Isaque, o Sorriso de Uma Promessa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Isaque, o Sorriso de Uma Promessa."

Transcrição

1 1 1 ] Esboço da Lição de Dezembro de Isaque, o Sorriso de Uma Promessa. Estudaremos, na lição de hoje, a fidelidade de Deus no cumprimento de Suas promessas. Deus promete, Deus cumpre aquilo que promete. Deus chamou Abraão de Ur dos caldeus, quando ele estava com setenta e cinco anos, e Sara, sua mulher, com sessenta e cinco anos. (Gn.12:1-4). Deus lhe faz promessas. Que promessas Deus fez a Abraão? 1ª Far-te-ei uma grande nação. 2ª Abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3ª Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Talvez Abraão não tenha entendido todas as promessas de Deus, mas mesmo sem entender, ele creu; e essa crença lhe foi imputada como justiça (Gn.15:6, Rm.4:3). E no v.7 desse mesmo capítulo, apareceu-lhe o Senhor, e lhe fez mais uma promessa: A tua descendência darei esta terra.

2 2 Abraão e Sara não tinham filhos, e já eram adiantados em idade; a que descendência da Abraão Deus daria aquela terra? Mesmo a despeito de todas as improbabilidades, Abraão creu em Deus (Rm. 4:17 22, Hb. 11:11-12). Sara esperou o cumprimento da promessa por dez anos; quando ela estava com setenta e cinco anos, e Abraão com oitenta e cinco anos, parece que Sara entrou em desespero. Deus prometeu, é verdade, mas eu vou fazer a minha parte; vou ajudar a Deus para o cumprimento de Sua promessa. Deus nunca precisa da ajuda humana para realizar a Sua obra; Ele é suficientemente poderoso para fazer tudo que Lhe apraz. Que ideia infeliz a de Sara! Abraão gerar um filho do ventre da escrava egípcia Agar. Seria o filho gerado no ventre de Agar o herdeiro de Abraão? Seria de Ismael que viria a descendência de Abraão? Estaria Ismael na genealogia do Senhor Jesus, o Messias? Não, Sara, não; Deus não precisa da tua ajuda, Deus espera somente a tua fé inabalável. Confia em Deus até as últimas consequências, e não serás decepcionada. Passaram-se treze anos do nascimento de Ismael, e vinte e quatro anos da chamada de Abraão. Abraão, agora com noventa e nove anos, e Sara, com oitenta e nove anos, quando Deus renova a promessa; a promessa, agora, de maneira mais dramática. Abraão recebe a visita de três personagens celestiais; sendo dois anjos, e o próprio Senhor Jesus na sua forma pré-encarnada. Sara, conforme o costume das mulheres da época, não participava da reunião, mas, de dentro da tenda, ela ouvia a conversa. Quando ela ouviu que o anjo do Senhor anunciou que, dentro de um ano, Sara daria a luz a um filho, Sara sorriu, achando aquilo impossível (Gn.18:12). O Anjo do Senhor repreendeu Sara por esse sorriso de incredulidade e confirmou a promessa (Gn.18:13 15). Um ano após a visita desses seres celestiais, Sara, com noventa anos e Abraão, com cem anos, nasce o filho bendito do Senhor; nasce o verdadeiro sorriso.

3 3 Uma promessa feita há vinte e cinco anos atrás, agora se cumpre integralmente. Nesses anos de espera, quantos momentos de expectativa, quantas dúvidas no coração do velho patriarca e de Sara, sua esposa. Agora ambos sorriem, não mais o sorriso da dúvida e da incredulidade, mas o sorriso da gratidão, a promessa de Deus viva e palpável, sendo embalada nos braços de Abraão e de Sara. Quem diria que Sara com noventa anos de idade amamentaria um filho? ((Gn. 21:5 8). Quando Isaque foi desmamado, Abraão deu um grande banquete; pois se concentrava em Isaque a esperança da formação de um povo que herdaria a terra de Canaã, e de onde viria o desejado das nações. (Is.42:1 4). Quando Isaque foi desmamado, Ismael estava com quatorze a quinze anos. Sara exigiu de Abraão que despedisse de sua casa Agar e seu filho Ismael (Gn.21:9 13). O próprio Deus ordenou a Abraão que ouvisse a voz de Sara e deitasse fora a escrava com o seu filho. Este caso, o apóstolo Paulo considerou uma alegoria entre a lei e a graça (Gl.4:22 31). Deus pede a Abraão que sacrifique seu filho Isaque em holocausto (Gn. 22:1 2). Segundo Edward Reese e Frank Klassen, coordenadores da Bíblia em ordem cronológica, Isaque estava com trinta e três anos quando Deus o pede em holocausto. Esse pedido de Deus foi para Abraão uma mui rigorosa prova de sua fé e obediência, e para Isaque um encontro com Deus. Nesse episódio, Isaque ficou conhecendo o Deus da Providência. Deus pode submeter Seus servos às mais duras provas; mas nunca os deixa sem antes lhes propiciar meios para vencer (I Co.10:13). Isaque aprendeu teoricamente com seu pai Abraão a conhecer a Deus e, no Monte Moriá, aprendeu na prática. Esse aprendizado norteou sua vida e sua conduta a ponto de ele ser considerado um príncipe de Deus (Gn.26:26-30).

4 4 Quando Isaque nasceu, Sara estava com noventa anos, e Sara morreu com cento e vinte e sete anos (Gn. 23:1). Portanto, Isaque viveu com sua mãe trinta e sete anos. Quando Isaque completou quarenta anos, Abraão mandou seu servo Eliézer à Mesopotâmia buscar, entre seus parentes, uma esposa para Isaque. Na busca de uma esposa para Isaque, Eliézer, servo de Abraão, revela-se uma belíssima figura do Espírito Santo que nos foi enviado pelo Pai, para preparar a Igreja, a noiva de Cristo, para o casamento (Jo 15:26). Eliézer não falou à família de Rebeca nada a seu respeito; ele somente falou de Abraão, sua devoção a Deus, seus bens, e de Isaque, seu filho. Assim como o Espírito Santo não fala de Si mesmo; mas glorifica a Jesus (Jo.16:13). Isaque estava com quarenta anos quando se casou com Rebeca (Gn.25: 20). Assim como Sara, Rebeca também era estéril. Foram mais cuidadosos do que Abraão e Sara. Certamente a experiência com Ismael serviu-lhes de advertência. Isaque orou insistentemente por sua mulher durante vinte anos (Gn.25:21). Isaque estava com sessenta anos quando nasceram seus dois filhos: Esaú e Jacó. Esses dois filhos de Isaque, apesar de serem gêmeos, eram muito diferentes; tanto fisicamente, como no caráter. Está escrito que Esaú era varão cabeludo, isto é, o corpo todo coberto de pelo. Jacó era varão liso (Gn. 27:11). Esaú era varão do campo, era hábil caçador; Jacó era mais do lar, ficava sempre junto a mãe (Gn.25:27 28). Esaú era desinteressado pelas coisas de Deus, por um prato de lentilhas desprezou a sua primogenitura (Gn.25: 34; Hb. 12:16). O que significava a primogenitura? Significava que ele herdaria as bênçãos de Abraão e de Isaque, nele seria chamada a descendência de Abraão, e ele seria o precursor do Messias. Ele não era homem de fé, ele andava por vista e não por fé (II Co.5:7). Jacó, apesar das trapaças que cometia, era um homem de fé e valorizava os dons de Deus. Deus, na Sua onisciência, ou preciência, pode falar com antecipação (Rm. 9:11 13).

5 5 Isaque abençoando seus filhos. Isaque, já muito velho, seus olhos enfraquecidos por causa da idade, sentiu que era hora de transmitir as bênçãos paternais a seus filhos Esaú e Jacó. Esaú, sendo o primogênito, receberia as bênçãos da posteridade. Parece que Isaque desconhecia a negociação ocorrida entre Esaú e Jacó; caso ele tivesse disso conhecimento, certamente reprovaria tal negociata. Isaque chama seu filho Esaú, e, sabendo que ele era perito caçador, manda-o apanhar uma caça e preparar um gostoso guisado, do jeito que Isaque gostava. Enquanto ele saboreasse a caça, abençoaria seu filho. Rebeca, a mãe de Esaú e Jacó, ouviu a conversa de Isaque com Esaú; e, como ela tivesse uma predileção por Jacó por ser ele varão caseiro (Gn.25:27-28), chamou seu filho Jacó e, juntamente com ele, urdiu um plano para enganar Isaque e furtar a bênção de Esaú. O plano deu certo, Isaque foi enganado, e certo de que estivesse abençoando Esaú, estava na verdade abençoando Jacó. Quando Esaú descobriu a trama, já era tarde demais. Esaú não devia esquecer-se de que ele havia desprezado a sua primogenitura, trocou-a por um prato de lentilhas. (Hb. 12:16,17). Mas Jacó, que passou a chamar-se Israel (foi Deus quem trocou o seu nome), não teve somente o seu nome trocado, mas também o seu caráter. Depois de um encontro pessoal com Deus, a vida de qualquer pessoa sofre uma mudança (Gn.32:28, 35:10). De Jacó, formou-se a nação judaica, e da nação judaica veio Nosso Salvador Jesus Cristo. AMÉM.

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 )

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 ) Sara e Agar Sara e Agar é alegoria das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai, que é a Jerusalém atual.

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

Tema: Aliança com Israel

Tema: Aliança com Israel Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9. Tema: Aliança com Israel Versículo para memorizar: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2 Coríntios 5.17 Princípio

Leia mais

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 De acordo com a Palavra de Deus, Abraão é o pai tanto dos judeus como dos gentios que creem (Rm 4.11, 12, 16, 17; Gl 3.7-9, 29). Todo aquele que é da fé, seja gentio

Leia mais

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais Plano de aulas 7ª Honestidade sempre. O resto é com Deus 8ª As provas da intimidade 9ª Em busca de soluções espirituais Aula 8 As provas da intimidade A circuncisão Gen. 17 Deus promete um filho a Abraão

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 2015 02 LIÇÃO MI S Preparado por: Pr. Wellington Almeida S IONÁRIOS ABRAÃO: O PRIMEIRO MISSIONÁRIO ESBOÇO ABRAÃO INTRODUÇÃO DOM - O Chamado SEG - O Testemunho TER - O Exemplo QUA - A Peregrinação

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

AS ALIANÇAS BÍBLICAS!

AS ALIANÇAS BÍBLICAS! AS ALIANÇAS BÍBLICAS! EM NOÉ E ABRÃO! Rev. Rogério F. de Almeida! ! A ALIANÇA BÍBLICA EM ABRAÃO! Abençoando gerações! Gen. 15! - Pano de Fundo! Gen 15:1 Depois destes acontecimentos, veio a Palavra do

Leia mais

segunda-feira, 21 de janeiro de 13

segunda-feira, 21 de janeiro de 13 Recapitulando: Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida

Leia mais

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum -Abraão- Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Quem foi Abraão? Idoso Pai de família Profeta Pai da Fé Guerreiro Negociador Rico Amigo de Deus Pai das Nações 1. O Chamado

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Uma história extraordinária! Sonhos. Milagres. Erros. Superação. Suspense. Drama. Romance. Guerra

Uma história extraordinária! Sonhos. Milagres. Erros. Superação. Suspense. Drama. Romance. Guerra Uma história extraordinária! Sonhos Erros Suspense Romance Milagres Superação Drama Guerra Uma história extraordinária! Pai da Fé (Romanos 4.11) Amigo de Deus (Isaías 41.8) Deus de Abrãao Uma história

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

HIDS ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL ESTAÇÃO ROTEIRO DR SEMANA SETEMBRO OE 2017

HIDS ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL ESTAÇÃO ROTEIRO DR SEMANA SETEMBRO OE 2017 ESTAÇÃO HIDS ROTEIRO DR SEMANA 17 23 SETEMBRO OE 2017 ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL 9h I Berçário e Maternal Tempo de Celebração de 3 a 8 anos *Tempo de Celebração: Jogos, brincadeiras bíblicas, parque

Leia mais

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus Anésio Rodrigues Povo meu, escuta a minha instrução, presta atenção no que eu vou dizer. Vou falar em comparações, vou expor enigmas do passado. Salmos

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 28/04 A 04/05 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 28/04 A 04/05 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 28/04 A 04/05 DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 20/03/16 /16 TEMA: JACO OS IRMÃOS GÊMEOS. Versículo Chave: Foi pela fé, que as pessoas do passado conseguiram ser aprovadas por Deus. Quebra Gelo Corrida para encher a garrafa

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

Abraão, o amigo de Deus

Abraão, o amigo de Deus Abraão, o amigo de Deus Série: Visões de Deus: Mensagem 01/16 Fernando Leite 07 Março 2010 "Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo, Is 41.8 Introdução

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2018 DE 05 A 11 DE AGOSTO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço

Leia mais

sexta-feira, 18 de janeiro de 13

sexta-feira, 18 de janeiro de 13 O plano de vôo: Origem e destino Detalhamento da rota Possibilidades de pouso em caso de emergência Tempo de vôo Cálculo de consumo de combustível Quantidade de pessoas a bordo A viagem está começando...

Leia mais

Lição 6 Deus: o nosso provedor. - Na sequência da análise de exemplos bíblicos de provisão divina, hoje estudaremos a vida de Isaque.

Lição 6 Deus: o nosso provedor. - Na sequência da análise de exemplos bíblicos de provisão divina, hoje estudaremos a vida de Isaque. INTRODUÇÃO - Na sequência da análise de exemplos bíblicos de provisão divina, hoje estudaremos a vida de Isaque. - Isaque, o filho da promessa, por sua fidelidade a Deus e dentro do seu papel de patriarca,

Leia mais

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 1 Capítulo 27 Isaque manda Esaú fazer um guisado Gn 27:1 E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe:

Leia mais

A Aliança que Vence o Inimigo

A Aliança que Vence o Inimigo A Aliança que Vence o Inimigo Cada dia que a igreja entra na presença de Deus e é ministrada profundamente pela Palavra e pelo Espírito Santo, eu creio que é curada de muitas feridas. Também creio que

Leia mais

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Esaú e Jacó. Anésio Rodrigues

Esaú e Jacó. Anésio Rodrigues Esaú e Jacó Anésio Rodrigues Genesis 25:20-34 Esta é a descendência de Isaque, filho de Abraão: Abraão foi pai de Isaque. Isaque tinha 40 anos de idade Genesis 25:20-34 Quando se casou com Rebeca, filha

Leia mais

Caravaggio, Sacrifício de Isaac

Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac 6 Abraão apanhou a lenha destinada ao holocausto, entregou-a ao seu filho

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19

A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19 1 INTRODUÇÃO A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19 Será que existe algum limite para Deus? Muitas vezes vivemos situações em que chegamos ao nosso limite. Frases como: 1. Eu não suporto mais esta situação...

Leia mais

O Jacó é um exemplo de transformação de caráter por Deus. Slide 2

O Jacó é um exemplo de transformação de caráter por Deus.  Slide 2 O Em continuidade do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos, hoje, Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. O Jacó é um exemplo de transformação de caráter

Leia mais

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a Gênesis 1:1-2:7

Leia mais

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath VERSÍCULOS CHAVE Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. (Gn.12.2)

Leia mais

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita.

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita. Esse é um resumo das lições de 1 a 7 da revista e no final há uma Lista de Exercícios. As crianças deverão enviar a folha para casa e trazer no próximo culto. A professora escalada ficará responsável por

Leia mais

Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do p

Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do p Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança

Leia mais

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 09/06/2013 ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Versículos para Decorar 1- Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Marcos 10:43b

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.

Leia mais

Princípios para uma vida poderosa Princípio da fé (Rev. Paul Wagner)

Princípios para uma vida poderosa Princípio da fé (Rev. Paul Wagner) Princípios para uma vida poderosa Princípio da fé (Rev. Paul Wagner) Você acredita que sua vida hoje está no seu potencial pleno? Você se sente satisfeito com sua vida no âmbito relacional, familiar, profissional

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO EMBRIAGADOS PELO Efésios 5:18 ESPÍRITO E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ; Efésios 5:18 Contenda Grego: Asótia! Excesso;! Devassidão;! Libertinagem;! Dissolução;!

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó

Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó Lição 17 Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó Introdução Hoje falaremos brevemente sobre assuntos importantes dos descendentes de Abraão Isaque casou-se com Rebeca (Gên 25.19-20) 19 E

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 07 A 13 DE OUTUBRO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

Jacó: o caminho de volta

Jacó: o caminho de volta Jacó: o caminho de volta 1) Nascimento Gênesis 25.21,24-26 Isaque orou ao SENHOR em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou [...] Ao chegar

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

Abraão Moisés Davi. Jesus

Abraão Moisés Davi. Jesus A natureza missionária da igreja Derivada da promessa de Deus de criar um Povo para Si dada para cada uma das três principais figuras : Abraão Moisés Davi Cumprida e exemplificada na pessoa de Jesus CTC

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 1 1. Objetivos: Ensinar a cada aluno que Deus estava com Jacó mesmo quando tinha feito coisas más. Ensinar que Deus promete nos amar e ser com aqueles que acreditam e tentam

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

Não se esqueça! Fernando Leite

Não se esqueça! Fernando Leite Não se esqueça! 07.05.17 Fernando Leite Introdução 11 Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram... 12 naquela época vocês estavam... 13...antes estavam... Ef 2 A consciência das piores condições

Leia mais

Jacó, o ajudador de Deus

Jacó, o ajudador de Deus Jacó, o ajudador de Deus Série: Visões de Deus: Mensagem 02/16 Fernando Leite 14 Março 2010 Introdução A Sua expressão Pela fé Jacó, estando para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e adorou, apoiado

Leia mais

Nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis surge um dos grandes heróis da fé.

Nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis surge um dos grandes heróis da fé. O capítulo 38 de Gênesis faz uma abrupta interrupção na história de José. Uma história que vai se estender até ao capítulo 50 de Gênesis e que se tornou uma história clássica, famosa e cheias de preciosas

Leia mais

Nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis surge um dos grandes heróis da fé.

Nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis surge um dos grandes heróis da fé. O capítulo 38 de Gênesis faz uma abrupta interrupção na história de José. Uma história que vai se estender até ao capítulo 50 de Gênesis e que se tornou uma história clássica, famosa e cheias de preciosas

Leia mais

PÁGINA DOS LEITORES NO II DOMINGO DA QUARESMA A

PÁGINA DOS LEITORES NO II DOMINGO DA QUARESMA A 1ª Leitura: A leitura não é difícil. Entretanto façam-se sentir duas vozes: narrador e Deus. Atenção: não é Abraão, mas Abrão. Pelo facto de ser fácil não se descuidem as regras da arte de dizer: respiração,

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. Colossenses 1:15. [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1:15 Colossenses 1:15 Colossenses 1:15 Colossenses 1:15 [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a

Leia mais

LEITURAS EUCARISTIA 12 DE MARÇO. 2º Domingo da Quaresma Ano A. LEITURA I Gen 12,1-4. Leitura do Livro do Génesis. Naqueles dias,

LEITURAS EUCARISTIA 12 DE MARÇO. 2º Domingo da Quaresma Ano A. LEITURA I Gen 12,1-4. Leitura do Livro do Génesis. Naqueles dias, LEITURAS EUCARISTIA 12 DE MARÇO 2º Domingo da Quaresma Ano A LEITURA I Gen 12,1-4 Leitura do Livro do Génesis Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai

Leia mais

O que é a circuncisão?

O que é a circuncisão? O que é a circuncisão? Por causa do sinal que Deus deu, equivocaram-se, pois passaram a entender que eram filhos de Deus, por serem descendentes da carne de Abraão. Passaram a acreditar que a justiça de

Leia mais

Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017

Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017 Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017 Princípios para a formação de hábitos do Reino de Deus Levantar vapores de louvor Tudo vai bem! Mude de canal! 2 A mente do homem é um órgão para pensar. Através da mente

Leia mais

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão.

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. - Abraão mostra-nos que a fé é indispensável em o nosso relacionamento com Deus. I - A

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

Fonte: Publicado: 13/04/2015

Fonte:  Publicado: 13/04/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 09-mai-2015 - TEMA: A FÉ - ASSUNTO: O CHAMADO DE ABRAÃO - TEXTO FUNDAMENTAL: HEBREUS 11:8 EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. COMENTAR OS ASPECTOS

Leia mais

"Ora, tendo a Escritura previsto que DEUS havia de justificar pela fé os gentios,

Ora, tendo a Escritura previsto que DEUS havia de justificar pela fé os gentios, O PRIMEIRO EVANGELISTA 28 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, tendo a Escritura previsto que DEUS havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo:

Leia mais

DESCOBRINDO A BÍBLIA EBD 06.MAI.18 APRENDENDO SOBRE A FIDELIDADE DE DEUS

DESCOBRINDO A BÍBLIA EBD 06.MAI.18 APRENDENDO SOBRE A FIDELIDADE DE DEUS DESCOBRINDO A BÍBLIA EBD 06.MAI.18 RESPONDENDO A DEUS COM FÉ Miguel Horvath APRENDENDO SOBRE A FIDELIDADE DE DEUS VERSÍCULOS CHAVE Quando Jacó acordou do sono, disse: Sem dúvida o Senhor está neste lugar,

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. LEITURA DO LIVRO DE GÉNESIS Gen 3, 9-15.20 Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o

Leia mais

A PROMESSA DE DEUS COM ABRAÃO. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 03 de Março de 2017 São Marcos - Texas -Estados Unidos

A PROMESSA DE DEUS COM ABRAÃO. Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 03 de Março de 2017 São Marcos - Texas -Estados Unidos A PROMESSA DE DEUS COM ABRAÃO Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 03 de Março de 2017 São Marcos - Texas -Estados Unidos Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO

Leia mais

Gálatas 4 A plenitude dos tempos

Gálatas 4 A plenitude dos tempos Gálatas 4 A plenitude dos tempos Em ambos os casos (herdeiro menino e escravos), o empecilho decorre da lei. O escravo (os gentios) só pode ser livre do seu senhor quando for resgatado, ou quando morrer.

Leia mais

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida Direção Divina Craig Groeschel Editora Vida 2 1 - COMEÇAR comece de onde você está 2 - PARAR observe os sinais de PARE 3 - PERMANECER permaneça firme na fé 3 4 AVANCE PARA O SEU DESTINO 4 Você já fez promessas

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

AULA 10 - GÊNESIS 01/07/17. BUSCANDO UMA ESPOSA PARA ISAQUE Gn 24

AULA 10 - GÊNESIS 01/07/17. BUSCANDO UMA ESPOSA PARA ISAQUE Gn 24 AULA 10 - GÊNESIS BUSCANDO UMA ESPOSA PARA ISAQUE Gn 24 para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito;

Leia mais

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em:

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: missaocatolica.com Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: https://missaocatolica.com/2018/01/28/siquem 1 Partes principais Gênesis 11, 26... 3 Gênesis

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA!

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! Texto Bíblico: Josué 13.11-33. Objetivos da lição: Entender que Deus é fiel e cumpre suas promessas; Compreender que o tempo certo do cumprimento

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda.

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. Rio de Janeiro, 2013 Somos benditos como descendência espiritual dos patriarcas dos hebreus. 21 de dezembro GERAÇÃO PERFEITA Vós

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 Esta dispensação é chamada de dispensação da promessa, por causa das promessas e alianças feitas

Leia mais

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão Sê tu uma bênção Gênesis 12:2 diz: Deus disse a Abraão: Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tú uma bênção. A pergunta aqui

Leia mais