Resumo Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável - nova economia global: green economy, educação e green jobs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável - nova economia global: green economy, educação e green jobs"

Transcrição

1 Resumo Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável - nova economia global: green economy, educação e green jobs O futuro da humanidade depende da transição do modelo macroeconômico tradicional para a Nova Economia, também chamada de Economia Verde ou Economia Sustentável. O modelo macroeconômico tradicional é o que predomina na atualidade e baseia-se na exploração indiscriminada e ilimitada dos recursos naturais, no desenvolvimento tecnológico voltado para o aumento da produção e na expansão do consumo e do crédito. O crescimento econômico que esse modelo tem proporcionado aos países em desenvolvimento tem dado chances reais de melhoria nas condições de vida das pessoas, em virtude dos avanços tecnológicos. Contudo, os impactos negativos são muito fortes quando se observam as ameaças à sobrevivência dos seres humanos no planeta: a poluição atmosférica, a queima de combustíveis fósseis, a produção excessiva de lixo, o desmatamento e a consequente perda da biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas. Nesse modelo, acredita-se que é necessário crescer a qualquer custo, o que motivou a contínua expansão do crédito e o relaxamento das regulações governamentais sobre o setor financeiro. Essas foram as principais razões que levaram a crise financeira de a diversos países. Diante desse panorama, tornam-se necessárias mudanças no estilo de vida, no padrão de consumo e na relação das pessoas com os ecossistemas, buscando alternativas para aliar desenvolvimento com consumo consciente e equilibrado. A tarefa mais urgente é criar prosperidade, sem interromper o uso dos recursos naturais, mas tendo a consciência de que estes são finitos e que, por isso, precisam ser manejados dentro dos princípios da sustentabilidade. Pode-se dizer que a transição do modelo macroeconômico para a nova economia está em fase embrionária, e seus desafios são:

2 a) criação de empregos em atividades econômicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e que promovam a sustentabilidade; b) recuperação e promoção do equilíbrio com o meio ambiente em curto, médio e longo prazos; e c) formulação de políticas de incentivo à educação na sustentabilidade. Não somente as barreiras políticas ou tecnológicas são entraves para acelerar a transição; a mudança de comportamento dos cidadãos comuns é que parece ser um entrave, já que eles consomem produtos e serviços que podem destruir ou contribuir para a sociedade regenerativa. Nessa sociedade ou mundo sustentável, a geração de empregos é um dos principais desafios no contexto das mudanças climáticas e da consolidação da nova economia. Ao lado das pressões para geração de emprego, está ocorrendo a transformação do trabalho voltado para a sustentabilidade. Aí se inserem os empregos verdes (ou green jobs), oferecendo condições de trabalho decente e o objetivo em direção à redução das emissões de carbono e/ou preservação do meio ambiente. Os empregos verdes estão em muitos setores da economia, tais como construção civil, transportes, energia, agricultura, indústria, ciência e tecnologia e educação. O mercado de trabalho verde no Brasil vem se ampliando e pode ser acelerado à medida que se amplia a visão sistêmica dos negócios de forma integrada em suas dimensões social, ambiental e econômica. Na construção da economia verde, sob a ótica da sustentabilidade, o fundamental é alinhar a educação com os objetivos do desenvolvimento sustentável, considerando a sociedade, o meio ambiente e a economia. A educação para o desenvolvimento sustentável implica num processo de ensino e aprendizagem pelo qual as pessoas indistintamente se integrem e assumam a responsabilidade de criar um futuro sustentável, num curto espaço de tempo, por meio de mudanças nas estruturas econômicas, sociais, culturais e ambientais.

3 Desenvolvimento sustentável pressupõe desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis. Nesse sentido, a ciência e a tecnologia assumem papel de aliadas na Economia Verde. A educação passa a ser um conceito-chave em prol de uma sociedade sustentável e da inovação, e deve ser estrategicamente articulada de forma cooperativa entre instituições de ensino, governo, sociedade civil e o mundo empresarial. Conceitos Fundamentais Economia palavra oriunda do grego oikonomía, que significa casa (óikos) e lei (nómos); é a ciência social que estuda como pessoas e a sociedade utilizam os recursos escassos na produção de bens e serviços, de forma a distribuí-los para satisfazer as necessidades humanas. Essa definição engloba o estudo sobre tomada de decisão (escolha), escassez (recursos limitados), necessidades, recursos produtivos (pessoas, matérias-primas, solo e outros), produção e distribuição (como alocar os recursos produtivos). Economia Verde ou Nova Economia ou Economia Sustentável modelo econômico com baixo consumo de carbono. Segundo o economista indiano Pavan Sukhdev, assessor especial do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma), a Economia Verde é o principal caminho para garantia do desenvolvimento sustentável, redução da pobreza no mundo e geração de empregos. Segundo ele, a humanidade está consumindo 30% a mais do que o planeta pode oferecer em termos de serviços. Educação para o desenvolvimento sustentável durante o Fórum Global para o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido em 2002, em Johanesburgo, foi proposta à Organização das Nações Unidas (ONU), e posteriormente aprovada, a proclamação do período compreendido entre 2005 e 2014 como a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). O objetivo é integrar princípios, valores e práticas de desenvolvimento sustentável aos aspectos educacionais e de aprendizagem, proporcionando uma nova relação da humanidade com o meio ambiente, para todas as pessoas, independentemente das

4 idades. A promoção dessa década ficou a cargo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Emprego verde esse conceito foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e relaciona-se a novas tecnologias ambientais aplicáveis em todo tipo de empresa e seus produtos e serviços. Segundo a Cartilha Programa Empregos Verdes (2008), elaborada pela OIT, trata-se de empregos voltados a economias das empresas, dos ambientes de trabalho e dos mercados laborais em direção a uma economia sustentável com baixo consumo de carbono. Mercado de trabalho verde oferta e procura de posições de trabalho e de profissionais que contribuam para a redução das emissões de carbono e/ou preservação ambiental. Modelo macroeconômico para fins metodológicos e didáticos, o estudo econômico é dividido em: Microeconomia e Macroeconomia. A Microeconomia estuda a formação de preços em mercados específicos: como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente (VASCONCELLOS e GARCIA, 2007, p. 13) 1. Um exemplo é o estudo sobre a concorrência. A Macroeconomia estuda o mercado de bens e serviços como um todo, assim como o mercado de trabalho (idem, 2007). Para se compreender o que é modelo macroeconômico, é importante compreender o que é sistema econômico: é a forma política, social e econômica de organização da sociedade. Os sistemas econômicos podem ser: capitalista (ou economia de mercado) ou socialista (também chamado de economia centralizada). O sistema capitalista é regido pelas forças de mercado e o sistema socialista é regido por um órgão central de planejamento. Na realidade, os países organizam-se conforme esses dois sistemas. Assim, um modelo macroeconômico pode ser compreendido como um conjunto de medidas governamentais adotadas na condução de um país. 1 VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel E. Economia. PLT Anhanguera, São Paulo: Saraiva, 2007.

5 Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país. É um dos principais indicadores econômicos e mede a diferença entre o custo de produção e o resultado, ou seja, o que se agrega como valor. Influi na qualidade de vida da sociedade; quando há desenvolvimento, a produção é maior, o que gera maior nível de empregos e há maior disponibilidade de produtos e serviços no mercado; as pessoas, por estarem empregadas, têm melhor poder de compra. No Brasil, é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é divulgado trimestralmente. O IBGE divulgou que, em 2011, o PIB cresceu 2,7% em relação a 2010, totalizando R$ 4,143 trilhões (disponível em: Acesso em: 20 out ) Renda per capita o termo per capita origina-se do latim e significa por cabeça. Também é chamado de renda média. É a soma da renda bruta dividida pelo número de habitantes. Indica o nível de desenvolvimento de um país. Segundo o IBGE, em março/2011, a renda per capita brasileira atingiu R$19.016,00 em Sociedade regenerativa sociedade sustentável. Trabalho decente trabalho adequadamente remunerado, em condições de liberdade, equidade (igualdade) e segurança, que proporcione garantia de uma vida digna. Visão sistêmica segundo a Teoria Geral dos Sistemas, desenvolvida pelo biólogo austríaco Bertalanffy, sistema significa um conjunto de unidades em interação. Cada parte de um conjunto não pode ser tomada sozinha, porque pode comprometer o funcionamento do todo. Quando se considera o organismo humano como um sistema composto de vários subsistemas (nervoso, circulatório, digestivo e motor), significa que cada um deles interage com o outro, de forma que cada subsistema afeta o desempenho do organismo como um todo. Visão sistêmica, então, quer dizer perceber os fenômenos como um sistema, um todo cujas partes são interdependentes.

6 Referência 1) PEREIRA, Adriana Camargo; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prática: fundamentos, experiências e habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas de Almeida

Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas de Almeida Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas de Almeida Desenvolvimento e sustentabilidade Problemas... O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento sustentável? Engenharia

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina ECONOMIA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 2. PROFESSOR Me. Thiago Gomes 3. CARGA HORÁRIA 2 h/a semanais

Leia mais

Sumário. Prof.Carlos NEMER 1. Economia. Introdução à Economia Cap.01. Capítulo I - Introdução à Economia.

Sumário. Prof.Carlos NEMER 1. Economia. Introdução à Economia Cap.01. Capítulo I - Introdução à Economia. Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 1: Introdução à Economia Poli-UFRJ Copyright 2005. Direitos Autorais reservados ao 1-1 17/01-05 Sumário 1 Introdução à Economia; 2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva 1 Responsabilidade Socioambiental 2 ECO/RIO-92 A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida - João Bosco da Silva Eco/Rio - 92 3 A preocupação com os problemas

Leia mais

Introdução à Economia

Introdução à Economia Introdução à 1.1 Introdução Diariamente, nos deparamos com informações sobre economia nos jornais e noticiários na TV. Com a intensificação das relações econômicas internacionais, determinados fatos e

Leia mais

Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Agenda 21 local : da teoria à prática

Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Agenda 21 local : da teoria à prática Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA Agenda 21 local : da teoria à prática Gina Rizpah Besen Psicóloga Mestre em Saúde Pública FSP-USP consultora em Gestão Ambiental rizpah@usp.br Desenvolvimento

Leia mais

Economia - Aula 3. Conceitos Introdução capitulo 1 (parcial) Conceitos Economia e Direito capitulo 3

Economia - Aula 3. Conceitos Introdução capitulo 1 (parcial) Conceitos Economia e Direito capitulo 3 Economia - Aula 3 Conceitos Introdução capitulo 1 (parcial) Conceitos Economia e Direito capitulo 3 Prof Isnard Martins Bibliografia: Material de Aula Estácio de Sá FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 3ª. EDIÇÃO /

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA - GST0261 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA (11/11/2015) Perfil Docente. Contextualização

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA - GST0261 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA (11/11/2015) Perfil Docente. Contextualização FUNDAMENTOS DE ECONOMIA - GST0261 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA (11/11/2015) Perfil Docente O docente, necessariamente, deve possuir graduação em Economia e, ainda, Pós- Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro.

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Introdução ao documento: Os Princípios e Critérios (P&C)

Leia mais

SISTEMA ECONÔMICO MACROECONOMIA. Contabilidade Nacional. Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior

SISTEMA ECONÔMICO MACROECONOMIA. Contabilidade Nacional. Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior SISTEMA ECONÔMICO MACROECONOMIA Contabilidade Nacional Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior 1 RENDA E PRODUTO Contabilidade Nacional: é um método de mensuração e interpretação

Leia mais

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida.

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida. Resumo Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional ecossistemas No momento atual, a preocupação de governos, sociedade civil e cidadãos deve visar a sustentabilidade. Para se compreender esse conceito, é

Leia mais

Sustentabilidade, Recursos Naturais e Biodiversidade

Sustentabilidade, Recursos Naturais e Biodiversidade Sustentabilidade, Recursos Naturais e Biodiversidade Haroldo Mattos De Lemos Presidente, Instituto Brasil PNUMA Vice-Presidente, Comitê Técnico 207 da ISO (ISO 14000) Presidente, Conselho Técnico da ABNT

Leia mais

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Aula-tema 7: População e Meio Ambiente QUESTÃO 01 Julgue as alternativas como Verdadeiras ou Falsas: I. Segundo Malthus, o aumento populacional é exponencial,

Leia mais

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Escola Santi Trabalho de Geografia: Desenvolvimento Sustentável Respeito ao Meio Ambiente Qualidade de Vida Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Alunos: Felipe Barbosa

Leia mais

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável V Mesa-Redonda da Sociedade Civil Brasil EU A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável Apresentação da Conselheira Lúcia Stumpf Porto, Portugal 7 a 9 de novembro de 2011 1 Contextualização

Leia mais

BÁSICOS DE ECONOMIA MICROECONOMIA MACROECONOMIA ECONOMIA EMPRESARIAL TÓPICOS ESPECIAIS GESTÃO DE NEGÓCIOS

BÁSICOS DE ECONOMIA MICROECONOMIA MACROECONOMIA ECONOMIA EMPRESARIAL TÓPICOS ESPECIAIS GESTÃO DE NEGÓCIOS ECONOMIA EE - Programa CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA MICROECONOMIA MACROECONOMIA ECONOMIA EMPRESARIAL TÓPICOS ESPECIAIS GESTÃO DE NEGÓCIOS 1 Economia Critério de avaliação Atividades (In/Out) Prova Economia

Leia mais

Por quê estudar Economia?

Por quê estudar Economia? Disciplina: MICROECONOMIA I Tópico: 1 Introdução Aula 01: Princípios Básicos Prof.: Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br Por quê estudar Economia Capítulo 1: Assuntos Preliminares

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SISTEMA NORMATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 00 APROVADO POR DIRETORIA SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO... 3 4. REFERÊNCIAS EXTERNAS... 3 5. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Sustentabilidade Haroldo Mattos de Lemos

Sustentabilidade Haroldo Mattos de Lemos Sustentabilidade Haroldo Mattos de Lemos Presidente, Instituto Brasil PNUMA Vice-Presidente, Comitê Técnico 207 da ISO (ISO 14000) Presidente, Conselho Técnico da ABNT Presidente, Conselho Empresarial

Leia mais

COMO AS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA VERDE.

COMO AS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA VERDE. COMO AS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA VERDE. Segundo a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS) a Sustentabilidade pressupõe

Leia mais

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS A QUESTÃO AMBIENTAL PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS Impacto Ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio resultante da ação do homem(ligado ao modo de produção) sobre o meio ambiente. Alguns exemplos:

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

Mais valias do ciclo de vida e da economia circular para o desempenho e negócio das empresas. Sofia Santos 24 novembro 2015

Mais valias do ciclo de vida e da economia circular para o desempenho e negócio das empresas. Sofia Santos 24 novembro 2015 Mais valias do ciclo de vida e da economia circular para o desempenho e negócio das empresas Sofia Santos 24 novembro 2015 A origem da economia circular não é nova Fonte: Paulo Ferrão, apresentação realizada

Leia mais

7º ano. 1. Dinâmica externa da Terra. 2. Estrutura e dinâmica interna da Terra. 3. Consequências da dinâmica

7º ano. 1. Dinâmica externa da Terra. 2. Estrutura e dinâmica interna da Terra. 3. Consequências da dinâmica Perfil de aprendizagens específicas de Ciências Naturais 3º Ciclo Ponto 2 do art.7 do desp. normativo nº1-f/2016, para juntar aos critérios de avaliação. 7º ano DOMÍNIO Sudomínios/ CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro Francisco Carlos B. dos Santos

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro Francisco Carlos B. dos Santos Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro Francisco Carlos B. dos Santos 1 Capítulo 1: Introdução à Economia Conceito de Economia Problemas Econômicos Fundamentais

Leia mais

Sofia Santos BCSD-Portugal

Sofia Santos BCSD-Portugal Sofia Santos BCSD-Portugal O Papel das Empresas na Economia Circular 21 outubro 2016, Lisboa Lançamento do portal ECO.NOMIA Sofia Santos Da Economia à Nova Economia do Século XXI Dicionário Oxford: Economia

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Marília Melo - janeiro, 2012

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Marília Melo - janeiro, 2012 SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Marília Melo - janeiro, 2012 POLÍCIA O governo do Estado de Minas Gerais e a Rio + 20 POLÍCIA CONTEXTUALIZAÇÃO - Marcos Rio 92 à Conferência

Leia mais

Geodiversidade e sustentabilidade: um desafio para o século XXI

Geodiversidade e sustentabilidade: um desafio para o século XXI Geodiversidade e sustentabilidade: um desafio para o século XXI José Brilha jbrilha@dct.uminho.pt Seminário Nacional Eco-Escolas 2017 Ilhavo Fonte: Internet 6 000 000 000 População mundial em 1999 7 000

Leia mais

Fonte: O crescimento encobre o fato de que os recursos naturais estão se esgotando rapidamente em 19 dos 20 países avaliados

Fonte:  O crescimento encobre o fato de que os recursos naturais estão se esgotando rapidamente em 19 dos 20 países avaliados Fonte: http://www.pnuma.org.br/ Um novo balanço para as Nações: UNU-IHDP e PNUMA lançam um índice de sustentabilidade que vai além do PIB 17 de junho de 2012 O crescimento encobre o fato de que os recursos

Leia mais

Economia. Prof. Me. Wesley V. Borges

Economia. Prof. Me. Wesley V. Borges Economia Prof. Me. Wesley V. Borges ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, tais como: Aumento de preços; Períodos

Leia mais

Impactos Ambientais Urbanos

Impactos Ambientais Urbanos Impactos Ambientais Urbanos Impactos locais e regionais CHUVA ÁCIDA Queima de combustíveis fósseis e carvão. Principais poluentes carros e indústrias. Resulta da combinação da água com dióxido de enxofre

Leia mais

GRUPO DE PESQUISA: SUSTENTABILIDADE

GRUPO DE PESQUISA: SUSTENTABILIDADE GRUPO DE PESQUISA: SUSTENTABILIDADE EMENTA As pesquisas do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade tiveram início em 2005, contribuindo há mais de 10 anos nos debates científicos e tecnológicos, nacionais

Leia mais

Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa

Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa Esdras Sundfeld Embrapa Agroindústria de Alimentos Green Rio Workshop Inovação e Aprendizado sobre Alimentos e Sustentabilidade: Contribuições para

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I)

Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I) Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I) Calendário Final de Aulas RSA como estratégia de DS 1. Desenvolvimento Sustentável; 2. DS e as Empresas; 3. Nós e a DS

Leia mais

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 Parâmetros para uma Agricultura Verde 1 Fernando Lagares Távora A agricultura comercial usual, baseada em uso de grande quantidade de fertilizantes (que têm estoques

Leia mais

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G.

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. Introdução Os pressupostos da Economia Verde foram incorporados pelo

Leia mais

4ª CNCTI Seminário Temático

4ª CNCTI Seminário Temático 4ª CNCTI Seminário Temático Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Pedro Luiz Passos Co-presidente do Conselho da Natura 8 de abril de 2010 Índice 1. Cenário do Mundo 2. Posição do Brasil 3. Oportunidades

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia

Leia mais

indivíduoeasociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as

indivíduoeasociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as Economia é a ciência social que estuda como o indivíduoeasociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo adistribuí-los ib entre as várias pessoas

Leia mais

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar e

Leia mais

ECONOMIA E NEGÓCIOS. GONÇALVES, Carlos Eduardo; GUIMARÃES, Bernardo. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

ECONOMIA E NEGÓCIOS. GONÇALVES, Carlos Eduardo; GUIMARÃES, Bernardo. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, 2010. Questões Econômicas: - Aumento de preços - Inflação - Desemprego - Balança de pagamentos - Taxas de juros - Impostos Fazem parte do nosso dia a dia! Estudo da Economia Analisar os problemas econômicos

Leia mais

ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA XI ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO Araraquara-SP - Brasil ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Filipe Lube (Governo do Estado do Espírito Santo) - filipelube1412@hotmail.com

Leia mais

Introdução Crise Ambiental

Introdução Crise Ambiental PHA3334 Exploração de Recursos Naturais Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Introdução Crise Ambiental Aula 1 Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo Jr.

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Introdução à Microeconomia Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia

Leia mais

MONTOLA, Paulo. O Brasil avança devagar no ranking mundial do IDH. GE Atualidades, São Paulo, Ed. 15, p. 99, jan./jun

MONTOLA, Paulo. O Brasil avança devagar no ranking mundial do IDH. GE Atualidades, São Paulo, Ed. 15, p. 99, jan./jun Questão 1 Leia o texto a seguir. O Brasil faz parte de um grupo relativamente pequeno de países que melhoraram seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2011, segundo o relatório anual divulgado pelo

Leia mais

Sandro Silva Economista do Dieese-PR. Curitiba-PR 22/05/2013

Sandro Silva Economista do Dieese-PR. Curitiba-PR 22/05/2013 Sandro Silva Economista do Dieese-PR Curitiba-PR 22/05/2013 Trabalho Decente Em inúmeras publicações é definido como um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Sustentabilidade nas Contratações Públicas Agosto de 2013 Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Fernanda Capdeville Analista Ambiental, Especialista em Gestão Pública Departamento de

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 1. Situação de referência A agricultura é produção de alimentos Contribuir para a preservação da biodiversidade e recursos

Leia mais

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as

Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as "Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis em tese nunca se esgotam O uso predatório dos recursos pode impossibilitar

Leia mais

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS Haroldo Machado-Filho Assessor Senior do PNUD no Brasil e Coordenador do Grupo Assessor do Sistema ONU Brasil para a Agenda 2030 1 Índice de Desenvolvimento

Leia mais

Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC

Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC PROFESSOR TIMOTHY IRELAND De redes educacionais para uma atuação em rede: construindo o ecossistema da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC

Leia mais

MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA

MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA JEFFERSON MARIANO MANUAL DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA Adaptado à realidade socioeconômica brasileira Rio de Janeiro, 2017 Sumário Introdução... 1 Capítulo 1: Definição: O que se estuda na disciplina... 3 Os

Leia mais

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...: INTRODUÇÃO MACROECONOMIA Prof. Saravalli CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos,

Leia mais

O CEBDS VISÃO MISSÃO. Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país.

O CEBDS VISÃO MISSÃO. Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. O CEBDS No Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. VISÃO Brasil de 2050, 226 milhões de pessoas vivem em uma sociedade

Leia mais

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O que são os ODS? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Quais são os 17 Objetivos? Os 17 Objetivos

Leia mais

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável 24/09/16 Montalegre Ação colaborativa para uma sociedade sustentável Lindsey Wuisan Fundadora CEP www.circulareconomy.pt info@circulareconomy.pt Experiência Politica ambiental - Gestão de resíduos e reciclagem

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL CONCEITOS ELEMENTARES MEIO AMBIENTE Tudo que envolve ou o meio no qual os seres vivos se desenvolvem conjuntamente com fatores abióticos; ECOLOGIA Ciência dos ecossistemas,

Leia mais

Catálogo Meio Ambiente

Catálogo Meio Ambiente Catálogo Meio Ambiente APRESENTAÇÃO Desde sua origem, em 1987, a Editora Unesp, braço editorial da Universidade Estadual Paulista, tem como objetivo desempenhar papel dinamizador da cultura, presumindo-se

Leia mais

ECONOMIA = oikos (casa) + nomos (norma, lei) Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos.

ECONOMIA = oikos (casa) + nomos (norma, lei) Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos. Definindo Economia ECONOMIA = oikos (casa) + nomos (norma, lei) Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho A Economia Azul face às alterações climáticas Manuela Bocayuva Carvalho Economia Azul * Conceito: promoção atividades econômicas por meio do uso e manejo inteligente e sustentável dos espaço marinho e

Leia mais

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1. Apresentação da disciplina 2. Desenvolvimento Econômico PIB PIB/per capta IDH Profa Angela M M P Valente Desenvolvimento econômico Profa Angela M M P Valente

Leia mais

Prof. Fabio G. Matroni

Prof. Fabio G. Matroni Prof. Fabio G. Matroni PLANO DE AULA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes da economia. 2 - A evolução do pensamento econômico. 3 - O conceito de economia

Leia mais

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde 21 24 de março de 2016 Maputo, Moçambique A economia informal: conceitos,

Leia mais

O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O termo desenvolvimento sustentável de há muito é a palavra chave quando alguém quer se referir ao crescimento ou desenvolvimento econômico. Por outro lado, o

Leia mais

SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. Patrícia Boson

SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. Patrícia Boson SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL Patrícia Boson titaboson@gmail.co Agosto de 2017 CENÁRIO DISPONIBILIDADE HÍDRICA/CONJUNTURA ÁGUA NO MUNDO DISPONIBILIDADE HÍDRICA/CONJUNTURA ÁGUA NO BRASIL

Leia mais

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade Centro Universitário SENAC Diretoria de Graduação e Pesquisa Coordenação Institucional de Pesquisa Identificação Grupo de Pesquisa Grupo Pesquisa em Sustentabilidade Linhas de Pesquisa Técnicas e tecnologias

Leia mais

Ponencia: Autores: Ms.Vivian Aparecida Blaso Souza Soares Cesar, Brasil Ms. Sydney Cincotto Junior, Brasil

Ponencia: Autores: Ms.Vivian Aparecida Blaso Souza Soares Cesar, Brasil Ms. Sydney Cincotto Junior, Brasil Autores: Ms.Vivian Aparecida Blaso Souza Soares Cesar, Brasil Ms. Sydney Cincotto Junior, Brasil Ponencia: RESPONSABILIDADE SOCIAL: ECOLOGIZAR IDEIAS E AÇÕES PARA AS VIAS TRANSFORMADORAS DO FUTURO DA HUMANIDADE

Leia mais

Unidade 1 - Desenvolvimento Sustentável e a Mudança de Paradigma. Prof. Luciana Leite

Unidade 1 - Desenvolvimento Sustentável e a Mudança de Paradigma. Prof. Luciana Leite Unidade 1 - Desenvolvimento Sustentável e a Mudança de Paradigma Prof. Luciana Leite Aula passada... Panorama Histórico Revolução industrial -> aumento na quantidade e no tipo de resíduos. Capacidade suporte

Leia mais

A mudança climática é uma questão sindical

A mudança climática é uma questão sindical SINDICATOS PELA AÇÃO CLIMÁTICA: Inscreva-se para Justiça Climática A mudança climática é uma questão sindical 1 SINDICATOS PELA AÇÃO CLIMÁTICA: Inscreva-se para Justiça Climática A mudança climática é

Leia mais

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil)

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) TÉCNICA E ÉTICA Resposta técnica e resposta ética Pólos éticos

Leia mais

Variação do Produto Interno Bruto - PIB no ano de 2010

Variação do Produto Interno Bruto - PIB no ano de 2010 Variação do Produto Interno Bruto - PIB no ano de 2010 Em 2010, segundo divulgação do IBGE, o PIB brasileiro cresceu 7,5% em relação a 2009. O PIB atingiu R$ 3,675 trilhões (ou, à taxa de câmbio de R$

Leia mais

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para 2014-2020 Carla Leal, - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional Novos contornos

Leia mais

Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr.

Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr. Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr. O Nível de desenvolvimento dos países em sua maioria é medido pelo seu IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações

Leia mais

Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bioindustrialização. novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs

Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bioindustrialização. novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bioindustrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas e Paulo Mendes mestrandos em Direito Ambiental e

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve redigir um texto dissertativo, em que: a) aborde pelo menos duas das seguintes consequências: aumento

Leia mais

Rio +20: Oportunidade de fazer valer alguns Princípios da Declaração Do Rio da Eco- 92

Rio +20: Oportunidade de fazer valer alguns Princípios da Declaração Do Rio da Eco- 92 Rio +20: Oportunidade de fazer valer alguns Princípios da Declaração Do Rio da Eco- 92 Princípio 1 A centralidade do ser humano no processo de DS Princípio 9 A reforma dos sistemas de produção e consumo

Leia mais

8/4/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes

8/4/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes IFMA - Campus Bacabal Prof.M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes 2 Sozinho no espaço, sozinho nos seus sistemas de suporte à vida, alimentado por energias inconcebíveis,

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial As Questões Ambientais Mundiais A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis em tese nunca se esgotam O uso predatório

Leia mais

Um mundo melhor começa no ambiente de trabalho

Um mundo melhor começa no ambiente de trabalho Sinttel-DF O planeta depende de você Brasília, junho de 2017 Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do DF - Sinttel-DF SAUS quadra 6, Bloco K (Ed.Belvedere), sobreloja - (61) 33216674 sinttel.org.br

Leia mais

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO 01 OS 17 OBJETIVOS PARA AGENDA 2030 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 2030 OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Retrospectiva No ano 2000, patrocinado

Leia mais

CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE.

CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE. Titulo do Trabalho CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE. Nome do Autor (a) Principal Thais Aghat Magalhães Orestes Instituição ou Empresa Universidade Estadual

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais

Mercado Financeiro e de Capitais Mercado Financeiro e de Capitais Professor conteudista: Roberto Cruz Sumário Mercado Financeiro e de Capitais Unidade I 1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS...1 1.1 Conceitos básicos do mercado financeiro...1

Leia mais

Texto para discussão nº 21/2005 O NOVO (?) PRODUTO INTERNO BRUTO DE PASSO FUNDO E MARAU. Eduardo Belisário Finamore Marco Antonio Montoya

Texto para discussão nº 21/2005 O NOVO (?) PRODUTO INTERNO BRUTO DE PASSO FUNDO E MARAU. Eduardo Belisário Finamore Marco Antonio Montoya UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CENTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEAC Texto para discussão O NOVO (?) PRODUTO INTERNO BRUTO DE PASSO FUNDO E MARAU

Leia mais

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis Cenário Século passado com 1,5 bilhões de pessoas atividade agrícola, voltada basicamente

Leia mais

Professor Antônio Ruas. 4 créditos 60 horas. 1. Conceitos gerais de sustentabilidade. 2. Histórico da idéia de sustentabilidade.

Professor Antônio Ruas. 4 créditos 60 horas. 1. Conceitos gerais de sustentabilidade. 2. Histórico da idéia de sustentabilidade. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Professor Antônio Ruas 4 créditos 60 horas

Leia mais

Tendências Mundiais e a Construção do Futuro

Tendências Mundiais e a Construção do Futuro Tendências Mundiais e a Construção do Futuro Painel Inovação e Sustentabilidade Jacques Marcovitch Universidade de São Paulo 8 Junho 2009 Tendências Mundiais População Em 2050, 9 bilhões de habitantes

Leia mais

Sobre o Workshop: FAPESP BIOTA-BIOEn-Climate Change: Ciência e Política para uma economia mais verde no contexto do RIO+20

Sobre o Workshop: FAPESP BIOTA-BIOEn-Climate Change: Ciência e Política para uma economia mais verde no contexto do RIO+20 Câmpus de Presidente Prudente Sobre o Workshop: FAPESP BIOTA-BIOEn-Climate Change: Ciência e Política para uma economia mais verde no contexto do RIO+20 Realização: Amanda A., Ana Carolina B. B., André

Leia mais

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE A Questão Ambiental Meio Ambienta SUSTENTABILIDADE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO 1925 Protocolo de Genebra. 1964 Conferência das Nações Unidas sobre comercio

Leia mais

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 A HISTÓRIA DA AGENDA 2030 E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 02 Crise Ambiental e Leis de Conservação de Massa e de Energia Profª Heloise G. Knapik 1 Produção industrial de gado, Brasil Depósito

Leia mais