Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5. Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5. Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica ( )"

Transcrição

1 Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5 Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica ( )

2 Elaboração de Documentos Oficiais Após conhecermos os principais documentos com os quais temos contato em nossa Instituição, estudaremos a composição dos documentos mais comuns produzidos em secretarias, que são o Ofício, o Memorando, a Ata, a Cartae a Declaração.

3 Ofício Os documentos Ofício, Avisoe Exposição de Motivosdevem ser formatados, de acordo com a Instrução Normativa Nº 4, de 6 de março de 1992, no Padrão Ofício. Neste tópico, nos dedicaremos ao documento Ofício que é composto dos seguintes elementos:

4 Ofício a) Tipo, número e ano do expediente (seguido da sigla do órgão que o expede): Exemplos: Of. 123/2002-MF (ou) b) Local e data em que foi assinado, por extenso (com alinhamento à direita): Exemplo: Brasília, 15 de março de 2013.

5 Ofício c) Assunto: resumo do teor do documento Exemplos: Assunto: Produtividade do órgão em Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores. d) Destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício, deve ser incluído também o endereço.

6 Ofício e) Texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: Introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que, empregue a forma direta;

7 Ofício Desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; Conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto. Importante:Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.

8 Ofício e) Texto: Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura deverá iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento, por exemplo: Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.

9 Ofício Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula: Encaminho, para exame e pronunciamento, a cópia anexa do telegrama no 12, de 1º de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.

10 Ofício Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte: (espaço para assinatura) NOME Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Importante: Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

11 Ofício Os documentos expedidos de acordo com o Padrão Ofíciodevem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) Fonte Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé; b) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings; c) É obrigatório constar a partir da segunda página o número da página;

12 Ofício d) Os ofícios e os anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares ( margem espelho ); e) O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda; f) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura; g) O campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;

13 Ofício h) Deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco; i) Não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento; j) A impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações; l) Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm;

14 Ofício m) Deve ser utilizado, preferencialmente, o formato de arquivo RichTextnos documentos de texto; n) Dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos; o) Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavraschaves do conteúdo Ex.: Of relatório produtividade ano 2002

15

16

17 Memorando Como modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes, o Memorandotrata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

18 Memorando Quanto a sua forma, o Memorando segue o modelo do Padrão Ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

19 Memorando Estrutura Básica: Número de Expedição Local e Data (alinhados à direita) Remetente Destinatário Assunto (epígrafe ou ementa) Texto (conciso e objetivo) Fecho Assinatura Anexos

20

21

22 Ata Considerando que a Ata é um registro de decisões, geralmente, era lavrada em livro próprio (Livro de Atas), devidamente autenticado, com suas páginas rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e de encerramento do livro. Atualmente, com o uso de computadores, aceita-se que a Ata seja produzida em editor de texto, impressa e encadernada às demais atas produzidos durante o ano formando o Livro de Atas.

23 Ata A Ata deve sempre conter um termo de abertura, no qual constem o número de ordem da reunião, a entidade que preside a reunião, a data (escrita por extenso), local do evento, nomes dos presentes (devidamente qualificados, com nomes completos e cargos/funções), a finalidade da reunião (pauta prevista), o que ocorreu (as decisões), encerramento e local para assinatura.

24 Ata A Ata é elaborada obrigatoriamente em parágrafo único. Caso a Ata esteja sendo redigida a mão, dever-se-á evitar riscar ou rasurar o documento quando se perceber um erro. O redator deverá imediatamente após o erro empregar a expressão digo, e continuar com a informação correta. Em caso do erro ser percebido somente depois de lavrada a Ata, deverá empregar a expressão em tempo: na linha onde se lê..., leia-se....

25

26 Carta O documento Carta deve conter: Local e data (alinhado à direita); Destinatário; Vocativo; Texto; Fecho; Assinatura.

27

28 Declaração O documento Declaração é composto pelos itens: Título: DECLARAÇÃO (em caixa alta, centralizado); Texto: Iniciando-se sempre pelas expressões Declaro ou Declaramos e, a seguir, expõe-se o assunto; Local e data; Assinatura.

29

30 Correspondência Eletrônica ( ) A globalização e a tecnologia nos permitiram maior facilidade para trocar informações em nosso dia-a-dia, com o uso dos s. Em nossa realidade, no serviço público, embora muitos assuntos oficiais não possam ser tratados por , sempre há a possibilidade de encaminharmos documentos oficiais digitalizados, para poupar a nós mesmos e aos nossos destinatários da demora dos fluxos de correspondência interna ou dos Correios, ou de solucionar questões menores.

31 Correspondência Eletrônica ( ) Contudo esta mesma agilidade, algumas vezes, nos faz pecar pela pressa, descuido e informalidade com que tratamos a correspondência virtual. Por isto, além de tentar reproduzir algumas das regras da Redação Oficial na correspondência virtual (vocativo, construção do texto, fecho, assinatura virtual), observemos algumas noções de etiqueta virtual no texto Dicas de etiqueta para enviar .

32 Elaboração de Documentos Oficiais Nas próximas duas aulas, com base no que aprendemos, vamos praticar a elaboração dos principais documentos utilizados em nossa Instituição.

33 Leituras recomendadas: LIMA, A. Oliveira. Manual de Redação Oficial:teoria, modelos, exercícios. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República/ Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José ForsterJúnior. 2. ed. rev. e atual. Brasília : Presidência da República, REDAÇÃO OFICIAL, PROTOCOLO E ARQUIVAMENTO AULA 5

Redação Oficial. Passo 4 Padrão Ofício. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 4 Padrão Ofício. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 4 Padrão Ofício Prof. Arenildo dos Santos O Manual de Redação da Presidência da república engloba no termo padrão ofício três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade

Leia mais

Redação Oficial REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D.

Redação Oficial REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D. Redação Oficial PROF. GERSON ROSSI IFSP CAMPUS AVARÉ REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D. P D F Documentos oficiais:

Leia mais

Redação Oficial. Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação Prof. Arenildo dos Santos Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação (O constante neste item aplica-se também à exposição

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL. 1. Impessoalidade. 2. Padrão Culto da Língua. 3. Clareza. 4.

REDAÇÃO OFICIAL I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL. 1. Impessoalidade. 2. Padrão Culto da Língua. 3. Clareza. 4. REDAÇÃO OFICIAL I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL 1. Impessoalidade 2. Padrão Culto da Língua 3. Clareza 4. Concisão 5. Formalidade / Uniformidade II. NORMAS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO

Leia mais

Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação :

Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação : Forma de Diagramação Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação : a) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações,

Leia mais

Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando

Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando 1. Objetivo Descrever a utilização, finalidade e formatação dos documentos memorando, memorandocircular e despacho de memorando. 2. Aplicação

Leia mais

3 N i t e r ó i, 1º d e f e v e r e i r o d e O F Í C I O N º 01/ / C A R / S D C / U F F

3 N i t e r ó i, 1º d e f e v e r e i r o d e O F Í C I O N º 01/ / C A R / S D C / U F F 2 cm 1 5 cm UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO COORDENAÇÃO DE ARQUIVOS Avenida Prefeito Silvio Picanço, 1565 Charitas 24.370-195 Niterói/RJ Tel.: (21) 2710-6060 / (21) 3674-7819

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL OF.CIRC.GAB.DPGE Nº 084/2012 Campo Grande, 20 de janeiro de 2012. Aos Defensores Públicos Estaduais, Assessores e Funcionários Administrativos Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Campo Grande-MS Assunto:

Leia mais

ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS

ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS VIII Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares de Belo Horizonte ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS Profa. Ms. Candice Navarro Fernandez A redação oficial deve caracterizar-se pela: 1) Impessoalidade;

Leia mais

AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS 1. Introdução A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza,

AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS 1. Introdução A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS 1. Introdução A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses

Leia mais

Correspondência Oficial

Correspondência Oficial Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Correspondência Oficial Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Correspondência Correspondência

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Redação Oficial p/ FUB (Assistente em Administração) Pós-Edital. Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas

Livro Eletrônico. Aula 00. Redação Oficial p/ FUB (Assistente em Administração) Pós-Edital. Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas Livro Eletrônico Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas Olá, pessoal! APRESENTAÇÃO É com muito prazer que estamos iniciando nosso Curso de Português para a Fundação Universidade de Brasília.

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 4. Temas: Tipos de Documentos Oficiais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 4. Temas: Tipos de Documentos Oficiais Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 4 Temas: Tipos de Documentos Oficiais Tipos de Documentos Oficiais Nesta aula, continuaremos conhecendo os principais documentos a que temos acesso na Instituição.

Leia mais

OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA Bagé, 28 de fevereiro de 2019.

OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA Bagé, 28 de fevereiro de 2019. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa Avenida General Osório, 900, Bagé/RS, CEP 96400-100 Telefone: (53) 3240 5400 - http://www.unipampa.edu.br OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA

Leia mais

Português INSS 2015/2016. MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori

Português INSS 2015/2016. MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori Português INSS 2015/2016 MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

Redação Oficial. Passo 7 Padrão Ofício Memorando. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 7 Padrão Ofício Memorando. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 7 Padrão Ofício Memorando Prof. Arenildo dos Santos Memorando O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente

Leia mais

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Redação Oficial TRT- RJ Maria Tereza Faria Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Características impessoalidade ausência de impressões individuais;

Leia mais

Aula 1. Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade. 1

Aula 1. Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade.  1 Aula 1 Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 1 INSS REDAÇÃO OFICIAL ASSUNTOS PRINCIPAIS CONCEITO: é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos

Leia mais

As Comunicações Oficiais

As Comunicações Oficiais Capítulo II As Comunicações Oficiais 2. Introdução A redação das comunicações oficiais deve, antes de tudo, seguir os preceitos explicitados no Capítulo I, Aspectos Gerais da Redação Oficial. Além disso,

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Pós-Graduação em Geografia (Ms, Dr.) NEMO Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização MODELO PARA

Leia mais

Redação oficial (síntese) Prof. Everardo Leitão

Redação oficial (síntese) Prof. Everardo Leitão PRINCÍPIOS => CARACTERÍSTICAS Impessoalidade - Impessoalidade Publicidade - Uso do padrão culto de linguagem - Clareza - Concisão - Formalidade - Uniformidade Impessoalidade (sem subjetividade) Ausência

Leia mais

Redação Oficial. Ministério da Fazenda ATA Aulas 1 a 4

Redação Oficial. Ministério da Fazenda ATA Aulas 1 a 4 Redação Oficial Ministério da Fazenda ATA Aulas 1 a 4 1. Introdução A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Prezados (as) Nos próximos dias 18 e 19 de outubro 2016 ocorrerá a IX Mostra de : na Contemporaneidade. Convidamos todos os discentes e docentes que inscrevam seus estudos e pesquisas realizadas no programa.

Leia mais

Prof. André Moraes REDAÇÃO OFICIAL

Prof. André Moraes REDAÇÃO OFICIAL Prof. André Moraes REDAÇÃO OFICIAL O que é Redação Oficial (Manual de Redação da Presidência da República) Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA FACULDADE PRAIA GRANDE PROF. EUGENIO GALLO NETO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA Praia Grande 2018 1 MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

REINALDO AZAMBUJA SILVA Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. CARLOS ALBERTO DE ASSIS Secretário de Estado de Administração e Desburocratização

REINALDO AZAMBUJA SILVA Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. CARLOS ALBERTO DE ASSIS Secretário de Estado de Administração e Desburocratização SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL Av. Monte Castelo, 269 Monte Castelo CEP: 79.010-400 Campo Grande-MS Fone/fax: (67) 3321-6100

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS INSERIR O TÍTULO (Times New Roman, 12, centralizado, em maiúsculas, negrito). Inserir autores abaixo do título e ao lado direito; iniciar pelo sobrenome em letra maiúscula

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PORTO SUL ELABORAÇÃO PROF. VINICIUS LAURIA PROF. PAULO EDUARDO PEREIRA ADAPTADO PROFA.FERNANDA FERRARO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Praia Grande

Leia mais

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA 1. APRESENTAÇÃO: Entende-se como trabalho técnico aquele apresentado durante as sessões técnicas do 3º Congresso Internacional de Bioenergia. A coordenação do evento receberá trabalhos técnicos que serão

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS FESP INOVA 2013 21 A 25 DE OUTUBRO FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS FESP CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS III SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP Data final para submissão do artigo

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 527023 Ainda com base no texto de Leandro Fortes e considerando aspectos textuais e gramaticais, julgue os próximos itens. Estaria de acordo com o que estabelece a prescrição gramatical para textos

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

Redação Oficial. il_03/manual/manual.htm

Redação Oficial.   il_03/manual/manual.htm Redação Oficial http://www.planalto.gov.br/cciv il_03/manual/manual.htm Vocativo para autoridades Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL OF.CIRC.GAB.DPGE Nº 085/2012 Campo Grande, 20 de janeiro de 2012. Aos Defensores Públicos Estaduais e Funcionários da Defensoria Pública-Geral do Estado Campo Grande-MS Assunto: Padronização para Ofícios,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Prezados (as) Nos próximos dias 18 e 19 de outubro 2016 ocorrerá a IX Mostra do Programa de : na Contemporaneidade. Convidamos todos os discentes e docentes que inscrevam seus estudos e pesquisas realizadas

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Revisado colegiado PPGBioexp

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Revisado colegiado PPGBioexp NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Revisado colegiado PPGBioexp Passo Fundo, Março de 2014 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO As

Leia mais

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Normas para Submissão de Trabalhos Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Comunicação oral: comunicação organizada em torno de uma temática, contendo resultados de pesquisas

Leia mais

Critérios para a Apresentação de Trabalhos

Critérios para a Apresentação de Trabalhos Critérios para a Apresentação de Trabalhos - Autores e Coautores deverão estar inscritos no Congresso. - Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho como autor e, no máximo três, como coautor.

Leia mais

Diretrizes aos Autores

Diretrizes aos Autores II Congresso Jurídico: Interdisciplinaridade no Mundo Contemporâneo Faculdade Raízes 03, 04, 07 e 08 MAIO 2018 Diretrizes aos Autores INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. A inscrição para submissão

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5) TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, nome do Autor; SOBRENOME, nome do Orientador e-mail do autor para correspondência Faculdades Oswaldo Cruz ou Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz Resumo: Este documento apresenta

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 08/2016-PPGAGRI

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 08/2016-PPGAGRI INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 08/2016-PPGAGRI Aprova novas normas para redação e procedimentos de Dissertações e Teses do PPGAGRI. O COLEGIADO EXECUTIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE

Leia mais

CHAMADA PARA PROPOSTA DE CAPÍTULOS. LIVRO Estudos em Agronegócio - 4º volume

CHAMADA PARA PROPOSTA DE CAPÍTULOS. LIVRO Estudos em Agronegócio - 4º volume CHAMADA PARA PROPOSTA DE CAPÍTULOS LIVRO Estudos em Agronegócio - 4º volume Dando continuidade aos esforços de consolidação da Coleção PPAGRO como uma série de publicações relevantes para a competitividade

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:

Leia mais

NORMAS PARA RESUMO E TRABALHO COMPLETO Os resumos, resumos expandidos e trabalhos completos deverão se enquadrar em um dos eixos temáticos do evento.

NORMAS PARA RESUMO E TRABALHO COMPLETO Os resumos, resumos expandidos e trabalhos completos deverão se enquadrar em um dos eixos temáticos do evento. APRESENTAÇÃO DE TRABALHO Os participantes interessados em apresentar trabalho poderão submeter resumo, resumo expandido ou trabalho completo ATÉ O DIA 30 DE AGOSTO DE 2016, conforme as normas abaixo. NORMAS

Leia mais

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG)

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo orientar os alunos dos Cursos de Graduação de Tecnólogo em Logística, Informática e Aeronáutica quanto

Leia mais

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos 1. INSCRIÇÃO 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e entregá-los na Recepção da UNDB, em UMA VIA DIGITAL GRAVADA EM CD-ROM, EXTENSÃO DOC,

Leia mais

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos.

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos. INFORMAÇÕES GERAIS PARA ENTREGA DE TCC Versão final Assunto: Elaboração dos volumes do TCC aprovado. 1 Diagramação Capítulo I Formatação Aspectos Gráficos 1.1 Tamanho do papel A4 (210 X 297 mm) 1.2 Gramatura

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV Este documento apresenta orientações e o modelo de formato que deverá ser utilizado nos trabalhos enviados para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. O trabalho pode ser escrito

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

INSTRUÇÕES PARA AUTORES INSTRUÇÕES PARA AUTORES Os manuscritos submetidos à apreciação pela Revista Científica Natureza online devem se constituir em material ainda não publicado. Após a aceitação de um manuscrito para publicação,

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Paraná - UFPR Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS O evento oferece as seguintes possibilidades de envio de trabalhos: mesa-redonda, comunicação e pôster. Cada proponente poderá inscrever-se como autor principal

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO INSTRUÇÕES AOS AUTORES APRESENTAÇÃO O IV LEÃO JURIS com o tema: Reformas Trabalhista e Previdenciária,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução FORMATO DAS DISSERTAÇÕES DO PPGEE As Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) seguirão o seguinte formato: 1) Formatação

Leia mais

Margem Superior 3 cm. Palavras chave: apoio; aprendizagem; título; trabalho [arial 12, negrito, alinhado à esquerda] [... Quebra de página...

Margem Superior 3 cm. Palavras chave: apoio; aprendizagem; título; trabalho [arial 12, negrito, alinhado à esquerda] [... Quebra de página... Margem Superior 3 cm 1 Margem esquerda 3 cm TÍTULO DO TRABALHO AD REFERENDUM [letra maiúscula, arial 16, negrito, centralizado, no caso de palavaras estrangerias em itálico] [espaço de duas linhas simples]

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos Projetos de Indústria de Alimentos NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

METODOLOGIA DE SUBMISSÃO

METODOLOGIA DE SUBMISSÃO METODOLOGIA DE SUBMISSÃO Os resumos e trabalhos deverão ser enviados para através do sistema on line no site www.rpu.org.br, através do link http://abpv.iweventos.com.br/evento/20rpu/home conforme instruções

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto]

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto] V SEMANA JURÍDICA DA UNIFG: O LEGADO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: DEMOCRACIA, SOCIEDADE E NOVOS DIREITOS (fonte Times New Roman, maiúsculo, tamanho 14, negrito, entre linhas 1,5, espaçamento

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL O Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espaçamento entre as linhas CURSO XXXXXXXXXXXXXXX Fonte 14 Fonte 16 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Colocado no centro da folha Nome do Estagiário Fonte 14 Fonte 14 ALMENARA 2012 Espaçamento simples

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

III JORNADA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE

III JORNADA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE III JORNADA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE Eixos Temáticos (Resumos e Artigos) 1. A Educação Ambiental; 2. Saúde e Educação; 3. Saúde Pública e coletiva; 4. Ecologia e Conservação Ambiental; 5. Desafios e

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA

POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA 01 Profª Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Redação Oficial CARACTERÍSTICAS E USO DOS PRONOMES Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO (fonte 12, negrito, caixa alta, alinhado ao centro, espaçamento de linhas 1,0. O título

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA

CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA 2019 2. ed. Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos

Leia mais

EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO INSTRUÇÕES AOS AUTORES APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DO PPGZ-UFPI

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DO PPGZ-UFPI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS PROF. a CINOBELINA ELVAS COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 1 Título com a primeira letra e as letras iniciais de substantivos próprios em maiúsculo, negrito e centralizado, fonte Times New Roman tamanho 14, com no máximo 20 palavras. Nome Completo do Primeiro

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais

I CONGRESSO SERGIPANO DE DOENÇAS CRÔNICAS E INFECTOCONTAGIOSAS 19 á 21 de outubro, Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos

I CONGRESSO SERGIPANO DE DOENÇAS CRÔNICAS E INFECTOCONTAGIOSAS 19 á 21 de outubro, Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos Data para inscrição de trabalho até 10 outubro de 2018 NORMAS GERAIS: Os trabalhos científicos submetidos para o I congresso Sergipano de doenças crônicas

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Normas gerais para submissão de trabalhos

Normas gerais para submissão de trabalhos Normas gerais para submissão de trabalhos A inscrição no evento é condição para o envio do resumo, inclusive para os coautores. Só serão avaliados os resumos e trabalhos em que todos os autores tenham

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP Introdução O objetivo deste documento é auxiliar os autores sobre o formato a ser atendido nos resumos expandidos que forem submetidos à Fatec Araçatuba SP em seu

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS Núcleo de Pesquisa VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, no link que estará disponível no site da FACIMED

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

EDITAL EDITAL DIR Nº 004/2015

EDITAL EDITAL DIR Nº 004/2015 EDITAL DIR Nº 004/2015 DISPÕE SOBRE A CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA SAÚDE INTEGRADA (ANO 2014 VOLUME Nº. 13 E 14) DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA SANTO ANGELO/ RS.

Leia mais

DIRETRIZES PARA AUTORES Manual de instruções para preparação de manuscritos

DIRETRIZES PARA AUTORES Manual de instruções para preparação de manuscritos DIRETRIZES PARA AUTORES Manual de instruções para preparação de manuscritos Revista Cogitare Enfermagem ISSN 1414-8536 Atualizado em março/2017 SUMÁRIO 1 FORMATAÇÃO GERAL DO MANUSCRITO... 3 2 FORMATAÇÃO

Leia mais

Normas para publicação (Anexo do Edital de convocação de trabalhos para publicação Revista Estudos Eleitorais maio/agosto de 2015)

Normas para publicação (Anexo do Edital de convocação de trabalhos para publicação Revista Estudos Eleitorais maio/agosto de 2015) Normas para publicação (Anexo do Edital de convocação de trabalhos para publicação Revista Estudos Eleitorais maio/agosto de 2015) 1. Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista Estudos Eleitorais

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas.

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. I NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS Os participantes poderão inscrever trabalhos que serão apreciados pelo Comitê Técnico Científico

Leia mais

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico.

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN ORIENTAÇÕES GERAIS: 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. 02. O artigo deverá ser redigido de maneira coerente,

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais