Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 1)"

Transcrição

1 Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse

2 Requisitos de sistemas de software O que são? Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e as suas restrições operacionais (SOMMERVILLE, 2010). Refletem uma condição ou capacidade de um software que deve ser implementada por um sistema ou componente de sistema para satisfazer um contrato, padrão ou outra documentação formal.

3 Requisitos de sistemas de software Um requisito pode apresentar diferentes níveis de descrição: Requisitos de usuário Descritos de modo que eles sejam compreensíveis pelos usuários do sistema que não possuem conhecimento técnico detalhado. 1. O sistema LIBSYS deve manter o acompanhamento de todos os dados exigidos pelas agências de licenciamento de direitos autorais no Reino Unido e em outros lugares.

4 Requisitos de sistemas de software Requisitos de sistema Adicionam detalhes e explicam como os requisitos de usuários devem ser fornecidos pelo sistema utilizado pelos desenvolvedores do sistema. 1.1 Ao solicitar um documento ao LIBSYS, deve ser apresentado ao solicitante um formulário que registra os detalhes do usuário e da sua solicitação feita. 1.2 Os formulários de solicitação do LIBSYS devem ser armazenados no sistema durante cinco anos, a partir da data da solicitação. 1.3 Todos os formulários do LIBSYS devem ser indexados por usuário, nome do material solicitado e fornecedor da solicitação....

5 Requisitos de sistemas de software Requisitos Funcionais e Não Funcionais Os requisitos são frequentemente classificados, em requisitos funcionais e não funcionais. Requisitos funcionais São as declarações de serviços que o sistema deve fornecer definem as funcionalidades do sistema. (O QUE FAZER?) 1. O sistema deve permitir que cada professor realize o lançamento de notas nas turmas nas quais lecionou ; 2. O sistema deve permitir que um aluno realize a sua matrícula nas disciplinas oferecidas em um semestre letivo ; 3. O sistema deve permitir que os coordenadores da escola possam obter o número de aprovações, reprovações e trancamentos em cada disciplina oferecida em um determinado período.

6 Requisitos de sistemas de software Esses requisitos funcionais definem recursos específicos a serem fornecidos pelo sistema. A imprecisão na especificação de requisitos é motivo de MUITOS PROBLEMAS... A especificação de requisitos funcionais deve ser completa e consistente.

7 Requisitos de sistemas de software Requisitos não funcionais Estão relacionados às propriedades emergentes do sistema; Declaram características globais do sistema (confiança, segurança, desempenho, usabilidade etc.) características de qualidade que o sistema deve possuir e que estão relacionadas às funcionalidades. (COMO FAZER?) 1. O tempo de registro de cada DVD deve ser inferior a 1 segundo ; 2. O sistema será operado em ambiente operacional Windows e Linux ; 3. O sistema só permitirá acesso aos dados, com autorização. O sistema terá um procedimento de autorização de usuários, nos quais tenham que se identificar usando um (login) e uma senha.

8 Requisitos de sistemas de software Alguns tipos de requisitos não funcionais: Confiabilidade: corresponde a medidas quantitativas de confiabilidade do sistema, tais como tempo médio de recuperação entre falhas. Desempenho: requisitos que definem tempos de respostas esperados para as funcionalidades do sistema. Portabilidade: restrições sobre as plataformas de hardware e software nas quais o sistema será implementado e sobre o grau de facilidade para transportar o sistema para outras plataformas. Segurança: limitações sobre a segurança do sistema em relação a acessos não autorizados. Usabilidade: requisitos que se relacionam ou afetam a usabilidade do sistema (facilidade de uso).

9 Requisitos de sistemas de software Requisitos normativos São declarações de restrições impostas sobre o desenvolvimento do sistema. Exemplos: a adequação a custos e prazos; a plataforma tecnológica; aspectos legais (licenciamento) limitações sobre a interface com o usuário; componentes de hardware a serem adquiridos; necessidades de comunicação com sistemas legados; etc.

10 Regras do Negócio São políticas, condições ou restrições que devem ser consideradas na execução dos processos existentes em uma organização (Gottesdiener, 1999). Cada organização pode ter várias regras do negócio: O valor total de um pedido é igual à soma dos totais dos itens do pedido acrescido de 10% de taxa da entrega. Um cliente do banco não pode retirar mais de R$ 1000,00 por dia de sua conta. Senhas devem ter, no mínimo, seis caracteres, entre números e letras e devem ser atualizadas a cada três meses. O número máximo de alunos por turma é igual a 40.

11 Propriedades dos requisitos Benefício - Indicando o grau de benefício esperado com o sistema. Críticos: Caso não estejam presentes ou funcionando adequadamente, o sistema não atenderá as necessidades do cliente. Importantes: Se não implementado, pode afetar a satisfação do cliente, mas não determinará o sucesso ou fracasso do projeto. Desejáveis: Provavelmente serão pouco utilizados e que podem até não ser atendidos no projeto.

12 Propriedades dos requisitos Estabilidade - Reflete a probabilidade de o requisito sofrer alterações futuras. Alta: Probabilidade de mudanças é baixa. Média: Pendência de esclarecimentos por parte do cliente. Baixa: Cuja mudança é certa! Algumas vezes em consequência da complexidade envolvida. Ex: regras do negócio. Situação - Indicando a situação atual do requisito: Proposto, Aprovado ou Cancelado.

13 Propriedades dos requisitos Risco - Indica o grau de risco de implementação. Pode ser classificado como alto, médio e baixo. Requisito com alto risco é aquele que possui baixa estabilidade, alta complexidade e envolve pendências externas ao projeto e/ou envolve novidades tecnológicas.

14 Mudança contínua Requisitos sempre mudam Temos que aceitar a instabilidade dos requisitos como um fato da vida, e não condená-la como o resultado de um raciocínio mal conduzido. Coloque dois ou mais interessados em uma sala e pergunte a eles que tipo de sistema eles desejam. Provavelmente obterá três ou mais opiniões diferentes.

15 Negociação Usuários pedem mais do que pode ser conseguido; Usuários diferentes possuem requisitos de acordo com seus interesses. O analista de requisitos deve negociar requisitos que não possam ser atendidos, devido ao cronograma e custo. Não deve haver ganhador e nem perdedor em uma negociação efetiva.

16 Quais são as fontes de requisitos? Usuários; Documentos; Especificações técnicas; Legislações; Clientes; Sistemas legados; Patrocinadores; Especialistas do domínio (especialista em uma ou mais área do negócio); Etc.

17 Quais problemas podem ser encontrados? Envolvidos Possuem uma ideia pré-concebida da solução Não sabem o que eles realmente desejam São inabilitados em articular o que eles desejam Pensam que sabem o que eles Desejam, mas não os reconhecem quando eles são entregues Todo mundo enxerga as coisas do seu próprio ponto de vista Acredita que tudo é motivado politicamente (a equipe comercial deseja a implementação de requisitos que atraem mais clientes e a financeira requisitos que tornem os gastos menores) Analistas Pensam que eles entendem os problemas do usuário melhor do que o usuário.

18 Documento de Requisitos O documento de requisitos de um projeto tem o objetivo de documentar o escopo do sistema a ser desenvolvido. Deve ser elaborado de maneira precisa, completa, consistente e, principalmente, compreensível aos stakeholders (isto é, os principais interessados no sistema). Ele é o produto da fase de levantamento de requisitos.

19 Itens de um Documento de Requisitos 1. Introdução (Contém a organização do documento) Exemplo: Este documento apresenta os requisitos de usuário para a informatização da Vídeo Locadora Passatempo. Essa atividade foi conduzida por meio da realização de entrevistas com cliente e usuários. Este documento está organizado da seguinte forma: a seção 2 contém uma descrição do propósito do sistema; a seção 3 apresenta uma descrição do minimundo apresentando o problema; e a seção 4 apresenta a lista de requisitos de usuário levantados junto ao cliente.

20 Itens de um Documento de Requisitos 2. Propósito do Sistema (contém o propósito do sistema descrito de forma bastante objetiva) Exemplo: A vídeo locadora necessita de um sistema de informação para apoiar a realização de suas atividades principais, a saber: empréstimo e devolução de itens e reserva de filmes. Para que essas atividades sejam apoiadas, é necessário controlar as informações acerca de filmes e clientes, dentre outros. Além disso, devem ser fornecidas facilidades de consulta ao acervo da locadora, permitindo consultas por diversas informações dos filmes.

21 Itens de um Documento de Requisitos 3. Descrição do Minimundo (visão geral do domínio, do problema a ser resolvido, bem como as principais ideias do cliente sobre o sistema a ser desenvolvido) Exemplo: A Vídeo Locadora Passatempo deseja um sistema de informação para gerenciar o atendimento aos seus clientes. O negócio principal da locadora é a locação de vídeos (ou filmes). De um dado filme, a locadora pode possuir vários itens, em diferentes mídias, tais como DVD, VHS, Blu-Ray, HD-DVD. Os filmes são classificados nos seguintes gêneros: ação, animação, aventura, comédia, documentário, drama, ficção, guerra, musical, policial, romance, suspense e terror. O prazo para devolução é de um dia para lançamentos e três dias para filmes do catálogo. Contudo, o valor a ser efetivamente pago e a data de devolução prevista de um item locado podem ser alterados pelo atendente da locadora para aplicar descontos individualizados ou ampliar prazos de devolução. ( )

22 Itens de um Documento de Requisitos 4. Requisitos de Usuário Três tipos de requisitos devem ser registrados: Requisitos Funcionais

23 Itens de um Documento de Requisitos Requisitos Não Funcionais

24 Itens de um Documento de Requisitos Regras de Negócio

25 Resumo O documento de requisitos serve como um termo de consenso entre a equipe técnica(desenvolvedores) e clientes; Ele constitui a base para as atividades subsequentes do desenvolvimento do sistema e fornece um ponto de referência para qualquer validação futura do software construído; Estabelece o escopo do sistema(isto é, o que faz parte do sistema e que não faz parte do sistema).

26 Bibliografia Bezerra, Eduardo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Rio de Janeiro: Elsevier, Sommervile, lan. Engenharia de Software. 8º ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, Engholm Júnior, Hélio. Análise e Design: orientados a objetos. São Paulo: Novatec, 2013.

Análise e Projeto de Sistemas I

Análise e Projeto de Sistemas I Análise e Projeto de Sistemas I As falhas nos requisitos estão entre as principais razões para o fracasso de um software... 2º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 3º semestre

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Análise e Projeto de Sistema. Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro)

Análise e Projeto de Sistema. Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro) Análise e Projeto de Sistema Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro) Objetivos Conhecer as etapas do projeto de desenvolvimento de software Desenvolvimento de software é uma atividade complexa

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Aula 1.10 - Engenharia de Requisitos Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/27 Introdução A Engenharia

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DAI

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DAI Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2017 1 Especificação Desenvolvimento Validação Evolução 4 2 A funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos DCC / ICEx / UFMG Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Motivação Motivação Porque levantar Requisitos é importante? Motivação Porque levantar Requisitos é importante?

Leia mais

21/09/2012. Elicitação de Requisitos. Projeto de Interface Homem- Máquina. Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima. Técnicas etipos de Requisitos

21/09/2012. Elicitação de Requisitos. Projeto de Interface Homem- Máquina. Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima. Técnicas etipos de Requisitos Elicitação de Requisitos Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Técnicas etipos de Requisitos 1 Processo de levantamento de requisitos Dificuldades 1) Cliente/usuário não

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação

MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: daves.martins@ifsudestemg.edu.br Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar

Leia mais

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos A principal tarefa do Analista de Sistemas e : descobrir o que um sistema devera fazer. A essas necessidades

Leia mais

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS - INTRODUÇÃO Para qualquer tipo de projeto, precisamos entender o que exatamente queremos e necessitamos. ENGENHARIA DE REQUISITOS

Leia mais

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 3 Agenda O processo de desenvolvimento de software Processo Unificado e as fases do Processo Unificado Requisitos

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Análise de Requisitos O tratamento da informação é um requisito que fundamenta o processo de desenvolvimento de software antes da solução de tecnologia a ser aplicada. Cada projeto

Leia mais

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2)

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse POO Paradigma Orientado

Leia mais

001 - Atividade de Engenharia de requisitos

001 - Atividade de Engenharia de requisitos 001 - Atividade de Engenharia de requisitos 1. [CESPE - 2013 - TRE] Assinale a opção que apresenta uma das finalidades da análise de requisitos. a) Gerar versões dos artefatos produzidos. b) Prover o ambiente

Leia mais

Engenheiros de software (algumas vezes conhecidos no mundo da TI como engenheiros de sistemas ou analistas ) e outros interessados no projeto

Engenheiros de software (algumas vezes conhecidos no mundo da TI como engenheiros de sistemas ou analistas ) e outros interessados no projeto ... definem tarefas que levam a um entendimento de qual ser ao impacto do software sobre o negócio, o que o cliente quer e como os usuários finais irão interagir com o software. (Pressman, 2011) Prof.

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: marcelosantos@outlook.com AULA 01 Análise de Requisitos Conceitos

Leia mais

Análise de sistemas. Engenharia de Requisitos

Análise de sistemas. Engenharia de Requisitos Análise de sistemas Engenharia de Requisitos Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar serviços requeridos para um sistema e suas restrições operacionais. 2 O que é

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE CMP1280/CMP1250 Prof. Me. Fábio Assunção Introdução à Engenharia de Requisitos REQUISITOS Descrições do que o sistema deve fazer, os serviços oferecidos pelo

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

SCM Sistema de Controle de Motel I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1

SCM Sistema de Controle de Motel I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1 SCM Sistema de Controle de Motel I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 1.1 CONVENÇÕES, TERMOS E ABREVIAÇÕES... 3 1.1.1 Identificação dos Requisitos... 3 1.1.2 Prioridades dos

Leia mais

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos Tipos de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos - Levantamento ou elicitação 1 Processo de software Engenharia

Leia mais

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA Guilherme de Souza Ferreira Discente do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

O Fluxo de Requisitos

O Fluxo de Requisitos O Fluxo de 1 Finalidade do fluxo de requisitos A finalidade deste fluxo é: Chegar a um acordo com o cliente e o usuário sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer ao desenvolvedor um melhor entendimento

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

1. Conceitos Fundamentais

1. Conceitos Fundamentais 1. Conceitos Fundamentais a e os processos de planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação 2 planeamento informático planeamento informático análise organizacional organizar o planeamento avaliar

Leia mais

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001 PROJETO DE PROGRAMAS Projeto de Programas PPR0001 Desenvolvimento de Software 2 3 Desenvolvimento de Software Análise de Requisitos Distinguir e dividir o sistema em componentes: Analisar os componentes

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software SysFilme 1.0

Especificação dos Requisitos do Software SysFilme 1.0 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA, Campus Seabra. Especificação dos Requisitos do Software SysFilme 1.0 Autores: Ana Paula Santos Gustavo Brandão Jéfte Batista Milena Araújo

Leia mais

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3)

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Permite a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como demonstrar como elas se relacionam, complementam

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 4 Requisitos Introdução Para que um novo sistema de informação atenda às necessidades da organização,

Leia mais

Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento com alta qualidade

Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento com alta qualidade Introdução a Requisitos Análise e Levantamento de Requisitos Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Engenharia de requisitos Requisitos de Software Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos

Análise e Projeto Orientados a Objetos Análise e Projeto Orientados a Objetos Requisitos Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação Requisitos Segundo Larman: São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos,

Leia mais

Engenharia de Software.

Engenharia de Software. Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 22 Sumário 1. DIRETRIZ DE COMUNICAÇÃO... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Público Alvo... 3 2. Modelos de Notificações das Informações... 3 2.1. AVALIAR A VIABILIDADE DO PROJETO... 3 2.1.1. Notificação

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1 Prof. Leonardo Vasconcelos - O que é um banco de dados (BD)? Um Banco de Dados (ou Base de Dados) é uma coleção de dados relacionados,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Requisitos do Sistema Introdução O que são requisitos de um software? Serviços (funcionalidades) de um software e restrições

Leia mais

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor Sistema de Controle de Pedidos SISCOP Estrutura Analítica do Projeto Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 31/10/2010 1.0 Desenvolvimento da EAP Estrutura Analítica do Projeto Adriano

Leia mais

Engenharia Software I Aula 02

Engenharia Software I Aula 02 Engenharia Software I Aula 02 UNIDADE 1 Engenharia Requisitos Professor Fábio Codo Definição Profº Fábio Codo Contatos: Telefone: (011) 97375-6809 Email: fabio.codo@gmail.com Perfil Profissional: http://www.linkedin.com/in/fabiocodo

Leia mais

Levantamento, Análise e Gestão Requisitos. Aula 05

Levantamento, Análise e Gestão Requisitos. Aula 05 Levantamento, Análise e Gestão Requisitos Aula 05 Agenda Requisitos de Software Tipos de Requisitos: funcionais e não-funcionais Definição do escopo do problema Análise do problema Compreensão da necessidade

Leia mais

PCS3413. Engenharia de Software e Banco de Dados. Aula 2. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

PCS3413. Engenharia de Software e Banco de Dados. Aula 2. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados Aula 2 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Requisitos necessidades que os sistemas de software devem atender. Etapas de desenvolvimento de

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto Locadora de Vídeo Passatempo Especificação de Requisitos 1. Introdução Este documento contém a especificação de requisitos e a modelagem de análise para o projeto de informatização da vídeo-locadora

Leia mais

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 2. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 2. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PCS3413 Engenharia de So-ware e Banco de Dados Aula 2 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Requisitos necessidades que os sistemas de so2ware devem atender. Etapas de desenvolvimento de So-ware

Leia mais

SOFTWARE REQUIREMENTS

SOFTWARE REQUIREMENTS SOFTWARE REQUIREMENTS Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 6 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos O que é um requisito? Pode variar de uma declaração abstrata de alto nível de um serviço ou de uma

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João NÚMERO DO DOCUMENTO : VERSÃO : 1.1 ORIGEM STATUS : c:\projetos : Acesso Livre DATA DO DOCUMENTO : 22 novembro 2007 NÚMERO DE PÁGINAS : 13 ALTERADO POR : Manoel INICIAIS:

Leia mais

Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1

Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1 MBA em Gestão de Software Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1 Agenda Introdução Conceitos Tipos de Requisitos Processo de Engenharia de Requisitos Princípios para Bons Requisitos Exercícios Introdução

Leia mais

Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos

Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos Prof. Carlos Lucas uma vela não perde sua chama acendendo outra Apenas 5% dos professores fizeram, fazem e farão a diferença 1 Sistema Sistemas Sociotécnicos

Leia mais

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva Qualidade de Pacote de Software Avaliação do Sistema DreamWeaver Material preparado por Débora M. B. Paiva Visão Geral Introdução Definição dos Requisitos de Qualidade Preparação da Avaliação de Qualidade

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos (Continuação) Processos de Engenharia de Requisitos (Cont.) - Análise - Registro - Validação - Gerência 1 Processo de

Leia mais

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS Bacharelado em Sistemas de Informação Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 2 Modelagem de Casos de Uso 1ª Parte Programa Capítulo 2 Modelagem de Casos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Requisitos de Software Professor: Charles Leite Engenharia de requisitos Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

UnoTech Soluções em Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 27/05/ 1.0 Construção do Documento Carlos GG Flor Página 2

UnoTech Soluções em Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 27/05/ 1.0 Construção do Documento Carlos GG Flor Página 2 UnoTech Soluções em Uni O.S Especificação Complementar Versão 1.0 Página 1 UnoTech Soluções em Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 27/05/ 1.0 Construção do Documento Carlos GG Flor Página

Leia mais

Documento de Especificação de Requisitos

Documento de Especificação de Requisitos Documento de Especificação de Requisitos Versão: 1.0 com Modelo de Casos de Uso Responsável: Ricardo de Almeida Falbo 1. Introdução Este documento apresenta a especificação de requisitos para a informatização

Leia mais

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI - DSI Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas Informação Estudo da viabilidade Engenharia de requisitos Desenho (Modelagem) Codificação Testes e Implantação Estudo da viabilidade Estudo preliminar

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades É essencialmente um gráfico de fluxo onde apresenta o fluxo de controle de uma atividade para outra. Inicialmente era visto como um caso especial do Diagrama de Gráficos de Estados,

Leia mais

Modelos de Sistemas Casos de Uso

Modelos de Sistemas Casos de Uso Modelos de Sistemas Casos de Uso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Casos de Uso Objetivos Principais dos Casos de Uso: Delimitação do contexto de

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Processo de Desenvolvimento de Software Programação Orientada a Objetos Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Processo de Desenvolvimento de Software O desenvolvimento de software é uma

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

DOCUMENTO DE VISÃO 1. TÍTULO DO PROJETO. 2. RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO Ciclano

DOCUMENTO DE VISÃO 1. TÍTULO DO PROJETO. 2. RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO Ciclano DOCUMENTO DE VISÃO 1. TÍTULO DO PROJETO Título: SIGLA Sistema de Gestão de Capacitação Coordenador do Projeto: Fulano de Tal E-mail: email@email.com 2. RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO Ciclano 3. FINALIDADE

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2012 Paradigmas e Processo de Software Engenharia de Software: Abrangência Engenharia de Software possui

Leia mais

Aula 7 - Análise de Requisitos: descrição de casos de uso. Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes

Aula 7 - Análise de Requisitos: descrição de casos de uso. Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes Aula 7 - Análise de Requisitos: descrição de casos de uso Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Outline Introdução aos Casos de Uso Razões para utilizar Casos

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Ementa Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com Conceitos Gerais: dados, informação, sistemas de informação e análise;

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE REQUISITOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE REQUISITOS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE REQUISITOS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 O processo

Leia mais

Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas

Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Nome da disciplina:

Leia mais

CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO PLANO DE ENSINO

CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO 1 IDENTIFICAÇÃO: Curso: Técnico Integrado de Informática Componente Curricular: Projeto Integrador Formação Profissional Código disciplina: PIP Ano: 3º Ano 2014

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Declaração de Escopo

Declaração de Escopo Declaração de Escopo Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 16/0/2011 1.00 Versão Inicial do Documento Rafael Faria Sumário 1 INTEGRANTES DO PROJETO 2 OBJETIVO DO PROJETO 3 - CARACTERÍSTICAS

Leia mais

06/02/2014. Engenharia de requisitos. Requisitos de Software. Capítulo 6. O que é um requisito? Objetivos. Abstração de requisitos (Davis)

06/02/2014. Engenharia de requisitos. Requisitos de Software. Capítulo 6. O que é um requisito? Objetivos. Abstração de requisitos (Davis) Engenharia de requisitos Requisitos de Software O processo de estabelecer os serviços que o cliente requer a partir de um sistema e as restrições sob as quais ele opera e é desenvolvido. Os próprios requisitos

Leia mais

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 4 04/09/2012

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 4 04/09/2012 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 4 Agenda Entrevistas PIECES BRAINSTORMING Joint Application Design (JAD) dos Requisitos Trabalho para reposição de

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Apresentar os conceitos de requisitos de usuário e de sistema Descrever requisitos funcionais

Leia mais

Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A

Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A Prof. Rafael Oliveira rpaes@ic.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Rio Claro 2014 (Sem 2) Elicitação de requisitos

Leia mais

ENGENHARIA DE REQUISITOS

ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Contextualização Estudo realizado pelo Standish Group em 1995, envolvendo 350 companhias e 8.000 projetos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DO ROSAPLOC Especificação de Requisitos e Validação de Sistemas - 2018.2 Equipe 5: Cinthya Lins (cml2) Rafael Santos (rps4) Júlia Feitosa (mjfc)

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade TESTE Estadual DE SOFTWARE Vale do Acaraú O que são testes? INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2013.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software QUALIDADE DE SOFTWARE Princípios de Engenharia de Software Afinal o que é Software? Segundo o dicionário de Informática: Suporte lógico, suporte de programação. Conjunto de programas, métodos e procedimentos,

Leia mais

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB Finalidade: Aplicabilidade: Controle do Documento: Esse documento contempla o Planejamento do Escopo do projeto PontoCob. Este documento é aplicável a todos os integrantes

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais