O modelo do ensino superior presencial está chegando (ou chegou) ao FIM?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O modelo do ensino superior presencial está chegando (ou chegou) ao FIM?"

Transcrição

1 O modelo do ensino superior presencial está chegando (ou chegou) ao FIM? Prof. Gabriel Mario Rodrigues

2 1. Filme O segredo do meu sucesso Obra que relata os anseios de um jovem americano do interior, recém formado.

3 2. O poder da informação o O desenvolvimento da humanidade sempre foi decorrente do poder da informação; o Antes pela voz, depois com as palavras, depois pela escrita, pelos livros e agora pelas diversas mídias, o conhecimento expandiu-se; o Antes de pai para filho, depois pela tribo e, mais tarde pela escola, o homem para desenvolver-se, usou o conhecimento como estratégia de poder; o Desde a época das cavernas, da Grécia e de Roma antigas, até a sociedade da tecnologia da informação, a humanidade sempre aprendeu apoiada nos instrumentos de comunicação; o A escola e a universidade pararam no tempo e usam um modelo ultrapassado que vigora há mais 300 anos.

4 3. A universidade está sendo contestada no mundo todo, pois não atende às expectativas das pessoas e da época em que vivemos o A escola espelha o passado transmitindo Conhecimento, Métodos, Práticas e Conteúdos; o Há um verdadeiro descompasso entre o que universidade ensina e o que estudante deve aprender; o Tudo se passa nos mesmos lugares, ao mesmo tempo e da mesma maneira; o Uma escola é uma coleção de salas de aula e o ensino é uma repetição de atividades pré-formatadas, iguais todos os anos.

5

6 4. Quem mandou demolir a escola foi a menina de Dublin A escola de massas, onde o professor ensina no mesmo tempo e lugar a dezenas de alunos é produto da revolução industrial. o Em três séculos, mudaram os estudantes, mudou a sociedade e mudou o mercado de trabalho. o A sala de aula continua a mesma há 300 anos.

7 Taxa de Evasão - Brasil Taxa de Evasão em 2012 = 1 [(Matrículas2012 Ingressantes2012) / (Matrículas2011 Concluintes2011)] XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional FONTE:

8 Taxa de Abandono - Brasil Taxa de Abandono = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)/(Total de Matrículas) XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional FONTE:

9 Evasão x Ingressantes Brasil Perda correspondente a: 63% do ingressantes no Presencial 65% dos ingressantes no EaD 63% dos ingressantes no Total Perda correspondente a: 39% do ingressantes no Presencial 35% dos ingressantes no EaD 39% dos ingressantes no Total XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional FONTE:

10 6. Horas de Assento x Aprendizado Participativo Fazer e Ouvir: Metade dos universitários norte-americanos e europeus estudam em tempo integral com a carga horária de a horas/ano. Aqui temos 200 dias letivos e 70% dos alunos estudam à noite. Aulas de 45 minutos x quatro aulas por noite e seis disciplinas por semestre. São 600 horas sentados na universidade, ouvindo os professores. Ser universitário é ouvir aula. Segundo o Enade, o universitário estuda de uma a três horas por semana. Se ele estudar uma hora por dia, a mais, terá mais 200 horas. No Brasil, ensinam-se profissões, quando os alunos deveriam aprender Literatura, História, Ciência, Métodos Quantitativos, Lógica, Línguas, enfim, conhecimentos necessários para prepará-los para exercer qualquer ocupação do mundo moderno. O estudante brasileiro estuda metade do que estudou um universitário norte-americano ou europeu em seus quatro anos. Para a maioria das ocupações do setor terciário, até que não está mal.

11 7. Mudanças de Paradigma A universidade tradicional presencial está com os dias contados. A forma de aprender mudou e muita gente não acredita nisto. A Academia como um todo é avessa e completamente contraria às inovações. Pela primeira vez na história da humanidade a informação está acessível por um clique. As pessoas nunca tiveram tanto acesso a conteúdos diversos em diferentes mídias. As redes sociais conectaram pessoas, que compartilham experiências, conhecimentos, notícias, curiosidades, trocam seus repertórios pessoais e profissionais.

12 8. Uso das tecnologias de informação e comunicação A educação foi impactada pelo desenvolvimento tecnológico. O potencial do conhecimento agora está nas mãos das pessoas, que escolhem o que querem e como querem aprender. Postura muito mais ativa das pessoas em relação a sua aprendizagem. Os usuários da rede deixaram de ser simples ouvintes e passaram a ser autores de conteúdos e informações. Uma revolução silenciosa ganhou força e democratizou o conhecimento que está disponível em todos os lugares do mundo sem distâncias para aqueles que querem aprender.

13 9. Civilização Globalizada O mundo virou uma aldeia global como profeticamente sinalizou o teórico da comunicação Marshall McLuhan. Uma revolução silenciosa ganhou força e democratizou o conhecimento que está disponível em todos os lugares do mundo sem distâncias para aqueles que querem aprender. Não há mais fronteiras do conhecimento entre países. A universidade não está mais numa rua, bairro, estado ou pais. Está no mundo. As escolas têm de preparar os cidadãos para "um mundo globalizado, complexo, de mudança, centrado no conhecimento, onde todos competem com todos, sem fronteiras, e onde a capacidade de cada um para criar valor, com empenho e inovação, passou a ser fator crítico, não apenas de sucesso, mas de sobrevivência".

14 10. Tendências para diversificação Perfis múltiplos: Diversificação do papel das instituição de ensino. Certificadoras, Avaliadoras e Produtoras de conteúdos. O conteúdo será mais ligado a fatos, realidades, importância e resultados. O aluno montará seu currículo em sala de aula ou em casa, nos cursos a distância. As grandes instituições de ensino vão se unir para criar grandes redes de aprendizado e conteúdo compartilhado. Alunos e professores poderão trocar informações entre si. Muitos estudarão em casa, rompendo o limite da instituição tradicional com aulas presenciais. Novos tipos de certificados e diplomas irão surgir, uma vez que todo conhecimento será válido e proveitoso. Os espaços precisarão ser reorganizados em função da diversificação das necessidades dos estudantes XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional

15 11. O sucesso do sobrinho foi devido às suas competências comportamentais. o o o o o o Comunicação (saber expressar ideias, saber ouvir, tirar dúvidas e dar respostas); Trabalho em equipe (capacidade de lidar com seus pares para atingir metas); Assertividade (habilidade para expressar posicionamentos, ideias e emoções com argumentos que denotam profissionalismo e respeito aos demais); Negociação (dialogar com os demais para chegar ao consenso ou obter a melhor solução para todos); Ética (sustentar-se em valores éticos e morais, gerando confiança nos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores); Flexibilidade (adaptar-se às condições favoráveis e desfavoráveis ambientais, econômicas, tecnológicas ), dentre outras. São difíceis de desenvolver, exigem investimento pessoal, coragem para lidar com as próprias emoções e humildade para encarar as próprias limitações.

MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL

MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL Trilha 4 INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Diagnóstico das Iniciativas de Capacitação para Desenvolvimento da Internet no Brasil Coordenadores Lisandro Granville e Nivaldo

Leia mais

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação Proposta de Trabalho Brasília, 30 de novembro de 2012 São Paulo, Agosto 2011 Apresentação do projeto HORÁCIO PIVA 1 Recursos humanos qualificados

Leia mais

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Tecnologias na Aprendizagem Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Eu na TV! Em um momento em que se fala de tecnologia educacional, e a influência

Leia mais

Andressa Sasaki Vasques Pacheco Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta

Andressa Sasaki Vasques Pacheco Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Andressa Sasaki Vasques Pacheco andressa.ufsc@gmail.com Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta kellyadm@hotmail.com Patrícia de Sá Freire patriciasafreire@terra.com.br Marina Keiko Nakayama marina@egc.ufsc.br

Leia mais

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

Informativo SAI. 07 de agosto

Informativo SAI. 07 de agosto 07 de agosto Informativo SAI 2012 Informativo com notícias sobre avaliação e regulação extraídas da mídia e de sítios eletrônicos de entidades da área educacional. Volume 20 [Digite texto] FAQ ENADE Como

Leia mais

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio ANITA PIRES EMAIL: anitap@matrix.com.br FONE/FAX: (48) 223 5152 Características Históricas Ontem: Relações autoritárias; Trabalho escravo; Patrimônio: tangível

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES EAD EM NÚMEROS MARCO LEGAL EAD MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E NAS IES DESAFIOS

Leia mais

Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional Tecnologia Educacional Ferramentas que apoiam processos de aprendizagem Exemplos: giz e lousa, livros, radio e televisão, animações interativas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, etc. etc. (quase ) sinônimos

Leia mais

Relatório de resultados

Relatório de resultados Relatório de resultados 2017 e 2018 Abril de 2019 Plataforma de escuta online e gratuita porvir.org/nossaescola O QUE OS JOVENS PENSAM DA ESCOLA E COMO ELES GOSTARIAM QUE ELA FOSSE? A ferramenta de escuta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS. Resolução n.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS. Resolução n. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS Resolução n.º 01/2016 Regulamenta as Atividades Complementares integrantes dos Currículos

Leia mais

A construção de uma Carreira: devolutiva coletiva e agendamentos individuais. Profa. Cássia Bordini Cintra Professora - Fatec São José dos Campos

A construção de uma Carreira: devolutiva coletiva e agendamentos individuais. Profa. Cássia Bordini Cintra Professora - Fatec São José dos Campos A construção de uma Carreira: devolutiva coletiva e agendamentos individuais Profa. Cássia Bordini Cintra Professora - Fatec São José dos Campos Sejam bem vindos VAMOS REFLETIR Acordo de Participação

Leia mais

UNIRIO EM NÚMEROS - ANO BASE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas ,73 Receitas Próprias

UNIRIO EM NÚMEROS - ANO BASE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas ,73 Receitas Próprias INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas 604.795.075,73 Receitas Próprias 1.566.515,50 Transferência Orçamentária 603.228.560,23 Despesas 335.520.763,16 Pessoal - Professores Ativos 133.483.664,21

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014. das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com a apresentação das disciplinas nas turmas. Os alunos das turmas de 2013-1; 2012-1;

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Escola Modelo está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, Temos Escritório Operacional na cidade de Votuporanga - SP. Hoje a Multiensino

Leia mais

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - EDUCAÇÃO A

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN AVALIAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFAM Lei Nª 11.872/2008 Art. 7ª - Objetivos dos Institutos Federais: I - ministrar educação profissional

Leia mais

Webinar HOPER Análise Setorial da Educação Superior Privada Brasil 2018

Webinar HOPER Análise Setorial da Educação Superior Privada Brasil 2018 1 Webinar HOPER Análise Setorial da Educação Superior Privada Brasil 2018 2 Webinar HOPER Análise Setorial da Educação Superior Privada Brasil 2018 3 Webinar HOPER Análise Setorial da Educação Superior

Leia mais

ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS

ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS INTRODUÇÃO Franklin Vieira de Sá Universidade Federal do Piauí frankkkfalcon@hotmail.com A dupla rotina dos

Leia mais

Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos

Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos mozart@ias.org.br E a Sala de aula? Alfabetizar na idade certa as nossas crianças (Meta 5 do PNE) Prova ANA: Níveis de alfabetização ao final do 3 ano

Leia mais

Calendário do ANO LETIVO 2018 da Graduação

Calendário do ANO LETIVO 2018 da Graduação Calendário do ANO LETIVO 2018 da Graduação Mês Feriados Datas Acadêmicas Janeiro 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Feriados Nacionais Estaduais e Municipais:

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA

IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA João Vianney Doutor em Ciências Humanas PPGICH-UFSC Diretor de Educação a Distância do IESB Membro do Conselho de Ética da ABED Tá tudo muito bom... Tá tudo muito

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019 REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano 1º semestre - 06/02/2019 Plano de Avaliação 4º, 5º e 6º ano (EF) O plano de avaliação do Colégio Nova Geração para o 4º, 5º e 6º ano é composto por 5 (cinco) avaliações,

Leia mais

O Workshop. Facilitador. A Outliers! Investimento. Inscrições. Workshop de Vendas

O Workshop. Facilitador. A Outliers! Investimento. Inscrições. Workshop de Vendas de Vendas da Outliers! é uma experiência pensada para você aprender e experimentar técnicas de venda direta e indireta, por meio de uma série de simulações. O objetivo do workshop é capacitar o participante

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! 1 2 Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos de graduação

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 Ponta Grossa 2014 REITORIA Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Altair Justino COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

Treinamento Matrícula Inicial

Treinamento Matrícula Inicial SAGRES Acadêmico Treinamento Matrícula Inicial Objetivo Qualificar os participantes para uso das funções da Matricula Inicial. Agenda 1. Objetivo do Treinamento de Matricula Inicial 2. Cadastro de Alunos

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

A ESCOLA DO FUTURO DESAFIOS DO PRESENTE

A ESCOLA DO FUTURO DESAFIOS DO PRESENTE A ESCOLA DO FUTURO DESAFIOS DO PRESENTE Valseni Braga O FUTURO JÁ ESTÁ ENTRE NÓS Música: Wind of change. 1. CENÁRIO ATUAL O futuro já está entre nós. Tecnologias gerando mudanças. Contexto mundial atual.

Leia mais

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores:

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores: Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores: Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas

Leia mais

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA Ryon Braga SUMÁRIO Cenário Competitivo Síntese das tecnologias que estão impactando a educação. Adoção das tecnologias desafios. Falta de metodologia adequada

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013)

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 1 CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 2º SEMESTRE DE 2017 JULHO 05 dias letivos 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Leia mais

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só Apresentação Os novos rumos que as sociedades modernas passaram a tomar a partir do impacto do uso de tecnologias cada vez mais avançadas, têm exigido das instituições educacionais uma revisão de seus

Leia mais

Debate: Oportunidades e Desafios do Novo Ensino Médio. 1º Encontro

Debate: Oportunidades e Desafios do Novo Ensino Médio. 1º Encontro Debate: Oportunidades e Desafios do Novo Ensino Médio 1º Encontro Debate No primeiro dia do 1º Encontro da Frente Currículo e Novo Ensino Médio oportunizamos um debate com especialistas sobre o tema. Este

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

Como preparar nossos jovens para o mercado de trabalho?

Como preparar nossos jovens para o mercado de trabalho? EDUforics Anticipando la educación del futuro http://www.eduforics.com Como preparar nossos jovens para o mercado de trabalho? Rafael Parente é PhD em educação (NYU), CEO da Aondê / Conecturma (empresa

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Calendário do ANO LETIVO 2018 da Graduação

Calendário do ANO LETIVO 2018 da Graduação Calendário do ANO LETIVO 2018 da Mês Feriados Datas Acadêmicas Janeiro 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Confraternização Universal 25 Aniversário

Leia mais

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA Evolução da Educação Integral 2016-2017-2018 120 67 100 80 60 26 33 40 20 5 3 7 0 INTEGRAIS

Leia mais

Software Livre: aprender e ensinar na EaD.

Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Eliane Silvestre Oliveira Fernanda Rolfhs Pereira Resumo: O presente trabalho irá abordar uma nova tecnologia utilizada na educação: os Softwares Livres e a EaD.

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

- ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO

- ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO - ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO Introdução É inegável a expansão da Educação Superior, e particularmente da educação superior a distância decorrentes das políticas educacionais em

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

Agenda Acadêmica 2017

Agenda Acadêmica 2017 Agenda Acadêmica Pedagogia EAD Prezados estudantes, Este material contém todas as informações inerentes ao Curso de Pedagogia EAD da Faculdade FINOM. É preciso observar a agenda, manter as atividades em

Leia mais

Ryon Braga. Faculdade Uniamérica

Ryon Braga. Faculdade Uniamérica Ryon Braga Faculdade Uniamérica UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO ESTÁ EM CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MUNDIAL - ESTAMOS PREPARADOS PARA ELA? Ryon Braga ENSINAR OU APRENDER? Como podemos dizer que ensinamos, se ninguém

Leia mais

CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES

CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES FORMAS DOS CURSOS CURSOS PRESENCIAIS CURSOS A DISTÂNCIA LOCAL Dentro ou próximo da empresa, em local mais conveniente LOCAL

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA Profª: CLARICE KÜMPEL DI BERARDINO ¹ RESUMO A construção deste artigo tem como finalidade falar sobre um tema bastante relevante para nossos dias e em nossas escolas

Leia mais

Smart High School Dual Diploma

Smart High School Dual Diploma 1. O que é a (SHS) Smart High School? É o primeiro programa, especialmente desenvolvido para brasileiros, a permitir que o aluno faça um ensino médio forte, com carga horária elevada e, ao mesmo tempo,

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE CAIAPÔNIA 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013)

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE CAIAPÔNIA 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 1 CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE CAIAPÔNIA 2º SEMESTRE DE 2017 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 2º SEMESTRE DE 2017 JULHO 04 dias letivos 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2018 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013)

CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2018 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 1 CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS DE RIO VERDE 2º SEMESTRE DE 2018 (Autorizado conforme Resolução CONSUNI n. 10/2013) 2º SEMESTRE DE 2018 JULHO 06 dias letivos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 Cristian Tássio Queiroz 2 Sandra Mara Marasini 3 Resumo: Este artigo vai falar da contribuição do programa

Leia mais

Planejamento pedagógico para curso EAD. Profª Drª Adriana Clementino Senac-SP / Fipen

Planejamento pedagógico para curso EAD. Profª Drª Adriana Clementino Senac-SP / Fipen Planejamento pedagógico para curso EAD Profª Drª Adriana Clementino Senac-SP / Fipen Planejar Atividade intencional por meio da qual se busca determinar fins. Contexto educacional... É na realização do

Leia mais

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS MANUAL DO PROED PARA ALUNOS BOM DESPACHO 2019 1º Semestre 1 Caro aluno, bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) do Centro Universitário Una Bom Despacho. Ao longo de seus estudos,

Leia mais

Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira?

Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira? Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira? Então chegou o momento de mostrar do que você é capaz! Através do Programa Mega Talentos a Mega Sistemas Corporativos proporciona à jovens

Leia mais

Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1

Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1 Movimentos Sociais e Direitos Humanos Prof. Ma. Laura Santos Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1 Objetivos Compreender e exercitar o significado da palavra cidadania

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: Professor: Fernanda/ Iuri 2º semestre Nota: (valor: 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA

Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA 1- Nome do curso Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem 2- Modalidade Semi-presencial 3- Concepção do curso O curso de

Leia mais

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

EDUCAÇÃO CORPORATIVA O foco organizacional que antes voltava-se para o mercado, nesta última década foca no ser humano, objetivando potencializar e valorizar o conhecimento e qualidades dos funcionários e de toda a cadeia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA RELATÓRIO CONSTITUIDO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DA PESQUISA INFLUENCIA DA DISCIPLINA DE PISCICULTURA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Leia mais

Indicadores de Evasão e Migração: Como usá-los a seu favor?

Indicadores de Evasão e Migração: Como usá-los a seu favor? Webinar Hoper Educação 07 de junho de 2017 Indicadores de Evasão e Migração: Como usá-los a seu favor? Fontes: 2 Indicadores de Evasão e Migração: Brasil Privado 2014 para 2015 3 Tipos de Cálculos da Evasão

Leia mais

CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER

CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER Bem localizada no centro da cidade, a Centre é uma das líderes no segmento das escolas

Leia mais

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação As categorias que definem a ocorrência de dialogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Rute Vera Maria Favero Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD 2.1 Ambientes de EAD Os ambientes virtuais de aprendizado são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas

Leia mais

C u r r í c u l o p o r C o m p e t ê n c i a e Te n d ê n c i a s d e M e r c a d o. E l i a s C a d d a h

C u r r í c u l o p o r C o m p e t ê n c i a e Te n d ê n c i a s d e M e r c a d o. E l i a s C a d d a h C u r r í c u l o p o r C o m p e t ê n c i a e Te n d ê n c i a s d e M e r c a d o E l i a s C a d d a h Agenda Legislação/Contextualização; Conceitos Acadêmicos; Tendências Mercado; Desafios. LEGISLAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE Janaí da Conceição Silva Janai_s@hotmail.com Edja Araújo da Silva Edjaaraujo.25@hotmail.com Givaldo Amoroso

Leia mais

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL 1. O EVENTO REGULAMENTO As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens; e os alunos vivenciam um novo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 3º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL Grade Curricular O que o discente de engenharia precisa fazer para concluir o curso? Estágio ENADE Atividades complementares Integralização das disciplinas TCC Integralização

Leia mais

PLATAFORMA MOODLE: COMO ESTUDAR ONLINE NO ISCED?

PLATAFORMA MOODLE: COMO ESTUDAR ONLINE NO ISCED? PLATAFORMA MOODLE: COMO ESTUDAR ONLINE NO ISCED? www.isced.ac.mz www.isced.ac.mz A POSTURA DO ESTUDANTE EM EAD O ENSINO SUPERIOR É O MAIS ALTO NÍVEL DO SISTEMA EDUCATIVO E COMPREENDE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER Elisa Maria Pitombo Faculdade Sumaré E-mail: elisa.pitombo@sumare.edu.br 2 RESUMO: O atendimento psicopedagógico para universitários

Leia mais

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL www.canvaslms.com/7descobertas CONSTRUINDO UMA ECONOMIA FORTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A economia brasileira passa por um período delicado e tem sofrido

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. CAMINHOS PALESTRAS & OFICINAS CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PALESTRAS & OFICINAS MELHORANDO O REPERTÓRIO DA

Leia mais

Oferecendo a melhor experiência

Oferecendo a melhor experiência Oferecendo a melhor experiência Programa de Permanência: garantindo que nossos alunos concluam os estudos Fonte: istock Para que a educação melhore a vida das pessoas, a conclusão dos estudos e a formação

Leia mais

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual Introdução Cada vez mais cedo as crianças tem acesso a tecnologia. São telefones celulares, tablets e computadores que possibilitam aos pequenos adentrar no

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares deverão ser incrementadas ao longo do curso, devendo a Instituição de Ensino Superior criar mecanismos e critérios de aproveitamento de

Leia mais

SER PROFESSOR. Escolha de Poucos. Orientadora: Dra. Betania Stange Lopes Unasp-EC. Mestrando: Enildo do Nascimento

SER PROFESSOR. Escolha de Poucos. Orientadora: Dra. Betania Stange Lopes Unasp-EC. Mestrando: Enildo do Nascimento SER PROFESSOR Escolha de Poucos Mestrando: Enildo do Nascimento Orientadora: Dra. Betania Stange Lopes Unasp-EC RAZÕES PELA GRANDE QUEDA NA PROCURA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: -a) falta de

Leia mais

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp.

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp. Hoje já não temos mais dúvidas de que o planeta seria um caos total sem Comunicação. Assim como investimos em nossa alimentação, aprimorar nossa Comunicação é também vital. Este curso traz reflexões, corrige

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 2ª Série Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

Leia mais

Planeje sua Liberdade

Planeje sua Liberdade Planeje sua Liberdade educação financeira com propósito Como se tornar um parceiro Sumário O QUE É A ANBIMA... 2 POR QUE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA UNIVERSITÁRIOS?... 3 ABORDAGEM DO CURSO PLANEJE

Leia mais