MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças"

Transcrição

1 MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças Trabalho realizado para Metodologia de Investigação I para a Professora M. Isabel Chagas por: Deolinda Canelo Dulce Mourato Sandra Gaspar Eugénia Neto

2 Objectivos: Neste manual pretende-se que os colegas fiquem a dominar as funcionalidades básicas da folha de cálculo Microsoft Excel. Aceder ao Microsoft Excel Identificar os elementos que compõem o ecrã de trabalho e os menus. Introduzir e seleccionar dados, utilizar várias funções básicas estatísticas e fazer gráficos.

3 O QUE É UMA FOLHA DE CÁLCULO? - É UMA APLICAÇÃO CUJA FUNÇÃO É REALIZAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS - É UMA POTENTE CALCULADORA PARA USO DOMÉSTICO - PERMITE TORNAR FÁCIL O DIFÍCIL UMA AUTÊNTICA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS. EM RESUMO O Excel 2003 é uma folha de cálculo com muitas potencialidades, permitindo criar tabelas com cálculos mais ou menos complexos e fazer a representação desses dados graficamente.

4 O objectivo que se pretende nesta aula exploratória é a apresentação ou a explicação das principais ferramentas de cálculo que compõem o Excel. Irá ser feita uma abordagem à construção de fórmulas e funções, bem como a criação de diversos tipos de gráficos, a inserção de textos e imagens. Prepare-se para se divertir à grande :) :) :) :) :) :) :) :)

5 Aceder ao Microsoft Excel À semelhança do que acontece no Word também se pode chegar ao Excel através: - do botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione a opção Programas e no menu que é apresentado seleccione a opção Microsoft Excel. -Usar o logótipo que parece um sinal de multiplicar no canto superior direito ou na barra de atalhos ou tarefas (em baixo). -Abrir um novo documento do Office, basta abrir no documento em branco do Microsoft Excel.

6 Resumindo: São três as formas de aceder ao Microsoft Excel. Comecemos então a praticar...

7 Aceder ao Microsoft Excel Para iniciar a sessão de trabalho no Excel, aceda ao botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione a opção Programas e no menu que é apresentado seleccione a opção Microsoft Excel.

8 Surge então o ecrã da área de trabalho do Excel, pronto para ser explorado.

9 Identificação dos Elementos que Compõem o Ecrã de Trabalho O ecrã de trabalho da folha de cálculo Microsoft Excel é composto por diversos elementos que permitem utilizar as suas diferentes funcionalidades.

10 Esses elementos são menus, barras de ferramentas, barra de fórmulas, barras de estado, entre outros, que passarão a ser explicados em seguida..

11 Linha - Os número são a referência para todas as células disposta horizontalmente. Célula -Nestes rectângulos introduzem-se os dados, quer se trate de texto, números ou uma data Título da Coluna - Podem ser uma ou várias letras com as quais se fazem a referência aos dados da coluna. Coluna -É um conjunto de várias células dispostas em sentido vertical, com um título que permite identificá-las.

12 Barra Padrão - reúne as funções básicas como guardar, copiar ou criar ficheiros. Barra de Formato- reúne as funções básicas para mudar as propriedades das fontes. Barra de Fórmulas - A partir dela poderá introduzir ou eliminar fórmulas dentro de uma célula. Livros - em cada uma destas folhas é possível introduzir dados.

13 Área de trabalho Barra de Menus Aqui situam-se todos os menus pendentes. Barra de Deslocação - Com elas desloca-se n área de trabalho da folha de cálculo. Barra de Estado Nela se visualizam mensagens úteis segundo a acção que se realiza em cada momento.

14 Os menus do Excel permitem aceder aos vários comandos que vão possibilitar a execução de diferentes operações sobre os dados. No menu Ficheiro, encontram-se os comandos que permitem executar operações com os ficheiros construídos pelo utilizador como, por exemplo, o comando Guardar como que permite atribuir um nome ao ficheiro e gravá-lo num suporte de armazenamento de dados (p.e. uma disquete).

15 introduzidos nas células como, por No menu Editar, encontram-se os comandos que permitem executar operações de edição dos dados exemplo, o comando Limpar que permite apagar o conteúdo das células.

16 introduzidos nas células como, por No menu Editar, encontram-se os comandos que permitem executar operações de edição dos dados exemplo, o comando Limpar que permite apagar o conteúdo das células.

17 No menu Ver, encontram-se os comandos que permitem visualizar vários elementos da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Barra de fórmulas que permite activar a referida barra.

18 No menu Inserir, encontram-se os comandos que permitem inserir objectos na folha de cálculo como, por exemplo, o comando Gráfico que permite inserir um gráfico na folha de cálculo.

19 No menu Formatar, encontram-se os comandos que permitem formatar a folha de cálculo como, por exemplo, o comando Células que permite formatar dados ou células da folha de cálculo.

20 No menu Ferramentas, encontram-se os comandos que permitem utilizar algumas das ferramentas da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Protecção que permite proteger dados ou células da folha de cálculo.

21 No menu Dados, encontram-se os comandos que permitem a análise de dados como, por exemplo, o comando Subtotais que permite calcular subtotais considerando determinadas categorias definidas.

22 No menu Janela, encontram-se os comandos que permitem manipular as janelas da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Dispor Janelas que permite organizar as janelas activas de diversas formas.

23 No menu Ajuda, encontram-se os comandos que permitem a ajuda do Microsoft Excel como, por exemplo, o comando Índices que permite aceder aos tópicos de ajuda do Microsoft Excel, organizados através de diferentes tipos de índices.

24 De realçar a importância do ponteiro do rato para as operações com as células.

25 Vamos então à parte prática partindo dos menus antes referidos. A primeira particularidade bastante curiosa para investigação é o preenchimento automático: Quer de números quer de datas, semanas, dias

26 Coloque o mês de Janeiro e depois arraste o ponteiro do rato ao longo da coluna e escolha a opção preencher séries, que surge no logótipo.

27 Eis o resultado

28 Agora vamos efectuar o somatório de um conjunto de números. Clicando na função somatório, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, e depois arrastando o ponteiro do rato ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor

29 Agora vamos efectuar o somatório de um conjunto de números. Clicando na função somatório, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor

30 Depois vamos efectuar a média de um conjunto de números. Clicando na função Média, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor

31 A seguir vamos efectuar a Moda de um conjunto de números. Clicando na Categoria estatística/ função Moda, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor

32 osicionando cursor numa lula e tendo elo menos uas colunas e dados. emos leccionar as lunas nas uais retendemos alizar os lculos, como a ilustração.

33 Encontramos assim na barra de funções a indicação de Moda e o respectivo resultado na célula escolhido.

34 Vamos agora efectuar um gráfico com base numa tabela de duas colunas, usando o menu Inserir Gráfico ou o logótipo presente na barra de ferramentas.

35 Vamos agora efectuar um gráfico usando o menu Inserir Gráfico ou o logótipo presente na barra de ferramentas.

36 Após escolher o gráfico vamos então dar o valor ao eixo do x clicando na respectiva referência como na ilustração.

37 Vamos colocar o título e outros pormenores desejados. MICROSOFT EXCEL 2003

38 Depois iremos optar pela localização do gráfico: se dentro da folha de cálculo como objecto, se guardado numa nova folha. MICROSOFT EXCEL 2003

39 Eis o nosso gráfico preparado em dois minutos. Quantidade de Livros requisitados pela Biblioteca L í n g u a M a t e m á t i c a T I C s G a s t r o n o m i P o e s i a Ano 2004 Ano 2005

40 Mas o Excel tem um conjunto de funções que se podem adaptar à procura dos dados para a nossa investigação Para isso podemos contar com uma lista de opções que iremos demonstrar ao longo da apresentação do pacote de estatística. Esperamos ter-lhe fornecido, em traços gerais, noções simplificadas do potencial de um programa que pode revolucionar o seu trabalho.

41

42 FIM

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1 1 A Professora: Vanda Pereira Ambiente de Trabalho e Estrutura de uma Folha de Cálculo Módulo 1 Microsoft Office Excel 2010 Introdução à folha de cálculo O ambiente de trabalho do Microsoft Excel 2 O ambiente

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

A A.1 A.2 Proceder às formalidades de início de módulo: Apresentação do Monitor e dos formandos Apresentação do Módulo Noções básicas de informática:

A A.1 A.2 Proceder às formalidades de início de módulo: Apresentação do Monitor e dos formandos Apresentação do Módulo Noções básicas de informática: Módulo: WinJúnior Data: Setembro a Dezembro 1.º Período da sessão: 50min. Gerais Específicos A- Proceder às formalidades de início de módulo A.1 Apresentação do Monitor e dos formandos; A.2 Apresentação

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues.

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados Objectivos da UFCD: Utilizar aplicações informáticas de folha de cálculo e de base de dados. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Curso Educação e Formação de Adultos Nível Básico Microsoft Word UFCD 0754 Processador de Texto Formador FICHA TÉCNICA NOME DO MANUAL Microsoft Word AUTOR DESTINATÁRIOS Formandos do curso de Instalação

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. Também

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

MS Excel Tudo sobre Folhas de Cálculo - Essencial

MS Excel Tudo sobre Folhas de Cálculo - Essencial MS Excel 2010 - Tudo sobre Folhas de Cálculo - Essencial Curso MA0228 5 Dia(s) 17:30 Horas Introdução Esta acção foi desenhada para os utilizadores que desejem iniciar o uso do MS Excel 2010. Neste curso

Leia mais

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,.

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,. Barra de tarefas Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

Escola Superior de Enfermagem. ANEXO I Procedimentos para requisição de material

Escola Superior de Enfermagem. ANEXO I Procedimentos para requisição de material ANEXO I Procedimentos para requisição de material 7 1. Acesso ao Programa Para aceder ao programa clique sobre o atalho PHC_ESEUM, no ambiente de trabalho. Este poderá ser apresentado da seguinte forma:

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 4 Processamento de Texto Conceitos básicos Os programas denominados de processador de texto oferecem um conjunto de meios que facilitam a elaboração

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO APLICAÇÃO GOIVV A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO INSTALAÇÃO A aplicação goivv tem por objectivo servir de ponte entre a IVV Automação, Lda e a sua empresa. Com a aplicação goivv

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

Curso Ano Semestre Docente. 1º 2º Bruno Silva

Curso Ano Semestre Docente. 1º 2º Bruno Silva Curso Ano Semestre Docente CCO: Licenciatura em Comunicação, Cultura e Organizações 1º 2º Bruno Silva Objectivos: Dotar os alunos de competência na Área das Tecnologias de Informação, com particular ênfase

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM I - Acesso ao Programa 1 - Ícone Para aceder ao programa clique sobre o atalho PHC_ESEUM no ambiente de trabalho, este poderá

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Criar tabelas Considerações importantes: Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam.

Leia mais

Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter

Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter Image Converter Manual de Instruções Versão: 1.1.0.0 Certifique-se de que lê estas informações antes de utilizar o Image Converter Índice: Descrição geral do Image Converter P2 Processo de conversão de

Leia mais

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Supõe que um carro viaja de Lisboa ao Porto (~300 km) a uma velocidade constante de 90 km/h. Neste caso a distância

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Pré-requisitos: Windows, Word Software utilizado: Windows XP, Word 2003 Uma outra versão de software menos actual ou mais actual pod, contudo, ser utilizada.

Leia mais

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho Vamos agora criar vários documentos no ambiente de trabalho Clicamos com o botão direito do rato no ambiente de

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano Operações Básicas do SO de

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016 Noções básicas Vamos trabalhar com o Microsoft Office EXCEL 2010, software que está instalado em todos os computadores da escola. O EXCEL é uma folha de cálculo eletrónica, isto é, um programa que permite

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período SUMÁRIO Sistema Operativo: definição e tipos. Elementos básicos

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 imax Manual do Utilizador Grupo 04: Pedro João Grácio Rodrigues 48952 Raquel Garcez Coutinho Costa 57745 Renato Filipe Robles Sousa 52368 Índice Índice... 2 Introdução...

Leia mais

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Objectivos: Consultas de selecção O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Consultas As consultas (queries) permitem interrogar a base de dados, de acordo

Leia mais

Manual Prático Microsoft Word 2007 Pedro Filipe C. Jesus

Manual Prático Microsoft Word 2007 Pedro Filipe C. Jesus FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual Prático Microsoft Word 2007 Formatar A maioria das funções de formatação de texto pode ser feita simplesmente com o rato, depois de seleccionado o texto a formatar. Pode formatar

Leia mais

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio Como criar um recurso com o Software ActivInspire Studio Depois de abrir o Software ActivInspire deve criar uma nova página, ficheiro Novo e de seguida escolher o formato desejado. Nota: De forma a este

Leia mais

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo Novidades no EPC GM O GM Next Gen EPC possui inúmeras funcionalidades novas concebidas para tornar a localização da peça certa mais rápida e fácil. Para obter instruções mais detalhadas sobre cada funcionalidade,

Leia mais

Impressão de trabalhos

Impressão de trabalhos Impressão de trabalhos O comando Imprimir, no menu ficheiro ou botão da Barra de ferramentas padrão, permite imprimir um documento. Antes de mandar imprimir um trabalho no Excel, é recomendável começar

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5.

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5. O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criar, editar e exibir apresentações gráficas dinâmicas, cujo objetivo pode ser apresentar uma ideia, informar sobre um determinado tema, apoiar a apresentação

Leia mais

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows Vista, por exemplo,

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

C.E.F. 2.º ano. Professora: Sónia Rodrigues AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES Escola Básica Aristides de Sousa

C.E.F. 2.º ano. Professora: Sónia Rodrigues AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES Escola Básica Aristides de Sousa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES 171529 Escola Básica Aristides de Sousa Mendes 340339 Póvoa de Santa Iria C.E.F. 2.º ano Módulo 5 Folha de Cálculo Tecnologias de Informação e Comunicação

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho Sistema Operativo em Ambiente Gráfico A interação com o utilizador surge sob a forma de uma interface gráfica. O ambiente de trabalho do Windows 7 é uma área de trabalho no ecrã onde aparecem janelas,

Leia mais

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Menu Iniciar Em baixo à esquerda fica o menu iniciar para aceder aos programas, ficheiros, configurações, ou até mesmo para desligar o computador Ao dar um clique aparece um

Leia mais

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010 Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno Microsoft Word 2010 1. Ambiente de Trabalho 2. Utilização do Teclado 3. Configuração das Páginas 4. Formatação de um Documento Disciplina TIC 2 1.

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Windows + Word 2003 + Excel + PowerPoint 2003 Objetivos Gerais Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Geração de gráficos O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Estado Português Ficha de trabalho nº4 Fevereiro de 010 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Internet Pro p o sta d e t ra ba l ho: Resolva a s eg uint e fi cha d e t

Leia mais

3 o º ciclo. Índice TUTORIAL

3 o º ciclo. Índice TUTORIAL 3 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Inserir e apagar linhas e colunas... 4 Formatação de células Dimensões... 5 Formatação de células Cores e Limites... 6 Os frisos

Leia mais

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a e começar a jogar.

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a  e começar a jogar. Manual do Utilizador Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a http://mega.ist.utl.pt/~jsnl/sudoku/ e começar a jogar. O que preciso para jogar? Precisa de um computador, ligação

Leia mais

FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para software@centroatlantico.pt para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos ficheiros com os exemplos deste livro. * O leitor consente,

Leia mais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais Introdução Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais O portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponível um conjunto de recursos para o apoio aos trabalhos de Geografia, nomeadamente

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Formadora: Sónia Rodrigues 1 Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 2 1 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo:

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo: MANUAL DO EXCEL FORMATAÇÃO DOS DADOS NAS CÉLULAS Um formato define a forma como deve aparecer o resultado de uma célula ou de um grupo de células, não provocando qualquer alteração ao seu conteúdo. Trata-se

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR

Acções de Formação AGEPOR 010 011 Acções de Formação AGEPOR AGEPOR Associação dos Agentes de Navegação de Portugal Tipo de Acção: Workshop Tema: Gestão do Relacionamento e de Conflitos Duração: Horas Data: Lisboa 17/06/010 Porto

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

Escola EB 2,3 de Amares

Escola EB 2,3 de Amares Manual da Acção de Formação INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 de Amares 2006/2007 ÍNDICE 1. CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.1. INTRODUÇÃO AO CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.2. CRIAÇÃO

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

M A N U A L. Microsoft Excel 2007 V I T O R R O Q U E E S C O L A S U P E R I O R D E T U R I S M O E H O T E L A R I A

M A N U A L. Microsoft Excel 2007 V I T O R R O Q U E E S C O L A S U P E R I O R D E T U R I S M O E H O T E L A R I A Microsoft Excel 2007 M A N U A L V I T O R R O Q U E E S C O L A S U P E R I O R D E T U R I S M O E H O T E L A R I A I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D A G U A R D A M i c r o s o f t E X C E

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

ABC da Informática para e-learning

ABC da Informática para e-learning BC da Informática para e-learning Manual de Competências Básicas em Informática para e-learning Lógica da Formação BC da Informática para e-learning Manual de Competências Básicas em Informática para e-learning

Leia mais

Manual do 7-Zip Versão 1

Manual do 7-Zip Versão 1 Manual do 7-Zip Versão 1 O 7-Zip é um software livre que permite efectuar a compressão ou descompressão de ficheiros de forma fácil e intuitiva. Apesar do seu nome dar a entender que apenas trabalha com

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Vistas M a n

Leia mais

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses:

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint 2.1 Como executar o PowerPoint Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: 1. Usar um atalho existente no ambiente de trabalho. Caso não exista, pode executar

Leia mais

FORCE. João Manuel R. S. Tavares

FORCE. João Manuel R. S. Tavares FORCE Editor e Compilador de FORTRAN: Apresentação João Manuel R. S. Tavares Apresentação O FORCE é um sistema de desenvolvimento de programas em FORTRAN, de domínio público, que inclui um editor e ferramentas

Leia mais

60m. (Sistema Solar 4)

60m. (Sistema Solar 4) INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: / /13 TURMA: 9º FICHA DE TRABALHO MS Office PowerPoint 2010 Nome: Nº: 60m Objectivos: Abrir, guardar e guardar como uma apresentação; Transição

Leia mais

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática Introdução ao Sistema Operativo Windows Informática Sistema Operativo: Windows Iniciar Ctrl+Alt+Delete Controlo de acesso: User name + Password WIMP (Windows, Icon, Mouse Program) Janela Barra de título:

Leia mais

2 o º ciclo. Índice TUTORIAL

2 o º ciclo. Índice TUTORIAL 2 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Inserir e apagar linhas e colunas... 4 Formatação de células Dimensões... 5 Formatação de células Cores e Limites... 6 Os frisos

Leia mais

Manual do administrador

Manual do administrador Janeiro de 2012. Índice Introdução 2 1. Acesso à zona de administração do adapro 3 2. Gestão do adapro 4 2.1 Gestão de utilizadores. 5 2.1.1 Alteração da configuração do utilizador. 5 2.1.2 Documentos

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

Teclados Virtuais. Março 2012.

Teclados Virtuais. Março 2012. Março 2012. Índice 1. Introdução 2 Introdução ao adapro 2 Introdução aos Teclados Virtuais 3 2. Executar a aplicação de Teclados Virtuais 6 3. Teclado Virtual Tipo 1 7 3.1. Painel de Edição 7 3.2. Criar

Leia mais