ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR Garanta a participação da sua escola. Envie os textos que os alunos produziram! Distribuição gratuita

2 Prezado(a) diretor(a), A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro promove um concurso de produção de textos para alunos do 5º- ano do Ensino Fundamental ao 3º- ano do Ensino Médio. Chegou a hora de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. Aqui você encontrará as indicações necessárias para realizar a Comissão Julgadora em sua escola. Organize uma Comissão para selecionar os textos que serão enviados para a Comissão Julgadora Municipal por meio eletrônico e por correio para o endereço indicado na Comunidade Virtual. Os textos selecionados pelo município serão submetidos às etapas de seleção estadual, regional e nacional. Os 500 semifinalistas, alunos-autores dos textos selecionados pelas Comissões Julgadoras Estaduais, acompanhados de seus professores deverão estar presentes no Encontro Regional. Os semifinalistas se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria (item 4.4 do Regulamento). A participação nas etapas regional e nacional, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, é totalmente gratuita. Essas despesas são de responsabilidade dos organizadores da Olimpíada. Lembre-se de que textos escritos precisam de leitores. Por isso, é fundamental que as produções de todos os alunos sejam lidas e apreciadas. Divulgue-as na escola e para a comunidade prestigie o trabalho dos seus professores! Murais, coletâneas, blogs na internet e saraus literários com a participação das famílias, dos colegas e dos amigos são algumas estratégias. Mobilize a sua escola. Escrever é ser autor da própria história! Desejamos a todos um ótimo trabalho! Equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Período para a realização da Comissão Julgadora Escolar e envio dos textos: de 10/8 a 3/9/12. Diretor(a) de escola municipal: verifique na Comunidade Virtual ( mapa das inscrições) se a Secretaria de Educação de seu município aderiu à Olimpíada caso contrário, sua escola não poderá participar.

3 Comissão Julgadora Escolar 1. Como compor a Comissão Julgadora e selecionar os textos? A Comissão é coordenada por você, diretor(a) da escola, e deve ser composta por três a cinco avaliadores, entre professores de língua portuguesa, representantes dos pais de alunos e representantes da comunidade. Pessoas que tenham vínculo familiar, de parentesco ou convivência com os participantes não poderão ser membro da Comissão. Anote o nome completo e o RG dos membros da Comissão, pois essas informações serão solicitadas. O professor escolhe junto com seus alunos os melhores textos da turma e envia para esta Comissão. Os critérios de seleção encontram-se adiante, bem como nos Cadernos do Professor (Coleção da Olimpíada) disponíveis na Comunidade Virtual. A Comissão poderá selecionar para a etapa municipal apenas um texto por categoria, de acordo com os anos escolares atendidos pela escola. 2. Como enviar os textos selecionados para próxima etapa? Acesse a Comunidade Virtual clique na seção A Olimpíada e em seguida no link Comissão Julgadora Escolar. Você, diretor(a), deve preencher o formulário para diretores fornecendo as informações solicitadas. Em 2012, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados pelos alunos-autores na Comunidade Virtual sob a responsabilidade dos professores. Se o aluno-autor, por qualquer razão, estiver impossibilitado de digitá-lo, o professor responsável poderá fazê-lo. O texto digitado pode conter até caracteres (com espaços) para o gênero Poema e caracteres (com espaços) para Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião. Ano escolar Categoria Número de caracteres com espaços 5 - e 6 - anos EF Poema e 8 - anos EF Memórias literárias ano EF e 1 - ano EM Crônica e 3 - anos EM Artigo de opinião Ao terminar de inserir as informações o sistema irá gerar uma ata. Confira os dados e, estando de acordo, clique em enviar. Em seguida, imprima os textos. Os textos impressos devem ser enviados para a Comissão Julgadora Municipal até o dia 3/9/2012 no endereço informado na Comunidade Virtual. Central de Atendimento (ligação gratuita)

4 Poema 5º- e 6º- anos do Ensino Fundamental Critérios Pontuação Descritores Conheça os critério Tema O lugar onde vivo O poema se reporta de forma pertinente a algum aspecto da vida local (peculiaridades regionais, sons, cores, cheiros...)? Adequação discursiva Considerado em seu conjunto, o texto: tem unidade de sentido? atende a finalidades predominantemente estéticas? Adequação ao gênero Adequação linguística Para a construção do poema, o autor utiliza alguns dos recursos poéticos trabalhados nas oficinas deste Caderno, tais como: a) organização em versos e estrofes? b) efeitos sonoros: ritmo marcado [regular ou irregular] e rimas [regulares e ocasionais]? c) repetição de letras, de palavras ou expressões? d) repetição da mesma construção [paralelismo sintático]? e) emprego de figuras: comparação, metáfora e personificação? Outros recursos eventualmente utilizados produzem efeitos estéticos apropriados? Marcas de autoria Convenções da escrita O título do poema motiva a sua leitura? O poema envolve o leitor por meio de recursos e procedimentos efetivamente literários? O retrato poético revela um modo peculiar de ver o local? Por suas escolhas e recursos, o poema pode surpreender e seduzir o leitor? O poema segue as convenções da escrita ou rompe com elas propositalmente, visando à poeticidade? A organização do texto explicita o uso de recursos poéticos, como a organização em versos e estrofes?

5 s que estão nos Cadernos do Professor e deverão Memórias Literárias - 7º- e 8º- anos do Ensino Fundamental Critérios Pontuação Descritores Tema O lugar onde vivo O texto se reporta de forma pertinente à cultura e à história do lugar onde vivem? Adequação ao gênero Marcas de autoria Convenções da escrita 1,0 Adequação discursiva O texto resgata aspectos do lugar onde vivem pela perspectiva de um antigo morador? O texto deixa transparecer sentimentos, impressões, apreciações que atendem à finalidade de enredar o leitor? A organização geral do texto obedece à lógica narrativa? As referências a objetos, lugares, modos de vida, costumes, palavras e expressões que já não existem ou se transformaram reconstroem experiências pessoais vividas? Adequação lingüística As memórias são assumidas em primeira pessoa? No caso de o autor recorrer a outras vozes, estão adequadamente articuladas no texto? O uso dos tempos verbais e dos indicadores de espaço situa adequadamente o leitor em relação aos tempos e espaços retratados no texto? Os recursos de linguagem são adequados ao caráter literário das memórias? O texto deixa transparecer que o autor fez entrevistas para produzi-lo, recuperando lembranças de outros tempos relacionadas ao lugar onde vive? O título instiga o leitor? O autor elaborou de modo próprio e original as lembranças dos moradores entrevistados? O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)? Quando há rompimento das convenções da escrita, isso ocorre a serviço do sentido do texto?

6 o ser utilizados pela Comissão Julgadora Escolar Crônica - 9º- ano do Ensino Fundamental e 1º- ano do Ensino Médio Critérios Pontuação Descritores Tema O lugar onde vivo O texto se reporta de forma significativa e pertinente a algum aspecto do cotidiano local? Adequação ao gênero Marcas de autoria Adequação discursiva A situação de produção própria da crônica se manifesta no texto? A organização geral do texto está de acordo com o tipo de crônica escolhido (política, cultural, esportiva...)? Adequação linguística Os marcadores de tempo e espaço contribuem para caracterizar a situação tratada? Os articuladores textuais são apropriados ao tipo de crônica escolhido pelo autor? Os recursos de linguagem estão adequados ao tom visado (irônico, humorístico, lírico ou crítico)? O título instiga o leitor? Há um modo peculiar de perceber e apresentar a situação tratada? Convenções da escrita O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)? Quando há rompimento das convenções da escrita, isso ocorre a serviço do sentido do texto?

7 na seleção de textos Artigo de opinião - 2º- e 3º- anos do Ensino Médio Critérios Pontuação Descritores Tema O lugar onde vivo 1.5 O texto se reporta de forma pertinente a algum aspecto da realidade local? Adequação ao gênero Marcas de autoria Convenções da escrita Adequação discursiva A questão polêmica de fundo é socialmente relevante? O texto deixa transparecer que o autor mobilizou informações pertinentes e diversificadas para sua intervenção no debate? Há uma articulação adequada entre o local e o geral? Adequação linguística O texto deixa transparecer claramente o ponto de partida (os dados) e a conclusão (ou tese) a que pretende chegar? As justificativas (ou argumentos) sustentam consistentemente a conclusão (ou tese) do autor? Estratégias argumentativas como a refutação e a utilização de diferentes vozes estão presentes no artigo? O texto é coeso? Os elementos de articulação são adequadamente utilizados? O título é pertinente, em relação ao tema e ao gênero? Instiga a leitura do texto (sintetizando a tese do autor, por exemplo)? O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor? O texto convence o leitor? O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?

8 Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição 2016 ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição 2016 ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição 2016 ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR Prezado(a) diretor(a), A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro promove um concurso

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR

ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ORIENTAÇÕES PARA A COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR Prezado(a) diretor(a), A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro promove um concurso de produção de textos para alunos do 5º- ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição - 2016 COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Caro(a) participante da Comissão Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante)

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) Prazo para as Comissões Julgadoras enviarem a ata informando os textos selecionados: Comissão Julgadora Municipal 12/9/2014 Comissão Julgadora Estadual

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição COMISSÃO JULGADORA Municipal orientações para o responsável

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição COMISSÃO JULGADORA Municipal orientações para o responsável Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a- edição 2016 COMISSÃO JULGADORA Municipal orientações para o responsável Prezado(a) responsável pela Comissão Julgadora Municipal (CJM) da Olimpíada de Língua

Leia mais

II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo

II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo REGULAMENTO II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 2ª Edição 2017 Apresentação A II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA MUnICIPAL. (orientações para o responsável)

COMISSÃO JULGADORA MUnICIPAL. (orientações para o responsável) COMISSÃO JULGADORA MUnICIPAL (orientações para o responsável) Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento 0800 7719310 (Ligação gratuita) www.escrevendoofuturo.org.br Prezado(a) responsável

Leia mais

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - OLINPI Tecendo Saberes do nosso povo. 3ª Edição 2018

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - OLINPI Tecendo Saberes do nosso povo. 3ª Edição 2018 REGULAMENTO III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - OLINPI Tecendo Saberes do nosso povo 3ª Edição 2018 APRESENTAÇÃO A III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo saberes do nosso povo

Leia mais

Chave de correção para a produção de texto 1ª Avaliação Diagnóstica º Ano do ensino fundamental Conto Critérios Pontuação Descritores

Chave de correção para a produção de texto 1ª Avaliação Diagnóstica º Ano do ensino fundamental Conto Critérios Pontuação Descritores 1ª Avaliação Diagnóstica 2013 2º Ano do ensino fundamental Conto O texto está apropriado ao tema estabelecido nas imagens? A situação de produção própria do texto narrativo se manifesta no texto? A organização

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO APRESENTAÇÃO Em 2014, a TV Morena HDTV e a Taurus realizam cinco ações/campanhas em prol do Meio Ambiente. Entre as ações/campanhas

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO - 2016 APRESENTAÇÃO Em 2016, a Taurus Distribuidora de Petróleo realizará um concurso cultural em prol do Meio Ambiente. Será um concurso

Leia mais

VI CONCURSO LITERÁRIO

VI CONCURSO LITERÁRIO MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO INSTITUTOFEDERALDOESPÍRITOSANTO CAMPUSSÃOMATEUS RodoviaBR101-Norte Km58 BairroLitorâneo 29932-540 SãoMateus ES 273767-7000 VI CONCURSO LITERÁRIO REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO - 2015 APRESENTAÇÃO Em 2015, a TV Morena HDTV e a Taurus realizam ações/campanhas em prol do Meio Ambiente. Entre as ações/campanhas

Leia mais

Comissão Julgadora define textos selecionados para a etapa regional da OLP

Comissão Julgadora define textos selecionados para a etapa regional da OLP Foi realizado na última sexta-feira (08/10) em João Pessoa um encontro para que a Comissão Julgadora Estadual pudesse selecionar os textos que irão participar da etapa regional da Olimpíada da Língua Portuguesa.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD EDITAL 03/2018/EDUFGD OBRA TEMÁTICA SELEÇÃO DE TEXTOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFGD PARA PUBLICAÇÃO EM OBRA TEMÁTICA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA REGIMENTO PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE REDAÇÃO EDITAL N.º 002/2011 PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA,

Leia mais

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO Professora Luciene Juliano Simões UFRGS Participação na Reunião Técnica de Abril de 2012, durante o lançamento da OLPEF para a região sul, em Curitiba

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

REGULAMENTO: I CONCURSO DE TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS DO IF SERTÃO PE CAMPUS SALGUEIRO SERTÃO: UM MAR DE HISTÓRIAS 5. DA IDENTIFICAÇÃO. 1.

REGULAMENTO: I CONCURSO DE TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS DO IF SERTÃO PE CAMPUS SALGUEIRO SERTÃO: UM MAR DE HISTÓRIAS 5. DA IDENTIFICAÇÃO. 1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO REGULAMENTO: I CONCURSO DE TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

MUNICÍPIO DE XANXERÊ EDITAL DE SELEÇÃO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS DURANTE A EXPO FEMI 2018

MUNICÍPIO DE XANXERÊ EDITAL DE SELEÇÃO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS DURANTE A EXPO FEMI 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS DURANTE A EXPO FEMI 2018 A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através do Departamento de Cultura, torna públicas e abertas as inscrições para a seleção de intervenções

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Concurso de Redação São Francisco de Sales

Concurso de Redação São Francisco de Sales Concurso de Redação São Francisco de Sales 1. Tema O Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória promove o 1º Concurso Interno de Redação Francisco de Sales com o tema: A nossa preocupação como Meio Ambiente,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

VII CONCURSO LITERÁRIO Literatura & Cinema

VII CONCURSO LITERÁRIO Literatura & Cinema MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3771-1262 VII CONCURSO LITERÁRIO Literatura & Cinema

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL TEMA: ESPECIALIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E POLÍTICA

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

Desenvolvimento de uma redação dissertativa, curta, de no minimo 10 linhas e máximo 20 linhas.

Desenvolvimento de uma redação dissertativa, curta, de no minimo 10 linhas e máximo 20 linhas. Concurso de Redação 1.0 Objetivo do Concurso Despertar o conhecimento e a habilidade em escrever; Compreensão do Projeto Reviva o óleo e a importância na preservação do meio ambiente, para produção de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano Outubro 2018 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2017, de 01 de dezembro de 2017

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2017, de 01 de dezembro de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO EDITORIAL E GRÁFICO Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2017, de 01 de dezembro de 2017 A Universidade Federal de Goiás, por intermédio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

CONCURSO DE REDAÇÃO EDITAL

CONCURSO DE REDAÇÃO EDITAL CONCURSO DE REDAÇÃO EDITAL OBJETIVO O 2º Concurso de Redação, promovido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco, é direcionado a alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2015, de 06 de novembro de 2015

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2015, de 06 de novembro de 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO EDITORIAL E GRÁFICO Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2015, de 06 de novembro de 2015 A Universidade Federal de Goiás, por intermédio

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2018/19 Disciplina Português 7º Ano APRENDIZAGENS ESSENCIAIS CONHECIMENTOS, CAPACIDADES e ATITUDES Operacionalização/Indicadores DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS Ponr ação 80% Instrumentos avaliação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL TEMA: ESPECIALIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E POLÍTICA

Leia mais

Regulamento Concurso Cultural Anglo de Literatura 2016

Regulamento Concurso Cultural Anglo de Literatura 2016 Regulamento Regulamento Concurso Cultural Anglo de Literatura 2016 1 Do concurso: Este concurso tem a finalidade de estimular a produção cultural e criativa dos jovens em torno da leitura e da escrita.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

Minha Cidade Top - GUARULHOS. tema Cidade. Regulamento

Minha Cidade Top - GUARULHOS. tema Cidade. Regulamento CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMADOR Minha Cidade é Top Guarulhos 2016 tema Cidade Regulamento 1. Disposições Gerais 1.1 O Concurso de Fotografia "Minha Cidade é Top - Guarulhos 2016", promovido Studio KPD Produções,

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-RS PROGRAMA AGRINHO 2017 REGULAMENTO CONCURSO DESENHO E TEXTO 1. DO TEMA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-RS PROGRAMA AGRINHO 2017 REGULAMENTO CONCURSO DESENHO E TEXTO 1. DO TEMA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-RS PROGRAMA AGRINHO 2017 REGULAMENTO CONCURSO DESENHO E TEXTO 1. DO TEMA O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Rio Grande do Sul

Leia mais

A Associação Brasileira de Psiquiatria institui e torna público o Regulamento do Concurso ABP de Contos e Poesia.

A Associação Brasileira de Psiquiatria institui e torna público o Regulamento do Concurso ABP de Contos e Poesia. A Associação Brasileira de Psiquiatria institui e torna público o Regulamento do Concurso ABP de Contos e Poesia. O Concurso ABP de Contos e Poesia tem como objetivo valorizar, incentivar e divulgar obras

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2013, de 13 de novembro de 2013

Concurso Literário Coleção Vertentes Edital nº 01/2013, de 13 de novembro de 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Concurso Literário Coleção Vertentes A Universidade Federal de Goiás, por intermédio da Editora UFG, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

Edital Concurso Cultural de Literatura de Cordel do 9º Festival do Umbu

Edital Concurso Cultural de Literatura de Cordel do 9º Festival do Umbu Edital Concurso Cultural de Literatura de Cordel do 9º Festival do Umbu 1. PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO 1.1 A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), promove durante o 9º Festival

Leia mais

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16 Módulo 1 Textos de caráter autobiográfico. Textos informativos e dos domínios transacional e educativo (declaração, requerimento, contrato, carta). Textos de caráter autobiográfico (memórias, diários,

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano INSTITUTO DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Departamento de Línguas Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano 1.º Período TEMA CONTEÚDOS (cf. Planos de Aula para articulação com descritores) AULAS PREVISTAS PONTO

Leia mais

Centro Acadêmico de Direito Instituto Federal do Paraná

Centro Acadêmico de Direito Instituto Federal do Paraná I CONCURSO CULTURAL DO CURSO DE DIREITO IFPR REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO OBJETO Art. 1º. O Centro Acadêmico de Direito do Instituto Federal do Paraná, com o intuito de valorizar talentos dos alunos deste

Leia mais

Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. 1. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia)

Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. 1. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia) Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia) Constrói uma antologia, respeitando os pormenores técnicos

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada)

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada) INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2016 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO DE CONTOS E POEMAS

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO DE CONTOS E POEMAS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Comissão de Cultura EDITAL DE ABERTURA CONCURSO DE CONTOS E POEMAS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

PIZZA E POESIA. Em qualquer Esquina, Em qualquer Pizzaria.

PIZZA E POESIA. Em qualquer Esquina, Em qualquer Pizzaria. Introdução A poesia está bem próxima de nós, nas letras de música, nas brincadeiras infantis. A poesia está em toda parte. É só olhar em volta: no pulsar das estrelas, no sorriso de uma criança, no perfume

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2017 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação DOMÍNIOS (Módulos) Conteúdos Objetivos Estratégias/ recursos Leitura: - Distinguir a matriz discursiva - Interpretação de linguagem verbal e Avaliação (1) : instrumentos/ pesos 70%: Calendariz ação (aulas)

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

I CONCURSO CULTURAL DE REDAÇÃO - UNISEPE

I CONCURSO CULTURAL DE REDAÇÃO - UNISEPE I CONCURSO CULTURAL DE REDAÇÃO - UNISEPE O primeiro concurso Cultural de Redação das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira sobre o tema VOTO um meio para promover as transformações sociais no Brasil

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

MUNICÍPIO DE XANXERÊ EDITAL DE SELEÇÃO DE CONJUNTO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS PARA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2018

MUNICÍPIO DE XANXERÊ EDITAL DE SELEÇÃO DE CONJUNTO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS PARA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE CONJUNTO DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS PARA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2018 A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através do Departamento de Cultura, torna públicas e abertas as inscrições

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2013 Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO TEXTOS: LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO Os textos se dividem conforme o tipo de linguagem utilizada para a construção do discurso: existem os que

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos Professor

Plano de Trabalho com Projetos Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL VOCÊ BEM NA FOTO BADOTTI

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL VOCÊ BEM NA FOTO BADOTTI REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL VOCÊ BEM NA FOTO BADOTTI 1.Objeto e Prazo 1.1. Este concurso será realizado pelo Badotti Center (Badotti Alimentos S.A Matriz), situada na Av. Brasil, n 295, Centro, Xanxerê-SC,

Leia mais

Edital UFV/CRP/DXC 001/2014 Concurso de Logomarca da Diretoria de Extensão e Cultura

Edital UFV/CRP/DXC 001/2014 Concurso de Logomarca da Diretoria de Extensão e Cultura UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA DIRETORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Campus Universitário MG 230, Km 07 Rio Paranaíba-MG 38810-000 Caixa Postal 22 dxccrp@ufv.br Edital UFV/CRP/DXC 001/2014

Leia mais