NOÇÕES JURÍDICAS FUNDAMENTAIS 5 DE JULHO DE DURAÇÃO: 2H15M (+ 15mins de tolerância) EXAME 1.ª FASE TÓPICOS DE CORRECÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES JURÍDICAS FUNDAMENTAIS 5 DE JULHO DE DURAÇÃO: 2H15M (+ 15mins de tolerância) EXAME 1.ª FASE TÓPICOS DE CORRECÇÃO"

Transcrição

1 NOÇÕES JURÍDICAS FUNDAMENTAIS 5 DE JULHO DE 2011 DURAÇÃO: 2H15M (+ 15mins de tolerância) EXAME 1.ª FASE N.B.: Todas as respostas deverão ser devidamente fundamentas, com recurso às normas legais pertinentes. TÓPICOS DE CORRECÇÃO I Distinga, de forma sucinta e objectiva, os seguintes conceitos: 1) Interdição e Inabilitação; (1) Consistem em incapacidades para o exercício de direitos. Interdição: regulada nos arts. 138.º e ss. do CC. Características que justificam a interdição: art. 138.º, n.º1. Consequências: art. 139.º Tutela: art. 143.º Tem de ser declarada por sentença judicial. Inabilitação: regulada nos arts. 152.º e ss. do CC. Características que justificam: art. 152.º Está reservada para situações menos graves do que as que justificam a interdição. Suprimento: através de um assistente, o curador (art. 153.º). Consequências: art. 155.º Tem de ser decretada por sentença judicial. 2) Interpretação Declarativa e Interpretação Extensiva; (1) São dois dos resultados interpretativos a que podemos chegar através do uso dos elementos referidos no art. 9.º do CC. Interpretação declarativa: o intérprete limita-se a escolher, de entre os vários sentidos que a letra da norma comporta, aquele que melhor se coaduna com o espírito desta. Interpretação extensiva: aplica-se nos casos em que o legislador disse menos do que aquilo que pretendia foi traído pelas suas palavras, as quais ficaram aquém do sentido que o legislador desejava consagrar. O intérprete vai procurar alargar a letra da lei de modo a que esta possa alcançar o seu espírito. Pode ser realizada através de dois argumentos: por maioria de razão e por igualdade de razão.

2 3) Direito Privado e Direito Público. Em qual se insere o Direito da Família?; (1). São os dois grades ramos em que o Direito se divide e nos quais se agrupam os demais subramos. A doutrina avança com diversos critérios para a sua distinção: o critério dos interesses; da qualidade dos sujeitos e da posição dos sujeitos. Aquele que parece ser o mais adequado é o último, de acordo com o qual serão de direito público as normas que constituem e organizam o Estado e outros entes públicos, ainda, regulam as relações nas quais estes entes surgem dotados de ius imperii (relações de estrutura vertical, caracterizadas por desigualdade entre as partes intervenientes). Por outro lado, serão de direito privados as normas que regulam as relações em que os sujeitos, independentemente da sua natureza, intervêm em pé de igualdade, dotadas de paridade (relações de horizontalidade). Seguindo este critério, o direito da família, na medida em que os sujeitos, a que se aplica, estão em posição de igualdade, será direito privado. 4) Afinidade e Parentesco. Dê exemplos de cada um destes conceitos. (1). São duas fontes de relações familiares (a par do casamento e da adopção) art º do CC Afinidade: regulada no art º É uma relação que surge com o casamento e que liga os cônjuges aos parentes do outro (ex.: sogros, cunhados, etc.). Dissolve-se com o divórcio, mas não com a morte art º Parentesco: regulada no art º Refere-se a relações de consanguinidade (sangue) que unem duas pessoas em consequência de uma descender da outra ou de descenderem de um progenitor comum. Ex.: pais, avôs, primos, etc. II No dia 25 de Março de 2010, António cometeu um crime de homicídio, punível com uma pena de 8 a 16 anos (art. 131.º do Código Penal). Entretanto, é publicada uma lei (Lei n.º 21/2011, de 14 de Setembro) que vem alterar a moldura penal deste crime, o qual passa a ser punido com uma pena de prisão de 6 a 15 anos. a) António vem a ser julgado já depois da entrada em vigor desta segunda lei. Qual das duas leis penais deverá ser aplicada na sua condenação? Fundamente a sua resposta. (1,75)

3 Questão relacionada com a aplicação da lei no tempo. A resposta pode ser encontrada na CRP, no art. 29.º, n.º 4. No direito penal vigora o princípio da proibição da aplicação retroactiva da lei penal, excepto quando a lei penal nova for mais favorável ao agente (a chamada retroactividade in mitius ). Na data dos factos: crime punível com pena de 8 a 16 anos. Em princípio deveria ser aplicada esta lei. No entanto, a alteração foi no sentido do aligeiramento da moldura penal aplicável, pelo que deverá ser esta lei, a lei nova, a aplicada para resolver o caso de António, o qual apenas poderá ser condenado num pena entre 6 e 15 anos. b) Supondo que a Lei n.º 21/2011, de 14 de Setembro, nada referia quanto à sua entrada em vigor, quando se deu o seu início de vigência? Fundamente a sua resposta. (1,75) Início de vigência das leis: matéria regulada no art. 5.º e na Lei n.º 74/98, art. 2.º Quando a lei nada disser, esta entrará em vigor no 5.º dia após publicação (art. 5.º, n.º 2, do CC e art. 2.º, n.º 2, da Lei 74/98). Portanto, e tendo em consideração que o dia da publicação não entra para efeitos de contagem (art. 279.º, al. b), do CC), esta lei entra em vigor no dia 19 de Setembro. III Analise a seguinte norma: Aquele que, com dolo ou mera culpa, violar ilicitamente o direito de outrem ou qualquer disposição legal destinada a proteger interesses alheios fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violação. (art. 483.º, n.º 1, do CC). a) Identifique a previsão e a estatuição, referindo, ainda, em que consistem tais elementos ou partes de uma norma jurídica. (1) Previsão e Estatuição são as partes que constituem a estrutura das normas. Previsão ou Hipótese consiste na situação da vida, no facto ou conjunto de factos, cuja verificação desencadeia a aplicação de um determinada consequência. Estatuição ou Injunção consiste na consequência que está associada à verificação dos factos referidos na hipótese da norma. Nesta norma, Previsão será: Aquele que com dolo.. E a Injunção será fica obrigado a indemnizar.

4 b) Classifique-a como: imperativa (e respectivas divisões) ou permissiva (e respectivas divisões); e ainda como geral, especial ou excepcional. Justifique as suas opções. (2) Esta norma é imperativa (porque se aplica independentemente da vontade dos seus destinatários. Ou seja, independentemente de concordar ou não, o autor da lesão tem de cumprir com o que vem prescrito nesta norma) e preceptiva (pois obriga à prática de uma acção). E é, ainda, geral (pois é o regime regra dos casos de responsabilidade civil. Existem outros regimes, especiais ou excepcionais, como as presunções de culpa e a responsabilidade objectiva, respectivamente). IV Alberto vende a Joaquim, por ,00, um valioso quadro do qual era proprietário. a) Identifique os elementos desta relação jurídica, referindo, ainda, brevemente, em que consistem. (1,5) Definição de Relação Jurídica. Elementos: - Facto Jurídico: (elemento que dá origem à relação jurídica): celebração do contrato de compra e venda do quadro. - Sujeitos Jurídicos: (pessoas entre as quais se estabelece a relação jurídica): Alberto e Joaquim. - Objecto jurídico: (aquilo sobre o que incidem os poderes do sujeito activo). Partindo da perspectiva da obrigação de entregar o quadro, a qual pode ser exigida por Joaquim, o objecto é o quadro. - Garantia: (conjunto de mecanismos que o Estado coloca à disposição do sujeito activo para que este possa assegurar a verificação do seu direito): se qualquer uma das partes se recusar a cumprir com a sua parte, o outro poderá sempre recorrer aos tribunais (entidades que encarnam, assim, para este efeito, a garantia desta relação jurídica). b) O quadro é um bem fungível/infungível? Consumível/não consumível? Justifique. (1,5)

5 Infungível (art. 207.º do CC). Em princípio será um quadro inédito, não podendo, por isso ser substituído por outro bem da mesma quantidade, qualidade e género. Não consumível (art. 208.º do CC), pois o seu uso normal não implica a sua destruição ou alienação. c) Imagine que, à altura da celebração do contrato, Alberto estava visivelmente embriagado, tendo vendido o quadro por um valor muito inferior ao realmente devido. O que poderá Alberto fazer? (2) Encontrava-se numa situação que constitui um vício da vontade (definição d vício da vontade), previsto no art. 257.º: Incapacidade Acidental (refere-se a situações pontuais, causadas por consumo de estupefacientes, álcool, etc.). Quando alguém realiza um negócio sob o efeito desta incapacidade, o negócio é anulável, desde que esse estado fosse notório ou conhecido do declaratário (art. 257.º, n.º 1, do CC). Portanto, e uma vez que A se encontrava notoriamente embriagado, poderá anular o negócio, tendo para o efeito o prazo de um ano, contado a partir do momento em que tenha ficado livre dos efeitos da incapacidade (art. 287.º, n.º 1, do CC). V Sílvia e Maria celebram um contrato-promessa mediante o qual a primeira promete vender e a segunda promete comprar um apartamento, por ,00. Maria dá logo de sinal a quantia de ,00, e Sílvia entrega-lhe imediatamente as chaves, dando-lhe autorização para ir já residir para o apartamento. Sucede, porém, que na data acordada para a celebração do contrato prometido, Sílvia recusa-se vender o apartamento a Maria, alegando já o ter vendido a Isabel por ,00, exigindo as chaves de volta. a) Perante esta situação, quais são os meios de que Maria pode lançar mão e quais são aqueles que lhe estão vedados? (3,5) - CP: em que consiste? Regulado nos arts. 410.º e ss. do CC. - Incumprimento dos CP s é resolúvel por duas vias alternativas: resolução do contrato ou execução específica. - A execução específica (o que é?) vem regulada no art. 830.º e há dois obstáculos à sua aplicação : que haja acordo que a exclua (presumindo-se que o sinal tem este valor art.

6 830.º, n.º 2) ou que a natureza das obrigações assumidas seja incompatível com a execução específica art. 830.º, n.º 1, do CC. No caso, o sinal não seria um impedimento, pois em virtude do objecto do contratopromessa (um apartamento), aplica-se a excepção do art. 830.º, n.º 3, (pois os apartamentos estão compreendidos no art. 410.º, n.º 3, para o qual remete esta norma). No entanto, a execução específica não poderá ser aplicada neste caso pois a natureza das obrigações assumidas (venda de um apartamento) são incompatíveis com a execução específica do contrato-promessa em causa. Com efeito, como poderá o tribunal vender, em substituição de Sílvia, um apartamento que já não pertence a esta? Assim, no caso apenas seria possível a resolução (em que consiste?), regulada nos arts. 432.º e ss., a qual implica a restituição de tudo o que tiver sido prestado e o pagamento de uma indemnização. No caso, tendo em conta que havia um sinal, a indemnização deverá ser apurada segundo o art. 442.º do CC. Assim, e tendo em conta que o contraente faltoso foi o vendedor, Maria poderá exigir o pagamento do sinal em dobro (ou seja: ,00). No entanto, e como houve a tradição do bem, Maria tem ainda outra alternativa e que consiste na indemnização obtida a partir da fórmula prevista no art. 442.º, n.º 2, última parte: preço actual preço convencionado + sinal: e que lhe dá direito a ,00. Tendo em conta que esta segunda opção é mais vantajosa, Maria deverá, certamente, optar por esta segunda fórmula de cálculo da indemnização. b) Maria será obrigada a entregar o apartamento? (1) Não será obrigada a entregar de imediato. Com efeito, como ocorreu a tradição (entrega) do apartamento, Maria pode invocar direito de retenção sobre o apartamento (art. 755.º, n.º 1, al. f), do CC), recusando-se a entregá-lo até que Sílvia lhe pague a indemnização a que tem direito.

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS. Curso de Formação de Agentes_08 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS. Curso de Formação de Agentes_08 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09 POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS VISTO 20ABR2011 Curso de Formação de Agentes_08 Duração: 50 minutos A NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09 RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS: Identifique-se

Leia mais

Dotar os estudantes de noções jurídicas basilares para que possam compreender a necessidade do Direito, assim como a sua aplicabilidade prática;

Dotar os estudantes de noções jurídicas basilares para que possam compreender a necessidade do Direito, assim como a sua aplicabilidade prática; FUNDAMENTOS DO DIREITO [11111] GERAL Ano Letivo: 201718 Grupo Disciplinar: Ciências Jurídico-Privatísticas ECTS: 4,5 Regime: D, EL Semestre: S1 OBJETIVOS Dotar os estudantes de noções jurídicas basilares

Leia mais

PERGUNTAS DE ORAIS TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I E II

PERGUNTAS DE ORAIS TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I E II PERGUNTAS DE ORAIS TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I E II 1-o que é um direito potestativo? Dê um exemplo 2-diferença entre erro na declaração de erro obstáculo 3-o que é um erro? 4-a simulação é um erro?

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS NOÇÕES GERAIS DE DIREITO Sessão n.º 2 2 2 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO OBJECTIVO GERAL: Explicar um

Leia mais

IREITO CIVIL APLIC DO

IREITO CIVIL APLIC DO STJ00097032 Eduardo de Oliveira Leite IREITO CIVIL APLIC DO DIREITO DE FAMÍLIA 2. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'" DIREITO CIVIL APLICADO EDUARDO DE OLIVEIRA

Leia mais

Lei da União de Facto

Lei da União de Facto CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Lei da União de Facto Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

Teoria Geral do Direito Civil 1.º ano N, 11 de Fevereiro de 2019 Grelha de correcção

Teoria Geral do Direito Civil 1.º ano N, 11 de Fevereiro de 2019 Grelha de correcção I 1. Admitindo a validade do negócio de venda da bicicleta, pronuncie-se acerca de a campainha fazer parte da venda (3 valores). A campainha é uma parte componente da bicicleta. Com efeito, apesar de a

Leia mais

1.2. Elementos do Conceito de Direito Sistema Jurídico

1.2. Elementos do Conceito de Direito Sistema Jurídico 1.2. Elementos do Conceito de Direito Noção de Direito: sistema de normas de conduta social, assistido de protecção coactiva. Desta noção é possível retirar os seguintes elementos: 1) Sistema jurídico

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Curso de Direito (Licenciatura) Unidade curricular Direito dos Contratos 1.º semestre Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo)

Leia mais

Código Civil. Paula Quintas ª Edição

Código Civil. Paula Quintas ª Edição Código Civil 2017 2ª Edição Paula Quintas Doutora em Direito Docente especialista em Direito do Trabalho Autora do blog Descodificando o Direito Mestre em Direito Pós-graduada em Estudos Europeus Professora

Leia mais

Controlo da legalidade Garantia da não violação da lei

Controlo da legalidade Garantia da não violação da lei Controlo da legalidade Garantia da não violação da lei O s E s t a d o s d e D i r e i t o, t a l c o m o o s c i d a d ã o s, e s t ã o s u j e i t o s à l e i ( p r i n c í p i o d o i m p é r i o d

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo

ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo Relativo à aquisição de combustíveis (gasóleo e gasolina sem chumbo 95) para as viaturas da ASSOL pela forma prevista neste Caderno de Encargos. Ajuste

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

3) Com relação ao princípio da anterioridade da lei, marque a alternativa correta.

3) Com relação ao princípio da anterioridade da lei, marque a alternativa correta. 1) Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta a quem,

Leia mais

Acordo de Confidencialidade

Acordo de Confidencialidade Acordo de Confidencialidade Fevereiro de 2016 Entre, inovafuture, com sede em Departamento de Ciências dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2829-516 Caparica,

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos O CC estabelece uma teoria geral dos contratos arts. 405 a 456º - e regula depois, em especial, alguns tipos contratuais -arts 874º a 1250º.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016)

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Contratos I 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Regente: Pedro Romano Martinez I Compra e venda I. Noção e efeitos essenciais legal; aspectos complementares 2. Classificação do contrato 1. Contrato típico

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Invalidade do Casamento Casamento Nulo Art. 1.548. É nulo

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Espécies de parentesco. Sogro / Sogra Genro / Nora 3- Afinidade Enteado / Enteada Madrasta

Leia mais

AJUSTE DIRECTO. Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS

AJUSTE DIRECTO. Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRECTO Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS Índice Capítulo I - Disposições Gerais... Cláusula 1.ª Objeto... Cláusula 2.ª Local, prazo e modo da prestação...

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Primeira alteração à Lei n.º 7/2001, de 11 de Maio, que adopta medidas de protecção das uniões de facto

Primeira alteração à Lei n.º 7/2001, de 11 de Maio, que adopta medidas de protecção das uniões de facto DECRETO N.º 349/X Primeira alteração à Lei n.º 7/2001, de 11 de Maio, que adopta medidas de protecção das uniões de facto A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Faculdade de Direito da Universidade de Macau Plano de Curso de Direito das Obrigações I Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Ano Lectivo 2017/2018 Regente: Manuel Trigo Assistente:

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO)

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa colectiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa colectiva 503.152.544, com

Leia mais

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. A extinção do vínculo de emprego público

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. A extinção do vínculo de emprego público A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas A extinção do vínculo de emprego público Lisboa e Porto, Outubro e Novembro de 2015 Extinção do vínculo 2 A cessação na TFP LTFP Caducidade Art.º 291.º Caducidade

Leia mais

REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO

REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO Índice O que é Lei da Família 1 Porquê rever a Lei da Família.. 2 Em que consiste a revisão da Lei da Família.. 3 O que rever?...4 - Idade para

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: restituição em espécie não for possível, o valor correspondente.

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: restituição em espécie não for possível, o valor correspondente. Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Tendo sido declarada a resolução do contrato celebrado entre o Requerente e a Requerida, esta tem efeitos retroactivos. Consequentemente,

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção. Caderno de Encargos. para celebração de contrato de. Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré

Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção. Caderno de Encargos. para celebração de contrato de. Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré Procedimento por Prévia Qualificação com Seleção Caderno de Encargos para celebração de contrato de Empreitada do Centro de Saúde da Nazaré Página 1! de! 6 Capítulo I Disposições gerais Cláusula 1.ª -

Leia mais

CÓDIGO CIVIL. Actualização N.º 2

CÓDIGO CIVIL. Actualização N.º 2 CÓDIGO CIVIL Actualização N.º 2 Código Civil 2 TÍTULO: AUTOR: CÓDIGO CIVIL Actualização N.º 2 BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Avenida Fernão de Magalhães, n.º 584, 5º Andar 3000-174 Coimbra Tel.: 239

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais

MEDIAS DE PROTEÇÃO DAS UNIÕES DE FACTO (LEI N.º 7/2001, DE 11 DE MAIO)

MEDIAS DE PROTEÇÃO DAS UNIÕES DE FACTO (LEI N.º 7/2001, DE 11 DE MAIO) MEDIAS DE PROTEÇÃO DAS UNIÕES DE FACTO (LEI N.º 7/2001, DE 11 DE MAIO) Atualizado pela última vez em 30 de agosto de 2010 Lei n.º 7/2001, de 11 de maio * A Assembleia da República decreta, nos termos da

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Direito Processual Civil II

Direito Processual Civil II Direito Processual Civil II Questões a desenvolver nesta aula: PRESSUPOSTOS 1. Pressupostos Específicos da Acção Executiva Exequibilidade Intrínseca Certeza e Exigibilidade Diligências Preliminares Liquidez

Leia mais

Proposta de Lei. Exposição de Motivos. 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal.

Proposta de Lei. Exposição de Motivos. 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal. Proposta de Lei Exposição de Motivos 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal. As modificações que se propõem incidem sobre o instituto

Leia mais

INTRODUÇÃO. BIBLIOGRAFIA: Curso, p (a actualizar em função das alterações resultantes da Lei 23/2010)

INTRODUÇÃO. BIBLIOGRAFIA: Curso, p (a actualizar em função das alterações resultantes da Lei 23/2010) INTRODUÇÃO A. Noção jurídica de família 1. Noção geral 2. As "fontes" de relações jurídicas familiares a) casamento (remissão) b) parentesco (especial relevo da filiação - remissão) c) afinidade d) adopção

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, ALARGANDO AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA E LIMITANDO A APLICAÇÃO DA FIGURA DA SUSPENSÃO PROVISÓRIA

Leia mais

DECRETO N.º 379/X. Artigo 1.º Alteração à Lei n.º 57/98, de 18 de Agosto

DECRETO N.º 379/X. Artigo 1.º Alteração à Lei n.º 57/98, de 18 de Agosto DECRETO N.º 379/X Procede à terceira alteração à Lei n.º 57/98, de 18 de Agosto, adaptando o regime de identificação criminal à responsabilidade penal das pessoas colectivas A Assembleia da República decreta,

Leia mais

ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL SUPREMO.

ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL SUPREMO. . Câmara Criminal PROCESSO N.º 7634 ACÓRDÃO ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO. Na Sala Criminal do Tribunal Provincial do Bengo, foi acusado, em Processo de Polícia

Leia mais

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal CADERNO DE ENCARGOS Caderno de encargos Pag. nº1 Índice Cláusula 1ª - Objecto Cláusula 2ª - Contrato Cláusula 3ª -

Leia mais

Teoria Geral do Direito Civil 1.º ano N, 24 de Janeiro de 2019 Coincidências. Grelha de correção

Teoria Geral do Direito Civil 1.º ano N, 24 de Janeiro de 2019 Coincidências. Grelha de correção I 1. De acordo com o regime resultante da sentença de acompanhamento, Ana tem a sua capacidade de exercício muito limitada. No entanto, de acordo com o disposto no art. 147.º do Código Civil, na redacção

Leia mais

Cursos de Economia e de Administração e Gestão de Empresas. DIREITO ECONÓMICO E EMPRESARIAL 1ª frequência 22/10/2012. Folha de exame para entregar

Cursos de Economia e de Administração e Gestão de Empresas. DIREITO ECONÓMICO E EMPRESARIAL 1ª frequência 22/10/2012. Folha de exame para entregar Cursos de Economia e de Administração e Gestão de Empresas DIREITO ECONÓMICO E EMPRESARIAL 1ª frequência 22/10/2012 Nome: Número: Folha de exame para entregar I Escolha apenas uma das afirmações relativas

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL Os princípios podem ser encontrados de maneira explícita, positivados (lei) ou implícitos. Para compreendermos melhor essa maneira muito importante devemos separar as

Leia mais

Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I

Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I Arts. 1 o a 120 do Código Penal Atualização OBS: As páginas citadas neste arquivo são da 2 a edição. Pág. 148 Colocar novo item dentro dos destaques

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Departamento Jurídico Sector Jurídico e de Contencioso

Departamento Jurídico Sector Jurídico e de Contencioso CC 41/2011 SJC INFORMAÇÃO ASSUNTO: EMISSÃO DE CARTÃO DE CIDADÃO A CIDADÃO COM ANOMALIA PSÍQUICA NOTÓRIA NÃO REGISTADA NO ASSENTO DE NASCIMENTO SUMÁRIO: 1- O pedido de emissão de cartão de cidadão respeitante

Leia mais

Gabinete de Apoio à Vereação. Caderno de Encargos. Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro)

Gabinete de Apoio à Vereação. Caderno de Encargos. Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro) Caderno de Encargos Concessão de exploração de equipamento (Bar da Lomba Junto ao rio Douro) Câmara Municipal de Gondomar 1/10 GAV/mario.tavares CADERNO DE ENCARGOS CADERNO DE ENCARGOS 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Leia mais

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Ponto 13 do plano de ensino Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Efeitos da Condenação Art. 91/92 Condenação 1 Efeitos da Condenação

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

Disciplina : Direito Penal I.28 tempos

Disciplina : Direito Penal I.28 tempos Disciplina : Direito Penal I.28 tempos MÓDULO I NOÇÃO/PRINCÍPIOS Objectivo gerais Duração Objectivos específicos Método Auxiliares de MÓDULO I TEMA I: Noção/Princípios Noção de Direito Penal. 1.1 A ideia

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

1. Beatriz David 3 valores Beatriz Catarina Beatriz Beatriz António Beatriz Beatriz 2. Emanuel 3 valores Emanuel Beatriz António

1. Beatriz David 3 valores Beatriz Catarina Beatriz Beatriz António Beatriz Beatriz 2. Emanuel 3 valores Emanuel Beatriz António 1. Pronuncie-se sobre a validade da convenção antenupcial celebrada entre Beatriz e David, e explique qual o regime de bens aplicável ao seu casamento. (3 valores) A primeira cláusula da convenção antenupcial

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( )

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( ) DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA (9.06.2009) Este teste é constituído por três partes: - a primeira parte formada por 10 perguntas de escolha múltipla, valendo cada resposta certa 0,5 valores; - a segunda

Leia mais

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 5

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 5 Registos e Notariado 2018 2ª Edição Atualização nº 5 Atualização nº 5 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Prática!Processual!Civil! (12,5!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!! 8!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Prática!Processual!Civil! (12,5!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!! 8!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ PráticaProcessualCivil (12,5Valores) GRELHADECORRECÇÃO 8deAbrilde2013 PARTE I a) Elabore a petição inicial e tenha em mente referir todos os elementos

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

Menores: incapacidade versus autonomia

Menores: incapacidade versus autonomia Menores: incapacidade versus autonomia I. O problema II.O tratamento da questão: III. Resposta às questões colocadas Sónia Moreira Escola de Direito da Universidade do Minho I. O problema Art. 122.º -

Leia mais

Direito das Obrigações I. Caso prático

Direito das Obrigações I. Caso prático Direito das Obrigações I Caso prático 07.05.2012 Bento e Carlos celebraram um contrato em que ambos se comprometeram reciprocamente, Bento a vender e Carlos a comprar um prédio rustico pelo valor de 300.000.

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA ANO LECTIVO 2016-2017 INTRODUÇÃO 1. A origem. A actio in personam do Direito romano 2. A sistematização germânica do Direito Civil e o movimento

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16 1. INTRODUÇÃO 13 1.1. O Direito da Insolvência 13 1.2. O processo de insolvência 16 2. EVOLUÇÃO GERAL DO REGIME DA INSOLVÊNCIA 21 2.1. Direito Romano 21 2.2. Direito Intermédio 25 2.3. A Codificação 32

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I PARENTESCO RELAÇÃO QUE VINCULA ENTRE SI PESSOAS QUE DESCENDEM UMAS DAS OUTRAS, OU DE AUTOR COMUM (CONSANGUINIDADE), QUE APROXIMA CADA UM DOS CÔNJUGES DOS PARENTES DO OUTRO (AFINIDADE),

Leia mais

O CRIME DE INFRACÇÃO DE REGRAS DE CONSTRUÇÃO

O CRIME DE INFRACÇÃO DE REGRAS DE CONSTRUÇÃO PERSPECTIVAS ACTUAIS DA SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO O CRIME DE INFRACÇÃO DE REGRAS DE CONSTRUÇÃO Artigo 277º do Código Penal (Infracção de regras de construção, dano em instalações e perturbação

Leia mais

ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL

ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL 20-07-2015 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APRESENTAÇÃO (FORMADOR/FORMANDOS); CONHECER O PROGRAMA DA DISCIPLINA; INTRODUÇÃO À DISCIPLINA; NOÇÃO

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 786/XII ALTERA O CÓDIGO CIVIL EM MATÉRIA DE RESPONSABILIDADES PARENTAIS. Exposição de Motivos

PROJECTO DE LEI Nº 786/XII ALTERA O CÓDIGO CIVIL EM MATÉRIA DE RESPONSABILIDADES PARENTAIS. Exposição de Motivos PROJECTO DE LEI Nº 786/XII ALTERA O CÓDIGO CIVIL EM MATÉRIA DE RESPONSABILIDADES PARENTAIS Exposição de Motivos A presente iniciativa legislativa visa proceder à actualização do Código Civil em matéria

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33 NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA DA 35ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA DA 34ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA DA 33ª EDIÇÃO 8 NOTA PRÉVIA DA 32ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA DA 31ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 15 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 3764 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de Agosto de 2010 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 23/2010 de 30 de Agosto Primeira alteração à Lei n.º 7/2001, de 11 de Maio, que adopta medidas de protecção

Leia mais

Súmula. Questões em análise:

Súmula. Questões em análise: Súmula R-3736/10 Assunto: Regime de tributação das mais-valias mobiliárias. Lei n.º 15/2010, de 26 de Julho. Questões em análise: A Lei n.º 15/2010, de 26 de Julho, veio alterar o Código do Imposto sobre

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42)

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42) Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 02 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ANEXO II Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO de CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: 1.º CP Comboios de Portugal, E.P.E., pessoa coletiva n.º 500 498 601, com sede na Calçada

Leia mais

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto

Leia mais

Índice. Parte I. Violência contra a criança. Proteção jurídica da criança

Índice. Parte I. Violência contra a criança. Proteção jurídica da criança Índice Nota Prévia 11 Indicação sobre citações 13 Principais siglas e abreviaturas 15 Introdução 17 1. Objeto de investigação, metodologia e plano da exposição 17 1.1. Escolha do objeto de investigação

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

Direito Civil. Do Regime de Bens. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Do Regime de Bens. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Do Regime de Bens Prof. Marcio Pereira Regime de Bens É o estatuto patrimonial que vigora entre os cônjuges durante o casamento. São aplicáveis os seguintes princípios: Princípio da variedade

Leia mais

DECRETO N.º 36/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 36/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 36/X AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR EM MATÉRIA DE DIREITOS DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS FINANCEIROS, COMUNICAÇÕES COMERCIAIS NÃO SOLICITADAS, ILÍCITOS DE MERA ORDENAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO DA COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Direito das Obrigações I. Caso prático Introdução à matéria do sinal

Direito das Obrigações I. Caso prático Introdução à matéria do sinal Direito das Obrigações I Caso prático Introdução à matéria do sinal Augusto celebrou, por escrito com Bento, um contrato nos termos do qual, mediante o adiantamento de 80.000, Bento assumiu a obrigação

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

2. Pronuncie-se sobre a filiação materna e paterna de Cristiana. (2 valores)

2. Pronuncie-se sobre a filiação materna e paterna de Cristiana. (2 valores) Direito da Família 2017/2018 Exame de Recurso (coincidência) - Turma A 20 de fevereiro de 2018 Prof.ª Doutora Margarida Silva Pereira Duração: 90 minutos 1. Pronuncie-se sobre a validade da convenção antenupcial

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo...

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/09/2017. Parentesco. Os parentes em linha reta são os ascendentes e os descendentes, os graus na linha

Leia mais

O sistema de execução sucessiva de várias penas previsto no artigo 62º do Código Penal. Uma proposta para um novo sistema.

O sistema de execução sucessiva de várias penas previsto no artigo 62º do Código Penal. Uma proposta para um novo sistema. O sistema de execução sucessiva de várias penas previsto no artigo 62º do Código Penal. Uma proposta para um novo sistema. Miguel Ângelo Loureiro Manero de Lemos (2003) 1 1. O concurso de crimes como exemplo

Leia mais

Justificação do contrato a termo

Justificação do contrato a termo Justificação do contrato a termo 19-12-2011 O Tribunal da Relação do Porto analisou o motivo justificativo apresentado para a celebração de um contrato a termo certo por seis meses e pronunciou-se relativamente

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS

CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS Procedimento por Ajuste Directo n.º DSTD/02/2009 Cláusula 1.ª Objecto O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Ninguém pode ser submetido à tortura, penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

Projecto de Lei n.º 761/X. Altera o Código Penal e a Lei n.º 34/87, de 16 de Julho, em matéria de corrupção

Projecto de Lei n.º 761/X. Altera o Código Penal e a Lei n.º 34/87, de 16 de Julho, em matéria de corrupção Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 761/X Altera o Código Penal e a Lei n.º 34/87, de 16 de Julho, em matéria de corrupção Exposição de motivos O combate à corrupção é o combate pela defesa e sobrevivência

Leia mais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Projecto de Lei n.º 409/XIII Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Exposição de motivos O artigo 20.º da Constituição da República Portuguesa

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código Penal ª Edição. Atualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código Penal ª Edição. Atualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código Penal 2017 17ª Edição Atualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO PENAL Atualização nº 2 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78,

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade Introdução Nulidade matrimonial Impedimentos (ou impedimentos dirimentes) são proibições legais em circunstâncias objetivas de caráter

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: B-) Parentesco: Previsão encontra-se art. 1.591 do C.C. Art.

Leia mais