PENEIRAMENTO NA FABRICAÇÃO DO SUPERFOSFATO TRIPLO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PENEIRAMENTO NA FABRICAÇÃO DO SUPERFOSFATO TRIPLO"

Transcrição

1 PENEIRAMENTO NA FABRICAÇÃO DO SUPERFOSFATO TRIPLO A. M. RODRIGUES 1, G. P. RIBEIRO 2, J. R. D. FINZER 1 e E. P. TEIXEIRA 3 1 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia Química 2 Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Engenharia Química 3 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia de Computação para contato: le_rodrigues12@hotmail.com; gustavopribeiro@gmail.com; jrdfinzer@uol.com.br; edilberto.teixeira@uniube.br RESUMO O superfosfato triplo (TSP) é um dos tipos de fertilizantes fosfatados, que é obtido através do ataque ácido da rocha fosfática com o ácido fosfórico. Essa reação ocorre em um reator constituído por uma correia transportadora denominada Den. O material ao final dessa correia passou pelos estados fluido e plástico e encontra-se no estado sólido. Segue-se a ação de um degrumador e obtém-se o TSP em pó, que é enviado para uma pilha de cura, para finalizar a etapa reacional. O TSP pode ser comercializado na forma de pó ou grânulos, sendo a mais comum em grânulos. Para obtenção do TSP granulado o TSP em pó passa um uma sequência de etapas que se inicia com a granulação do TSP em um granulador rotativo. Os grânulos são alimentados em secador de tambor rotativo. O material seco alimenta duas peneiras que operam em serie e fazem a separação granulométrica do material. O material na granulometria desejada é alimentado em um resfriador, do tipo tambor rotativo, e a descarga consiste no TSP granulado. O objetivo desse trabalho foi analisar a etapa de peneiramento efetuando-se cálculos com aplicação de balanço de massa, visando obter a eficiência de peneiramento industrial do TSP granulado. A eficiência da peneira A e da B foram 38,50% e 30,91% e o segundo deck de cada peneira foi dominante na quantificação da eficiência, devendo ser submetido a aperfeiçoamentos para que a eficiência do conjunto seja melhorada. 1. INTRODUÇÃO Os fertilizantes minerais fosfatados possuem o fósforo como seu macronutriente primário. São obtidos a partir do processamento de rochas naturais ricas em fosfato, e possuem algumas rotas de produção que determinam certas características do produto final (Dias e Lajolo, 2010). Os principais tipos de fertilizantes fosfatados são: superfosfato simples (SSP), superfosfato triplo (TSP), fosfato monoamônico (MAP), fosfato diamômico (DAP), termofosfatos e rocha fosfática parcialmente acidulada (Kulaif, 1999).

2 A produção de fertilizantes fosfatados pode ser feita por via úmida ou térmica. No Brasil utilizase a via úmida, devido entre vários fatores a qualidade e o teor da rocha fosfática. No processo por via úmida é realizado a acidificação do concentrado de rocha fosfática com ácido sulfúrico, que pode produzir os SSP, a rocha fosfática parcialmente acidulada e o ácido fosfórico (Kulaif, 2009). As matérias-primas utilizadas na produção dos fertilizantes fosfatados se classificam em matérias-primas básicas e intermediárias. As básicas compreendem a rocha fosfática, o enxofre, gás natural e subprodutos das refinarias de petróleo; e as intermediárias compreendem o ácido sulfúrico, o ácido fosfórico e a amônia anidra (Lapido-Loureiro e Melamed, 2006). Na produção do superfosfato triplo as matérias-primas básicas são a rocha fosfática e o enxofre, e as intermediárias são o ácido sulfúrico, e o ácido fosfórico (Kulaif, 1999). O objetivo desse trabalho foi analisar a etapa de peneiramento visando obter a eficiência de peneiramento industrial do TSP granulado Matérias-Primas A rocha fosfática é a única fonte de fósforo economicamente viável, e se encontra em depósitos de origem ígnea e sedimentar. Para obtenção do concentrado fosfático usado na produção do TSP, a rocha fosfática deve ser beneficiada, o que eleva o teor de P 2 O 5 contido no minério através de operações industriais (Monteiro, 2008). O enxofre é a segunda matéria-prima básica na produção do TSP (DNPM, 2014). Segundo Monteiro (2008) as etapas do processo produtivo são: fusão e filtração do enxofre, combustão, conversão do SO 2 em SO 3, absorção do SO 3 e resfriamento e estocagem do ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ). Na obtenção de ácido fosfórico o concentrado de rocha fosfática reage com ácido sulfúrico, sendo o produto principal o ácido fosfórico diluído (Rodrigues, 2011) Fabricação de Superfosfato Triplo O superfosfato triplo (TSP) é obtido pela reação entre o concentrado de rocha fosfática e o ácido fosfórico, e é considerado um fertilizante mais concentrado devido ao seu teor de P 2 O 5 hidrossolúvel variar entre 44% e 48% (Kulaif, 2009) e a granulação do TSP é essencial para garantir um produto final de boa qualidade (Gonçalves, 2011). A granulação do TSP ocorre via úmida, onde um material ligante, geralmente líquido, é alimentado junto com a mistura de pós em um granulador, geralmente do tipo rotativo. O ligante tem a finalidade de promover a adesão entre as partículas de pó, ocorrendo aglomeração dando origem aos grânulos (Bernardes, 2006). Os grânulos formados são secos em secador rotativo, por convecção, onde uma corrente de ar quente escoa pelos grânulos úmidos. Para possibilitar um maior contato entre o sólido e o gás o secador possui suspensores para promover o cascateamento (Fernandes, 2011). Os grânulos secos alimentam uma ou mais peneiras, sendo os tipos mais comuns na indústria de fertilizantes as peneiras vibratórias horizontais, inclinadas e giratórias ou eletromecânicas. Na

3 separação do TSP a peneira vibratória horizontal é a mais utilizada. Tal peneira é composta por duas superfícies peneirantes, chamadas de decks, onde se obtém três frações do material, sendo uma das frações o produto desejado para ser comercializado, conforme apresenta a Figura 1 (Vale, 2003). Figura 1 - Peneira de duplo deck (Carrisso e Correia, 2004) 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1. Sistema de Peneiramento O sistema de peneiramento avaliado é composto por duas peneiras independentes, trabalhando em paralelo. As peneiras foram chamadas de peneiras A e B, o produto dessas peneiras se misturam, originado um produto composto, que será comercializado. As frações de finos e de grossos são alimentadas em uma corrente de reciclo, os finos são alimentados diretamente no granulador e os grossos passam por um moinho de correntes e também retornam ao granulador. Cada peneira é composta por dois decks (superfícies peneirantes), no primeiro deck (equivalente a 5 malhas) tem-se a separação das maiores partículas, que geram a primeira corrente de refugo. O peneirado alimenta o segundo deck (equivalente a 10 malhas), sendo o peneirado dessa secção a corrente de refugo de finos e o retido é o produto desejado. Na prática industrial essa separação não é perfeita, mas é preciso ser controlada para garantir que o produto atenda as especificações exigidas, e para fazer esse controle faz-se o cálculo da eficiência da peneira Cálculo da Eficiência das Peneiras A Equação 1 determina a eficiência de uma peneira (McCABE et al., 2001).

4 [ ] (1) Onde x p é a fração em massa do material desejado(produto) no produto; x f é a fração em massa do material desejado na alimentação da peneira; x r a fração em massa do material desejado no refugo. Para obter os valores das grandezas acima se realiza um balanço de massa global em cada peneira. Nesse trabalho, a taxa de material alimentada por hora foi usada como base de cálculo. Por balanço de massa determinou-se a taxa de produto, grossos e finos em cada peneira e determinou-se os valores das variáveis x p, x f e x r e quantificou-se a eficiência de cada peneira pela Equação 1. Para determinar a eficiência de cada deck faz-se o mesmo procedimento, diferenciando-se apenas que cada deck deve ser avaliado isoladamente do outro. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os dados usados para determinação da eficiência foram obtidos a partir de análise granulométrica laboratorial de amostras da unidade de peneiramento industrial do TSP. Foi utilizada uma amostra para cada uma das peneiras, e, os resultados são apresentados nas Tabelas 1 e 2 (F é a alimentação, Gr consistem nos grossos, Fi nos finos e Pr a fração percentual do produto, obtida por balanço de massa). Tabela 1 Composição em porcentagem mássica da Amostra das Peneiras A e B Malha ABNT F Gr Fi Pr F Gr Fi Pr 5 12,57 96,72 0,51 4,42 14,81 96,87 1,70 5,14 6 8,74 3,10 3,79 14,87 9,23 3,04 6,68 21, ,88 0,09 48,03 71,80 44,76 0,03 46,80 68, ,98 0,03 27,25 8,25 19,16 0,01 23,86 4, ,10 0,03 10,84 0,61 6,75 0,01 10,50 0, ,96 0,01 8,09 0,03 4,67 0,01 8,68 0,03 Fundo 0,77 0,03 1,49 0,02 0,62 0,03 1,77 0,01 Total 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 Usando os dados apresentados na Tabela 1 realizou-se o balanço material global e parcial para cada componente de cada peneira. Sendo o balanço dado por: O balanço para o componente grosso e para o produto são dados pela Equação 3 e 4, respectivamente. (2)

5 Onde x gi é a fração mássica de grossos em cada corrente; x pri é a fração mássica de produto em cada corrente; F é a massa de alimentação, Gr é massa de grossos; Fi é a massa de finos e Pr é a massa de produto. Utilizando-se uma base de cálculo da alimentação (F) igual a 100 Kg/h de TSP e resolvendo o sistema de equações formado pelas Equações 2, 3 e 4, encontra-se a taxa das correntes de grossos, finos e produtos, e os resultados estão apresentados na Tabela 2. Correntes Tabela 2 Resultados do balanço material kg/h kg/h Alimentação 100,00 100,00 Produto 26,88 19,23 Grossos 11,44 13,08 Finos 61,68 67,69 (3) (4) Conhecendo-se a vazão de cada corrente, pode-se determinar os valores de x p, x f e x r, apresentados na Tabela 3, efetuando-se o cálculo estequiométrico para x r pelo fato de existirem dois resíduos em cada peneira A e B. Verifica-se que existe muito produto desejado nos finos. Determinados x p, x f e x r, pode-se através da Equação 1 calcular a eficiência do peneiramento, os resultados estão apresentados na Tabela 4. Tabela 3 Resultados das frações mássicas x p, x f e x r Correntes X p 0,8666 0,9041 X f 0,5562 0,5399 X r 0,4421 0,4532 Tabela 4 Eficiência das Peneiras A e B 38,50% 30,91%

6 3.1 Eficiência dos Decks Para determinar a eficiência de cada deck, segue-se o mesmo procedimento, onde o balanço de massa global para o primeiro deck é apresentado pela Equação 5, sendo Pi o produto intermediário. O balanço material para os componentes grossos e produtos, são apresentados pelas Equações 6 e 7, respectivamente. Resolvendo o sistema de equações formado pelas Equações (5), (6) e (7) encontra-se o valor do produto intermediário (Pi), a fração de grossos em Pi e a fração de produto em Pi. Considerando o balanço apenas do primeiro deck o produto desejado é o material que passou pelo primeiro deck, ou seja, a fração de finos mais a fração de produto (todo material com tamanho menor do que 5 malhas). Então, a fração de material desejado em Gr é x r e a fração de produto mais a fração de finos em Pi é x p, uma vez que considera-se aqui apenas o primeiro deck o produto obtido é o chamado produto intermediário. Os resultados dos cálculos descritos estão apresentados na Tabela 5. Tabela 5 Resultados do balanço de massa do primeiro deck P i 88,561 86,92 x p 0,983 0,975 x f 0,874 0,852 x r 0,033 0,031 (5) (6) (7) Usando a Equação 1 e os resultados acima obtidos determina-se a eficiência no primeiro deck, apresentada na Tabela 6. Tabela 6 Eficiência do primeiro deck 87,67% 85,13%

7 Os cálculos realizados já determinaram o valor de todas as variáveis necessárias para o cálculo da eficiência do segundo deck, e estão apresentadas Tabela 7. Tabela 7- Resultado do balanço do segundo deck X p 0,911 0,956 X f 0,641 0,643 X r 0,523 0,552 Através da Equação 1, e dos valores das variáveis apresentadas, determinam-se as eficiências do segundo deck, apresentadas na Tabela 8. Tabela 8 Eficiência do segundo deck 39,96% 32,56% A menor eficiência do segundo deck depende do tamanho das partículas e de fatores operacionais, como taxa de alimentação dos sólidos, inclinação das peneiras, do estado de conservação ou de manutenção das superfícies peneirantes. Em alguns locais podem ocorrer depósitos em orifícios da malha e em outros as aberturas estarem ampliadas por abrasão o que causa desgaste ou por impactos. Quando a eficiência se torna menor do que um valor de controle a empresa deve efetuar ações para correção desta condição. 4.CONCLUSÃO Os resultados da eficiência das Peneiras A e B demonstraram que a encontra-se mais eficiente que a, apesar de operarem nas mesmas condições e serem do mesmo modelo. A análise da eficiência obtida de cada deck permitiu verificar que quando a eficiência do segundo deck de uma peneira é baixa, a eficiência global da peneira também é menor. Em uma peneira apesar de a eficiência do primeiro deck ser alta, se a do segundo for baixa a eficiência da peneira fica próxima a do segundo deck. A eficiência do segundo deck é dominante na eficiência global. Os resultados obtidos também demonstraram que a eficiência do primeiro deck é maior em ambas as amostras das Peneiras A e B e que ações devem ser efetuadas para aperfeiçoar o desempenho do segundo deck se o tamanho das partículas favorecer.

8 5. REFERÊNCIAS BERNARDES, L. J. L.. A granulação de materiais. Cerâmica Industrial, Piracicaba, v. 11, n. 3, p , Maio/Junho CARRISSO, Regina Coeli C.; CORREIRA, Júlio César G.. Classificação e Peneiramento. In: LUZ, Adão Benvindo da; SAMPAIO, João Alves; FRANÇA, Silvia Cristina Alves. Tratamento de minérios. 4. ed. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Cap. 5. p DIAS, E. G.; LAJOLO, R. D.. O meio ambiente na produção de fertilizantes fosfatados no Brasil. In: FERNADES, F. R. C.; LUZ, A. B.; CASTILHOS, Z. C. (Org) Agrominerais para o Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/ MTC, p DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL. Sumário Mineral Ed. Brasília: DNPM/MME, p. FERNANDES, N. J.. Efeito das impurezas ferro, alumínio e magnésio na cadeia de processamento químico do fosfato f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, GONÇALVES, C. R.. Granulação de Fertilizantes: Influência de variáveis de processo na grânulometria dos grânulos f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, KULAIF, Y.. A nova ConFiguração da Indústria de Fertilizantes Fosfatados No Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, p. (Série Estudos e Documentos, 42). KULAIF, Y.. Perfil dos fertilizantes N-P-K. s. l.: Ministério de Minas e Energia- MME, p. (Relatório Técnico 75). LAPIDO-LOUREIRO, F. E. V.; MELAMED, R.. O fósforo na agricultura brasileira: uma abordagem minero-metalúrgica. Rio de Janeiro: CETEM/MTC, p. (Séries Estudos e Documentos, 67). McCABE, W. L.; SMITH, J. C.; HARRIOT, P. Unit operations of chemical engineering. 6th. Boston: McGraw Hill, p. MONTERIO, M. F.. Avaliação do ciclo de vida do fertilizante superfosfato simples f. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo - Ênfase em Produção Limpa) - Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, RODRIGUES, R. F.. Influencia das condições de processo na granulação de supersimples em tambor rotativo f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, VALE FERTILIZANTES. Apostila de formação de operadores

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO Corretivos Adubos e Adubações Prof. ELOIR MISSIO FORMULAÇÃO DE FERTILIZANTES Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Carlos A. Bissani; Clesio Gianello; Marino J. Tedesco; Flávio A. O.

Leia mais

Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO

Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO Tamisação Separação sólido - sólido A tamisação (peneiramento) trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos em

Leia mais

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados G. Nassetti e C. Palmonari Centro Cerâmico Italiano, Bologna,

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito

Leia mais

OBTENÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO DE ALTA PUREZA A PARTIR DE CALCINADO DE OSSOS BOVINOS

OBTENÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO DE ALTA PUREZA A PARTIR DE CALCINADO DE OSSOS BOVINOS OBTENÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO DE ALTA PUREZA A PARTIR DE CALCINADO DE OSSOS BOVINOS C.M.S. dos Santos¹, P. C. Bastos², S.D.F. Rocha 3 ¹,3 Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Minas

Leia mais

9 PENEIRAMENTO UMA DAS OPERAÇÕES MECÂNICAS MAIS SIMPLES É O PENEIRAMENTO. É UMA OPERAÇÃO DE SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E PODE TER DOIS OBJETIVOS:

9 PENEIRAMENTO UMA DAS OPERAÇÕES MECÂNICAS MAIS SIMPLES É O PENEIRAMENTO. É UMA OPERAÇÃO DE SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E PODE TER DOIS OBJETIVOS: 9 PENEIRAMENTO UMA DAS OPERAÇÕES MECÂNICAS MAIS SIMPLES É O PENEIRAMENTO. É UMA OPERAÇÃO DE SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E PODE TER DOIS OBJETIVOS: A) DIVIDIR O SÓLIDO GRANULAR EM FRAÇÕES HOMOGÊNEAS B) OBTER FRAÇÕES

Leia mais

01/08/2010. química).

01/08/2010. química). UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos do nitrogênio.

Leia mais

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS Para problemas com múltiplas unidades de processamento, realize a análise do número de graus de liberdade para cada unidade, para o

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIDADES DIDÁTICAS 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos

Leia mais

UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I 05/03/2015 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I 05/03/2015 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos

Leia mais

INFLUÊNCIAS DE IMPUREZAS NO FATOR DE GRANULAÇÃO

INFLUÊNCIAS DE IMPUREZAS NO FATOR DE GRANULAÇÃO INFLUÊNCIAS DE IMPUREZAS NO FATOR DE GRANULAÇÃO Nayara Felício de Oliveira, UFG- Regional Catalão, nayara.fo2@gmail.com Nilson José Fernandes, UFG- Regional Catalão, nilsonfernandes@ufg.br Rafael Rosa

Leia mais

PMI INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL Prof. Maurício Guimarães Bergerman 1 o semestre de Lista de exercícios

PMI INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL Prof. Maurício Guimarães Bergerman 1 o semestre de Lista de exercícios PMI3101 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL Prof. Maurício Guimarães Bergerman 1 o semestre de 2015 Revisão de conceitos básicos Lista de exercícios 1) Qual o teor máximo de ferro de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes FERTILIZANTES E CORRETIVOS: CONCEITOS BÁSICOS E CLASSIFICAÇÃO Prof. Dr.

Leia mais

NORM: Guia Prático 5A-4. Mineração de Fosfato e Produção de Ácido Fosfórico. Barbara Paci Mazzili

NORM: Guia Prático 5A-4. Mineração de Fosfato e Produção de Ácido Fosfórico. Barbara Paci Mazzili 5A-4 Mineração de Fosfato e Produção de Ácido Fosfórico Barbara Paci Mazzili A s reservas mundiais de rocha fosfática são de, aproximadamente, 66 bilhões de toneladas de P 2. A produção mundial de fosfato,

Leia mais

Peneiras Velopen. No geral podemos especificar as aplicações do peneiramento de tal forma:

Peneiras Velopen. No geral podemos especificar as aplicações do peneiramento de tal forma: Peneiras Velopen Peneiras vibratórias VELOPEN são usadas para a classificação de produtos em até 4 frações, utilizando-se telas de diferentes malhas ou chapas perfuradas de diferentes aberturas. Pode-se

Leia mais

Insumos Agropecuários: Fertilizantes. Cadeias Produtivas Agrícolas

Insumos Agropecuários: Fertilizantes. Cadeias Produtivas Agrícolas Insumos Agropecuários: Fertilizantes Cadeias Produtivas Agrícolas Insumos Agropecuários Segundo dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, o mercado distribuidor

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL PARA AVALIAR A GRANULAÇÃO DE FERTILIZANTES À BASE DE FOSFOGESSO EM UM DISCO ROTATIVO

ESTUDO EXPERIMENTAL PARA AVALIAR A GRANULAÇÃO DE FERTILIZANTES À BASE DE FOSFOGESSO EM UM DISCO ROTATIVO ESTUDO EXPERIMENTAL PARA AVALIAR A GRANULAÇÃO DE FERTILIZANTES À BASE DE FOSFOGESSO EM UM DISCO ROTATIVO R. F. PIRES 1, D. L. SOUZA 1 e J. L. VIEIRA NETO 1 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

Leia mais

MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO NUMA EMPRESA PRODUTORA DE SUPERFOSFATO

MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO NUMA EMPRESA PRODUTORA DE SUPERFOSFATO 43 MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO NUMA EMPRESA PRODUTORA DE SUPERFOSFATO SILVA, Reginaldo dos Santos 1 RESUMO: O lucro máximo é uma busca constante numa empresa. Este trabalho procurou, utilizando-se de dados de

Leia mais

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NAS USINAS DE PROCESSAMENTO MINERAL

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NAS USINAS DE PROCESSAMENTO MINERAL Seminário: Reprocessamento de Rejeitos da Mineração SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NAS USINAS DE PROCESSAMENTO MINERAL Prof. George E. S. Valadão Departamento de Engenharia de Minas - UFMG São Paulo - 2018 SUMÁRIO

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I BALANÇOS MATERIAIS Mol, Peso molar, Densidade, Vazão mol = 6,023. 10 23 (Constante) Peso (massa) molar = g/mol de molécula (ou átomo) Densidade : ρ = m/v Vazão : Q = V/t

Leia mais

INOVAÇÃO NO SETOR DE FERTILIZANTES. Efraim Cekinski

INOVAÇÃO NO SETOR DE FERTILIZANTES. Efraim Cekinski INOVAÇÃO NO SETOR DE FERTILIZANTES Efraim Cekinski cekinski@ipt.br IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. Uma das primeiras instituições de P&D&I aplicados no Brasil Vinculado

Leia mais

Processos de Concentração de Apatita Proveniente do Minério Fósforo- Uranífero de Itataia

Processos de Concentração de Apatita Proveniente do Minério Fósforo- Uranífero de Itataia Processos de Concentração de Apatita Proveniente do Minério Fósforo- Uranífero de Itataia Leandro Almeida Guedes de Jesus Bolsista PCI, Técnico Químico Marisa Bezerra de Mello Monte Orientadora, Engenheira

Leia mais

Operações Unitárias Parte II

Operações Unitárias Parte II Operações Unitárias Parte II Apresentação Aula anterior: - Grandezas físicas; - Balanço de massa; - Balanço de energia; - Conversão; - Reciclo; - Rendimento; - Fração convertida; - Umidade relativa; -

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA DUREZA DOS GRÂNULOS ORIUNDOS DA GRANULAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA RESUMO

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA DUREZA DOS GRÂNULOS ORIUNDOS DA GRANULAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA RESUMO CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA DUREZA DOS GRÂNULOS ORIUNDOS DA GRANULAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA L. M. RODRIGUES 1, F. N. C. RODRIGUES 1, M. M. SHIMANO 1, A. F. DE LIMA 2, R. F. PIRES 1* 1 Universidade Federal do

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br AGREGADOS Material granular

Leia mais

SECAGEM DE RESÍDUO DE MARACUJÁ EM SECADOR ROTATÓRIO - UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO.

SECAGEM DE RESÍDUO DE MARACUJÁ EM SECADOR ROTATÓRIO - UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO. SECAGEM DE RESÍDUO DE MARACUJÁ EM SECADOR ROTATÓRIO - UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO. B. D. de MOURA 1, E. L. de OLIVEIRA 1, L. V. M. de S. CELESTINO 1 e J. A. de OLIVEIRA 1 1 Universidade

Leia mais

PQI 3211 Engenharia de Produção e Processos Químicos O setor de Indústrias Químicas no Brasil

PQI 3211 Engenharia de Produção e Processos Químicos O setor de Indústrias Químicas no Brasil PQI 3211 Engenharia de Produção e Processos Químicos O setor de Indústrias Químicas no Brasil 1 DO BRASIL 2 3 Produtos químicos de uso industrial 1 1.006 = Total de fábricas de produtos químicos de uso

Leia mais

Apostila Adubos e Adubação

Apostila Adubos e Adubação Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Ciências Agrárias Apostila Adubos e Adubação Prof. Gaspar H. Korndörfer Uberlândia, Julho de 2001 2 LEGISLAÇÃO P/CALCÁRIOS Portaria Nº1-04/03/1983 1. Características

Leia mais

Exercício. Questão 48 Engenheiro de Processamento Petrobras 02/2010

Exercício. Questão 48 Engenheiro de Processamento Petrobras 02/2010 Operações Unitárias Apresentação Grandezas Físicas Questão 48 Engenheiro de Processamento Petrobras 02/2010 O número de cavitação (Ca) é um número adimensional empregado na investigação da cavitação em

Leia mais

Processamento de Materiais Cerâmicos

Processamento de Materiais Cerâmicos Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matériasprimas 1 Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas Quanto mais específica a aplicação de um produto cerâmico

Leia mais

Avaliação da queima de serragem em fornalha

Avaliação da queima de serragem em fornalha Avaliação da queima de serragem em fornalha Adriano Divino Lima Afonso 1, Helton Aparecido Rosa 2, Gustavo Veloso 2, Danilo Bonini de Souza 2, Cledemar Busnello 2 37 1 Eng. Agrícola, Prof. Doutor Departamento

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES JUNHO DE 2017

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE. Engº Marcelo Zubaran

UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE. Engº Marcelo Zubaran UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE Engº Marcelo Zubaran ÍNDICE Introdução Sistema para baixa taxa de reciclagem Sistema para alta taxa de reciclagem Resultados Conclusões ÍNDICE Introdução INTRODUÇÃO

Leia mais

SECAGEM DE FERTILIZANTES EM SECADORES ROTATÓRIOS ROTOAERADOS UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO DE SÓLIDOS

SECAGEM DE FERTILIZANTES EM SECADORES ROTATÓRIOS ROTOAERADOS UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO DE SÓLIDOS SECAGEM DE FERTILIZANTES EM SECADORES ROTATÓRIOS ROTOAERADOS UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO DE SÓLIDOS B. C. SILVÉRIO 1, I. A. RESENDE 2, D. B. L SANTOS 2 e M. A. S. BARROZO 2 1 Universidade

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA Mestrando: Adailson da Silva Duarte Orientador: Prof. Dr. Alexandre Fernandes Habibe. Resíduos Sólidos

Leia mais

APLICAÇÃO DE MISTURAS DE FOSFOGESSO E SOLOS TROPICAIS FINOS NA PAVIMENTAÇÃO. PALAVRAS CHAVE: Resíduo sólido. Pavimentação. Fosfogesso.

APLICAÇÃO DE MISTURAS DE FOSFOGESSO E SOLOS TROPICAIS FINOS NA PAVIMENTAÇÃO. PALAVRAS CHAVE: Resíduo sólido. Pavimentação. Fosfogesso. APLICAÇÃO DE MISTURAS DE FOSFOGESSO E SOLOS TROPICAIS FINOS NA PAVIMENTAÇÃO MESQUITA, Glaucia Machado 1 ; REZENDE, Lilian Ribeiro de 2 PALAVRAS CHAVE: Resíduo sólido. Pavimentação. Fosfogesso. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

REDUÇÃO DAS PERDAS DE CORPOS MOEDORES NA MOAGEM SECUNDÁRIA

REDUÇÃO DAS PERDAS DE CORPOS MOEDORES NA MOAGEM SECUNDÁRIA SAMARCO MINERAÇÃO S.A. Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Industriais Minas Menos Resíduos REDUÇÃO DAS PERDAS DE CORPOS MOEDORES NA MOAGEM SECUNDÁRIA I. APRESENTAÇÃO PROPONENTES:

Leia mais

Tratamento de minérios MOAGEM 13/5/19

Tratamento de minérios MOAGEM 13/5/19 MOAGEM 13/5/19 MOAGEM E A Em uma indústria mineral 25% da energia consumida é para a moagem Somente 5% dessa energia é efetiva para geração de novas superfícies Massa acumulada (%) 8 horas 24 horas 48

Leia mais

PLANTAS MODULARES. Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas?

PLANTAS MODULARES. Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas? PLANTAS MODULARES Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas? MaxiMesh,FiberBed,Evenflow,FairFlow,MaxiSaddle, MaxiDome, MaxiDur are registered trademark of Clark Solutions AGENDA

Leia mais

FÓSFORO NO SOLO 1 ASPECTOS GERAIS 2 DINÂMICA DE P NO SOLO. - É o nutriente mais usado em adubações no Brasil.

FÓSFORO NO SOLO 1 ASPECTOS GERAIS 2 DINÂMICA DE P NO SOLO. - É o nutriente mais usado em adubações no Brasil. 1 ASPECTOS GERAIS FÓSFORO NO SOLO - O P é macronutriente menos exigido pelas plantas. - O P é macronutriente menos exigido pelas plantas. - É o nutriente mais usado em adubações no Brasil. - É o nutriente

Leia mais

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE ARDÓSIA COMO FONTE DE MAGNÉSIO PARA SÍNTESE DE FERTILIZANTES MINERAIS

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE ARDÓSIA COMO FONTE DE MAGNÉSIO PARA SÍNTESE DE FERTILIZANTES MINERAIS ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE ARDÓSIA COMO FONTE DE MAGNÉSIO PARA SÍNTESE DE FERTILIZANTES MINERAIS K. C. F. ABREU 1, F. A. MOREIRA 2, A. P. L. PAIVA 3 e K. S. SANTANA 4 1 UNIFEMM Centro Universitário

Leia mais

Fabio Vale. Eng o Agr o, Dr. Adubai Consultoria

Fabio Vale. Eng o Agr o, Dr. Adubai Consultoria Fabio Vale Eng o Agr o, Dr. Adubai Consultoria Recuperação da Produtividade Correções do Solo: Ênfase na Utilização da Fosfatagem Fabio Vale Eng o Agr o, Dr. Adubai Consultoria Manejo Nutricional do Canavial

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL. Prof. Geronimo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL. Prof. Geronimo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL Prof. Geronimo BALANÇO MATERIAL EM PROCESSOS COM REAÇÃO QUÍMICA Mecanismos responsáveis pela variação da massa no interior dos sistemas: Fluxos

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21

Leia mais

TESTES INDUSTRIAIS DE FLOTAÇÃO COM O MINÉRIO FOSFÁTICO DE PATOS DE MINAS MG

TESTES INDUSTRIAIS DE FLOTAÇÃO COM O MINÉRIO FOSFÁTICO DE PATOS DE MINAS MG TESTES INDUSTRIAIS DE FLOTAÇÃO COM O MINÉRIO FOSFÁTICO DE PATOS DE MINAS MG B. G. Rocha 1, J. M. Borges 2 1 Vale Fertilizantes S.A Departamento de Desenvolvimento de Processos Rodovia MG 341 Km 25 Fazenda

Leia mais

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017 ECONOMIA MINERAL Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21 22 23 24 25 26 27 28 29 21 211 212 213 214 215

Leia mais

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS APOSTILA DO PROFESSOR LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APOSTILA DE ENSAIOS DE LAB. DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração SOLUÇÃO INCINERAÇÃO A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração A Gloryroad é uma empresa especializada no fornecimento de projetos turn-key de incineração de todos os tipos

Leia mais

ANEXO CAPÍTULO II DAS ESPECIFICAÇÕES E GARANTIAS MÍNIMAS DOS PRODUTOS. Seção I Da Natureza Física

ANEXO CAPÍTULO II DAS ESPECIFICAÇÕES E GARANTIAS MÍNIMAS DOS PRODUTOS. Seção I Da Natureza Física ANEXO DEFINIÇÕES E NORMAS SOBRE AS ESPECIFICAÇÕES E AS GARANTIAS, AS TOLERÂNCIAS, O REGISTRO, A EMBALAGEM E A ROTULAGEM DOS CORRETIVOS DE ACIDEZ, CORRETIVOS DE ALCALINIDADE, CORRETIVOS DE SODICIDADE E

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES NOVEMBRO DE 2016

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES NOVEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FERTILIZANTES NOVEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO FLUIDO DE PERFURAÇÃO EM PENEIRAS VIBRATÓRIAS

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO FLUIDO DE PERFURAÇÃO EM PENEIRAS VIBRATÓRIAS MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO FLUIDO DE PERFURAÇÃO EM PENEIRAS VIBRATÓRIAS M. D. MARQUES 1 e V. V. MURATA 1 1 Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Química e-mail para contato:

Leia mais

CRITÉRIOS DE DESINTEGRAÇÃO MECÂNICA:

CRITÉRIOS DE DESINTEGRAÇÃO MECÂNICA: REDUÇÃO DE TAMANHO TODAS AS FORMAS EM QUE AS PARTÍCULAS DE SÓLIDOS SÃO ROMPIDAS EM OUTRAS MENORES CRITÉRIOS DE DESINTEGRAÇÃO MECÂNICA: APARELHOS TÍPICOS: BRITADORES E OS MOINHOS UM BRITADOR OU UM MOINHO

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA Usada para caracterizar o tamanho das partículas de um material Distinguem-se pelo tamanho cinco tipos de sólidos particulados: Pó: partículas de 1 μm até 0,5 mm Sólidos Granulares:

Leia mais

Tratamento de Minérios. Análise Granulométrica

Tratamento de Minérios. Análise Granulométrica Análise Granulométrica 15/3/2018 -9,5 +4,8 mm brita 0 seixo rolado Análise Granulométrica o que é? Compreende o estudo dos métodos que estabelecem a distribuição de tamanhos das partículas em um material

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 SUMÁRIO Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 1.1 Considerações gerais... 1 1.1.1 Importância da fertilidade do solo... 2 1.1.2 Relação com outras disciplinas... 3 1.1.3 Importância do método científico...

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte) Conteúdo da aula 1 Introdução à dosagem Marshall de concretos asfálticos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRATAMENTO DE MINÉRIOS CHAVE DE RESPOSTAS

PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRATAMENTO DE MINÉRIOS CHAVE DE RESPOSTAS Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral PPGEM Processo Seletivo de Mestrado 2019.2 PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019.2 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II COLÉGIO META OPERAÇÕES UNITÁRIAS II Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO SÃO PAULO 2012 1 OPERAÇÕES UNITÁRIAS II BALANÇO MATERIAL O Balanço Material é utilizado para projetos e análises de equipamentos de novas

Leia mais

TÍTULO: APERFEIÇOAMENTO DE UM EQUIPAMENTO DO TIPO SECADOR DE BANDEJAS

TÍTULO: APERFEIÇOAMENTO DE UM EQUIPAMENTO DO TIPO SECADOR DE BANDEJAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: APERFEIÇOAMENTO DE UM EQUIPAMENTO DO TIPO SECADOR DE BANDEJAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL 1: GRANULOMÉTRICA. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira

OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL 1: GRANULOMÉTRICA. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL 1: REDUÇÃO DE TAMANHO E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira REDUÇÃO DE TAMANHO REDUÇÃO DE TAMANHO: TODAS AS FORMAS EM QUE AS PARTÍCULAS DE SÓLIDOS SÃO

Leia mais

AREIA ARTIFICIAL: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA O MERCADO NACIONAL DE AGREGADOS

AREIA ARTIFICIAL: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA O MERCADO NACIONAL DE AGREGADOS AREIA ARTIFICIAL: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA O MERCADO NACIONAL DE AGREGADOS Salvador Luiz M. de Almeida; Valesca da Silveira Silva Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/MCT E-mail: salmeida

Leia mais

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16 Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I AGREGADOS CAPÍTULO 16 Anápolis, 2017/1. Agregados são fragmentos de

Leia mais

PROJETO DE PLANTA DE PELETIZAÇÃO DE BIOMASSA

PROJETO DE PLANTA DE PELETIZAÇÃO DE BIOMASSA PROJETO DE PLANTA DE PELETIZAÇÃO DE BIOMASSA MISSÃO FORNECER SOLUÇÕES MECATRÔNICAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL E VALOR SUPERIOR PERCEBIDO PARA MOVIMENTAÇÃO SEGURA DE PRODUTOS E PROCESSAMENTO DE MATERIAIS,

Leia mais

Beneficiamento gravimétrico

Beneficiamento gravimétrico Beneficiamento gravimétrico Projeto de circuitos e seleção de equipamentos Prof. Régis Sebben Paranhos Projeto de circuitos Introdução A concentração gravimétrica apresenta alguma possibilidade na separação

Leia mais

Argilas e processamento de massa cerâmica

Argilas e processamento de massa cerâmica Argilas e processamento de massa cerâmica ARGILA não é barro! ARGILA não é barro! Argila é um material natural, de granulometria fina, que quando umedecido adquire plasticidade; Quimicamente as argilas

Leia mais

Análise de processos químicos (relembrando) Balanço de massa (ou material)

Análise de processos químicos (relembrando) Balanço de massa (ou material) - Conversão de unidades: uso de fatores de conversão - Homogeneidade dimensional: consistência algébrica das unidades de uma equação - Grandezas Adimensionais: Grandezas sem unidades - Trabalhando com

Leia mais

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO DESTILAÇÃO MULTI-ESTÁGIOS Obtém a concentração desejada porém em quantidades reduzidas MULTI-ESTÁGIOS FRACIONADA fonte de resfriamento fonte de aquecimento O vapor

Leia mais

UMIDIFICADORAS VERTICAIS MS38

UMIDIFICADORAS VERTICAIS MS38 UMIDIFICADORAS VERTICAIS MS38 O Granulador FORGIA MS38 é uma máquina desenvolvida especificamente para transformar a composição do material cerâmico devidamente moído a seco em aglomerados homogêneos adequados

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00078/1980/048/2010 Revalidação de LO Deferimento

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00078/1980/048/2010 Revalidação de LO Deferimento PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 436934/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00078/1980/048/2010 Revalidação de LO Deferimento Empreendimento: Bunge Participações e Investimentos S.A. BPI

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

Título do projeto: Linha de Pesquisa: Justificativa/motivação para realização do projeto: Objetivos:

Título do projeto: Linha de Pesquisa: Justificativa/motivação para realização do projeto: Objetivos: Título do projeto: Caracterização químico-mineralógica-microestrutural de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero visando à produção de granulado Linha de Pesquisa: Tecnologia Mineral Caracterização

Leia mais

FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL

FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL I. A. S. Brum & L. G. M. de Jesus Laboratório de Processamento Mineral Universidade Federal do Rio Grande do Sul Depósitos de carvão

Leia mais

RESUMO DE PROJETO DE MISTURA PARA CAUQ

RESUMO DE PROJETO DE MISTURA PARA CAUQ RESUMO DE PROJETO DE MISTURA PARA CAUQ CARACTERÍSTICAS DA MISTURA COMPOSIÇÃO DOS AGREGADOS BRITA 3/4" 20,0 PEDRISCO 25,0 PÓ DE PEDRA 55,0 ÓTIMO DE BETUME - CAP 50/70 VOLUME DE VAZIOS (Vv) DENSIDADE MÁXIMA

Leia mais

Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc.

Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. C O M P L E M E N T O S D E M E C Â N I C A D O S S O L O S E F U N D A Ç

Leia mais

PQI 3103 LISTA DE EXERCÍCIOS II 2018 BALANÇOS MATERIAIS SISTEMAS EM REGIME PERMANENTE SEM REAÇÕES QUÍMICAS

PQI 3103 LISTA DE EXERCÍCIOS II 2018 BALANÇOS MATERIAIS SISTEMAS EM REGIME PERMANENTE SEM REAÇÕES QUÍMICAS Pág. 1/6 PQI 3103 LISTA DE EXERCÍCIOS II 2018 BALANÇOS MATERIAIS SISTEMAS EM REGIME PERMANENTE SEM REAÇÕES QUÍMICAS Exercícios para apoio ao estudo não é necessário entregar a solução da lista Observação:

Leia mais

Agregados - Terminologia. Termos relativos à natureza. Termos relativos à natureza. ABNT NBR 9935:2011 Agregados Terminologia. Rocha.

Agregados - Terminologia. Termos relativos à natureza. Termos relativos à natureza. ABNT NBR 9935:2011 Agregados Terminologia. Rocha. Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema, MSc. Agregados - Terminologia ABNT NBR 9935:2011 Agregados Terminologia 2 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II AGREGADOS

Leia mais

Matérias-primas naturais

Matérias-primas naturais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL naturais Argilas 20/3/2018 Argilas Comparação entre as escalas principais de dimensões de partículas em sólidos Pérsio de Souza Santos

Leia mais

Extração Sólido-Líquido

Extração Sólido-Líquido Extração Sólido-Líquido Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 31 de outubro e 7 de novembro de 2017 Extração Sólido-Líquido 1 / 36 Introdução Extração Sólido-Líquido

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS. 1. APLICAÇÃO. A usina semimóvel, projetada e fabricada pela ZL Equipamentos, foi desenvolvida para fabricar areia

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 30-14 09/2014 T 30 pg1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico -ARTERIS

Leia mais

AVALIAÇÃO TÉRMICA DO PROCESSO DE SECAGEM DE MISTURAS DE GRAVIOLA E LEITE EM SECADOR DE LEITO DE JORRO

AVALIAÇÃO TÉRMICA DO PROCESSO DE SECAGEM DE MISTURAS DE GRAVIOLA E LEITE EM SECADOR DE LEITO DE JORRO AVALIAÇÃO TÉRMICA DO PROCESSO DE SECAGEM DE MISTURAS DE GRAVIOLA E LEITE EM SECADOR DE LEITO DE JORRO T. M. DELMIRO 1, I. P. MACHADO 1, M. F. D. de MEDEIROS 2 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

Para poder obter diferentes cortes de separação, as peneiras vibratórias da MS estão disponíveis nas versões com uma ou duas redes:

Para poder obter diferentes cortes de separação, as peneiras vibratórias da MS estão disponíveis nas versões com uma ou duas redes: PENEIRAS INCLINADAS O princípio de funcionamento das peneiras "MS" de alto rendimento representa um avanço significativo no setor da separação industrial, que se traduz em performances melhores e mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 598- Laboratório de Engenharia Química. Prática: 60h

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 598- Laboratório de Engenharia Química. Prática: 60h UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE QUÍMICA Código Disciplina/Nome: Tipo: Disciplina Obrigatória EQE 598- Laboratório de Engenharia Química Carga Horária Teórica :h Prática: 60h Cursos : Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG Estudo Universidade Viçosa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA

Leia mais

PMI INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL. Beneficiamento mineral: Aplicações e conceitos básicos PMI - EPUSP

PMI INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL. Beneficiamento mineral: Aplicações e conceitos básicos PMI - EPUSP PMI3101 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA APLICADA À INDÚSTRIA MINERAL Beneficiamento mineral: Aplicações e conceitos básicos São Paulo 29 de fevereiro de 2016 Professor Mauricio Guimarães Bergerman PMI - EPUSP

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 11-05 (2013)¹ 09/2014 T 11 pg1

Leia mais

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores 1 Grupo Votorantim 96 anos de história Empresas do grupo:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO A. M. R. FILHO¹, G. R. L. e CARVALHO¹, P. H. M. LUZ¹, A. S. REIS¹ e M. A. S. BARROZO¹ 1 Universidade Federal

Leia mais

Material de apoio. Granulometria do Solo. Granulometria do Solo

Material de apoio. Granulometria do Solo. Granulometria do Solo Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Material de apoio 2 PINTO, C. de S. CursoBásicodeMecânicados Solos, Editora

Leia mais

SECAGEM E TAMISAÇÃO MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem)

SECAGEM E TAMISAÇÃO MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem) SECAGEM E TAMISAÇÃO Lembrando MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem) 3. operações acessórias (TAMISAÇÃO) TAMISAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Leia mais

PROJETO SALITRE: Descrição do Projeto

PROJETO SALITRE: Descrição do Projeto PROJETO SALITRE 1 PROJETO SALITRE: Descrição do Projeto Investir na abertura de uma nova mina de fosfato, implantação de novas unidades de produção de fertilizantes possibilitando a oferta adicional de

Leia mais

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % #

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % # Lista de exercícios Ao produzir uma peça de pó de ferro de diâmetro 20mm e altura 20mm, numa prensa de dupla ação, qual a densidade obtida na linha neutra da peça quando a força aplicada era de 18,8 toneladas.

Leia mais

Curso Tecnólogo em Processos Químicos Apresentação Processos Industriais Inorgânicos. Prof. Fábio C. Caires Contato:

Curso Tecnólogo em Processos Químicos Apresentação Processos Industriais Inorgânicos. Prof. Fábio C. Caires Contato: Apresentação Processos Industriais Inorgânicos Prof. Fábio C. Caires Contato: fabioc@anchieta.br 5º semestre Competências Reconhecer a importância dos processos industriais inorgânicos. Conhecer procedimentos

Leia mais

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO.

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 05 29 Julho de 2017 SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. Carlos César Ferreira Rodrigues carlos.cesar@csn.com.br

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1 SÓLIDOS PARTICULADOS 2:

OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1 SÓLIDOS PARTICULADOS 2: OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1 SÓLIDOS PARTICULADOS 2: - REDUÇÃO DE TAMANHO PROF. DR. FÉLIX MONTEIRO PEREIRA 1 Grão de trigo Grão de milho Grão de soja Processo Processo Processo Farinha de trigo Farinha de milho

Leia mais

RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL

RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL Aldo Andrade de Sousa (1) ; Suelen Silva Figueiredo (2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, aldoandrade@gmail.com (2) Universidade

Leia mais

Caracterização dos fluxos de fertilizantes no Brasil. Piracicaba SP Lourenço Stivali Teixeira

Caracterização dos fluxos de fertilizantes no Brasil. Piracicaba SP Lourenço Stivali Teixeira Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia Grupo de pesquisa e extensão em logística agroindustrial ESALQ-LOG Caracterização

Leia mais

Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD

Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD Seminário RCD Um recurso valorizável 19 de setembro de 2016 LNEC Lisboa Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD Isabel Martins (LNEC) Enquadramento RCD são identificados como um recurso valorizável

Leia mais