C A D E R N O D E P R O V A S

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "C A D E R N O D E P R O V A S"

Transcrição

1 P ROCESSO SELETIVO C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 1 ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA HOSPITALAR COM ÊNFASE EM TERAPIA INTENSIVA PROVA: FISIOLOGIA PULMONAR, FISIOPATOLOGIA PULMONAR E RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Este caderno de provas contém um total de 30 (trinta) questões objetivas de Fisiologia Pulmonar, Fisiopatologia Pulmonar e Recursos Fisioterapêuticos. Confira-o. 2. Esta prova terá, no máximo, 3h30 (três horas e trinta) de duração, incluído o tempo destinado à transcrição de suas respostas no gabarito oficial. 3. Não perca tempo em questões, cujas respostas lhe pareçam difíceis, volte a elas se lhe sobrar tempo. 4. Respondidas as questões, você deverá passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferográfica azul ou preta. 5. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato. 6. Este caderno deverá ser devolvido ao fiscal, juntamente, com sua folha de respostas, devidamente preenchidos e assinados. 7. O candidato só poderá se ausentar do recinto das provas após 1 (uma) hora contada a partir do efetivo início das mesmas. 8. Você pode transcrever suas respostas na última folha deste caderno e a mesma poderá ser destacada. 9. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico dois dias depois da realização da prova. 10. A comissão organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

2 2

3 3 Prezado (a) candidato (a): Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome ASSINALE A RESPOSTA CORRETA. PROVA DE FISIOLOGIA PULMONAR, FISIOPATOLOGIA PULMONAR E RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS Cad. 1 QUESTÃO 01 As radiografias de tórax (RX) são exames complementares muito utilizados na prática hospitalar. Em relação ao RX é INCORRETO afirmar: (A) As radiografias realizadas no leito são chamadas de anteroposteriores (AP) e têm qualidade inferior em relação às póstero-anteriores (PA). (B) Num exame em AP, os braços do paciente são abduzidos para girar as escápulas para fora do campo do tórax. (C) O apagamento do seio costofrênico por imagem de hipotransparência é sinal indicativo de derrame pleural. (D) Uma faixa de hipertransparência com ausência de trama vascular na região periférica do tórax pode sugerir um pneumotórax QUESTÃO 02 A compressão dinâmica das vias aéreas interfere na mecânica respiratória. Em relação aos seus efeitos, é INCORRETO afirmar que (A) é o maior fator que limita a atividade física no DPOC. (B) está presente somente nas doenças obstrutivas. (C) limita a taxa de fluxo durante a expiração forçada. (D) pode limitar o fluxo durante a expiração normal nos pacientes portadores de DPOC. QUESTÃO 03 A hipoventilação pode ser definida como uma redução do volume de ar inspirado que atinge o alvéolo em um determinado período. É INCORRETO o que se afirma em (A) Um dos principais achados fisiológicos da hipoventilação é o aumento da PaCO 2. (B) As repercussões da hipercapnia e da acidose respiratória dependem da intensidade e velocidade de instalação. (C) A hipoventilação é causada, geralmente, por doenças pulmonares. (D) A apneia do sono obstrutiva é um exemplo de hipoventilação.

4 4 QUESTÃO 04 Em relação à troca gasosa pulmonar, é CORRETO: afirmar: (A) Nos alvéolos, a pressão do gás carbônico (PACO 2 ) é fisiologicamente semelhante ao gás carbônico arterial (PaCO 2 ). (B) O ar ambiente contém predominantemente nitrogênio, gás carbônico e vapor de água. (C) O metabolismo anaeróbico utiliza o oxigênio e dele resultam gás carbônico, água e energia (ATP). (D) Variações de altitude não interferem na pressão parcial de oxigênio inalado. QUESTÃO 05 A intubação orotraqueal acarreta várias alterações na fisiologia respiratória. Em relação aos seus efeitos, é INCORRETO afirmar: (A) Contribui para o surgimento de microatelectasias, piorando a relação V/Q. (B) Ocorre a perda da PEEP fisiológica produzida pelas cordas vocais. (C) Ocorre aumento da resistência aérea quando são utilizados tubos de diâmetro inferior a 8 mm. (D) Ocorre o aumento da capacidade residual funcional. QUESTÃO 06 Os efeitos da PEEP como auxiliar no tratamento da insuficiência respiratória já estão bem estabelecidos pela literatura. Analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA: (A) A eficácia potencial da PEEP baseia-se no aumento relativo da resistência ao fluxo nos circuitos da ventilação colateral, quando a resistência das vias aéreas principais está diminuída. (B) A PEEP extrínseca pode ser criada em várias situações clínicas patológicas e pela regulagem incorreta do ventilador mecânico. (C) Em pacientes com aumento de secreção, a PEEP facilita a eliminação dessa secreção, provavelmente devido às mudanças no volume e no fluxo pulmonar e às alterações das propriedades viscoelásticas do muco brônquico. (D) No edema pulmonar, a utilização da PEEP desloca o líquido do espaço intersticial para os alvéolos. QUESTÃO 07 Em relação à fadiga da musculatura respiratória, é INCORRETO afirmar que (A) a fadiga pode ocorrer em situações em que há redução da perfusão dos músculos respiratórios, como no edema pulmonar. (B) a hiperinsuflação contribui para a fadiga devido à diminuição do comprimento das fibras musculares respiratórias. (C) é definida como uma condição na qual o músculo perde a capacidade de desenvolvimento de força, mas é reversível com o descanso. (D) uma de suas características é o aumento na velocidade de contração muscular.

5 5 QUESTÃO 08 Considerando os efeitos do posicionamento e da mobilização no transporte de oxigênio tecidual em pacientes, é CORRETO afirmar: (A) A distribuição da ventilação e perfusão é influenciada, principalmente, pela gravidade, não ocorrendo alteração com a posição do corpo. (B) A perfusão no pulmão verticalizado é igual tanto nas bases quanto nos ápices. (C) A posição de decúbito dorsal, comumente assumida pelos pacientes hospitalizados, é considerada não fisiológica e está associada a reduções significativas nos volumes e fluxos pulmonares. (D) Na posição de decúbito ventral, ocorre uma diminuição da excursão diafragmática e, consequentemente, da ventilação. QUESTÃO 09 A Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) é uma das importantes causas de insuficiência respiratória aguda em pacientes graves internados em Unidades de Terapia Intensiva. Analise as afirmativas e assinale a CORRETA: (A) As causas são sempre secundárias a patologias pulmonares. (B) Caracteriza-se pela hipoxemia refratária a altas concentrações de oxigênio, presença de infiltrados pulmonares bilaterais e diminuição da complacência pulmonar. (C) Ocorre sobrecarga ventricular esquerda por aumento da pós-carga, além do aumento da resistência vascular pulmonar. (D) Os pulmões tornam-se muito complacentes devido ao aumento do edema e do exsudato alveolar. QUESTÃO 10 Em relação às alterações anatomopatológicas na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é INCORRETO afirmar: (A) Há destruição da parede alveolar e aumento da atividade oxidativa. (B) Há diminuição das glândulas brônquicas e das células caliciformes com diminuição da secreção brônquica. (C) Ocorre alteração da elasticidade do parênquima pulmonar com perda da sustentação das pequenas vias aéreas que se colabam e obstruem o fluxo gasoso. (D) Ocorre inflamação das vias aéreas com predomínio de macrófagos, linfócitos e neutrófilos nos bronquíolos. QUESTÃO 11 Para o perfeito funcionamento do sistema respiratório, é necessária a manutenção da integridade anátomofuncional. Do ponto de vista da organização morfofuncional do sistema respiratório, é INCORRETO afirmar: (A) A quantidade de oxigênio (O 2 ) disponibilizada aos tecidos para o metabolismo celular aeróbio independe de questões anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório, desde que a perfusão tecidual permaneça adequada. (B) O controle da ventilação depende de mecanismos integrados entre o centro respiratório bulbar, os sensores (quimiorreceptores centrais) e os efetores (músculos respiratórios). (C) Para a manutenção da homeostase, há o deslocamento rítmico da caixa torácica durante o processo de ventilação pulmonar, promovido pela ação muscular respiratória. (D) Para um perfeito metabolismo celular, é necessário que o aporte de O 2 aos tecidos e a retirada e eliminação de gás carbônico (CO 2 ) se processem de maneira adequada.

6 QUESTÃO 12 6 Os músculos respiratórios possuem características contráteis e metabólicas muito próprias. Isso se deve à especificidade de ação dessa musculatura. Com base nisso, NÃO é correto afirmar: (A) Os músculos respiratórios, morfológica e histologicamente, são músculos esqueléticos e, dessa forma, suas fibras também são classificadas em tipo I, IIa e IIb. (B) Os músculos respiratórios desenvolvem um trabalho contínuo contra forças resistivas ao fluxo aéreo, por isso a necessidade de uma maior resistência à fadiga. (C) O diafragma, como principal músculo respiratório, possui em sua constituição histológica, predominantemente, fibras do tipo II. (D) Apesar da característica funcional de maior resistência à fadiga, a musculatura respiratória, quando exposta a trabalho excessivo e por tempo prolongado, pode fadigar-se e ocasionar graus variados de hipercapnia. QUESTÃO 13 Em relação às vias aéreas, de acordo com a sua ramificação formando a árvore traqueobrônquica, assinale a opção CORRETA: (A) As vias aéreas inferiores são constituídas a partir da traqueia, que se bifurca ao nível da carina, nos brônquios principais e, sucessiva e sequencialmente, até os bronquíolos respiratórios, seguindo-se pelos ductos e sacos alveolares. (B) A resistência ao fluxo aéreo estará extremamente aumentada na zona respiratória, em função de sua pequena área de secção transversa. (C) Existem 23 gerações brônquicas, as quais formam a zona condutora correspondendo à área de espaço morto anatômico. (D) Nas vias aéreas condutoras, é acondicionado o volume correspondente à zona respiratória, o qual é em torno de ml, em um indivíduo adulto saudável. QUESTÃO 14 De acordo com os conceitos de volumes e capacidades pulmonares, é INCORRETO afirmar: (A) A Capacidade Vital (CV) é a somatória dos valores obtidos com uma inspiração máxima seguida por uma expiração também máxima, porém forçada. (B) As capacidades pulmonares incluem dois ou mais volumes pulmonares. (C) O volume residual (VR) corresponde à quantidade de ar que permanece nos pulmões ao final de uma expiração passiva a partir de uma inspiração máxima. (D) Os volumes pulmonares são subdivisões da Capacidade Pulmonar Total (CPT). QUESTÃO 15 Em relação à mecânica respiratória e levando-se em consideração os conceitos fisiológicos, é INCORRETO afirmar: (A) A pressão motriz gerada pela contração da musculatura inspiratória é a responsável pelo deslocamento do tórax e consequente variação de Pressão negativa intrapleural (Ppl), ocasionando a expansão pulmonar. (B) Os músculos abdominais são os principais na expiração forçada e assim desempenham um importante papel na geração do Ponto de Igual Pressão (PIP), potencializando o efeito desobstrutivo da tosse. (C) Os músculos intercostais, interósseos e intercartilaginosos, em ação conjunta ao diafragma, promovem a expansão pulmonar e consequente variação de volume pulmonar. (D) Para que a tosse seja eficaz, o fluxo aéreo expiratório é independente da velocidade linear na via aérea.

7 7 QUESTÃO 16 Além da função de hematose, o sistema respiratório também participa de outras importantes funções para a manutenção da homeostase do organismo. Levando-se em conta a fisiologia respiratória, é CORRETO afirmar: (A) Dentre as funções de defesa do sistema respiratório, a principal é desempenhada pela mucosa nasal, por meio do muco que impede microrganismos de alcançarem a via aérea inferior. (B) O pulmão participa de processos metabólicos como a síntese e secreção do surfactante, um composto de natureza fosfolipídica, produzido e armazenado pelo pneumócito tipo II. (C) O sistema respiratório tem pouca participação no equilíbrio acidobásico, sendo o principal responsável o sistema renal pelo controle da excreção-absorção do bicarbonato, que tem uma característica alcalina e assim neutraliza o ph ácido. (D) O transporte mucociliar ocorre somente em situações em que a produção de secreção está aumentada, como nos casos de infecções de vias aéreas inferiores. QUESTÃO 17 Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar: (A) A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA. (B) A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar. (C) A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato. (D) A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular. QUESTÃO 18 Considerando-se as questões relacionadas às diferenças de ventilação e perfusão pulmonar associadas ao posicionamento, é CORRETO afirmar que (A) o decúbito dorsal, por período prolongado, pode trazer prejuízos funcionais respiratórios como a redução da complacência pulmonar e o aumento da resistência nas regiões dependentes. (B) no decúbito ventral, ocorre uma diminuição significativa da ventilação devido à restrição da expansibilidade pulmonar. (C) em decúbito dorsal, não ocorrerão prejuízos na ventilação nem na oxigenação, uma vez que, na região dependente, a ventilação é maior do que na região não dependente. (D) a distribuição da ventilação e perfusão sofre influência apenas pela ação da gravidade. QUESTÃO 19 Para uma perfeita troca gasosa, é necessário um íntimo contato da unidade alveolar com o capilar pulmonar, além de uma quantidade adequada de ar fresco inspirado e uma adequada taxa de fluxo sanguíneo. Conforme esses princípios fisiológicos, caracterizados pela relação ventilação-perfusão (V/Q), é INCORRETO afirmar que (A) as alterações do tipo shunt ocasionam as mais significativas reduções de PaO 2. (B) as alterações do tipo espaço morto ocasionam uma redução da PaO 2, porém a PaCO 2 pode não estar muito diferente do normal pelo fato da maior solubilidade do CO 2. (C) em situações de hipoventilação, somente a PaCO 2 se encontrará aumentada. (D) em situações de hipoventilação, tanto a PaO 2 quanto a PaCO 2 estarão alteradas.

8 8 QUESTÃO 20 O efeito Bohr refere-se à afinidade do oxigênio ligado à hemoglobina, ou seja, do composto oxihemoglobina (HbO 2 ). Em determinadas situações, há uma redução dessa afinidade, de acordo com o deslocamento da curva de dissociação da HbO 2. Quanto aos fatores que interferem nessa afinidade, deslocando a curva para a direita, é CORRETO o que se indica em: (A) Tecido metabolicamente ativo, com aumento de temperatura e maior produção de CO 2. (B) Baixa temperatura, em situações de hipotermia, para reduzir o metabolismo. (C) Nas situações de alcalose respiratória, onde há uma redução da PaCO 2 e consequente elevação do ph. (D) Redução do 2,3 DPG em situações de metabolismo aeróbio. QUESTÃO 21 Com base nos dados fornecidos pela avaliação fisioterápica e no conhecimento dos exames realizados pelo paciente, analise as afirmativas abaixo em relação ao uso do recurso fisioterapêutico. É INCORRETO o que se afirma em: (A) À ausculta: presença de roncos e sibilos inspiratórios. Instruído ao paciente a realização do ciclo ativo da respiração que é uma combinação da técnica de expiração forçada, controle da respiração e exercícios de expansão torácica. (B) À avaliação: expansibilidade torácica diminuída e padrão respiratório superficial. Indicado o Voldyne, que é um recurso projetado para incentivar o paciente a realizar inspirações profundas e sustentadas com um feedback visual. (C) À palpação: presença de frêmitos na região anterior do tórax. Realizado o Flutter com o paciente sentado, por se tratar de um recurso dependente principalmente do posicionamento do paciente e do fluxo expiratório que ele consegue realizar. (D) Ao RX: diminuição dos espaços intercostais à D e desvio do mediastino para D. O recurso estabelecido foi o Threshold com o objetivo de aumentar a sobrecarga sobre os músculos inspiratórios. QUESTÃO 22 A escolha dos recursos a serem utilizados no tratamento fisioterapêutico exige uma abordagem individualizada do fisioterapeuta de acordo com as condições clínicas do paciente. Dentre as alternativas abaixo, assinale a afirmativa INCORRETA: (A) A idade do paciente é o principal fator a ser considerado na escolha da técnica de percussão e vibração torácica. (B) A presença de refluxo gastresofágico impossibilita o paciente de executar a desobstrução brônquica nas posições de drenagem convencionais. (C) O Voldyne é um recurso dependente do estado de alerta do paciente para ter um bom resultado no ganho de volume pulmonar. (D) Pacientes que apresentam derrame pleural extenso devem ser posicionados em decúbito lateral homolateral ao derrame, para promover a absorção mais eficaz do líquido pelo aumento da perfusão no pulmão dependente.

9 QUESTÃO 23 9 Em relação às técnicas de facilitação da ventilação e desobstrução brônquica, está CORRETO o que se afirma em: (A) A hiperinsuflação manual com Ambu é uma técnica utilizada apenas em pacientes com tubo endotraqueal e traqueostomia, sedados e que não apresentam tosse espontânea. (B) Pacientes com DPOC durante a crise devem ser orientados a adotar a postura sentada com o tronco inclinado para frente e os braços apoiados com o objetivo de proporcionar um incremento na zona de aposição e diminuir o trabalho respiratório. (C) A posição de Trendelenburg faz com que as vísceras sejam deslocadas caudalmente sob o diafragma, favorecendo o seu movimento na inspiração. (D) A técnica de Huffing é aplicada em situações de acúmulo de secreções periféricas devido ao alto fluxo expiratório que provoca. QUESTÃO 24 Paciente JSO, 75 anos, internado com quadro de tosse produtiva, febre e leucocitose. Taquipneico, queixando cansaço. RX evidencia hipotransparência nos 2/3 inferiores do Htx E, com redução homolateral dos espaços intercostais. SpO 2 : 88% com O 2 a 3l/min. Está CORRETO o que se afirma em: (A) A imagem radiológica associada à queixa de cansaço sugere a ocorrência de pneumotórax à E e o médico assistente deve ser chamado em caráter de urgência. (B) A posição em decúbito lateral esquerdo é a mais indicada para reduzir a hipotransparência visualizada ao RX. (C) A utilização da respiração por pressão positiva intermitente (RPPI) é o recurso de escolha mais adequado para este paciente. (D) O diagnóstico mais provável diante do quadro clínico exposto é um significativo derrame pleural em Htx E, sendo então indicado o uso do espirômetro de incentivo. QUESTÃO 25 O EPAP é um recurso fisioterapêutico amplamente utilizado na Fisioterapia. Em relação a este recurso, NÃO é correto que se afirma em: (A) O objetivo principal desta terapia é aumentar o shunt intrapulmonar. (B) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) se beneficiam com o uso do EPAP, principalmente quando é utilizado para facilitar a remoção de secreções pulmonares. (C) A utilização de valores elevados de PEEP neste recurso pode causar hiperdistensão alveolar e redução da complacência do sistema respiratório. (D) Dentre os efeitos positivos observados está a melhora da oxigenação arterial. QUESTÃO 26 A respiração por pressão positiva intermitente (RPPI) é uma técnica de expansão pulmonar que utiliza um dispositivo que injeta ar pressurizado nas vias aéreas de forma não invasiva. Com relação a esta técnica, NÃO é correto o que se afirma em: (A) A interface deve ser adequada para a melhor tolerância do paciente. (B) Está indicada no tratamento do pneumotórax não drenado através da expulsão do ar retido no espaço pleural. (C) Possui um efeito significativo na reabertura de alvéolos colapsados. (D) Sua utilização está contraindicada em pacientes com hipotensão arterial.

10 10 QUESTÃO 27 Em relação à espirometria de incentivo (EI), é CORRETO afirmar: (A) Apresenta um resultado bastante eficaz na diminuição do derrame pleural. (B) É contraindicado no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos torácicos e do andar superior do abdômen, devido ao aumento do esforço respiratório. (C) É indicado no tratamento das doenças pulmonares que provocam hiperinsuflação pulmonar. (D) É um recurso volume-dependente que demarca o volume de ar inspirado após uma expiração normal. QUESTÃO 28 A respiração freno-labial é uma técnica de desinsuflação pulmonar, que consiste na inspiração lenta pelo nariz, mantendo os lábios semicerrados, e expirando lentamente pelos lábios franzidos, sem forçá-los. O paciente que se beneficia desta técnica é aquele com (A) distúrbio respiratório restritivo. (B) distúrbio respiratório obstrutivo. (C) cor pulmonale. (D) cardiopatia isquêmica. QUESTÃO 29 Em relação às técnicas para remoção de secreção brônquica baseadas na característica do fluxo expiratório, é CORRETO afirmar: (A) As técnicas de expiração rápida objetivam o deslocamento de secreções de vias aéreas centrais. (B) As técnicas de fluxo rápido foram desenvolvidas mais recentemente e são indicadas aos pacientes com asma. (C) As técnicas de expiração lenta objetivam aumento do fluxo expirado, mobilizando e deslocando secreções de vias aéreas centrais. (D) A técnica de respiração com freno labial não está indicada em pacientes secretivos com instabilidade de vias aéreas e tendência ao colapso. QUESTÃO 30 O treinamento muscular respiratório pode melhorar a habilidade nas atividades de vida diária (AVD) de pacientes pneumopatas e cardiopatas. Sobre o instrumento utilizado para este trabalho, é CORRETO afirmar: (A) Em condições de fraqueza muscular respiratória, detectada pela ventilometria, a carga será escolhida de acordo com o volume minuto alcançado. (B) O resistor deve ser escolhido de acordo com o peso e a altura do paciente. (C) O Threshold é um aparelho desenvolvido com o objetivo de melhorar a força e endurance da musculatura respiratória. (D) O treinamento, através de cargas progressivas, só é eficaz nos músculos inspiratórios.

11 11 CONCURSO PÚBLICO HOSPITAL MADRE TERESA EDITAL 02/ complementar FISIOTERAPIA HOSPITALAR PARA VOCÊ DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO

12 12

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO Fisioterapia FMRPUSP Paulo Evora Revisão Anatômica O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões. A pleura visceral cobre a superfície

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Respiratório

Envelhecimento do Sistema Respiratório Envelhecimento do Sistema Respiratório Introdução Alterações decorrentes do envelhecimento afetam desde os mecanismos de controle até as estruturas pulmonares e extrapulmonares que interferem no processo

Leia mais

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores Fisiologia Respiratória Organização do sistema respiratório O SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO BÁSICA: TROCAS GASOSAS Suprir o organismo com O 2 e dele remover CO 2 Outras funções: Manutenção do ph plasmático

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA Clínica Médica e Cirúrgica I INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA João Adriano de Barros Disciplina de Pneumologia Universidade Federal do Paraná Objetivos da Aula... Importância da IRA devido a sua alta mortalidade

Leia mais

Fisiologia Respiratória

Fisiologia Respiratória Fisiologia Respiratória Via Aérea Alta Faringe Orofaringe Nasofaringe Laringofaringe Via aérea Baixa Traquéia Brônquios Bronquíolos Alvéolos pulmonares Via Aérea Baixa A traquéia se bifurca dando origem

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Angélica Ferreira do Amaral Anna Gessyka Bernardo Monteiro Iraneide Araújo Silva Irismar Barros Maria Lúcia Lopes de Lima Tiago dos Santos Nascimento 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Respiratória (Parte I) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

Relação Ventilação/Perfusão e Função Respiratória

Relação Ventilação/Perfusão e Função Respiratória A diferença entre ventilação e respiração Normalmente, quando dizemos que um indivíduo está respirando, estamos querendo dizer, na verdade, que está ocorrendo o processo de ventilação. Isto porque, o termo

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO Funções Troca de gases com o ar atmosférico; Manutenção da concentração de oxigênio; Eliminação da concentração de dióxido de carbônico; Regulação da ventilação.

Leia mais

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Ventilação Não Invasiva Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Introdução Indicações Exacerbação da IRpA com ph 45mmHg e FR>25rpm Desconforto respiratório com uso da

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim VENTILAÇÃO MECÂNICA Profª Enfª Luzia Bonfim Assistência ventilatória: manutenção da oxigenação e ou da ventilação em pacientes, de maneira artificial até que estes estejam capacitados a assumi-la. Garante

Leia mais

Fisiologia Respiratória Inspiração:

Fisiologia Respiratória Inspiração: Universidade Católica de Goiás Vias Respiratórias Departamento de Biologia Fisiologia Respiratória Inspiração: Durante a fase de inspiração há dilatação do volume do tórax e dos pulmões e conseqüente fluxo

Leia mais

Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório

Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório - 2016-2 ESTUDO DIRIGIDO - FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Prof. Mariana Abreu PERGUNTAS 1. Conceitue: Eupnéia, Taquipnéia, Bradipnéia, Hiperpnéia, Hipopnéia, Hiperventilação,

Leia mais

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Fisioterapia Hospitalar

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Fisioterapia Hospitalar 1- A percussão do tórax do paciente é uma importante ferramenta na clínica fisioterapêutica. A percussão do pulmão normal emite som: a) sibílico b) maciço c) timpânico d) submaciço e) claro pulmonar 2

Leia mais

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS A DPOC se caracteriza por alterações progressivas da função pulmonar, resultando em obstrução ao fluxo aéreo. É constituída pelo enfisema, bronquite e asma. ENFISEMA É uma doença

Leia mais

D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Prof. João Luiz V Ribeiro Introdução Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar Coexistência Mesma síndrome funcional Hábito do tabagismo como principal fator etiopatogênico

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Respiratório Profª Talita Silva Pereira A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio(o2) e dióxido de carbono(co2) do organismo, com o meio ambiente.

Leia mais

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto Anatomia e fisiologia respiratória Ms. Roberpaulo Anacleto Fisiologia Respiratória FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Metabolismo e Objetivo Anatomia funcional do sistema respiratório Vias aéreas Ventilação pulmonar

Leia mais

Sistema Respiratório. Superior. Língua. Inferior

Sistema Respiratório. Superior. Língua. Inferior Sistema Respiratório Língua Superior Inferior Funções 1. Troca de gases entre a atmosfera e o sangue. 2. Regulação homeostática do ph corporal 3. Proteção contra substâncias irritantes e patógenos 4. Vocalização

Leia mais

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Sistema Respiratório e Exercício Programação Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Volumes e Capacidades Pulmonares ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE Asma BIE DPOC Aula Prática (Peak Flow) Profa.

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

D) Como seria a correção desse distúrbio? A correção seria atuar na causa e proporcionar eliminação de CO2 por aumento da ventilação alveolar.

D) Como seria a correção desse distúrbio? A correção seria atuar na causa e proporcionar eliminação de CO2 por aumento da ventilação alveolar. Exercícios de Gasometria Arterial - Gabarito Docente responsável: Profª Paula C Nogueira Para as situações abaixo, responda às seguintes questões: Considere os seguintes valores de referência: ph: 7,35-7,45

Leia mais

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose Doenças Restritivas São aquelas nas quais a expansão do pulmão é restringida por causa de alterações no parênquima pulmonar ou por causa de doenças da pleura, da parede torácica ou do aparelho neuromuscular

Leia mais

GABARITO PROCESSO

GABARITO PROCESSO DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 008-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose respiração externa inspiração externa A pulmonar designa o conjunto dos dois processos envolvidos

Leia mais

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos:

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos: Sobre O Surgimento Aprendizado baseado em Casos: O que é: Não responde Possui Pulso Central Não respira Spo2: 78% Sem AO ou Fc: 134 bpm resposta ao PA: 240x120 est. De dor 01 insuflação /6s Outros: Anisocoria.

Leia mais

Resumo Fisiologia Respiratória

Resumo Fisiologia Respiratória Resumo Fisiologia Respiratória 1 - SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO FONAÇÃO Fornecer O 2, retirar CO 2, regular temperatura, manter ph, defesa contra agentes agressores e fonação. Vibração de cordas vocais

Leia mais

Ciclo Respiratório Normal. Como Respiramos? Prova de Função Pulmonar. Que diz a espirometria? Espirômetro. Sensível ao volume.

Ciclo Respiratório Normal. Como Respiramos? Prova de Função Pulmonar. Que diz a espirometria? Espirômetro. Sensível ao volume. Ciclo Respiratório Normal Como Respiramos? Prova de Função Pulmonar Que diz a espirometria? Espirômetro Sensível ao volume Sensível ao fluxo 1 FEV1 / FVC % Visão Geral da Hematose O índice espirométrico

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose oxigénio expiração hematose

Leia mais

Objetivos da Respiração. Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono

Objetivos da Respiração. Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono Anatomia e Fisiologia pulmonar Objetivos da Respiração Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono PatologiasRespiratórias Mais Comuns Patologias Respiratórias Mais Comuns Insuficiência Respiratória

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. Esta aula foi retirada do Cap. 12 do livro: Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho 5ª edição William D. McArdle Frank I. Katch Victor L. Katch

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Karin

Sistema Respiratório. Profª Karin Sistema Respiratório Profª Karin Respiração: Ventilação Pulmonar Troca gasosa: absorção de O2 e eliminação do CO2. Transporte de O2 e CO2. Anatomia: Caixa torácica Sistema Respiratório Trajeto do Ar:

Leia mais

8. Shunt pulmonar se refere a áreas pulmonares 2 A) mal ventiladas e com perfusão sanguínea ausente. B) mal ventiladas e com perfusão sanguínea preser

8. Shunt pulmonar se refere a áreas pulmonares 2 A) mal ventiladas e com perfusão sanguínea ausente. B) mal ventiladas e com perfusão sanguínea preser 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009 SECRETARIA DA SAÚDE Cód. 44 Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Bradipnéia corresponde A) frequência respiratória

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. Pulmões, onde se realizam as trocas gasosas. Vias respiratórias, estabelecem a comunicação entre

Leia mais

Aula 6: Sistema respiratório

Aula 6: Sistema respiratório Aula 6: Sistema respiratório Sistema respiratório Tem início no nariz e na boca e continua através das vias aéreas até os pulmões, onde ocorre a troca dos gases. Sistema respiratório - Funções Condução

Leia mais

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA - DPOC CELSON RICARDO DE SOUSA

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA - DPOC CELSON RICARDO DE SOUSA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA - DPOC CELSON RICARDO DE SOUSA DEFINIÇÃO SINDROME CARACTERIZADA PELA OBSTRUÇÃO CRÔNICA DIFUSA DAS VIAS AÉREAS INFERIORES, DE CARÁTER IRREVERSIVEL, COM DESTRUÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

05)Quanto ao ciclo de Krebs é INCORRETO afirmar que:

05)Quanto ao ciclo de Krebs é INCORRETO afirmar que: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Questões de Avaliação Parte I 01)Compare a energia produzida pela degradação da glicose pela via aeróbica e pela via anaeróbica terminando com o lactato, destacando quais as vantagens

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

Atividade Física, sistema respiratório e saúde

Atividade Física, sistema respiratório e saúde Atividade Física, sistema respiratório e saúde Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior ismael@fct.unesp.br Sistema Respiratório Formado por órgãos e tecidos que levam O 2 para a célula e removem CO 2 para

Leia mais

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização Funções Sistema respiratório Promover troca de gases circulantes: suprir oxigênio e remover o dióxido de carbono Vocalização Anatomia do sistema respiratório Nariz Faringe Laringe Traquéia Brônquios Pulmões

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Teleformação em Reabilitação I Curso de E-learning Enfermeiros não especialistas CSP ULS Castelo Branco Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Formadores Catarina Freitas Enfª Chefe do Serviço

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS Extremamente comuns. Caracterizadas por resistência aumentada ao fluxo de ar nas vias aéreas. DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA ENFISEMA

Leia mais

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab Modelos dos Processos Fisiológicos no Home Sistema Respiratório Simulação em Matlab Licenciatura em Eng.ª Biomédica 2 Conteúdos Sistema Respiratório - Introdução Biofísica Pulmonar Simulação Computacional

Leia mais

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de Tipos de Respiração 24/08/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke 1 Compreende processos microscópicos (Respiração Celular) e macroscópicos (Respiração Pulmonar), de função complementar. Os processos

Leia mais

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria Arterial Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria arterial Por quê a Gasometria se temos o Oxímetro de pulso e Capnógrafo? Gasometria Arterial

Leia mais

Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro:

Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro: TROCAS GASOSAS E CONTROLE DO TRANSPORTE DE GASES Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro: 1. Trocas gasosas 1.1. Locais

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016 FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016 A DOENÇA PULMONAR CRÔNICA Estabilidade da doença (acompanhamento ambulatorial) Reagudização da doença pulmonar (intensificação da assistência)

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan Ventilação mecânica Método no suporte de pacientes críticos em terapia intensiva, não constituindo, uma terapia curativa. O emprego

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

Mecânica da Ventilação. MSc. Bruna Gazzi de Lima Seolin

Mecânica da Ventilação. MSc. Bruna Gazzi de Lima Seolin Mecânica da Ventilação MSc. Bruna Gazzi de Lima Seolin Para que respirar? Para que respirar? Fotossíntese CO 2 Energia armazenada nas biomoléculas + O 2 N 2 + H 2 0 Para que respirar? Energia Fotossíntese

Leia mais

Prova de Fisioterapia

Prova de Fisioterapia 1- Bradipnéia corresponde a) frequência respiratória < ou igual a 20 movimentos por minuto. b) frequência respiratória > que 20 movimentos por minuto. c) frequência respiratória < 10 movimentos por minuto.

Leia mais

EXAMES COMPLEMENTARES GASOMETRIA GASOMETRIA ARTERIAL EQUILÍBRIO ÁCIDO - BÁSICO EQUILÍBRIO ÁCIDO - BÁSICO

EXAMES COMPLEMENTARES GASOMETRIA GASOMETRIA ARTERIAL EQUILÍBRIO ÁCIDO - BÁSICO EQUILÍBRIO ÁCIDO - BÁSICO GASOMETRIA ARTERIAL EXAMES COMPLEMENTARES GASOMETRIA A gasometria arterial é um exame invasivo que mede as concentrações de oxigênio, a ventilação e o estado ácido-básico. Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 1 Ventilação e metabolismo energético Equivalente ventilatório de oxigênio: Relação entre volume de ar ventilado (VaV) e a quantidade de oxigênio consumida pelos tecidos (VO2) indica

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata 1- Na porção respiratória, até qual região é encontrado músculo liso? té os alvéolos b. Até os bronquíolos respiratórios c. Até os bronquíolos terminais d. Até os ductos alveolares 2- Qual é o tipo de

Leia mais

VNI. Indicações. Introdução

VNI. Indicações. Introdução VNI Introdução O fornecimento de suporte ventilatório por pressão positiva sem tubo endotraqueal foi estudado pela primeira vez na década de 1930 e agora é conhecido como ventilação não invasiva (VNI),

Leia mais

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra.

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra. DPOC DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Mecanismo de obstrução das vias aéreas Mecanismo de obstrução das vias aéreas DPOC Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar C l d f üê i i i Com elevada freqüência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DIA - 20/12/2009 CARGO: FISIOTERAPEUTA RESPIRATÓRIO C O N C U R S O P Ú B L I C O - H U A C / 2 0 0 9 Comissão

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1. Este caderno é constituído de 40 questões assim distribuídas: Conhecimentos Gerais, de 01 a 12; e Conhecimentos Específicos, de 13 a 40. 2. Caso o caderno esteja

Leia mais

Jose Roberto Fioretto

Jose Roberto Fioretto Jose Roberto Fioretto jrf@fmb.unesp.br Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Ventilação Pulmonar Mecânica Objetivos Fisiológicos

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA NO SDRA E LPA

PROTOCOLO MÉDICO VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA NO SDRA E LPA Página: 1 de 8 1.Introdução: A SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo) caracteriza-se por processo inflamatório que leva à quebra da barreira alvéolo-capilar com desenvolvimento de edema intersticial

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória (aula 2) AVALIAÇÃO INICIAL DA NECESSIDADE DA TERAPIA DE HB AVALIAR: Prontuário médico (HMA e HMP). Pctes c/ indicação de cirurgia abdominal alta ou torácica,

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral Sistema Respiratório Professor: Bruno Aleixo Venturi Qual tempo podemos ficar sem respirar? OBJETIVOS 1-

Leia mais

BMB 110 INTEGRADO SISTEMA RESPIRATÓRIO - Turma Noturna

BMB 110 INTEGRADO SISTEMA RESPIRATÓRIO - Turma Noturna BMB 110 INTEGRADO 2 2016 SISTEMA RESPIRATÓRIO - Turma Noturna 10/8 Introdução /Ventilação Pulmonar 12/8 Trocas gasosas e Transporte de Gases 17/8 - Controle da Respiração / Seminários (videos) 24/8 PROVA

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

Sistema Respiratório. rio

Sistema Respiratório. rio Sistema Respiratório rio Constituição - Fossas nasais - Nasofaringe - Laringe - Traquéia - Brônquios - Bronquíolos Transporta, filtra, umedece e aquece o ar inspirado Constituição Porção respiratória ria

Leia mais

Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal

Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal Marinã Ramthum do Amaral R3 UTIP Orientação: Dr Jefferson Resende UTI neonatal HRAS www.paulomargoto.com.br 30/7/2008 Introdução O uso da ventilação pulmonar mecânica

Leia mais

TROCAS GASOSAS TRANSPORTE DE O 2 E CO 2 FUNÇOES DA HEMOGLOBINA QUÍMICA DA RESPIRAÇÃO. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

TROCAS GASOSAS TRANSPORTE DE O 2 E CO 2 FUNÇOES DA HEMOGLOBINA QUÍMICA DA RESPIRAÇÃO. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes TROCAS GASOSAS TRANSPORTE DE O 2 E CO 2 FUNÇOES DA HEMOGLOBINA QUÍMICA DA RESPIRAÇÃO Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Plasma sanguíneo ph normal Acidose Alcalose Líquido extracelular Sangue arterial

Leia mais

Difusão e transporte de gases, Relação ventilação/perfusão pulmonar e Fisiologia da altitude e mergulho

Difusão e transporte de gases, Relação ventilação/perfusão pulmonar e Fisiologia da altitude e mergulho Difusão e transporte de gases, Relação ventilação/perfusão pulmonar e Fisiologia da altitude e mergulho Transporte de gases A hemoglobina funciona com um tampão de oxigênio dentro das hemácias. Quando

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) Karla Monique Andolfato Camille Caleffi José Mohamud Vilagra Os ventiladores mecânicos atuais se baseiam

Leia mais

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU INTERNAÇÃO HOSPITALAR Toda pessoa com quadro suspeito de AVE deve ser levada imediatamente ao serviço de urgência para avaliação

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATORIO

FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATORIO FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATORIO VENTILAÇÃO PULMONAR Mecânica da ventilação pulmonar Compreende os movimentos de subida e descida do diafragma, elevação e depressão das costelas. A entrada cíclica de

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses

Leia mais

Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME

Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME Sete Estágios do Desmame Pré-desmame Preditores Extubação Reintubação Suspeita Tentativas VNI pósextubação Admissão Alta Desmame Processo gradual Deve ser iniciado

Leia mais

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta Trauma torácico Dr. Salomón Soriano Ordinola Rojas Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Fisioterapia - Terapia Intensiva

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Fisioterapia - Terapia Intensiva Livro Eletrônico Questões Comentadas de Fisioterapia - Terapia Intensiva Professor: Fábio Cardoso 1 APRESENTAÇÃO.... 2 2 -QUESTÕES COMENTADAS...5 RESUMO....7 LISTA DE QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 7 GABARITO...8

Leia mais

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 10 Semiologia Respiratória Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 6 UNIG, 2009.1 Relembrando as Linhas Anatômicas Tórax Anterior

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PARTE 1 SISTEMA RESPIRATÓRIO: ESTRUTURA E FUNÇÃO Anatomia do Sistema Respiratório Pressão Pleural e Alveolar Compliância dos Pulmões: FE, TS e Surfa Volumes

Leia mais

Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório

Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório 1 Márcia Koja Breigeiron Este capítulo aborda alguns aspectos anatômicos e fisiológicos relevantes do sistema respiratório, salientando as particularidades

Leia mais

A FISIOTERAPIA NOS PALIATIVOS. Jaqueline Spoldari Diniz

A FISIOTERAPIA NOS PALIATIVOS. Jaqueline Spoldari Diniz A FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS Jaqueline Spoldari Diniz Ciência aplicada que tem por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações

Leia mais

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Responsáveis por 1 em cada quatro mortes de trauma. Ferimentos penetrantes de 15 a 30% requerem cirurgia. A maioria necessitam apenas de procedimentos

Leia mais

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA Camila Lima de Moura Matos R3 Cirurgia Pediátrica Trabalho apresentado à Equipe de Anestesiologia Infantil

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia

Imagem da Semana: Radiografia Imagem da Semana: Radiografia Imagem 01. Radiografia de tórax e abdome em AP Recém-nascido (RN), a termo, sexo masculino e parto vaginal. Foi reanimado na sala de parto devido a apneia e frequência cardíaca

Leia mais

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DEFINIÇÃO Dispnéia é definida como uma percepção anormalmente desconfortável da respiração Não consigo puxar ar suficiente, O ar não vai até lá embaixo, Estou sufocando,

Leia mais

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório humano Fossas nasais?? Faringe Laringe? Pulmão?? Traqueia? Brônquio? Bronquíolos Diafragma? Alvéolos

Leia mais