a virtude essencial remanescente dos guerreiros, os mesmos devem ser fortes na superação das dores procedentes das batalhas. A temperança é característica da terceira classe dos cidadãos, ela é a moderação dos prazeres e dos desejos. Enfim, a justiça é o que permeia a base do Estado Platônico, na qual cada indivíduo cumpre com as suas obrigações. Entre todas as formas de governo, Platão prefere a aristocracia e é preciso tomar a palavra em seu sentido etimológico: governo dos melhores. Assim, a vida do Estado se dá de forma virtuosa e justa. Outro problema analisado por Platão é a falta de cultura e competência dos governantes, que agem com imprudência corrompendo o Estado. Teixeira afirma no seu livro Educação do homem segundo Platão, que o filósofo (...) é o mais bem preparado para governar a cidade, pois, graças ao seu conhecimento e sabedoria, adquirido com a educação, poderá fazer boas leis que garantam a harmonia e a superação das conseqüentes contradições da vida em sociedade (Teixeira, 1999, p. 29). O filósofo é aquele que se dedica ao estudo de todas as ciências com prazer de forma insaciável. Platão e os sofistas Platão, no diálogo O Sofista, adverte os cidadãos sobre quem eram os verdadeiros corruptores da juventude, denominados como caçadores interesseiros de jovens ricos, no qual,

5 5 persuadiam através de discursos, visando, num primeiro momento, o interesse individual e não o coletivo. Os sofistas foram considerados os primeiros fundadores da ciência educacional. Desde o princípio, a finalidade do movimento educacional, comandado pelos sofistas, não era voltado para a educação do povo, mas visava os governantes. Os mesmos tinham por objetivos, desenvolver o dom de proclamar discursos convincentes e oportunos. Os sofistas eram professores gregos que, através de uma analise dos defeitos da organização educacional existente em Atenas, ofereciam aos jovens da cidade uma educação que os preparavam para uma carreira de engrandecimento pessoal na vida política e social da época. O que tornou os sofistas odiados pelos gregos foram as suas capacidades de obter respostas para qualquer questionamento, consideravam-se os mais sábios e, além disso, exigiam remuneração pelos seus ensinamentos. Os ensinamentos morais dos sofistas acentuaram, em forma sem precedentes, o valor da individualidade. Não se pode dizer que eles, como classe, ensinassem imoralidade, pois não possuíam nenhum sistema comum de idéias. A única idéia comum a todos era que não havia idéias universais nem padrões universais de conduta. Nas palavras de Protágoras, um dos maiores sofistas o homem é a medida de todas as coisas. Como isso significasse o homem individual, a tendência, que se vinha desenvolvendo há tanto tempo na sociedade grega de exaltar a individualidade na vida moral e no processo educativo, atingiu então ponto mais alto (Monroe, 1958, p. 59). A tarefa principal dos sofistas era ensinar o jovem a pensar, falar e agir. Mas a sua prática educativa era desordenada, baseada apenas no senso comum e opiniões, mas não no conhecimento verdadeiro. Seus objetivos não eram indignos, mas foram acusados de mestres da imoralidade, pois acreditavam que a moralidade e a sabedoria poderiam ser ensinadas, contradizendo o pensamento grego da época, que dizia que a moralidade e a sabedoria eram resultados da prática de certas atividades. A fundação da academia platônica A filosofia não era um ideal próprio, mas uma preparação para a vida política. A Academia 7 foi resultado de um fato injusto ocorrido em Atenas: a condenação de Sócrates à 7 Fundada no ano 388 a.c., tinha por objetivo formar homens novos, responsáveis e capazes de renovar o Estado alicerçados nos pilares da ética e da justiça.

6 6 morte. Platão, ao fundar a Academia, tinha por intenção preparar uma geração de filósofos que estivesse a altura de exercer a administração pública. Preocupou-se em reunir um conjunto de reflexões teóricas e bem fundamentadas para combater os males da sociedade, ou seja, a corrupção. Desse modo, Platão preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade e, a partir disso, estabeleceu os princípios éticos que devem nortear o mundo social. E por fim, o filósofo propõe a aproximação gradual do filósofo pela teoria a realidade pública. A finalidade da escola não consistia na difusão de um saber preocupado apenas com a erudição, mas devia se traduzir na preocupação de, através do saber e de sua organização, formar homens novos, capazes de renovar o Estado. Em suma, a Academia, enquanto viveu Platão, se fundamentou no pressuposto de que o conhecimento torna os homens melhores e, conseqüentemente, aperfeiçoa a sociedade e o Estado (Reale, 1990, p. 169). O Estado ideal é constituído de idéias de homens responsáveis, caso contrário, prevaleceria à corrupção e a injustiça. O homem é um ser social, que para viver em grupo deve contribuir para o bem estar do mesmo, favorecendo a convivência e desempenhando suas funções na sociedade. Sustentar que a polis ideal, em Platão, esta alicerçada nas categorias da educação e da justiça Para os gregos, o homem para ser bom, deveria necessariamente pertencer ao Estado, onde o mesmo exerceria a sua cidadania. Para Platão, o homem bom tinha que possuir conhecimento, ou sabedoria (Barker, 1978, p.148). Na concepção de Platão, o Estado era o verdadeiro educador. A motivação pela qual a República foi escrita é de ordem prática, é vista como advertência e conselho. A justiça para Platão era uma qualidade espiritual na qual os homens afastavam os desejos irracionais, o egoísmo, acomodando-se ao exercício de uma função voltada para o benefício geral. O Estado é definido como uma comunhão de almas unidas necessariamente em torno de um objetivo ético (Barker, 1978, p.149). A falta de especialização tornará possível a discórdia social. Para o Estado alcançar a sua unidade se faz necessário a especialização através de um governo capacitado para o trabalho administrativo e educacional. A justiça

7 7 platônica é eterna, e sua força vem de sua própria natureza, está agregada a própria alma humana. A importância do ensino de filosofia no desenvolvimento da responsabilidade do filósofo perante a sociedade Para compreender o que Platão entende por educação deve-se analisar o seu conceito sobre a virtude. Educar é formar o homem virtuoso. Somente sendo virtuoso é que o homem poderá ser feliz. A virtude faz referencia àquilo que é belo, bom e harmonioso. Quem pratica ação justa necessariamente realiza um ato belo (Teixeira, 1999, p. 35). Platão argumenta na República que a justiça provém de uma alma virtuosa. Dessa forma o homem governará com justiça e sabedoria. A mesma deve abrigar-se no interior do homem, fazendo com que a suas ações e atitudes estejam voltadas para o bem comum. A justiça consiste em que cada um se dedique ao seu trabalho, que cada um deve ocupar-se e uma função na cidade, aquela para a qual a sua natureza é mais adequada. Além disso, executar a tarefa própria, e não se meter nas dos outros (A República, 433 a ). A educação é a formação que desde a infância dirige o homem para a virtude, infundindo-lhe o desejo e ilusão de chegar a ser um cidadão perfeito e justo, que saiba mandar e obedecer conforme a justiça. A justiça, para cada um, é cumprir a sua própria função. Esse conceito é fundamental para uma possível política. A educação enquanto responsabilidade na construção de um Estado justo A tarefa do educador, na constituição do Estado, será ajudar seu discípulo a contemplar as idéias, e formar o homem moral que, com o auxilio da filosofia, contribuirá para a construção de um Estado justo. A verdadeira Paidéia tem por finalidade modelar o homem dentro do homem, ou o homem no homem, isto é, a parte espiritual da alma (A República, 588c-d). A verdadeira função do Estado é zelar pela felicidade de todos os cidadãos, para isso, se faz necessário que cada indivíduo cumpra a sua função estabelecida. O filósofo é aquele que está imbuído de um profundo sentimento de responsabilidade comunitária. Sente a necessidade de retribuir a comunidade à sua educação. Deve ensinar aquilo que os prisioneiros não tem acesso: o caminho que leva a saída da caverna.

8 8 Aqui está o cerne e o objetivo de toda educação: proporcionar uma qualitativa mudança de situação de nível de vida inferior para um nível superior, educação esta que é sinônimo de vida autenticamente humana. Em contrapartida, deve também aprender que a política só se justifica no serviço à ignorância. Tal mudança de situação só é possível através daquele que já saiu da caverna e volta trazendo sua experiência, o filósofo (Teixeira, 1999, p. 121). Platão está convicto de que a transformação da cidade só será possível pela sabedoria, neste caso, pela filosofia. Governar é servir, assim, o poder só tem sentido quando for um serviço aos demais. O grande questionamento que Platão se faz é o de como educar um indivíduo moralmente bom? Qual o tipo de educação deve ser ministrado para formar um cidadão virtuoso capaz de governar com justiça? O pensamento de nosso filósofo está direcionado para construir uma síntese entre o indivíduo e a sociedade. Mas como será possível essa harmonia? Para o indivíduo, através da prática da virtude, da formação de bons hábitos que se contraponham aos vícios causados pelos desejos concupiscentes. Já na sociedade, para evitar o desenvolvimento da violência, deve-se educar um indivíduo responsável para com a mesma e da sociedade para com o indivíduo. O grande mérito de Platão foi ligar a educação à política. Considerações finais A educação não é uma propriedade individual, mas pertence por essência à comunidade. Para os gregos a idéia de educação representava o sentido de todo o esforço humano. Para compreender a nossa educação é indispensável esse resgate histórico e cultural. A influência prática de Platão pode ser observada na formação das escolas filosóficas de Atenas, na direção que ele imprimiu ao trabalho destas escolas, na organização do currículo escolar, que vigorou por muitos séculos e na formulação definitiva do ideal grego de educação liberal. Para Platão a realidade consiste em idéias, em pensamento puro, e conhecimento genuíno. Ele está preocupado com uma educação como condição e possibilidade privilegiada de formação do homem integral. A educação, para Platão, tem a pretensão de ajudar o homem discernir uma vida mais honesta, responsável, justa e comprometida, na qual possibilite escolher o melhor para o bem dos cidadãos. Quando Platão insiste em que a coletividade deve ser governada por amantes da sabedoria, vale dizer que este ideal permanece como

9 9 desafio e horizonte a ser buscado em todos os tempos e para todos os seres humanos (Teixeira, 1999, p. 114). A grande tarefa da educação consiste em ajudar o educando a encontrar a formulação de um projeto de vida construtivo, através do diálogo, fazendo a pessoa o mais feliz possível. Mas, estou consciente de que a educação é um processo gradativo e lento. O Estado, na concepção platônica, não é fim em si mesmo, mas é meio de realizar a justiça e a educação conforme a justiça. Quiçá a maior contribuição de Platão para o nosso tempo tenha sido o de construir uma sociedade mais justa, harmônica, e principalmente, voltada para a esfera coletiva. O grande desafio para Platão, e que nós herdamos desse filósofo, é uma educação que forme o homem mais humano. Referências bibliográficas BARKER, Sir Ernest. Teoria Política Grega. Trad. Sérgio Bath, Brasília: Editora universidade de Brasília, JAGER, Werner. Paidéia: A formação do Homem Grego. Trad. Artur M. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, MONROE, Paul. História da educação. Vol. 34. São Paulo: Companhia Editora Nacional, OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, PLATONE. Repubbica; In: Tutti gli scritti. A cura de Giovanni Reale. Milano: Rusconi, REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Antigüidade e Idade Média. Vol. I. São Paulo: Paulinas, ROGUE, Christophe. Compreender Platão. Trad. Jaime A. Clasen. Rio de Janeiro: Vozes, TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História dos filósofos. Trad. Lélia de Almeida Gonzalez. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia.

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia. Platão era filho da aristocracia ateniense. Foi discípulo de Sócrates. Sua obra reflete o momento caótico pelo qual passou Atenas no decorrer de sua vida A crise da sociedade ateniense está ligada à guerra

Leia mais

Thaumazein, Ano V, Número 09, Santa Maria (Junho de 2012), pp. 18-27.

Thaumazein, Ano V, Número 09, Santa Maria (Junho de 2012), pp. 18-27. Thaumazein, Ano V, Número 09, Santa Maria (Junho de 2012), pp. 18-27. FILOSOFIA E ENSINO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DO ESTADO SOCIAL EM PLATÃO PHILOSOPHY AND TEACHING: THE RELATIONSHIP

Leia mais

EDUCAÇÃO FISÍCA PARA O CORPO E FILOSOFIA PARA A ALMA. RESUMO

EDUCAÇÃO FISÍCA PARA O CORPO E FILOSOFIA PARA A ALMA. RESUMO EDUCAÇÃO FISÍCA PARA O CORPO E FILOSOFIA PARA A ALMA. RESUMO Analisarei o ensino relacionado à Educação Física, Filosofia e outras Ciências na história grega no mundo antigo. É sabedor que Platão fundou

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA:

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA: CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia Sergio Levi Fernandes de Souza RA: 1123930 Filosofia e Educação da Filosofia ESTADO E EDUCAÇÃO EM PLATÃO Santo André 2013

Leia mais

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates PLATÃO Platão 432 347 a.c. Arístocles Platão (Amplo) Origem Aristocrática Um dos principais discípulos de Sócrates Platão foi o fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega.

A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega. A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega. Colégio Cenecista Dr. José ferreira Professor Uilson Fernandes Fevereiro de 2016 A forma como os filósofos clássicos definem

Leia mais

SÓCRATES. Prof. David Alexandre

SÓCRATES. Prof. David Alexandre SÓCRATES Prof. David Alexandre SUMÁRIO Apresentação Época Vida e Missão Ensinamentos Filosóficos Métodos Socráticos Conclusão ÉPOCA Século V a.c. - Século de Péricles. Com a vitória sobre os persas e a

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

PLATÃO O MUNDO DAS IDEIAS

PLATÃO O MUNDO DAS IDEIAS AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

Filosofia Aula III Revisão e Platão

Filosofia Aula III Revisão e Platão Filosofia Aula III Revisão e Platão Segundo Marilena Chauí, a filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO ESTUDAR PARA A PROVA TRIMESTRAL DO SEGUNDO TRIMESTRE PROFESSORA: TATIANA SILVEIRA 1 - Seguiu-se ao período pré-socrático

Leia mais

PLATÃO E O MUNDO IDEAL

PLATÃO E O MUNDO IDEAL Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:

Leia mais

Filósofos Clássicos: Sócrates e o conceito de justiça

Filósofos Clássicos: Sócrates e o conceito de justiça Filósofos Clássicos: Sócrates e o conceito de justiça Sócrates Com o desenvolvimento das cidades (polis) gregas, a vida em sociedade passa a ser uma questão importante. Sócrates vive em Atenas, que é uma

Leia mais

Capítulos 8 e 9 Sofistas, Sócrates e Platão Tarefa e função da Filosofia. (p. 27) 9º ano Filosofia Prof.º Tiago Fontanella.

Capítulos 8 e 9 Sofistas, Sócrates e Platão Tarefa e função da Filosofia. (p. 27) 9º ano Filosofia Prof.º Tiago Fontanella. Capítulos 8 e 9 Sofistas, Sócrates e Platão Tarefa e função da Filosofia. (p. 27) 9º ano Filosofia Prof.º Tiago Fontanella. Os Sofistas. Os sofistas eram professores itinerantes que iam de cidade em cidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos Platão e Aristóteles Conceito e contextos Conceito Antigo ou Clássico No conceito grego a política é a realização do Bem Comum. Este conceito permanece até nossos dias, mas como um ideal a ser alcançado.

Leia mais

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES A ÉTICA EM ARISTÓTELES ÉTICA ARISTOTÉLICA - A Ética aristotélica faz parte do saber prático: distingue-se do saber teórico porque seu objetivo não é o conhecimento de uma realidade determinada, mas do

Leia mais

Link para animação do mito da caverna. https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU

Link para animação do mito da caverna. https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU Link para animação do mito da caverna https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU A DOUTRINA DAS IDEIAS OU TEORIA DOS DOIS MUNDOS Para Platão existem, literalmente, dois mundos O mundo das ideias O mundo

Leia mais

PLANO DE AULA. Resumo: Período da Filosofia Antiga : Socrático ou Antropológico

PLANO DE AULA. Resumo: Período da Filosofia Antiga : Socrático ou Antropológico PLANO DE AULA ÁREA: História da Filosofia antiga TEMA: O início do pensamento filosófico na Grécia Antiga HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Antiga INTERDISCIPLINARIDADE: História TRANSVERSALIDADE: Ética DURAÇÃO:

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com

Leia mais

Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c.

Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c. Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c. Atenas no séc. 5 a.c.: - centro da vida social, política e cultural da Grécia - época da democracia, quando os cidadãos participavam

Leia mais

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia Educação na Grécia Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia A educação na Grécia Fonte: Blog do Maffei, 2017. Traços da cultura grega:educação

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

SOFISTAS E SÓCRATES Os sofistas são pensadores que questionam pela retórica o ideal democrático e racionalidade grega que colocava a centralidade da

SOFISTAS E SÓCRATES Os sofistas são pensadores que questionam pela retórica o ideal democrático e racionalidade grega que colocava a centralidade da SOFISTAS E SÓCRATES Os sofistas são pensadores que questionam pela retórica o ideal democrático e racionalidade grega que colocava a centralidade da vida ética na coletividade e no bem comum. Neste sentido,

Leia mais

ALEGORIA DA CAVERNA:UM TEXTO LITERÁRIO OU UM TEXTO FILOSÓFICO?¹

ALEGORIA DA CAVERNA:UM TEXTO LITERÁRIO OU UM TEXTO FILOSÓFICO?¹ ALEGORIA DA CAVERNA:UM TEXTO LITERÁRIO OU UM TEXTO FILOSÓFICO?¹ ROUBUSTE, Leandro da Silva², GONÇALVES, GONÇALVES Rita de Athayde ³ ¹Trabalho de Pesquisa - UNIFRA ²Curso de filosofia, Centro Universitário

Leia mais

Filosofia Teorias do conhecimento Prof. Gilmar Dantas. Aula 4 Platão e o mundo das ideias ou A teoria do conhecimento em Platão

Filosofia Teorias do conhecimento Prof. Gilmar Dantas. Aula 4 Platão e o mundo das ideias ou A teoria do conhecimento em Platão Filosofia Teorias do conhecimento Prof. Gilmar Dantas Aula 4 Platão e o mundo das ideias ou A teoria do conhecimento em Platão ACADEMIA DE PLATÃO. Rafael, 1510 afresco, Vaticano. I-Revisão brevíssima

Leia mais

FILOSOFIA Conceito e delimitação

FILOSOFIA Conceito e delimitação FILOSOFIA Conceito e delimitação Conceito de Filosofia Filosofia significa philo= amigo, amor, Sophia= sabedoria. A filosofia busca dar profundidade e totalidade à aspectos referentes a vida como um todo;

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA NOTA: ORIENTAÇÕES: O CONTEÚDO COBRADO SERÁ O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Leia mais

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar.

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar. O que é o mito da caverna? O que levou Platão a se decepcionar com a política? 3) Mas quem fosse inteligente (...) lembrar-se-ia de que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 13/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 13/09/2017 A ética das virtudes em Aristóteles Referência CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS

DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR Ética e História Como a Ética estuda a moral, ou seja, o comportamento humano, ela varia de acordo com seu objeto ao longo do

Leia mais

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO O QUE É FILOSOFIA? CONCEITOS ORIGEM DA PALAVRA philo = AMOR FRATERNAL sophia = SABEDORIA AMOR PELA SABEDORIA AMIZADE PELO SABER PRIMEIRO USO DO TERMO ACREDITA-SE QUE O FILÓSOFO

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica

INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica 2 Habilidades: Conhecer os principais pontos das ideias de Platão para interpretar a realidade diária. 3 REVISÃO Sócrates: o homem Grande questão: o que é a essência

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

Exercícios do manual. Página 105 Exercício V

Exercícios do manual. Página 105 Exercício V Exercícios do manual 1. Falácia do apelo à ignorância Página 105 Exercício V 2. Falácia contra a pessoa ou ad hominem (hipocrisia ou tu quoque tu também não fazes o que defendes) 3. Falso dilema (quer

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

[ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx

[ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx [ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx PENSAMENTO CLÁSSICO E CRISTÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr https://www.youtube.com/watch?v=stbbebwivvk 1 Século V a.c. Dá-se o nome de sofistas a um conjunto de pensadores

Leia mais

Platão 428/27 348/47 a.c.

Platão 428/27 348/47 a.c. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Platão 428/27 348/47 a.c. O corpo é inimigo do espírito, o sentido se opõe ao intelecto, a paixão contrasta com a razão. 1 Platão e Sócrates Representação

Leia mais

ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O OBJETO DE ESTUDO DA ÉTICA Virtudes; Normas e valores morais; Conceitos de dever e lei; Conceitos

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

Desenvolvimento Físico

Desenvolvimento Físico Desenvolvimento Físico Dimensão da personalidade: o corpo Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites] Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação

Leia mais

RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO

RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO BUSCA A SABEDORIA PREPARAÇÃO PARA A PROCURA FORMAÇÃO INTEGRAL CORPO E ESPÍRITO

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, p.

Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, p. por Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2005. 150p. (1533-1592) Montaigne viveu em um contexto de transição; Naquele

Leia mais

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA Capítulo 12 PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO (SÉC. VI V a.c.) SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO OU CLÁSSICO (SÉC. V IV a.c.): SÓCRATES E PLATÃO SISTEMÁTICO (SÉC IV III a.c.): ARISTÓTELES

Leia mais

Os Professores Sofistas

Os Professores Sofistas Os Professores Sofistas Objetivos da Palestra Apresentar e contextualizar o aparecimento dos sofistas na Grécia Antiga. Estabelecer cotejos entre a existência dos antigos sofistas e os atuais professores

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

PLATÃO E A REPÚBLICA. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017

PLATÃO E A REPÚBLICA. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017 PLATÃO E A REPÚBLICA Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.c. e morreu em 347 a.c (80 anos) Influenciou profundamente a filosofia ocidental.

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Sofistas ou Sophistés

Sofistas ou Sophistés - Sofista (sophistés) vem da palavra sophos que significa sábio. Sofistas ou Sophistés Principais sofistas: - Protágoras de Abdera 480-410 a.c. - Gógias de Leontini 487?-380? a.c. - Isócrates de Atenas

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 180440 A HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 Professor responsável: ELIANE CHRISTINA DE SOUZA Objetivos gerais: Estudo sistemático e aquisição de conhecimentos acerca das filosofias

Leia mais

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.)

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.) O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C.427-347 A.C.) Em 399 a.c., o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado à morte como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão A filosofia não é outra coisa senão o exercício preparatório para a sabedoria. Não se trata de opor nem de separar a filosofia como modo de vida, por um lado, e um discurso filosófico

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Alexandre Nonato

Filosofia Geral. Prof. Alexandre Nonato Filosofia Geral Prof. Alexandre Nonato Ruptura da Mitologia à Filosofia Mitologia é um conjunto de mitos de determinados povos. Ex.: Deuses, lendas. Explicação para a vida, o sobrenatural, sem a existência

Leia mais

FILOSOFIA 11º ano. Sofistas e filósofos

FILOSOFIA 11º ano. Sofistas e filósofos FILOSOFIA 11º ano Sofistas e filósofos Governo da República Portuguesa Rua Professor Veiga Simão 3700-355 Fajões Telefone: 256 850 450 Fax: 256 850 452 www.agrupamento-fajoes.pt E-mail: geral@agrupamento-fajoes.pt

Leia mais

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos Francisco Cubal Um discurso argumentativo é composto por: 1º Momento Introdução Tema (subtemas) Tese do Autor sobre esse tema 2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação

Leia mais

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013 FELICIDADE EM ARISTÓTELES Larisse Silva Andrade * (UESB) Maria Rita Santos ** (UESB) RESUMO Esse texto pretende investigar o Bem- humano na perspectiva da Ética e da Política teorizadas por Aristóteles

Leia mais

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos.

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos sociológicos da Educação PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Prof. Stephanie Gurgel A Sociologia surgiu através da tentativa de Augusto Comte (1798 1857) em

Leia mais

ÉTICA, JUSTIÇA E A CIDADE IDEAL EM PLATÃO. COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA PROFESSOR UILSON FERNANDES UBERABA FEVEREIRO DE 2014

ÉTICA, JUSTIÇA E A CIDADE IDEAL EM PLATÃO. COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA PROFESSOR UILSON FERNANDES UBERABA FEVEREIRO DE 2014 ÉTICA, JUSTIÇA E A CIDADE IDEAL EM PLATÃO. COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA PROFESSOR UILSON FERNANDES UBERABA FEVEREIRO DE 2014 O MUNDO DAS IDEIAS OU DA CIDADE IDEAL... PLATÃO PARTE DO PRINCÍPIO DE

Leia mais

O que é Linguagem? PROF. RONALDO PINHO

O que é Linguagem? PROF. RONALDO PINHO O que é Linguagem? PROF. RONALDO PINHO Linguagem Sistema de signos que da nome as coisas do mundo. Organiza o pensamento. Possibilita a comunicação. Reflete sentimentos, valores, paixões e pensamentos.

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

Ética e Conduta Humana. Aula 5

Ética e Conduta Humana. Aula 5 Ética e Conduta Humana Aula 5 Ética e Conduta Humana Você já pensou como você toma suas decisões? Você é mais emoção ou razão? Age impulsivamente ou é mais ponderado e analítico? Chama-se ética a parte

Leia mais

PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON

PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON Síntese: Platão PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON A Morte de Sócrates - Jacques-Louis David, 1787 Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque. Rafael - Data 1509/1511 - Técnica Afresco - Palácio Apostólico,

Leia mais

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero As influências de Platão e Aristóteles no terreno da reflexão política foram marcantes tanto na Antiguidade como na Idade Média. A ideia de que a política

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor No diálogo Fédon, escrito por Platão, seu personagem Sócrates afirma que a dedicação à Filosofia implica que a alma

Leia mais

RESUMO DA ALEGORIA DA CAVERNA DO FILÓSOFO PLATÃO

RESUMO DA ALEGORIA DA CAVERNA DO FILÓSOFO PLATÃO ESCOLA DE GUERRA NAVAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS MARÍTIMOS SALOMÃO MELQUIADES LUNA RESUMO DA ALEGORIA DA CAVERNA DO FILÓSOFO PLATÃO DISCIPLINA PPGEM GO-1 TRABALHO I Rio de Janeiro 2014 2 1 OBRA

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Unidade 2 Ética Antiga

Unidade 2 Ética Antiga Unidade 2 Ética Antiga 1º Bimestre M2 Filosofia E-mail: eu@profpetterson.com Os Sofistas movimento intelectual na Grécia do séc. V (a.n.e.). "sofista" mestre ou sábio - sofia (sabedoria). saber a respeito

Leia mais

Aula 10 1 Colegial - Filosofia

Aula 10 1 Colegial - Filosofia Aula 10 1 Colegial - Filosofia PLATÃO E O MITO DA CAVERNA LIVRO VII DE A REPÚBLICA Uma caverna, no fundo da qual estão vários prisioneiros, acorrentados, imobilizados, com as cabeças presas na direção

Leia mais

Metafísica & Política

Metafísica & Política Aristóteles (384-322 a.c.) Metafísica & Política "0 homem que é tomado da perplexidade e admiração julga-se ignorante." (Metafisica, 982 b 13-18). Metafísica No conjunto de obras denominado Metafísica,

Leia mais

FILOSOFIA HELENÍSTICA

FILOSOFIA HELENÍSTICA FILOSOFIA HELENÍSTICA Império de Alexandre Início do Reinado de Alexandre Conquista do Egito pelo Império Romano 336 a. C. 323 a. C. Morte de Alexandre 30 a. C. Características gerais: Sincretismo Cultural

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto

Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto 14:36:02 Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto 14:36:07 Dia importante é dia em que se tem filosofia. O esforço consciente é responsabilidade de cada cidadão e de cada

Leia mais

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Bibliografia: GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980 MARCONDES, Danilo. Iniciação

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARISTÓTELES: O regime de inclusão de ricos e pobres.

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARISTÓTELES: O regime de inclusão de ricos e pobres. NOTAS INTRODUTÓRIAS AO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARISTÓTELES: O regime de inclusão de ricos e pobres. Rafael Augusto De Conti 1. SUMÁRIO: 1. O ser se diz de vários modos; 2. As causas da comunidade política;

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,

Leia mais

UNESP 2013 (Questão 12)

UNESP 2013 (Questão 12) UNESP 2013 (Questão 12) Do lado oposto da caverna, Platão situa uma fogueira fonte da luz de onde se projetam as sombras e alguns homens que carregam objetos por cima de um muro, como num teatro de fantoches,

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE EXISTÊNCIA E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE PLATÃO

A RELAÇÃO ENTRE EXISTÊNCIA E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE PLATÃO Thamara Souza Custódio (PET-Filosofia MEC/SESu) Drª Glória Maria Ferreira Ribeiro (Orientadora e Tutora PET-Filosofia MEC/SESu) Agência Financiadora: MEC/SESu/Depem Resumo: No pensamento de Platão, a existência

Leia mais

ARISTÓTELES e A Política

ARISTÓTELES e A Política ARISTÓTELES e A Política Aristóteles Política (em grego Πολιτικα, em latim Politica), é um texto do filósofo grego Aristóteles de Estagira. É composto por oito livros. Os livros I, II, e III são introdutórios

Leia mais

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª SÉRIE/EM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES CURSO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: SUSTENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIA E ÉTICA Professor: Paulo S. Ribeiro Aula 02 UNIDADE 1: Formação da moral ocidental. Sofistas

Leia mais

FILOSOFIA 7º ANO 2017

FILOSOFIA 7º ANO 2017 FILOSOFIA 7º ANO 2017 Como saber qual a ação é correta e qual não é? Escolhas Critérios 1. COMO OS OUTROS FAZEM? ÉTICA E MORAL O que é certo a ser feito? Há situações que envolvem situações amplas. Pode

Leia mais

AS CATEGORIAS QUE EMERGEM DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: UMA APROXIMAÇÃO COM O IDEAL ÉTICO DO BEM VIVER

AS CATEGORIAS QUE EMERGEM DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: UMA APROXIMAÇÃO COM O IDEAL ÉTICO DO BEM VIVER AS CATEGORIAS QUE EMERGEM DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: UMA APROXIMAÇÃO COM O IDEAL ÉTICO DO BEM VIVER Aurelio Vanice Dos Santos Introdução Esta pesquisa pretende identificar as categorias

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais