O BRASIL ESCRAVOCRATA: A INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA MÃO DE OBRA AFRICANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O BRASIL ESCRAVOCRATA: A INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA MÃO DE OBRA AFRICANA"

Transcrição

1 O BRASIL ESCRAVOCRATA: A INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA MÃO DE OBRA AFRICANA PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com

2 Em relação ao estupro das mulheres negras escravizadas:torres: É só ler Gilberto Freire. Querem dar a impressão que no Brasil as negras foram estupradas e a miscigenação se deu de forma violenta. A integração da casa grande e da senzala, ainda que com dominação, foi muito mais consensual do que gostaria o movimento negro. Hoje o movimento negro tem umas pessoas que são odiadas. Gilberto Freire é uma delas. Darcy Ribeiro é outro, dizem que ele é o pirata da antropologia. O Jorge Amado, falam que abate moralmente o negro. Encontraram racismo até na obra "O Lavrador de Café" do Portinari porque coloca o pé do negro muito proeminente. Em relação à discriminação racial:torres: Estamos vivendo no Brasil na ditadura do politicamente correto. A princesa Isabel é excomungada. Joaquim Nabuco é quase que um pária. Algumas coisas são absolutamente ridículas em termos de pesquisa. Rapper Emicida critica racismo no Brasil: "Táxi não para, mas viatura para"

3 Africanos na Colônia Portuguesa O cirurgião negro, litografia do século XIX, de Jean-Baptiste Debret.

4 A Escravidão na África QUEBRAR O PENSAMENTO ESQUEMÁTICO E SIMPLISTA DA ESCRAVIDÃO No século XVI, o continente africano era habitado por povos de diferentes etnias, organizados de diferentes maneiras COMPLETO CULTURAL. Naquela época e local, uma pessoa poderia ser escravizada se: cometesse um crime; praticasse adultério; raptasse uma criança; não pagasse uma dívida; fosse prisioneira de guerra. Dependendo da localidade, os escravos poderiam ser bem tratados e bem recebidos por seus senhores ou serem castigados e até mortos por eles.

5 A Chegada dos Portugueses A escravidão na África foi intensificada a partir do século XV, quando os portugueses começaram a explorar a costa e levar africanos escravizados para vender na Europa. A grande diferença da escravidão posta em prática pelos europeus e a existente na África era a visão comercial: para os europeus, os cativos eram uma mercadoria que podia ser comprada a baixo custo e vendida a um preço elevado, gerando lucro. Feitoria portuguesa em Uidá, atual Benin, na África. Observe a quantidade de navios destinados ao comércio.

6 A Chegada dos Portugueses As pessoas escravizadas na África que eram trazidas para as Américas vinham destinadas a trabalhar na agricultura. No caso da colônia portuguesa, após 1530, quando começou a produção de açúcar para a Europa, o número de escravos comprados aumentou muito. Com isso, o comércio de pessoas traficadas da África para a América se tornou um dos negócios mais rentáveis da época. Esse comércio modificou as relações entre os povos africanos, estimulando conflitos entre eles para que os chefes de aldeia e governantes fizessem prisioneiros para vender aos traficantes. As pessoas escravizadas eram levadas aos portos e trocadas por dinheiro ou mercadorias. Desenho do século XVIII representando um europeu em um mercado público de escravos.

7 Cruzando o Atlântico Os escravizados eram levados para a América em navios de transporte, nos quais os africanos ficavam em situações degradantes. Ilustração de um navio negreiro, do livro Notícias do Brasil,

8 Cruzando o Atlântico De forma geral, as condições da viagem eram as seguintes: os escravizados eram obrigados a viajar nos porões; os homens eram separados das mulheres e crianças; as pessoas eram amontoadas umas sobre as outras, com as mínimas condições de higiene e alimentando-se somente de legumes secos e mandioca; o número variava entre 200 e 700 pessoas traficadas por navio; para aumentar o número de escravizados a serem vendidos (e com isso o lucro), os europeus diminuíam a quantidade de água e comida para o transporte; as viagens duravam entre 35 e 70 dias, dependendo da origem e do destino. a taxa de mortalidade de africanos durante as viagens variava entre 10 e 20%.

9 Na Colônia Portuguesa Ao desembarcarem na colônia, os africanos eram vendidos em leilões públicos ainda no porto. Nos leilões, famílias eram separadas e destinadas a donos diferentes. Muitas delas jamais se viram novamente. Comércio de escravos no Rio de Janeiro ilustrado pelo artista francês François-Auguste Biard, século XIX.

10 Uma Vida de Privações Inicialmente, os escravizados foram destinados ao trabalho agrícola, condução de animais e ao trabalho doméstico. No século XVIII, muitos foram destinados também à mineração. Na fase final da escravidão surgiram os escravos de ganho: cativos que trabalhavam nas cidades prestando serviços como sapateiros, barbeiros, vendedores ambulantes, carregadores, etc. Os escravos de ganho pertenciam a um senhor, mas podiam prestar serviços a outros senhores. Eles tinham direito de ficar com uma parte do pagamento pelos serviços prestados e, com isso, conseguiam comprar sua própria liberdade.

11 Uma Vida de Privações Largo da Glória (1821), pintura do inglês Henry Chamberlain representando uma rua com escravos de ganho trabalhando.

12 Uma Vida de Privações As condições de vida dos escravos variavam de uma região para outra, mas em geral eles eram submetidos a trabalhos pesados e total desamparo social. Era comum, após um dia de trabalho, os escravos serem trancados em senzalas ou porões. As senzalas eram prisões que serviam de moradia aos cativos. Era um único espaço aberto, sem privacidade, com número de homens maior do que de mulheres. A fuga era difícil, pois só havia uma porta de saída. Antiga senzala do século XVIII na Casa dos Contos, Ouro Preto (MG).

13 As Condições de Trabalho As jornadas de trabalho dos escravos podiam chegar a 18 horas. Nos engenhos de açúcar, os cativos trabalhavam muitas horas sob o sol e sofriam diversos acidentes provocados pelas ferramentas utilizadas no corte da cana. Nas minas, eram obrigados a trabalhar dentro da água por horas e expostos a temperaturas frias no inverno. Por essa razão, muitos morriam de pneumonia. Extração de diamantes, aquarela de Carlos Julião, século XVIII.

14 TIPOS DE ESCRAVOS Escravos de Campo ou de Eito: Trabalhavam na área rural. Escravos Domésticos: Trabalho interno Casa-Grande Escravos de Aluguel: Eram os escravos que seriam alugados a outros senhores. Escravos de Ganho: Este tipo de escravo executava diversos tipos de serviços, como, por exemplo, o transporte de cargas, a barbearia, a lavagem de roupas ou até mesmo a fabricação de alguns remédios; tomavam conta de alguns comércios e vendiam produtos diversos. Escravos de Lida: Eram os chamados escravos da Labuta pesada. Os que mais trabalhavam no serviço pesado, com poucos direitos a descanso. Geralmente trabalhavam construções de prédios, calçamento de ruas e levavam barris cheios de excrementos humanos para jogar no mar. Escravos dos engenhos de cana: Eram conhecidos também como escravos de cana de açúcar; tinham a tarefa de colher a cana, levá-la para os engenhos e trabalhar nos mesmos, na fabricação dos produtos para seus senhores e para a exportação.

15 A Luta por Dignidade Os cativos também sofriam no Brasil diferentes formas de violência urbana: eram amarrados uns aos outros com correntes para não fugir e recebiam castigos físicos se o senhor achasse que estavam trabalhando pouco ou lentamente. Se tentassem fugir ou se rebelar, eram amarrados em pelourinhos ou troncos de árvores e chicoteados. Os escravizados reagiam e resistiam à sua condição. As formas de resistência variavam desde a diminuição no ritmo de trabalho, quando não eram vigiados, até a destruição de máquinas ou ferramentas e incêndios nas plantações. Muitos escravizados, em desespero por sua condição, chegavam a cometer suicídio e mulheres a abortar filhos propositalmente para que eles não nascessem escravos.

16 A Luta por Dignidade Uma das principais formas de resistência da população escrava era a fuga. Fuga de escravos, pintura de François-Auguste Biard, 1859.

17 Quilombos e Revoltas Os quilombos eram aldeias criadas em locais de difícil acesso onde os cativos fugidos procuravam reconstruir a vida que tinham antes de serem escravizados. O Quilombo dos Palmares foi o principal deles. Localizado na serra da Barriga, entre Pernambuco e Alagoas, ele durou cerca de cem anos e chegou a ter entre 20 e 30 mil quilombolas. Reconstituição de moradias semelhantes às existentes no Quilombo dos Palmares durante o século XVII.

18 Quilombos e Revoltas As fugas de africanos escravizados e a formação de quilombos marcaram os cerca de trezentos anos de escravidão no Brasil. Para conseguir recuperar o capital investido e evitar a formação de novos quilombos, no século XIX os senhores de escravos publicavam as fugas em jornais locais e ofereciam recompensas pela recaptura. Anúncio de fuga de escravos publicado no jornal Correio Paulistano na década de 1880.

19 Quilombos e Revoltas A resistência à escravidão também se deu por meio de rebeliões. A rebelião mais importante foi a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em Na ocasião, durante dois dias inteiros, africanos e afrodescendentes entraram em confronto com policiais e militares. A preservação da cultura de origem também representava uma forma de resistência, por isso os africanos e seus descendentes tentaram manter práticas religiosas, hábitos, costumes e até a língua de origem como forma de se opor à opressão. Coroação de um rei nos festejos de reis, aquarela de Carlos Julião, As festas religiosas eram uma das formas encontradas de manter os laços culturais africanos.

20 Zumbi Ontem e Hoje O Quilombo dos Palmares foi criado em 1590, na capitania de Pernambuco. Seu principal líder foi Ganga-Zumba, que fortaleceu Palmares ao criar uma confederação com outros quilombos da região. Após sua morte, o quilombo foi comandado por Zumbi. Sob a liderança de Zumbi, o quilombo resistiu a ataques por décadas. Em 1694, o quilombo foi destruído por tropas militares comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, data em que anualmente comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Representação de Zumbi em pintura de Manuel Vitor Filho, século XX.

21 O Brasil Africano A atuação dos africanos foi essencial para a construção e o estabelecimento de uma cultura brasileira. No século XVIII, a produção artística do Barroco mineiro teve no rol de seus principais artistas herdeiros de cativos, como: Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho) Chico Rei Manuel da Costa Ataíde Antônio de Sousa Lobo (Mestre Capela) Escultura em pedra-sabão do profeta Oseias, criada por Aleijadinho, e localizada em Congonhas do Campo (MG).

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre a escravidao A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre outro denominado por escravo, ao qual é

Leia mais

A escravidão brasileira

A escravidão brasileira A escravidão brasileira A África antes da chegada dos europeus no século 15 era um continente com várias culturas, povos, línguas e religiões diferentes. Deste modo, não existia uma unidade, mas pelo contrário,

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II Aluno: 1- Muitas sociedades africanas que vieram para o Brasil se organizavam com base na obediência e lealdade a um chefe. Escreva o que você sabe sobre esse líder

Leia mais

Escravidão Antiga. Escravidão Africana. Conceito. Escravidão Moderna (Brasil) Navios Negreiros Condições da Travessia. Travessia para o Atlântico

Escravidão Antiga. Escravidão Africana. Conceito. Escravidão Moderna (Brasil) Navios Negreiros Condições da Travessia. Travessia para o Atlântico çã Escravidão Antiga Conceito Travessia para o Atlântico Escravidão Africana Escravidão Moderna (Brasil) Navios Negreiros Condições da Travessia Escravidão no Brasil Destino na Colônia Vendas e leilões

Leia mais

Trabalho. Além disso os indígenas sofriam diversas tentativas de escravização e. Europa, contra as quais não tinham anticorpos.

Trabalho. Além disso os indígenas sofriam diversas tentativas de escravização e. Europa, contra as quais não tinham anticorpos. Apesar de a intenção dos jesuítas ter sido proteger os indígenas, as reduções desrespeitavam a cultura dos nativos. A rotina a que os indígenas eram submetidos (com horários rígidos, trabalhos sistemáticos

Leia mais

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil?

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil? 1 Antes da chegada dos portugueses às terras que hoje formam o Brasil, não existiam ruas, bairros nem cidades. O país que conhecemos atualmente começou a se formar com uma pequena vila. a) Quem vivia nessas

Leia mais

3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah

3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah SOCIEDADE COLONIAL - ESCRAVISMO Livro 2 / Módulo 5 (Extensivo Mega) Livro 1 / Módulo 4 (Extensivo) 3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah ESCRAVIDÃO: o trabalho compulsório Por que a escravidão? Pouca

Leia mais

Prof.: Martha J. da Silva

Prof.: Martha J. da Silva Prof.: Martha J. da Silva Os africanos trazidos para o Brasil eram povos de diferentes lugares da Áfricas com características físicas e culturais próprias, que trouxeram consigo hábitos, línguas e tradições

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a)! Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 8 / 2017 Esta atividade

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

CONTEÚDOS: - CONTRIBUINTES À ESCOLHA DO AÇÚCAR. - CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA. - SOCIEDADE DO AÇÚCAR. - O ESCRAVISMO NO BRASIL.

CONTEÚDOS: - CONTRIBUINTES À ESCOLHA DO AÇÚCAR. - CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA. - SOCIEDADE DO AÇÚCAR. - O ESCRAVISMO NO BRASIL. CONTEÚDOS: - CONTRIBUINTES À ESCOLHA DO AÇÚCAR. - CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA. - SOCIEDADE DO AÇÚCAR. - O ESCRAVISMO NO BRASIL. OBJETIVO DA AULA: - CARACTERIZAR O MUNDO DO AÇÚCAR. 2 3 4 Benedito

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

Atividades consciência negra colorir

Atividades consciência negra colorir Atividades consciência negra colorir Atividades infantil sobre zumbi dos palmares, são exercícios para imprimir colorir e pintar e o material pode ser aplicado em sala de aula, pois as atividades consciência

Leia mais

Brasil: Um País de Todos

Brasil: Um País de Todos Brasil: Um País de Todos RESUMO Trataremos da Afrodescendência no Brasil. Descreveremos como os negros eram tratados e como viviam no país. Focalizaremos a sua cultura, em específico, a culinária e as

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

alfabetização: Consciência Negra

alfabetização: Consciência Negra Atividades alfabetização: Consciência Negra Dia para da Atividade de interpretação do texto Um dia muito especial que fala sobre o Dia da Consciência Negra. Atividades para alfabetização: Dia da Consciência

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem

Leia mais

Engenhos e Quilombolas

Engenhos e Quilombolas Engenhos e Quilombolas Portugal e a escravidão Africana Os primeiros empreendimentos escravagistas de Portugal são anteriores ao achamento do Brasil, datando de 1485 quando o navegador Diogo Cão estabeleceu

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés Colégio Madre Carmen Sallés Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília DF AV. L2 NORTE QUADRA 604 Bloco D Tel: 3223-2863 www.carmensalles.com.br

Leia mais

Trabalho de Religião. Nome: Christian Marques n 3 Marcelo Victor n 20 Pedro Leite n 24

Trabalho de Religião. Nome: Christian Marques n 3 Marcelo Victor n 20 Pedro Leite n 24 Trabalho de Religião Nome: Christian Marques n 3 Marcelo Victor n 20 Pedro Leite n 24 Estados Unidos Martin Luther King Formação cristã, filosofia europeia e ensinamentos de Gandhi fizeram de Martin Luther

Leia mais

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA O sucesso da lavoura canavieira passou a exigir cada vez mais mão-de-obra, assim, os Senhores de Engenho começaram a importar escravos negros da África

Leia mais

A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX

A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX MARIA EDUARDA COSTA VILELA 1 ; MARCOS ROBERTO CÂNDIDO 2 RESUMO O objetivo deste trabalho é explicar

Leia mais

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA O sucesso da lavoura canavieira passou a exigir cada vez mais mão-de-obra, assim, os Senhores de Engenho começaram a importar escravos negros da África

Leia mais

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane História do Brasil (C) Apostila 2 Prof.ª Celiane A mineração A descoberta de ouro na região das Minas Gerais aconteceu no final do século XVII (em 1693). Além das MG muito ouro foi encontrado em GO, MG

Leia mais

Abolio da escravatura - Lei urea

Abolio da escravatura - Lei urea Abolio da escravatura - Lei urea Questo: 1 Abolição da Escravatura - Lei Áurea Introdução Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de

Leia mais

Um povo. Uma cultura?

Um povo. Uma cultura? Um povo. Uma cultura? "Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda

Leia mais

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros.

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros. MOVIMENTO NEGRO PRECEDENTE HISTÓRICO Na origem das extremas desigualdades raciais observadas no Brasil está o fato óbvio de que os africanos e muitos dos seus descendentes foram incorporados à sociedade

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

Escravos e Libertos Aula 3

Escravos e Libertos Aula 3 Escravos e Libertos Aula 3 Engenho de açucar Real Engenho trapiche Engenho manual Do cotidiano escravo nos engenhos Em um engenho o número de escravos variava de 60 a mais de 200 dependendo do porte da

Leia mais

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro ATIVIDADE Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro Material do professor Faixa etária: 8º ano O objetivo e problemática que cercam este material didático

Leia mais

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44 Sumário A História O que é História 0 O estudo da História, História e historiador, Quem faz a História?, Registros: Imagens, 4 Agora já sei, 5 A família As famílias são diferentes 6 Cada família tem um

Leia mais

praias atividades agrícolas comércio extração de minérios pesca porto fazendas prédios artesanato igrejas praças construções históricas

praias atividades agrícolas comércio extração de minérios pesca porto fazendas prédios artesanato igrejas praças construções históricas 1 Glauco fez uma pesquisa sobre a história do Brasil e descobriu que: No ano de 1500, os europeus chegaram às terras brasileiras. Em 1808, a família real portuguesa chegou ao Rio de Janeiro. No ano de

Leia mais

A luta dos escravos. A noção de escravidão é bastante antiga e MÓDULO 2. Nesta aula. As fugas de escravos

A luta dos escravos. A noção de escravidão é bastante antiga e MÓDULO 2. Nesta aula. As fugas de escravos A UUL AL A A luta dos escravos MÓDULO 2 A noção de escravidão é bastante antiga e existiu em diversas sociedades ao longo da História. Significava um tipo de relação que se construía e se mantinha baseada

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

Entre a Cruz e a Espada: A escravidão indígena no Brasil Colonial

Entre a Cruz e a Espada: A escravidão indígena no Brasil Colonial Entre a Cruz e a Espada: A escravidão indígena no Brasil Colonial O grande desastre biológico As epidemias do século XV foram o maior desastre biológico da história em extensão, matando um número maior

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

01- Logo que os portugueses chegaram ao Brasil encontraram outros povos, os índios. Esse povo era realmente índio? Justifique. R.:

01- Logo que os portugueses chegaram ao Brasil encontraram outros povos, os índios. Esse povo era realmente índio? Justifique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 BRASIL,

Leia mais

A expansão cafeeira no Brasil.

A expansão cafeeira no Brasil. A expansão cafeeira no Brasil. - A expansão cafeeira reforçou a importação de escravos africanos no Brasil e gerou capitais para investir na indústria e transporte. - O café chegou ao Brasil, na segunda

Leia mais

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil Capítulo 06 Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo

Leia mais

História 4 o ano Unidade 8

História 4 o ano Unidade 8 História 4 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Associe as colunas. (A) Vila de São Vicente (B) Vila de São Paulo de Piratininga ( ) a produção de cana-de-açúcar não prosperou. ( ) tinha clima e solo

Leia mais

Atividade extra. Revolução Francesa. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 57

Atividade extra. Revolução Francesa. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 57 Atividade extra Revolução Francesa Questão 1 No ano de 1835, ocorreu em Salvador, Bahia, a Revolta dos Malês. Mas quem são os malês? O vocábulo male deriva da palavra da língua ioruba imale. Eram considerados

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 7º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): GUILHERME PORTO LISTA DE RECUPERAÇÃO Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

Leia mais

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política Oliveira Viana chegou a afirmar que nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Os contornos do nosso país, nem sempre foram como atualmente.

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Os contornos do nosso país, nem sempre foram como atualmente. FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Os contornos do nosso país, nem sempre foram como atualmente. Muitas terras que pertencem, atualmente, ao Brasil foram conquistadas em guerras, acordos, tratados e compradas

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 7º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As Monarquias Absolutistas) Páginas Tarefa 1 A Formação do Estado Moderno 10 e 11 Mapa Mental 3 Teorias em defesa

Leia mais

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil Revoltas Coloniais / Nativistas História do Brasil Principais Revoltas Coloniais Fim da União Ibérica INSATISFAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO As revoltas Coloniais Revelavam a insatisfação dos colonos; Dificuldade

Leia mais

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA I Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos Industrialização e Imperialismo Heranças africanas A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa

Leia mais

A escravidão e o mundo rural

A escravidão e o mundo rural MÓDULO 2 A escravidão e o mundo rural Apresentação do Módulo 2 No Brasil escravista, eram múltiplas e diversas as atividades dos homens e das mulheres, livres e escravos, nas cidades e no mundo rural.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

História da Escravidão: Conceitos e Perspectivas

História da Escravidão: Conceitos e Perspectivas da Escravidão: Conceitos e Perspectivas 1. (UFPE) As razões que fizeram com que no Brasil colonial e mesmo durante o império a escravidão africana predominasse em lugar da escravidão dos povos indígenas

Leia mais

A ECONOMIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E O BRASIL HOLANDÊS

A ECONOMIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E O BRASIL HOLANDÊS CAPÍTULO 15 A ECONOMIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E O BRASIL HOLANDÊS Economia açucareira n Em 1530, os portugueses escolheram a produção de açúcar para promover a colonização de suas terras na América por

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo Qual é o seu preconceito? Navio negreiro, ou "navio tumbeiro, é o nome dado aos navios de carga para o transporte de escravos,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro. A origem

Leia mais

AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL

AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL Brasil : Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz. Desprezo por três décadas em função dos lucros com as especiarias orientais. Países europeus: contestação ao Tratado

Leia mais

MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA

MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA Áreas de mineração no Brasil colonial. Ao longo do século XVIII, o imposto estabelecido pela Coroa portuguesa variou muito. O mais frequente foi o quinto: o governo português

Leia mais

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro?

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro? Ciências Humanas e suas tecnologias História Rosemary Mitre Moizés Atividades recuperação final Valor: 35 pontos 7º Capítulo 6: A África e os africanos no Brasil (pág. 136 a 153) - A escravidão - O trabalho

Leia mais

Movimentos Sociais do Campo

Movimentos Sociais do Campo Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Dom Pedrito Curso de Educação do Campo Componente: Movimentos Sociais do Campo CH: 45h Aula 02 24/01 Professor: Vinicius Piccin Dalbianco E-mail: viniciusdalbianco@unipampa.edu.br

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

IMPÉRIO E MONARQUIA ABSOLUTA NO SÉCULO XVIII

IMPÉRIO E MONARQUIA ABSOLUTA NO SÉCULO XVIII IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVIII Houve grandes alterações no Império Português entre os séculos XVI e XVIII. O BRASIL NOVA FONTE DE RIQUEZA BRASIL Com a diminuição dos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

História. Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas. Professor Cássio Albernaz.

História. Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas. Professor Cássio Albernaz. História Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS PARA TERRAS PERNAMBUCANAS Maquete

Leia mais

Plano de Aula: Consciência Negra

Plano de Aula: Consciência Negra Plano de Aula: Consciência Negra Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês um plano de aula para ensino fundamental sobre a Consciência Negra Criado por Érica Alves da Silva. Plano de Aula:

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 11 A UNIÃO IBÉRICA (1580)

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 11 A UNIÃO IBÉRICA (1580) HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 11 A UNIÃO IBÉRICA (1580) Como pode cair no enem (FUVEST) Sobre a presença francesa na Baía de Guanabara (1557-60), podemos dizer que foi: a) apoiada por armadores franceses

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 9 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Livro didático Capítulos 4, 5 e 6. SUPORTE TEÓRICO:

Leia mais

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama.

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama. 7º História Carol Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo A nação surge quando existe um sentimento de identidade e de pertencimento entre seus integrantes. O conceito de povo pode ser evidenciado através do reconhecimento de quando uma

Leia mais

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL),

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO SOLENE REALIZADA EM.../.../..., PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM HOMENAGEM AOS 188 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE ALAGOAS. Senhor

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

Consciência Negra: ontem, hoje e sempre. História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros

Consciência Negra: ontem, hoje e sempre. História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros Consciência Negra: ontem, hoje e sempre História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros Justificativa O negro tem uma participação extremamente importante na formação da sociedade brasileira. Introduzido

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS Fixação 1) (FGV) Outra preocupação da Coroa foi a de estabelecer limites à entrada na região das minas. Nos primeiros tempos da atividade mineradora, a

Leia mais

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas 1 Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira É da terra e na terra que desenvolvem todas as atividades da vida, é onde plantam e colhem o fruto de seu trabalho

Leia mais

COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS

COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS ANTECEDENTES DA COLONIZAÇÃO/POVOAMENTO Por volta do ano de 1500, Portugal está bastante inserido nas manufaturas e no comércio de especiarias, maior fonte de riquezas

Leia mais

Segundo Reinado Guerra do Paraguai

Segundo Reinado Guerra do Paraguai Segundo Reinado Segundo Reinado Guerra do Paraguai A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais

Leia mais

02- Quais fatores favoreceram o cultivo do café no oeste paulista? R.:

02- Quais fatores favoreceram o cultivo do café no oeste paulista? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Consulte seu material

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses.

A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. A Colônia é o período da História do Brasil que engloba os anos de 1500 a 1822. Ele começa com a chegada

Leia mais

A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A empresa açucareira Todas as atividades da colônia eram organizadas de acordo com um conjunto de regras conhecidas como pacto colonial,

Leia mais

A "DESCOBERTA" DO BRASIL

A DESCOBERTA DO BRASIL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== A "DESCOBERTA" DO

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

De Africanos a Escravos

De Africanos a Escravos De Africanos a Escravos Portugal e a escravidão Africana Os primeiros empreendimentos escravagistas de Portugal são anteriores ao achamento do Brasil, datando de 1485 quando o navegador Diogo Cão estabeleceu

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Prof. Gonzaga

Formação espacial do Brasil. Prof. Gonzaga Formação espacial do Brasil Prof. Gonzaga Território é tido como uma dimensão do espaço geográfico demarcada e submetida a um poder central e a um conjunto de normas específicas. Esse espaço é transformado

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado INTRODUÇÃO Conceito: Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado Principal forma de trabalho do Brasil Imagem: Dono de Escravo sendo carregado pelos seus escravos. Gravura

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

ECONOMIA - PERÍODO COLONIAL

ECONOMIA - PERÍODO COLONIAL 1. (G1 - ifsc 2015) O maior período classificado na história do Brasil é o colonial, também conhecido como América Portuguesa, oficialmente entre 1500 e 1822. Sobre a economia desse período, é CORRETO

Leia mais

AULA 08. O Sistema Colonial

AULA 08. O Sistema Colonial AULA 08 O Sistema Colonial O chamado Sistema Colonial Tradicional desenvolveu-se, na América, entre os séculos XVI e XVIII. Sua formação está intimamente ligada às Grandes Navegações e seu funcionamento

Leia mais

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas

Leia mais

o ovo do elefante projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11)

o ovo do elefante projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11) projeto pedagógico o ovo do elefante Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro (a) aluno (a). É tempo de conferir os conteúdos na II

Leia mais