MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita."

Transcrição

1 Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE

2 01 Abertura - O Pentecostes Explicar o pentecostes destacando o intercâmbio entre o Mundo dos Homens e o dos Espíritos tal como ocorreu sob a atuação direta de Jesus para que as verdades do Evangelho chegassem a todos; Esclarecer as causas de Moisés ter proibido a consulta aos espíritos bem como as que levaram a procedimento semelhante no Concilio de Nicéia. do Ciclo de Estudos Conceito Pentecostes dos Judeus Pentecostes dos Cristãos Concilio de Nicéia (mudanças ocorridas no Cristianismo). O porque da proibição de Moisés Atos dos Apóstolos Parábolas e ensinos de Jesus Cairbar Schutel Vida e Atos dos Apóstolos Cairbar Schutel Palavras de Vida Eterna (Ante o Divino Mestre) Francisco C. Xavier Emmanuel Aperfeiçoa tuas qualidades de recepção, onde estiveres, porque o Senhor te chamou para intérprete de Sua Voz, ainda que os maus zombem de ti. (Vinha de luz- Francisco C. Xavier / Emmanuel/cap/103 perante a multidão)

3 02 A Mediunidade Através dos Tempos Mostrar que a comunicabilidade com os Espíritos sempre esteve presente nos povos antigos apresentando passagens bíblicas que comprovam essa relação entre os planos da vida; Mostrar também que a mediunidade é um atributo que todos nós possuímos em diferentes graus de desenvolvimento. Aspectos Históricos da Mediunidade Mediunidade no Velho e no Novo Testamento Pitonisas Profetas O que é profecia? O que é mediunidade? O Livro dos Médiuns - Allan Kardec 1ªParte cap. II Espiritismo Básico - Pedro Franco Barbosa Mediunidade e Evolução - Martins Peralva Bíblia A Mediunidade na Bíblia - Henrique Neyde Gimênez Mediunidade e Discernimento - Walter Barcellos Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus I João 4:1

4 03 Elementos Gerais do Universo - Deus / Espírito / Matéria (1ª parte) Distinguir os elementos gerais do Universo e trazer esclarecimento sobre o fluido cósmico universal e sobre a individualização do princípio espiritual. Trindade Universal: Deus, Espírito, Matéria Constituição da Matéria Espaço Universal O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 2ªParte cap.i - item 8 O Livro dos Espíritos - Cap.2 A Gênese - cap. 6 item 17 O Passe - Jacob Melo - cap. 4 pag.57 à 62 Ressurreição e Vida - Ivone A. Pereira - cap. 8 A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por ele em dado momento? Só Deus o sabe. Há uma coisa, todavia, que a razão vos deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo. Por mais distante que logreis figurar o início de sua ação, podereis concebê-lo ocioso, um momento que seja? (O Livro dos Espíritos, cap. II, questão 21)

5 04 Elementos Gerais do Universo - Fluido Universal (2ª parte) Esclarecer que Ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre o espírito e a matéria (...) L.E, cap. II Conceito: Estados, Eterização, Condensação Fluido Cósmico Universal Fluido Espiritual - Mundo Etéreo Espaço Universal O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 1ª Parte cap.iv- item 51 e 2ª Parte cap. I - item 57 O Livro dos Espíritos - Cap.2 A Gênese - cap. 6 item 17 O Passe - Jacob Melo - cap. 4 pag.57 à 62 O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo Sábio ( Evolução em dois mundos - Francisco C. Xavier / André. Luiz) cap/i- Fluido cósmico

6 05 Perispírito Esclarecer que o perispírito é sede de importantes fenômenos vibracionais subordinados ao pensamento e veículo de manifestação e caracterização do Espírito. Função Definição Propriedades Características Aspectos Gerais Patogenia Perispiritual Deformação Perispiritual pela viciação Mental Atuação nas Comunicações Mediúnicas Anatomia e Fisiologia do Perispírito O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 1ª Parte cap. IV - item 51 O Evangelho S. Espiritismo - Allan Kardec - cap. V item 6 O Perispírito e suas Modelações - Luiz Gonzaga Pinheiro Perispírito e Corpo Mental - Durval Ciamponi Evolução em Dois Mundos - André Luiz No Invisível- Leon Denis A Evolução Anímica- Gabriel Dellane Libertação - André Luiz Nos Domínios da Mediunidade A. Luiz Perispírito - Carlos Bernardo Loureiro O perispírito subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico.- (Roteiro - Francisco C. Xavier / Emmanuel- cap: 6 O Perispírito

7 06 Centros Vitais Perispirituais Analisar as funções dos centros de força, esclarecendo seu papel nas relações entre corpo, perispírito e espírito, bem como sua importância no equilíbrio ou desequilíbrio da saúde física e mental. Conceito Função Característica Centros Vitais Perispirituais Centros de Forças Conexão com os órgão do corpo físico Corpos espirituais Harmonia e desarmonia Relação com a saúde Evolução em Dois Mundos - André Luiz Missionários da Luz - André Luiz Passes e Radiações - Edgard Armond Entre a Terra e o Céu - André Luiz - Cap. 20 O Passe Jacob Mello Diretrizes de Segurança - Raul Teixeira - item 28 pag. 30 Mecanismos da Mediunidade.- Ande Luiz Técnicas da Mediunidade - Carlos Pastorino Tal seja a viciação do pensamento, tal será a desarmonia do no centro de força. (Entre a terra e o céu - Francisco C. Xavier /André Luiz cap/20)

8 07 Manifestações Físicas Esclarecer que o mecanismo de atuação dos espíritos sobre a matéria é um fenômeno natural e passível de explicação lógica. Efeitos Físicos: Dos sistemas, Causas Físicas Tipos de efeitos físicos Fenômenos de Transporte Ação dos Espíritos sobre a Matéria Manifestações Físicas Movimentos - Suspensões - Ruídos Aumento e Diminuição de Pesos Ectoplasma e sua Utilização (fazer uma síntese) Reuniões de Tratamento Espiritual O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 1ª parte - cap. IV - itens 40, 42, 72, 73 e 2ª parte - cap. I - item 52; cap.ii itens 60 e 61; cap. V. O Que é o Espiritismo - Allan Kardec - cap.2 p.163 Mediunidade - Edgard Armond Vivencia Mediúnica - Projeto Manuel Philomeno de Miranda Missionários da Luz André Luiz Materializações Luminosas R. Raniere O Espiritismo é a ciência que nos ensina a conhecer a natureza e a ação das forças ocultas. (No Invisível Leon Denis, cap/xvii-fenômenos físicos)

9 08 Do Laboratório do Mundo Invisível Informar que no plano espiritual há estrutura e equipamentos superiores aos existentes na Terra e que nas atividades mediúnicas é comum a espiritualidade utilizar dos mesmos para maior êxito do trabalho. Vestuário dos Espíritos Formação espontânea de objetos tangíveis Modificações das propriedades da matéria Alimentação Mecanismos de defesa e salvamento Veículo de transporte Psicoscópio e outros instrumentos utilizados pelos espíritos. Livro dos Médiuns, Cap. 8 Nos Domínios da Mediunidade, Obreiros da Vida Eterna e Nosso Lar André Luiz Estudando a Mediunidade Martins Peralva Alvorada Nova O psiscoscópio é um aparelho destinado a auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com capacidade para efetuar diversas observações da matéria. (Nos domínios da mediunidade Francisco C. Xavier / André Luiz cap/2 O psicoscópio)

10 09 Explicar o mecanismo da vidência Manifestações Visuais Ensaio teórico sobre as aparições Teoria da Alucinação Bicorporeidade e transfiguração Médiuns videntes Manifestações visuaistransfiguração, invisibilidade Emancipação da alma Aparição de pessoas vivas Vista espiritual ou psíquica; vista dupla; Sonambulismo; sonhos; Aparições;Transfigurações Livro dos Médiuns cap. VI, VII, XIV item V Obras póstumas, II, itens 16 a 21, III IV e V A Gênese, cap. XIV: itens 22 a 28 e 35 a 39 Parece que o mundo dos espíritos, com o passar do tempo, tornar-se-á mais visível aos homens, por encontrar a humanidade mais disposta a viver as leis fundamentais que regulam toda a vida. (Médiuns - Miramez cap/16 Psicografia)

11 10 1ª. Aula de Fixação Revisitar a compreensão sobre o Fluido Cósmico Universal, o Perispírito, Centros Vitais Perispirituais, o mecanismo de atuação dos espíritos sobre a matéria, o mecanismo da vidência, o processo do intercambio mediúnico, conceituar o médium e reconhecer as características das suas várias aptidões Fluido Cósmico Universal Fluido Espiritual - Mundo Etéreo Perispírito: => Deformação Perispiritual pela viciação Mental => Atuação nas Comunicações Mediúnicas => Anatomia e Fisiologia do Perispírito Centros Vitais Perispirituais Conexão com os órgãos do corpo físico Corpos espirituais Ação dos Espíritos sobre a Matéria Ectoplasma e sua Utilização (fazer uma síntese) Manifestações visuais Vista espiritual ou psíquica; vista dupla; Sonambulismo; Sonhos; Aparições. A mediunidade, em si mesma, não é boa nem é má, antes, apresenta-se em caráter de neutralidade, ensejando ao homem utilizá-la conforme lhe aprouver, desse uso derivando os resultados que acompanharão o medianeiro até o momento final da sua etapa evolutiva no corpo. (Qualidade na Prática Mediúnica Projeto Manoel Philomeno de Miranda, pag. 23)

12 11 Natureza das Comunicações Explicar o processo de intercâmbio mediúnico, seus mecanismos e objetivos, proporcionando encará-lo como fato natural, porém de muita responsabilidade. Conceituação dos tipos de comunicação (grosseira, frívola, séria e intuitiva) Linguagem dos sinais e das pancadas => Escrita direta ou pneumatografia => Pneumatofonia O Livro dos Médiuns - Allan Kardec cap. X, XI e XII O Consolador Emmanuel Mecanismos da Mediunidade Nos Domínios da Mediunidade, cap. 6 a 8 André Luiz

13 12 Os Médiuns Conceituar o médium e reconhecer as características das suas várias aptidões O que é ser médium? Médiuns de efeito físico, sensitivos, audientes, falantes, videntes, sonambúlicos, curadores e pneumatógrafos O livro dos Médiuns Allan Kardec 2ª. parte cap. XIV A Gênese cap. XIV itens 31, 40 a 44 Obras Póstumas VI: dos médiuns Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XXVI, item 8 (Para os médiuns) Mecanismos da Mediunidade, André Luiz, cap. 17 a 22 Missionários da Luz, cap. 16 André Luiz

14 13 Conceituar, caracterizar um médium psicógrafo Psicografia ou médiuns escreventes O que é um médium psicógrafo Médiuns mecânicos Médiuns intuitivos Médiuns Semimecanicos O livro dos Médiuns Allan Kardec cap. XV e cap. XVI: itens 191 a 199 Missionários da Luz, cap. 1 e 2 Chico Xavier / André Luiz Nos Domínios da Mediunidade, Chico Xavier / André Luiz - cap. 16

15 14 Formação dos médiuns Identificar as características do desenvolvimento da mediunidade e destacar a importância da educação do médium antes da prática sistemática do intercambio mediúnico Desenvolvimento da mediunidade Mudança de caligrafia Perda e suspensão da mediunidade Educação mediúnica Livro dos Médiuns, cap. XVII Missionários da Luz, cap. 3 André Luiz Diretrizes de Segurança J. Raul Teixeira, cap. III Qualidade na Prática Mediúnica, projeto Manoel Philomeno de Miranda, questões 21 a 24 O Consolador, Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, cap. V

16 15 A Casa Mental Estudar a casa mental esclarecendo sobre sua estrutura e funcionamento destacando a importância da harmonia íntima na manutenção da saúde física e espiritual. O que é mente? Campo Mental As Três partes da Mente A Casa construída por Freud Sistema Nervoso e a Casa Mental Sintonia No Mundo Maior André Luiz Nos Domínios da Mediunidade André Luiz Mecanismos da Mediunidade - André Luiz Pensamento e Vida Emmanuel Seara dos Médiuns - Emmanuel - pag.171 No Limiar Etero - José A. Findlay-cap.14 Ação e Reação - André Luiz - cap.5 Diálogo com as Sombras - Hermínio Miranda - Introdução Estudando a Mediunidade. - Martins Peralva cap.4 Depressão - Izaias Claro O cérebro é o órgão sagrado de manifestação da mente, em transito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana. (No mundo maior - Francisco C. Xavier / André. Luiz, cap/4- Estudando o cérebro

17 16 Reflexo Condicionado Esclarecer sobre a necessidade de estudo, vigilância e aprimoramento espiritual como sustentáculos frente as questões do reflexo condicionado. Conceituação Classificação dos Fenômenos Segundo Aksakof Mecanismo e Aplicação Experiência de Pavlov No Mundo Maior - André Luís Roteiro - Emmanuel Pensamento e Vida - Emmanuel Cada espírito gera em si mesmo inimaginável potencial de forças mento-eletromagnéticas, exteriorizando nessa corrente psíquica os recursos e valores que acumula em si próprio. (Mecanismos da mediunidade - Francisco C. Xavier / André. Luiz, cap/xii- Reflexo condicionado)

18 17 Perigos e Perdas da Mediunidade Esclarecer que a mediunidade é uma oportunidade de trabalho e de redenção espiritual em beneficio do próximo como recurso concedido pela misericórdia divina para saldar débitos através da dedicação e construção edificante nos padrões do amor. Problemas da Mediunidade Livro dos Médiuns Cap. XVII Allan Kardec Influência do Exercício da Mediunidade sobre a Saúde, o Plenitude Mediúnica-Miramez - cap 9 Cérebro e sobre as Crianças Seara dos Médiuns - Emmanuel pag. 113 Mau uso da mediunidade Exercício Mediúnico Cristão - Márcio Thadeu Pires - cap. 4 Falta de preparo Obsessão e Transtornos Psíquicos - Célio Alan Kardeccap.25 Bloqueios do Médium: físicos (vícios, sexo desajustado), mentais (medo,insegurança) A faculdade mediúnica esta sujeita a intermitências e suspensões temporárias, quer para as manifestações físicas, quer para a escrita. (O livro dos médiuns cap/xvii- item 220)

19 18 Papel dos Médiuns na Comunicação - Animismo Favorecer o entendimento de que o processo anímico é natural no fenômeno mediúnico para que a comunicação se estabeleça esclarecendo que quanto menor a carga anímica mais característica do espírito é transmitida na mensagem. Conceituação O Livro dos Médiuns Allan Kardec 2ª parte cap. XIX - Correlação entre Mediunidade e Animismo item 223 (1º ao 7º) Explicações Neurofisiológicas e Mecanismos dos Animismo e Espiritismo Alexandre Aksakof Fenômenos. Qualidade na Prática Mediúnica Manoel Philomeno de A pouca objetividade do doutrinador, poderá colaborar Miranda pag.27 para a indução anímica do Médium." (Manoel Philomeno Nos Domínios da Mediunidade André Luiz de Miranda) Diretrizes de segurança - Raul Teixeira - Cap. X item 1 Estudando a Mediunidade - Martins Peralva Diversidade dos Carismas -Vol. I e II - Hermínio Miranda Conjunto de fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação (Mecanismos da mediunidade - Francisco C. Xavier / André. Luiz, cap/xxiii - Animismo

20 19 Influência Moral do Médium Explicar que a mediunidade é uma faculdade orgânica, independe da moral do médium e que a simpatia dispensada aos médiuns pelos bons espíritos está na razão direta de seus esforços em melhorar-se. Afinidade Médium Perfeito Compromisso com a Mediunidade Qualidades e Defeitos Daí de graça o que de graça recebestes "A faculdade mediúnica constitui campo de trabalho e não é nenhum privilégio." O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 2ª Parte - cap, XX Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec Estudando a Mediunidade - Martins Peralva Qualidade na Prática Mediúnica - Manoel Philomeno de Miranda - pag.30 Os mensageiros André Luiz Lembremo-nos de que onde está a Virtude não há lugar para os vícios.- A mediunidade sem lágrimas. ( Eliseu Rigonatti, cap/a lei de afinidade moral)

21 20 Da Influência do Meio Refletir sobre a influência do meio a que está sujeita a experiência mediúnica esclarecendo sobre a necessidade de estudo e dedicação íntima ao bem como condições fundamentais para um bom desempenho na tarefa. Comunicações espelhando as idéias dos presentes Superação dos Obstáculos Naturais Homogeneidade de pensamentos Vigilância quanto aos ambientes freqüentados, as leituras, com o que olha e escuta. O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 2ª Parte - cap, XXI Seara dos Médiuns - Emmanuel - Pag. 119 O Problema do Ser do Destino e da Dor 3ª parte - Leon Denis O médium instruído na ciência do amor dá mais ao ambiente do que recebe dele, e isso lhe garante maior equilíbrio. (Médiuns Miramez, cap/50- O médium e o ambiente)

22 21 2ª. Aula de Fixação Revisitar o entendimentos sobre a estrutura e funcionamento da casa mental e a importância da harmonia íntima na manutenção da saúde física e espiritual, a compreensão sobre mediunidade como oportunidade de trabalho, de estudo e dedicação íntima ao bem como condições fundamentais para um bom desempenho na tarefa. Perda e suspensão da mediunidade Sistema Nervoso e a Casa Mental Sintonia Mau uso da Mediunidade Afinidade Médium Perfeito Vigilância quanto aos ambientes freqüentados, às leituras, com o que olha e escuta.

23 22 Obsessão I - Conceito e Causas Informar sobre o processo obsessivo suas causas, tipos, formas. Conceitos O que é a Obsessão? Causas Tipos Graus Formas (encarnado para encarnado; desencarnado para encarnado e etc) Processo Obsessivo Quem é o Obsessor? Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. (Jesus-Marcos 13:33) O Livro dos Médiuns - Allan Kardec 2ª parte cap. XXIII Obsessão / Desobsessão - Suely Caldas Schubert Mecanismos da Mediunidade - André Luiz - cap. XVI Nos Bastidores da Obsessão - Manoel Philomeno de Miranda (Examinando a Obsessão) Obsessão e Transtornos Psíquicos - Célio Alan Kardec - cap. 3, 12, 14 A Obsessão - Instalação e Cura-Coletânea de Manoel Philomeno de Miranda Enquanto não se aprimore, é certo que o Espírito padecerá, em seu instrumento de manifestação, a resultante dos próprios erro. (Mecanismos da mediunidade Francisco C. Xavier /André Luiz, ) cap/xxiv- Obsessão)

24 23 Obsessão II - Tomadas e etapas Explicar como se estabelece a vinculação no processo obsessivo esclarecendo sobre suas etapas, conseqüências, tratamento e profilaxia. Tomadas Mentais Alienação Mental Etapas Modalidades: Efeitos Físicos e Inteligentes Natureza: Espirítica e Anímica As consequências da Obsessão A Epilepsia e a Obsessão Espiritual. Tratamento O Livro dos Médiuns-A.Kardec 2ªparte cap.xxiii Obsessão / Desobsessão - Suely Caldas Schubert Mecanismos da Mediunidade - A. Luíz - cap. XVI Nos Bastidores da Obsessão; Grilhões partidos -Manoel Philomeno de Miranda (Examinando a Obsessão) Obsessão e Transtornos Psíquicos - Célio Alan Kardec - cap 2, 18 A Obsessão e suas Máscaras - Marlene R. S. Nobre É imprescindível enriquecer o pensamento, incorporando-lhe os tesouros morais e culturais, os únicos que nos possibilitam fixar a luz que jorra para nós, das Esferas mais altas, através dos gênios da sabedoria e do amor que supervisionam nossas experiências (Nos domínios da mediunidade - Francisco C. Xavier /André Luiz, ) cap/1 Estudando a mediunidade

25 24 Da Mostrar que é preciso estudo para o constante aprimoramento como pré requisito necessário àqueles que estarão na atividade mediúnica com o compromisso de identificar, orientar e socorrer junto aos mentores os espíritos comunicantes. Lógica e Bom senso Razão Da linguagem à aparência dos Espíritos Estado Vibracional Análise das Comunicações Comunicações Apócrifas Identificação dos Espíritos O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 2ª Parte - cap, XXIV Qualidade na Prática Mediúnica - Manoel Philomeno de Miranda - pag. 114 O Livro dos Médiuns - Allan Kardec (final) Para julgar os espíritos, como para julgar os homens, é necessário que cada um saiba julgar a si mesmo. (O livro dos Médiuns item 267)

26 25 Das Evocações Esclarecer sobre a utilidade de se evocar os espíritos, quando e como realizar a evocação com segurança. Espíritos que se pode evocar Linguagem que se deve usar Utilidade das evocações particulares Questões sobe evocações Livro dos Médiuns Cap. XVII Allan Kardec Missionários da Luz, cap. 17 e 18 - André Luiz Nos Domínios da Mediunidade André Luiz, cap. 7 Desobsessão, de André Luiz Qualidade na Prática Mediúnica Projeto Manoel Philomeno de Miranda Assistência - questão 64 a 69

27 26 Perguntas que se podem fazer aos espíritos Esclarecer sobre os cuidados que se deve ter para não tornar abusivo o intercambio com os espíritos. Os cuidados que devemos ter ao interpelarmos os espíritos A forma como fazer as perguntas O que se pode perguntar Livro dos Médiuns Cap. XVI Allan Kardec Medicina da alma, Joseph Gleber, psicografia de Robson Pinheiro Santos, cap. XIII Receituário mediúnica Os Mensageiros - Chico Xavier André Luiz, cap. 46 Nos Domínios da Mediunidade Chico Xavier - André Luiz, cap. 16

28 27 Contradições e mistificações Explicar as causas das contradições e mistificações e como evitá-las O que é mistificação e como evitá-las Livro dos Médiuns Cap. XVII Allan Kardec Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec, cap. XXI, itens; 6 7 e 10

29 28 Charlatanismo e prestidigitação Esclarecer que a mediunidade é um dom divino que nos foi dado para o aperfeiçoamento espiritual e a prática da caridade; Mostrar as conseqüências a que estaremos sujeitos ante ao mau uso que fizermos da mediunidade Características dos espíritos que se prestam ao charlatanismo; Conseqüências da exploração a espíritos levianos Livro dos Médiuns Cap. XVII Allan Kardec Nos Domínios da Mediunidade Chico Xavier - André Luiz, cap. 27 Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec, cap. XXI, itens; 1 a 5 e 8, 9 e 11 e cap. XXVI

30 29 Reuniões e sociedade Identificar os objetivos das reuniões espíritas e suas características Importância, objetivos e características das reuniões espíritas. O papel de cada participantes para a qualidade dos trabalhos O Livro dos Médiuns - A. Kardec 2ª parte cap.xxix Mecanismos da Mediunidade André Luiz - cap. 17, item: Médium e assistentes Reuniões Mediúnicas, Projeto Manoel Philomeno de Miranda Nos Domínios da Mediunidade Chico Xavier - André Luiz, cap. 2 a cinco

31 30 Mediunidade com Jesus Esclarecer que na mediunidade com Jesus o compromisso é com o auto aprimoramento e com a promoção do assistido em assistente. O Médium e o compromisso com a mediunidade Mediunismo Mediunidade com Jesus... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida... (JO 14:6) Nos Domínios da Mediunidade André Luiz Médiuns Miramez Estudando a Mediunidade Martins Peralva cap. I Plenitude Mediúnica-Miramez-cap.41 Seara dos Médiuns - Emmanuel pag. 233 A Era do Espírito pede-nos a conquista de nós mesmos, luta incessante, trabalho e responsabilidade. É o futuro, acenando-nos com as suas mãos de luz para a realização de nossos alevantados destinos (Estudando a mediunidade - Martins Peralva, cap/i, Mediunidade com Jesus)

32 31 3ª. Aula de Fixação Explicar como se estabelece a vinculação no processo obsessivo. Reforçar a importância do estudo constante para o aprimoramento do médium na comunicação com os espíritos, abordar quando e como realizar a evocação com segurança e os cuidados que se deve ter para não tornar o intercambio abusivo e mostrar as conseqüências a que estaremos sujeitos ante ao mau uso que fizermos da mediunidade.. Obsessão - Causas, Tipos, Graus e Formas (encarnado para encarnado; desencarnado para encarnado e etc.) Processo Obsessivo - Quem é o Obsessor? Tomadas Mentais Alienação Mental As conseqüências da Obsessão Análise das Comunicações Espíritos que se pode evocar Os cuidados que devemos ter ao interpelarmos os espíritos A forma como fazer as perguntas O que se pode perguntar Características dos espíritos que se prestam ao charlatanismo; Conseqüências da exploração a espíritos levianos. Os dons mediúnicos são os talentos correspondentes às nossas responsabilidades perante o próprio Cristo. A cada um Ele deu, segundo as suas próprias condições espirituais, por justiça.- Médiuns ( Miramez) cap/2 Os talentos

33 32 A Ação Mediúnica no Grupo Scheilla: Mediunidade com Jesus Apresentar as características do trabalho mediúnico no Grupo Scheilla. Esclarecer como funciona o trabalho em colegiado, como é formado e as atribuições de cada coordenação. No Grupo Scheilla não se busca a exaltação do fenômeno mediúnico e sim a evolução moral do ser, na busca do equilíbrio psíquico do médium, por meio da educação moral, do conhecimento espírita e da prática da caridade. As ações mediúnicas buscam amenizar as dores e o sofrimento, consolando e esclarecendo, à luz da Doutrina Espírita, conforme os ensinamentos de Jesus que, ao curar, nos convidava à construção do reino de Deus em nossa intimidade. O que é o Colegiado da MED: objetivos e sua composição. de cada coordenação que compõe o Colegiado. Requisitos para integrar as tarefas da MED no Grupo Scheilla: o Ter concluído o Ciclo de Estudos ou o ESDE; o Ter freqüentado REUNIÃO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA NO GRUPO SCHEILLA pelo período de no mínimo seis meses. o Estar integrado a uma tarefa de assistência social; o Ter implantado em seu lar o Culto do Evangelho no Lar; o Freqüentar reunião pública semanalmente Missionários da Luz, cap. 09: Mediunidade e Fenômeno. Livro: Encontro Fraterno, Irmã Scheilla, psicografado por Emmanuel Chácara Sales, capítulos 3 (Mediunidade com Jesus) e 14 (Médiuns). Estatuto Social do Grupo Scheilla. Regimentos Internos das tarefas da MED.

34 33 A Educação Mediúnica no Grupo Scheilla Orientar os participantes sobre a espontaneidade do fenômeno mediúnico, as dificuldades que acompanham a sua eclosão e a importância da Educação do Médium, sobre a necessidade do preparo adequado e do estudo para o exercício seguro da mediunidade com Jesus. Mediunidade e saúde: inconvenientes e perigos da mediunidade. O Livro dos Médiuns Allan Kardec, cap. XVIII e cap. XX Como lidar com a mediunidade na infância, adolescência e Missionários da Luz Chico Xavier, espírito André Luiz, Cap. 3 juventude. e 4. Objetivo da Educação mediúnica no Grupo Scheilla: a educação Nos Domínios da Mediunidade Chico Xavier, pelo espírito moral do médium; o controle e equilíbrio das faculdades André Luiz, Cap. 1. mediúnicas e a prática da caridade. Qualidade na Prática Mediúnica Projeto Manoel Philomeno Etapas da Educação Mediúnica no Grupo Scheilla: Ciclo de de Miranda, 1ª parte: Afloramento Estudos (importância do conhecimento doutrinário) e a Reunião de Mediunidade - Vida e Comunicação J. Herculano Pires Educação Mediúnica: características desta reunião; diferenças O Consolador Chico Xavier, espírito Emmanuel (3ª parte, entre a reunião de desobsessão e a reunião de educação Cap. V). mediúnica; o perfil dos tarefeiros: coordenador, vibracional, Regimento Interno Das Reuniões de Educação Mediúnica do esclarecedor; dias e horários em que acontecem. Grupo Scheilla. Requisitos para ingressar na Reunião de Educação Mediúnica O médium com pretensões à educação cristã deve se moldar nos preceitos do Evangelho, pois esse é o caminho mais seguro para o seu aprendizado. (Médiuns - Miramez cap/18 Desenvolvimento mediúnico)

35 34 Médiuns de Sustentação ou Vibracionais da Reunião da Mediúnica Orientar os participantes sobre o importante papel do médium de sustentação nas reuniões mediúnicas, estimulando o estudo e a conduta cristã para uma prática mediúnica segura. A mente como laboratório divino na elaboração dos recursos A Gênese Allan Kardec, Capítulo XIV, itens 13 a 21 vibracionais. (Ação dos Espíritos sobre os fluidos; Criações fluídicas; A importância do Vibracional nas Reuniões Mediúnicas. Fotografia do pensamento e qualidade dos fluidos) Apresentar os diversos tipos de reuniões mediúnicas existentes no Desobsessão Chico Xavier e Waldo Vieira, pelo Grupo Scheilla: Educação Mediúnica, Orientação Espiritual, Espírito André Luiz- Cap. 38 (Cooperação mental) Desobsessão e Ectoplasmia e as especificidades da função do Qualidade na Prática Mediúnica Projeto Manoel vibracional em cada uma delas. Philomeno de Miranda, pergunta nº 74 (Assistência) Requisitos para atuar como Vibracional nas Reuniões Mediúnicas Apostila: Médium de Sustentação - organizada pelo do Grupo Scheilla: Departamento de Orientação Mediúnica da União Espírita => Ter concluído o Ciclo de Estudos ou o ESDE; Mineira => Ter frequentado REUNIÃO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA NO Regimentos Internos das Reuniões Mediúnicas do Grupo GRUPO SCHEILLA pelo período de no mínimo seis meses; Scheilla. => Estar integrado a uma tarefa de assistência social; => Ter implantado em seu lar o Culto do Evangelho no Lar; => Frequentar reunião pública semanalmente. Os vibracionais, como quaisquer outros que integram a equipe mediúnica, devem obedecer à mesma disciplina, e entregar-se ao mesmo aprendizado doutrinário. (Diálogo com as sombras - Hermínio C. Miranda, cap/ii As pessoas)

36 35 Conhecendo a Reunião de Desobsessão Refletir sobre a importância da reunião de desobsessão e informar como ela acontece no Grupo Scheilla. Importância da reunião de desobsessão. Onde e quando começa o atendimento da desobsessão: Atendimento Fraterno, Orientação Espiritual e o encaminhamento do atendido. Os integrantes da reunião: coordenador, vibracional, esclarecedor e médium (a função de cada um). Requisitos para ingressar na tarefa da Reunião de Desobsessão. Missionários da Luz, André Luiz, psicografia de Chico Xavier (cap. 17 e 18). Nos Domínios da Mediunidade André Luiz, psicografia de Chico Xavier, Cap. 7 (Socorro espiritual) Desobsessão, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier Diálogo com as sombras Hermínio C. Miranda Evangelho: Lucas, cap. 4, 33 a 35; Marcos, cap. 5, 2 a 13; Mateus, cap.9, 32 e 33; João, cap. 2, 13. Atos dos Apóstolos, cap. 8, 5 a 7. RI das Reuniões de Desobsessão do Grupo Scheilla. Somente a exteriorização de sentimentos elevados resulta em material de trabalho compatível com a importância das praticas desobsessivas. (Obsessão e transtornos psíquicos - Célio Alan K. Oliveira cap/5 A reunião de desobsessao item/5.5)

37 36 Acolhimento na Casa Espírita: Conhecendo a Tarefa do Atendimento Fraterno Refletir sobre a importância do Atendimento Fraterno na casa espírita, evidenciando as características e pré-requisitos necessários para atuar na tarefa. Refletir sobre os objetivos do atendimento fraterno. Apostila Atendimento Fraterno, organizada Informar os aspectos gerais da tarefa no Grupo Scheilla: onde (Centro pela União Espírita Mineira. Oriente e CEAL) e quando acontece (os horários atuais e as possibilidades de Atendimento Fraterno Livro do Projeto ampliação da tarefa face às necessidades do momento de transição Manoel Philomeno de Miranda - páginas: 09, 15 planetária) e as características do público a ser atendido. e 19: Apresentação; Perfil do tarefeiro: Terapia de Amor e Atendimento Fraternos => Saber lidar com pessoas; (mensagens de Joanna de Angelis) e Entrevista => Tato psicológico; com Divaldo Franco pág. 25. => Conhecimento doutrinário e evangélico; Regimento Interno do Atendimento Fraterno do => Atender as diretrizes da Coordenação e do Regimento interno da tarefa; Grupo Scheilla. => Preparo físico, psicológico e espiritual; => Relação de confiança e respeito; => Atualização do conhecimento espírita através de simpósios, seminários, leituras e cursos de reciclagem. Especificar os requisitos para integrar a tarefa, conforme o Regimento Interno. O atendente fraterno deve ter facilidade de simpatizar com as pessoas, de sentir com cada uma os sofrimentos e dificuldades que atravessam, e, sentir-se solidário. (Atendimento fraterno, Projeto M. P. Miranda) cap/7 A empatia)

38 37 Etapas do Atendimento: Acolher, Ouvir e Orientar Refletir sobre a importância do Atendimento Fraterno na casa espírita, evidenciando as características e pré-requisitos necessários para atuar na tarefa. Acolhimento: como receber o irmão que chega em busca de auxílio; Saber ouvir e identificar a causa real da dor que aflige o irmão; A linguagem apropriada e a objetividade; Conhecer a casa, com os diversos atendimentos oferecidos, para fazer corretamente os encaminhamentos; Quando e como solicitar orientação espiritual; O momento de encerrar o atendimento. Regimento Interno da tarefa do Atendimento Fraterno do Grupo Scheilla. Atendimento Fraterno Livro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda - Cap. 6: As fases do atendimento; Cap. 7: O saber ouvir; Cap. 8: A empatia. Jesus no Lar, psicografia de Francisco Cândido Xavier, Espírito: Neio Lúcio (lição: A regra de ajudar)

39 38 Atendimento Fraterno e Evangelho: Terapia de Amor Ressaltar a importância de se ter como referência o Evangelho e a Doutrina Espírita, para maior qualidade no Atendimento Fraterno. Apresentar o Evangelho como terapia para os males que afligem a humanidade. Lembrar a atuação da equipe espiritual na tarefa do Atendimento Fraterno e a importância do preparo do Atendente, para se estabelecer uma boa sintonia e o desenvolvimento da intuição. Apresentar Jesus como o Atendente Fraterno perfeito que, além de ter ensinado às multidões, através de seus inolvidáveis discursos, deixou-nos preciosas lições dialogadas, por meio das quais socorreu os indivíduos, cada um conforme sua necessidade. Utilizar como exemplos as narrativas evangélicas citadas na bibliografia ao lado. Atendimento Fraterno Livro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda - (Apresentação, págs. 09/12) O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. V, VI e XI (item 10). Passagens evangélicas: A samaritana; O moço rico; Joana de Cusa; Zaqueu; A mulher equivocada; etc. (algumas dessas passagens poderão ser encontradas nos livros: Primícias do Reino, psicografia de Divaldo Pereira Franco e Boa Nova, psicografia de Francisco Cândido Xavier)

40 39 Ética no Atendimento Fraterno Ressaltar a importância de se ter como referência o Evangelho e a Doutrina Espírita, para maior qualidade no Atendimento Fraterno. Orientar sempre com base no Evangelho, evitando-se os achismos ou exemplos pessoais, respeitando o livre-arbítrio do atendido. Conhecer a casa, com os diversos atendimentos oferecidos, para fazer corretamente os encaminhamentos, conforme anexo do RI. Não marcar atendimentos fora da Casa Espírita. Vestir-se e comportar-se de maneira adequada, evitando intimidade excessiva. Evitar procedimento de receitar remédios ou dar diagnósticos como: dizer que a pessoa está com depressão, obsessão, etc. Evitar indicações de médicos, psicólogos ou outros centros para tratamento. Não divulgar o que foi ouvido. Fazer o curso de passes e se preparar adequadamente para saber como agir frente aos casos obsessivos. Não permitir que o diálogo tome a forma de maledicência, evitando-se críticas ao Grupo, a seus trabalhadores ou a quem quer que seja Atendimento Fraterno - Livro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda - Cap. 9: Recomendações práticas para os atendentes. Regimento Interno da tarefa do Atendimento Fraterno do Grupo Scheilla

41 40 As Orientações Espirituais no Grupo Scheilla Esclarecer sobre a importância da tarefa de Orientação Espiritual e apresentar a tarefa aos participantes do Módulo III. Importância da Reunião de Psicografia: o clima psíquico necessário para a realização da tarefa, papel do coordenador, do médium e do vibracional. Diferença entre Receituário e Orientação Espiritual. Quando é necessário solicitar uma orientação espiritual. Equipe de Recepção da ROE: como é formada e como atua. Como são realizadas as reuniões de psicografia no Grupo Scheilla. Requisitos para integrar em uma Reunião de Orientação Espiritual. Nos domínios da mediunidade Chico Xavier, pelo espírito André Luiz, Cap. 16 Os Mensageiros Chico Xavier, pelo espírito André Luiz, Cap. 46 e 47. Medicina da Alma Joseph Gleber Cap. XIII (Receituário Mediúnico) Regimento Interno das Reuniões de Orientação Espiritual do Grupo Scheilla. O campo vibratório mediúnico é construído no exercício constante, com o trabalho de burilamento intimo, com as tarefas de abnegação a serviço do próximo, com a vivencia familiar em bases evangélicas. (Medicina da alma - Robson Pinheiro, cap/xiii- Receituário mediúnico)

42 38 O Mandato Mediúnico Esclarecer que o mandato mediúnico é sublime manifestação que se desdobra nos mais diversos campos da vida. Conceitos Conquista Vivência e Sacrifícios Carismas e Caridade Apostolado Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec Livro dos Médiuns Allan Kardec Estudando a Mediunidade - Cap. 16 Martins Peralva Médiuns - Miramez Diversidade dos Carismas Hermínio C Miranda Vol II O Consolador - Emmanuel Médiuns existem aos milhares colaborando, ativamente, nos centros espíritas; todavia, raríssimos estão investidos de mandato. (Estudando a mediunidade - Martins Peralva, cap/xxiv, Mandato mediúnico)

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita.

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE - O Pentecostes 01Abertura Explicar o pentecostes destacando o intercâmbio

Leia mais

Palestras a serem proferidas Expositor convidado

Palestras a serem proferidas Expositor convidado Palestras a serem proferidas Expositor convidado Tema Mês Abordagem Fonte de pesquisa sugerida Palestrante Março Aula inicial 07 -Temas que serão abordados -Apostila do curso de mediunidade Durante o curso

Leia mais

Tema / Unidade de Estudo Objetivos Abordagens Fonte de Pesquisa 1 Explicar o pentecostes destacando Conceito. Parábolas e ensinos de Jesus Abertura

Tema / Unidade de Estudo Objetivos Abordagens Fonte de Pesquisa 1 Explicar o pentecostes destacando Conceito. Parábolas e ensinos de Jesus Abertura Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla - GFEIS EDU/CCE - Coordenação de Educação Espírita Ciclo de Estudos - Módulo III - "Mediunidade" Tema / Unidade de Estudo Objetivos Abordagens Fonte de Pesquisa

Leia mais

Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE

Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE 01 Abertura - O Pentecostes Explicar o pentecostes destacando o intercâmbio

Leia mais

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla - GFEIS EDU/CCE - Coordenação de Educação Espírita Ciclo de Estudos - Módulo III - "Mediunidade" COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Coordenação do Ciclo de Estudos

Leia mais

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Coordenação do Ciclo de Estudos Programação do Módulo III ANO 2008 "A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino

Leia mais

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita.

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla GRADE DE Expositor TEMAS E EXPOSITORES

Leia mais

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita.

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE 01 Abertura - O Pentecostes Explicar o pentecostes destacando o intercâmbio

Leia mais

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre - 2018 Aula 1 Integração 2 e 9 Março Promover o acolhimento e a integração dos alunos; Apresentação do programa; Informar o calendário e as

Leia mais

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla - GFEIS EDU/CCE - Coordenação de Educação Espírita Ciclo de s - Módulo IV COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Coordenação do Ciclo de s Programação do Módulo IV

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

A casa espírita e seu funcionamento

A casa espírita e seu funcionamento FUNDAMENTOS DO ESPIRITISMO I 2013 4ª FEIRA PROGRAMA DE ESTUDO Módulo I 01. Acolhimento dos Participantes E A casa espírita e seu funcionamento Função e significação Escola ou templo? Doutrina e movimento

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

Programa de estudos do Livro dos Médiuns Sexta-feira

Programa de estudos do Livro dos Médiuns Sexta-feira Programa de estudos do Livro dos Médiuns Sexta-feira DATA TEMAS EXPOSITOR 05/01/2018 Cap. VI -DAS MANIFESTAÇÕES VISUAIS (ESPÍRITOS GLÓBULOS E TEORIA DA ALUCINAÇÃO) itens 111 a 113 12/01/2018 ENCONTRO COM

Leia mais

O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO

O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO IV O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO Mini-Cursos: Integração Fraterna (FRA) Assistência Social

Leia mais

Desobsessão: recursos espíritas

Desobsessão: recursos espíritas Desobsessão: recursos espíritas Tema 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão Recursos desobsessivos espíritas A prece Aprimoramento

Leia mais

PROGRAMA Nas fronteiras da nova era

PROGRAMA Nas fronteiras da nova era PROGRAMA Nas fronteiras da nova era Objetivo: O objetivo deste programa é o estudo aprofundado, capítulo a capítulo das obras de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco, Transição

Leia mais

O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO

O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO IV O TRABALHADOR ESPÍRITA EM AÇÃO Cursos: O Coordenador no Grupo Scheilla (EDU)) Evangelização

Leia mais

Mecanismos da Mediunidade (Francisco C. Xavier/André Luiz): cap. 05; Técnicas da Mediunidade (Carlos Torres Pastorino): cap. 02;

Mecanismos da Mediunidade (Francisco C. Xavier/André Luiz): cap. 05; Técnicas da Mediunidade (Carlos Torres Pastorino): cap. 02; 1 Apresentação dos dirigentes, esclarecimento sobre o curso. 2 Corrente Elétrica e Corrente Mental. Mecanismos da Mediunidade (Francisco C. Xavier/André Luiz): cap. 05; Técnicas da Mediunidade (Carlos

Leia mais

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA PROGRAMA 2013 Coordenadores: Aline Andrade Adriano Lino Greca José Maria Cechelero 19/01/2013 Conteúdo MÓDULO I... 4 01. ACOLHIMENTO

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO Monitores: Alice Akemi, Franciene Briand e Marlene Barros 02 e 03/11/2014 OBJETIVO Compreender o processo da irradiação e a sua importância nas diversas atividades na Casa Espírita.

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, Campo Grande - Recife - PE - PROGRAMAÇÃO: DEZEMBRO/2017 QUADRO DE AVISOS

CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, Campo Grande - Recife - PE -  PROGRAMAÇÃO: DEZEMBRO/2017 QUADRO DE AVISOS CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, 168 - Campo Grande - Recife - PE - www.cecpj.org.br PROGRAMAÇÃO: DEZEMBRO/2017 QUADRO DE AVISOS DATAS AUDITÓRIO B TEMA BIBLIOGRAFIA BÁSICA LEGENDA

Leia mais

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó MEDIUNIDADE DE EFEITO FÍSICO E MEDIUNIDADE DE EFEITO INTELIGENTE PSICOFONIA PSICOGRAFIA VIDÊNCIA AUDIÊNCIA Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó OBJETIVO: Compreender o conceito de

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, Campo Grande - Recife - PE - PROGRAMAÇÃO: JANEIRO/2018 QUADRO DE AVISOS

CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, Campo Grande - Recife - PE -  PROGRAMAÇÃO: JANEIRO/2018 QUADRO DE AVISOS CENTRO ESPÍRITA CAMINHANDO PARA JESUS Rua Dr. Machado, 168 - Campo Grande - Recife - PE - www.cecpj.org.br PROGRAMAÇÃO: JANEIRO/2018 QUADRO DE AVISOS DATAS AUDITÓRIO B TEMA BIBLIOGRAFIA BÁSICA LEGENDA

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 4º Ano

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 4º Ano Livro para o Preparo Dias Melhores 1º ano = Evangelho e Apresentação da Doutrina 2º ano = Leis Morais e Reencarnação 3º ano = Mediunidade e Ciência Espírita 4º ano = Médium e Mediunidade 5º ano = Vivência

Leia mais

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita.

MEDIUNIDADE AULA CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita. Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla EDU/CCE Coordenação de Educação Espírita CICLO DE ESTUDOS MÓDULO III MEDIUNIDADE - O Pentecostes 01Abertura Explicar o pentecostes destacando o intercâmbio

Leia mais

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla - GFEIS EDU/CAD - Coordenação de Educação Espírita Ciclo de s - Módulo III - "Mediunidade" COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA Coord e n a ç ã o do Ciclo de s

Leia mais

Reunião Mediúnica Organização e Funcionamento. Denise Luiza Marlene Barros Meg Barros. Objetivo da Aula

Reunião Mediúnica Organização e Funcionamento. Denise Luiza Marlene Barros Meg Barros. Objetivo da Aula Organização e Funcionamento Denise Luiza Marlene Barros Meg Barros Objetivo da Aula Identificar a Organização e Funcionamento da do NEAS 1 1 - Podemos realizar reuniões mediúnicas fora do Centro Espírita?

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE JESUS

MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE JESUS PROPOSTA DE PROGRAMA DE ESTUDOS - 2018 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS Baseada no terceiro livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus - Parte 2 Federação Espírita Brasileira MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2015 Dia 01/10/15 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE Alice / Franciene / Paulo Data: 03 e 04/nov/2013 OBSESSÃO - COMBATE Compreender a importância da participação ativa do obsidiado no trabalho de Desobsessão, beneficiando a si e ao Obsessor.

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

Grupos de Estudos 2015 VISÃO GERAL

Grupos de Estudos 2015 VISÃO GERAL Grupos de Estudos 2015 VISÃO GERAL Dias e Horários: Domingos: 10h Segundas: 19h45 Terças: 20h Quartas: 14h Período: Domingos: 08/Fev a 06/Dez Segundas: 09/Fev a 07/Dez Terças: Quartas: 10/Fev a 08/Dez

Leia mais

Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. Facilitador(a): Daniela e Mônica

Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. Facilitador(a): Daniela e Mônica Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. 06/07-10-13 Facilitador(a): Daniela e Mônica Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. 06/07-10-13 Facilitador(a): Daniela Oliveira

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: RETORNO A VIDA CORPORAL - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Da infância

Leia mais

ESTUDO METÓDICO DA OBRA MISSIONÁRIOS DA LUZ

ESTUDO METÓDICO DA OBRA MISSIONÁRIOS DA LUZ ESTUDO METÓDICO DA OBRA MISSIONÁRIOS DA LUZ 01.COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA a oportunidade e o mérito (da parte dos espíritos) o comprometimento do médium (responsabilidade perante a tarefa) - nem todo espírito

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse VISÃO GERAL Dia Horário Período Domingo 10h 10/02 a 08/12 Segunda-feira 20h 11/02 a 02/12 Terça-feira 20h 12/02 a 03/12 Quarta-feira 14h 13/02 a 10/07-31/07 a 04/12 DOMINGO PERÍODO: 10/2 a 8/12 10h - 11h30

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

PROJETO O CONSOLADOR. TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ

PROJETO O CONSOLADOR. TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2016 Dia 04/01/16 VIVER NO MUNDO SEM SER DO MUNDO 1) O Evangelho

Leia mais

Fundado em 16 de julho de 1949

Fundado em 16 de julho de 1949 PALESTRAS 1º SEMESTRE DE 2016 ESCALA DE PALESTRANTES Semana Terça feira à noite Quinta feira à tarde Quinta feira à noite Sábado à tarde Roteiro (*) Tema 01/02 06/02 Gilberto Gilberto Gilberto Gilberto

Leia mais

Nas fronteiras da nova era PROGRAMA 2019

Nas fronteiras da nova era PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC Nas fronteiras da nova era PROGRAMA 2019 Programa com base na obra de Suely Schubert, Nas fronteiras da nova era, Karina Greca Set/2017 Objetivo: O objetivo deste

Leia mais

OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES. Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente

OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES. Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES Quanto à natural - conquista indivíduo Natureza de prova - tarefa para reajuste Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente Categoria

Leia mais

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina 12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina OBJETIVO: Conceituar Mediunidade e Médium; Identificar os sintomas que caracterizam a mediunidade iniciante; Explicar qual deve ser a conduta

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única sugerida I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS 2 1 Do maravilhoso e do sobrenatural O que é maravilhoso? O que é sobrenatural? Como se enquadra o Espiritismo a respeito? As proposições do Espiritismo.

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 3º Ano

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 3º Ano 1º ano = Evangelho e Apresentação da Doutrina 2º ano = Leis Morais e Reencarnação 3º ano = Mediunidade e Ciência Espírita 4º ano = Médium e Mediunidade 5º ano = Vivência Mediúnica e Atualidade Livro para

Leia mais

Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha

Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha Capítulo 1 1) Quem eram os chamados iniciados por algumas religiões

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única 2 Fenômenos anímicos e mediúnicos Parte única 1 Do maravilhoso e do sobrenatural O que é maravilhoso? O que é sobrenatural? Como se enquadra o Espiritismo

Leia mais

E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você.

E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você. Solicite nosso catálogo completo, com mais de 350 títulos, onde você encontra as melhores opções do bom livro espírita: literatura infantojuvenil, contos, obras biográficas e de autoajuda, mensagens espirituais,

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

Animismo na prática mediúnica

Animismo na prática mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Animismo na prática mediúnica Tema 7 Como distinguir o que é de origem mediúnica ou

Leia mais

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco)

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA Grupos de Estudo CONVITES DA VIDA (Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) 1. Convite à Alegria * A virtude a Alegria * O bom humor

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Por onde começar? O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2018 Dia 01/01/18 NA PRESENÇA DO CRISTO 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8).

Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8). Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8). Os cristãos, todavia, são filhos, da luz. E a missão da luz é uniforme e insofismável. Beneficia a todos sem distinção. Não formula exigências para dar.

Leia mais

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Dias e Horários: Domingos: 10h Segundas: 19h45 Terças: 20h Quartas: 14h Período: Domingos: 09/FEV a 07/DEZ Segundas: 10/FEV a 08/DEZ Terças: 11/FEV a 09/DEZ

Leia mais

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 14/10/2017 Mensagem Estudemos, mas apliquemos as lições com amor. Amemos, mas realizemos o amor com sabedoria, estudando.

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE ABRIL, MAIO e JUNHO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE ABRIL/2017 Dia 03/04/17 PENSA UM POUCO 1) XAVIER, Francisco Candido. PAÕ NOSSO,

Leia mais

Reuniões Mediúnicas (Material do Departamento de Orientação Mediúnica da FEEES)

Reuniões Mediúnicas (Material do Departamento de Orientação Mediúnica da FEEES) Reuniões Mediúnicas (Material do Departamento de Orientação Mediúnica da FEEES) Éder Freyre e Jorge Ribeiro Área de Educação Espírita Serviço de Orientação Doutrinária 37ºCEU/CEERJ Maio - 2018 Objetivos

Leia mais

AS POTÊNCIAS DA ALMA PROGRAMA 2019

AS POTÊNCIAS DA ALMA PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC AS POTÊNCIAS DA ALMA PROGRAMA 2019 Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Léon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira

Leia mais

Perante o Passe. E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva.

Perante o Passe. E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva. Perante o Passe E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva. (Mar 5:23) Fernanda Rocha Cenáculo Espírita Thiago Maior 23/5/2012

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia. - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ. Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis

CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia. - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ. Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis 1 CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis Annibale Carracci, 1560-1609 I - principal: CAMILO (Espírito),

Leia mais

LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA

LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA Título Assunto Preço de venda (R$) Adolescer, verbo transitório Família 19,90 A arte do reencontro - Casamento Família 30,00 A arte moral de educar os filhos Família 35,00

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Elaborado por: Maria da Paz Corrêa de Santana Patrícia Santana FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA AV. JOÂO DE BARROS, 1629 ENCRUZILHADA

Leia mais

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec A Prece A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos

Leia mais

Um Estudo Sobre a Mediunidade e as Obsessões Índice Geral:

Um Estudo Sobre a Mediunidade e as Obsessões Índice Geral: Um Estudo Sobre a Mediunidade e as Obsessões -2017 Índice Geral: Estudo Tema Página 1 Do maravilhoso e do sobrenatural 4 2 Há Espíritos? 5 3 Os Fluidos 7 4 O perispírito - Formação 9 5 O perispírito -

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Aprovação CAD Data: 17/01/2016 Aprovação CRA: Data: 01/05/2016 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento e unificar os procedimentos das atividades Mediúnicas realizadas no Grupo

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0 Aprovação CAD: Data: 11/03/2011 Aprovação CRA: Data: 06/10/2013 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento e unificar os procedimentos das atividades Mediúnicas realizadas no Grupo

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

VISÃO GERAL. Dia Horário Período

VISÃO GERAL. Dia Horário Período VISÃO GERAL Dia Horário Período Domingo 10h 10/2 a 1/12 S egunda-feira 20h 11/2 a 2/12 Terça -feira 20h 12/2 a 3/12 Qua rta -feira 14h 13/2 a 10/7 31/7 a 4/12 DOMINGO PERÍODO: 10/2 a 1/12 10h - 11h30 ACOLHIMENTO:

Leia mais

Reunião mediúnica: os participantes desencarnados

Reunião mediúnica: os participantes desencarnados FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Reunião mediúnica: os participantes desencarnados Tema 3 Quem são os participantes desencarnados

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 Baseado no segundo livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 1 - Federação Espírita Brasileira Revisão: Rosita

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns?

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? Resposta: Todos os seres humanos são médiuns, sem exceção! A palavra médium tem origem no Latim

Leia mais

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO BIÊNIO: 2018-2019 EVANGELIZADOR: Sábado: Viviane Salge; Stella Borges Domingo: Leandra Coli; Irany Cabral CICLO: Pré-juventude II OBJETIVOS São objetivos da evangelização

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO Art 1º - Em consonância com o Regimento Interno da AECX, o Departamento de Atendimento

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única Fenômenos anímicos e mediúnicos Parte única 1 Do maravilhoso, do sobrenatural e do laboratório do mundo invisível O que é maravilhoso? O que é sobrenatural?

Leia mais

Mecanismos da Comunicação Mediúnica

Mecanismos da Comunicação Mediúnica Mecanismos da Comunicação Mediúnica Alex Olegário Fernanda Alencar OBJETIVO Compreender como acontece a comunicação mediúnica. 1 Assuntos Relacionados Fluidos Pineal Perispírito Centros de força Prece,

Leia mais

2. FINALIDADE DA ATIVIDADE Acolher e oferecer oportunidade de tratamento desobsessivo aos irmãos em processo de obsessão espiritual.

2. FINALIDADE DA ATIVIDADE Acolher e oferecer oportunidade de tratamento desobsessivo aos irmãos em processo de obsessão espiritual. 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regular o funcionamento das Reuniões de Desobsessão realizadas no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla Grupo Scheilla. 2. FINALIDADE DA ATIVIDADE Acolher e oferecer

Leia mais

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE Critérios para Seleção de Expositores e de Bibliografias para Cursos de Capacitação de Coordenador e Monitor do ESDE Um curso regular de Espiritismo seria

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única Fenômenos anímicos e mediúnicos Parte única 1 Do maravilhoso, do sobrenatural e do laboratório do mundo invisível 23/02/2016 Danilo O que é maravilhoso?

Leia mais